• Nenhum resultado encontrado

21, Junho, 2014 Lição 12 O Rei Ezequias Pag. 1. Lição 12 Sábado, 21 de junho de O Rei Ezequias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "21, Junho, 2014 Lição 12 O Rei Ezequias Pag. 1. Lição 12 Sábado, 21 de junho de O Rei Ezequias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lição 12

Sábado, 21 de junho de 2014.

O Rei Ezequias

“Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que se lhe fez, porque o seu coração se exaltou” 2 Crónicas 32:25.

“O panorama parecia totalmente obscuro; todavia, o rei ainda podia orar Àquele que havia até então sido seu ‘refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia’ (Salmos 46:1).” — Conflict and Courage, p. 240.

Estudo adicional:

Profetas e reis, pp. 340-348 (“Os embaixadores de Babilónia”).

Domingo, 15 de junho

Ano bíblico: Salmos 1-9

1 • O REI EZEQUIAS ORA POR UM MILAGRE

A • O que foi dito do reinado de Ezequias sobre Judá? 2 Reis 18:1-3.

1 E sucedeu que, no terceiro ano de Oseias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. 3 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera David, seu pai.

“Ezequias subiu ao trono determinado a fazer tudo que estivesse em seu poder para salvar Judá da sorte que estava tocando ao reino do norte. As mensagens dos profetas não davam margem a meias-medidas. Unicamente mediante a mais decidida reforma seriam evitados os juízos impendentes.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 331.

B • O que aconteceu ao rei Ezequias durante seu próspero reinado? 2 Reis 20:1. Como Ezequias reagiu à desencorajadora mensagem do profeta? 2 Reis 20:2 e 3.

1 Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte; e o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás.

2 Então, virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: 3 Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o

que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

C • Que mensagem o profeta trouxe de volta a Ezequias? 2 Reis 20:4-6.

4 Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Volta e diz a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o SENHOR, Deus de David, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à Casa do SENHOR. 6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor de David, meu servo.

(2)

“Jubiloso, o profeta voltou com as palavras de certeza e esperança. Ordenando que uma pasta de figos fosse posta sobre a parte enferma, Isaías entregou ao rei a mensagem de misericórdia, proteção e cuidado de Deus.” — Ibidem, p. 342.

Segunda-feira, 16 de junho

Ano bíblico: Salmos 10-17

2 • A MILAGROSA BÊNÇÃO DE EZEQUIAS

A • Visto que Ezequias queria ter certeza de que a mensagem provinha de Deus, o que pediu? 2 Reis 20:8-11.

8 E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o SENHOR me sarará e de que, ao terceiro dia, subirei à Casa do SENHOR? 9 E disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do SENHOR, de que o SENHOR cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou voltará dez graus atrás? 10 Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não aconteça isso, mas volte a sombra dez graus. 11 Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.

“Como Moisés na terra de Midiã, como Gedeão na presença do mensageiro celestial, como Eliseu momentos antes da ascensão de seu senhor, Ezequias pediu algum sinal de que a mensagem era do Céu. [...]

Unicamente por interposição direta de Deus poderia a sombra no quadrante solar voltar atrás dez graus; e isso devia ser sinal a Ezequias de que o Senhor tinha ouvido sua oração. Concordando, ‘o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz’ (2 Reis 20:11).” — Prophets

and Kings (Profetas e reis), p. 342.

B • Por meio de qual milagre o Senhor ainda estava disposto a demonstrar Sua misericórdia para com Seu servo? 2 Reis 20:7.

7 Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram e a puseram sobre a chaga; e ele sarou.

“Os que buscam a cura pela oração não devem negligenciar o emprego de remédios ao seu alcance. Não é uma negação da fé usar os remédios que Deus proveu para aliviar a dor e ajudar a natureza em sua obra de restauração. Não é nenhuma negação da fé cooperar com Deus e colocar-se nas condições mais favoráveis para o restabelecimento.” — The

Ministry of Healing (A ciência do bom viver), pp. 231 e 232.

C • Que cântico Ezequias compôs em reconhecimento à misericórdia de Deus? Isaías 38:10-20.

