• Nenhum resultado encontrado

Deus Começa Seu Trabalho na Terra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Deus Começa Seu Trabalho na Terra"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

HISTÓRIAS DO

ANTIGO TESTAMENTO

Deus Começa Seu Trabalho na

Terra

Histórias Bíblicas Para Todas As Idades

Série 1

(2)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Have Fun Teaching Bible Histories for All Ages

Teaching the Bible should be a fun experience for both the teacher and students. The most effective teaching takes place when all those involved enjoy themselves. That is when the students learn best and when the teacher looks forward to teaching. The Bible Stories for All Ages have been prepared to help the teacher enjoy him or herself while teaching stories from Bible history and for the students to enjoy themselves while learning from them. These materials can be used with children of all ages as well as with youth and adults.

We recommend the following eleven steps for preparing and teaching these lessons:

Prepare to Teach

1. Carefully read the printed story, the questions and the memory verse.

2. Then, read the story in the Bible itself. Use a modern version that enables you to understand most clearly the details of the story.

3. Think carefully about the story and try to imagine that you were there in that situation and write all the unmentioned details that you imagine might have filled out the story.

4. On a sheet of paper, write the principle spiritual truths that you find in the story.

Teach

5. Give each student a copy of the lesson. (Please do not photocopy the lessons. In any case, they are less expensive in their published form)

6. Tell the group the name of the story and in a few words explain why the lesson is important to them.

7. (For groups with readers) Ask the members of the group to read aloud the printed story, each person, in turn, reading only one sentence. Ask that only those who wish to read do so.

8. Tell the story in the most dramatic manner possible. Use different voices for each person in the story and use gestures to dramatize the story.

9. Read aloud the questions and encourage the class to answer carefully and sincerely.

10. Help the class to memorize the memory verse, memorizing it at first by parts. Be patient in this activity and have students recite the verse individually as soon as they have learned it. Then, have the entire class give the verse together.

11. Lead the class to color the picture illustrating the story. The teacher should set the example in this. Chat with the class during this time talking about the important truths found in the lesson. Encourage young people and adults to color the pictures carefully and to save the stories so they can teach them to others as opportunities present themselves.

Church Starts International P. O. Box 177

Henrietta, Texas 76365 E-mail: billdavis@churchstarts.com

www.churchstarts.com

© Ted Lindwall

NATIONAL BIBLE READING CAMPAIGN

(3)

j Deus Faz Tudo

Gênesis 1:1 - 2:4

No começo, quando Deus fez tudo, a terra não tinha forma nem beleza. Estava coberta com água e tudo estava escuro. Então Deus disse: “Que haja luz”, e houve luz, fazendo o dia e a noite. Então Deus levantou terra sobre as águas, separando a terra dos lagos e oceanos. Deus gostou de tudo que Ele viu, e depois Ele ordenou que a terra produzisse plantas de todos os tipos, incluindo aquelas que dão flores e frutas e outras que dão sementes.

Deus fez o sol e a lua para dar luz à terra, juntamente com todas as estrelas. Então Deus ordenou que houvesse pássaros que voassem no céu, peixes e animais marinhos que nadassem no mar, e grandes e pequenos animais que morassem na terra.

Deus olhou e gostou de tudo que Ele tinha feito. Finalmente, Deus decidiu criar pessoas, fazendo-as semelhante a Ele. Ele disse que as pessoas deveriam crescer em número e morar sobre toda a terra. Elas deviam ter controle sobre os animais, guardando e cuidando dos animais como os cachorros, gatos, cavalos, vacas e porcos. Tanto as pessoas como os animais deviam comer as plantas que Deus tinha colocado sobre a terra. Quando Deus terminou de fazer tudo, Ele olhou tudo e ficou muito feliz. E então Ele descansou no último dia, o sétimo dia.

Comente Sobre a História:

1. Como era a terra no início?

2. O que Deus fez para melhorar a terra?

3. Que tipo de seres vivos Deus fez para que morassem no céu, na água, e sobre a terra?

4. O que Deus fez por último?

O que você pensa?

