• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lendormin 0,25 mg comprimidos Brotizolam

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lendormin 0,25 mg comprimidos Brotizolam"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Lendormin 0,25 mg comprimidos Brotizolam

Leia com atenção este folheto informativo antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto,, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto:

1. O que é Lendormin e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Lendormin 3. Como tomar Lendormin

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Lendormin

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Lendormin e para que é utilizado

Lendormin é um indutor do sono, que atua ao nível do sistema nervoso central.

Reduz o período de indução do sono e a frequência dos despertares noturnos,

prolongando a duração do sono. Nas doses recomendadas, a estrutura do sono permanece inalterada.

Lendormin está indicado na insónia requerendo intervenção farmacológica.

Lendormin pertence a um grupo de fármacos denominados benzodiazepinas. As

benzodiazepinas só estão indicadas quando a doença é grave, incapacitante ou quando o doente está sujeito a angústia extrema.

2. O que precisa de saber antes de tomar Lendormin

Não tome Lendormin

- Se tem miastenia gravis, insuficiência respiratória grave, síndrome de apneia do sono ou insuficiência hepática grave.

- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao brotizolam ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

- Se tem hipersensibilidade conhecida a outras benzodiazepinas.

- Se tem menos de 18 anos de idade.

(2)

- Se tem alguma doença hereditária rara que possa ser incompatível com um excipiente do medicamento.

Advertências e precauções

Fale com o seu médico antes de tomar Lendormin.

- Se tem função hepática diminuída, insuficiência respiratória crónica com hipercapnia, ou se tem mais de 65 anos, o seu médico pode considerar uma redução da dose do medicamento.

- Se tem doença psicótica, depressão ou ansiedade associada à depressão, não deve utilizar Lendormin isoladamente para o tratamento destas situações. Nestes casos, o seu médico pode considerar a associação com outros medicamentos.

Tenha em atenção que o uso continuado de Lendormin, pode levar à diminuição do efeito hipnótico. Pode também provocar dependência física e psíquica. Este risco aumenta com a dose e a duração do tratamento, sendo também mais elevado em doentes com tendência para desenvolverem dependência ao álcool ou a drogas.

Em caso de dependência, a interrupção abrupta do tratamento pode ser acompanhada de sintomas de abstinência, que podem variar entre perturbações ligeiras, como cefaleias ou dores musculares, e graves sintomas psiquiátricos como ansiedade extrema, tensão, inquietação, confusão e irritabilidade. Em casos muito graves, podem mesmo ocorrer outros sintomas como fuga à realidade, despersonalização, entorpecimento e sensação de formigueiro nas extremidades, hipersensibilidade à luz, ao ruído ou ao contacto físico, alucinações ou ataques epiléticos (convulsões).

Dado que o risco de aparecimento de sintomas de abstinência é maior após a interrupção abrupta do tratamento, a toma de Lendormin deve ser descontinuada gradualmente com progressiva redução da dose.

Outros medicamentos e Lendormin

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Quando o Lendormin é tomado concomitantemente com outros medicamentos sedativos de ação central, como antipsicóticos, hipnóticos, ansiolíticos, sedativos, antidepressivos, analgésicos narcóticos, antiepiléticos, anestésicos e sedativos anti-histamínicos, pode ocorrer potenciação dos efeitos ao nível do sistema nervoso central.

Lendormin pode também interagir com medicamentos indutores ou inibidores do citocromo 3A4, como por exemplo a rifampicina ou o cetoconazol, respetivamente.

Lendormin com alimentos e bebidas

Não deve tomar álcool enquanto estiver a fazer tratamento com Lendormin, uma vez que pode haver aumento de sedação, fadiga e desconcentração.

Gravidez e amamentação e fertilidade

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

(3)

Não existem dados suficientes para avaliar a segurança do Lendormin durante a gravidez e o aleitamento. Consequentemente, este medicamento não é aconselhado durante a gravidez e aleitamento.

Se estiver a tomar Lendormin e pretender engravidar ou desconfiar que possa estar grávida, contacte o seu médico para descontinuar o tratamento.

