• Nenhum resultado encontrado

VOCÊ TEM O HÁBITO DE POUPAR DINHEIRO?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VOCÊ TEM O HÁBITO DE POUPAR DINHEIRO?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LIDAR COM O ORÇAMENTO DOMÉSTICO É UM DESAFIO PARA MUITA GENTE. PARA DAR INÍCIO À JORNADA DE INVESTIDOR É CRUCIAL QUE O CONSUMIDOR TENHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ECONOMIZAR PARA GUARDAR

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

VOCÊ TEM O HÁBITO DE

POUPAR DINHEIRO?

#03

VOCÊ TEM O HÁBITO DE

POUPAR DINHEIRO?

(2)

2

VOCÊ GASTA

O QUE GANHA?

OS DESAFIOS DE TORNAR O HÁBITO DE POUPAR UMA CONSTANTE

INDEPENDENTE DE QUANTO SE GANHA

Poupar não é um sacrifício ou missão impossível. É um hábito que se adquire independente de quanto se ganha. Se a pessoa não tiver condições para dispor de muito, valores baixos, como R$ 10, já valem. Se você está começando, o principal não é quanto esse dinheiro vai render ou se preocupar com investimentos.

Pode-se começar mesmo com uma poupança, por exemplo.

O importante é desenvolver o hábito, reforçam os especialistas ouvidos nas páginas a seguir.

Sugerimos dois percursos para fazer sobrar num orçamento mensal apertado: fazer uma análise das contas para verificar o que pode ser cortado, reduzido e esticar essa renda. Além disso, organização é fundamental

em toda relação com dinheiro.

Está desequilibrado? É hora de começar a registrar todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, para compreender seu orçamento familiar e o que pode ou não ser comprometido com itens fora das contas mensais.

E lembrem-se: não é sobre matemática, e sim sobre

confiança e vontade de mudar sua relação com as finanças.

Boa leitura!

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

Acompanhe mais sobre Saúde Financeira no canal especial:

fdr.org.br/saudefi nanceira/

ACOMPANHE A SÉRIE

No segundo caderno Saúde Financeira discutimos como se tornar um investidor de sucesso

No primeiro caderno Saúde Financeira apontamos quais os direitos e deveres do consumidor

FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA - (FDR)

Presidência: JOÃO DUMMAR NETO | Direção Administrativo-Financeira: ANDRÉ AVELINO DE AZEVEDO | Gerência Geral:

MARCOS TARDIN | Gerência Editorial e de Projetos: RAYMUNDO NETTO | Análise de Projetos: EMANUELA FERNANDES SAÚDE FINANCEIRA

Concepção e Coordenação Geral: VALÉRIA XAVIER | Gerente Geral LABETA: GIL DICELLI | Direção de design: RAPHAEL GOES | Edição de texto: PAULA LIMA | Coordenação de Produção: GILVANA MARQUES | Produção: VALÉRIA FREITAS

| Coordenação geral do Caderno: PAULA LIMA | Editora-executiva do Caderno: PAULA LIMA | Editor-adjunto do Caderno: AMANDA ARAÚJO | Projeto gráfi co do Caderno: RAPHAEL GOES | Edição de arte do Caderno: JOÃO MAROPO | Textos: ANA BEATRIZ / BRUNA DAMASCENO / AMANDA ARAÚJO / PAULA LIMA | Gerente de Marketing:

NATERCIA MELO | Analista de marketing: FERNANDO DIEGO | Coordenadora de Criação: RENATA VIANA | Analista de Mídia: VALESKA CRUZ

expediente

PATROCÍNIO REALIZAÇÃO

(3)

BRUNA DAMASCENO

brunadamasceno@opovo.com.br

Q

uantas vezes você já pensou em investir, mas desistiu no meio do caminho porque não sobrou nem um tostão no fim do mês? Com a populariza- ção dos produtos financeiros, muitos querem encarar a jor- nada, porém, pulam as etapas fundamentais para obter su- cesso nas aplicações e acabam tornando o processo frustrante.

O aporte do recurso é a fase final de um investimento. Para que ele se concretize e tenha o retorno desejado, requer o tri- pé: mudança de mentalidade financeira, motivação e o hábi- to de poupar. De acordo com a CFP (planejador financeiro cer- tificado, na sigla em inglês), Vi- viane Ferreira, é crucial que o consumidor tenha consciência da importância de economizar para guardar.