Do que você gosta mais entre as coisas que Deus criou? Deus tinha razão em ficar feliz pelo que Ele tinha feito? Como nós podemos mostrar a Deus que somos gratos por Ele ter feito a terra e nos dar vida?

Grandes Verdades de Bíblia:

1. O deus criou a terra e todo que está nele e gostou de todo o que Ele tinha feito.

2. A beleza da terra mostra a honra do seu Fabricante.

(4)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

E Deus viu que tudo o que havia feito era mui- to bom.

Gênesis 1:31

(5)

k O Lindo Jardim do Éden

Gênesis 2:4-25

Depois que Deus fez tudo, Ele tomou um pouco de terra e dela fez o homem. Deus soprou em seu nariz e lhe deu vida, e o homem começou a viver. Então Deus plantou um lindo jardim num lugar chamado Éden, e Ele levou o homem, a quem Ele chamou “Adão”, para o jardim e lhe disse que cuidasse dele. O jardim estava cheio de todo tipo de árvores frutíferas. Ali também havia duas árvores muito especiais: uma que dava vida e a outra que dava entendimento do que era certo e errado. Deus disse a Adão que ele podia comer de tudo o que ele encontrasse no jardim, com exceção da fruta da árvore do bem e do mal. O dia em que comesse dessa árvore, Deus disse, ele morreria.

Deus levou animais para o jardim e disse a Adão que pusesse nomes a cada um deles. Adão fez como Deus lhe pediu, mas ainda se sentiu muito solitário porque para ele não era bastante viver só com animais. Então Deus fez que Adão caísse num sono profundo, tomou uma costela dele, e logo sarou seu corpo. Deus tomou a costela e a usou para fazer uma mulher a quem foi dado o nome de “Eva”. Deus acordou Adão e lhe deu Eva como amiga e como ajudante. Adão disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” Deus os casou, e desde então o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.

Comente Sobre a História:

1. Conte como Deus criou Adão e como Ele fez Eva?

2. Como era o Jardim de Éden?

3. O que Deus pediu que Adão fizesse com os animais?

4. Qual era a única fruta que Adão e Eva não podiam comer?

5. O que aconteceria se a comessem?

O que você pensa?

Você acha que Adão e Eva estavam felizes no Jardim do Éden? Você acha que eles estavam felizes um com o outro?

Você acha que Deus estava feliz quando os casou?

Você acha que Deus está preparando alguém especial para casar-se com você quando chegar o tempo certo?

(6)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.

Gênesis 2:24

(7)

l O Primeiro Pecado

Gênesis 3:1-24

A serpente era o animal mais astuto que Deus tinha criado. Ela veio a Eva e perguntou se Deus lhe permitia comer qualquer fruta do Jardim. “Não,” ela respondeu, “Deus disse que podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore do bem e do mal. Se comermos, morreremos.” A serpente perguntou: “Você realmente crê nisso? Deus está com medo de que vocês comam desta fruta, pois se vocês a comerem terão tanto conhecimento quanto Ele.” Eva olhou para a fruta e viu que parecia deliciosa, e pensou que seria maravilhoso saber a diferença entre o bem e o mal. Então ela comeu a fruta e a levou a Adão, que também a comeu.

Quando eles a comeram, perceberam que estavam sem roupa e ficaram com vergonha. Eles pegaram algumas folhas grandes e se cobriram com elas. Naquela tarde, Deus chegou ao Jardim, e Adão e Eva tentaram se esconder dEle. Deus chamou Adão e disse: “Onde é que você está?” Ele encontrou Adão, que disse: “Escondi-me porque tive medo e vergonha porque estava nu.” Deus perguntou, “Como você sabia que estava nu? Você comeu a fruta do bem e do mal, da qual lhe disse que não comesse?” Adão culpou Eva por ter lhe dado a fruta, e Eva culpou a serpente.

Deus disse que a serpente sempre teria que arrastar no pó, que a serpente um dia morderia o calcanhar do descendente da mulher, e que o descendente da mulher pisaria a cabeça da serpente. (Esta era uma profecia sobre a morte de Cristo na cruz e a derrota final do diabo.)

