• Nenhum resultado encontrado

Atuação da fisioterapia dermato-funcional das disfunções estéticas decorrentes da gravidez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atuação da fisioterapia dermato-funcional das disfunções estéticas decorrentes da gravidez"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Franciele Pereira Castro Zampronio 1 Daniela Zeni Dreher 2

Resumo

Neste estudo conduz-se uma revisão bibliográfica da literatura através de artigos científicos publicados na base de dados Scielo, em língua portuguesa, a partir do ano de 2002 até o ano de 2011, além de livros, periódicos e monografias relacionados à temática, com o objetivo de averiguar as alterações próprias da gravidez, responsáveis pelas modificações estéticas, e verificar as possibilidades de atuação da fisioterapia dermato-funcional nestas disfunções durante a gestação. Diversas alterações fisiológicas ocorrem na mulher para permitir o desenvolvimento fetal e proteger o organismo materno. Estas modificações podem aumentar o risco de formação de estrias, edema, celulite (fibro edema gelóide), varizes, ganho de peso, formação de melasma e acne, o que repercute na aparência da futura mãe. A fisioterapia dermato-funcional possui recursos eficazes para combater essas perturbações estéticas, contudo alguns destes são contra-indicados durante a gravidez por poder acarretar riscos a mãe e ao concepto. Por meio deste apanhado pode-se estruturar o atendimento da gestante excluindo técnicas que possam provocar danos, possibilitando ao fisioterapeuta eleger os recursos mais adequados para cada disfunção estética.

Palavras-chave: gravidez, estética, tratamento.

Actuation Of The Dermato-Functional Physiotherapy On The Esthetics Dysfunctions Resulting From Pregnancy

Abstract:

In this study, a bibliographic review of the literature through scientific articles published from Scielo data base, in Portuguese, from 2002 until 2011, and books, periodicals and monographs related to this theme was conducted, aiming at checking the changes of the pregnancy itself, which are responsible for the esthetics modifications, and verifying the possibilities of actuation of the dermato-functional physiotherapy on these dysfunctions during gestation. Several physiologic changes happen on the woman to enable the fetal development and protect the maternal organism. These modifications may increase the risk of formation of stria, edema,

1

Fisioterapeuta, Pós-Graduanda em Fisioterapia Dermato-Funcional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui. Email: fran_p_castro@yahoo.com.br

2

Fisioterapeuta, mestre em Engenharia de Produção. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui

(2)

cellulite, varix, weight gain, formation of melasma and acne, which reflect on the appearance of the future mother. Dermato-functional physiotherapy has efficient resources to fight these esthetics problems, however, some of these are counterindicated during pregnancy because they may bring on risks to the mother and fetus. Through this description, it is possible to structure the attendance of the pregnant by excluding techniques which may cause damage, enabling the physiotherapist to elect the most adequate resources for every esthetics dysfunction.

Keywords: pregnancy, esthetics, treatment.

INTRODUÇÃO

Profundas alterações fisiológicas ocorrem no corpo materno durante a gravidez, envolvendo diferentes sistemas. Tais ajustes ocorrem em resposta ao aumento da carga fisiológica começando na primeira semana da gestação e continuando durante toda ela. Provavelmente em nenhum outro momento da vida exista maior mudança no funcionamento e forma do corpo humano em tão curto espaço de tempo. Além das alterações fisiológicas também ocorrem alterações emocionais e psicológicas, que sofrem influencia de vários fatores, entre eles da relação da mulher com o seu corpo em intensa modificação. (ZIEGEL; CRANLEY, 1985, p.120; BARACHO, 2007, p.17)

A maioria das mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais e/ou mecânicas. As primeiras caracterizam-se por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente as funções do organismo. (ALVES; VARELLA; NOGUEIRA, 2005, p.179)

A presente revisão de literatura discorrerá sobre as alterações fisiológicas da gravidez, responsáveis pelas modificações estéticas do corpo materno, e recursos disponibilizados pela fisioterapia dermato-funcional para o tratamento destas alterações. No entanto, as particularidades do período gestacional, apesar de não serem patológicas, possivelmente determinam maiores cuidados do fisioterapeuta ao eleger a conduta terapêutica, para poder assegurar a efetividade e acima de tudo garantir que o tratamento escolhido não afete a segurança da mãe e do feto.

