• Nenhum resultado encontrado

Noções Básicas de Música._compressed

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Noções Básicas de Música._compressed"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Noções Básicas de Música

Maestro Luiz Roberto Perez

Música é ao mesmo tempo Arte e Ciência, pode ser apenas apreciada por sua estética e entendida plenamente através da Ciência. A Acústica estuda as várias possibilidades do som e engloba a Música também. Denominamos as notas como: Do, Re, Mi, Fá, Sol, Lá, Si

Pentagrama, Claves, Figuras Musicais, Compassos, Agógica, Dinâmica, Sinais de expressão são alguns recursos que usamos na escrita musical.

1) Pentagrama ou Pauta Musical - São 5 linhas e 4 espaços entre as linhas, sobre as quais escrevemos música. Existem linhas suplementares superiores e inferiores (acima e abaixo da pauta).

2) Claves - São símbolos colocados no início da pauta para localizar as notas. Existem 3 Claves: Fá (graves/ 4a linha), Dó(médios/3a ou 4a linha) e Sol (agudos/2a linha).

3) Figuras Musicais - Definem a duração dos sons musicais.

4) Compasso - Divisão da música em partes proporcionais pretendidas, estipulado no início da pauta musical.

5) Agógica - É a ciência do andamento (velocidade da música) 6) Dinâmica -Termo usado para definir a intensidade dos sons

7) Sinais de alteração das notas para subir ou descer a frequência em meio tom e até um tom . 8) Sinais de expressão - São palavras ou sinais que modificam a execução dos sons musicais. 9) Organologia : Os instrumentos e suas divisões (cordas, sopros e percussão).

(2)

2 1) Pentagrama ou pauta musical

Figura 1: 5 linhas e 4 espaços, linhas e espaços suplementares superiores e inferiores

2) Claves

Figura 2: Claves usadas atualmente

3) Figuras musicais

Figura 3: Figuras musicais

Esse quadro é só um exemplo, pois as figuras podem ter valores diferentes de acordo com a indicação de compasso (2/4, 3/4, 6/8, 2/2, etc), a relação entre as figuras é de metade uma

(3)

3

para a outra. Há também figuras com ponto chamado de aumento, colocado a direita da figura, aumentando o seu valor da metade dela.

Figura 4: Exemplo de figuras pontuadas

4) Compassos

Os compassos dividem a música em partes iguais e são definidos no início da pauta, mas podem haver mudanças no decorrer da música. Usam-se números um sobre o outro (3/4), mas não formam uma fração no sentido matemático. O número superior indica a unidade de compasso e o número inferior a unidade de tempo. Quando temos 4/4 (quatro por quatro) significa que teremos 4 tempos, e o valor desse tempo será 1. É como se dividíssemos a semibreve por 4 que dá 1. Então temos 4 tempos de semínima por compasso e suas somas, subdivisões e pausas, contanto que tenhamos sempre 4 tempos por compasso.

Há compassos considerados simples: a) Binário, b) Ternário e c) Quaternário. a) Binário - tem 2 tempos: 1 Tempo Forte e 1 fraco

b) Ternário - tem 3 tempos: 1 Tempo Forte e 2 fracos c) Quaternário - tem 4 tempos: 1 Tempo Forte e 3 fracos

(4)

4

Figura 5: Exemplos de compassos nas diferentes claves

5) Agógica

O Andamento da música, a velocidade com que se executa o texto musical, é expresso de duas maneiras: uma através da indicação metronômica que indica quantas batidas por minuto o executante quer. O metrônomo marca o tempo e também alguns compassos. Como exemplo podemos mostrar a semínima = 120 que pode ser regulada no metrônomo, onde teremos 120 batidas por minuto. A outra maneira é através de termos italianos colocados acima da pauta. Ex: Adágio, Alegro, Presto, Largo etc, mas muitas vezes complementado pelos termos italianos.

6) Dinâmica

Os sons podem ser executados com mais ou menos intensidade, expressada sob a forma de letras como: F (forte), mF (meio forte), P (piano, pouco som), PP (pianíssimo, menos que piano), FF (fortíssimo) etc.

7) Sinais de alteração das notas

Sustenido#, Bemol b, bequadro, dobrado sustenido e dobrado bemol.

Se olharmos o instrumento piano, veremos que seu teclado tem teclas brancas e pretas. As teclas brancas são os sons chamados de naturais e as pretas são alteradas.

(5)

5

Figura 6: Sinais de alterações das notas

8) Sinais de expressão

Exemplos de sinais de expressão e articulação que interferem na maneira como ouvimos os sons: stacatto, legato, tenuta, portato, sforzato, acelerando, retardando, stringendo, crescendo, decrescendo, pizzicato, glissando, harmônicos artificiais e naturais.

