• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - GESTÃO DA SAÚDE ORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - GESTÃO DA SAÚDE ORAL"

Copied!
249
0
0

Texto

(1)o eg id. C on te. úd o. Pr ot. GESTÃO DA SAÚDE ORAL. AVELINO DA COSTA NUNES Abril/2008. RELATÓRIO FINAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE Licenciado EM Engenharia Informática (2º Ciclo). ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO.

(2) GESTÃO DA SAÚDE ORAL Avelino da Costa Nunes Aluno de Engenharia Informática (2º Ciclo), 5º ano, nº 6553.. Datas do Estágio Curricular: Inicio: 1 de Maio de 2007 Final: 30 Novembro de 2007 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto de Informática, do 2º semestre, do 5º ano, da Licenciatura em. eg id. o. Engenharia Informática do Instituto Politécnico da Guarda / Escola Superior de Tecnologia e Gestão, orientado pelo Eng. Rui Pereira e com protocolo institucional da SubRegião de Saúde da Guarda.. Pr ot. Orientado na instituição pelo Eng. Ricardo Luís Coelho de Mendonça Santos, com categoria profissional, Licenciatura de. úd o. Engenharia Electrotécnica obtida na Universidade de Coimbra.. Instituto Politécnico da Guarda. C on te. Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro 50, 6300-559 Guarda Telf. 271220120 / 220165 - Fax: 271220150 E-mail: estg-geral@ipg.pt. SubRegião de Saúde da Guarda Av. Rainha D. Amélia S/N, 6301-858 Guarda Telf. 271213935 - Fax: 271213935 E-mail: coordenador@srsguarda.min-saude.pt. Guarda, 8 de Abril de 2008. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO.

(3) o eg id Pr ot úd o C on te ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO.

(4) o eg id Pr ot úd o C on te Dedico o meu trabalho á minha família e aos meus amigos, que sempre me deram um enorme incentivo e apoio. E a todas as pessoas envolvidas na realização do projecto para o seu sucesso.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO.

(5) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR O estágio e projecto teve a duração de aproximadamente 24 semanas (6 meses), tendo sido iniciado no dia 1 de Maio de 2007 e finalizado no mês de Novembro de 2008. O estágio e a realização do projecto foi concretizado na Instituição SubRegião de Saúde da Guarda, tendo como orientador, o Eng. Ricardo Luís Coelho de Mendonça Santos e contribuições do Gabinete de Desenvolvimento e Gestão de Projectos de Saúde da SubRegião de Saúde da Guarda (SRSG); do Gabinete de Informática da SRSG e das. o. Higienistas Orais do Centro de Saúde da Guarda. Na equipa de análise para o projecto. eg id. teve também contribuição da Enfermeira, Maria da Conceição Logrado, do responsável do Gabinete de Desenvolvimento e Gestão de Projectos de Saúde, António Marques Assunção e da Higienista Oral, Isabel Gamboa. Na realização do projecto e estágio. Pr ot. curricular, as minhas funções na instituição incidiram mais na concretização do projecto tendo como plano de estágio curricular as seguintes fases e duração em semanas:. úd o. 1. Contacto com os responsáveis da Instituição e conhecimento do. C on te. problema a resolver. (1 semana) 2. Recolha de informações importantes para a realiazação do projecto e esclarecimento das informações em detalhe. (4 semanas). 3. Análise e Concepção da Aplicação a desenvolver para a Instituição. (7 semanas) 4. Implementação da Base de Dados e Aplicação para a Internet. (5 semanas) 5. Formação e Testes da Aplicação para os profissionais de saúde (3 semanas) 6. Elaboração do Relatório Final. (4 semanas). ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. I.

(6) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Nas fases 3 e 4, análise e a implementação houve uma duração de semanas muito grande devido á dificuldade do esclarecimento das informações. Na fase 5, Formação e Testes da Aplicação para os profissionais de saúde foram encontrados alguns problemas na aplicação em que foram resolvidos com sucesso. Os. C on te. úd o. Pr ot. eg id. o. testes e a formação na aplicação foram em simultâneo para uma melhor compreensão.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. II.

(7) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. RESUMO Inicialmente, para o desenvolvimento do projecto foi realizado um estudo detalhado sobre os objectivos do Projecto, de forma a desenvolver o trabalho organizado e construtivo. Neste projecto foi desenvolvido uma Gestão da Saúde Oral para a Internet ou Intranet, que é constituída por vários tipos de utilizadores com o seu próprio interface na aplicação. Na elaboração do projecto teve como objectivo principal a simplificação e. o. uniformização de modelos e automatização dos procedimentos administrativos e. eg id. financeiros do PNPSO (Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral) na Sub-Região de Saúde da Guarda.. Pr ot. Inicialmente foram analisadas as informações recolhidas para a construção de uma base de dados em Oracle e posteriormente foi construida ou implementada num Servidor da SubRegião em que foram verficadas todas as informações ao detalhe.. úd o. Depois de concluída, a construção da base de dados em Oracle foi implementada a aplicação. Na gestão da Saúde Oral existem 7 tipos de utilizador, cada um com a sua. C on te. função a desempenhar.. Para o administrador, foi feito um interface de gestão de utilizadores e novas contratualizações para o Programa de Promoção da Saúde Oral (PPSO). Para os Higienistas Orais ou Enfermeiros foi feito um interface onde podem realizar rastreios nas crianças, criação de perfis de crianças, enviar crianças para intervenção dentária, impressão de mapas anuais com índice CPO (cariados, perdidos e obturados), marcações de consultas para os médicos, realização de diagnósticos dentários nas crianças e alteração de dados introduzidos. Para o médico dentista foi feito um interface onde estes utilizadores registados podem preencher as fichas individuais das crianças contratualizadas no contrato e registar as intervenções dentárias para cada criança contratualizada.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. III.

