• Nenhum resultado encontrado

Caderno W Social faz homenagem ao colunista Willy Damasceno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Caderno W Social faz homenagem ao colunista Willy Damasceno"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Jundiapeba ganhará Praça

da Cidadania; projeto custará R$ 4 milhões ao Estado

A Câmara sabe da importância que tem a presença do cidadão de Mogi em suas sessões ordinárias.

Afi nal, é através dela que a população tem contato direto com o trabalho dos vereadores. E fi ca por dentro dos rumos que serão tomados para a cidade.

Por isso, a Câmara está retomando as sessões com a participação do público no plenário, seguindo todas as normas de segurança contra o Coronavírus: uso obrigatório de máscaras e de álcool gel.

Tudo para garantir que você assista às sessões de forma segura.

Então, está feito o convite: você tem um encontro marcado com a cidadania, todas as terças e quartas- feiras: Pequeno Expediente às 14h e Sessão Ordinária às 15h.

Acompanhe as sessões também pela TV Câmara na sua TV ou celular, pela internet.

camarademogi camaramogidascruzes

Canal 3.2 UHF www.cmmc.com.br

AS SESSÕES DA CÂMARA ESTÃO NOVAMENTE ABERTAS AO PÚBLICO.

WWW.ONOVO.COM.BR onovoofi cial

Guararema Mogi das Cruzes

Sábado Distribuição Gratuita

DIVULGAÇÃ FERNANDA MURAWJEW

ESPORTES

12

Fim de semana com decisões no Futebol e Futsal

O enlace de Andressa e Vinícius 

06

MOGI DAS CRUZES FOI UMA DAS SEIS CIDADES CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO. ASSINATURA DO CONVÊNIO OCORREU NESTA SEXTA (10), COM A PRESENÇA DO PREFEITO CAIO CUNHA

03

Desobedecer medidas sanitárias, como o uso de máscara, pode violar o Código Penal, diz advogada Natasha. 

Até janeiro, pacientes ostomizados da região serão atendidos no Hospital em Jundiapeba.

Prédio está em obra. 

Transmissão

proposital pode ser tratada como crime Polo de Estomias

muda para o Dr.

Arnaldo Pezzuti

Vereadores de Mogi das Cruzes adiam votação da LOA 2022

COVID-19 MUDANÇA

ORÇAMENTO  

02 05

05

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

‘Natalício de Jesus’

ajuda pessoas 

GUARAREMA 10

Centro Espírita realiza entrega de enxovais e distribui cestas básicas. 

29ª edição do

Samba das Mulheres acontece neste

sábado em Mogi

EVENTO 03

DIVULGAÇÃO

Convidado

da semana

Artigo do

Empreender transforma vidas

09

DIRETOR: JUNIOR SIQUEIRA

Convidado:

Guilherme Felice

11.12.2021 A 17.12.2021 ANO 15 | EDIÇÃO 745

Social faz

homenagem ao colunista Willy Damasceno 

07

Caderno W

(2)

Cidades

2

om o surgimento da variante Ômicron, novas medidas pas- saram a ser tomadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Do fechamento de fronteiras inter- nacionais à vacina obrigatória, essas medidas preventivas passam a se en- quadrar no que é previsto pelo Código Penal e a sua violação pode resultar em até um ano de reclusão.

A transmissão não-intencional de doen- ça não confi gura nenhum crime, entretan- to, existem tipos penais específi cos quando a propagação pode ou deveria ser evitada.

Por exemplo, no cenário de uma epidemia, infração de medida sanitária preventiva, omissão de notifi cação de doença, entre outras modalidades, estão inclusas no que é previsto pelo Código Penal em relação aos crimes contra saúde pública.

“Uma pessoa diagnosticada com Co- vid-19, que intencionalmente transmita a doença a terceiro, comete o crime previs- to no artigo 131, do Código Penal. Se uma pessoa acometida de Covid-19, não-inten- cionalmente, mas consciente de portar a doença, exponha terceiros a risco pelo seu não-isolamento, transitar sem máscara ou violar outras medidas sanitárias, ela come- te o crime previsto no artigo 267”, explica a advogada pós-graduada em Direito admi- nistrativo e constitucional, Natasha Santos.

De acordo com a advogada, ainda dis- correm sobre transmissão de doenças con- tagiosas os artigos 268 e 330. O primeiro tipifi ca como crime violar determinações do Poder Público que buscam impedir a propagação da doença; já o segundo é um crime combinado com o primeiro, ou seja, desobedecer a ordem legal de funcionário público. No contexto da pandemia, são me- didas do Poder Público previstas pelo arti- go 268, por exemplo, as barreiras sanitárias, a utilização de máscaras e a aferição de temperatura. Já em relação ao artigo 330, podem ser punidas as pessoas que se recu- sarem a colocar a máscara ou medir a tem- peratura quando exigido por um funcioná- rio público no exercício legal de sua função.

“Há, ainda, uma agravante que aumenta a pena em 1/3, caso o indivíduo que viole

DIVULGAÇÃO

Ômicron: o que pode e o que

não pode ser tratado como crime contra a saúde pública

Doença transmissível. Infração de medida sanitária preventiva, transmissão intencional e omissão de notificação podem ser enquadrados no Código Penal

C

Natasha Santos.Transmissão intencional da doença por falta de cuidados pode levar a punições penais 

Fabrício Mello fabricio@onovo.com.br

referida determinação seja fun- cionário da saúde pública, mé- dico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro’’, explica Natasha.

Em relação à vacinação, o Código Penal não possui previ- são sobre sua obrigatoriedade, então, não se vacinar contra o coronavírus não é crime. A Lei nº 6.259/1975, que trata a res-

peito das normas relativas ao Programa Nacional de Imuni- zações, prevê que cabe ao Mi- nistério da Saúde a defi nição de quais vacinas serão obriga- tórias, ou seja, quem determina se haverá vacinação obrigatória da Covid-19 será o Ministério da Saúde.

Ações na região

Desde semana passada, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes passou a ser refe- rência para o rastreamento da Ômicron. Pessoas com históri- co de deslocamento ou contato com alguém que veio do Conti- nente Africano, com sintomas do novo coronavírus, podem e devem procurar o Pronto Aten- dimento 24 horas, localizado na Rua Guttermann, 577, em Brás Cubas. As amostras dos casos suspeitos serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para sequenciamento e

Podem ser punidas as pessoas que se recusarem a colocar a máscara ou medir

a temperatura

identifi cação da nova cepa.

Boletim da Covid-19 De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no total, Guararema conta com 25.551 pessoas com a segunda dose ou dose única e 4.351 aplicações da dose de reforço. No muni- cípio, ao todo, foram regis-

trados 4.207 casos de novo coronavírus.

Em Mogi das Cruzes, 332.278 pessoas já recebe- ram a segunda dose ou dose única e 64.732 receberam a dose de reforço. Desde o começo da pandemia, em Mogi, já foram registrados 42.185 casos confirmados do vírus.

