• Nenhum resultado encontrado

2840_2012_0_1.pdf (48.80Kb)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2840_2012_0_1.pdf (48.80Kb)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA

A APLICAÇÃO DA JURIMETRIA NO BRASIL

Contrato de auxílio à pesquisa com vigência de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014

Líder: Professor Doutor Felipe Chiarello de Souza Pinto

Pesquisadores e discentes participantes: Prof. Ms. Daniel Francisco N. Menezes Profª. Dra. Márcia Milena Pivatto Serra Prof. Ms. Mauro Roberto Schlüter Profª.Ms. Michelle Asato Junqueira Ruth Carolina Rodrigues Sgrignolli1 Reinaldo Moreira Bruno (doutorado)2 Leandro Sarai (mestrado)

Leticia Galan. Garducci (mestrado) Aline Cia Haible (graduação) Isis de Almeida Silva (graduação)

1. Dados do projeto e considerações acerca do seu desenvolvimento

O presente relatório relaciona-se aos dados finais da pesquisa denominada “A aplicação da jurimetria no Brasil”, com prazo de vigência de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, financiada pelo Mackpesquisa.

1

Incluída como pesquisadora voluntária em março de 2013.

2

(2)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

O estudo clássico do direito possui um plano teórico e outro empírico. Os juristas são formados, em sua maioria, para aplicar ao caso concreto, a lei, que decorre por sua vez, de um referencial teórico localizado fora do direito – filosofia, sociologia, antropologia, política, dentre outros ramos do saber. Ocorre que, muitas vezes, este referencial teórico que fundamenta o direito, é esquecido nas Faculdades de Direito, as quais, resumem o direito à lei, especialmente a lei positiva, imposta pelo Estado.

Mesmo o Direito sendo reduzido à lei, esta, é uma aspiração teórica do legislador, cujas interpretações são levadas em consideração pelo aplicador do direito (juiz, advogado, promotor, delegado) ao lado de diversos outros fatores que interferem nos processos jurídicos de decisão e, por consequência, na resolução de casos concretos.

As consequências sociais da aplicação da lei ao caso concreto, especialmente da aplicação resultante de um processo judicial, é elemento pouco estudo no direito, mormente se tomadas pelo viés da elaboração de dados estatísticos sobre as decisões judiciais.

Isto é, o impacto social das decisões judiciais não é analisado de forma sistemática, através de processos estatísticos adequados que, permitam chegar a conclusões científicas de como o Poder Judiciário decide e, quais os impactos setoriais de tais decisões na sociedade. Quando muito, um único caso isolado serve como ponto de análise do impacto da decisão judicial na sociedade.

A partir da organização estatística das decisões judiciais é possível obter parâmetros de tomada de decisão do judiciário e, compará-los com outros indicadores sociais existente, permitindo a análise de correlação entre os parâmetros de decisão encontrados no Poder Judiciário com os demais indicadores sociais.

(3)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

Existindo alteração do padrão de decisão do Poder Judiciário e, existindo alteração nos indicadores sociais do mesmo setor pesquisado, podemos abrir um novo campo de pesquisa sobre o impacto das decisões do Poder Judiciário na sociedade, feito a partir de então, com bases estatísticas científicas.

Este tipo de análise, multidisciplinar, está formando um novo ramo do conhecimento, a Jurimetria.

O tema é de fronteira, isto é, propõe uma atuação no limite entre o que se conhece e, o que está por ser descoberto. Neste sentido, o primeiro argumento a fim de justificar a pesquisa é desenvolver a própria metodologia de análise estatísticas dos dados produzido pelo Poder Judiciário.

2. Dos objetivos propostos e dos resultados

A pesquisa tinha por objetivo contribuir para consolidação da Jurimetria no Brasil e, implementação desse método de estudo dentro da Universidade Presbiteriana Mackenzie, gerando ainda, um estudo empírico sobre uma área delimitada, contribuindo com isso, com a formação de um novo método de análise dos fatos sociais.

Sem dúvidas, os objetivos foram cumpridos, conforme se demonstrará no item próprio destinado à produção dos pesquisadores acerca do tema, impondo a certeza acerca da contribuição para divulgação da Jurimetria no Brasil, além do estudo Prático da Aplicação da Jurimetria em setores econômicos e estratégicos para Região Metropolitana de Campinas a partir de dados fornecidos pelo Poder Judiciário, a organização de evento acadêmico sobre Jurimetria e a participação em eventos científicos para divulgação dos resultados através de apresentação e a publicação de artigos em anais.

(4)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

Na análise do projeto pelos r. pareceristas do Mackpesquisa, cabe ressaltar:

O primeiro parecerista apontou que se tratava de uma pesquisa inovadora, que iria permitir a análise do Poder Judiciário sob juma nova perspectiva, com possibilidade de dresultar em aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados pelo referido Poder, bem como com o aumento no conhecimento por parte da sociedade de suas atividades.

O segundo parecerista, por sua vez, sinalizou o prazo exíguo para a conclusão do projeto para o aprofundamento no campo metodológico da jurimetria. Propôs expressamente: “O primeiro ano dessa atividade deveria ser voltado, portanto, a desenvolver capacidades do time e o relacionamento multidisciplinar”.

Foram aprovadas duas bolsas para alunos de graduação e duas bolsas para alunos de pós-graduação, além de material de consumo com produtos de papelaria e inscrições em eventos científicos.

3. Produção acadêmica relacionada ao projeto, responsável pela divulgação da jurimetria, cumprindo os objetivos propostos.

3.1 Artigos em periódico:

BARBOSA, Cassio M. ; MENEZES, D. F. N. . Jurimetria - Buscando um Referencial Teórico. Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna, v. 24, p. 160-185, 2013

SERRA, Marcia Milena Pivatto . COMO UTILIZAR ELEMENTOS DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA JURIMETRIA. Anima: Revista Eletrônica do Curso de Direito da Opet, v. IV, p. 156-169, 2013.

(5)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

BARBOSA, Cassio M. ; MENEZES, D. F. N. . Jurimetria - Uma Nova Metodologia de Pesquisa Judicial e Diálogo Social. In: Carolina Alves Vestana; Gustavo Silveira Siqueira. (Org.). Direito e Experiências Jurídicas - Debates Práticos. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2013, v. 02, p. 39-51. COM APRESENTAÇÃO

3.3. Trabalhos completos apresentados em anais de eventos:

BARBOSA, Cassio M. ; MENEZES, D. F. N. ; SCHLÜTER, Mauro R. . Jurimetria como Método de Investigação Estatística da Eficiência do Poder Judiciário. In: 7 Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica, 2014, Bogotá. Anais do 7 Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica, 2013

3.4 Resumos expandidos:

MENEZES, D. F. N. . Jurimetria: Uma Nova Interpretação da Jurisprudência. In: II Congresso Nacional da FEPODI, 2013, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional da FEPODI. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. v. 1. p. 797-802. COM APRESENTAÇÃO

3.5 Organização de Eventos:

MENEZES, D. F. N. . I Seminário de Jurimetria. 2013. Congresso Organizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faculdade de Direito. Campus de Campinas em agosto de 2013.

3.6. Apresentação de pôster

ASATO J., Michelle . A aplicação da jurimetria no Brasil. 2013. Conpedi de Curitiba/PR, em junho de 2013.

4. Considerações Finais

Da análise de todo o exposto, depreende-se que os objetivos foram cumpridos, em especial a construção da nova metodologia de pesquisa na qual se

(6)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

constitui a jurimetria, apontando ainda pela necessária análise quantitativa de dados, possibilitando a formulação de propostas ao Poder Judiciário.

Todavia, na elaboração dos artigos que compõem a produção acadêmica percebeu-se que a construção do conceito de Jurimetria necessita de estudos mais demorados que envolve a necessidade de levantamento de dados juntos ao órgãos judicantes (Poder Judiciário, Procon, CADE, etc.).

Embora as pesquisas realizadas pelos docentes já tenha mapeado toda a produção internacional sobre jurimetria, especialmente nos Estados Unidos e na Holanda, a pesquisa empírica para comprovação das conclusões ainda em construção sobre a metodologia jurimétrica necessitam de continuidade.

Além da produção já destacada, foi também apresentado trabalho no XVIII Seminário de Pesquisa do CCSA da UFRN (Jurimetria: Buscando um Referencial de Aplicação) cujo Anais estão em fase de publicação; apresentado um poster no XXII Encontro Nacional do Conpedi (maior evento acadêmico na área do Direito) e; dois artigos aguardam publicação: a) Análise Jurimétrica sobre Dumping no CADE (Caderno de Direito Econômico, Administração e Finanças Públicas, volume 37 (mar-abril-2013)) e, b) Jurimetria: Construindo um Conceito (Coletânea de Artigos da Faculdade de Direito da UNIMONTE – Santos).

Ainda há um artigo – Jurimetria: Análise da Ineficácia do Poder Judiciário na Proteção do Consumidor – submetido à Revista de Direito Fundamentais da PUC/RS,

No decorrer do primeiro semestre foi concedida entrevista à Rádio Brasil em Campinas e, feitos contatos com grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Ciências Sociais da UFRPE e, do Instituto de Economia da Unicamp visando a formação de pesquisa em rede.

Nessa linha, foi apresentado novo projeto de pesquisa para a continuidade do desenvolvimento da jurimetria, já aprovado para o ano de vigência

(7)

A APLICAÇÃO DA

JURIMETRIA NO

BRASIL

de 2014, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento de tema tão novidadeiro e multidisciplinar ao direito.

Era o que nos cumpria relatar.

Em nome da equipe, subscrevo o presente,

Referências

Documentos relacionados

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de

Proponho na presente comunicação a análise das Instruções de Viagem da Seção Geológica e Mineralógica da Comissão, elaborada pelo naturalista e Diretor da Seção Guilherme