(8) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Para o financeiro foi feito um interface onde os utilizadores da Gestão Financeira podem criar contratos individuais ou em sociedades para cada Centro de Saúde, atribuição de um número de crianças contratualizadas do Programa para os contratos criados, alteração ou eliminação de dados introduzidos pelo financeiro, impressão de todos os documentos importantes da Gestão Financeira e armazenamento desses documentos em ficheiro (.pdf,.doc e .xls) e alteração dos valores das consultas internas ou externas actuais. Para o administrativo foi feito um interface onde os administrativos podem. o. seleccionar as respectivas fichas individuais de tratamento concluído pelos médicos para. eg id. envio nos lotes, verificação das fichas se estão correctas com a actualidade e criação de um mapa de avaliação externa para os médicos avaliadores externos ao Programa.. Pr ot. Para o médico avaliador foi feito um interface onde os médicos avaliadores podem realizar a contratualização externa do programa, preenchimento das fichas. úd o. externas do Programa para serem avaliadas pelo Coordenador. Para o coordenador foi feito um interface onde o coordenador do programa pode. C on te. realizar a análise ou avaliação das fichas internas e externas do Programa para posterior confrontação dos dados caso estejam incorrectas as intervenções realizadas e seu preenchimento.. O principal objectivo da aplicação Web é o acesso às informações, portanto, o projecto foi desenvolvido de forma a poder proporcionar uma fácil e rápida navegação, páginas interactivas e inteligentes, a fim de poder proporcionar aos utilizadores a informação imediata pretendida. Este trabalho é constituído por uma única base de dados (SRS.ora) em Oracle 10G, mas que por sua vez é comum a todas as aplicações distintas.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. IV.

(9) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. PREFÁCIO. Se olharmos para a evolução do mundo, concretamente para a natureza, em que milhares de espécies evoluíram ao longo de milhares de anos, de uma forma gradual, verificamos que ao contrário disto, a evolução do mundo da informática é praticamente de um dia para o outro… Sendo assim, nós futuros programadores, temos que fazer um esforço para que a tecnologia continue a crescer desta forma; pois a evolução também se pode encontrar. eg id. o. quando pensamos em linguagens de programação.. Apresento uma forma como construir uma Gestão da Saúde Oral, utilizando a tecnologia ASP.NET, um dos grandes atractivos da plataforma .NET, utilizando uma das. Pr ot. principais linguagens do Visual Studio.NET, o C#.. Temos de ter em especial atenção, em dar o melhor, de forma a poder. úd o. proporcionar às pessoas que vão usufruir dele, um contacto fácil e talvez “discreto” do que vai por de trás do site, pois nem todos conhecem a plataforma de programação. C on te. ASP.NET, ou qualquer outro tipo de programação, e como se pode desenvolver uma Gestão para a WEB.. Avelino Nunes. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. V.

(10) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. AGRADECIMENTOS. Entre as muitas pessoas que me ajudaram ao longo do curso, e sem querer desconsiderar o contributo das omitidas, gostaria de destacar as seguintes.. Pelo apoio, estímulo, compreensão, colaboração e ajuda que me concederam na preparação e realização do projecto, “Gestão da Saúde Oral”, expresso os sinceros agradecimentos ao meu professor orientador Rui Pereira e ao meu orientador da. o. Instituição, na Sub-Região da Guarda, o Engenheiro Ricardo Luís Coelho de Mendonça. eg id. Santos.. A nível pessoal, agradeço aos meus pais, irmãos e a todos os meus amigos sem. Pr ot. desprezar nenhum.. Por fim, agradeço a todas as pessoas que me ajudaram, e deram ideias para a. C on te. úd o. realização do Projecto “Gestão da Saúde Oral”.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. A todos, muito obrigado,. Avelino Nunes.. VI.

(11) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. ÍNDICE GERAL Plano de Estágio Curricular ............................................................................................... I Resumo ............................................................................................................................III Prefácio ............................................................................................................................. V Agradecimentos .............................................................................................................. VI Índice Geral ................................................................................................................... VII Índice de Figuras ............................................................................................................ IX Índice de Tabelas ..........................................................................................................XIII. o. CAPÍTULO I .....................................................................................................................1. eg id. 1. Introdução ......................................................................................................................1 1.1. ORGANIZAÇÃO DO RELATÓRIO ............................................................................... 2. Pr ot. 1.2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ....................................................................... 3 1.3. OBJECTIVOS DO PROJECTO...................................................................................... 5 1.4. SOFTWARE/ HARDWARE/ METODOLOGIA UTILIZADA............................................. 6. úd o. CAPÍTULO I I...................................................................................................................7 2. Processos de Desenvolvimento do Projecto ..................................................................7 ADMINISTRADORES ........................................................................................... 7. 2.2.. FINANCEIRO....................................................................................................... 7. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.. C on te. 2.1.. HIGIENISTAS ORAIS OU ENFERMEIROS ............................................................... 8 MÉDICOS DENTISTAS OU ESTOMATOLOGISTAS .................................................. 8 ADMINISTRATIVOS ............................................................................................ 8. AVALIAÇÕES EXTERNAS AO PROGRAMA ........................................................... 8. 2.7.. RASTREIOS DENTÁRIOS E INDICE CPO (MAPAS) .................................................. 9. 2.8.. FICHAS INDIVIDUAIS DE CONTRATUALIZAÇÃO ................................................... 9. CAPÍTULO III.................................................................................................................10 3. ANÁLISE E CONCEPÇÃO DO SISTEMA ............................................................................10 3.1. ANÁLISE ............................................................................................................... 11 3.1.1. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS .................................................................. 11 3.1.2. ACTORES ....................................................................................................... 11 3.1.3. CASOS DE USO ............................................................................................... 15. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. VII.

(12) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. ♦ LISTA DE CASOS DE USO...................................................................................... 17 ♦ DESCRIÇÃO DOS CASOS DE USO .......................................................................... 20 3.1.4. DIAGRAMA DE CASOS DE USO (USE CASES) .................................................. 65 3.1.5. DIAGRAMAS DE INTERACÇÃO ....................................................................... 74 ♦ DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA ................................................................................ 74 3.2. CONCEPÇÃO DO SISTEMA ................................................................................... 127 3.2.1. DIAGRAMA DE CLASSES .................................................................................. 127 3.2.2. SEMÂNTICA DAS CLASSES – DICIONÁRIO DE DADOS ........................................ 133 3.2.3. MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO ......................................................... 195. o. 3.2.4. DIAGRAMA DE COMPONENTES ........................................................................ 198. eg id. 3.2.4. DIAGRAMA DE INSTALAÇÃO ............................................................................ 200 3.2.4. DIAGRAMA DE ACTIVIDADES ........................................................................... 201. Pr ot. 3.3. FERRAMENTAS UTILIZADAS ............................................................................... 204 CAPÍTULO IV ..............................................................................................................207 4. Implementação ..........................................................................................................207. úd o. 4.1. BASE DE DADOS ............................................................................................. 207 4.1.1. CONFIGURAÇÃO DA BASE DE DADOS .......................................................... 211 4.2. PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA APLICAÇÃO ........................................ 216. C on te. 4.2.1. MASTER PAGE .............................................................................................. 218 4.2.2. SEGURANÇA NA AUTENTICAÇÃO DOS UTILIZADORES ................................... 220 ♦ AUTENTIFICAÇÃO DE UTILIZADORES ................................................................. 220 4.2.3. WSAT – WEB SITE ADMINISTRATION TOOL .................................................. 221 4.2.4. SELECCIONAR, ADICIONAR, ALTERAR E ELIMINAR DADOS ......................... 222 CAPÍTULO V ...............................................................................................................226 5. Conclusões.................................................................................................................226 5.1. PERSPECTIVAS DE TRABALHO FUTURO ............................................................... 227 LISTA DE ACRÓNIMOS ....................................................................................................228 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................229 Anexos – Manual de Utilizadores .................................................................................230. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. VIII.