(3)

METODOLOGIA

O estudo consta de uma revisão bibliográfica baseada em artigos originais e de revisão, publicados na base de dados Scielo, em língua portuguesa, a partir do ano de 2002 até o ano de 2011. Também foram consultados livros, periódicos e monografias relacionados à temática. Destes materiais foram extraídas informações sobre as adaptações fisiológicas da gravidez, e tratamentos disponibilizados pela Fisioterapia Dermato-Funcional. As preferências na seleção das referências utilizadas foram a cientificidade do artigo, e a clareza com que o artigo enfatizou o assunto pesquisado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GRAVIDEZ

Edema: A pressão venosa nos membros inferiores mostra um aumento

acentuado durante a gestação. Essa alteração é provocada pela pressão do útero pesado sobre as principais veias abdominais e pélvicas, ocorrendo preferencialmente na posição supina, ortostática e sentada. O que justifica um desvio de liquido do sangue para o espaço extravascular e, subseqüentemente, em edema de pernas e pés. O edema é redistribuído quando a mulher deita, e freqüentemente é mobilizado e excretado, especialmente em decúbito lateral. (ZIEGEL; CRANLEY,1985, p.137-138; SOARES; FORTUNATO; MOREIRA, 2002, p.16)

Alterações do sistema tegumentar: Pesquisa realizada com 104 gestantes

em unidades de saúde demonstrou que a maioria das gestantes (91,1 %), percebeu mudanças na pele, durante o período gestacional, no total foram registradas 345 alterações fisiológicas. As alterações mais citadas foram às manchas, alterações vasculares e estrias. A maioria relatou desconforto em razão dessas alterações. (URASAKI, 2010, p.520-523)

Segundo Carneiro e Azulay-Abulafia (2005, p. 146–147), as modificações cutâneas fisiológicas decorrem em geral da maior atividade glandular, e de forma particular pela maior produção dos hormônios esteróides, refletindo-se nas manifestações cutâneas. Observam-se, então, alterações:

(4)

 da pigmentação, com intensificação da cor da linha média do abdome, dos mamilos e aréola, da área genital e da parte superior e interna das coxas;  dos cabelos e unhas, como hirsutismo;

 das glândulas sudoríparas; das estruturas vasculares, com aparecimento de telangiectasias, trombose venosa, varicosidades, hemorróidas;

 do tecido conjuntivo, com estrias no abdome, nas mamas e coxas;

 das mucosas oral e vaginal, como granuloma piogênico (tumor benigno gengival) na mucosa oral.

As estrias da gravidez constituem achado fisiológico comum, acometendo até 90% das grávidas. A ocorrência de estrias na gestação é fenômeno multifatorial, ligado possivelmente a alguma predisposição constitucional, ao ganho de peso e a faixa etária da gestante. As estrias são fenômenos decorrentes da distensão das fibras do tecido conectivo dérmico e relacionados com a elasticidade da pele. (ADDOR et al. 2010, p. 254–255)

Em um estudo transversal descritivo, sobre fatores de risco para desenvolvimento de estrias de distensão na gravidez realizado com uma população de 324 primíparas, do qual participaram gestantes da rede privada e pública os fatores idade materna e peso do recém-nascido foram os principais determinantes do surgimento da estria. Quanto menor a idade maior o risco, pois das mulheres com 25 anos ou menos a prevalência de estrias gestacionais foi de 70,1% já para mulheres com mais de 25 anos a prevalência foi de 29%. E, quanto maior o peso do recém-nascido, maior a proporção de mulheres com estrias na gestação. O peso adquirido pela mãe durante a gestação também apresentou significância estatística. Segundo Sampaio e Rivitti (2008, p.1326), também parece haver alguma propensão familiar e mesmo racial, existindo relatos de que as estrias são menos comuns em asiáticos e em mulheres negras. (MAIA et al. 2010, p.165-172)

Alterações pigmentares são extremamente comuns, acometendo ate 90% das gestantes. Iniciam-se precocemente na gravidez e são mais comuns em mulheres negras. O quadro tende a regredir no pós-parto, mas a pele geralmente não retorna a coloração inicial. (CARNEIRO; AZULAY-ABULAFIA, 2005, p.180)

A alteração pigmentar conhecida como melasma ocorre em ate 75% das gestantes. Geralmente tem inicio no segundo trimestre da gestação, sendo mais comum o acometimento centro facial (63%), seguindo-se o malar e o mandibular. O