Espiritualmente, Adão e Eva morreram nesse dia em que desobedeceram a Deus, que os mandou sair do Jardim do Éden. Seu pecado de desobediência estragou tudo. O mato cresceu em todo lugar e as pessoas aprenderam o que significa ficar doente e eventualmente morrer. A beleza da terra foi estragada em muitas maneiras por causa do pecado. O Senhor fez roupas de peles de animais para Adão e sua esposa, e os vestiu. Tanto os animais como os homens morrerão porque o pecado chegou à terra.

Comente Sobre a História:

1. Em que a serpente tentou Eva?

2. Por que Eva comeu a fruta proibida? Por que Adão o fez?

3. Por que Adão e Eva ficaram com vergonha e se esconderam de Deus?

4. O que Deus disse que aconteceria à serpente?

5. Que castigo Deus deu a Adão e a Eva?

6. Quais são algumas maneiras em que o mundo foi estragado por culpa de seu pecado?

O que você pensa?

Como se estraga tudo quando as pessoas desobedecem a Deus atualmente?

(8)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

E o Senhor Deus fez roupas de peles de animais para Adão

e a sua mulher se vestirem.

Gênesis 3:21

(9)

m Assassinato na Primeira Famlia

Gênesis 4:1-26

Antes de pecar contra Deus, Adão e Eva moravam num paraíso na terra. Depois de pecar, eles foram tirados do Jardim do Éden e começaram a sofrer as mesmas coisas que as pessoas sofrem hoje em dia. A felicidade chegou a eles quando nasceram seus primeiros dois filhos, Caim e Abel. Estes irmãos cresceram e Caim trabalhava a terra. Abel criava ovelhas. O tempo chegou quando os dois irmãos quiseram dar ofertas a Deus. Abel levou ao Senhor as primeiras e melhores crias de suas ovelhas, e Caim levou o produto de sua colheita. Mas Deus estava contente somente com a oferta de Abel, e Caim se tornou muito ciumento de seu irmão.

Deus advertiu Caim que ele devia escolher o que era bom. Mas Caim disse a seu irmão, Abel: “Vamos até o campo.” Quando os dois já estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Mais tarde, o Senhor perguntou a Caim: “Onde está Abel, o seu irmão?” e Caim respondeu: “Não sei. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?” O Senhor respondeu: “O que você fez? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso, você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra.

Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.” Caim disse, “Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar.” Mas Deus lhe disse que ninguém o mataria. Depois, Caim se casou e construiu uma cidade. Ela a chamou de Enoque, o nome do seu primeiro filho. Mais e mais pessoas nasceram e se mudaram para diferentes partes do mundo.

Comente Sobre a História:

1. Quais eram os nomes dos primeiros filhos de Adão e Eva?

2. Por que Caim estava irado e com ciúmes de seu irmão?

3. O que ele fez a seu irmão?

4. Qual foi o castigo que Deus deu a Caim?

O que você pensa?

Como você acha que Adão e Eva se sentiram quando souberam que um dos seus filhos tinha matado o outro?

A desobediência deles teve alguma coisa a ver com o primeiro assassinato nesta família? Por que sim, ou por que não?

(10)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Mais tarde o Senhor perguntou a Caim, “Onde está Abel, seu irmão?” Ele respondeu, “Não sei. Por acaso eu sou o

guarda do meu irmão?” Gênesis 4:9

(11)

n Deus Decide Destruir a Terra

Gênesis 6:1-22

No começo, as pessoas viviam por muito tempo, vivendo por centenas de anos e tendo muitos filhos. Matusalém vivia mais que todos, morrendo quando tinha 969 anos! Infelizmente, quanto mais pessoas havia, mais as pessoas pecavam, fazendo o mal ante os olhos de Deus. O Senhor viu o mal que o homem tinha feito na terra e que continuava fazendo. Deus se arrependeu de ter feito a terra e Seu coração sentiu dor porque o pecado tinha estragado a terra. Então o Senhor disse, “Vou destruir todas as pessoas na terra, e os animais e os pássaros no céu, porque estou triste por os ter feito.”

