• Nenhum resultado encontrado

A PósGraduação em Sistema de Bibliotecas Públicas: uma realidade :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A PósGraduação em Sistema de Bibliotecas Públicas: uma realidade :: Brapci ::"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CDU 027.4: 378.046.4

INTRODUÇÃO

JÚLIA VAN DAMME* HELENA MOREIRA CARTAXO**

I , I II

ii

\Ii

Gェセ

211

R. Bibliotecon. Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

Para que se possa introduzir mudanças no aparato físico existente e difundir uma nova imagem das Bibliotecas Públicas enquanto recurso comunitário dinâmico é necessário que se formem profissionais na'o s6 dispostos a redefmir novos procedi-mentos, como também a sensibilizar os poderes públicos para que percebam a ne-cessidade de aportes de recursos para programas dessa natureza.

Uma segunda função seria a integração comunitária,pois funcionando como ele-mento aglutinador de instituições educacionais e culturais tem como clientela toda a comunidade independente de faixa etária, renda, ou status social.Asinstalações físicas disponíveis constituem mais um ponto de irradiação para os programas edu-cacionais, artísticos e culturais.

Bibliotecas Públicas - uma nova concepção

o

presente artigo enfocará, como veremos adiante, os diversos aspectos dessa área de concentração, a saber: a justificativa para a sua instalação no Nordeste do País; a sua estrutura curricular; as linhas de pesquisa, as condições de ingresso, os convê-nios para o cumprimento de seus objetivos; e o seu corpo docente.

Para que se possa posicionar convenientemente um curso de mestrado em Sistemas de Bibliotecas Públicas é necessário situar as próprias Bibliotecas Públicas dentro de uma conceituação dinâmica de elemento catalizador na comunidade.

JUSTlF ICATIVA

e

importante, com efeito, que se perceba esse tipo de sistema como suporte edu-cacional básico na formação de hábitos de leitura e como reforço aos programas de educação formal e informal. Concebidas enquanto equipamento social as Bi-bliotecas Públicas desempenham um elenco de funções significativas na comuni-dade.

A primeira delas, já acima referida, seria uma função eminentemente cultural no sentido de transmitir valores e formar atitudes nos adultos e crianças.

A terceira função, organizacional,seria atingida em termos de constituição de sis-temas ou redes nas quais estariam englobadas bibliotecas estaduais e municipais.

Tradicionalmente, a Biblioteca Pública tem sido reduzida a uma concepção imo-bilistica em que apenas se considera o prédio e as instalações como fins em si mes-mos. Numa concepção mais moderna e dinâmica, tem·se procurado fazer com que as Bibliotecas Públicas se voltem para fora, absorvam as demandas da comunidade e se estruturem em termos dessas demandas.

R. Bibliotecon. Brasflia 7 (2) jul./dez. 1979

210 _

• Coordenadora do Curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFPh.

'" '" Coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Serviço Público da UFPb (PRÜDESP)

A POS-GRADUAÇAO EM SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POBLlCAS: UMA REALIDADE

A área de concentração em Sistemas de Bibiotecas Públicas, a primeira do Curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFPb a entrar em funcionamento, teve o seU projeto de implantação analisado e aprovado pelo Grupo Técnico de Coordenaçã'O (GTC) do Consellio Nacional de Pós-Graduação, em reunião de 5 de setembro de

1978.

Ü Curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFPb, com área de concentração em Sistemas de Bibliotecas Públicas: a justificativa para a sua implantação no Nordeste do País, seus objetivos, linhas de pesquisa, estrutura curricular, corpo docente, condições de ingresso e convênios de co-operação técnico-científica.

No dia 5 de abril de 1978, através da Resoluçãonq 67/78-R/GR, o mesmo

Conse-llio aprovava a mudança da denominação do Curso para "Curso de Mestrado em Biblioteconomia", com área de concentraça'o em "Sistemas de Bibliotecas Públi-cas". Tal mudança visava possibilitar a abertura de novas áreas de concentração, as quais viriam atender as demandas que poderiam surgir em decorrência do desen-volvimento sócio-econômico da Região Nordestina.

