• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: ESTUDO MORFOLÓGICO DO MÚSCULO CARDÍACO EM ANIMAIS SUBMETIDOS A

ISQUEMIA E REPERFUSÃO INTESTINAL PRÉ-TRATADOS COM BLOQUEADOR SELETIVO BETA-1

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: BIOMEDICINA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): PATRÍCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ITAMAR SOUZA DE OLIVEIRA JUNIOR

(2)

ESTUDO MORFOLÓGICO DO MÚSCULO CARDÍACO EM ANIMAIS SUBMETIDOS À ISQUEMIA E REPERFUSÃO INTESTINAL PRÉ-TRATADOS

COM BLOQUEADOR SELETIVO BETA-1

RESUMO

Introdução: A isquemia mesentérica intestinal aguda é uma emergência na qual ocorre uma obstrução total ou parcial de uma veia ou artéria por ação mecânica ou não, que requer intervenção cirúrgica imediata com o intuito de restaurar o fluxo sanguíneo (reperfusão) no sentido de se evitar necrose tecidual e consequente risco de óbito do paciente. Na reperfusão ocorre um aumento do oxigênio e metabólitos, caracterizando uma lesão por reperfusão. Objetivo: Nosso objetivo visou avaliar a musculatura cardíaca de ratos submetidos à isquemia-reperfusão intestinal e pré-tratados com beta-bloqueador (atenolol). Metodologia: Para a realização da pesquisa utilizamos 18 ratos Wistar (adultos), e divididos em: Grupo I (n=6) o controle; Grupo II (n=6) submetidos a isquemia por 45 minutos e reperfusão por 120 minutos; e Grupo III (n=6) com infusão prévia de beta-bloqueador seguido de isquemia por 45 minutos e reperfusão por 120 minutos. Realizamos uma laparotomia mediana e os animais do Grupo II e Grupo III tiveram a artéria mesentérica intestinal superior clampeada por 45 minutos e a reperfusão se deu por 120 minutos. Ao final realizamos uma toracotomia para a retirada do coração e o material foi submetido a um corte no sentido átrio direito-ventrículo esquerdo para análise histológica e as lâminas coradas pela técnica de hematoxilina-eosina. Resultados: Os resultados demonstraram que os animais do Grupo II apresentaram áreas com fibras de padrão hialinizado, perda de estriações, núcleos picnóticos e congestão severa, por outro lado os animais do Grupo III apresentaram núcleos normais, estriações evidentes e moderada congestão. Conclusão: Conforme a análise histológica pode-se observar uma lesão considerável na musculatura do miocárdio por IR intestinal, o uso do beta-bloqueador levou a uma importante citoproteção miocárdica.

(3)

INTRODUÇÃO

A isquemia/reperfusão intestinal (IR) é considerada um evento crítico no desenvolvimento da disfunção em órgãos distantes (Kubes et al., 1992; Landow e Andersen, 1994). Citocinas pró-inflamatórias e inflamatórias e fatores de transcrição são ativados após lesão por isquemia e reperfusão e circulam pelo sistema linfático e venoso induzindo a lesão em órgãos distantes (Li e Jackson, 2002; Kesik et al., 2009), ocasionando alterações morfológicas e fisiológicas (Goodman et al., 1999).

A isquemia intestinal ativa o sistema nervoso simpático via nervos aferentes espinais resultando em aumento da pressão arterial sistêmica (PAS), contudo os eventos anteriormente citados provocam depressão cardíaca e o sistema nervoso autônomo procura equilibrar a pressão sistêmica ajustando o tônus vascular (Longhurst et al., 1991; Cividjian et al., 2008).

Assim, na ocorrência de clampleamento da artéria mesentérica intestinal superior, ocorre um aumento do volume sanguíneo dentro do coração fazendo com que o músculo cardíaco tenha que fazer mais força (força de ejeção) para mandar esse sangue para o restante do corpo, com aumento do cálcio (provocando arritmias), aumento do oxigênio e metabólitos.

Os antagonistas beta-adrenérgicos (β1), como o atenolol e metoprolol, diminuem a frequência e contração miocárdica com uma redução do volume de ejeção (van Zwieten, 1990; Chatterjee et al., 2013).

OBJETIVOS

Investigar as alterações funcionais e estruturais do músculo cardíaco em animais submetidos à isquemia e reperfusão intestinal pré-tratados com atenolol. Objetivo Específico

- Avaliar a estrutura morfológica do coração de ratos submetidos à isquemia e reperfusão (I/R) intestinal sem e com pré-tratamento com atenolol.

MÉTODOS

Para a realização do estudo o mesmo obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (1551) e os procedimentos

(4)

foram realizados seguindo as normas do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) e do “National Institutes of Health (NIH) Guidelines Regarding Animal Experimentation” (EUA). Utilizamos 18 ratos Wistar, machos, EPM1, pesando entre 220 e 280 g, fornecidos pelo Centro de Desenvolvimento de Modelos

Experimentais para Medicina e Biologia da Universidade Federal de São Paulo –

Escola Paulista de Medicina. Os animais foram mantidos no Biotério da Disciplina de Cirurgia Experimental por um período de 24 horas antes do início do experimento, para a adaptação às condições locais de confinamento em gaiolas próprias. Os animais foram mantidos sob condições padronizadas de luminosidade (ciclo claro/escuro de 12:12 horas), umidade (60-70%), temperatura ambiente (22ºC) e alimentação ad libitum.

DESENVOLVIMENTO

Os animais foram distribuídos, por sorteio, em três grupos (n= 6/grupo): Grupo I: realizamos o procedimento cirúrgico (conforme descrição a seguir), mas sem clampeamento da mesentérica; Grupo II: realizamos o procedimento cirúrgico, seguido de infusão de solução salina e 30 minutos depois realizamos o clampeamento da mesentérica por 45 minutos e reperfusão por 120 minutos; Grupo III: realizamos o procedimento cirúrgico, seguido de infusão de atenolol e 30 minutos depois realizamos o clampeamento da mesentérica por 45 minutos e reperfusão por 120 minutos.

Preparo do atenolol

O atenolol (Sigma, SP, Brasil) foi diluído em solução salina para administração intravenosa (femoral) na dose de 2 mg/kg (0,2 mL de solução por 100 g de peso) que foi infundido apenas no Grupo III.

Procedimentos operatórios

Para o procedimento operatório, os animais foram submetidos ao jejum de 8 horas para sólidos e 2 horas para água, sendo então pesados em balança de precisão e anestesiados com injeção intraperitoneal de cloridrato de cetamina (50 mg/kg) e cloridrato de xilazina (10 mg/kg) até abolição dos reflexos corneanos, palpebral e cutâneo. Os animais anestesiados foram colocados em decúbito dorsal sobre a mesa cirúrgica e imobilizados com fita adesiva em posição supina. Os pêlos da região abdominal serão retirados com creme depilatório, antissepsia com solução

(5)

de álcool iodado a 2% e delimitação da área operatória com campos cirúrgicos. Foi realizada uma laparotomia mediana longitudinal, com quatro centímetros de comprimento, iniciando-se abaixo do processo xifóide, em sentido crânio-caudal, com diérese dos planos anatômicos. Após a laparotomia, foi identificada a artéria mesentérica superior que foi submetida ao processo abaixo descrito.

Procedimento de Isquemia-Reperfusão

A artéria mesentérica intestinal foi individualizada, nos Grupos II e III, com a dissecção e isolamento da mesma sendo realizado seu clampeamento com uso de miniclampes metálicos específicos (Bulldog®, Harvard Apparatus, MA, EUA) por um período de 45 minutos e a reperfusão se deu pela retirada do miniclampe por 120 minutos.

Eutanásia

Após o período do experimento realizamos em todos os animais a aplicação de solução para eutanasia (T-61 Euthanasia Solution®, Schering-Plough, SP, Brasil; 1 mL/100 g de peso corporal). Imediatamente após a eutanásia realizamos uma toracotomia para a retirada do coração e realizamos um corte transversal (sentido átrio direito-ventrículo esquerdo) para análise histológica.

Análise Histológica

Os fragmentos do coração de cada animal foram convenientemente fixados em formaldeído a 10% tamponado (tampão fosfato) por 8 horas e depois desidratados em concentrações crescentes de álcool etílico, diafanizados pelo xilol e impregnados pela parafina líquida em estufa, regulada à temperatura de 59ºC, segundo a metodologia preconizada para inclusão em parafina. O material foi incluído em parafina e os blocos cortados em micrótomo do tipo Minot (Accu-Cut®, SaKura), ajustado para 4 µm. Alguns cortes assim obtidos foram colocados em lâminas previamente untadas com albumina de Mayer e mantidos em estufa regulada à temperatura de 37 ºC, durante 24 horas, para secagem e colagem. Uma lâmina de cada animal foi então submetida ao método de coloração pela hematoxilina e eosina (H.E) para análise morfológica. Na análise morfológica foi utilizado microscópio de luz, da marca Carl Zeiss, com objetivas variando de 4 a 400 X para caracterização e descrição de cada corte histológico, sendo as imagens apresentadas em 20 µm. Análise Estatística

(6)

Os resultados foram expressos por análise descritiva histopatológica por um patologista que não sabia a que grupo cada lâmina pertencia. Utilizamos para a apresentação dos resultados uma lâmina por grupo escolhida aleatoriamente.