Escaneie ou acesse onovo.com.br/cidades EDIÇÃO 745 — SÁBADO | 11.12.2021 A 17.12.2021

(3)

Cidades

lâmpadas de LED para o 514

Mogilar, Rodeio e Ponte Grande

600 lâmpadas de LED para o Jardim Piatã

Acesse mogidascruzes.sp.gov.br e confira o que a Prefeitura fez neste ano!

Em breve, a versão impressa será entregue na sua casa

ALGUÉM TE CONTOU? Veja o que a

Prefeitura de Mogi fez no último ano

Em 2021, Mogi ganhou luz

lâmpadas de LED sendo instaladas em Jundiapeba

2.000

Mogi das Cruzes foi contemplada nesta sexta-feira (10) com a im- plantação do Programa Praça da Cidadania, que será instalada em Jundiapeba. O anúncio foi feito ontem pelo governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandei- rantes, e contou com a presença do prefeito Caio Cunha (Podemos) e de outras autoridades.

Na ocasião, Doria assinou novos convênios com seis municípios, entre eles Mogi. Com investimento médio de R$ 4 milhões em cada unidade, a inicia- tiva do Governo de SP busca a redução da vulnerabilidade social por meio da implementação de espaços destinados a lazer, esporte e qualifi cação profi ssio- nal. Ao todo, serão benefi ciadas as cida- des de Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Embu das Artes e Mogi das Cruzes, localizadas na Grande SP, além de Ribeirão Preto, no interior do Estado.

“A Praça da Cidadania não é apenas a praça do lazer, do esporte e da convi- vência. É a praça que dá a oportunidade da formação profi ssional para garantir o futuro. A oportunidade do emprego é o que o Governo de SP incluiu, de ma- neira enfática, dentro das praças. Isso é respeito pela cidadania e pelas pes- soas”, ressaltou Doria.

As Praças são equipamentos funda- mentais para promover a cidadania, in- clusão social e qualifi cação profi ssional nos territórios vulneráveis, estimulando a geração de emprego e renda, o empreen- dedorismo e a autonomia fi nanceira da população. Além disso, no local, são ofer- tados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, e do Banco do Povo, da Se- cretaria de Desenvolvimento Econômico.

Programa

O programa oferece mais de 20

Mogi das Cruzes é

contemplada pelo Programa Praça da Cidadania 

Jundiapeba. No local, população terá acesso a esporte e lazer, além de cursos profissionalizantes e serviços de cidadania

Conquista. Governador Doria e o prefeito, Caio Cunha, acompanhado da primeira-dama Simone com o projeto da Praça da Cidadania

cursos profi ssionalizantes, desenvol- vidos pelo Fundo Social de São Pau- lo, em parceria com o Centro Paula Souza. As vagas são ofertadas em seis áreas diferentes: beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informáti- ca, construção civil e administração.

A iniciativa ainda contempla a implan- tação de áreas voltadas para esportes, lazer e convivência comunitária. Cada unidade poderá contar, dependendo do projeto, com academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, quadra polies- portiva, quadra de futebol society, qua-

dra de basquete de rua (3×3), área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar li- vre, jardim de chuva e horta comunitária.

“Trazer esse programa para nossa ci- dade significa trazer mais oportunida- des, qualificação profissional, inovação e lazer, com uma área esportiva plane- jada para garantir saúde e qualidade de vida aos mogianos. O nosso agra- decimento ao Governo do Estado de São Paulo pela parceria e ao Claudio, secretário de Planejamento e Urbanis- mo, por articular esse encontro”, disse o prefeito de Mogi. 

DIVULGAÇÃO

Vania Souza editor@onovo.com.br

(4)

Loja 1: Rua Capitão Alberto A. Weissohn, 131 - Centro - Guararema-SP Tel: 011 4693-3434 Loja 2: Rua Maria José Ramos Leite , 89 - Bairro Nogueira - Guararema-SP Tel: 011 4693-1925 Loja 3: Av. Adhemar de Barros, 441 - Itapema - Guararema-SP Tel: 011 4693-2033

*imagens meramente Ilustrativas - Promoção válida do dia 11 à 17/12/2021 ou até durarem os estoques.

OFERTAS VÁLIDA DO DIA 11 À 17/12/2021 OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES.

Nescafé vidro 100g 3 tipos

DESCONTOS CLUBE DE

3,65

und.

4,39 Leite de Coco sococo RTC 200ml

Arroz Solito 5kg T1

Gelatina Apti Trad.

Biscoito Tostines Maizena Nestlé

DESCONTOS CLUBE DE

4,25

und.

4,98 Água Sanitária Daclor 2L

DESCONTOS CLUBE DE

17,90

und.

20,50 Amaciante Ypê 5L

Bacon Sadia 250g

Fatiado Espaguete Massa

Leve 500g

DESCONTOS CLUBE DE

6,99

und.

8,80

Lasanha Copacol 600g 4 queijo e bolonhesa

Mortadela Sadia

1kg Salsicha

Aurora 500g Suco Del valle

Frut 1L Pet

Água de coco Sococo 1L

DESCONTOS CLUBE DE

15,99

und.

17,50

DESCONTOS CLUBE DE

25,80

und.

29,50 Azeite Andorinha Seleção 500ml vidro

Aguardente 51 Chopp Straat 1,5L

PILSEN/ALE/IPA

17,50

Und.

DESCONTOS CLUBE DE

9,99

Kg

10,90 OFERTAS VÁLIDA PARA OS DIAS 11 E 12/12/2021

Coxinha da Asa sem tempero

DESCONTOS CLUBE DE

7,20

und.

8,35

Chocolate em Pó Dona Jura 55%

200g

DESCONTOS CLUBE DE

6,95

und.

8,10

VOCÊ PODE FAZER O CADASTRO PELO LINK https://cadastramento-monteiro.mercafacil.com

CADASTRE-SE NO CLUBE DE DESCONTOS E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS PELO WHATSAPP

11 93440-4527

4,55

Und.

Leite UHT Ninho Integral 1L

Monteiro Supermercados

@supermercadosmonteiro

DESCONTOS C LUBE

DE

DESCONTOS CLUBE DE

9,20

und.

11,50

DESCONTOS CLUBE DE

20,98

Kg

26,90 Linguiça Calabresa Sadia

DESCONTOS CLUBE DE

5,50

und.

6,98

Massa Pastel Massa Leve redondo 500g

DESCONTOS CLUBE DE

9,45

und.

12,20

7,98

und. DESCONTOS CLUBE DE

5,99

und.

8,99

DESCONTOS CLUBE DE

2,25

100g

2,65 Presunto Rezende

100 gramas Chá Liquido Leão

1,5L sabores variados

DESCONTOS CLUBE DE

4,99

und.