Mas Deus decidiu salvar um homem. Noé era um homem bom, sem culpa, entre as pessoas que viviam naquele tempo, e seguia a Deus. Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé. Deus foi até Noé com um plano surpreendente: “Resolvi acabar com todos os seres humanos, pois a terra está cheia de violência por causa deles. Certamente vou destruí-los, a eles e à terra. Então construa uma barca de madeira boa, faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora, para que não entre água.

Deve ser muito grande, 135 metros de comprimento, 22 de largura e 13 de altura.

“Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida. Tudo que há na terra morrerá, mas com você vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todos os animais do mundo, a fim de conservá-los vivos.” Deus deu a Noé outras instruções, e Noé creu no Senhor e fez tudo conforme Deus havia mandado.

Comente Sobre a História:

1. Por que Deus se arrependeu de ter criado as pessoas?

2. O que Ele decidiu fazer com a terra?

3. Quem era o único homem bom que seguia a Deus?

4. O que Deus disse que ele fizesse?

5. O que Noé fez?

O que você pensa?

Você já viu algo muito bonito que de repente se estragou? O que era?

Como você acha que Deus se sentiu quando viu a sua terra bonita estragar-se por culpa do pecado do povo?

Você acha que as pessoas na terra hoje em dia são muito melhores que as do tempo de Noé?

O que você precisa fazer para ser mais parecido com Noé?

(12)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

O Senhor ficou tão triste por haver feito os seres humanos e com o coração tão pesado, que disse: “Vou fazer desaparecer da terra essa gente, que criei,... Pois

estou muito triste porque os criei.”

Gênesis 6:6-7

(13)

o O Grande Dilúvio

Gênesis 7:1- 8:19

Quando a construção da arca foi terminada, Deus disse a Noé e sua família que se preparassem para entrar na arca, dizendo que Noé era o único no mundo que fazia o certo. Deus disse que haveria um dilúvio dentro de sete dias e Noé tinha que se preparar. Noé tinha 600 anos quando ele, sua esposa e seus três filhos com suas esposas entraram na arca. Também Deus mandou que entrassem na arca um macho e uma fêmea de cada espécie de animal e pássaro, pequeno ou grande. Quando os sete dias passaram, todos estavam a bordo e Deus mesmo fechou a porta. Logo o dilúvio começou.

Precisamente nesse dia, se arrebentaram as fontes do grande mar abaixo da terra, e se abriram as portas do céu em cima, e a chuva caiu na terra durante quarenta dias e quarenta noites. Ao subir a água, a arca se levantou do solo e começou a flutuar. A água continuava subindo mais e mais, mas a arca continuava flutuando. A água subiu tanto, que chegou a cobrir as montanhas mais altas da terra. Então, cada ser vivente sobre a terra morreu, cada pássaro, cada animal e cada pessoa que não estava dentro da arca. A água não baixou até o quinto mês. Mas Deus não tinha esquecido de Noé, nem da sua família, nem dos animais. Deus fez que o vento soprasse sobre a terra e a água começou a baixar.

Finalmente, a arca parou em cima do Monte Ararate. Noé abriu a janela da arca, olhou ao redor e viu que a terra estava começando a secar-se. Depois de uns dois meses, a terra estava completamente seca e Deus disse a Noé que abandonasse a arca com toda sua família. Logo disse, “Tira todos os animais que estão contigo: as aves, os animais domésticos e os que se arrastam pelo solo, para que vão por toda a terra e tenham muitas crias e encham o mundo.” Então Noé e sua família e todos os animais saíram da arca como Deus havia mandado.

Comente Sobre a História:

1. O que Deus disse a Noé quando o dilúvio estava a ponto de começar?

2. Quem entrou na arca?

3. Quanto tempo a chuva durou?

4. O que aconteceu com todas as pessoas e com todos os animais que não estavam dentro da arca?

5. O que aconteceu finalmente com a arca e aos que estavam dentro dela?

O que você pensa?

Como você acha que Noé e sua família se sentiram quando Deus fechou a porta da arca e o dilúvio começou?

O que causou a ira de Deus ao querer destruir toda vida na terra, exceto os que estiveram na arca?

O que você acha que Deus pensa agora sobre as pessoas que vivem atualmente na terra?