(5)

melasma costuma desaparecer completamente em prazo de até um ano após o parto, mas até 30% das pacientes evoluem com alguma seqüela da mancha. (CARNEIRO; AZULAY-ABULAFIA, 2005, p.180)

A grávida também pode perceber um aumento da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, com aparecimento de acne e transpiração abundante que voltam ao normal após o parto. (BARACHO, 2007, p. 22)

Varicosidades acometem mais de 40% das gestantes, sendo mais comuns nas pernas e na região anal. Geralmente aparecem após a segunda metade da gestação, e estão influenciadas pela dificuldade do retorno venoso ao coração. Alterações como a vasodilatação periférica induzida pelos hormônios, ganho de peso exagerado, compressão do útero gravídico e, sobretudo os aspectos constitucionais genéticos da gestante estão relacionados. Tendem a regredir no pós-parto. (BARACHO, 2007, p.22)

Também se faz necessário ressaltar que durante a gravidez e na puberdade há uma maior incidência de cicatrizes hipertróficas e queloideanas. Provavelmente pela teoria hormonal. Ainda considerando a alteração hormonal (principalmente do estrogênio) existem evidências de sua relação com o agravamento do fibro edema gelóide na grávida. (GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 417e 358)

O aumento ponderal ocorre principalmente em função do útero e seus conteúdos, mamas e aumento do volume plasmático e fluido intersticial. O restante ocorre por alterações metabólicas que resultam em um aumento de água intracelular e deposição de gordura e proteína, chamadas de reservas maternas. Em media, a gestante eleva seu peso em torno de 11 Kg que ocorre principalmente nos dois últimos trimestres. (SOARES; FORTUNATO; MOREIRA, 2002, p.30;

STEPHENSON; O CONNOR, 2004, p.163)

TRATAMENTO DAS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GRAVIDEZ

TRATAMENTO DO EDEMA E VARICOSIDADES

Drenagem Linfática Manual (DLM): constitui um dos pilares da terapia física

complexa e é representada por um conjunto de manobras que objetivam drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos, removendo assim, o excesso de proteína plasmática do interstício celular,

(6)

restaurando o equilíbrio entre a carga protéica linfática e a capacidade de transporte do sistema linfático. (CARDOSO; BRAZ; BRONGHOLI, 2004, p.03)

A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando assim na redução da celulite, e no aparecimento de varicosidades (FONSECA et al. 2009, p. 232)

Estudo realizado por Fonseca et al., (2009, p.225–233) comparou a drenagem linfática manual e atividade física em 15 gestantes no terceiro trimestre, elas foram divididas em três grupos; sendo grupo A (atividade física), grupo B (drenagem linfática manual) e grupo C (atividades físicas e drenagem linfática manual). Os resultados evidenciaram que a associação das duas técnicas trouxe melhores resultados repercutindo na melhora da circulação, alívio da dor, diminuição de edemas, melhora da postura, melhora da auto-estima, diminuição de ganho de peso corporal extra, melhor disposição e relaxamento.

Para obtenção dos benefícios da drenagem ou até mesmo de massagens em gestantes, alguns cuidados devem ser adotados como o controle da pressão arterial, pois a pressão das gestantes tende a ser mais baixa no início da gravidez e pode cair ainda mais, e rapidamente, com tratamentos que promovam o relaxamento. Outro cuidado é o posicionamento, isso porque algumas mulheres grávidas ao adotar a posição supina podem desenvolver a Síndrome da hipotensão supina, caracterizada por: tonteira, desfalecimento, palidez, taquicardia, sudorese e náusea. A causa dessa sintomatologia é a pressão exercida pelo útero sobre a veia cava inferior e as grandes veias pélvicas, o que promove o acúmulo de sangue nos membros inferiores, diminuindo o retorno venoso ao coração, queda do debito cardíaco e hipotensão. Para evitar esse quadro pode-se adotar o decúbito lateral (principalmente o esquerdo), pois esse permite o alivio da obstrução das grandes veias abdominais, permitindo que o sangue acumulado nos membros inferiores retorne rapidamente a circulação sistêmica. (CAMBIAGUI, 2001; ZIEGEL; CRANLEY, 1985, p.138-139)

Estudo experimental realizado por Silva e Brongholi (2005, p. 03-05) avaliou os efeitos da DLM em gestantes, e constatou que ao realizar a drenagem linfática não houve alteração da pressão arterial após a realização da técnica, e a freqüência cardíaca apresentou uma relativa diminuição após a mesma. Neste estudo as pacientes eram primeiramente posicionadas em decúbito dorsal, e posteriormente

(7)

em decúbito lateral direito e esquerdo. Os membros inferiores eram apoiados por um travesseiro em cunha, sendo deixados elevados aproximadamente à 45º.