Se a pessoa não tiver con- dições para dispor de muito, valores baixos, como R$ 10, já valem. Neste começo, o prin- cipal não será a rentabilidade e pode-se começar aportando na poupança, por exemplo. O importante é desenvolver o hábito, reforça. A dica é a “se pagar primeiro”.

Isso significa destinar logo o dinheiro do investimento antes arcar com as despesas essen- ciais e outros. Assim, torna-se uma prioridade e não há bre- chas para ceder a consumismo.

Na prática: aplica-se, paga-se as contas indispensáveis e so- mente o que sobrar utiliza-se para outros fins.

Uma metodologia viável em alguns casos é a regra do 50- 30-20. Que, na prática, signifi- ca reservar metade da renda para o primordial, 30% para os gastos variáveis e o restante para investir.

3 FATORES

PARA O SUCESSO NOS INVESTIMENTOS

PARA INVESTIR, É PRECISO POUPAR. MAS, PARA GUARDAR DINHEIRO, DEVE-SE DESMISTIFICAR A FORMA DE LIDAR COM O DINHEIRO PARA DEPOIS TRAÇAR PLANOS QUE AGORA PODERÃO SE TORNAR REALIDADE

3

(4)

4

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

Outro ponto, diz, é que muita gen- te acredita que para ser investidor basta apostar em investimentos de altos riscos, mas começar pela ren- da fixa e ter uma reserva de emer- gência é o verdadeiro pontapé inicial.

Quanto mais cedo isso ocorrer, maior será o tempo para o apren- dizado, mudança de comportamen- to e de reserva acumulada. Mas a qualquer momento essa iniciativa pode ser implantada nas finanças pessoais, independente da idade ou classe social. Somente assim, os sonhos e metas estarão palpáveis no curto, médio e longo prazo. É im- prescindível ter horizonte.

“Quando vamos fazer um bolo e tem bastante farinha e pouco fer- mento, ele não cresce, mas, se eu inverter a quantidade dos ingre- dientes, também não será um bolo bom. Essa analogia mostra que in- vestimento não é apenas o dinheiro, e que a rentabilidade vai ser apenas o fermento crescer”, analisa.

“É fundamental que as pesso- as não achem que vão ficar ricas rapidamente com os rendimentos.

Essa ansiedade pode fazer com que acabem caindo em golpes e perdendo dinheiro. É possível ficar rico, sim, mas com disciplina e pla- nejamento”, alerta.

Mas como poupar quando o sa- lário abarca somente as despesas essenciais? Há dois percursos: fa- zer uma análise das contas para verificar o que pode ser cortado, reduzido e esticar essa renda. Pode parecer difícil conseguir uma fonte extra, mas ele pode começar com o olhar atencioso para dentro de casa, checando o que não é mais utilizado e pode ser vendido. Será um montante não previsto que po- derá ser investido ou pagar uma dívida, por exemplo.

Agora, para manter a amplia- ção dos ganhos, é possível oferecer trabalhos como aulas particulares, passeios com cachorros, vendas de comidas, lembrancinhas de ani-

versário etc. A diretora do Instituto Brasileiro de Executivos de Finan- ças (Ibef-CE) e consultora financei- ra, Darla Lopes, detalha que há três perfis mais comuns. O primeiro é o consumidor que está deficitário. O segundo é aquele que costuma ficar no “zero a zero”. Diferentemente do anterior, não está endividado, mas, também, não consegue fazer o di- nheiro sobrar. O último está numa situação mais confortável e tem uma folga no fim do mês.

São necessárias adequações para cada caso, mas, em todos é ne- cessário enfrentar as finanças e a realidade de forma madura e caute- losa. “Muita gente foge do orçamen- to pessoal. Existe um sofrimento ao encarar a dor de não ter recurso.

O ser humano se afasta dessa dor para maximizar a satisfação ime- diata. Dessa maneira, as pessoas se prejudicam e esse comportamento acaba levando-as a gastar o que não têm”, avalia Darla.

Para evitar isso, o ideal é colocar todas as despesas e renda numa planilha ou em um caderno de ano- tações, por exemplo, para entender as fontes de ganho. Um erro muito comum, explica, é focar nos gastos e não na receita. É básico anotar todos os recursos recebidos para conseguir se planejar para o futuro.