5,98

DESCONTOS CLUBE DE

3,20

und.

3,75

DESCONTOS CLUBE DE

6,98

und.

7,75

Farinha de Milho Amarela

Paraibuna 1kg Feijão Tucumã

1kg

DESCONTOS CLUBE DE

5,79

und.

6,25

Molho tomate Fugini Trad. 300g sachê

DESCONTOS CLUBE DE

1,10

und.

1,32

DESCONTOS CLUBE DE

2,59

und.

2,99

Macarrão Dona Benta 500g

DESCONTOS CLUBE DE

0,85

und.

1,07

DESCONTOS CLUBE DE

9,20

und.

10,90

DESCONTOS CLUBE DE

2,75

und.

3,25

DESCONTOS CLUBE DE

10,50

und.

12,90

DESCONTOS CLUBE DE

14,90

und.

15,90

Sabão em Pó Brilhante 1,6kg todos

DESCONTOS CLUBE DE

6,45

und.

7,70

Limpeza Casa e Perfume

1L Papel toalha Snob

branca

DESCONTOS CLUBE DE

4,40

und.

5,35

DESCONTOS CLUBE DE

2,89

und.

3,55 Fósforo Guarany

DESCONTOS CLUBE DE

21,20

und.

26,20

Papel Higiênico Neve leve 16 pague 15

DESCONTOS CLUBE DE

32,50

Kg

33,50

Coxão Mole Linguiça Suína

Seara

DESCONTOS CLUBE DE

13,79

Kg

14,50

(5)

Votação da LOA 2022 é adiada na Câmara Municipal para o dia 15

Na tarde desta quarta-feira (8), durante a Sessão Ordi- nária na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os ve- readores decidiram adiar a votação do Projeto de Lei Nº 173/2021, de autoria do pre- feito Caio Cunha, em duas sessões, passando a discus- são para o dia 15 deste mês.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um projeto que esti- ma a receita e fixa a despesa para o próximo ano.

Durante a discussão, o verea- dor Iduigues Martins (PT), autor do requerimento verbal que adiou a votação, explicou que houve um problema no sistema da Casa e, por isso, não houve oportunidade para apreciação de novas emen- das presentes no projeto.

De acordo com a vereadora Inês Paz (PSOL), o adiamento foi

LOA. Vereadores ainda vão votar orçamento

DIVULGAÇÃO

importante para que os outros parlamentares tomassem conhe- cimento sobre as novas emendas, uma vez que se tratou de um erro

Erro no sistema teria sido o motivo para o adiamento

no sistema.

A Câmara Municipal segue, então, com uma agenda aper- tada para o fim de ano. Com o adiamento da votação da LOA, ainda continuam pendentes a votação de outros projetos, como a Taxa de Custeio Am- biental (TCA), conhecida como a “taxa do lixo”, e a eleição da mesa diretiva.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação  (Ma- teus 26:41)

Estamos chegando ao fi nal de mais um ano, já é dezembro de 2021. Creio que não preciso dizer aqui que este ano todo foi fora dos padrões em que estávamos acostumados a viver e que nos trouxe de- safi os em todas as áreas de nossas vidas e que nem mesmo sonhávamos em viver. Fomos envolvidos e pronto. Não deu para fugirmos, para deixarmos para depois. A hora é agora. Estamos em estado de emer- gência, de urgência. Estamos dispersos, isolados. 

Queridos, estamos passando por todas essas angústias desde o início de 2019. Fomos assustados com uma notícia urgente, uma praga, uma peste inesperada. Nossos padrões foram revirados; fomos afrontados por medidas sanitárias arbitrárias. Por ordens absurdas de autoridades desinformadas e tomando decisões precipitadas, subjugando o povo.    

As pessoas em geral sofreram pressões que as obri- garam a mudar seus padrões, seus comportamentos e hábitos.

Algumas emoções, que antes estavam camufl adas pelo ativismo, pelos dias recheados de tarefas, que muitas vezes eram empurradas para debaixo do tapete, agora se manifestam em nossas vidas de for- ma, por vezes, assombrosas e assustadoras.   Estão acontecendo coisas que até então desconhecíamos. 

Temos percebido reações em pessoas muito adver- sas e fora dos padrões normais. Nossos sentimen- tos de afeto estão à fl or da pele; e esse é um campo no qual é necessário vigiarmos sistematicamente, para não nos afrontarmos uns com os outros. E, o mais preocupante, é não afrontarmos ao Senhor.

Devemos vigiar para não nos desentendermos com as pessoas que amamos e estão ao nosso re- dor e, fi nalmente, para nós mesmos não entrarmos em colapso. 

Prestem atenção no que o Senhor Jesus nos fala aqui nesta palavra: “Vigiai e orai”. Queridos, como é difícil orar. Já prestaram atenção nisso? Falar de oração é fácil, formar um grupo de oração, organi- zar uma vigília. Mas orar, de fato, não é fácil. Temos uma enorme difi culdade para orar. E olha, sem medo de errar, é a oração que move o coração de Deus para as coisas, para os fatos que desejamos em nossas vidas. 

 

Por isso, tudo o que vamos fazer, precisamos primeiro gerar em oração, falar com Deus.  Preci- samos estar atentos a isso. Muitas vezes não temos esses cuidados, e negligenciamos. Não oramos, não nos lembramos disso e da sua importância no Reino espiritual.   

Daniel Ruziska

Vigiai e Orai

daniel@agapecorretora.com.br

Pezzuti atende ostomizados

MUDANÇA

Até janeiro de 2022, os pacien- tes ostomizados de Mogi das Cruzes e região serão aten- didos no Hospital Dr. Arnal- do Pezzuti, em Jundiapeba. A mudança do Polo de Ostomias para o hospital deu-se devido às reformas que acontecem no antigo prédio do polo, na Rua Antônio Meyer, no Centro.

As obras têm como objetivo expandir a construção, procu- rando deixar o ambiente mais receptivo aos pacientes que fre- quentam o local, com banheiros adaptados, melhor estrutura e mais espaço.

Segundo a coordenação do

Fabrício Mello fabricio@onovo.com.br

Fabrício Mello fabricio@onovo.com.br

DIVULGAÇÃO

Orçamento. Devido a uma falha no sistema, vereadores não estavam cientes de novas emendas

TRADIÇÃO E CONFIANÇA

(11) 4695-6214 (11) 97413-6282

30 ANOS DE CREDIBILIDADE

c o n t a t o @ e s j c o n t a b i l i d a d e . c o m . b r SEU METABOLISMO É LENTO?

CONHEÇA O ACELERADOR METABÓLICO INJETÁVEL PARA AUXÍLIO NA PERDA DE PESO!

AGENDE SUA CONSULTA!

Mudança.Prédio do Polo de Ostomias em Mogi está sendo reformado

Polo, atualmente, existe um ôni- bus responsável pelo transporte de pacientes entre os dois locais, para que seja realizada a triagem e a retirada das bolsas de ostomia. 