(14)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

To dos os a nima is entr ar am c om No é na ba rc a, de dois em dois . Entr ar am ma - chos e fêmeas de c ada esp éc ie , de ac ordo c om o que D eus havia ma ndado No é fazer . A í o S enhor fe chou a p or ta da ba rc a. Gênesis 7:16

(15)

p A Promessa de Deus a Noé

Gênesis 8:20-9:17

Quando Noé e sua família deixaram a arca, Noé fez um sacrifício a Deus em agradecimento por salvar suas vidas. Deus abençoou Noé e seus filhos e lhes disse, “Tenham muitos filhos e encham a terra. Todos os animais, pássaros e peixes estão sob o seu controle. Podem comer todos os animais e verduras que queiram. Mas há uma coisa que não devem comer: carne com sangue, porque no sangue está a vida. E se alguém mata a um ser humano, essa pessoa deve sofrer um castigo.”

Então Deus disse: “Agora farei uma promessa com vocês, com todos seus descendentes e com todos os seres vivos. A promessa que faço é esta: ‘Não voltarei a destruir aos homens e animais com um dilúvio. Tenho posto meu arco-íris nas nuvens que servirá como sinal do pacto que faço com a terra e nunca esquecerei da minha promessa.’”

Todos os seres humanos que há na terra hoje em dia são descendentes dos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé.

Comente Sobre a História:

1. Quando Noé e sua família saíram da arca, o que Noé fez para mostrar a Deus que ele estava agradecido?

2. Por que Deus disse que Noé e seus filhos deviam ter muitos filhos?

3 . O que Deus disse que podiam comer e que não podiam e por que?

4 . Que promessa Deus fez e qual seria o sinal para lembrarmos da promessa?

O que você pensa?

Como você acha que Noé e sua família se sentiram quando saíram da arca e viram a terra destruída com todos seus habitantes mortos?

Se você fosse um pioneiro com sua família, sendo os primeiros em viver em uma nova terra, qual seria a primeira coisa que faria nela?

(16)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

E n unc a ma is hav er á outro dilúvio pa ra destruir a t err a. Gênesis 9:11b

(17)

q A Torre do Orgulho Humano

Gênesis 11:1-9

Depois do dilúvio, o número de pessoas vivendo na terra cresceu rapidamente. De início, o povo saiu para a região oriental e encontrou uma planície em Sinar, onde ficaram morando. Eles se sentiram muito orgulhosos de si mesmos e disseram: “Venham, vamos fazer tijolos queimados e vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.”

Mas o Senhor Deus viu o orgulho que o povo tinha e como haviam decidido ficar no mesmo lugar em vez de espalhar-se por toda a terra como o Senhor lhe havia ordenado. Ele viu o orgulho que sentiam ao construir esta grande torre e decidiu arruinar seus planos. Então Deus disse: “Esta gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.”

Assim, o Senhor os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. Nesse lugar o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro. Por isso, a cidade recebeu o nome de “Babel”

que significa “confusão”, porque nesse lugar Deus os fez falar em diferentes línguas.

Comente Sobre a História:

1. O que o povo decidiu fazer para evitar espalhar-se por todo o mundo?

2. Que tinha de mal em querer ficar-se em um só lugar?

3. Como Deus arruinou seus planos e fez que se espalhassem por todo o mundo?

4. O que significa “Babel”?

O que você pensa?

Você crê que o povo hoje em dia continua construindo “grandes torres” para mostrar que são grandes?

O que você tem visto que o faz pensar que o povo ainda é muito orgulhoso e deseja desobedecer a Deus?

O que você sente sobre você mesmo, você é uma pessoa que deseja servir a Deus ou você deseja viver como você quer?

(18)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Assim o Senhor os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade.

Gênesis 11:8

(19)

r Abrão Ouve A Chamada de Deus

Gênesis 11:27-12:9

Depois do dilúvio e depois da morte de Noé, Deus buscou um homem o qual poderia usar para levar o mundo a conhecer e confiar em Deus. Depois de dez gerações, Deus encontrou o homem adequado. Seu nome era Abraão, filho de Tera. Tera saiu da cidade de Ur dos Caldeus para ir à terra de Canaã, e levou com ele seu filho Abraão, seu neto Ló e sua nora Sarai, que era esposa de Abrão. Eles chegaram até Harã, chamado assim depois da morte do irmão de Abrão e pai de Ló. Depois de alguns anos, Tera morreu nesse lugar.

Certo dia Deus veio a Abrão e disse: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes, e da casa do seu pai, e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.”

Então, quando Abrão tinha 75 anos, ele saiu de Harã, tal como o Senhor lhe havia dito que fizesse, e foram sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló com ele. Eles levaram todos os seus pertences, as riquezas e os escravos que havia conseguido em Harã, e se dirigiram ao sul de Canaã. Quando chegaram em Canaã, Abrão atravessou o país até chegar a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse, “Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.” Então Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele. Depois disso, Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou seu acampamento. Também nesse lugar Abrão construiu um segundo altar e adorou ao Senhor.

Comente Sobre a História:

1. Que classe de homem Deus buscava depois da morte de Noé?

2. Qual foi o nome do homem que Deus finalmente encontrou?

3. O que Deus disse a Abrão depois que seu pai morreu?

4. Que promessa Deus fez a Abrão?

5. Quem foi com Abrão a Canaã?

6. O que Deus disse a Abrão ao chegar em Siquém?

7. O que Abrão fez para honrar e adorar a Deus em Siquém e em Betel?

O que você pensa?

Que classe de homem você acha que Abrão foi para que Deus o escolhesse? O que você acha que Abrão e sua esposa haviam pensado ao deixar a terra que conheciam para ir a uma terra que nunca haviam visto? Se você tivesse estado ali, teria ido com eles, ou pensa que teria ficado em sua terra natal?

(20)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

A benç oa rei os que o ab enç oa rem e a maldiç oa rei os que o a maldiç oa rem. E p or meio de v oc ê eu ab enç oa rei to dos os p ov os do m undo . Gênesis 12:3

(21)

s

Gênesis 13:1-18

Abrão viajou através de Canaã com sua esposa e todas as suas posses, e Ló foi com ele. Abrão era muito rico; tinha muitas ovelhas, cabras e gado assim como prata e ouro. Ló tinha sua própria família e também possuía muitos animais. De fato, ambos tinham tantos animais que não havia suficiente campo com pasto para que pudessem permanecer juntos. Assim, houve problemas entre os servos de Abrão e os servos de Ló.

Abrão disse a Ló: “Somos da mesma família, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar; escolha qualquer parte da terra que queira. Você irá em uma direção e eu irei na outra. Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão tinha água e pastos em abundância, muito melhor que a terra em que moravam. Então Ló escolheu todo o vale do Jordão e deixou as pobres planícies para Abrão. Ló desceu ao vale e acampou perto de Sodoma, cujos habitantes eram malvados e sempre pecavam contra Deus.

Depois que Ló foi embora, o Senhor veio de novo a Abrão e disse, “De onde você está, olhe bem ao seu redor até onde pode ver.

Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Eu lhe darei tantos descendentes como as estrelas que há no céu ou como os grãos de areia que há na terra.” Abrão voltou para Siquém e mais uma vez construiu um altar ao Senhor e adorou a Deus ali.

Comente Sobre a História:

1. O que causou o problema entre os servos de Abrão e os de Ló?

2. O que Abrão sugeriu para que ambas as famílias deixassem de discutir?

3. Que lugar Ló escolheu para morar?

4. Como era o povo de Sodoma, onde Ló decidiu ir?

5. O que Deus prometeu a Abrão depois que Ló foi embora?

O que você pensa?

Você acha que Abrão foi inteligente ao dizer a Ló que escolhesse qualquer terra que quisesse?

Por que você acha que Deus fez uma promessa tão grande a Abrão e não prometeu nada a Ló?

Abrão e Ló Seguem Caminhos

Diferentes

(22)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma.

Gênesis 13:12

(23)

11

Gênesis 14:1-16

Abrão vivia em tempos perigosos, porque havia muita guerra nas terras que o rodeavam. Quatro reis juntaram os seus exércitos e invadiram a terra, conquistando cinco reinos mais fracos. Os cinco reis conquistados, incluindo o rei de Sodoma, juntaram seus exércitos para pelejar e libertar-se dos quarto reis. Todos os reis se uniram para lutar no vale de Sidim, um vale cheio de buracos em que havia piche. Os cinco reis tentaram escapar, mas os reis de Sodoma e Gomorra caíram dentro dos buracos de piche.

Os quatro reis poderosos foram a Sodoma e Gomorra tomando tudo o que encontraram de valor na cidade. Ló, o sobrinho de Abrão, vivia em Sodoma e por isso também foi levado como prisioneiro, com tudo o que era dele. Mas um homem conseguiu escapar e contou a Abrão tudo o que tinha acontecido.

Imediatamente, Abrão chamou todos seus homens que eram treinados como guerreiros. Eram 318 no total; este era um número pequeno para combater os exércitos de quatro reis poderosos. Saíram atrás dos quatro reis e percorreram uma longa distância até encontrá-los. Abrão dividiu seus homens em dois grupos, atacou os inimigos de noite e os derrotou. O inimigo se assustou tanto que deixaram todas as suas coisas e fugiram cada qual a sua cidade, perseguidos por Abrão e seus homens.

Finalmente, Abrão e seus homens libertaram todos os que estavam capturados no acampamento, incluindo Ló e sua família, para que voltassem para suas cidades. Deus havia usado Abrão e seu valente exército para salvar o povo.

Comente Sobre a História:

1. Como Abrão ouviu sobre o cativeiro de Ló e dos outros que moravam no vale?

2. O que Abrão fez quando ele soube o que tinha acontecido?

3. Quantos guerreiros treinados Abrão tinha para perseguir o inimigo?

4. O que aconteceu com Ló e os outros que foram capturados?

5. Qual foi o plano de Abrão para o ataque?

6. Que resultados Abrão teve de seu ataque?

O que você pensa?

Por que você acha que Abrão se atreveu a ir com tão poucos homens a atacar um exército tão grande?

O que isto diz sobre a fé e a coragem de Abrão?

O que você acha que Ló pensou ao ver que seu tio havia salvado a ele e a tantos outros de um poderoso exército?

Abrão Luta por Salvar Ló

(24)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Q ua ndo A br ão fic ou sab endo que o seu sobrinho tinha sido le vado como prisioneiro , reuniu os seus homens treinados pa ra a guerr a... e foi c om eles , p erseguindo os qu atro reis a té a c idade de D ã. Gênesis 14:14

(25)

12

Gênesis 14:17-24

Quando Abrão voltou da sua batalha contra o exército dos quatro reis, o rei de Sodoma saiu a encontrá-lo num lugar chamado Vale do Rei. Um sacerdote, chamado Melquisedeque, que era rei de Salém (que significa “Rei de Paz”) também se encontrou com Abrão ali. Este personagem misterioso que era sacerdote do Deus Altíssimo deu pão e vinho a Abrão, e o abençoou. “Abrão, seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra! Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos de você nas suas mãos!” Abrão deu ao sacerdote a décima parte de tudo o que havia capturado de seus inimigos, como um presente para Deus.

O rei de Sodoma disse a Abrão, “Por favor, fique com as coisas e me devolva somente as pessoas.”

Abrão respondeu, “Juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália. Assim você nunca poderá dizer que vocês me fizeram rico. Não quero nada para mim, mas os meus homens aceitarão unicamente o que lhes custou seguir-me.”

Comente Sobre a História:

1. Quem saiu para receber Abrão depois da batalha?

2. O que se sabe acerca de Melquisedeque?

3. Quais são as duas coisas que o sacerdote deu a Abrão?

4. Quais são as duas coisas que se servem na Ceia do Senhor nas igrejas de hoje?

5. O que o rei de Sodoma pediu a Abrão?

6. O que Abrão respondeu?

7. Por que Abrão não quis ficar com nada para si mesmo?

O que você pensa?

Quem você acha que foi responsável pela vitória de Abrão: seus 318 guerreiros? Abrão? Deus?

Por que você acha que Abrão deu o dízimo de tudo a Melquisedeque?

Como é que a fé em Deus ajudou Abrão a derrotar o inimigo?

Abrão Agradece a Deus pela

Vitória

(26)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Melquise de que ab enç oou A br ão , dizendo , “ A br ão , se ja ab enç oado pelo D eus A ltíssimo , que c riou o c éu e a t err a! S ej a louv ado o D eus A ltíssimo , que entregou os inimigos de v oc ê nas su as mãos!” Gênesis 14:19-20

(27)

13

Gênesis 15:1-21

Depois disto, Abrão teve uma visão e ouviu o Senhor dizer: “Não tenha medo, Abrão. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.” Mas Abrão respondeu: “Ó Senhor, meu Deus! De que vale a Tua recompensa se eu continuo sem filhos? Tu não me deste filhos, e por isso um dos meus empregados, nascido na minha casa, será o meu herdeiro.”

Deus levou Abrão para fora e disse: “O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado. Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Será esse o número dos seus descendentes.” Abrão já era muito velho para ter um filho, mas confiou no Senhor.

Como confiou em Deus, o Senhor ficou muito satisfeito com ele e o aceitou. Então o Senhor disse: “Eu sou Deus, o Senhor; eu o tirei da Babilônia, da cidade de Ur, a fim de lhe dar esta terra para ser sua propriedade.” Abrão perguntou: “Como posso ter certeza de que esta terra será minha?”

Deus respondeu: “Traga para mim uma vaca, uma cabra e uma ovelha, todas de três anos, e também uma rolinha e um pombo.” Abrão levou esses animais para o Senhor, cortou-os pelo meio e colocou as metades uma em frente à outra, em duas fileiras; porém as aves ele não cortou. Quando começou a anoitecer, Abrão caiu num sono profundo. De repente, ficou com medo.

Então Deus lhe disse: “Seus descendentes viverão num país estrangeiro; ali serão escravos e serão maltratados durante 400 anos.

Mas eu castigarei a nação que os escravizar. E os seus descendentes sairão livres, levando muitas riquezas, e voltarão a esta terra que lhe tenho dado. Você terá uma velhice abençoada, morrerá em paz e será sepultado aqui.” De repente, um braseiro e uma tocha de fogo apareceram e passaram pelo meio dos animais partidos. “Prometo dar aos seus descendentes esta terra, desde a fronteira com o Egito até Babilônia.”

Comente Sobre a História:

1. O que Abrão disse quando Deus lhe prometeu uma grande recompensa?

2. Como Deus respondeu a Abrão quando Abrão lhe disse que não tinha filhos próprios?

3. Abrão confiou na resposta de Deus?

4. Como Deus se sentiu sobre a fé de Abrão nele?

5. Que tipo de sacrifício Deus pediu a Abrão que preparasse?

6. O que Deus disse a Abrão que aconteceria com seus descendentes antes que regressassem para tomar a terra?

O que você pensa?

Que problema Abrão tinha que o fez perguntar-se se a recompensa de Deus seria de proveito para sua família?

Por que você acha que Deus ficou tão satisfeito de que Abrão confiasse nEle, apesar de que ainda não tivesse filho algum?

É sempre fácil crer nas promessas de Deus?

Abrão Confia na Promessa

de Deus

(28)

Portuguese 12-14 Every Community On Earth Deserves A New Testament Church

Abrão creu em Deus, o Senhor, e por isso o Senhor o aceitou.

Gênesis 15:6

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente estudo busca revisar as causas e consequências da Síndrome de Burnout para a saúde dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, com

Desta forma, era possível a criação de mulas, que eram procuradas, assim como os próprios burros, para serem animais de tracção e bestas de carga (Howe, 2014a),

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O motocultivador 740 está equipado com uma caixa de 4 velocidades para a frente e 3 velocidades para trás e um inversor rápido no sentido de marcha, permitindo trabalhar com

Use cada jogo como uma ferramenta para aprender e ter uma vida cada vez mais segura?. Boa diversão e

Para tanto, foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução espacial e ortofotos com o propósito de extrair informações pelo processo de vetorização

O presente estudo teve como objetivo extrair, purificar e avaliar a atividade anticoagulante in vitro em frações de polissacarídeos sulfatados obtidas em diferentes extratos da