Como as benzodiazepinas são excretadas no leite materno, Lendormin não deve ser tomado por mães a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas

A toma de Lendormin pode diminuir a capacidade de concentração e a função muscular, podendo afetar negativamente a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. O consumo concomitante de álcool ou de antidepressivos centrais pode acentuar ainda mais este efeito.

Lendormin contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Lendormin

Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Salvo indicação médica em contrário a dose recomendada é:

- Adultos: 1 comprimido - Idosos: 1/2 a 1 comprimido

Lendormin deve ser tomado com um pouco de líquido antes de deitar. Pode também, colocar o comprimido sob a língua e deixar dissolver.

Lendormin deve ser tomado com o estômago vazio.

Após a toma de Lendormin deve dispor de um período de repouso/sono entre 7 a 8 horas.

O tratamento deve ser iniciado com a menor dose recomendada. Não deve exceder a dose máxima de 1 comprimido por dia.

O tratamento deve ser o mais curto possível, não excedendo as 2 semanas de duração. No entanto, em alguns casos, o seu médico poderá considerar necessário prolongar o

tratamento para além do período máximo.

O seu médico deverá indicar-lhe como reduzir gradualmente a dose até à descontinuação total do tratamento.

Se tomar mais Lendormin do que deveria

Tal como acontece com outras benzodiazepinas, a sobredosagem com Lendormin não deverá constituir ameaça para a vida, exceto se tiverem sido tomadas concomitantemente

(4)

outras substâncias depressoras do sistema nervoso central (incluindo álcool). No entanto, caso tenha tomado mais Lendormin do que deveria contacte imediatamente um médico.

Em caso de sobredosagem com Lendormin, o tratamento passa por induzir o vómito (dentro de 1 hora), se o doente estiver consciente, ou por fazer uma lavagem gástrica, se o doente estiver inconsciente. No entanto, se o seu médico entender que não há vantagem em esvaziar o estômago, pode alternativamente administrar-lhe carvão ativado para reduzir a absorção do Lendormin.

A sobredosagem com Lendormin manifesta-se geralmente por depressão do sistema nervoso central de grau variado, podendo ir da sonolência ao coma. Em situações ligeiras os sintomas incluem sonolência, confusão mental e letargia, em casos mais graves podem incluir ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, raramente coma e muito raramente morte.

Em caso de sobredosagem o seu médico poderá decidir utilizar o medicamento Flumazenil como antídoto.

Caso se tenha esquecido de tomar Lendormin

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Lendormin

A toma de Lendormin deve ser descontinuada gradualmente com progressiva redução da dose, de modo a evitar o aparecimento de sintomas de abstinência (ver secção 2,

“Advertências e precauções”).

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

A maior parte dos efeitos secundários de Lendormin ocorrem predominantemente no início da terapêutica e desaparecem geralmente com a continuação do tratamento. O risco de dependência aumenta com a duração do tratamento com o Lendormin, o qual não deverá ultrapassar as duas semanas.

Os efeitos secundários possíveis associados ao Lendormin são apresentados em seguida, agrupados de acordo com a frequência em:

- Frequentes: ocorreram em menos de 1 em 10 doentes, mas em mais de 1 em 100 doentes.

- Pouco frequentes: ocorreram em menos de 1 em 100 doentes, mas em mais de 1 em 1000 doentes.

(5)

- Raros: ocorreram em menos de 1 em 1000 doentes, mas em mais de 1 em 10000 doentes.

Frequentes:

Sonolência, cefaleias e perturbações gastrointestinais.

Pouco frequentes:

Pesadelos noturnos, depressão, alterações do humor, ansiedade, dependência, emotividade alterada, comportamento anormal, agitação, libido alterada, tonturas, sedação, ataxia, amnésia anterógrada, demência*, incapacidade mental*, incapacidade psicomotora*, diplopia, boca seca, disfunção hepática, icterícia, reações cutâneas, fraqueza muscular, sintomas de abstinência, reações paroxísticas, efeito rebound, irritabilidade, fadiga, alterações nos testes da função hepática, acidentes de viação*, quedas*.

Raros:

Confusão, agitação psicomotora, diminuição do nível de consciência.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicadosneste folheto, fale como seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Lendormin

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior ou no blister. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25ºC.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Lendormin

- A substância ativa é o brotizolam. Cada comprimido contém 0,25 mg de brotizolam.