RESULTADOS

O Grupo I não demonstrou alterações marcantes (Figura 1), por outro lado o Grupo II (Figura 2) apresentou áreas com fibras de padrão hialinizado, perda de estriações, núcleos picnóticos e congestão severa, por outro lado os animais do Grupo III apresentaram núcleos normais, estriações evidentes com moderada perda das mesmas e moderada congestão (Figura 3).

(7)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme a análise histológica pode-se observar uma lesão considerável na musculatura do miocárdio por IR intestinal, o que demonstra a lesão em órgão distante e que o uso do beta-bloqueador levou a uma importante citoproteção miocárdica apontando para mais pesquisas na área.

FONTES CONSULTADAS

Chatterjee S, Biondi-Zoccai G, Abbate A, D'Ascenzo F, Castagno D, Van Tassell B, Mukherjee D, Lichstein E. Benefits of β blockers in patients with heart failure and

reduced ejection fraction: network meta-analysis. British Medical Journal. 2013; 346: p.

f55.

Cividjian A, Rentero N, Quintin L: Reduced blood pressure lability during emergence from anaesthesia in rats: a pilot study using clonidine. Acta Anaesthesiolica Scandinvica, v, 52, p. 295-301, 2008.

Kesik V, Guven A, Vurucu S, Tunc T, Uysal B, Gundogdu G, Oztas E, Korkmaz A. Melatonin and 1400 W ameliorate both intestinal and remote organ injury following mesenteric ischemia/reperfusion. Journal Surgery Research, v. 157, p. 97-105, 2009. Goodman LR, Fumagalli R, Tagliabue P, Tagliabue M, Ferrario M, Gattinoni L, Pesenti A. Adult respiratory distress syndrome due to pulmonary and extrapulmonary causes: CT, clinical, and functional correlations. Radiology, v. 213; p. 545-52, 1999.

(8)

Kubes P, Hunter J, Granger DN: Ischemia/reperfusion-induced feline intestinal dysfunction: importance of granulocyte recruitment. Gastroenterology, v. 103, p. 807-12, 1992.

Landow L, Andersen LW: Splanchnic ischaemia and its role in multiple organ failure. Acta Anaesthesiologica Scandinavica, 38: 626-39, 1994.

Li C, Jackson RM. Reactive species mechanisms of cellular hypoxia-reoxygenation injury. American Journal Physiology Cell Physiology, v. 282, p. 227-41, 2002.

Longhurst JC, Rotto DM, Kaufman MP, Stahl GL: Ischemically sensitive abdominal visceral afferents: response to cyclooxygenase blockade. American Journal Physiology, v. 261 (6 Pt 2), p H2075-2081, 1991.

van Zwieten PA. Comparative properties of various beta-blockers, with an outlook to the future. Clinical Physiology Biochemitry, 8 (S2), p. 18-27, 1990.

Referências

Documentos relacionados

os verbos transitivos sempre podem ser passivizados, e os verbos bitransitivos podem ser passivizados apenas se o argumento com papel temático alvo se torna o sujeito da passiva,

Quando um utilizador final está tentando transferir dados do Internet em uma taxa maior do que o arquivo de configuração DOCSIS do seu modem a cabo reserva, o CMTS deve limite de taxa

equipe, sendo no mínimo 5 ASSOCIADOS (cadastros diretos). Prêmio:

Para tanto, o objetivo desta pesquisa refere-se à quantificação de metais e radionuclídeos, que compõem a estrutura de dentes e ossos alveolares de habitantes de

O objectivo do estudo foi verificar em que medida a utilização de software social num curso online potenciaria a criação de um ambiente social, interactivo e

Os estudos gerativistas sobre a negação do PB tomam o não pré-verbal como clítico (Mioto, 1991), como um clítico que evolui para um afixo (Vi- tral, 1999), como uma incorporação

A realização do concurso público não foi apenas uma reação à sua frustra- ção provocada pelo incidente na faculdade. Os pais, que até então haviam se calado e aceitado a

Regulado até aqui por uma legislação imperfeita, omissa em muitos casos, sem nexo, e um sistema desempenhado por um pessoal pouco habilitado porque a