A mudança para o Hospital Pe- zzuti dificultou o acesso às pes- soas que vêm de outras cidades, pela localização, bem distante do

centro da cidade.

Mas, segundo a coorde- nação do Polo, a mudança é

“temporária” e os atendimen- tos serão retomados, a partir de janeiro de 2022, assim que as obras forem finalizadas. O te- lefone do Polo de Estomias no Pezzuti é 4723-9901. 

Cidades

(6)

Andressa & Vinícius

Fotos: Fernanda Murawjew

Com muito amor e moldados de exuberantes flores, os noivos Andressa e Vinícius trocaram alianças no dia 23 de outubro, em cerimônia religiosa impecável, em Mogi das Cruzes, na  Igreja Metodista Livre. Na presença de seus familiares, padrinhos e amigos próximos, eles  receberam as bênçãos de Deus e de todos os seus! Desejamos toda a felicidade do mundo ao supercasal!

LOCAÇÃO EM GUARAREMA

Sobrado com três dormitórios, sendo um suíte, banheiro social, sala dois ambientes, cozinha, lavabo,

área de serviço e duas vagas cobertas de garagem.

CRECI 031.503-J

CONDOMÍNIO

NO CENTRO

RESIDENCIAL GREENWOOD

NO ITAÓCA

imoveisresolve.com.br imoveisresolve.guararema

(11) 99954-5424 (11) 99954-3099 (11) 4695-2000

R$ 2.100,00

+ Condomínio + IPTU

R$ 1.800,00

+ Condomínio + IPTU

Fácil acesso ao Centro utilizando a passarela de pedestres.

Casa térrea com dois dormitórios, sendo um suíte, sala com cozinha americana, banheiro social, área de serviço, churrasqueira e uma vaga de garagem. Casa com corredor lateral.

Os noivos com a avó da noiva, dona Paulina Alves

Os noivos com os avós do noivo, sra. Elvira e sr. Osvaldo

O pai da noiva, sr. Antônio, a irmã da noiva Angélica, sobrinha Sarah, a mãe da noiva Cleide e o cunhado Wille Manoel

Leandro, irmão do noivo, o pai Castori- no e esposa Mileide Marcondes, com o casal

Os noivos com a amiga Natália e o irmão do noivo Nicolas

Andressa e Vinícius enfi m, casa- dos!

Os noivos com a mãe do noivo Roseli e o marido, Orlando Gracia

FACEBOOK/ fernanda.murawjew INSTAGRAM/ fernandamurawjew_fotografia Whatsapp 11 99813 9242

LEIA MUITO + onovo.com.br/fernanda

NESTE NATAL , VENHA CUIDAR DO

SEU SORRISO NA MAIOR DO MUNDO!

(7)

“Conheci o Willy em 1998, em uma festa da TV Record, e, desde então, não perdemos o contato. Willy contou a história da sociedade durante décadas. Ele foi o maior colunista social de Mogi e a maior autoridade em relacionamento interpessoal com gerações das famílias da região. Willy era um gênio e não tinha ideia do que seu nome representava na história

da comunicação do Alto Tietê!”. (Marlon Rodrigues)

“Com muito carinho, participo desta homenagem ao meu amigo Willy e da edição especial do Caderno W.

Willy sempre esteve à frente do seu tempo, se reinventou inúmeras vezes, se modernizou, brilhou, foi um colunista incrível e deixou um legado por meio do Caderno W, inúmeras fotos, histórias e lives!

Como sua amiga, ele deixou um vazio imenso! Sinto saudades da sua risada gostosa, do seu jeito carinhoso e de sua amizade. Até um dia, Willy querido!” (Regina Melo)

“Willy foi um desbravador da vida. Gostava de conhecer a essência de cada lugar e pessoa que encontrava em seu caminho. Quando sentia sintonia, carinhosamente convidava para fazer parte do que considerava mais precioso. Por isso, tinha muitos motivos para celebrar! Eram lindos tesouros, que ele

reconhecia e cuidava de maneira única e especial. Gratidão, querido amigo.” (Ana Carolina Antunes)

“Willy, meu querido!

Fomos amigos de ótima convivência, com dezenas de boas histórias para contar, com viagens a lugares como Fortaleza, Bahia, São Sebastião e França. Um amigo querido, ‘de long time’

(como ele dizia). Temos muitas e muitas histórias, de momentos vividos, celebrados, pautados pelo respeito e admiração que nutrimos um pelo outro. Passamos muitos Natais inesquecíveis, em família, e o que fi ca agora é a saudade e a lembrança.” (Heloisa Melo)

A edição de número 437 do Caderno W, que já está circulando, traz uma homenagem especial ao seu grande idealizador, o jornalista Willy Damasceno, que faleceu há três meses e que completaria 46 anos de colunismo social neste fi m de ano. Confi ra alguns depoimentos. Mas você pode acessar www.cadernow.com.br e conferir a edição na versão digital.

Homenagem a Willy Damasceno

ARQUIVO PESSOAL

SALAS

MARIA

editor@onovo.com.br FACEBOOK/ Caderno W

INSTAGRAM/ cadernow

onovo.com.br/maria-salas

caderno.W

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco a cisma, que não admite a rivalidade. Abraham Lincoln

(8)

Cidades

Edital nº 38/2021

Dispõe sobre aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Guararema relativas ao Exercício de 2019.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAREMA APROVOU E EU PROMULGO O SEGUIN- TE DECRETO LEGISLATIVO Nº 03, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2021.

Art.1º Ficam aprovadas as contas da Prefeitura Municipal de Guararema relativas ao Exercício de 2019, salvo os atos, porventura, pendentes de apreciação pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, nos termos do Parecer Favorável emitido nos autos do processo e-TC – 4478/989/19-7.

Art.2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAREMA, 09 DE DEZEMBRO DE 2021.