(13) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 – Organigrama da SubRegião de Saúde da Guarda ........................................... 3 Figura 2 – Distribuição dos Recursos Humanos na Instituição SubRegião de Saúde da Guarda .............................................................................................................................. 4 Figura 3 – Contribuições para a UML ............................................................................ 10 Figura 4 – Actores .......................................................................................................... 12 Figura 5 – Diagrama de Caso de Uso Administrador..................................................... 66. o. Figura 6 – Diagrama de Caso de Uso Administrativo .................................................... 67. eg id. Figura 7 – Diagrama de Caso de Uso Coordenador ....................................................... 68 Figura 8 – Diagrama de Caso de Uso Financeiro ........................................................... 69 Figura 9 – Diagrama de Caso de Uso Gabinete Divulgacao .......................................... 70. Pr ot. Figura 10 – Diagrama de Caso de Uso Higienista Oral ................................................. 71 Figura 11 – Diagrama de Caso de Uso Medico Avaliador ............................................. 72 Figura 12 – Diagrama de Caso de Uso Medico Dentista/ES.......................................... 73. úd o. Figura 13 – Alterar dados de utilizador .......................................................................... 75 Figura 14 – Registar ou Criar Administrador ................................................................. 76. C on te. Figura 15 – Eliminar utilizador registado ....................................................................... 77 Figura 16 – Imprimir lista de crianças inscritas ............................................................. 78 Figura 17 – Criar nova contratualização......................................................................... 79 Figura 18 – Enviar email ................................................................................................ 80 Figura 19 – Alterar password ......................................................................................... 81 Figura 20 – Marcar consulta para médico registado....................................................... 82 Figura 21 – Criar diagnóstico dentário da criança.......................................................... 83 Figura 22 – Pesquisar criança por: nome, escola, data de nascimento e centro de saúde ........................................................................................................................................ 84 Figura 23 – Pesquisar patologia e medicação................................................................. 85 Figura 24 – Criar perfil de nova criança ......................................................................... 86 Figura 25 – Criar rastreio dentário ................................................................................. 87 Figura 26 – Alterar dados da criança .............................................................................. 88 Figura 27 – Eliminar criança .......................................................................................... 89. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. IX.

(14) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Figura 28 – Atribuir Médico........................................................................................... 90 Figura 29 – Alterar consultas marcadas ......................................................................... 91 Figura 30 – Eliminar consultas marcadas ....................................................................... 92 Figura 31 – Consultar marcações de consultas, mapa anual de execução de contratualização, indicadores, histórico do diagnóstico dentário/intervenções e atribuições....................................................................................................................... 93 Figura 32 – Imprimir comprovativos dos mapas anuais de execução e indicadores...... 94 Figura 33 – Criar escola ................................................................................................. 95 Figura 34 – Pesquisar criança no contrato por: nome, escola, data de nascimento e. o. centro de saúde ............................................................................................................... 96. eg id. Figura 35 – Criar ficha individual da criança ................................................................. 97 Figura 36 – Imprimir comprovativo da ficha ................................................................. 98 Figura 37 – Criar diagnóstico dentário da criança (médico) .......................................... 99. Pr ot. Figura 38 – Criar registo de intervenção ...................................................................... 100 Figura 39 – Concluir tratamento................................................................................... 101 Figura 40 – Criar perfil de criança no contrato ............................................................ 102. úd o. Figura 41 – Inserir evento ou notícia ............................................................................ 103 Figura 42 – Alterar evento ou notícia ........................................................................... 104. C on te. Figura 43 – Eliminar eventos ....................................................................................... 105 Figura 44 – Criar contrato ............................................................................................ 106 Figura 45 – Atribuir número de crianças ao contrato ................................................... 107 Figura 46 – Imprimir contratos..................................................................................... 108 Figura 47 – Alterar e Eliminar contrato........................................................................ 109 Figura 48 – Imprimir documentos dos mapas .............................................................. 110 Figura 49 – Enviar lotes recebidos ao IGIF e Efectuar pagamentos dos lotes recebidos ...................................................................................................................................... 111 Figura 50 – Alterar valor de consultas ......................................................................... 112 Figura 51 – Gerir tratamentos concluídos, Enviar lotes para financeiro e Imprimir comprovativo das fichas ............................................................................................... 113 Figura 52 – Criar mapa de avaliação externa e Imprimir comprovativo do mapa ....... 114 Figura 53 – Criar ficha individual para avaliação externa, Criar diagnóstico dentário av, Criar estrutura dentária av, registar observações e Imprimir fichas concluidas ........... 115. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. X.

(15) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Figura 54 – Criar médico avaliador externo ao Programa............................................ 116 Figura 55 – Eliminar médico avaliador externo ao Programa ...................................... 117 Figura 56 – Imprimir lista de avaliadores e avaliação externa ..................................... 118 Figura 57 – Analisar e Imprimir fichas internas / externas .......................................... 119 Figura 58 – Efectuar autenticação interna .................................................................... 120 Figura 59 – Efectuar autenticação externa ................................................................... 121 Figura 60 – Registar Utilizador .................................................................................... 122 Figura 61 – Actualizar mapas do higienista oral e Financeiro ..................................... 123 Figura 62 – Diagrama de Colaboração Registar Utilizador ......................................... 125. o. Figura 63 – Diagrama de Colaboração Autenticação interna e externa ....................... 126. eg id. Figura 64 – Diagrama de Classes Global ..................................................................... 128 Figura 65 – Diagrama de Classes Contratos em Sociedades ........................................ 129 Figura 66 – Diagrama de Classes Contratos Individuais.............................................. 130. Pr ot. Figura 67 – Diagrama de Classes Mapas...................................................................... 131 Figura 68 – Diagrama de Classes Restantes ................................................................. 132 Figura 69 – Modelo Entidade Relacionamento ............................................................ 197. úd o. Figura 70 – Diagrama de Componentes ....................................................................... 199 Figura 71 – Diagrama de Instalação ............................................................................. 200. C on te. Figura 72 – Diagrama de Actividades Higienista Oral................................................. 202 Figura 73 Diagrama de Actividades Médico Dentista / ES .......................................... 203 Figura 74 – Exemplo do ambiente de trabalho do Microsoft Visio 2003. .................... 204 Figura 75 – Ambiente de trabalho do Rational Rose 2000 Enterprise Edition. ........... 206 Figura 76 – Autenticação na Base de Dados. ............................................................... 209 Figura 77 – Visualização de todas as componentes para a gestão da Base de Dados em Oracle através da ferramenta SQL Navigator 4.3. ........................................................ 209 Figura 78 – Execução de scripts na ferramenta iSQL* Plus Release 10.1.0.2 ............. 210 Figura 79 – Configuração do Data Connections para oracle ....................................... 211 Figura 80 – Configuração do acesso à base de dados................................................... 211 Figura 81 – Assistente do Oracle Net Manager. .......................................................... 212 Figura 82 – Configuração do ficheiro tnsnames.ora .................................................... 213 Figura 83 – Exemplo da utilização do Query Designer ............................................... 214 Figura 84 – Exemplo do trigger Actualiza_ncriancas .................................................. 215. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. XI.