10 Eu disse: na tranquilidade de meus dias, ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do resto de meus anos. 11 Eu disse: já não verei mais ao SENHOR na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo. 12 O tempo da minha vida se foi e foi removido de mim, como choça de pastor; cortei como tecelão a minha vida;

(3)

à madrugada; como um leão, quebrou todos os meus ossos; desde a manhã até à noite, me acabarás. 14 Como o grou ou a andorinha, assim eu chilreava e gemia como a pomba; alçava os olhos ao alto; ó Senhor, ando oprimido! Fica por meu fiador. 15 Que direi? Como mo prometeu, assim o fez; assim, passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. 16 Senhor, com estas coisas se vive, e em todas elas

está a vida do meu espírito; portanto, cura-me e faz-me viver. 17 Eis que, para minha paz,

eu estive em grande amargura; tu, porém, tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção, porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. 18 Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova. 19 Os vivos, os vivos, esses te louvarão, como eu hoje faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade. 20 O SENHOR veio salvar-me; pelo que, tangendo eu meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na Casa do SENHOR.

“Restaurada a sua antiga força, o rei de Judá reconheceu em palavras de cântico as misericórdias de Jeová, e fez um voto de despender os restantes dias de sua vida em voluntário serviço ao Rei dos reis. Seu grato reconhecimento do compassivo trato de Deus para com ele é uma inspiração a todo que desejar gastar seus anos para a glória do seu Criador.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 342.

Terça-feira, 17 de junho

Ano bíblico: Salmos 18-22

3 • O ERRO DE EZEQUIAS

A • Que erro Ezequias cometeu quando recebeu os embaixadores da Babilónia? 2 Reis 20:12 e 13.

12 Naquele tempo, enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilónia, cartas e

um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente. 13 E Ezequias

lhes deu ouvidos e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.

“A visita desses mensageiros do governante de tão distante terra dava a Ezequias a oportunidade de exaltar o Deus vivo. Quão fácil lhe teria sido falar-lhes de Deus, o sustentador de todas as coisas criadas, por cujo favor sua própria vida tinha sido poupada, quando todas as outras esperanças haviam desaparecido! Que momentosas transformações poderiam ter ocorrido caso esses pesquisadores da verdade, vindos das planícies da Caldeia, fossem levados ao conhecimento da suprema soberania do Deus vivo!” —

Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 344.

B • Por que o Senhor com frequência nos permite cometer erros, como aconteceu no caso de Ezequias? 2 Crónicas 32:25 e 31.

25 Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que se lhe fez, porque o seu coração se exaltou; pelo que veio grande indignação sobre ele e sobre Judá e Jerusalém.

(4)

31 Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes da Babilónia que foram enviados a ele a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.

“Tivesse [Ezequias] aproveitado a oportunidade que lhe era dada de testemunhar do poder, da bondade e da compaixão do Deus de Israel, o relatório dos embaixadores teria sido como luz rompendo as trevas. Mas ele engrandeceu a si mesmo acima do Senhor dos Exércitos.” — Ibidem, p. 346.

C • Que lição devemos aprender da história do erro de Ezequias? Provérbios 2:6-11; 11:2; 16:18; 21:2.

6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade, 8 para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos. 9 Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas. 10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;

2 Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. 18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.

“A história da falha de Ezequias em se provar fiel à sua missão ao tempo da visita dos embaixadores está cheia de importantes lições para todos. Necessitamos, muito mais do que o fazemos, falar dos preciosos capítulos em nossa experiência, sobre a misericórdia e a amorável bondade de Deus, as incomparáveis profundezas do amor do Salvador. Quando a mente e o coração estão cheios do amor de Deus, não será difícil partilhar aquilo que faz parte da vida espiritual. Grandes pensamentos, nobres aspirações, clara perceção da verdade, propósitos altruístas, anelos de piedade e santidade, encontrarão expressão em palavras que revelem a qualidade dos tesouros do coração.” — Ibidem, pp. 347 e 348.

Quarta-feira, 18 de junho

Ano bíblico: Salmos 23-30

4 • EZEQUIAS CHEIO DE REMORSO

A • Tão logo os embaixadores babilónicos partiram, o Senhor enviou Isaías para censurar Ezequias por seu erro. Que disse o profeta? 2 Reis 20:16-18.

16 Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR. 17 Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, com que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para Babilónia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. 18 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei de Babilónia.

“A Isaías foi revelado que os embaixadores que se retiravam estavam levando consigo um relato das riquezas que tinham visto, e que o rei de Babilónia e seus conselheiros

(5)

planejariam enriquecer o próprio país com os tesouros de Jerusalém. Ezequias havia pecado gravemente; ‘pelo que veio grande indignação sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém’ (2 Crónicas 32:25).” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 346.

B • Cheio de remorso, o que o rei disse, humilhando-se perante o Senhor? 2 Crónicas 32:26; 2 Reis 20:19.

26 Ezequias, porém, se humilhou pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande indignação do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias. 19 Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?

“Mas a má semente havia sido semeada, e no devido tempo iria produzir uma colheita de desolação e ais. Durante os seus anos restantes, o rei de Judá teria muita prosperidade em virtude do seu firme propósito de redimir o passado e levar honra ao nome do Deus a quem servia; não obstante, sua fé seria severamente provada, e ele devia aprender que unicamente pela confiança posta inteiramente em Jeová poderia esperar triunfar sobre os poderes das trevas que estavam tramando sua ruína e a total destruição do seu povo.” — Ibidem, p. 347.

C • Que êxito como missionários podemos esperar se não damos bom exemplo aos outros? 1 Timóteo 4:12 e 16; Hebreus 12:13.

12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.

“Aqueles com quem nos associamos dia a dia necessitam de nosso auxílio, nossa orientação. Eles podem encontrar-se em tal condição de mente que uma palavra dita a tempo será como um prego encravado no lugar certo. Amanhã, algumas dessas pessoas poderão estar onde nunca mais as alcançaremos outra vez. Qual é nossa influência sobre esses companheiros de jornada?

[...] Um gesto desavisado, um passo imprudente e poderão surgir ondas de alguma forte tentação que podem levar alguém para o redemoinho.” — Ibidem, p. 348.

“Um exemplo vale mais que muitos preceitos.” — The Ministry of Healing (A ciência do bom viver), p. 149.

Quinta-feira, 19 de junho

Ano bíblico: Salmos 31-35

5 • TENDO CUIDADO COM O QUE FALAMOS E ONDE PISAMOS

A • O que Deus espera de todo verdadeiro seguidor de Cristo? Tiago 2:12.

(6)

B • O que nos deixará sem desculpas diante do trono do juízo de Deus? Romanos 2:1-3.

1 Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. 3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

“Cada dia de nossa vida está carregado de responsabilidades que nós temos de assumir. Cada dia, nossas palavras e atos estão fazendo impressão sobre aqueles com quem nos associamos. Quão grande é a necessidade que temos de pôr uma guarda em nossos lábios e de vigiar cuidadosamente nossos passos! Um gesto desavisado, um passo imprudente e poderão surgir ondas de alguma forte tentação que podem levar uma alma para o redemoinho. Não podemos arrancar os pensamentos que houvermos plantado na mente humana. Se foram maus, poderemos ter posto em movimento uma sequência de circunstâncias, uma avalanche de males, que não seremos capazes de deter.

Por outro lado, se por nosso exemplo ajudamos a outros no desenvolvimento de bons princípios, damos-lhes capacidade para fazer o bem. Por sua vez, eles exercem a mesma benéfica influência sobre outros. Assim, centenas e milhares são ajudados pela nossa influência por nós despercebida. O verdadeiro seguidor de Cristo fortalece os bons propósitos de todos aqueles com quem entra em contacto. Diante de um mundo incrédulo e amante do pecado, ele revela o poder da graça de Deus e a perfeição do Seu caráter.” —

Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 348.

Sexta-feira, 20 de junho

Ano bíblico: Salmos 36-39

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. O que aconteceu ao rei Ezequias durante seu próspero reinado? 2. Depois de ter orado sinceramente a Deus, que resposta o rei recebeu? 3. Por que a atitude de Ezequias com os embaixadores era tão importante? 4. Como estamos muitas vezes em perigo de repetir o erro de Ezequias?

5. Como devemos vigiar nossos lábios e passos, a fim de termos êxito como missionários cristãos?

Referências

Documentos relacionados

Paralelamente às ações desenvolvidas junto á empresa privada, ações externas deve ser implantadas para garantir o ingresso efetivo de pessoas deficiente no mercado

Colégio de Aplicação da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia Endereço: Adutora São Pedro, 40 - Campus Educação Física - Bairro Aparecida..

A relação entre esta geração e a produção cultural brasileira vem sendo investigada por Marcelo Ridenti, autor de obras importantes sobre o tema, tais como o recente

9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois,

Reis dá um relato extenso do reinado do bom rei Ezequias (2Rs 18 a 20), mas Crônicas amplia grandemente o registro dos atos de Ezequias, com um relato detalhado da

O Presidente da Comissão Permanente de Licitações do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado

Promoveu a saúde bucal através de orientação preventiva; elaborou o tratamento através de diagnóstico, definição de objetivos, plano de tratamento; orientou a famíHa quanto

Maria das Dores Marques Banheiro Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, torna público que nos termos e para os efeitos do disposto nos Artigos 139.º e 140.º, do novo Código