Irineu Claudio Leite Presidente da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAREMA

ESTADO DE SÃO PAULO

Nome Emprego

Público Valor do Subsídio Salário

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Emprego Público R$ 2.587,40 Salário

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA Emprego Público R$ 3.031,79 Salário

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO URBANA E DE MEIO AMBIENTE Emprego Público R$ 3.031,79 Salário

AGENTE DE GESTÃO PÚBLICA Emprego Público R$ 2.345,82 Salário

AGENTE DE SAÚDE Emprego Público R$ 2.345,82 Salário

AGENTE DE ZOONOSE Emprego Público R$ 2.345,82 Salário

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

ANALISTA DE SAÚDE Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

ARQUITETO URBANISTA Emprego Público R$ 6.187,62 Salário

ASSESSOR ESPECIAL DE MODERNIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Cargo/Emp.Público R$ 9.000,00 Salário

ASSESSOR I - COM SUPERIOR Cargo/Emp.Público R$ 3.971,80 Salário

ASSESSOR I - SEM SUPERIOR Cargo/Emp.Público R$ 3.500,00 Salário

ASSESSOR II Cargo/Emp.Público R$ 2.500,00 Salário

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Emprego Público R$ 2.345,82 Salário

AUXILIAR DE ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS GERAIS Emprego Público R$ 1.310,69 Salário

AUXILIAR DE OBRAS, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS Emprego Público R$ 1.310,69 Salário

AUXILIAR DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (EXTINÇÃO) Emprego Público R$ 2.063,13 Salário

AUXILIAR DE TRÂNSITO Emprego Público R$ 1.703,88 Salário

AUXILIAR DE VIDA ESCOLAR Emprego Público R$ 2.063,13 Salário

AUXILIAR DE ZOONOSE Emprego Público R$ 1.310,69 Salário

BIBLIOTECÁRIO Emprego Público R$ 3.199,49 Salário

CHEFE DE GABINETE DA SECRETARIA Cargo/Emp.Público R$ 10.416,27 Salário

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO Cargo R$ 11.057,99 Subsídio

CIRURGIÃO DENTISTA Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

CONTADOR Emprego Público R$ 5.024,33 Salário

DIRETOR DE AÇÕES EDUCACIONAIS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE CONTROLE SOCIAL Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE CONVÊNIOS E PARCERIAS COM ENTES PÚBLICOS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE DEFESA CIVIL Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE FINANÇAS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E GERENCIAMENTO FINANCEIRO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE GESTÃO E CONTROLE DE SUPRIMENTOS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE GESTÃO ESCOLAR Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE INTEGRAÇÃO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE MEIO AMBIENTE Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE PATRIMÔNIO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE PLANEJAMENTO URBANO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO, REGULAÇÃO E AUDITORIA Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário DIRETOR DE POLÍTICAS DE FOMENTO A EMPREGO, TRABALHO E RENDA Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário DIRETOR DE POLÍTICAS DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE POLÍTICAS SOCIAIS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À CULTURA Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário DIRETOR DE PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO AO ESPORTE E LAZER Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE RELAÇÕES COM A SOCIEDADE CIVIL Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE RELAÇÕES COM O PODER LEGISLATIVO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS E TRÂNSITO Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE TRANSPARÊNCIA Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

DIRETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Cargo/Emp.Público R$ 6.178,35 Salário

ENFERMEIRO Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

ENGENHEIRO Emprego Público R$ 6.187,62 Salário

FARMACÊUTICO Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

FISCAL TRIBUTÁRIO Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

GESTOR Cargo/Emp.Público R$ 7.678,81 Salário

MECÂNICOS DE VEÍCULOS (EXTINÇÃO) Emprego Público R$ 1.875,57 Salário

MÉDICO I Emprego Público R$ 9.638,24 Salário

MÉDICO II Emprego Público R$ 4.819,12 Salário

MÉDICO III Emprego Público R$ 12.047,80 Salário

MÉDICO IV Emprego Público R$ 7.228,68 Salário

MÉDICO VETERINÁRIO Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

MONITOR DE ABRIGO Emprego Público R$ 1.703,88 Salário

MONITOR DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR Emprego Público R$ 1.703,88 Salário

MONITOR DE INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Emprego Público R$ 1.703,88 Salário

MOTORISTA Emprego Público R$ 1.941,77 Salário

MOTORISTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Emprego Público R$ 1.941,77 Salário

NUTRICIONISTA Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS Emprego Público R$ 2.345,82 Salário

ORIENTADOR SOCIAL Emprego Público R$ 1.703,88 Salário

PREFEITO MUNICIPAL Cargo R$ 17.428,74 Subsídio

PROCURADOR MUNICIPAL Emprego Público R$ 5.024,33 Salário

PROFESSOR DE ARTE Emprego Público R$ 3.199,49 Salário

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Emprego Público R$ 3.199,49 Salário

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (com curso superior em Pedagogia ou Normal Superior) Emprego Público R$ 3.199,49 Salário PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (sem curso superior em Pedagogia ou Normal Superior) Emprego Público R$ 2.132,57 Salário PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL (com curso superior em Pedagogia ou Normal Superior) Emprego Público R$ 3.199,49 Salário

PROFESSOR DE INGLÊS Emprego Público R$ 3.199,49 Salário

PSICOPEDAGOGO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Emprego Público R$ 3.971,82 Salário

SECRETARIO MUNICIPAL ADJUNTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E CIDADANIA Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE ADMINISTRAÇÃO Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE ASSUNTOS JURÍDICOS Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE CULTURA, ESPORTES E LAZER Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO E AÇÕES EDUCACIONAIS Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE EDUCAÇÃO E GESTÃO Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE GOVERNO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETARIO MUNICIPAL ADJUNTO DE MEIO AMBIENTE Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETARIO MUNICIPAL ADJUNTO DE OBRAS, PLANEJAMENTO URBANO E SERVIÇOS PÚBLICOS Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE SAÚDE E GESTÃO ADMINISTRATIVA Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE SAÚDE E SERVIÇOS Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE SEGURANÇA PÚBLICA Cargo R$ 9.800,00 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETARIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E CIDADANIA Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E LAZER Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS, MEIO AMBIENTE, PLANEJAMENTO URBANO E SERVIÇOS PÚBLICOS Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Cargo R$ 11.702,65 Subsídio

TÉCNICO EM ENFERMAGEM Emprego Público R$ 2.647,86 Salário

TÉCNICO EM FARMÁCIA Emprego Público R$ 2.647,86 Salário

TRABALHADOR DE SERVIÇOS DE COLETA, COVEIRO E ROÇADOR Emprego Público R$ 1.310,69 Salário

VICE PREFEITO Cargo R$ 8.714,37 Subsídio

RELAÇÃO DOS VALORES DOS SALÁRIOS DOS EMPREGOS PÚBLICOS E DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, VICE-PREFEITO, CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO, SECRETÁRIOS E SECRETÁRIOS ADJUNTOS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DE 2021. (LEIS MUNICIPAIS Nº. 3390/2020 E ALTERAÇÕES E Nº. 3292/2019 E ALTERAÇÕES).

(§ 6º do Art.39, Constituição Federal, Emenda Constitucional Nº.19, de 04/06/1998).

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 CONVOCAÇÃO

Fica convocado o candidato abaixo relacionado para, no prazo máximo de 04 (quatro) dias úteis, a contar da data desta publicação, comparecer à Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Guararema, situada na Praça Coronel Brasílio Fonseca, nº 35, Centro, Guararema/SP, no horário das 9h30min às 11h00min e das 15h00min às 16h30min, para apresentar a documentação necessária (Capítulo X – Item 3 do Edital nº 01/2017) ao provimento do emprego mencionado:

Obs: É necessária a apresentação dos documentos originais e cópias.