(16) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Figura 85 – Criar um novo website em ASP.NET ....................................................... 216 Figura 86 – Ambiente da ferramenta Microsoft Visual Studio.Net 2005 ..................... 217 Figura 87 – Servidor web próprio ................................................................................. 217 Figura 88 – Master Page do projecto (MasterPage.master) ........................................ 218 Figura 89 – Herança Visual da Master Page (Index.aspx)........................................... 219 Figura 90 – Interface do Web Site Administration Tool (WSAT) ................................ 221 Figura 91 – Configuração de um SqlDataSource utilizando tabelas no VS 2005 ........ 222 Figura 92 – Utilização do controlo TreeView............................................................... 223 Figura 93 – Acesso à base de dados através de DataSet .............................................. 223. o. Figura 94 – GridView com a paginação activa ............................................................. 224. eg id. Figura 95 – Exemplo de um FormView........................................................................ 225. C on te. úd o. Pr ot. Figura 96 – Exemplo da utilização do controlo CrystalReportViewer......................... 225. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. XII.

(17) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. ÍNDICE DE TABELAS. Tabela 1 – Identificação de casos de uso por Actor ....................................................... 17 Tabela 2 – Identificação de casos de uso........................................................................ 17 Tabela 3 – Classe “Administrador” .............................................................................. 133 Tabela 4 – Classe “Centro_saude” ............................................................................... 133 Tabela 5 – Classe “Avaliacoes”.................................................................................... 134. o. Tabela 6 – Classe “Consulta_medico” ......................................................................... 135. eg id. Tabela 7 – Classe “Consulta_medico_temp” ............................................................... 136 Tabela 8 – Classe “Contratos” ...................................................................................... 136 Tabela 9 – Classe “Contratos_individuais” .................................................................. 137. Pr ot. Tabela 10 – Classe “Contratos_sociedades” ................................................................ 138 Tabela 11 – Classe “Controle_lotes” ............................................................................ 139 Tabela 12 – Classe “Controle_lotes_totais” ................................................................. 142. úd o. Tabela 13 – Classe “Cria_registo”................................................................................ 143 Tabela 14 – Classe “Criancas_medico”........................................................................ 143. C on te. Tabela 15 – Classe “Decremento” ................................................................................ 144 Tabela 16 – Classe “Dentes_crianca”........................................................................... 146 Tabela 17 – Classe “Dentes_crianca_av” ..................................................................... 148 Tabela 18 – Classe “Diagnostico_final”....................................................................... 154 Tabela 19 – Classe “Doentes” ...................................................................................... 156 Tabela 20 – Classe “Escola”......................................................................................... 157 Tabela 21 – Classe “Estrutura_dentaria_crianca” ....................................................... 158 Tabela 22 – Classe “Estrutura_dentaria_c_av” ............................................................ 160 Tabela 23 – Classe “Eventos” ...................................................................................... 161 Tabela 24 – Classe “Indicadores_p_centro”................................................................. 162 Tabela 25 – Classe “Lotes_enviados” .......................................................................... 162 Tabela 26 – Classe “Lotes_enviados_f” ....................................................................... 162 Tabela 27 – Classe “Mah_ppso_c_a” ........................................................................... 165 Tabela 28 – Classe “Mapa_anual” ............................................................................... 167. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. XIII.

(18) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Tabela 29 – Classe “Mapa_anual_h_escola”................................................................ 168 Tabela 30 – Classe “Mapa_anual_pbso” ...................................................................... 169 Tabela 31 – Classe “Mapa_anual_peas” ...................................................................... 171 Tabela 32 – Classe “Mapa_anual_pimd” ..................................................................... 174 Tabela 33 – Classe “Mapa_avaliacao” ......................................................................... 175 Tabela 34 – Classe “Mapa_indicador_a_pbso” ............................................................ 176 Tabela 35 – Classe “Mapa_indicador_a_peas” ............................................................ 177 Tabela 36 – Classe “Mapa_indicador_a_ppso” ............................................................ 178 Tabela 37 – Classe “Mapa_indicador_esc_ppso” ........................................................ 179. o. Tabela 38 – Classe “Mapa_pagamento_md” ............................................................... 179. eg id. Tabela 39 – Classe “Mapa_pagpedido_igif” ................................................................ 180 Tabela 40 – Classe “Mapa_pedido_igif” ...................................................................... 180 Tabela 41 – Classe “Mapa_pedidos” ............................................................................ 181. Pr ot. Tabela 42 – Classe “Matriz_distribuicao” .................................................................... 181 Tabela 43 – Classe “Medico_avaliador” ...................................................................... 182 Tabela 44 – Classe “Medico_dentista”......................................................................... 183. úd o. Tabela 45 – Classe “Medicos_clinica_global” ............................................................. 184 Tabela 46 – Classe “Medicos_clinica_temp” ............................................................... 184. C on te. Tabela 47 – Classe “Nome_dente” ............................................................................... 184 Tabela 48 – Classe “P_mapa_anual” ............................................................................ 185 Tabela 49 – Classe “Rastreio” ...................................................................................... 186 Tabela 50 – Classe “Registo_avaliador” ...................................................................... 187 Tabela 51 – Classe “Registo_intervencao” .................................................................. 187 Tabela 52 – Classe “Registo_intervencao_av”............................................................. 188 Tabela 53 – Classe “Registo_intervencao_temp” ........................................................ 189 Tabela 54 – Classe “Registo_intervencao_temp_av”................................................... 189 Tabela 55 – Classe “Seguranca”................................................................................... 190 Tabela 56 – Classe “Tipo_escola” ................................................................................ 191 Tabela 57 – Classe “Tipo_evento” ............................................................................... 191 Tabela 58 – Classe “Tipo_utilizador” .......................................................................... 191 Tabela 59 – Classe “Totais” ......................................................................................... 192 Tabela 60 – Classe “Tratamentos_conc” ...................................................................... 192. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. XIV.