- Os outros componentes são lactose mono-hidratada, amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina e estearato de magnésio.

Qual o aspeto de Lendormin e conteúdo da embalagem

(6)

Cada embalagem contém 14 comprimidos.

Comprimidos brancos, redondos, ligeiramente biconvexos, com arestas alisadas e gravados com o código ‘13A’ numa face e o logo da empresa na outra face.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Boehringer Ingelheim Portugal, Lda.

Av. de Pádua, 11 1800-294 Lisboa Portugal

Fabricante

Delpharm Reims S.A.S.

10 Rue Colonel Charbonneaux 51100 Reims

França

Este folheto foi revisto pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

1.1.1 O pagamento de uma INDENIZAÇÃO ao REPRESENTANTE DE SEGUROS/Instituição Financeira, ao SEGURADO ou ao BENEFICIÁRIO, conforme o caso, limitado ao valor do CAPITAL

Siga os passos nesta seção para instalar o software da impressora em cada computador adicional que você quer usar para imprimir com a sua Epson Stylus Office TX600FW. Antes

Assim, se o um nó, não tiver recebido resposta ao Base Station Beacon e receber posteriormente, um Node Beacon, que esteja de acordo com as regras

Portanto, além de a cana-de-açúcar pertencer ao rol de culturas que protegem o terreno contra erosão, a mobilização de grades, no Brasil, em suas áreas, é 6,75 vezes

A existência de documentos não passíveis de individualização, ou seja, de identificação com um único produtor, porque provêm de atividades ou interesses coletivos,

Temperatura de salida calor o frío con sonda de temperatura CTN 10KW a 25°C (corta el sistema si el agua está demasiado caliente o fría).. 1 ON 6 5 4 3 2 DIP

Massive post-fire flowering events in a tropical mountain region of Brazil: high episodic supply of floral resources.. Abel Augusto Conceição 1,2 , Thiago Gondim Alencar 1 ,

Macro and microscopic features were described using basidiocarps from fresh and dried material treated according to the traditional methodology for

Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será

Como esse exame não existia na época, os dois outros elos - ligação da arma com Nelson Bueno por meio de confronto de fragmentos papiloscópicos e

Destaca-se ainda, a importância da plataforma Moodle como espaço de comunicação e de aproximação da comunidade educativa, tendo evoluído de um espaço de divulgação da

Tudo isto significa que os juristas tinham necessidade de definir as relações entre o Príncipe e o Estado que, como corpo místico ou político, era uma

Prestador de serviço de transporte que emite o documento fiscal relativo à prestação do serviço de transporte Transportador Destinatário Pessoa a quem a carga é

In order to investigate the molecular pathways involved with cisplatin resistance in NSCLC, we developed two human lung adenocarcinoma A549 sublines with clinically

Figure 5: fresh weight loss (%) of pequi inner mesocarp subjected to different treatments during

A reunião da Comissão de Infraestrutura (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) será nesta segunda-feira (3), das 10h às 12h30, na sede do

descritiva retrospectiva. Foi desenvolvida a consulta de artigos científicos selecionados nas bases de dados eletrônicos LILACS, MEDLINE, IBECS e SciELO. Procedeu-se à pesquisa

Em seguida, a mesma deverá classificar (organizar os problemas em grupos por familiaridade de origem, de público envolvido...), quantificar (dar valor para cada um dos problemas

e da disciplina, que são as principais características da vida castrense... Os casos omissos na lei processual penal militar serão supridos pelo direito processual penal comum,

No Brasil, assim como nos Estados Unidos de Trump e em outros países das Américas, precisamos aprender a lidar tanto com a evidência de que os novos for- matos do populismo

As espécies presentes nessas fisionomias apresentam variação no mecanismo de dispersão de diásporos, que é um dos fatores que determinam a distribuição das espécies lenhosas

(Anexo III).. X – O ocupante de cargo exclusivamente em comissão não faz jus ao afastamento remunerado para concorrer às eleições, devendo, para fins de

Confere brilho e deslizamento às superfícies, suavidade e maciez aos tecidos em aplicações para amaciantes. Amaciantes de roupas, produtos