EMPREGO NOME CLASSIFICAÇÃO

Enfermeiro Anderson da Silva Ferreira 15 Prefeitura Municipal de Guararema, 10 de dezembro de 2021.

JOSÉ LUIZ EROLES FREIRE Prefeito Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: Concorrência Pública 05/2021, PROCESSO: 574/2021, OBJETO RESUMIDO:

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, ASSEIO E CONSERVAÇÃO PREDIAL EM PRÓPRIOS PÚBLICOS, PARQUES E BANHEIROS PÚBLICOS, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS. DATA E HORA DA LICITAÇÃO: 13/01/2022 as 9h00, LOCAL DA LICITAÇÃO: Sala de Licitações do Paço Municipal, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 35, Centro, Guararema – SP. O Edital poderá ser lido e obtido na íntegra no Paço Municipal de Guararema, no período das 08h30min às 16h00. Os interessados poderão obter o Edital por e-mail, enviando mensagem eletrônica para o endereço licitacao@guararema.sp.gov.br, informando os dados da empresa, a modalidade e o número da licitação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11)4693-8012.

JOSÉ LUIZ EROLES FREIRE, Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: Pregão Presencial 94/2021, PROCESSO: 534/2021, OBJETO RESUMIDO: REGISTRO DE PREÇO DE INSTALAÇÃO E RETIRADA DE VIDROS E ESPELHOS COM FORNECIMENTO DE MATERIAL. DATA E HORA DA LICITAÇÃO: 28/12/2021 as 09h00, LOCAL DA LICITAÇÃO: Sala de Licitações do Paço Municipal, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 35, Centro, Guararema – SP. O Edital poderá ser lido e obtido na íntegra no Paço Municipal de Guararema, no período das 08h30min às 16h00. Os interessados poderão obter o Edital por e-mail, enviando mensagem eletrônica para o endereço licitacao@guararema.sp.gov.br , informando os dados da empresa, a modalidade e o número da licitação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11)4693-8012.

JOSE LUIZ EROLES FREIRE, Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: Pregão Presencial 95/2021, PROCESSO: 535/2021, OBJETO RESUMIDO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA, AREIA MEDIA LAVADA, AREIA GROSSA LAVADA E SEIXO ROLADO. DATA E HORA DA LICITAÇÃO: 28/12/2021 as 14h00, LOCAL DA LICITAÇÃO: Sala de Licitações do Paço Municipal, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 35, Centro, Guararema – SP. O Edital poderá ser lido e obtido na íntegra no Paço Municipal de Guararema, no período das 08h30min às 16h00. Os interessados poderão obter o Edital por e-mail, enviando mensagem eletrônica para o endereço licitacao@guararema.sp.gov.br , informando os dados da empresa, a modalidade e o número da licitação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4693-8012.

JOSE LUIZ EROLES FREIRE, Prefeito Municipal

TERMO DE CESSÃO TEMPORÁRIA NÃO ONEROSA DE USO DE BEM MÓVEL INFUNGÍVEL Nº 03/2021 - PROCESSO ADMINISTRATIVO 9223/2021

TERMO DE CESSÃO TEMPORÁRIA NÃO ONEROSA DE USO DE BEM MÓVEL INFUNGÍVEL QUE ENTRE SI CELEBRAM, o MUNICÍPIO DE GUARAREMA, situado na Praça Cel. Brasílio Fonseca, nº35 – Centro, inscrito no CNPJ/MF nº 46.523.262/0001-31, neste ato representado pelo Prefeito Municipal, JOSÉ LUIZ EROLES FREIRE e o MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS, situado na Rua Pedro Rodrigues de Camargo, nº 215, Centro, neste ato representado pelo Prefeito Municipal, VANDERLON OLIVEIRA GOMES, nos termos das Leis Municipais nº3233/2017 e nº1.753/2017. OBJETO: Cessão Temporária Não Onerosa de Uso de Bem Móvel Infungível de propriedade do CEDENTE, especificados no Apêndice deste Termo, ao CESSIONÁRIO, para divulgar a Cultura, o Turismo e o Meio Ambiente do Município de Guararema.

(9)

ÚLTIMOS ARTIGOS NO SITE DO O NOVO

Marcio Pereira

Lucas Luiz

A importância do planejamento das licitações

Aforismos

LEIA COMPLETO ACESSANDO ONOV.OOO/ZPG81O

LEIA COMPLETO ACESSANDO ONOV.OOO/NF25O4

Acorda, povo!!!

Editorial

Convidado

da semana

Artigo do

povo precisa acordar. Parece que es- tes quase dois anos de pandemia afe- tou, literalmente, o cérebro das pes- soas, não no sentido literal - apesar dos consultórios de psiquiatria e psicologia es- tarem lotados -, mas devido ao grande número de brasileiros não vacinados. Só no Alto Tietê, cerca de 285 mil moradores estão com o esque- ma vacinal desatualizado, o que é um absurdo.

A pandemia não acabou! Muito pelo contrário, temos agora uma nova variante, a Ômicron, que, segundo os especialistas, está vindo de forma leve devido

ao alto número de vacinados no País.

Mas ninguém sabe explicar ao certo que tipo de sintomas ela provoca; e se é leve, até que ponto.

Às vezes acho que o povo precisa ser

amarrado, acorrentado, sei lá, para deixar de ser irresponsável e tomar a vacina, já que a doença ainda não tem controle sem ela, ainda não há me- dicamento específi co para combatê-la e também é obrigatória, segundo a Lei que rege nosso País.

Então, por que esperar que morram mais pessoas, por que protelar algo que vai ter que ser feito? Ou vamos ter que andar com a carteira de vacinação até para apresentar no trabalho, na escola, nas lo- jas, nos shoppings, no cinema, enfi m… A quaren- tena para quem chegar no Brasil já é uma realida- de e começa a valer a partir deste sábado (11).

Bom fi carmos espertos.  

ENVIE SUA OPINIÃO EDITOR@ONOVO.COM.BR

A pandemia não acabou! Muito pelo contrário, temos agora uma nova variante

O

MAIS LIDAS DA SEMANA INTERAÇÕES

Política Nacional.Bertaiolli e Marcio Alvino estão entre os melhores deputados do país » https://onovo.com.br/politica- nacional/bertaiolli-e-marcio-alvino-estao-entre-os-melhores- deputados-do-pais

Política.Projeto busca capacitar mulheres para o cenário político » https://onovo.com.br/brasil/projeto-busca-capacitar- mulheres-para-politica

Cultura. Sesc Mogi promove sessão de cinema gratuita e ao ar livre » https://onovo.com.br/cultura/sesc-mogi-promove- sessao-de-cinema-gratuita-e-ao-ar-livre

Empreender transforma vidas

Sonho com um mundo onde possamos desmitifi car o empreendedorismo. Não só fi lhos de empresários podem ser empresários. Temos que assumir esse protagonismo em nossa sociedade e dar voz cada vez mais aos jovens.