(19) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Tabela 61 – Classe “Tratamentos_esc” ........................................................................ 193 Tabela 62 – Classe “Utilizadores” ................................................................................ 194. C on te. úd o. Pr ot. eg id. o. Tabela 63 – Classe “Valor_global” .............................................................................. 194. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. XV.

(20) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. CAPÍTULO I 1. INTRODUÇÃO O objectivo deste trabalho consiste essencialmente na elaboração de uma aplicação para a Internet ou Intranet que permita fazer a gestão do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) no distrito da Guarda em todos os centros de saúde contratualizados do programa. Tendo por base os objectivos preconizados no PNPSO, nomeadamente a redução da incidência e da prevalência das doenças orais nas. eg id. o. crianças e adolescentes; melhoria dos conhecimentos e comportamentos sobre saúde oral; promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens com necessidades de saúdes especiais. As actividades incluídas no PNPSO incluem. Pr ot. rastreios, encaminhamentos e prevenção que são desenvolvidas pelas equipas de saúde escolar de cada centro de saúde ou seja, as Higienistas Orais. Dos 14 concelhos existentes no distrito, 7 são assistidos por três higienistas orais. Para responder às. úd o. necessidades de consultas de medicina dentária, o PNPSO recorre à contratualização externa de médicos dentistas ou estomatologistas.. C on te. A criação da aplicação informática “Gestão da Saúde Oral” permite a gestão integrada de todas as actividades com resultados concretos nas áreas de boas práticas no apoio à prevenção da doença e articulação entre os diversos agentes de promoção e eficiência da saúde.. A necessidade e interesse do projecto a desenvolver torna-se bastante útil na medida de deixar de utilizar o papel nas actividades. Em resposta a esta problemática foi criado este projecto para resolver esse problema.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 1.

(21) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 1.1. O R G A N I Z A Ç Ã O. DO. RELATÓRIO. Este relatório está estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma introdução ao tema do trabalho, a forma como o relatório se encontra estruturado, a caracterização geral da instituição, os objectivos do projecto, uma referência sobre o software/hardware utilizado e a metodologia utilizada no projecto. No segundo capítulo, é feita uma apresentação do plano geral sobre a Gestão da Saúde Oral.. eg id. sistema efectuada para a realização do projecto.. o. O terceiro capítulo descreve a análise orientada a objectos e a concepção do. A descrição da implementação do trabalho realizado na parte prática encontra-se. Pr ot. no capítulo quatro.. Finalmente, no quinto capítulo encontram-se as conclusões finais do projecto,. C on te. úd o. assim como as perspectivas de orientação para trabalho futuro.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 2.

(22) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 1.2. C A R A C T E R I Z A Ç Ã O. DA INSTITUIÇÃO. A Instituição, Sub-região de Saúde da Guarda é a Direcção/Coordenação das Instituições e Serviços prestadores de cuidados de saúde no Distrito da Guarda. A instituição tem como objectivos prioritários: •. Organizar e rentabilizar os recursos humanos e materiais disponíveis, em estreita colaboração com as Direcções dos Centros de Saúde e Administrações dos Hospitais; Melhorar a acessibilidade, humanização, qualidade e eficiência dos. o. •. eg id. cuidados de saúde, visando a obtenção de ganhos em saúde para a população do Distrito;. Melhorar o grau de satisfação dos profissionais e dos utentes dos. C on te. úd o. Serviços de Saúde.. Pr ot. •. F i g u r a 1 – Organigrama da SubRegião de Saúde da Guarda. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 3.

(23) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. O sector de actividade no qual a instituição está inserida é o sector público. A organização interna da instituição está descrita na figura 1 através do organigrama. O estágio curricular e projecto decorreram na Divisão Técnica, Informática ou Gabinete de Informática onde desempenhavam funções, 3 técnicos de informática e 1 especialista de informática. As informações para a análise no projecto foram obtidas através do G.D.P. (Gabinete de Desenvolvimento e Gestão de Projectos da Saúde) e da gestão financeira. Na figura 2 está descrito a distribuição total de recursos humanos actuais em. C on te. úd o. Pr ot. eg id. o. laboração na Instituição.. F i g u r a 2 – Distribuição dos Recursos Humanos na Instituição SubRegião de Saúde da Guarda. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 4.

(24) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 1.3. O B J E C T I V O S. DO. PROJECTO. Objectivo Geral: •. Simplificação e uniformização de modelos e automatização dos procedimentos administrativos e financeiros do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) na Sub-Região de Saúde da Guarda.. Objectivos Específicos: Monitorizar as crianças incluídas no PNPSO e no programa de Saúde. o. • •. eg id. Escolar.. Automatização dos procedimentos administrativos, abandonando o preenchimento manual das fichas individuais da saúde oral e o posterior. •. Pr ot. envio à Sub-Região de Saúde (SRS) por correio.. Permitir não só a elaboração automática dos contratos, mas também a evolução da execução material e financeira de cada contrato e da. •. úd o. totalidade dos contratos celebrados pela SRS e por cada Centro de Saúde. Maior rapidez e eficácia no apuramento do índice de CPO(cariados, perdidos e obturados).. C on te. •. Permitir a divulgação de eventos, iniciativas e normas de procedimentos on-line.. O desenvolvimento do projecto terá as seguintes fases na concretização dos objectivos específicos: 1. Análise estruturada do problema em causa; 2. Criação da Base de Dados em Oracle 10g Release 1 (10.1 ou 10.2) for Windows num servidor; 3. Implementação da aplicação para a Internet ou Intranet; 4. Testes da aplicação; 5. Instalação da aplicação num servidor e testes da aplicação pelos utilizadores finais.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 5.