Além do conhecimento das particularidades da gestação e seus devidos cuidados, deve-se lembrar que existem situações independentes ao período que contra-indicam a realização de massagens e drenagens como: tumores benignos ou malignos; distúrbios circulatórios, por exemplo, flebite, tromboflebite; inflamação aguda; doença da pele, por exemplo, eczema, furúnculos; hiperestesia da pele; processos infecciosos; e fragilidade capilar. Gestantes que fazem uso de heparina possuem maior fragilidade capilar com risco de trombocitopenia e hemorragias, situações que a DLM traria mais risco que benefícios. (FONSECA et al. 2009, p. 229; WALKIRIA, 2010, p. 43)

A drenagem linfática feita por aparelho só é indicada após o parto, pois não há controle da pressão exercida sobre o corpo. (SALLET, 2001)

Endermologia: engloba equipamentos específicos baseados na aspiração

(sucção), acrescido de uma mobilização tecidual realizada por rolos motorizados, permitindo um incremento na circulação sanguínea superficial. Durante a gravidez a endermologia é contra-indicada, pois possibilita o aparecimento de varizes, isso porque os vasos ficam mais frágeis devido ao aumento do volume sanguíneo e alterações hormonais. (GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 38; SALLET, 2001)

Não menos relevante é orientar a gestante que a profilaxia do edema e das varicosidades pode ser feita com o uso de meia elástica, exercícios físicos, dieta, orientações posturais, repouso com elevação dos membros inferiores ou em decúbito lateral, sendo recomendável evitar a posição ortostática por longo período. (ALVES; VARELLA; NOGUEIRA, 2005, p.180)

TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ

Ultra-Som (US): é um dos recursos terapêuticos empregados freqüentemente para reabilitação de disfunções dermato-funcionais, como pós-operatório de lipocirurgias, correção de celulites e gordura localizada. (OLIVEIRA et al. 2008, p. 336)

Apesar da intensidade que chega ao útero ser mínima, há uma tendência a se tratar a situação com segurança, isso porque os efeitos do ultra-som sobre os tecidos em crescimento não são conhecidos. Dessa forma, havendo a possibilidade

(8)

de cavitação no liquido amniótico, as aplicações sobre o útero grávido estão contra indicadas. (BORGES, 2006, p.65; GUIRRO; GUIRRO, 2004, p.207)

O uso do ultra-som na gravidez foi objeto de estudo de Oliveira et al. (2008, p.335-339) o qual, avaliou o desenvolvimento embrionário precoce em ratas expostas ao ultra-som terapêutico de 3 MHz (pulsado e continuo) e constatou que as ondas contínuas acarretaram aumento nos pesos relativos do coração, fígado, pulmão e rins dos fetos, comprovando os efeitos deletérios do mesmo sobre a morfologia fetal. Corroborando com esse estudo Silva et al. (2004, p. 33-36) verificou os efeitos abortivos do US em ratas. Observando-se que 60% das fêmeas prenhes submetidas ao US terapêutico não tiveram sucesso na gestação, mas quando ela foi adiante (os outros 40%), a gestação foi bem sucedida, o que se pressupõe que este agente no rato é potencialmente abortivo.

Eletrolipólise: a gordura localizada, a lipodistrofia ginóide e a lipodistrofia

localizada são indicações de utilização da eletrolipólise. Visando a redução do perímetro das coxas, quadril e abdômen. Finalidade justificada pelo estimulo circulatório e lipolítico. Esse recurso em qualquer período gestacional não deve ser aplicado no abdômen e flancos (principalmente nos três primeiros meses) pela possível influência na formação fetal.(BORGES, 2006, p.218 - 225)

Corrente russa: é uma corrente de média freqüência com bons resultados

de fortalecimento. Esse recurso não deve ser usado na gravidez, pois se acredita que pode provocar contração uterina e antecipar o parto. Apesar da contra-indicação no período gestacional, a corrente russa pode ser eficiente no puerpério, diminuindo a flacidez e reduzindo medidas pelo encurtamento do reto abdominal em sua dimensão longitudinal. Com a utilização deste recurso pode-se diminuir a medida da diástase abdominal em tempo menor que o fisiológico. (GUIRRO; GUIRRO, 2004, p.156; SALLET, 2001; BORGES; VALENTIN, 2002, p.1- 8)

Radiofreqüência: é uma opção terapêutica para o tratamento da flacidez

cutânea. No entanto, é contra-indicado em situações como doenças do colágeno, uso de marca-passo e também na gravidez. (SAMPAIO; RIVITTI, 2008, p.1546)

TRATAMENTOS FACIAIS

Peeling Químico: Segundo Borges (2006, p.320) e Figueiró e Coelho (2008,

(9)

período da gestação. As hiperpigmentações surgem, no final do segundo trimestre, favorecendo o tratamento precoce, o que poderia amenizar a intensidade destas dermatoses. Mas deve ser ressaltado que nem todas as substancias despigmentantes são indicadas para a grávida.

A gravidez representa contra-indicação relativa à realização de peelings químicos. Por outro lado, o uso tópico do ácido glicólico, assim como sua utilização em peelings, representa alternativa segura durante a gravidez, não estando contra-indicado. Este ácido é caracterizado por não ter efeito tóxico a nível sistêmico, ser pouco irritante e pouco foto sensibilizante. Contudo deve-se considerar a concentração em que o ácido vai ser usado, sempre visando um efeito superficial. (GONTIJO; GUALBERTO; MADUREIRA, 2010, p.43-44)

Figueiró e Coelho (2008) reuniram em seu estudo substâncias comumente utilizadas, entre estas ácidos, e seus possíveis efeitos adversos na gravidez e lactação, o que esta relacionado no quadro 1.

Quadro 1: Principais ácidos utilizados, e restrições de uso para o feto e lactante

AGENTES RESTRIÇÃO DE USO NA

GRAVIDEZ

RESTRIÇÃO DE USO NA LACTANTE Hidroquinona Até 300mg/kg não é tóxico para o feto Não é recomendado

Ácido Azeláico Exames realizados em animais não

demonstraram efeito tóxico Seguro

Retinóides Efeito teratogênico (SNC, olhos,

palato, ouvidos e coração) Não é recomendado

Alfa-Hidroxiácidos (AHA)

Com Ph igual ou menor a 3,5 e concentração menor ou igual a 10% são seguros

Seguro

Ácido Kójico Pode causar alergia, mas não foram

relatados efeitos teratogênicos Uso controverso

Ácido Salicílico

Liberado em pouco tempo e em

pequena extensão devido a relatos de malformações em animais

Considerado seguro, porém em altas doses altera a função

plaquetária do lactante Fonte: elaborado pela autora, com base em Figueiró e Coelho 2008.

(10)

Peeling Físico: a microdermoabrasão é considerada opção segura na

gravidez. Pois se considera prudente optar por procedimentos mais superficiais para minimizar riscos. (GONTIJO; GUALBERTO; MADUREIRA, 2010, p.43-44)

Faz-se necessário ressaltar que para o tratamento da hiperpigmentação facial em gestantes é recomendado uso de protetor solar com substancias contra UVA e UVB e fator de proteção solar (FPS) 15, diariamente, pelo menos duas aplicações. FPS maiores que 30 representam, na gravidez, exposição desnecessária e imprudente, pois possuem mais quantidade de substâncias químicas, sem aumento proporcional da proteção solar. (FIGUEIRÓ; COELHO, 2008, p. 46-49)

Limpeza de Pele: A limpeza de pele e a desobstrução mecânica da acne para

a remoção de comedões (sem aplicação previa de substancias ceratolíticas ou de aparelhos de corrente elétrica) é procedimento considerado seguro durante a gestação. Contudo alguns ácidos comumente usados no processo de limpeza de pele possuem efeitos teratogênicos, inviabilizando seu uso, como já foi descrito no quadro 1 .(GONTIJO; GUALBERTO; MADUREIRA, 2010, p. 44)

Alta Freqüência: recurso utilizado pela fisioterapia dermato-funcional por seu

efeito bactericida é o gerador de alta freqüência. Com indicações principalmente na terapêutica facial, não só nos procedimentos de limpeza de pele, mas também nos procedimentos de hidratação e revitalização. Apesar do período gestacional com suas possíveis alterações a nível cutâneo justificar a utilização de recursos com esse fim a alta freqüência é contra-indicada principalmente nos 3 primeiros meses, pois pode haver problemas na formação do feto por ação das ondas eletromagnéticas no organismo. (BORGES, 2006, p.78 - 82)

Microcorrente: uma eletroestimulação de baixa freqüência que pode ser

utilizada em situações estéticas visando o pós-peeling estimulando a regeneração da pele, no pós-operatório imediato visando a redução do edema, do hematoma, da inflamação, da dor, e estimulo da regeneração. Alem da ação sobre a acne e prevenção do envelhecimento. (BORGES, 2006, p.185-202)

Segundo Borges (2006, p.204) alguns autores relataram que devemos nos preocupar quanto à aplicação sobre o útero grávido, pois a excitação elétrica poderia afetar, teoricamente, os sistemas de controle endócrinos, o que poderia provocar o aborto. Vale ressaltar que não há sustentação cientifica desta contra-indicação, mas deve-se estabelecer se é plausível aceitar o possível risco se há comprovação de que existem outros recursos que podem atender as necessidades da gestante.

(11)

Luzes e Laser: apesar da grande disseminação e popularização dos

procedimentos estéticos com lasers ou outras fontes de energia, ainda não existem estudos científicos que justifiquem seu uso durante a gravidez. Também não existem relatos sobre efeitos adversos que tenham sido relacionados com o estado gestacional em humanos. Recomenda-se evitar a aplicação do laser na região abdominal em mulheres grávidas. Porém, se considerarmos a maior susceptibilidade das gestantes à cicatrização lenta, hiperpigmentação pós-inflamatória e piora de quelóides, seria mais prudente que todos os procedimentos estéticos com luzes ou laser, independente da região tratada, fossem adiados até o período pós-parto, visando a melhor cicatrização. (GONTIJO; GUALBERTO; MADUREIRA, 2010, p.43; BORGES, 2006, p.335; GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 221)

Chaves et al. (apud GUIRRO, 2004, p 211) verificaram que a aplicação do laser de baixa potência sobre o abdômen de ratas prenhes, por um período de sete dias, a ocorrência de 11 natimortos. De um total de vinte acasalamentos, 6 fêmeas não pariram. Do grupo controle não houve registro de natimortos, e tampouco, de fêmeas que não pariram. (GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 221)

TRATAMENTO DE ESTRIAS

Eletrolifting: O principal efeito esperado com o eletrolifting é a lesão tecidual

que associado a corrente galvânica culminaram em um processo inflamatório que será responsável pelo efeito de reparo de rugas e estrias. Se as estrias surgirem durante a gravidez, o tratamento só poderá ser iniciado quando os níveis hormonais regredirem até aos níveis anteriores à gravidez. (BORGES, 2006, p. 230–240; GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 408)

Massagem: O uso profilático de massagem com cremes a base de água e

óleo no abdômen de gestantes foi analisado por meio de um experimento o qual reuniu 24 gestantes que aderiram ao tratamento e 26 que foram acompanhadas como grupo controle. Dentre o grupo tratado 8 mulheres (33%) desenvolveram estrias, já no grupo controle 23 mulheres as desenvolveram (89%). (GUIRRO; GUIRRO, 2004, p. 411)

A hidratação da pele é descrita como a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de estrias na gravidez. É indicado que a mulher aplique o creme pelo menos duas vezes ao dia, a gestante deve usar formulações que contenham uréia,

(12)

vitamina E, lanolina e óleos, sendo que apenas os óleos não previnem de forma eficaz. É contra-indicada a hidratação dos mamilos, pois a pele dessa região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê na amamentação. (CAMBIAGUI, 2001; SALLET, 2001)

Vale ressaltar que os ativos hidratantes liberados para utilização durante a gravidez são: AHA; lactato de amônio (12%); silícios orgânicos; fator natural de hidratação; uréia; ácido hialurônico; PCA-Na; lipídeos como as ceramidas, fosfolipídeos; glicerina; sorbitol e propilenoglicol. (FIGUEIRÓ; COELHO, 2008, p. 51)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A fisioterapia dermato-funcional utiliza diversos recursos para o tratamento das disfunções estéticas como estrias, edema, celulite, varizes, ganho de peso, formação de melasma e acne, alterações estas, comuns na gravidez. Entretanto nem todos os recursos podem ser adotados para o tratamento destas afecções e outros devem ser adaptados para a gestante, pois, não é aceitável submeter à mãe e o feto a riscos.

Apesar de poucos estudos existentes, tratamentos com ultra-som, eletrolipólise, corrente russa, alta freqüência, laser e microcorrente, devem ser postergados para depois do parto. Pois se acredita que estes recursos podem provocar efeitos teratogênicos ou até mesmo desencadear o aborto. Outra terapêutica que exige cuidado ao ser empregada na gestante é o peeling, pois alguns dos ácidos comumente escolhidos podem afetar a formação do concepto. Sendo necessário escolher agentes seguros, e também utilizar concentrações mais baixas, para evitar anormalidades no processo de cicatrização e conseqüente piora da aparência cutânea.

Ao planejar o tratamento para a gestante é fundamental não somente conhecer as técnicas, mas também as alterações fisiológicas esperadas para o período gestacional, procedimento que possibilita ao fisioterapeuta identificar situações de risco como a síndrome da hipotensão supina. Ao aplicar técnicas de drenagem linfática manual, limpeza de pele, massagem dentre outras, a gestante pode ser posicionada em decúbito lateral, o que permitirá o alivio da pressão realizada pelo útero sobre as grandes veias abdominais e conseqüente melhora da circulação sistêmica, cuidado simples que evita a síndrome da hipotensão supina e

(13)

possibilita o bem estar e segurança da grávida. Além disso, deve ser observada a condição clínica da gestante, pois o uso de heparina, por exemplo, contra indica este recurso.

Ainda é possível salientar que na literatura científica são escassos os relatos acerca dos recursos da fisioterapia dermato-funcional para a gestante, nesse sentido, não foi encontrado pela autora os riscos ou benefícios do uso da plataforma vibratória.

O fisioterapeuta em conjunto com outros profissionais da saúde pode dar suporte à mulher grávida, pois o esclarecimento do auto-cuidado como a hidratação da pele, alimentação, ingestão hídrica, exercícios e recursos considerados seguros para o período gestacional possibilitam à futura mãe vivenciar este momento de intensas modificações físicas e emocionais em harmonia com seu corpo, sem conferir risco a sua saúde e a do seu bebê.

REFERÊNCIAS

ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna et al. Gestação e predisposição ao aparecimento

de estrias: correlação com as propriedades biomecânicas da pele. Surgical e

Cosmetic Dermatology, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 253-256, nov. 2010. Disponível em: http://www.lineadermatologia.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/08/Estrias-na-Gestacao-Surgical-Cosmetical-2010.pdf . Acesso em: 02 out. 2011.

ALVES, Gilvan F; VARELLA, Tatiana C; NOGUEIRA, Lucas S. Dermatologia e

Gestação. Anais Brasileiros de Dermatologia, Distrito Federal, v. 80, n. 2, p.

179-186, mar. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abd/v80n2/a09v80n02.pdf. Acesso em: 28 set. 2011.

BARACHO, Elza. Fisioterapia Aplicada à Obstetrícia, Uroginecologia e

Aspectos de Mastologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

BORGES, Fabio dos Santos. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções

Estéticas. São Paulo: Phorte, 2006.

BORGES, Fábio S; VALENTIN, Ericka C.Tratamento da flacidez e diástase do

reto-abdominal no puerpério de parto normal com o uso de eletroestimulação muscular com corrente de média freqüência – estudo de caso. Revista Brasileira

de Fisioterapia Dermato-Funcional, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 01-08, nov. 2002. Disponível em:

(14)

http://proffabioborges.com/artigos/tratamento_da_flacidez_diastase_reto_abdominal. pdf. Acesso em: 17 nov. 2011.

CAMBIAGUI, Arnoldo S. Manual da gestante: orientações especiais para a

mulher grávida. São Paulo: Madras, 2001.

CARDOSO, C.M; BRAZ, M.M; BRONGHOLI, K. Drenagem linfática manual no

edema de membros inferiores de uma paciente no terceiro trimestre de gestação. Santa Catarina: Universidade do Sul de SC. 2004. p. 17. Trabalho de

Conclusão apresentado ao curso de Fisioterapia. Disponível em: http://www.fisio tb.unisul.br/Tccs/03b/caroline/artigocarolinemazoncardoso Acesso em: 08 nov. 2011.

CARNEIRO, Sueli C.S; AZULAY-ABULAFIA, Luna. Pele na Gestação. Revista Brasileira de Reumat, Rio de Janeiro, v. 45, n. 3, p.146-52, mai/jun. 2005. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v45n3/v45n3a10.pdf. Acesso em: 02 out. 2011.

FIGUEIRÓ, T.L.M; FIGUEIRÓ, E.F; COELHO, L.R. Pele e Gestação: Aspectos

Atuais dos Tratamentos e Drogas Comumente Utilizados – Parte I. FEMINA, v.

36, n. 8, p. 511-521, ago. 2008. Disponível em:

http://www.maternalis.com.br/upfiles/Arquivos/file_020908121921_Pele_e_gestacao _parte_I.pdf. Acesso em: 16 nov. 2011.

FONSECA, F. M. et al. Estudo Comparativo Entre a Drenagem Linfática Manual

e Atividade Física em Mulheres no Terceiro Trimestre de Gestação. Fisioterapia

Ser, Ceará, v. 4, n. 4, p. 225-233, mar. 2009. Disponível em:

http://www.patriciafroes.com.br/gestao/img/publicacoes/80feda297f20c391bb289271 315079f2.pdf#page=13. Acesso em: 09 out. 2011.

GONTIJO, Gabriel; GUALBERTO, Gustavo V; MADUREIRA Natália B. Cirurgia

Dermatológica e Procedimentos Cosmiátricos na Gestação – Revisão

sistemática. Surgical Cosmetic Dermatology, Minas Gerais, v. 2, n. 1, p. 39-45, fev.

2010. Disponivel em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=54. Acesso em: 01out. 2011.

GUIRRO, Elaine CO; GUIRRO Rinaldo RJ. Fisioterapia Dermato-Funcional:

Fundamentos – Recursos – Patologias. São Paulo: Manole. 2004.

MAIA, M. et al. Estrias de distensão na gravidez: estudo comparativo dos

fatores de risco entre primíparas de maternidades do sistema público de saúde e particular. Surgical Cosmetic Dermatology.São Paulo, v. 2, n.3, p. 165-72, jul/ago.

2010. Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=75. Acesso em: 02 out. 2011.

(15)

OLIVEIRA, Rosane P. et al. Efeito do ultra-som terapêutico em ratas prenhes. Revista Brasileira de Ginecologia Obstétrica. Minas Gerais, v. 30, n. 7, p. 335-40, jul. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v30n7/a03v30n7.pdf. Acesso em: 17 nov. 2011.

SALLET, Carla G. Grávida e bela: um guia prático de saúde e beleza para

gestantes. São Paulo: Ediouro. 2001.

SAMPAIO, Sebastião A.P; RIVITTI, Evandro A. Dermatologia. São Paulo: Artes Médicas, 2008.

SILVA, E.C. et al. Efeito abortivo do ultra-som terapêutico em ratas. Rev Unorp, São José do Rio Preto, v. 5, n. 12, p. 25-47. 2004. Disponível em:

http://www.unorp.br/asp/..%5Crevista%5CsaudeIII%5C4.pdf. Acesso em: 17 nov. 2011.

SILVA, Morgana D; BRONGHOLI, Karina. Drenagem linfática corporal no edema

gestacional. Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

2005, p. 09. Trabalho de conclusão apresentado ao curso Fisioterapia. Disponível em: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/04b/morgana/artigomorganaduarte.pdf. Acesso em: 17 nov. 2011.

SOARES, Susana; FORTUNATO, Soares; MOREIRA, Adelino Leite. Adaptações

Morfo-Funcionais na Mulher Grávida. Faculdade de Medicina da Universidade do

Porto, Aula teórico-prática, mar. 2002. Disponível em:

file:///E:/tcc/Adapta%C3%A7%C3%A3o%20Fisiologica%20durante%20Gravidez.htm . Acesso em: 13 out. 2011.

STEPHENSON, Rebecca G; O CONNOR, Linda J. Fisioterapia Aplicada à

Ginecologia e Obstetrícia. São Paulo: Manole Ltda, 2004.

URASAKI, Maristela B M. Alterações fisiológicas da pele percebidas por

gestantes assistidas em serviços públicos de saúde. São Paulo, Acta Paul

Enferm, v. 23, n. 4, p. 519-25, mar. 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/12.pdf. Acesso em: 13 out. 2011.

ZIEGEL, Erna E; CRANLEY, Mecca S. Enfermagem Obstétrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

WALKIRIA, Samuel Á. Anticoagulação durante gravidez de mulher portadora de

cardiopatia. Jornal Vasc Bras, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 42-45, dez. 2010,Disponível

Referências

Documentos relacionados