Digo isso levando em consi- deração a minha trajetória, já percorri um bom caminho. Fui o pioneiro dessa “arte” na minha família. Já trabalhei com todos os ramos possíveis até fundar minha própria empresa e, atualmente, todas as minhas receitas vêm de lá. Ajudo mais de 20 famílias com nosso trabalho e ofereço uma oportunidade a pessoas que estão fora do mercado.

O que eu quero dizer com isso?

Eu sou igual a você que está lendo, não sou especial, não fui o melhor na escola ou em qualquer outra coisa, mas eu tive força de vontade, persistência e uma famí- lia que me ajudou no dia a dia a fazer dar certo. E você? O que está esperando para mergulhar de cabeça nesse mundo?

Guilherme Felice é é dono do Felice Buffet e contador. 

@contador.gfelice & @felicebuffet

A nossa parceria com o Adriano Leite é de longa data e hoje lembramos deste dia, em que o jornalista conheceu nossa equipe, soube um pouco do nosso sonho e acompanhou o processo de realização da agência.

Neste dia, nosso diretor Jr. Siqueira, conheceu um pouco da cultura e religião judaica com um bate-papo muito interessante, ao lado do rabino Joseph Saltoun e do amigo e empresário, Gabriel Grinberg.

6 DE DEZEMBRO DE 2019

14 DE SETEMBRO DE 2019

Como eu posso aceitar o cartão vacinal se eu não tomei vacina? E é um direito meu de não tomar, como é direito de qualquer um"

Jair Bolsonaro.

Presidente da República

Site www.onovo.com.br Instagram onovooficial Facebook onovooficial *Númerocom Whatsapp Fundado em Dezembro de 2006

PARA ANUNCIAR 11 4695 5522

NENHUM MATERIAL DEVE SER REPRODUZIDO SEM AUTORIZAÇÃO. CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Uma publicação O Novo Empresa Jornalística e Editora LTDA

Diretor Presidente JR SIQUEIRA jr@onovo.com.br MTB 77532/SP

Administrativo DEBORA PALUMO debora@onovo.com.br

Financeiro KÊNIA CALDEIRA financeiro@grupoevve.com.br Projeto Gráfico EVVE COMUNICAÇÃO falecom@evve.com.br

SUCURSAIS MOGI DAS CRUZES

Av Teóphilo Salustiano, 215 · Vila Mogilar · Mogi das Cruzes / SP · CEP 08773-080

GUARAREMA

Av Dr Adhemar de Barros, 401 · Sala 4 · Itapema Guararema / SP · CEP 08900-000

Editor-Chefe VANIA SOUSA editor@onovo.com.br

Pautas e reportagens JÚLIA ANDRADE Reportagens FABRÍCIO MELLO

Colaboração Guararema MIRIAN SARMENTO Editoração PEDRO HENRIQUE

Estagiária JULIA PALUMO

O NOVO

@evvecomunicacao

@onovooficial

Bertaiolli e Marcio Alvino estão entre os melhores deputados do país

Estamos bem representados.

Parabéns.

@IVONEGOBETTI.RODRIGUES - IVONE GOBBETI

@MARA.PALACIO1 - MARA PALÁCIO

(10)

“Natalício de Jesus” realiza ações solidárias em Guararema

"ABRACE ESSA CAUSA"

O Centro Espírita “Natalício de Jesus” foi fundado em 25 de dezembro de 1913 e em janei- ro de 1988, com a criação do Departamento de Assistência e Promoção Social “João dos Santos”, passou a ajudar diver- sas pessoas em Guararema.

A ação disponibiliza pa- lestras e rodas de conversas socioeducativas, ofi cinas de geração de renda, orientações sobre necessidades básicas de saúde e de direitos sociais, cestas básicas e enxoval para recém-nascidos.

Mesmo com a pandemia, a instituição manteve seus trabalhos, mas de maneira diferente. O serviço de apoio

presencial foi suspenso, passando para a modali- dade delivery, atendendo às necessidades básicas de alimentação, produtos de higiene e entrega de

enxoval diretamente nas casas das famílias.

“Este ano, a média foi de 70 famílias/mês, que não deixaram de ser as- sistidas, principalmente

com a cesta básica de alimentos, “kit higiene”

e de enxoval para os re- cém-nascidos”, afi rma o presidente da instituição, Luiz Antônio Monteiro.

Solidariedade. Centro Espírita  “Natalício de Jesus” manteve obras sociais durante a pandemia e serviços de atendimento delivery

Cidades

Abra sua conta

Somos uma Instituição

Financeira Cooperativa feita de pessoas para pessoas.

A Lei nº 8009/1990 trata a respeito da impe- nhorabilidade do conhecido “bem de famí- lia”. Comumente, o imóvel bem de família é considerado como o único imóvel próprio de entidade familiar, sendo considerado impe- nhorável e não podendo ser utilizado para responder a dívida civil, comercial, fi scal ou previdenciária.

A Lei, em perfeita sintonia com a Constituição Federal, tem como intuito garantir ao indi- víduo o direito à moradia, considerada um direito básico do cidadão e dar garantias à propriedade privada adquirida.

Equivocadamente, grande parte da população entende que a impenhorabilidade do bem de família é total e que não há possibilidade de perdê-lo. Entretanto, é importante pontuar que a impenhorabilidade não é absoluta e possui exceções que podem fazer o indivíduo perder seu único bem de moradia.

O bem de família pode ser penhorado para casos em que existam dívidas relativas ao pró- prio imóvel, tais como: dívidas de condomínio, IPTU, execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real, ter sido adquiri- do com produto de crime ou para execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens.

Um fato curioso é que o fi ador que dá como garantia seu próprio imóvel a contrato de loca- ção de imóvel a terceiro responde com o pró- prio bem, ainda que a dívida seja do terceiro e não do fi ador em si. Mas o mais “interessante”

é que, se o locador que não vem adimplindo com os aluguéis e seu fi ador responde com o próprio bem familiar, era de se esperar que o locador, caso possua outro imóvel em seu nome, também respondesse com o próprio imóvel. Mas não.

O locador devedor continua tendo a impenho- rabilidade do seu bem mantida, porquanto seu fi ador responderá com próprio imóvel fa- miliar, não se mantendo a impenhorabilidade.

Natasha Santos

Imóvel bem de família

Instagram: @na.santoss

Júlia Andrade julia@onovo.com.br

(11)

Samba das Mulheres começa neste sábado

Temas. Entre os assuntos abordados estão:

periferia, intolerância religiosa e educação

A 29ª edição do Samba das Mulheres acontece neste fi nal de semana (dias 11 e 12) e no próximo (dias 18 e 19), na Associação Cultural Casarão da Mariquinha. O evento tem o protagonis- mo de mulheres na cultura, representatividade, mui- ta música e a formação de uma grande roda on-line. 