Staccato: a nota é destacada das demais por um breve silêncio. Na prática há uma diminuição no tempo da nota, como se a nota estivesse representada com uma figura de tempo menor, acrescida de pausa. Literalmente significa “destacado”.

Sforzando (ou marcato): denota um aumento súbito de intensidade para a nota a ele associada. Os dois símbolos indicam o mesmo efeito, com diferenças entre si, sobretudo históricas.

 Tenuto: Uma nota sustentada. A combinação de um tenuto com um staccato produz um “portato”, ou portamento, em que cada nota é tocada pelo tempo normal, como o marcato mas levemente ligada às notas vizinhas.

(6)

6

Fermata: Uma nota sustentada por um tempo maior do que a figura vale, ao gosto do executante. Também pode ser usada para indicar uma cadenza.

Glissando: Uma variação contínua de altura entre os dois extremos. Cada instrumento tem técnicas específicas de execução de glissandos.

Pizzicato: Uma nota de um instrumento de corda com arco, em que a corda é pinçada ao invés de

tocada com o arco. Também pode ser indicado com a abreviatura pizz., especialmente para trechos inteiros tocados com este efeito. No violão, o efeito de pizzicato é simulado abafando as cordas com o lado da mão direita.

Snap pizzicato (pizzicato bártok): em um instrumento de corda indica que a corda é muito esticada longe do corpo do instrumento e solta para provocar um estalo.

Harmônico natural: tocado em um instrumento de corda pela divisão suave da corda em frações da série harmônica. Produz um timbre diferente da execução normal.

9) Organologia

É a parte da instrumentação que trata da descrição dos instrumentos musicais.

a) Instrumentos de cordas – friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), dedilhadas (harpa e violão), com plectro (bandolim, cavaquinho, banjo e cravo), percutidas (piano). b) Instrumentos de sopro – madeiras (flauta, clarineta, oboé, corne-inglês, fagote e contrafagote) e metais (trompete, trompa, trombone e tuba), que possuem bocal.

(7)

7

c) Instrumentos de percussão - há dois ramos de instrumentos de percussão, a saber: os de sons determinados e os de sons indeterminados.

Sons determinados: celesta, carrilhão, xilofone, marimba, metalofone, vibrafone, tímpanos, sinos tubulares etc.

Sons indeterminados: bumbo, caixa ou tambor, pratos, tam tam, triângulo, pandeiro, castanholas etc.

10) Intervalos melódicos e harmônicos Intervalo é a diferença de altura entre 2 sons.

Os intervalos melódicos aparecem sucessivamente, nota após nota em frases e períodos. Os intervalos harmônicos são as notas que se sobrepõem em 2, 3, 4 e mais sons superpostos.

Figura 7: Tipos de intervalos

(8)

8

Para os intervalos descendentes basta pensarmos ao contrário, ou seja, do som agudo para o grave: como Ré bemol para Dó que é uma 2a.menor ou Fá para Dó que é uma 4a. justa ambos descendentes.

Os músicos têm que memorizar estes intervalos a todo momento e fazem uso deles sempre. Quando estudantes de Física estudam a série harmônica sabem apenas teoricamente o que acontece no fenômeno, uma falha do ensino tradicional que não integra as áreas do conhecimento.

Finalizando a apostila gostaria de esclarecer que a música tem informações bem mais complexas que estes escritos como forma, estilo, história da arte e da música, contraponto, fuga e uma série de informações que não são necessárias a este curso. Procurei ser o mais sucinto possível e prático.

Referências

Documentos relacionados

a) Competência: Conjunto de poderes que a lei confere aos agentes públicos para que exerçam suas funções com eficiência e assim assegurem o interesse público. Nenhum

Ao mesmo tempo cresceram as doenças cardiovasculares como a insufi ciência cardíaca, as arritmias cardíacas e as mortes súbitas por doença do coração, exigindo diagnósti cos

§ Único - Caso a MRS venha a convocar seus empregados dentro do seu horário de folga ou horário de descanso inter jornada, deverá conceder folga compensatória dentro do próprio

Pretendendo a ERSAR que a implementação do Regulamento Tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, neste primeiro período de 2016 a 2018, se processe com a maior

Agora nos seus relatórios irão aparecer os resultados por blocos de anúncios normais, como Adsense para conteúdo, Adsense para pesquisas, mas ao clicar em um

Mulheres com lesões genitais HPV induzidas, incluindo o carcinoma cervical, têm maior incidência de câncer anal e de suas lesões precursoras, sendo

Discente do curso de Pós-graduação de Enfermagem em Cardiologia do Instituto de Ensino Superior de Londrina – INESUL1.

ERBOLATO, Mário. Técnicas de codificação em jornalismo no jornal diário. Psicodinâmica das cores em GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia jornalismo. A entrevista é um