• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), segundo as "Diretrizes Curriculares", é uma exigência para obtenção do diploma no curso de graduação em Psicologia, e consiste num momento de síntese e expressão da totalidade da formação profissional, através do qual o acadêmico sistematiza os resultados de um processo investigativo. A indagação deve partir preferencialmente de sua área de estágio, complementada por sua vivência nas diferentes disciplinas e atividades práticas do curso, que possibilitam a investigação, o debate e a produção científica acerca da temática investigada.

“Trata-se de um momento síntese da formação profissional, realizada por um recorte temático, podendo expressar-se em sistematização da experiência de estágio, ensaio teórico e/ou exposição de resultados de uma pesquisa bibliográfica ou de campo”. (IAMAMOTO, 1999, p.186).

O TCC configura-se como um processo de sistematização realizado nos padrões científicos, elaborado sob a orientação de um docente da unidade de ensino, de acordo com sua área de conhecimento e experiência profissional, e avaliado por uma banca examinadora. O TCC poderá ser realizado individualmente ou em duplas e será elaborado sob a orientação de um docente do curso de Psicologia, com hora/ aula semanal de orientação.

8.8.1 REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Art. 1° O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto no Projeto Pedagógico do Curso de PSICOLOGIA constitui-se atividade curricular obrigatória, devendo ser elaborado em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidas, pelo Colegiado do Curso. O Trabalho de Conclusão de Curso é condição para obtenção do grau, e sua aprovação não isenta do cumprimento das demais atividades previstas para integralização curricular do curso.

(2)

Art. 2° O TCC deverá ser realizado individualmente ou, excepcionalmente, em dupla, em forma de uma monografia e posterior confecção de artigo oriundo do mesmo, caso seja deliberado pelo orientador do TCC.

§ 1º A preparação do aluno até a apresentação pública do TCC será realizada por meio de quatro disciplinas, precedentes à apresentação pública:

Metodologia I e II; TCC 1; TCC2.

§ 2º É vedada a convalidação de TCC realizado em outro curso de graduação.

§ 3º Para a confecção do artigo de revista científica, o (s) aluno (s) deverá ser o 1º autor do trabalho, devendo apresentá-lo segundo as normas da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO).

§ 4º Caso o TCC seja decorrente de um estágio, o aluno deverá descrever todas

as atividades desenvolvidas, assim como todo o embasamento teórico de cada atividade deve ser fundamentado na forma de revisão bibliográfica. O aluno deve realizar uma análise teórica e prática sobre o conteúdo desenvolvido em estágio, evidenciando o que se aprendeu entre academia e estágio.

§ 5º O TCC somente poderá ser realizado em dupla sob a autorização prévia da Coordenação de TCC e do colegiado do curso.

§ 6º A monografia deverá ter um número mínimo de quarenta e cinco (45) páginas de produção textual, excetuando, portanto, as páginas pré e pós- textuais.

§ 7º A monografia poderá ser publicada em forma de artigo científico, de acordo com a sua qualidade e pedido do orientador.

§ 8º A apresentação dos trabalhos na banca deverão ter um tempo mínimo de vinte (20) minutos e máximo de trinta (30) minutos.

Art. 3° O TCC será desenvolvido durante o curso e deverá ser finalizado no último semestre, no total de horas estipuladas pela estrutura curricular de cada curso.

§ 1º Para que o aluno possa apresentar o seu TCC, deverá estar matriculado na disciplina TCC2.

Art. 4° O TCC deverá versar sobre assunto, relacionado com as áreas de conhecimento pertinente ao curso de psicologia, preferencialmente seguindo as ênfases oferecidas pelo curso: Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Escolar.

(3)

Art. 5° Para o desenvolvimento do TCC será obrigatória a orientação de um professor do Colegiado do Curso de Psicologia.

Parágrafo único. O TCC poderá ser co-orientado por outro professor, sendo este, professor ou não, da instituição, desde que autorizado pela Coordenação de TCC do curso. O referido professor, automaticamente, será parte da banca avaliadora.

II. DA ORIENTAÇÃO

Art. 6° Cada orientador poderá ter no máximo, oito dez orientações por ano, devendo ter acrescidos na sua carga-horária, uma hora aula a cada duas orientação.

Art. 7° O orientador deverá ser um docente ou pesquisador vinculado à Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO). Poderá o orientador indicar, de comum acordo com seu orientando, um co-orientador que contribuirá com a construção do TCC.

§ 1º. A banca deverá ser constituída por 03 membros, sendo um deles o orientador (presidente da banca).

§ 2º. Na falta do orientador, a Coordenação de TCC ficará a cargo de nomear um substituto.

§ 3º. Em caso de co-orientador, este deverá fazer parte da banca avaliadora que terá quatro membros.

Art. 8° Toda alteração, quer seja de orientador e/ou Projeto e/ou Tema, deverá ser solicitada com um prazo de, no mínimo, três meses de antecedência em relação à entrega do trabalho (as três primeiras vias). Qualquer alteração deverá ser aprovada pelo orientador e/ou Coordenação de TCC.

III. DA APRESENTAÇÃO

Art. 9° O prazo para a entrega das 03 (três) vias do TCC e do protocolo de Entrega de Trabalho de Conclusão de Curso, expira 15 dias antes da data da defesa.

Art. 10. O aluno apresentará o trabalho em 03 (três) vias impressas e encadernadas devidamente assinadas por ele, pelo orientador, e quando for o caso pelo supervisor (trabalhos oriundos de estágios) e/ou co-orientador, que será avaliado e corrigido pela banca e devolvido. O orientador e o aluno discutirão as correções e o aluno, sob a supervisão do orientador, fará as modificações necessárias no TCC. Após as correções, o aluno deverá entregar na secretaria o TCC em formato PDF gravado em CD/DVD

(4)

juntamente com o documento de Encaminhamento da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso.

§ 1º As normas para apresentação do TCC encontram-se no GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DOCUMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA da Faculdade União de Campo (UNICAMPO), disponível eletronicamente na página eletrônica da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO) na Biblioteca.

§ 2º Caso o aluno não cumpra o prazo, este estará automaticamente reprovado na disciplina TCC 2.

IV. DA COMISSÃO AVALIADORA

Art. 11. A Comissão Avaliadora será composta pelo orientador, mais dois membros titulares, sendo pelo menos um deles docente da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO) e dois membros suplentes. Todos os membros deverão possuir titulação mínima de especialização ou estar vinculado a um programa de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado.

§ 1º. A Coordenação de TCC do Curso de PSICOLOGIA da Faculdade União de Campo Mourão será escolhida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso e homologada ou não pelo Colegiado do Curso. Após homologação da comissão, a mesma passará a funcionar de imediato.

Art. 12. Até 15 dias antes da defesa o aluno devera encaminhar à Coodenação de TCC, em Formulário de Solicitação para Composição da Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso, assinado pelo orientador, com a sugestão de cinco nomes, sendo pelo menos três docentes da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO).

Art. 13. A designação da Comissão Avaliadora será feita pela Coordenação de TCC do Curso de Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO), tendo como referência a lista nominal encaminhada pelo orientador, conforme formulário próprio disponibilizado pela Comissão de TCC.

V. DA AVALIAÇÃO

Art. 14. As notas serão atribuídas de 00 (zero) a 10 (dez) e serão relativas à disciplina de TCC2.

Art. 15. O TCC será aprovado, se obtiver média igual ou superior a 07 (sete), a partir das notas atribuídas pelos membros efetivos da Comissão Avaliadora.

(5)

Art. 16. A nota a ser atribuída pelos membros da banca será a média referente às notas lançadas por cada membro, utilizando o Formulário de Avaliação.

Art. 17. As regras de apresentação e aprovação constam-se no Comunicado aos Componentes da Banca.

VI. DOS CASOS OMISSOS

Parágrafo Único. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de TCC e posteriormente homologados pela Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO).

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa contribuiu para o avanço do conhecimento empírico sobre monitoramento e avaliação de programas governamentais de Pesquisa e

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades

Assim, tanto para o Etanol, como para os compostos BTEX as áreas prioritárias para sua localização foram a seção superior da região da fonte, em primeiro lugar, apresentando

Como se pode observar nas Figuras 5.37 e 5.40, a influência da condutividade hidráulica em cenários com recarga (análise de sensibilidade 3) apresentou a mesma tendência nos

Através do acompanhamento do traçador íon brometo pelo período de 5,5 anos, quantificou-se os parâmetros de fluxo por meio de calibração com o modelo matemático bidimensional

• Realização trimestral de análise de compostos BTEX na água subterrânea dos poços de monitoramento em volta dos tanques, por tratar-se de uma área de alto risco, conforme a ASTM

Os resultados obtidos satisfazem as etapas do Processo de Identificação de Áreas Contaminadas, ou seja: a Definição da Região de Interesse como um raio de 500 m em torno do Terminal

 Somatório das entradas por Grupos / Subgrupos: Quando é cadastrado um produto ou patrimônio na tela de “Arquivos de produtos e patrimônios”, no cadastro é feito a