• Nenhum resultado encontrado

Palavras Chaves: Políticas Públicas; Gênero; Mulheres; Violência; Lei Maria da Penha.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Palavras Chaves: Políticas Públicas; Gênero; Mulheres; Violência; Lei Maria da Penha."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

O impacto da(s) teoria(s) feminista(s) na criação e implementação de políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres: a proposta de alternativas frente

ao estudo comparativo das realidades distintas dos municípios de Marília-SP e Maringá-PR

Camila Rodrigues da Silva1 Anderson de Carvalho Fujikawa2 Resumo: O presente projeto teve como objetivo analisar como as políticas públicas para as mulheres foram implementadas nos âmbitos municipais a partir da descentralização das mesmas da Federação, observando as formas de apropriação e ressignificação das teorias feministas através de um estudo e análise dos municípios de Marília-SP e Maringá-PR, no período de 2006 a 2010. Nosso campo de observação focou, substancialmente, nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, analisando as formas e a capacidade de inserção das teorias feministas em suas formulações. Conseguinte, a partir da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), sua aplicação e competência jurídica no fortalecimento da rede pública de atendimento às mulheres em situação de violência, propusemos a construção de um software e um protocolo de atendimento a serem implantado nas redes de ambas as cidades.

Palavras Chaves: Políticas Públicas; Gênero; Mulheres; Violência; Lei Maria da Penha.

1. Considerações Iniciais

No Brasil, diversos grupos e movimentos de mulheres e/ou feministas foram formados entre o final da década de 1960 e meados da década de 1980. Muitas militantes partilharam das causas feministas engajadas nos movimentos de luta contra a ditadura militar no país (1964-1984), participaram das lutas armadas transgredindo os

1 **Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Marília, mestranda em Ciências Sociais FFC/UNESP, pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero LIEG. E-mail:

camila.rodrigues37@yahoo.com.br

2 Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, mestre em Ciências Sociais FFC/UNESP. E-mail: anderson_fujikawa@yahoo.com

(2)

2 comportamentos designados como próprio das mulheres (SARTI, 2001). As críticas sobre a normatização comportamental imposta pela cultura patriarcal se fortaleceram com a resistência feminina à ditadura; grupos de intelectuais influenciadas pelas teorias feministas européias e estadunidenses levaram esta luta para as universidades, buscando ressignificar conceitos e discutir práticas científicas notoriamente marcadas pela dominação masculina, tornando o campo do conhecimento um aliado potencial às lutas feministas.

Com a intensa formação de movimentos feministas e de mulheres em várias partes do mundo, principalmente na década de 1970, os papéis sociais atribuídos às mulheres e aos homens passaram a ser questionados. Dentro deste debate a utilização do termo

“Homem” para designar a espécie humana foi contraposta ao argumento de que este

“homem universal” não englobava questões específicas da “Mulher”, questões estas até então deixadas de lado ou tomadas por pouca importância. Conseguinte, a própria categoria

“Mulher” sofreu fortes críticas por sua homogeneidade, principalmente nos Estados Unidos, muitas feministas apontaram que o termo no singular privilegiava algumas e não contemplava a diversidade que a categoria constituía (PEDRO, 2005).

Mulheres negras, índias, mestiças, pobres, trabalhadoras, muitas delas feministas, reivindicavam uma "diferença" - dentro da diferença. Ou seja, a categoria "mulher", que constituía uma identidade diferenciada da de "homem", não era suficiente para explicá-las. Elas não consideravam que as reivindicações as incluíam. Não consideravam [...] que o trabalho fora do lar, a carreira, seria uma "libertação". Estas mulheres há muito trabalhavam dentro e fora de do lar. O trabalho fora do lar era para elas, apenas, uma fadiga a mais. Além disso, argumentavam, o trabalho "mal remunerado" que muita mulheres brancas de camadas médias reivindicavam como forma de satisfação pessoal, poderia ser o emprego que faltava para seus filhos, maridos e pais (PEDRO, 2005, p.82).

O termo no plural apresentava-se mais acolhedor as múltiplas diferenças que a categoria compunha, reconhecendo as diversas reivindicações dos distintos segmentos.

Porém, a partir do final da década de 1980 a categoria Gênero apresentou-se mais adequada para explicar as diversas assimetrias existentes entre mulheres e homens em diferentes sociedades e/ou culturas.

(3)

3 As reivindicações femininas ganharam força, no Brasil, com os movimentos da década de 1970 e espaço no poder público a partir da década de 1980. Em 1983 foram criados, em São Paulo e Minas Gerais, os primeiros Conselhos Estaduais da Condição Feminina, visando traçar políticas públicas para as mulheres. Conseguinte, em 1985 foi instaurada, na cidade de São Paulo, a primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), seguida pela rápida implantação de outras DEAMs em outros estados brasileiros (OLIVEIRA; BARROS; SOUZA, 2010). Neste mesmo ano foi decretada e sancionada a Lei nº 7.353/85 que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Durante o período da Assembleia Constituinte (1985 a 1988), movimentos e organizações (regionais e nacionais) articularam-se no objetivo de construir propostas de leis para serem incorporadas na nova constituição. Dentro dessas articulações o CNDM organizou um encontro nacional em Brasília, para o qual se deslocaram centenas de mulheres de todas as regiões do país e na qual, com base nas propostas recebidas anteriormente e discutidas em plenário, foi aprovada a Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes. Em 1988, através do Lobby do Batom, as mulheres brasileiras, tendo à frente diversas feministas e as 26 deputadas federais constituintes, obtiveram significativos avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a todos os brasileiros, perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e assegurando que "homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações" (IBGE, 2010).

A lei de criação do CNDM foi revogada após cinco anos pela Lei nº 8.028/90, que tirou autonomia administrativa e financeira do órgão, submetendo-o ao Ministério da Justiça e, consequentemente, esvaziando-o. Desmantelado pelo Governo de Fernando Collor de Mello, o CNDM foi reativado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 1995, entretanto ainda subordinado ao Ministério da Justiça e novamente esvaziado entre os anos de 1997 e 1998 (SANTOS; PEREIRA, 2008). Já em 2002, pressionado pela articulação nacional de mulheres, o Governo FHC criou a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher, que no ano seguinte, com a posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornou-se a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com status de Ministério, abrigando em sua estrutura o CNDM. A partir desta nova estrutura, o CNDM

(4)

4 passa a ser um espaço de participação e controle social, deixando de possuir poder deliberativo devido à criação da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (OLIVEIRA; BARROS; SOUZA, 2010).

Os espaços de discussão e visibilidade das reivindicações femininas ampliaram-se quantitativa e qualitativamente na última década; a SPM foi criada visando à formulação, coordenação e articulação de políticas que promovam a igualdade entre mulheres e homens (BRASIL, 2004). A SPM, juntamente com os movimentos feministas e de mulheres, obteve uma grande conquista, reflexo de décadas de lutas, a Lei nº 11.340/06, sancionada em 07 de agosto de 2006, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha:

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher;

dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências (BRASIL, 2006).

A Lei tornou-se símbolo não só da luta de Maria da Penha, mas representa a batalha de milhares de mulheres durante décadas, podendo ser considerada a maior conquista dos movimentos feministas no Brasil. A aprovação da Lei estimulou a inserção do tema da violência contra as mulheres no cotidiano da vida política. Os movimentos de mulheres e feministas, tribunais de justiça, defensores públicos, dentre outras instâncias, organizaram congressos e seminários para discutir os propósitos e as inovações da Lei.

Em síntese, pensar a trajetória percorrida pelo movimento feminista brasileiro para a inclusão das mulheres na esfera pública, destaca-se a criação de alguns mecanismos institucionais necessários para a implementação de maior representação e de ação. Os primeiros foram os conselhos de direitos – mecanismos de composição mista, com representações do governo e da sociedade civil, com finalidade de elaborar, fiscalizar e controlar as políticas sociais – e mais tarde, a criação de organismos de políticas para as mulheres nos governos.

(5)

5 A proposta deste projeto compôs, substancialmente, analisar como as políticas públicas para as mulheres foram implementadas nos âmbitos municipais a partir da descentralização das mesmas da federação, observando a apropriação e ressignificação das teorias feministas através de um estudo e análise dos municípios de Marília-SP e Maringá- PR, entre o período de 2006 a 2010.

Nosso campo de observação, na primeira fase do projeto, focou nas Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, analisando as formas e a capacidade de inserção da(s) teoria(s) feminista(s) na sua formulação. Para tanto tomamos a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), a sua aplicação e agilidade nos municípios acima citados, observando a forma plena de sua competência jurídica e no fortalecimento da rede pública de atendimento à mulher em situação de violência.

2. Objetivo

A lei Maria da Penha/2006, enquanto marco legal impulsionou a criação de novas políticas públicas para o enfrentamento da violência contra as mulheres, desde a penalização do agressor, como a criação de serviços de amparo e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Deste modo, nosso objetivo constituiu na análise da sua aplicação jurídica na formulação e fortalecimento da rede pública de atendimento às mulheres em situação de violência, através da criação de um Protocolo de Atendimento e de um Software a serem utilizados pelos serviços componentes desta rede, como forma de auxiliar a humanização e a agilidade no processo de atendimento às vítimas.

3. Metodologia

Nossa proposta de construção do Software e do Protocolo de Atendimento às mulheres vítimas de violência constituiu-se, em primeiro momento, na aplicação destes nos órgãos que segue:

- Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres;

- Centro de Referência e Atendimento às Mulheres;

(6)

6 - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);

- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);

- Casa Abrigo.

Sendo órgãos de acompanhamento, gestão, armazenamento e análise dos dados:

- Secretaria ou Coordenadoria de Políticas para as Mulheres;

- Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília;

- Universidade Estadual de Maringá – Campus Sede.

Os métodos e técnicas utilizados para o desenvolvimento do presente projeto pretenderam captar as práticas e comportamentos dos(as) agentes que atendem as vítimas e/ou formulam políticas ou ações para estas, notando fatos preponderantes para a qualificação, humanização e resolução dos casos. Assim, somente através de uma pesquisa empírica podemos identificar os possíveis entraves no atendimento, utilizando processos etnográficos de observação, entendidos como uma prática interativa entre pesquisador e objeto de pesquisa, com o objetivo de identificar os modos como esses grupos sociais ou pessoas conduzem suas vidas, buscando descrever o significado cotidiano nos quais as pessoas agem.

Além dos métodos de observação participante, utilizamos entrevistas estruturadas, caracterizada pela elaboração de questionários com perguntas previamente formuladas e o uso de pesquisas semiestruturadas, que, segundo Duarte (2002, p. 147) define-se como

“uma técnica de coleta de dados que supõe uma conversação continuada entre informante e pesquisador e que deve ser dirigida por este de acordo com seus objetivos”.

A aplicação de entrevistas qualitativas e quantitativas (questionários e entrevistas) se deu a partir do contato com os grupos representativos dos serviços de atendimento às mulheres, que atuam no enfrentamento, combate e prevenção da violência de gênero. Desde modo, as pesquisas de campo nos auxiliarão no conhecimento e na sistematização das realidades municipais, na questão da violência contra as mulheres, que este projeto se propõe.

4. Considerações Finais

(7)

7 O projeto tinha como produto criar um software e um Protocolo de Atendimento, que seriam implantados nos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência em ambas as cidades. O software poderia ser utilizado de forma online, interligando os atendimentos. O intuito do protocolo era criar procedimentos estruturados que garantissem o fluxo da Rede, tendo como base o modelo de Fluxo de Atendimento da Norma Técnica de Padronização das DEAMs (2010). Porém, não encontramos, em ambas as cidades, condições e parcerias favoráveis à implantação e execução destes produtos. Enfrentamos diversas dificuldades, principalmente em 2012, como de natureza político partidária, conflitos e relações de poder, disputas eleitorais, denúncias, afastamentos de representantes do Executivo e das agentes de instituições locais, parceiras do Projeto, como: a Secretária da Mulher de Maringá e a Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Marília. Essas ausências trouxeram inúmeros problemas, inclusive de entrevistas previamente agendadas, uma vez que as conselheiras, tiveram receio de manifestar-se diante da insegurança de manter seus empregos devido a situação política vivenciada.

Referências Bibliográficas

BRASIL, Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dá outras providências.

BRASIL, Ministério da Justiça. Norma Técnica de Padronização das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres – DEAMs. Edição atualizada, Brasília, 2010.

BRASIL, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, Brasília, 2004.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 115, 2002, p.139-154.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As mulheres fazem História, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/

mulherhistoria.html>. Acesso em: 31 mar. 2011.

(8)

8 OLIVEIRA, G. C.; BARROS, I. & SOUZA, M. H. Trilhas Feministas na Gestão Pública.

Brasília: CFEMEA, 2010.

PEDRO, J. M. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica.

História, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 77-98, 2005.

PROJETO MARIA DA PENHA. A história da Maria da Penha. Disponível em:

<http://www.mariadapenha.org.br/a-lei/a-historia-da-maria-da-penha>. Acesso em: 05 abr.

2011.

SANTOS, E. C.; PEREIRA, V. L. Gênero e poder na longa trajetória pelo reconhecimento dos direitos da Mulher no Brasil. Revista de Direito da Unigranrio, Rio de Janeiro, v. 1, n.

1, 2008.

SARTI, C. A. Feminismo e contexto: lições do caso brasileiro. Cadernos Pagu, Campinas, n. 16, p. 31-48, 2001.

SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Sem dúvida, a criação da Lei 11.340/2006, denominada Lei Maria da Penha, representa um avanço da legislação sobre o enfrentamento da violência de gênero no

A sub-bacia hidrográfica do rio Poxim, que abrange parcialmente seis municípios, três deles inseridos na Região Metropolitana de Aracaju, capital do Estado,

Apresentar: “A Lei 11340/2006 mais conhecida como Lei Maria da Penha aponta para a existência de algumas for- mas de violência contra a mulher, sendo elas Violência de

• A protecção para transporte do equipamento de corte deve sempre estar montada, durante o transporte ou armazenagem da

Também são feitas comparações entre os perfis verticais de temperatura potencial obtidos por radiosondagem e pelo modelo PALM, a fim de validar qualitativamente o desempenho do PALM

Desta maneira, o presente artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do desastre tecnológico de Mariana no desempenho econômico de Minas Gerais e do Espírito Santo,

Montados em uma caixa metálica com chapa e 1,5mm, grau de proteção IP-65 e pintura em epóxi na cor cinza, conforme itens 10 do ANEXO I..

Observa-se como a materialização da proposta de integralidade é uma tarefa desafiadora e que não levou em conta as especificidades do DF. Apesar de possuir boa estrutura