No dia 30 de dezembro de 1977, através da Resoluça'onq 203/77, o Consellio Uni·

(2)

Bibliotecas Públicas no Brasil - aspectos tisicos e profissionais

A graduação na área de Biblioteconornia no país (29 cursos), ainda que tenha se expandido quantitativamente, revela problemas quanto ao acompanhamento do Esta circularidade nã'o pode ser quebrada apenas com aumento na alocação de recursos. Épreciso, concomitantemente formar recursos humanos numa ftlosofia e procedimentos modernizadores de planejamento e gerência.

\セ

'Ir \11

I

セQS

Áreas de concentração:

R. Bibliotecon. Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

Esta orientação quanto ao conteúdo e objeto dos cursos de mestrado já existentes funciona como reforço às justificativas do mestrado em Sistemas de Bibliotecas Públicas que, nesse contexto, aparece como uma oportunidade de diferenciação em termos de especialização podendo ainda abrir o leque de alternativaS para a ca-pacitação de docentes, segundo a principal diretriz do PNPG, qual seja a de "for-mar professores para o magistério universitário, a fim de atender a expansão quan-titativa deste ensino e a elevação da sua qualidade".

a) Mestrado em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro da Informaçã'o Cien-tífica e Tecnológica, Rio de Janeiro.

Basicamente, a estratégia de pós-graduação em Biblioteconomia tem estado volta-da ao atendimento volta-da demanvolta-da de especialistas na área de elaboração e tratamento da informação. Assim foram criados quatro cursos de mestrado dirigidos, sobretu-do, para essa área, destacando-se especificamente o de Metodologia do Ensino em Biblioteconomia.

Do ponto de vista geográfico, os 4 (quatro) mestrados em Biblioteconomia, em funcionamento, estão localizados respectivamente em Campinas (SP), Rio de Ja-neiro, Belo Horizonte e Brasília, e esta"o assim distribuídos segundo suas caracte-rísticas principais:

o

Plano Nacional de Pós-Graduação procurou incentivar nos últimos anos, a cria-ção de cursos de pós-graduacria-ção na área de Biblioteconomia buscando a melhoria de qualificação dos recursos humanos em condição de cumprir, a médio prazo, os objetivos de formação autônoma de grupos e núcleos capacitados a preencher se-tores deficientes em docência e pesquisa.

A ênfase atribuída pelo Plano Nacional de Pós-Graduação às atividades de pesqui-sas voltadas para a realidade toma necessário que, ao nível operacional, as ativida-des de organização e estruturação da informação sejam suficientemente fortale-cidas. Esse aspecto supõe que o docente precisa nll:o só de consolidar sua forma-ção específica mas também estar receptivo à incorporação de nova mentalidade científico-educacional que as universidades com apoio do MEC têm procurado difundir.

ritmo de transformações qualitativas pelo qual vêm passando as universidades bra-sileiras nos últimos anos, em maior ou menor grau.

R. Bibliotecon. Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

212

Em termos de absorção do profissional em biblioteconomia, as Bibliotecas Públi-cas se encontram em condições comparativas desfavoráveis pelos baixos salários que oferecem. Esse aspecto vem agravar mais ainda o círculo vicioso em que se en-contram.

o

Plano Nacional de Pós-Graduação (pNPG) ao enfatizar seus aspectos formadores "a fim de atenderà expans!o quantitativa do ensino e a elevação de sua qualida-de", destaca também como objetivo fundamental a transformaçll:o "das universi-dades em verdadeiros centros de ativiuniversi-dades criativas permanentes".

