• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA DIETA DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO NA SÍNDROME METABÓLICA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: NUTRIÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO DE MOGI GUAÇU INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CAROLINE DE LIMA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DANIELA SOARES DE OLIVEIRA ORIENTADOR(ES):

(2)

A influência da dieta de baixo índice glicêmico na síndrome metabólica RESUMO

Sabe-se que a mudança no padrão alimentar, nas últimas décadas, contribuiu consideravelmente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Essa mudança, aliada a hábitos de vida inadequados, estão associados ao desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM). Estudos recentes têm sugerido que uma mudança na dieta tem papel fundamental na redução dos fatores e risco para o desenvolvimento da SM. O presente estudo se propôs a estudar a influência da dieta com baixo índice glicêmico no controle e na prevenção da SM. Sugere-se que padrões dietéticos com alto índice glicêmico ativam o sistema imune, gerando uma inflamação crônica de baixa intensidade que, em última instância, predispõe ao desenvolvimento dos fatores de risco para a SM. Por outro lado, dietas com baixo índice glicêmico parecem diminuir o estado inflamatório o que pode ter um efeito positivo no controle da SM.

Palavras Chave: Dieta, Índice Glicêmico, Inflamação, Síndrome Metabólica. INTRODUÇÃO

As últimas décadas são marcadas pela transição nutricional, na qual há uma queda na ocorrência de casos de desnutrição e um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade, como resultado, principalmente, da adoção de estilo de vida sedentário e de um padrão alimentar desbalanceado (aumento do consumo de gorduras e açúcares refinados, redução de carboidratos complexos e fibras) causados pelos processos de industrialização e urbanização (BATISTA FILHO; RISSIN, 2003; MARIATH et al, 2007; LERARIO et al, 2002; CARVALHO, 2008).

Tais hábitos de vida e de alimentação inadequados levam a alterações metabólicas como aumento da pressão arterial, resistência à insulina, intolerância à glicose, obesidade, dislipidemias, entre outros. Os mesmos são considerados importantes fatores de risco que culminam no surgimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como câncer, doenças cardiovasculares (DCV), diabetes melittus (DM), hipertensão arterial (HAS), sendo considerados como problema de saúde pública que alcançaram proporções epidêmicas (ADA, 2004; MARIATH, 2007; LAHOZA; MOSTAZAA, 2007).

A associação desses fatores de risco foi denominada pela Organização Mundial da Saúde de Síndrome Metabólica (SM) (NAKAZONE et al, 2007; LOPES, 2005), embora a base seja a resistência insulínica (RI), não existe um único critério aceito universalmente para definir a SM (STEEMBURGO,2007; NAKAZONE et al, 2007; LOPES, 2005).

(3)

Diversos autores consideram a prevenção e o estímulo ao auto-cuidado como determinantes no tratamento da SM. Mudanças no estilo de vida e prática regular de atividade física, dentre outras atitudes preventivas, podem diminuir o risco à saúde (VIEIRA et al, 2011).

Sabe-se da influência da alimentação e da nutrição nos processos de saúde e de envelhecimento saudável, e diversos estudos epidemiológicos e de intervenção clínica relatam a significativa interação dos nutrientes nos processos fisiológicos e metabólicos, modificando o estado de saúde do individuo. Tal fato veio a confirmar que a adoção de hábito alimentar adequado pode prevenir ou retardar o surgimento de doenças (ISHIMOTO, 2012).

Os nutrientes mais estudados e relacionados ao desenvolvimento das DCNT ainda são os ácidos graxos de cadeia longa. Porém, têm aumentado o número de estudos que relacionam um consumo de carboidratos refinados à mesma, indicando que a ingestão de grãos integrais e/ou alimentos com baixo índice glicêmico e vitaminas antioxidantes leva a uma diminuição dos fatores de risco (BROWNING, 2006).

Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi revisar na literatura a influência de uma dieta com baixo índice glicêmico no controle e na prevenção da Síndrome Metabólica.

METODOLOGIA

Para essa pesquisa foi realizada uma revisão de literatura de artigos publicados em língua portuguesa e inglesa, no período compreendido entre 2000 a 2013, disponíveis nas bases de dados on line Bireme (Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Brasil), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Pubmed (National Institute of Health, EUA). Os termos de busca em português e seus respectivos em inglês, associados ou não, foram: “síndrome metabólica”, “índice glicêmico”, “doenças crônicas não transmissíveis”, “carboidrato”.

DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS Síndrome Metabólica

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o diagnóstico da SM é necessário dois ou mais fatores de risco. Por sua vez, o National Cholesterol Education Program – Adults Treatment Panel III (NCEP – III) estabelece a presença

(4)

de três dos cinco componentes citados anteriormente. Já o International Diabetes Federation classifica a SM através da presença obrigatória da obesidade abdominal aliada a pelo menos mais dois fatores de risco (STEEMBURGO,2007).

Sabe-se que a prevalência da SM nos Estados Unidos é de 24% na população geral. Tal prevalência vem aumentando à medida que aumentam os casos de obesidade, DM e hipertensão e, consequentemente, aumenta o desenvolvimento de DCV. Na população americana há uma incidência de 86% de SM nos pacientes diabéticos do tipo 2. A Síndrome Metabólica está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior que na população normal e mortalidade cardiovascular três vezes maior (MANCINI, 2010; STEEMBURGO, 2007; SHAROVSKY et al, 2005).

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Já em 2012, esse número passou para 51,0%. Tal levantamento foi feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), com dados coletados em todas as capitais das unidades federativas do país. O mesmo estudo revelou que o sobrepeso era maior entre homens (54,5%), comparado às mulheres (48,1%). Por

sua vez, a frequência geral de adultos obesos foi de 17,4%. No sexo masculino, tal

frequência duplicou da faixa de 18 a 24 anos para a faixa de 25 a 34 anos de idade, declinando após os 65 anos. Já entre as mulheres, a obesidade aumentou com a idade até os 54 anos (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, 2013).

Resposta Inflamatória

Sabe-se que as alterações metabólicas anteriormente citadas cursam com um processo inflamatório crônico de baixa intensidade devido à mobilização de citocinas inflamatórias, desenvolvimento de resposta humoral específica e resposta imune celular (KUMAR, 2004). Embora possa suceder a inflamação aguda, a inflamação crônica, com frequência, começa de maneira insidiosa, como resposta de baixo grau, latente e, muitas vezes, assintomática (KUMAR, 2004). Não existem critérios de diagnósticos específicos, mas se sabe que o estado de inflamação crônica subclínica provoca lesão tissular incipiente por meio da ativação, a longo prazo, do sistema imune inato, podendo causar posterior manifestação de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, o diabetes mellitus, a obesidade, o câncer, entre outras (LAHOZA, 2007).

(5)

O mecanismo pelo qual os mediadores inflamatórios levam à manifestação das doenças citadas anteriormente parece envolver a atenuação da atividade insulínica, mobilização de gorduras, disfunção endotelial e estresse oxidativo (LAHOZA, 2007). Os marcadores séricos de inflamação têm sido utilizados como preditores de doença cardiovascular (DCV), dentre eles, destaca-se a Proteína C Reativa (PCR), cujos níveis séricos têm forte associação com eventos coronarianos futuros (RIDKER, 2000). Tais mediadores também têm sido estudados como participantes na patogênese de doenças como Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), Obesidade, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e aterosclerose (PEARSON, 2003).

Na década de 80, um pesquisador chamado Reaven, observou que doenças frequentes como hipertensão, alterações na glicose e no colesterol estavam, muitas vezes, associadas à obesidade e à resistência insulínica. A valorização da presença da Síndrome se deu pela constatação de sua relação com doença cardiovascular. (MANCINI, 2010.)

Insulina, Glicose e Inflamação

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo. A ação da insulina é fundamental para a vida. Mas, a insulina também é responsável por inúmeras outras ações no organismo, participando, por exemplo, do metabolismo das gorduras. Resistência insulínica corresponde então a uma dificuldade desse hormônio em exercer suas ações. Geralmente ocorre associada à obesidade, sendo esta a forma mais comum de resistência (MANCINI, 2010).

Estudos atuais sugerem que os macronutrientes da dieta causem estresse oxidativo, podendo, em última instância, desencadear um processo inflamatório crônico de baixa intensidade (MOHANTY, 2000). A ingestão de glicose por indivíduos saudáveis tem sido associada a um aumento na síntese de superóxido pelos leucócitos e pelas células mononucleares, levando a um aumento no estresse oxidativo. Além disso, também é associada ao aumento dos fatores que regulam atividade de diversos genes pró-inflamatórios. Estudos demonstram que a ingestão de uma carga oral de 75g de glicose em indivíduos normais ou com DM2 levam a um aumento de citocinas inflamatórias como TNF-alfa, Interleucina 6 e Interleucina 8 (ESPOSITO, 2002).

(6)

Define-se hiperglicemia como glicemia de jejum alterada, diminuída tolerância à glicose ou DM tipo 2 (ALBERTI,2006). A importância da glicemia como fator de risco para DCV independente pode ser evidenciado já em indivíduos sem o diagnóstico de DM. (STEEMBURGO,2007)

Índice Glicêmico

Pesquisas recentes apontam que não só a quantidade de carboidrato é importante para o controle da glicemia, mas também a sua qualidade é preponderante para a resposta glicêmica. O índice glicêmico (IG) é o indicador da qualidade do carboidrato ingerido (CARVALHO, 2008).

O IG é um parâmetro utilizado para classificar os alimentos contendo carboidratos de acordo com a resposta glicêmica que os mesmos promovem comparada à resposta observada após consumo de um alimento referência (pão branco ou glicose). Define-se como a área formada abaixo da curva de resposta glicêmica após o consumo de 50g de carboidrato de um alimento teste, dividida pela área abaixo da curva de resposta glicêmica após o consumo do alimento referência contendo o mesmo teor de carboidrato. (GUTIERRES, 2007; VOLP;MONTEIRO, 2005).

Tal índice indica, indiretamente, como o alimento se comporta em termos de velocidade de digestão e absorção. Permite classificar os alimentos de acordo com a resposta glicêmica e insulínica. Desta forma, alimentos com maior aumento na resposta glicêmica e insulínica têm maior IG, enquanto os associados com menor resposta glicêmica e insulínica têm valores menores de IG (SILVA; MELLO, 2006).

Em algumas localidades o IG já é utilizado mundialmente para diferenciar produtos alimentícios, como por exemplo, na Austrália, existe o programa “Glycemic Index” que, através de parcerias com a indústria alimentícia, inclui nos rótulos dos produtos a indicação de Baixo, Médio ou Alto IG. Tais práticas podem ser observadas, também, no Reino Unido e na África do Sul (MITCHEL, 2008).

IG é uma ferramenta importante a ser utilizada na rotina do Nutricionista, para prevenir tanto DCV, DM e obesidade quanto auxiliar no rendimento do exercício físico. A ingestão de dietas com AIG pode agravar o quadro de RI e DM; favorecendo manifestação de DCV, principalmente na SM. Porém, apesar da fácil aplicabilidade do IG, ainda existe a necessidade de uma padronização dos métodos e tabelas existentes (MOURA, 2007).

(7)

Dietas de baixo IG e SM

Evidências crescentes, incluindo dados de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos randomizados, atribuem à dieta com baixo IG (BIG) uma melhora em desfechos clínicos como redução do risco de desenvolvimento de DM e melhora no controle metabólico de pacientes já diagnosticados com DM (AZEVEDO; SILVA, 2010).

De acordo com Azevedo; Silva (2010), a maioria dos estudos analisados indica uma associação positiva entre o IG com o desenvolvimento de DM. Porém, ainda não é possível estabelecer uma conclusão definitiva sobre o papel dessa ferramenta dietoterápica no risco de desenvolvimento de DM e SM. Não existe consenso se o efeito benéfico sobre o controle glicêmico atribuído ao baixo IG das dietas pode estar ligado ao maior conteúdo de fibras que elas apresentam. De fato, as fibras têm um papel protetor em relação ao controle glicêmico de pacientes diabéticos. (AZEVEDO; SILVA, 2010)

Para BATISTA et al (2007) os estudos têm sugerido que os alimentos de BIG têm um papel importante na prevalência e tratamento da obesidade e outras DCNT; porém, necessita-se de mais investigações com estudos conduzidos por um período maior. Tais autores realizaram estudo clínico randomizado, conduzido com 30 mulheres em dois grupos: controle (não diabéticas, n=15) e experimental (diabéticas, n=15), realizado em dois tempos separados por sete dias; onde se analisou os efeitos das dietas de BIG e Alto IG (AIG). Concluiu-se que os dados de diminuição da glicemia na Dieta com BIG, comparada à de AIG, são consistentes com outros estudos que têm demonstrado os benefícios de dietas de BIG no controle e prevenção da SM e DCNT.

Mesmo que o mecanismo pelo qual as dietas com AIG interferem no controle glicêmico e metabólico ainda não esteja totalmente elucidado, sabe-se que alimentos com AIG elevam rapidamente as concentrações plasmáticas de glicose e insulina, alterando os mecanismos de regulação da homeostase da glicose e o efeito da transição do estado pós-prandial para o estado pós-absortivo. (BATISTA et al,2007)

Por sua vez, sabe-se que o consumo de refeições com BIG diminui a elevação pós-prandial de hormônios intestinais e insulina, e a absorção prolongada

(8)

dos carboidratos mantém a supressão dos ácidos graxos livres (AGL) e a resposta contra-regulatória. Decorrente da insulinização tecidual, a glicose é retirada da circulação mais rapidamente. Uma dieta com BIG pode, teoricamente, melhorar o manejo do DM porque diminui a hiperglicemia pós-prandial precoce e o risco de hipoglicemia no estado pós-absortivo. (SILVA; MELLO,2006).

Segundo FLECK (2005), dietas com BIG reduziram as concentrações de Hemoglobina Glicada (HbA), conforme estudo da Associação Européia de Diabetes(EURODIAB) com 2810 diabéticos tipo 1, participantes de 31 clínicas em toda a Europa. Em estudos realizados em uma amostra de 13907 pessoas, observou-se que houve redução nos níveis de HDL colesterol em dietas de AIG. Ao contrário, o aumento das concentrações de HDL colesterol foi observado em dietas de BIG, associado a uma diminuição nos níveis de Colesterol Total e LDL colesterol. (FLECK, 2005)

Uma meta-análise, feita por Brand-Miller et al (2003), citada por SILVA e MELLO (2006), avaliou 14 ensaios clínicos randomizados (com pelo menos 12 dias de seguimento, envolvendo 203 indivíduos com DM1 e 153 indivíduos com DM2). Sua finalidade foi avaliar se dieta com BIG melhoraria o controle glicêmico. Em 10 estudos, foram observadas menores taxas de glicose pós-prandial em indivíduos que seguiram a dieta. Após duração média de 10 semanas, teve-se um redução de 0,4% nos níveis de HbA nos pacientes que se submeteram a dieta com BIG.

Outra meta-análise, feita por Opperman et al. (2004), também citada por SILVA e MELLO (2006), incluiu 16 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 396 indivíduos (saudáveis, portadores de DCV, DM1 e DM2). Também foi observada uma melhora no controle glicêmico de pacientes com DM (verificada através das dosagens de frutosamina e HbA) que receberam dieta com BIG. Os autores da meta-análise sugerem, a partir dos resultados, que dietas com BIG auxiliariam, inclusive, no controle glicêmico longo prazo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como visto, é ponto consensual que o estado de inflamação crônica de baixa intensidade libera citocinas e provoca alterações autoimunes que culminam com a instalação dos fatores de risco para a SM.

(9)

Por sua vez, os estudos analisados demonstram uma piora no controle glicêmico e metabólico nos indivíduos que adotam uma dieta com AIG. Embora, ainda não estejam elucidados os mecanismos exatos que levam a essa piora, a associação positiva entre o IG e SM é evidente.

Desta forma, pode-se inferir que a adoção de uma dieta com BIG apresenta um papel preventivo para indivíduos que ainda não apresentam SM e potencial de controle e melhora metabólica nos que já possuem a SM instalada.

Como a inflação crônica de baixa intensidade leva ao desenvolvimento dos fatores que culminam com a SM, suspeita-se que o potencial de melhora da dieta de BIG no controle metabólico seja pela diminuição na referida inflamação. Porém, ainda são necessários novos estudos para uma elucidação e conclusão definitivas desses mecanismos.

FONTES CONSULTADAS

ADA - AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. “The prevention or delay of type 2

diabetes” (Position Statement). Diabetes Care; v.27: Suppl 1:p.47-54; 2004.

ALBERTI KG; ZIMMET PZ. “Definition, diagnosis and classification of diabetes

mellitus and its complications. Part 1: diagnosis and classification of diabetes mellitus provisional report of a WHO consultation”. Diabetes Care; v.15; p.539-553. 1998. AZEVEDO, MJ; SILVA, FM; “Índice Glicêmico da dieta em pacientes com Diabetes Melito tipo 2: papel na prevenção e no manejo dietoterápico da doença e associação com a presença de Síndrome Metabólica”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2010.

BATISTA FILHO M.; RISSIN, A. “A transição nutricional no Brasil: tendências

regionais e temporais”. Rio de Janeiro, Cad. Saúde Pública; v. 19; p. 181-191, Jan. 2003.

BATISTA, SMM et al. “Avaliação da resposta glicêmica, saciedade e palatabilidade após o consumo de dietas de alto e baixo índice glicêmico”. Alim Nutr. V.18, n.3, p.315-323; 2007.

CARVALHO, GQ; ALFENAS, RCG. “Índice Glicêmico: uma abordagem crítica acerca de sua utilização na prevenção e no tratamento de fatores de risco cardiovasculares”. Revista de Nutrição. V.21; p.577-587; 2008.

BROWNING LM, JEBB SA. “Nutritional influences on inflammation and type 2 diabetes risk”. Diabetes Technol Ther; v.8, n.1, p.45-54; 2006.

(10)

ESPOSITO K, ET AL. “Inflammatory cytokine concentrations are acutely increased by hyperglycaemia in humans: role of oxidative stress”. Circulation; v.106, p.2067-72; 2002.

FLECK J, CALEGARO MIC. “Importância do índice glicêmico para pacientes com diabetes mellitus”. Rev Bras Nutr Clin. V.20, n.2, p.95-100. 2005

GUTIERRES, APM; ALFENAS, RCG. “Efeitos do Índice Glicêmico no Balanço Energético”. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. V.51; p.382-388; 2007.

ISHIMOTO, E, “Alimentos Funcionais: Base Científica e significado para a Saúde”; PRONUTRI; v.1, n.1, p.11-43, Artmed Editora; 2012

KUMAR R, CLERMONT G, VODOVOTZ Y, CHOW CC. “The dynamics of acute inflammation”. J Theo Biol; v.230, p.145-55; 2004.

LAHOZA C, MOSTAZAA JM. “Atherosclerosis as a systemic disease”. Rev. Esp. Cardiol; v.60, p.184-95; 2007.

LOPES, H. F. Hipertensão, obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica. Rev. Bras. Hipertens., v. 12, n. 3, p. 154-158, 2005.

MANCINI, MC; “Tratado de Obesidade”; Guanabara Koogan; 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. “Vigitel Brasil 2012”. p.44-50; 2013.

MITCHEL, HL; “The glycemic index concept in action”. Am J Clin Nutr. v.87, p.244-246; 2008

MOHANTY P, ET AL. “Glucose challenge stimulates reactive oxygen species (rOS) generation by leucocytes”. J Clin Endocrinol Metab; v.85, p.2970-2973; 2000.

MOURA, CMA, COSTA, SA e NAVARRO, F; “Índice Glicêmico e Carga Glicêmica: aplicabilidade na prática clínica do profissional nutricionista. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. V. 1, n.6, p.01-11; 2007.

PEARSON TA, ET AL. “Markers of inflammation and cardiovascular disease: application to clinical and public health practice: a statement for healthcare professionals from the centers for disease control and prevention and the american heart association”. Circulation; v.107, p.499-511; 2003.

RIDKER PM. “Novel risk factors and markers for coronary disease”. Adv Intern Med; v.45, p.391-418; 2000.

SHAROVSKY, L. L. et al. Tratamento não farmacológico da síndrome metabólica: visão do psicólogo e do nutricionista. Rev. Bras. Hipertens., v. 12, n. 3, p. 182-185, 2005.

(11)

NAKAZONE, M. A. et al. Prevalência de síndrome metabólica em indivíduos brasileiros pelos critérios NCEP-ATPIII e IDF. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 53, n. 5, p. 407-413, 2007

SILVA FM, MELLO VDF. “Índice Glicêmico e Carga Glicêmica no Manejo do Diabetes Melito”. Revista HCPA. V.26, n.2, p.73-81. 2006.

STEEMBURGO T. “Fatores dietéticos e síndrome metabólica”. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia; v.51, n.9, p.1425-33; 2007.

VIEIRA, et al. Significados da dieta e mudanças de hábitos para portadores de doenças metabólicas crônicas: uma revisão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3161-3168, 2011

VOLP ACP, MONTEIRO JBR. “Bases fisiológicas para o índice glicêmico e suas diferentes aplicações clínicas”. Ver Bras Nutr Clin. V.20, n.2, p.83-89. 2005.

Referências

Documentos relacionados

Condição de não equilíbrio causado pela aplicação de um pequeno potencial em polarização direta nos dispositivos Au/PANIdesdopada/Si/Al, mostrando, com a seta identificada com a

16.1 Ter sido aprovado e classificado no concurso público, nas formas estabelecidas neste Edital. Ter nacionalidade brasileira. Ter na data da posse, idade mínima de 18 anos

3.4.1.Fotocópia, autenticada em cartório, do Documento de Identificação (RG), do CPF, da carteira profissional do respectivo Conselho de Classe com registro no Paraná ou

determinações da regra 240 da IAAF para corridas de rua. Haverá, ainda, uma Tenda de Água após a chegada da PROVA, à disposição de todos os PARTICIPANTES. As inscrições

A luz também pode indicar que o nível do fluido de freio está baixo, se permanecer acesa após o freio de estacionamento ser liberado ou se acender durante a condução

Na pastagem estabelecida (19-20 anos de B. ruzziziensis), 78,6 % da macrofauna foi composta por insetos, mas apenas 14,6 % eram insetos fitófagos (Hemiptera, Coleoptera,

Las fotografías se fueron construyendo lentamente bajo una mirada atenta y cardinal, una mirada; que intenta llenar un vacío haciendo visible el olvido, que busca

Quadro 1 Parâmetros de assistência para os usuários com doenças crônicas não transmissíveis, fatores de risco cardiovasculares e hábitos alimentares não