Os gastos essenciais devem ser divididos em fixos e variáveis. Feita a tarefa, tem de analisar o que ali pode ser enxugado. Dispêndios va- riáveis como a conta de luz, água, telefone podem ser diminuídos com organização financeira. Ou- tros poderão ser descartados. Um exercício crucial está no estilo de vida de cada um. Um carro importa- do e apartamento de alto nível, por exemplo. Você pode mesmo manter esse padrão? O que não condiz com sua realidade financeira que você ainda mantém?

“É preciso coragem para enca- rar e compreender quem você é, qual seu contexto econômico e se

É FUNDAMENTAL QUE AS PESSOAS NÃO ACHEM QUE VÃO FICAR RICAS RAPIDAMENTE COM OS RENDIMENTOS.

ESSA ANSIEDADE PODE FAZER COM QUE ACABEM

CAINDO EM GOLPES E PERDENDO

DINHEIRO

PARA SABER MAIS

Siga as planejadoras financeiras no Instagram e acompanhe as dicas diárias.

A @vivianeferreirafinancas compartilha leituras e dicas de como despertar para o dinheiro e ajuda mulheres a traçarem os projetos.

A @darla_lopes também dá dicas e fala sobre consultoria e terapia financeira. No Instagram

@oficinameutesouro, fala como os pais podem adotar a educação financeira infantil.

adequar a ele, claro, trabalhando para que possa usufruir das coi- sas que deseja, mas não vivendo como ainda não tem condições. Não é sobre matemática, e sim sobre confiança e vontade de mudar sua relação com o as finanças”, assina- la, lembrando que é a partir desse movimento que os sonhos e proje- tos poderão ser realizados.

Darla pondera que não se pode pular etapas e utilizar planilhas e aplicativos são meios de colocar o plano em prática, mas fazem parte de um processo muito maior. “Em muitos casos, essa empolgação dura 15 dias. Isso porque quem sal- ta etapas acaba não conseguindo continuar diante do pouco planeja- mento e acaba se frustrando ou de- sistindo”, alerta.

“Tem de melhorar a mentalida- de financeira, entender como fun- cionam seus paradigmas e crenças, como foi programado desde criança para lidar com o dinheiro. O segun- do passo é estar motivado, saber o que quer daqui para frente”, diz.

DICAS

(5)

5

1. ANALISE SUAS

CONDIÇÕES FINANCEIRAS.

Quanto você recebe e quanto você gasta.

Jogue essas informações em um planilha ou caderno, sem temor de enfrentar a realidade. Por mais difícil que seja estar no vermelho, é preciso encarar. Você só sairá desta condição quando tomar essa decisão

2. VEJA O QUE É POSSÍVEL

reduzir dos custos e o que é possível eliminar, mesmo que seja temporariamente

3. AUMENTE SUA RENDA

. Dê aulas, venda coisas em desuso, preste serviços em outros horários, enfim, encontre formas de ampliar sua renda

4. SE ESTIVER

ENDIVIDADO,

utilize a sobra do corte de gastos e renda extra para quitá-la. Se não conseguir agora, guarde esse dinheiro aplicado em algo que possa possibilitar resolver o débito depois

5. POUPE TODOS OS MESES.

Por mais difícil que seja, tire pelo menos R$ 10 para conseguir criar o hábito de poupar

6. BAIXE APLICATIVOS

que possam te auxiliar a gerir e controlar suas contas

7. DEPOIS DE TODAS ESSAS ETAPAS,

inicie seus investimentos, analisando seu perfil de investidor e quanto tempo você pretender realizar o que busca

PASSO A PASSSO

Baixe a planilha grátis para começar a organizar sua vida financeira e faça um teste para saber como está sua situação financeira. No site Saúde Financeira (http://

fdr.org.br/saudefinanceira),

você poderá baixar o material

elaborado por Darla Lopes.

(6)

6

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

POUPANDO COM POUCO

Segundo Kayline Moreira, a principal dica para poupar e não comprometer o orçamento doméstico consiste em poupar com frequência, e não poupar muito, especialmente quando se tem um objetivo a médio ou longo prazo, como a faculdade dos filhos ou uma aposentadoria mais tranquila.

“Em famílias de baixa renda isso é mais delicado, porque também é importante pensar no emocional e nos desejos e sonhos de consumo. Nesse caso, é essencial ter um planejamento organizado para saber o que pode ser substituído por alternativas mais em conta, procurar promoções e ver se há algo que pode ser cortado para poupar um pouco todos mês, nem que seja R$ 10 ou R$ 15 que, no final do ano, podem fazer a diferença. O importante é se comprometer”, ressalta a economista.