A grande constatação é que as Bibliotecas Públicas na concepção anteriormente desenvolvida, não existem no Brasil. A melhor aproximaçã'o é oferecida pelas redes de bibliotecas organizadas pelos SESC e SESI que no cômputo geral são pouco sig-nificativas. A precariedade de recursos fmanceiros e humanos é, em grande parte, responsável pela situação, o que gera o baixo desempenho que por sua vez produz uma imagem negativa dos serviços, que não chega a sensibilizar os órgãos a que es-tão vinculadas as Bibliotecas Públicas.

o

aperfeiçoamento de docentes e profissionais na área de bibliotecas públicas esta-ria voltado para não só difundir, a nível de ensino, uma concepçã'o desse impor-tante recurso comunitário, como também para capacitar recursos humanos em condiçCles de dinamizar a capacidade instalada existente e/ou planejar novos siste-mas para os quais seja possível atrair recursos fmanceiros e conseqüente envolvi-mentodeórgãos governamentais.

A P6s-Graduação em Biblioteconomia

(3)

Áreas de concentração: Área de concentração:

Áreas de concentração:

,,

215 REGiÕES

MESTRADO

Norte Nordeste C.Oeste C.Sul

Administração 7 43 I 7

Psicologia 36 -

--Educação I 18 I

Letras - - 54 I

---Engenharia Civil - 54 -

-Engenharia Elétrica - 27 -

---Eng. de Sistemas -- 21 --

-TOTAL 8 253 3 7

TABELA I

ALUNOS DOS CURSOS DE MESTRADO DA UFPb SEGUNDO Aprocedセncia

Fonte: Secretaria de Cursos de Mestrado da UFPb. - 1977.

Uma amostra da participação dos Estados do Norte e Nordeste nos cursos de mes-trado atualmente em realização na UFPb revela que tem sido altamente significa-tiva como se pode notar na Tabela 1 seguinte.

R. Bibliotecon. Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

Fonte: SecretaIia de Cursos de MestradodaUFPb - 1977.

A demanda regional fica ainda mais caracterizada se forem consideradas as seguin-tes informações:

b) o total de cursos de Biblioteconomia em funcionamento nas regiões Norte e Nordeste: 7 (sete)

a) número de profissionais em Biblioteconomia das regiões Norte e Nordeste (Ta-bela 2).

R. Bibliotecon. Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

214

Como se pode observar, as Escolas e Cursos de Biblioteconomia do Nordeste que enfrentam maiores problemas quanto à disponibilidade de recursos hwnanos qua-lificados, se não utilizam a capacidade instalada na área de pós-graduação é por-que, possivelmente, para estas escolas difícil se torna deslocar docentes para esses

cursos.

_ Planejamento, Organização e Administraçli'o de Sistemas de Informaçli'o

segundo informações obtidas diretamente, há 5 (cinco) alunos do Nordeste fre-qüentando os cursos de mestrado em Biblioteconomia.

Estes mestrados atendem basicamente a uma demanda dos Estados do Sul e Cen-tro-Oeste, sendo inexpressiva a participação do Nordeste quantoà origem do

alu-nado.

d) Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informaçli'o da Universidade de

Bra-sília.

_ Recursos e Técnicas de Documentaçli'o e Informaçli'o Científica. - Biblioteca e Informação especializada

- Biblioteca e Educação

c) Mestrado em Administração de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

_ Metodologia do Ensino em Biblioteconomia

b) Mestrado em Metodologia do Ensino em Biblioteconomia da Pontifícia Univer-sidade Católica de Campinas, São Paulo.

- Transferência de Informação

(4)

TABELA 3

OBJETIVOS DO CURSO

DISTRIBUIÇÃO DO PESSOAL DOCENTE - 1975/1977

'I

21Q c) o papel da Biblioteca Pública na valorizaçãó e preservaçlfo da cultural local;

d) o papel da Biblioteca Pública na comunidade; a) o tipo e nível do usuário e seus interesses específicos;

e) a seleção de material bibliográfico para o público adulto e infanto-juvenil.

a) formação das coleções

d) automação em bibliotecas

b) utilização do material bibliográfico

c) custos de informações b) a leitura como lazer;

2. Planejamento e Organização de Sistema de Informação: esta linha de pesquisa visa a introdução de novas tecnologias e materiais em Bibliotecas Públicas Brasi-leiras. Incluem estudos sobre:

ESTRUTURA CURRICULAR

R. Bibliotecan. Bras(lja 7 (2) jul./dez. 1979 2. Disciplinas obrigatórias da área de concentraçã'o

- Sistemas Administrativos (3 créditos)

- Metodologia da Pesquisa (3 créditos) 1. Disciplinas obrigatórias básicas

As disciplinas que compõe o currículo do Curso de Mestrado em Biblioteconomia

esta'o distribuídas, segundo seu caráter e conteúdo em: •

3. Disciplinas eletivas do domínio conexo

Disciplinas Obrigatórias Básicas - são consideradas como instrumento de análise

e elaboração, direcionadas para habilitaçlfo em atividades de pesquisa, docência e concepçlt'o organizacional. São elas:

R. Bibfioteo8l'l. BratAia 7 (2) jul./dez. 1971

Professores Grupo

Colaborador Visitante Total

Anos Magistério

1975 866 - -

-

866

1976 1.006 191 23 1.220

1977 1.013 460 49 1.552

218

1. Hábitos de Leitura: esta linha de pesquisa envolverá estudo sobre os parâmetroS relevantes que determinam:

LINHAS DE PESQUISA

Foram adotadas duas linhas básicas de pesquisa no Curso de Mestrado em Biblia-teconomia:

a) formar docentes que atendam quantitativa e qualitativamente à expansão e me-lhoria do ensino de Biblioteconomia;

b) formar especialistas de alto nível para desenvolver atividades de pesquisa, plane-jar egerirSistemas de Bibliotecas Públicas.

O Curso de Mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, com área de concentraçlto em Sistemas de Bibliotecas Públicas, tem como

objeti-vos:

Fonte: PROPLAN/UFPb - Em 31/08/1977

(5)

- Estudo do Usuário

- Filosofia da Biblioteconomia

\, ,ii

11

I

NLセ

221

Li

セセ _セセ セL セj |セ

..

,I

t3

A

[Jl[jL!C:' ャセセZ[a

Estudos Avançados em Biblioteconomia

R. Bibliotecon. Brasl1ia 7 (2) jul./dez. 1979

- Administração de Arquivos

EMENDAS DAS DISCIPLINAS

1. Disciplinas Obrigatbrias Básicas

Metodologia do Ensino Superior (3créditos) Teorias de ensino e estratégias

ins-trucionais. Programação de sistemas de instrução individualizada: estratégias, pes-quisa e treinamento. Programação de sistemas de instrução e socializada: estraté-gia, pesquisa e treinamento. Ensino de comunicação de massa. Instrução institu-cional: treinamento funcional e educação permanente.

Sistemas Administrativos(3 créditos) - Principais fundamentos da teoria das

or-ganizações. A organização e o conceito de sistema. Tipos de sistemas organizacio-nais. Princípios gerais de gerência de sistemas. Estratégias de decisão segundo mo-delos administrativos.

2. Disciplinas Obrigatbrias da Área de Concentração

Estudos de Problemas Brasileiros (2 créditos) -- Planejamento do desenvolvimento

nacional. Problemas políticos, econômicos e sociais da educação e seus reflexos na biblioteca como instituição integrante do sistema educacional. •

Metodologia da Pesquisa (3créditos)- O conhecimento científico. O método da

ciência, tipos de pesquisa. A pesquisa aplicada em Biblioteconomia. Projetos de Pesquisa. Elaboração, implantação e análise. Instrumentos de medida. Trabalho de campo: elaboração de projetos de pesquisa na área de Biblioteconomia.

Serviços ao Público (3 créditos) - Definição do campo de serviços ao público. A

co\eção e o processo de referência. Circulação. Organização administrativa de um serviço ao público. A integração da biblioteca na comunidade. Determinação das necessidades dos usuários, individualmente e em grupo. A entrevista de referência dentro do contexto da comunicação. Relações interpessoais.