Segundo festival realizado pelo grupo Dona da Rua, o evento tem o apoio da Pre- feitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Cultura de Mogi das Cruzes (Profac) e inclui ainda debates e outras ativi- dades. A programação é gra- tuita e acontece tanto on-line como presencial. As trans- missões serão feitas pelo YouTube (https://www.you- tube.com/channel/UCR- GB0sJqiHDAvrv-gKNjmTw).

Sem limite de público e com tradução em Língua Brasilei- ra de Sinais (Libras), serão dois pocket shows gravados por dois grupos de samba femininos que nasceram no Samba das Mulheres. O primeiro deles, às 21 horas deste sábado (11), será pro- tagonizado pela formação

‘Samba M’, que busca evi- denciar “o protagonismo da mulher negra no samba mo- giano”.

“O samba historicamente é lugar simbólico, onde o povo negro se viu representado em suas lutas. Nas rodas de samba de bairro, nas comu- nidades, nos terreiros, temas caros para o povo negro sempre foram abordados, tanto nas canções quanto no exercício de construção de

Evento. A programação é gratuita e acontece tanto on-line quanto presencial

DIVULGAÇÃO 

Em tempos de crise, temas até então tra- tados com certa displicência passaram a ganhar importância no planejamento das empresas, como a elevada carga tributária, que onera, e muito, o caixa das companhias.

Dentro deste contexto, vamos discutir a forma como as empresas de serviços médicos são tributadas, o que, dependendo da escolha, pode resultar em signifi cativa diminuição dos custos tributários.

Os hospitais, as clínicas e os laboratórios pertencem ao setor de SERVIÇOS, sendo que grande parte tributados pelo LUCRO PRESUMIDO, com percentual de 32% sobre sua receita bruta, para fi ns de aplicação das alíquotas. (continua na próxima semana) Ocorre que, como em todas as leis e regras, existem exceções em função de importância política, econômica ou social, como é o caso dos hospitais que possuem um tratamento privilegiado em relação ao pagamento de impostos.

Nesse sentido, clínicas e laboratórios médi- cos, quando tributados pelo lucro presumi- do, poderão se equiparar aos hospitais para fi ns tributários, reduzindo substancialmente sua carga tributária, através da redução da alíquota da presunção do lucro de 32% para 8% (IRPJ) e de 32% para 12% (CSLL), desde que estejam organizados sob a forma de so- ciedade empresária, atendam às normas da Anvisa e desenvolvam atividades conforme IN/RFB nº 1700/17.

Por fi m, lembramos que, há uma grande quantidade de empresas da saúde que atendem essas exigências, podendo reduzir sua carga tributária e, também, dependendo do caso, reaver os valores pagos a mais nos últimos 5 anos, mas, não o fazem por falta de assessoria especializada.

Dennis Mattos

Planejamento tributário para empresas de

serviços médicos

Cidades

A Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos informa a quem de interesse, que foi indeferido o Procedimento de Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E) no imóvel descrito e caracterizado no processo administrativo 9.414/2021, localizado na Estrada Municipal José Ribeiro Guimarães, Bairro Cerejeira, neste Município, com fundamento na Lei Federal 13.465/2017.

DECRETO Nº4127, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2021 Dispõe sobre o Calendário Municipal para o exercício de 2022 e dá outras providências.

De acordo com o art.50 e §1º do art.65, da Lei Orgânica Municipal e com o Decreto nº 2665, de 01/09/2009, esta publicação apresenta-se em sua forma resumida. Seu texto integral encontra-se disponível na Portaria da Prefeitura Municipal de Guararema, bem como no site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br).

AVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: Pregão Presencial 93/2021, PROCESSO: 530/2021, OBJETO RESUMIDO: REGISTRO DE PREÇO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO DE POLICARBONATO, COM FORNECIMENTO DE MATERIAL. DATA E HORA DA LICITAÇÃO: 29/12/2021 as 09h00, LOCAL DA LICITAÇÃO: Sala de Licitações do Paço Municipal, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 35, Centro, Guararema – SP. O Edital poderá ser lido e obtido na íntegra no Paço Municipal de Guararema, no período das 08h30min às 16h00. Os interessados poderão obter o Edital por e-mail, enviando mensagem eletrônica para o endereço licitacao@guararema.sp.gov.br , informando os dados da empresa, a modalidade e o número da licitação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11)4693-8012.

JOSE LUIZ EROLES FREIRE, Prefeito Municipal

A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAREMA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz saber que estão prorrogadas até as 17h de 16 de Dezembro de 2021 as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado – PSS (Edital nº 006/2021), para a contratação temporária, para atendimento de excepcional interesse público, de Professor de Arte. As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, no site, por meio do endereço eletrônico www.guararema.sp.gov.br. Diante da prorrogação, o cronograma do PSS - Edital nº 006/2021 fica alterado,como segue:

- publicação da lista de inscritos: dia 17 de Dezembro de 2021, a partir das 14 horas.

Licença de Operação PH FIAÇÕES E COMPONENTES ELETRÔNICOS EIRELI

Torna público que requereu na PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARA- REMA, a Renovação da Licença de Operação para fabricação de componentes eletrônicos, sito na Rua 19 de Setembro, nº 318, Bairro Centro, Guararema – SP.

Licença de Operação MCR VIEIRA CONFECÇÕES CONFORTO LTDA. EPP

Torna público que requereu na PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARARE- MA a Renovação da Licença de Operação para Fabricação de calçados de materiais não especificados

e Fabricação de partes para calçados de qualquer material sito à Estrada Municipal da Hípica, nº399 – Freguesia da Escada, Guararema – SP.

identidades”, afi rmam as organi- zadoras.

Entre os temas abordados nes- tas conversas estarão: juventude, gênero, sexualidade, negritude, representatividade LGBQIA+ na roda de samba, periferia, intole- rância religiosa e educação.

Mais informações sobre a 29ª edição do Samba das Mulhe- res estão disponíveis no Ins- tagram @sambadasmulheres e também nas redes sociais do grupo @donadaruaofi cial.

Dennis Mattos é Contador especialista em Gestão Tributária e CEO do Escritório São José

Instagram: @dm1910

Referências

Documentos relacionados

Em outros termos, reduzindo-se as perdas, os varejistas podem disponibilizar maiores quantida- des a menores preços para a sociedade e, assim, obter os seus lucros normais e, ao

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se tipos de expressões podem ter nomes, um tipo de nome é uma expressão de tipo2. Construtores de tipos aplicados a tipos de expressões são expressões

Passo 1: Identificar os objetivos do processo Passo 2: Identificar as saídas do processo Passo 3: Identificar os clientes do processo Passo 4: Identificar as entradas do processo

Este artigo teve como objetivo realizar análise econômica de um povoamento de eucalipto, submetido a três tratamentos de desbaste, destinado a multiprodutos da madeira.. Os

de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e