(25) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 1.4. S O F T W A R E / H A R D W A R E / M E T O D O L O G I A U T I L I Z A D A Os meios computacionais utilizados para a realização deste projecto foram um computador portátil HP Pavilion dv1000, Intel(R) Pentium(R) Processor 1.73GHz, 1 GB de RAM e com o sistema operativo Windows XP Profissional Service Pack 2.. O projecto desenvolvido requereu a utilização das seguintes aplicações informáticas e metodologias: •. Microsoft Visio 2003 – onde foi criado o modelo entidade relacionamento (ER). Oracle Database 10g Release 1(10.1) for Windows – utilizado como servidor de. eg id. •. o. e o diagrama de Componentes.. Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD), utilizando a linguagem de programação Oracle PL/SQL.. SQL Navigator 4 – utilizado na gestão da Base de Dados em Oracle;. •. Rational Rose 2000 Enterprise Edition – para a criação dos diagramas utilizados. Pr ot. •. na análise orientada a objectos.. Microsoft Visual Studio.NET 2005 Professional Edition (VS2005) – onde foi. úd o. •. desenvolvida a aplicação Gestão da Saúde Oral na WEB, utilizando o C#.NET •. C on te. como linguagem de programação e a plataforma ASP.NET 2.0. Microsoft Office Word 2003 – para elaboração do relatório e o manual de utilizadores. •. ASP.NET AJAX – componentes utilizados na implementação das aplicações do projecto.. •. Macromedia Flash 8.0 e FireWorks MX 2004 – software utilizado para a criação e edição de imagens interactivas e estáticas.. Como requisitos necessários para a sua utilização, será apenas necessário um computador com ligação à rede Intranet.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 6.

(26) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. CAPÍTULO I I 2. PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO Inicialmente optou-se por realizar um plano geral do projecto, onde se pretende fazer a projecção do trabalho prático a desenvolver na disciplina de Projecto de 5º ano. Através deste estudo pretende-se mostrar uma breve descrição sobre os utilizadores registados e as partes relevantes no desenvolvimento do projecto. Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma aplicação para a Internet ou. o. Intranet (em ASP.NET) que permita fazer a gestão da Saúde Oral em todo o distrito da. 2.1. ADMINISTRADORES. Pr ot. eg id. Guarda. A Gestão da Saúde Oral será constituída por sete interfaces restritos.. úd o. Um administrador terá como funções, a gestão dos utilizadores registados na Sub-Região de Saúde da Guarda, a gestão de alertas e novas contratualizações do Programa. Na gestão dos utilizadores poderá visualizar toda a informação de cada. C on te. utilizador para alteração ou eliminação, na gestão de alertas poderá verificar se um determinado utilizador é credenciado para ser um novo utilizador registado ou não e na gestão de contratualizações, o administrador poderá ao inicio de cada ano do Programa criar uma nova contratualização.. 2.2. FINANCEIRO O financeiro terá como funções a criação, alteração ou eliminação de contratos; gestão e impressão dos documentos na parte financeira; atribuição de um número de crianças aos contratos e alteração dos valores das consultas internas ou externas.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 7.

(27) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 2.3. HIGIENISTAS ORAIS OU ENFERMEIROS Os higienistas orais ou enfermeiros terão como funções, a gestão das análises das crianças e índice de CPO. Na gestão das análises de crianças, cada higienista ou Enfermeiro(a) poderá realizar rastreios às crianças, marcar consultas para as crianças e visualizar o índice CPO nos mapas anuais também poderão imprimir esses mapas para serem enviados para a SRS.. eg id. o. 2.4. MÉDICOS DENTISTAS OU ESTOMATOLOGISTAS. Os médicos dentistas ou estomatologistas quando estiverem registados e. Pr ot. contratualizados para intervenção dentária no Programa poderão fazer o preenchimento das fichas individuais e registar todas as intervenções dos dentes da criança.. úd o. 2.5. ADMINISTRATIVOS. Os administrativos poderão seleccionar todas as fichas de tratamento concluídas para. C on te. envio de lotes, isto é, para pagamento por parte da Gestão Financeira. Também poderão criar um mapa de avaliação externa para ser disponibilizado para os médicos dentistas avaliadores externos ao Programa.. 2.6. AVALIAÇÕES EXTERNAS AO PROGRAMA Os médicos avaliadores terão durante um certo tempo quando finalizar o Programa para analisar um determinado número de crianças conforme a percentagem de crianças atribuídas para análise por parte da gestão administrativa. O coordenador quando tiver o mapa de avaliação externo concluído então poderá realizar as várias avaliações às fichas internas ou externas do Programa.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 8.

(28) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 2.7. RASTREIOS DENTÁRIOS E INDICE CPO (MAPAS) Os rastreios são realizados pelos utilizadores registados, Higienistas Orais. Os rastreios são efectuados para cada criança contratualizada com os vários tipos de análise e autorização por parte dos pais. Os rastreios com selantes e enviados para tratamento terão de ter autorização dos pais para intervenção médica. Cada criança se for encaminhada para tratamento terá de ter um médico dentista ou estomatologista. Nos mapas só poderão ser visualizados os índices conforme o ano actual de contratualização e inicio/Final do programa. O índice de CPO ou mapas será para cada centro de saúde. eg id. o. no distrito da Guarda.. Pr ot. 2.8. FICHAS INDIVIDUAIS DE CONTRATUALIZAÇÃO. As fichas individuais de contratualização serão preenchidas pelos utilizadores Médicos. Dentistas. ou. Estomatologistas.. A. ficha. individual. de. úd o. registados,. contratualização terá ser preenchida para cada criança contratualizada no respectivo centro de saúde. Nas fichas, os médicos dentistas terão de indicar as várias intervenções. C on te. dentárias nos registos e as observações que forem tiradas no preenchimento da ficha.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 9.

(29) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. CAPÍTULO III 3. ANÁLISE E CONCEPÇÃO DO SISTEMA. A informatização exige que sejamos capazes de descrever com rigor o modo como os processos funcionam, para tal a análise e concepção do sistema serve principalmente para ajudar na representação e compreensão da informação do projecto proposto. Assim foi utilizada a linguagem Unified Modelling Language (UML) que é. de sistemas de software Orientados à Objectos.. eg id. o. uma linguagem de notação que serve para especificar, visualizar e documentar modelos. São muitos os autores que contribuíram para o conhecimento que existe. Pr ot. actualmente sobre o modo como os sistemas de informação (SI) devem ser modelados e construídos (Figura 3), mas cada um deles propõe nomenclaturas e abordagens específicas para a modelação de SI. Os três dos mais relevantes autores foram: Grady. úd o. Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson que são conhecidos como "os três amigos". Eles possuem um extenso conhecimento na área de modelagem orientada a objectos, já que as três metodologias mais conceituadas foram desenvolvidas por eles. A UML é a. C on te. junção do que havia de melhor nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. Wirfs-Brock 1990. Coad-Yourdon 1991. Booch 1994. Gamma et al. 1995. Meyer 1997. UML Shlaer-Mellor 1989. Rumbaugh 1991. Jacobson 1995 (NUNES e O’NEILL, 2003, p.5). F i g u r a 3 – Contribuições para a UML. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 10.