Planejamento e Gerência de Bihliotecas Públicas (4 créditos) Planejamento,

or-ganização e controle de sistemas de Bibliotecas. Bibliotecas isoladas e em redes. Administração dos diferentes serviços bibliotecários. Bases legais e fmanceiras. Centralização e descentralização.

R. Bibliotecon. Brasma 220

- Serviços Especiais

- Multimeios em Bibliotecas Públicas

_ Prograrnaça'o de Computadores para Material Bibliográfico - A Biblioteca Pública e Cultural Local

- Bibliotecas Escolares e Infanto-Juvenis

- Recuperaça'o da Infonnaça'o

_ Desenvolvimento do Acervo Infonnacional (3 créditos)

- Documentos Oficiais e Referência Legislativa - literatura Infanto-Juvenil.

_ Bibliotecas Públicas a nível Internacional

_ Projeto de Construça'o e Instalação de Bibliotecas Públicas

_ Planejarnento e Gerência de Sistemas de Bibliotecas Públicas (4 créditos)

- Serviços ao Público (3 créditos)

Disciplinas Eletivas do Dominio Conexo (2 créditos, cada) - têm um caráter

elIÚ-nentemente complementarà fonnação geral e específica: - Metodologia do Ensino Superior (3 créditos)

- Estudos de Problemas Brasileiros (2 créditos)

Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração - estão voltadas para conheci·

(6)

3. Disciplinas Eletivas do Domfnio Conexo

Bibliotecas Públicas a Nível Internacional (2 créditos) - Visã'o internacional e

comparativa. Tendências e tradições de vários países. A influência do meio sócio-cultural na Biblioteca. Estudos internacionais na Biblioteconornia.

I

223 R. Biblioteeon. Bmma 7 (2)jul./dez. 1979

Serviços Especiais (2 créditos) - Organizaçlfo e características de selViços especiais

e de extensão (cegos, hospitalizados, penitenciários, crianças excepcionais, etc.). Bibliotecas ambulantes e caixas-bibliotecas.

Projeto de Constroção e Instalação de Bibliotecas Públicas(2créditos) -

Localiza-ç!o da Biblioteca. Elaboração de programas para o planejamento de edifícios de bibliotecas centrais e setoriais. Flexibilidade, departamentalizaç!o e fluxo de uti-lização. Arquiteto e bibliotecário. Equipamento interno da biblioteca. Considera-ções especiais para países tropicais.

Administração de Arquivos (;: créditos) - O arquivo público e seu relacionamento

com a Biblioteca Pública. Coleçoes de documentos históricos em bibliotecas esta-duais e municipais. O trabalho do arquivista e a preselVação de documentos.

Estudos A vançados em Biblioteconomia (2 créditos) - Seminários ou estudo

indi-vidual sobre tópicos especiais, dirigidos por professores nacionais e estrangeiros de acordo com as necessidades e possibilidades do Curso.

Programação de (ómputadores para Matenal BibllOgrlÍjico 12 créditos)

Introdu-ção àprogramação de computador. especialmente elaborada para bibliotecários. com ênfase em dados alfanuméricos Manipulaçlfo de dados bibliográficos, recupe-ração e apresentaçlfo.

Para a obtençlfo do grau de Mestre. o aluno deverá completar pelo menos 33 (trin-ta e três) créditos nas disciplinas do currículo do Curso, distribuídos conforme o gráfico 1. a seguir. além da apresentação dadissertação.

Recuperação de lnfonnação 12 créditos} Técnicas modernas de controle

bibliográ-fico e recuperaçlfo de informaçlfo que têm importância para a Biblioteca Pública e nela serem utilizadas. Incluem-se indexaç!o, banco de dados, classificação e cata-logaçlfo avançadas.

DISTRIBUIÇAo DE CReDITaS

Documentos Oficiais e Referência Legislativa (;: créditos)- Publicações especiais

dentro do quadro brasileiro de editoraçlfo. Fontes de informação, aquisiçlfo, con-trole e organização na biblioteca. Referência legislativa na Biblioteca Estadual e outras Bibliotecas. Recuperação de informação legislativa.

Publicações Periódicas (;: créditos) Papel do periódico na Biblioteca Pública.

História e importância da imprensa periódica. Seleção. controle e motivaçlfo no uso de periódicos.

R. Bibliotecan. Brasília 7 (2)jul./dez. 1979

222 _

Literatura Infanto-Juvenil (2 créditos) - História e estudo atual da literatura

in-fanto-juvenil no Brasil. Os grandes autores. O papel do ilustrador. Problemas de produção e mercado do livro infanto-juvenil, no Brasil e no exterior. Princípios de metodologia da comunicaçã'o e expressã'o.

Filosofia da Biblioteconomia (2 créditos) - Evoluçlio do conceito de Bibliotecas

Públicas: princípios e sua fIlosofia básica. O conceito de selViçoàcomunidade. Biblioteca Pública COmo uma catálise no contexto da cultura. A Biblioteca e o de-senvolvimento sócio-cultural de um país.

Bibliotecas Escolares e Infanto-Juvenis (2 créditos) - Características especiais de

serviços para crianças e adolescentes. Psicologia infantil. Atividades artísticas e recursos audio-visuais no trabalho com crianças. Necessidades especiais do adoles-cente. Princípios de seleçlfo de material bibliográfico.

Automação em Bibliotecas Públicas (2 créditos) - Utilizaçlfo de computadores

para selViços de bibliotecas. Experiências no exterior e no Brasil. Formatos biblio-gráficos, entrada de dados, arquivos, tipos de saídas. Projetos cooperativos e inter-nacionais de automaçlfo.

Multimeios na Biblioteca Pública (2 créditos) - Caracterizaçlfo do equipamento

e do ュ。セ・イゥ。ャN Seleç!o, aquisição, armazenagem e utilização. Produçã:o de material na própria biblioteca. Integração de coleçoes.

A Biblioteca Pública e Cultura Local (2 créditos) - Papel da Biblioteca Pública na

preselVação, valorização e disseminaçlfo da cultura local. História local. Folclore. Arte, história oral e coleções de documentos.

Estudo do Usuário (2 créditos) - Estudo do usuário e nlio usuário dentro do

con-texto de sua comunidade. Investigações formais e informais. Montagem e análise de projetos de pesquisa formal. Perfis de usuários.

Desenvolvimento do Acervo Infonnacional (3 créditos) - Canais de comunicaçã"o,

(7)

GRÁFICO1

TOTAL DE CIlliDITOS

A carência de professores para o ensino de Pós-Graduação na área de Bibliotecono-mia deve-se ao caráter bastante recente das iniciativas de criação e implantaçã'O desses Cursos. ,

....

__

.

225 UFPb UFPb UFPb • UFPb UFPb UFPb UFPb UFPb UFPb UFPb UFPb UFMG UFF Rutgers (USA) Michigan (USA) INSTITUIÇÃO DE ORIGEM TITULO Doutor L.Docente Doutor Doutor L.Docente Doutorando Doutorando Mestre Mestre Doutor Mestre Doutorando L. Docente Doutorando Doutor NOME DO PROFESSOR

1. Maria AntonietaA.Cunha 2.mセ das Neves N.T. Cavalcanti

1.Esther Dyer 4. Victor Rosenberg 1.Afrânio de Aragão 2. Anna da Soledade Vieira 3.Cavan McCarthy

4.David Weismiller

5. Eratóstenes E. R. de Araújo 6. Laurence Hallewell

7. Manuel Viana Corrêa 8.Marco Aurélio Filgueiras 9.Maria das Graças deL.Melo 10. Maria Yeda Filgueiras 11. Roberto Jarry Richardson

R. Bibliotec... Brasília 7 (2) jul./dez. 1979

A orientação de dissertações dos alunos é atribuição restrita aos docentes portado-res do título de Doutor.

TABELA4

DOCENTES PARTICIPANTES DO CURSO DE MESTRADO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA1BA A seleção de docentes para o Curso tem obedecido aos seguintes critérios:

A consulta à Tabela4proporcionará uma visão quantitativa e qualitativa dos do-centes que participam do Curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFPb. a) devem possuir o grau de Mestre, no mínimo;

Desse contingente 73%pertencem ao quadro da Universidade Federal da Paralba e27%são professores visitantes.

a) devem ter experiência de ensino em nível superior. Aos professores estrangeiros é exigido ainda que falem o Português ou Espanhol e possuam alguma experiência em países em via de desenvolvimento.

DISCIPLINAS ELETIVAS DO

DO-MINIO CONEXO (12) T I I I

R. Bibliotecan. Bras(Jia 7 (2) jul./dez. 1979

I

MMMMセ

DISSERTAÇÃO

セMMM

T

I I I DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (21)

Para enfrentar tal dificuldade o Curso de Mestrado em Biblioteconomia da Univer-sidade Federal da Paraíba tem procurado manter amplo relacionamento interde-partamental e interinstitucional.

CORPO DOCENTE

I

1

BÁSICAS

ÁREADECON-(11) CENTRAÇÃO

(10)

A cada disciplina será atribuído um número de créditos equivalenteà carga horá-ria, computando-se um crédito para cada 15 horas/aulas ou 30 horas de trabalho prático.

(8)

convセnios DE COOPERAÇÃO TI:NICO-eIENTfFICA

b) histórico escolar do curso de graduação;

c) Curriculum Vitae devidamente comprovado;

227 - Seleção de candidatos: Iセ quinzena de dezembro.

R. Bibliotecan. Bras{lia 7 (2) jul./dez. 1979

O não comparecimento do candidato às provas escritas e entrevista implicará em sua eliminação do processo seletivo.

Número de vagas: A partir de 1979, o número de vagas será fixado em 1Õ(dez) alunos, anualmente.

_ Divulgação do Curso: a partir de setembro, serão feita ampla divulgaçlro através de órgãos de imprensa, escolas e cursos de Biblioteconomia e órgãos de classe.

Calendãrio de atividades:Anualmente, as seguintes atividades serão desenvolvidas

pela Coordenação do Curso de Mestrado em Biblioteconomia, com vistas ao in-gresso de novos alunos:

- Inscrição: até 30 de novembro.

f) declaração da empresa ou órgão público indicando o candidato (se for o caso);

A prova escrita visa não só a seleçlro assim como a verificação do nível de conheci· mentos do candidato para a devida orientação nos estudos.

e) declaração da mstituição de ensirto superior de origem, atestando a inclusão do candidato no Programa Institucional de Capacitação de Docentes (PICD);

h) preenchimento do formulário de inscrição a ser fornecido pela Secretaria do Curso;

c) prova escrita de Estatística Descritiva e Língua Inglesa (irtterpretaçlro de texto, em inglês, da área de Biblioteconomia).

g) prova de estar em dia com suas obrigações militares e eleitorais;

i)2 (duas) fotografias 3x4.

b) entrevista;

a) exame de curriculum;

Seleção:A seleção será feita mediante:

R. Bibliotecan. Brasma 7 (2) jul./dez. 1979

226 _

Para garantir pesquisas ao Curso de Mestrado em Biblioteconomia, novas propos-tas estão sendo desenvolvidas com vispropos-tas ao fmanciamento da CAPES e da FINEP.

d) 2 (duas) cartas de referência de professores da instituição onde se graduou ou daquela de onde procede, se o candidato não pertence ao corpo docente da UFPb; CONDIÇOES DE INGRESSO

Inscrição:O Curso é aberto aos portadores de graduação em Biblioteconomia ou

áreas afms.

a) cópia autenticada do diploma de graduação;

Para irtscrição no curso, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Ambos os convênios serão operacionalizados pelos alunos e professores do Curso de Mestrado em Biblioteconomia. O primeiro, com o INL, visa o desenvolvimento de pesquisa sobre a situação atual das Bibliotecas Públicas no Estado da Paralba: suas características operacionais, organizacionais e fmanceiras; o perfIl do usuário e suas necessidades de irtformação. O convênio com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba visa o planejamento do Sistema Estadual de Biblio-tecas.

Desta forma, ao lado da criação de uma irtfra-estrutura de pesquisa em Biblioteco-nomia, espera-se que esses convênios venham a fornecer o apoio informacional às irtstituições promotoras do desenvolvimento sócio-econômico-cultural da Região e a irtdicação de soluções factíveis aos problemas nordestinos na área da educação e irtformação.

(9)

ABSTRACT

ca oferta de especialistas com grau de Doutor fará com que estes sejam rapidamen-te absorvidos por novos cursos de Pós-Graduação que surgem no País ou por ou-tras instituições de pesquisa.

'i'i

229 R. Bibliotecon. Brasma 7 (2) jul./dez. 1979

Describes the Post-Graduate course on Librarianship of the Federal University of Paraíba which is oriented to train proflSionals of high levei to plan, organize and teach Public Library systems. The article gives details of its main objectives, re-search-oriented programs, curriculurn, faculty and conditions for adrnission.

It examines reasons for the organization of this Post-Graduate course in the

Nor-theast of Brazil and refers to other Brazilian Post-Graduate courses on Librarian-ship and Information Science.

Desta forma, o Curso procurará manter convênio de cooperação técnico-científica com as diversas instituições (nacionais e estrangeiras) tanto para assegurar perma-nente pesquisa corno para manter amplo intercâmbio de professores e material bi-bliográfico. Não foge a esta perspectiva o convênio para pesquisa conjunta entre instituições mantenedoras de Cursos de Pós-Graduação em Biblioteconomia.

A tornada de consciência profissional e científica, ou seja, a intemalização dos ob· jetivos fundamentais do Curso de Mestrado em Biblioteconornia, cremos ser pos-sível se os seus alunos forem desde jã participando da elevação social e econôrnica da Região.

Assim, ao lado do aprofundamento teórico dos problemas biblioteconôrnicos são lhes dadas oportunidades de realizarem pesquisas interdisciplinares (convênio com o INL) para que, vivenciando os problemas "in loco" e determinando ou decidin· do prioridades, venham a encontrar soluções adequadas para cada realidade (con· vênio com a Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Paraíba para implan-tação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas).

Nesse contexto educacional, o Curso de Mestrado em Biblioteconomia da Univer· sidade Federal da Paraíba visa não somente a promoção individual de seus alunos corno também espera-se que esses indivíduos venham a se tomar os agentes do desenvolvimento sócio-econômico da comunidade.

O Curso de Mestrado em Biblioteconomia da UFPb, mesmo com o apoio que ve· nha a receber dos órgãos fmanciadores, está consciente de que dificilmente alcan-çará a auto-suficiência em termos de reforços didáticos (docentes e material biblio-gráfico). Isto porque, a aquisição de todas as informações disponíveis e necessárias à pesquisa é praticamente impossível em virtude de sua alta e rápida proliferação. Quanto aos docentes, não se pode garantir a sua permanência, urna vez que, a

pou-(1)SABOR, Josefa. Métodos de ensénanza delabibliotecologia. Paris, UNESCO. 1968. p.17.

Josefa Ssabor (1),ao fazer considerações sobre o valor humano da educação, diz:

"a educação não é apenas um meio de aperfeiçoamento individual e de enriqueci. mento espiritual e cultural mas também, um formidável instrumento de desenvol· vimento social e econômico". A autora ressalta ainda que o reconhecimento desse valor deve ser assumido através da responsabilidade científica e profissional que isto implica.

228 R. Bibliotecon. Brasnia 7 (2) jul./dez. 1919

- Divulgação dos resultados:Rセ quinzena de dezembro

- Início das aulas: 1a quinzena de março

CONCLUSÃO

Imagem

GRÁFICO 1

Referências

Documentos relacionados

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

Considerando-se que o trabalho de Coordenação Pedagógica revela complexidades pró- prias que, num contexto prático, posiciona o profissional perante a validação de registros de

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao