• Nenhum resultado encontrado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tribunal de Justiça de Minas Gerais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

1.0079.96.005408-2/001

Número do Númeração

0811392-Des.(a) Oliveira Firmo Relator:

Des.(a) Oliveira Firmo Relator do Acordão:

19/05/2015 Data do Julgamento:

22/05/2015 Data da Publicação:

EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - TRIBUTÁRIO - EXECUÇÃO FISCAL ISSQN PESQUISA DE COOBRIGADO SISTEMA INFOJUD -ESGOTAMENTO DE DILIGÊNCIAS: DESNECESSIDADE - PRESCRIÇÃO: NECESSIDADE DE AVALIAÇÃO. 1. Não constitui medida desarrazoada a realização de pesquisa para localização do coobrigado pelo sistema Infojud, se minimamente diligenciada a busca pelo paradeiro do devedor por meio de ofícios a órgãos outros, sobretudo quando analogicamente comparada ao emprego da penhora de ativos financeiros pelo sistema Bacenjud, mais invasiva e que igualmente prescinde do esgotamento de vias outras. 2. Ainda à parte da discussão principal, indispensável investigar-se a possível ocorrência de prescrição intercorrente, tema passível de conhecimento ex officio pelo julgador e que pode influenciar no deslinde da própria ação. AGRAVO DE INSTRUMENTO-CV Nº 1.0079.96.005408-2/001 - COMARCA DE CONTAGEM AGRAVANTE(S): MUNICÍPIO DE CONTAGEM -AGRAVADO(A)(S): LABORATÓRIO BELMONT LTDA, ORLANDO FANTAUZZI

A C Ó R D Ã O

Vistos etc., acorda, em Turma, a 7ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, À UNANIMIDADE, EM DAR PROVIMENTO AO AGRAVO.

DES. OLIVEIRA FIRMO RELATOR.

(2)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

DES. OLIVEIRA FIRMO (RELATOR)

V O T O

I - RELATÓRIO

Trata-se de AGRAVO DE INSTRUMENTO interposto pelo MUNICÍPIO DE CONTAGEM/MG em face de decisão (f. 151/TJ) que, proferida em EXECUÇÃO FISCAL movida contra LABORATÓRIO BELMONT LTDA. E OUTRO, indeferiu requerimento de busca de dados cadastrais do sócio-coobrigado pelo sistema Infojud.

O agravante alega, em síntese, que: a) - devidamente citados, tanto a empresa quanto o sócio-coobrigado, não foi possível localizar bens dos devedores aptos à penhora, nem mesmo pelo sistema Bacenjud, baldadas ainda as diligências junto ao DETRAN/MG; b) - esgotadas todas as possibilidades para o fim de satisfação do crédito exequendo, cabível a busca de dados fiscais pelo sistema Infojud, equivocado o entendimento do julgador quando, no contexto, afirma descabida a medida; c) - há risco de que a demora cause dano grave ao ente público, diante da possível prescrição. Pede, liminarmente e ao final, seja deferida a utilização do

(3)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Preparo: parte isenta (art. 10, I, da Lei estadual nº 14.939/2003 e art. 511, §1º, do CPC).

Juízo de admissibilidade do recurso e do processamento como agravo de instrumento; indeferido o efeito ativo da tutela recursal (f. 156-158v/TJ). Informações do juízo pela retratação negativa e pelo cumprimento do art. 526, do CPC, pelo agravante (f. 169-170/TJ).

Sem contraminuta, por frustradas as tentativas de intimação (f. 176-183/TJ). A Procuradoria-Geral de Justiça denega manifestação (f. 186/TJ).

É o relatório.

II - JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Vistos os pressupostos de admissibilidade, conheço do AGRAVO. III - MÉRITO

III - a)

Conforme me manifestei por ocasião da apreciação do pedido liminar, do exame da CDA exequenda (f. 12-15/TJ), infere tratar-se de execução de crédito tributário de ISSQN que remonta a fatos geradores dos anos de 1992 e 1993, ajuizada a ação em mai./1996 (f. 18/TJ). Devidamente citada a empresa jun./1996 (f. 19v/TJ), houve penhora de bem móvel (linha telefônica) em out./1996 (f. 25/TJ).

Frustrada a hasta publica (f. 36/TJ), o exequente/agravante pleiteou a inclusão do sócio-coobrigado no polo passivo da lide (f. 53/TJ), efetivando-se a citação em 31.7.2001 (f. 55/TJ).

(4)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Seguiram-se a isso pedidos de suspensão do feito, por supostos parcelamentos (f. 57 e 70/TJ), posteriormente ditos descumpridos (f. 61/TJ), tudo sem a devida prova nos autos. Por fim, frustradas as tentativas de localização de bens dos executados, buscou-se a expedição de ofícios à Receita Federal do Brasil (RFB) (f. 65v/TJ) e ao DETRAN/MG (f. 77v/TJ), também renovando-se os requerimentos de suspensão (f. 68v e 82/TJ). Além, quando ainda nem sequer incluído na lide, veio requerimento do ente fazendário para exclusão do sócio JAIR ZERINGOTA NOTINI PEREIRA, "em vista de processo administrativo no 58/2002" (f. 59 e 108/TJ), o que deferido pelo juízo (f. 60/TJ). Ademais, mais uma vez incluído - indevidamente - o sócio JAIR ZERINGOTA NOTINI PEREIRA (f. 81/TJ), este ofertou exceção de pré-executividade (f. 89-94/TJ), acolhida para reconhecer-se sua ilegitimidade passiva (f. 113-117/TJ).

Tentada, ainda, a penhora on line de ativos financeiros, foi essa malsucedida (f. 127 e 131/TJ).

III - b)

Feita, em resumo, a digressão sobre os aspectos processuais mais importantes, mostra-se imprescindível abordar questão prejudicial ao próprio requerimento de pesquisa pelo sistema Infojud.

Conquanto abordada em duas ocasiões pelo juízo primevo o tema da prescrição - rejeitada em ambas (f. 77 e 126-127/TJ) -, ela não foi enfrentada sob a ótica adequada, dada vênia.

Conforme já me manifestei noutras ocasiões, as normas gerais sobre prescrição tributária encontram-se expressamente previstas como matéria a ser disciplinada por lei complementar, nos termos do art. 146, III, "b", da Constituição Federal (CF).

A seu turno, o Código Tributário Nacional (CTN) - recepcionado em nosso ordenamento com status de lei complementar pelo Ato Complementar no

(5)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

34, caput e §5º, do ADCT(1) - trata das hipóteses de suspensão (art. 151) e de interrupção (art. 174) da prescrição.

Ainda - como reforço de argumento - quanto à necessidade de tratamento por lei complementar da disciplina da prescrição tributária, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou o afastamento da parte final do art. 2º, §3º, da Lei nº 6.830/80 (Lei de Execuções Fiscais - LEF), em face da ausência de tratamento do tema pelo CTN.(2)

Portanto, as causas interruptivas da prescrição tributária são tão somente aquelas descritas no parágrafo único do art. 174 do CTN, afastada, destarte, a disciplina do art. 202 do CC e mesmo a disciplina do art. 40 da LEF.

Na espécie, percebe-se que a última causa interruptiva da prescrição se deu com a citação do sócio-coobrigado, em 31.7.2001 (f. 55/TJ). Desconsiderada a citação de JAIR ZERINGOTA NOTINI PEREIRA, pois absolutamente indevida, como, por fim, declarado na exceção de pré-executividade. Além, há que se aferir que o feito permaneceu paralisado, a pedido do exequente/agravante, desde 19.3.2004 (f. 71/TJ) até 29.10.2009 (f. 72), ou seja, por mais de 5 (cinco) anos consecutivos.

E mesmo noticiado(s) o(s) parcelamento(s), não há dados que o(s) corrobore(m), nem demonstrado eventual reconhecimento do débito pelo devedor, a efetivação da avença ou mesmo a data do inadimplemento das parcelas.

III - c)

Embora a questão - da prescrição - deva ser esmiuçada na origem, após a juntada dos documentos comprobatórios do(s) parcelamento(s) e/ou do reconhecimento do débito por ato inequívoco do devedor ou de um seu representante, nada impede se realize a pesquisa pelo sistema Infojud, na tentativa de localização do coobrigado, porquanto,

(6)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

na mesma esteira do entendimento sobre a penhora on line,(3) medida mais gravosa, inexigível o esgotamento de diligências pela parte, com a prática de atos processuais inúteis que só colaboram para o atraso na prestação jurisdicional.

E aqui, já foi visto, baldadas várias buscas por meio de ofícios à RFB e ao DETRAN/MG.

IV - CONCLUSÃO

POSTO ISSO, DOU PROVIMENTO AO AGRAVO, para deferir a realização de pesquisa pelo sistema Infojud.

Custas pelo agravado. É o voto.

DES. BELIZÁRIO DE LACERDA - De acordo com o(a) Relator(a). DES. PEIXOTO HENRIQUES - De acordo com o(a) Relator(a).

SÚMULA: "À UNANIMIDADE, DERAM PROVIMENTO AO AGRAVO"

1 - Voto do Min. GILMAR MENDES no RE 559.882/RS.

2 - V. g. - STJ: AgRg no Ag 1.037.765/SP, S1, Rel. Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI, j. 9.9.2009, pub. 11.11.2009; T2, REsp 1.164.878/PR, Rel. Min. MAURO CAMPBELL MARQUES, j. 5.8.2010, pub. 1.9.2010; REsp 1.165.216/SE, T2, Rel. Min. ELIANA CALMON, j. 2.3.2010, pub. 10.3.2010; REsp 1.163.124/SP, T2, Rel. Min. CASTRO MEIRA, j. 17.12.2009, pub.

(7)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

3 - V. g. - STJ: REsp 1.184.765/PA, Rel. Min. LUIZ FUX, j. 24.11.2010, pub. 3.12.2010.

---

Referências

Documentos relacionados

et al., (2012), nos estudos realizados sobre o PCK, são propostas algumas estratégias para reconhecê-lo, como entrevistas, observações de aulas, análise de planejamentos de ensino

No presente estudo avaliamos a composição, riqueza, abundância, diversidade e similaridade das comunidades de invertebrados em 11 cavernas calcárias situadas no município de

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Movimentos Políticos Pan-Europeus: os movimentos escolhem também os candidatos principais para mobilizar o eleitorado e organizam a estratégia de campanha em diferentes níveis:

Mas, se o capital explora a cooperação entre os fragmentos de um trabalho que fica cada vez mais espa- lhado nos espaços e nos tempos das metrópoles, essa cooperação tende a ser

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

O governo federal até tem programas de incentivo à produção não convencional, como linha de crédito para produtores e uma lei para as prefeituras que