(30) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Neste capítulo é feita a descrição da análise e concepção do sistema, realizada para a elaboração da aplicação Gestão da Saúde Oral. Inicialmente, é efectuada uma análise orientada a objectos onde se definem as necessidades e objectivos dos utilizadores, de seguida são apresentados os diagramas de análise. Por fim, é efectuada uma descrição da concepção do sistema.. o. 3.1. ANÁLISE. eg id. 3.1.1. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para efectuar o levantamento. Pr ot. de requisitos. Por sua vez, estas técnicas abrangem normalmente a realização de reuniões, entrevistas, questionários, estudos e amostras de documentos, relatórios, entre outros. Para efectuar um correcto levantamento, por vezes os analistas têm que. úd o. combinar diversas destas técnicas.. Para o levantamento de requisitos foram analisadas amostras de documentos e o. C on te. seu preenchimento, no inicio. Após a compreensão das amostras foram realizadas reuniões com os profissionais para esclarecer alguns pormenores específicos. Para cada tipo de utilizador houve um esclarecimento de todas as funções que a aplicação deveria ter e após a cada implementação da aplicação o respectivo responsável de profissionais de categoria tinha de verificar se era o que pretendia para a sua aplicação. Na parte financeira houve um tempo grande de análise porque havia muitas amostras de documentos e alguns cálculos nas amostras.. 3.1.2. ACTORES Para construir um diagrama de casos de uso é necessário proceder a identificação dos actores do sistema. Um actor representa uma entidade externa que interage com o sistema.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 11.

(31) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. No projecto, são identificados os seguintes actores (figura 4):. o. F i g u r a 4 – Actores. ƒ. eg id. ♦ DESCRIÇÃO DOS ACTORES:. Administrador – utilizador registado com maiores privilégios na manutenção. Pr ot. da Gestão da Saúde Oral e é a entidade responsável por:. o Gestão dos Utilizadores Registados – manutenção das contas de utilizador (activar contas de novos utilizadores, eliminar contas, alterar. úd o. dados de utilizador e envio de possíveis alterações no site aos utilizadores registados por e-mail). Através de alertas de activação de conta é enviado ao administrador um e-mail a indicar que um respectivo. C on te. utilizador deseja ser utilizador registado, esta entidade somente pode activar essas alertas de activação de conta conforme a lista de possíveis utilizadores na Sub-Região caso contrário será eliminado.. o Gestão de Contratualizações – possibilidade de criar uma nova contratualização do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral no início de cada ano do Programa. o Gestão das Crianças – Visualização das crianças inscritas na Sub-Região de Saúde da Guarda e tem a possibilidade de impressão da lista das crianças inscritas.. ƒ. Higienista Oral ou Enfermeiros – entidade que está responsável na inscrição de crianças por cada centro de saúde conforme a Escola onde está inscrita a criança ou não, na gestão de consultas dos médicos, na gestão de rastreios. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 12.

(32) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. dentários, na atribuição de médicos ou estomatologistas para cada criança caso se forem para tratamento dentário e na apresentação dos mapas anuais de contratualização ao fim de cada ano do Programa. Na gestão de consultas dos médicos pode criar, alterar ou eliminar uma consulta para um determinado médico inscrito no Centro de Saúde, visualizar as intervenções efectuadas pelo médico dentista em cada criança, pesquisas (nome da criança, data de nascimento, escola, centro de saúde) e visualizar ou criar diagnósticos dentários para cada criança do Centro de Saúde. Na gestão de rastreios dentários, o higienista oral pode criar, alterar ou eliminar os rastreios para cada criança do. o. Centro de Saúde e enviá-los para tratamento dentário. Quando as crianças são. eg id. enviadas para tratamento dentário o higienista oral tem de atribuir a essa criança com rastreio um médico dentista ou estomatologista. Na apresentação dos mapas são visualizados através do interface Web para pdf, doc, xls e rtf, também. ƒ. Pr ot. podem ser impressos e guardados os mapas pelo higienista oral.. Médico Dentista ou Estomatologista – actor responsável pela criação da ficha. úd o. individual de contratualização das crianças inscritas no contrato do Centro de Saúde, verificar os rastreios enviados e as consultas marcadas pela entidade. ƒ. C on te. higienista oral.. Gabinete de Divulgacao – actor responsável pela inserção, alteração ou eliminação de eventos na plataforma da Gestão da Saúde Oral, tem a possibilidade de adicionar ficheiros ou logótipos a cada evento ou notícia.. ƒ. Financeiro – actor responsável pela gestão dos contratos individuais ou em sociedade (clínicas), pagamentos aos dois tipos de contratos, envio dos contratos com lotes de tratamentos concluídos ao IGIF (Instituto de Gestão e Investimento Financeiro) para pagamento posterior, apresentação dos mapas do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e pagamentos aos médicos avaliadores externos ao Programa. Na gestão dos contratos, a entidade financeiro tem a possibilidade de atribuir a cada contrato um número de crianças para tratamento em cada Centro de Saúde. A entidade Financeiro pode inserir ou alterar o valor. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 13.

(33) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. da consulta interna ou externa caso seja diferente da contratualização actual do Programa. Ainda na gestão de contratos pode adicionar, alterar ou eliminar cada contrato, verificar e imprimir todos os contratos. ƒ. Administrativo – actor responsável pela gestão dos contratos com tratamentos concluídos, possibilidade de escolha e verificação dos contratos para envio para a entidade Financeiro. Também é responsável pela criação dos Mapas de Avaliação Externa para os médicos avaliadores externos contratualizados pela entidade Coordenador. A criação do Mapa de Avaliação Externa é conseguida. ƒ. Médico. Avaliador. –. actor. eg id. o. através de uma estimativa de 10% dos contratos e crianças inscritas para análise.. responsável. pela. avaliação. externa. da. contratualização do Programa, criação das fichas individuais de contratualização. Pr ot. de Avaliação Externa ao Programa para cada criança seleccionada no Mapa de Avaliação Externa realizado pela entidade Administrativo e impressão das fichas. ƒ. úd o. avaliadas.. Coordenador – actor responsável pela avaliação das fichas individuais. C on te. realizadas internamente pelos médicos dentistas ou estomatologistas e externamente pelos médicos avaliadores, para possíveis confrontações de análise de crianças com tratamento mal efectuado. Gestão de Médicos Avaliadores inscritos na Avaliação Externa, pode criar e eliminar cada inscrição de médico avaliador. Tem a possibilidade de impressão da lista de Médicos Avaliadores e análise da Avaliação das Fichas Individuais.. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 14.