As dicas para estimular a “cultura do poupador”

variam de acordo com o tipo de salário recebido. Para mensalistas, o ideal é separar o valor estipulado já ao receber o dinheiro; já quem recebe semanal ou quinzenalmente, deve se comprometer a tirar parte do valor mensal sempre que alguma receita entrar.

“Receber o dinheiro, gastar com o necessário e só depois tirar algum valor para poupar é algo que não funciona”, completa Kayline.

COM CRISE CAUSADA PELO CORONAVÍRUS, SABER COMO LIDAR COM DÍVIDAS E INVESTIR EM EDUCAÇÃO

FINANCEIRA TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE

ANA BEATRIZ CALDAS

beatriz.caldas@opovo.com.br

A

inda que possam pa-

recer o único caminho para realizar sonhos e a salvação em momen- tos de aperto, instrumentos como o cheque especial e o cartão de crédito costumam figurar entre os maiores problemas do orçamento doméstico. Com a crise econômica causada pela Covid-19, eles po- dem ser ainda mais necessários nos lares brasileiros durante os próximos meses – especialmen- te para famílias que tiveram mu- danças no perfil de renda –, mas é preciso sabedoria para começar a poupar e evitar dívidas.

Para a economista Kayline Mo- reira, professora do Centro de Ci- ências da Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor), o perigo do uso desses instrumen- tos consiste na cultura brasileira de “antecipar sonhos”. “Primeiro queremos o prêmio, para só depois

pagar o preço. Em vez de juntar o di- nheiro, preferimos dividir no cartão, e quando você parcela uma compra, está comprometendo a sua renda do futuro. Isso faz com que o cartão vire uma despesa fixa, às vezes até mesmo já considerando os juros al- tíssimos, quando se sabe que não será possível pagar a parcela inteira todo mês”, alerta.

Em momentos difíceis e de in- certeza como agora, a educação financeira se faz ainda mais ne- cessária. E o primeiro passo para transformar sua rotina nesse sen- tido é mais simples do que parece:

registrar todas as receitas e despe- sas, fixas e variáveis, para compre- ender seu orçamento familiar e o que pode ou não ser comprometido com itens fora das contas mensais.

“A dica mais importante vale tanto para pessoas que moram sozinhas como para famílias, pequenas ou grandes: manter uma planilha de gastos e categorizar as despesas para entender o que pode ser corta- do”, explica Kayline.

COMO EQUILIBRAR RECEITAS E DESPESAS?

ORÇAMENTO

DOMÉSTICO:

(7)

7

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

ONDE GUARDAR O DINHEIRO?

COMO EQUILIBRAR O ORÇAMENTO

FAMILIAR

COMPROMETIDO PELA PANDEMIA?

No Brasil, milhares de famílias tiveram uma mudança brusca no perfil de renda durante a pandemia, devido a demissões, redução salarial ou no lucro dos negócios, no caso de empreendedores autônomos. Para Érico Veras Marques, economista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesse momento, é essencial que os familiares que chefiam as finanças conversem com os demais membros da família, para deixar a situação econômica transparente e buscar possíveis ajustes nas despesas.

“Quando há uma queda na renda, é necessário que a família inteira se adeque à nova situação, mapeando despesas fixas e variáveis, obrigatórias e não obrigatórias, e mudando seus hábitos para que os cortes necessários sejam feitos. O coronavírus mexeu com quase todo mundo, e essa é a hora de aprender a cozinhar para cortar gastos, por exemplo, ou ver se é possível substituir a academia por uma mais barata ou atividades ao ar livre”, pontua.

No caso de famílias que estão sem renda no momento, os membros também podem mapear habilidades para gerar renda juntos: observar se há alguém com talento na cozinha, que possa dar aulas ou fazer mimos para festas. “Em situações mais precárias, também é importante entender quais são as dívidas prioritárias para quitar no momento e quais podem ser deixadas para uma negociação.

Também é possível mudar o perfil da dívida, como fazer um empréstimo para cobrir o cheque especial ou fatura do cartão, já que estes possuem juros mais altos”, completa Érico.

Conta conjunta, contas de bancos diferentes, poupança: são muitas as possibilidades para manter o orçamento doméstico armazenado, especialmente o que será poupado.

Mas qual a melhor forma de armazenar e fazer o dinheiro render? Para a economista Kayline Moreira, casais devem manter contas separadas e, se desejarem, criar uma conta conjunta apenas para as despesas da casa.

“Essa conta pode ser criada em um banco digital gratuito e cada um pode depositar mensalmente o valor destinado para despesas fixas e variáveis, do aluguel a um jantar fora. É uma opção legal para manter a individualidade, mas ambos precisam honrar os compromissos, sem usar esse dinheiro de forma pessoal”, lembra.

Já para quem quer fazer o dinheiro render, a economista lembra que a poupança, atualmente, não é a melhor opção. Uma sugestão é manter o

dinheiro que será poupado em uma conta diferente da utilizada no dia a dia, de preferência em uma contal digital, que não possuem taxas e rendem melhor.

Segundo o professor Érico Veras, quem busca investir a longo prazo, para o futuro dos filhos ou uma aposentaria mais confortável, também pode buscar alternativas como corretoras de valores, fundos de investimento imobiliário (a partir de R$ 10 ao mês) ou títulos do Tesouro (a partir de R$ 30).

“É possível comprar títulos, ações, fazer um plano de previdência com taxas mais baixas. O importante é, antes disso, conversar com um amigo ou familiar que entenda mais sobre o assunto, buscar cursos online, estudar o básico de matemática financeira;

no momento, há várias casas de

investimento digitais com boas opções, mas para projetos de longo prazo é importante estudar antes, para que os juros ajam a seu favor”.

O CORONAVÍRUS MEXEU COM QUASE TODO MUNDO, E ESSA É A HORA DE APRENDER A COZINHAR PARA CORTAR GASTOS, POR EXEMPLO, OU VER SE É POSSÍVEL SUBSTITUIR A

ACADEMIA POR

UMA MAIS BARATA

OU ATIVIDADES

AO AR LIVRE

(8)

FORTALEZA-CE, SETEMBRO DE 2020

8

QUANDO O DINHEIRO VIRA PROBLEMA

CASAIS

Assim como a traição costuma afetar casais pela quebra de confiança, o dinheiro também pode ser um vilão no relacionamento.

Isso porque, muitas vezes, um membro do casal comete

“infilidelidade financeira”, ou seja, não falar a verdade para o companheiro em relação a ganhos ou despesas.

Segundo Denise Figueiredo, doutora em Psicologia e co-fundadora do Instituto do Casal, é importante que casais – principalmente os que estão começando a vida juntos – mantenham acordos explícitos sobre a relação com as finanças de cada um.

“É preciso estabelecer se tudo será dividido ou se os gastos serão feitos a partir do que cada um ganha, por exemplo. Isso terá muito a ver com a história de cada um, com a relação que os pais deles tinham com o dinheiro, se a pessoa tem mais ou menos patrimônio e também segurança nesse sentido”, comenta.

A infidelidade acontece, portanto, quando esse

combinado não é respeitado e parte dinheiro fica num “caixa 2” ou tem destino diferente do que era proposto. Além de trazer danos ao orçamento doméstico, prejudicando planos familiares, o problema também pode acarretar complicações à relação.

“Quando a gente olha para um casal, a gente não olha para um evento isolado, e sim

5 PERFIS PARA

SEGUIR E APRENDER

Boletinhos – instagram.com/boletinhos Dinheirama – youtube.com/dinheirama Finanças Femininas – youtube.

com/fi nancasfemininas

Graninhax – instagram.com/graninhax Nath Finanças – youtube.

com/nathfi nanças

5 APPS PARA

BAIXAR E POUPAR

Guiabolso

Minhas Economias

Mobills

Organizze Gastos

Toshl Finanças

*Disponíveis para Android e iOS

para um sistema complexo:

um problema financeiro como esse pode ser uma demonstração de insegurança, competição, desigualdade na relação de poder. Ele sempre faz parte de um cenário mais amplo”, ressalta a psicóloga.

É PRECISO

ESTABELECER

SE TUDO SERÁ

DIVIDIDO OU

SE OS GASTOS

SERÃO FEITOS A

PARTIR DO QUE

CADA UM GANHA,

POR EXEMPLO

Referências

Documentos relacionados

•A defasagem vai ser sempre menor que 90 graus (tipicamente em torno de 25 o ), fornecendo torque de partida moderado , para baixa corrente de partida; • Uma chave centrífuga

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...