(34) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 3.1.3. CASOS DE USO Após a identificação dos actores, procede-se à identificação para cada actor dos casos de uso em que este interage com o sistema. Estes são identificados na tabela seguinte (Tabela 1):. o. Marcar consulta para médico registado Criar diagnóstico dentário da criança Consultar consultas marcadas Pesquisar criança por: - nome - escola - data de nascimento - centro de saúde Pesquisar patologia e medicação Criar perfil de nova criança Criar rastreio dentário Alterar dados da criança Eliminar criança Atribuir Médico Alterar consultas marcadas Eliminar consultas marcadas Alterar password Enviar e-mail Consultar mapa anual de execução de contratualização Consultar mapa anual e indicadores Imprimir comprovativo do Mapa Anual de Execução Imprimir comprovativo do Mapa Anual e Indicadores Consultar histórico do diagnóstico dentário da criança Consultar histórico das intervenções Consultar atribuições Criar escola Pesquisar criança no contrato por: - nome. úd o. Higienista Oral. ƒ ƒ ƒ ƒ. eg id. Administrador. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. CASO DE USO Registar ou Criar Administrador Alterar Dados de Utilizador Eliminar Utilizador Registado Imprimir Lista de Crianças Inscritas Criar nova Contratualização Enviar E-mail Alterar Password. Pr ot. ACTOR. C on te. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 15.

(35) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. Inserir evento ou notícia Alterar evento ou notícia Eliminar eventos Alterar password Enviar email. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. Criar contrato Atribuir número de crianças ao contrato Imprimir contratos Alterar contrato Eliminar contrato Imprimir documentos dos Mapas Enviar lotes recebidos ao IGIF Efectuar pagamento dos lotes recebidos Alterar password Alterar valor de consultas Enviar e-mail. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. Gerir tratamentos concluídos Enviar lotes para financeiro Alterar password Enviar e-mail Criar mapa de avaliação externa Imprimir comprovativo do mapa Imprimir comprovativo das fichas Criar ficha individual para avaliação externa Criar diagnóstico dentário av. C on te. Financeiro. Administrativo. Médico Avaliador. eg id. Pr ot. Gabinete de Divulgacao. úd o. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. o. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. - escola - data de nascimento - centro de saúde Pesquisar patologias e medicação Criar Ficha Individual da Criança Imprimir comprovativo da Ficha Criar diagnóstico dentário da criança Criar registo intervenção Actualizar diagnóstico dentário Consultar marcações de consultas Consultar histórico do diagnóstico dentário da criança Consultar histórico das intervenções Alterar password Enviar e-mail Consultar mapa de execução e indicadores Concluir tratamento Criar perfil de criança no contrato Criar escola. Médico Dentista/ES. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 16.

(36) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Criar estrutura dentária av Registar observações Alterar password Enviar e-mail Imprimir fichas concluídas. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. Criar avaliador Eliminar avaliador Imprimir lista de avaliadores Imprimir lista da Avaliação Externa Analisar fichas internas e externas Alterar password Enviar e-mail Imprimir fichas internas e externas. eg id. o. Coordenador. ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ. Pr ot. Tabela 1 – Identificação de casos de uso por Actor. Outros casos de usos:. C on te. ƒ ƒ. Include: Efectuar autenticação interna Efectuar autenticação externa Registar Utilizador Extend: Actualizar mapas da higienista oral Actualizar mapas do financeiro. úd o. ƒ ƒ ƒ. Tabela 2 – Identificação de casos de uso.. ♦ LISTA DE CASOS DE USO. 1. Registar ou Criar Administrador 2. Alterar dados de utilizador 3. Eliminar utilizador registado 4. Imprimir lista de crianças inscritas 5. Criar nova contratualização 6. Enviar e-mail 7. Alterar password 8. Marcar consulta para médico registado. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 17.

(37) ............. INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. 9. Consultar atribuições 10. Criar diagnóstico dentário da criança 11. Consultar marcações de consultas 12. Pesquisar criança por: nome, escola, data de nascimento e centro de saúde 13. Pesquisar patologia e medicação 14. Criar perfil de nova criança 15. Criar rastreio dentário 16. Alterar dados da criança 17. Eliminar criança. 19. Alterar consultas marcadas 20. Eliminar consultas marcadas. eg id. o. 18. Atribuir médico. 21. Consultar mapa anual de execução de contratualização. Pr ot. 22. Consultar mapa anual e indicadores. 23. Imprimir comprovativo do Mapa Anual de Execução 24. Imprimir comprovativo do Mapa Anual e Indicadores. úd o. 25. Consultar histórico do diagnóstico dentário da criança 26. Consultar histórico das intervenções. C on te. 27. Pesquisar criança no contrato por: nome, escola, data de nascimento e centro de saúde. 28. Criar ficha individual da criança 29. Imprimir comprovativo da ficha 30. Criar registo intervenção. 31. Actualizar diagnóstico dentário 32. Consultar mapa de execução e indicadores 33. Concluir tratamento 34. Criar perfil de criança no contrato 35. Inserir evento ou notícia 36. Alterar evento ou notícia 37. Eliminar eventos 38. Criar contrato 39. Atribuir número de crianças ao contrato. ESTÁGIO DE FIM DE CURSO – GESTÃO DA SAÚDE ORAL. 18.

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O Squid permite que seja realizado um controle de acesso baseado em usu´arios, ou seja, os usu´arios para conseguirem o acesso a internet devem, preliminarmente, se autenticar

Negative geotaxis test showed a decrease in the climbing behavior of the flies in the two highest concentrations of the extract after 5-days of treatment while that after 12-days

• A posigao do orificio de vazamento no tubo (superior, lateral e inferior) afetou o comportamento da evolucao da pressao total e da queda de pressao total com o tempo para

As sementes liofilizadas, acondicionadas na embalagem de alumínio trifoliada e armazenadas nos três ambientes sala de laboratório, câmara fria e nitrogênio líquido fase vapor

In the cool season, for EG, there was an effect only on the high-density legume system; for the herbage accumulation between rows, both mixed systems had a higher accumulation rate p

Avaliou-se o atendimento dos pacotes de software nas nove áreas de gerenciamento de projetos (integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação,