• Nenhum resultado encontrado

lisania e jana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "lisania e jana"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

• A pesquisa científica é um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Tem como finalidade descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico

• Os objetivos servem para que o individuo consiga atingir suas metas,de forma ampla os objetivos são valores e finalidades de uma organização,a palavra objetivo e sinônimo de alvo,muitas organizações tração suas metas e planos mirados em seus focos e em seus objetivos.

• Pesquisa Exploratória: proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

• Pesquisa Descritiva: descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.

• Pesquisa Explicativa: identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar

evidências empíricas verificáveis - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

(2)

• Há dois grandes métodos de investigação: Quantitativo e o Qualitativo. A natureza do problema e seu nível de aprofundamento determinarão a escolha do método.

Método Quantitativo

É caracterizado pelo emprego da quantificação nas modalidades de coletas de informações e no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas.

O método quantitativo representa a intenção de garantir a precisão dos resultados, com o objetivo de evitar distorções de análise de

interpretações. Método Qualitativo

O método qualitativo se justifica por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno.

• Toda pesquisa científica se inicia com a formulação de um problema e tem como meta procurar uma solução para o mesmo. A visão clara do tema completa-se com a sua formulação em termos de problema. Ou seja, o tema escolhido deve ser “problematizado”. A colocação clara do problema desencadeia a formulação de hipóteses a serem comprovadas no decorrer do trabalho. A escolha do tema é feita a partir de

observações efetuadas, de leituras, curiosidades ou, principalmente, da percepção de determinada carência na área em questão.

Um problema de pesquisa é um problema que pode ser resolvido com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles passíveis de serem produzidos. Portanto, é algo cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o entendimento ou tratamento de questões a ele relacionadas.

• A estrutura das bases de dados, bem como a forma com que as bases de dados desenham seu modelo de dados são objetos de análise deste artigo. Alguns tipos de bases de dados, como: bibliográficas, diretórios,

(3)

financeiras, numéricas e texto completo, são analisados a partir das diferentes tipologias documentais que as compõem e a relação com o desenho do modelo de dados utilizados por elas. A partir disso, defende-se a hipótedefende-se de que quanto melhor dedefende-senhado o modelo de dados em relação as diferentes tipologias documentais, maior será a qualidade de resposta da base de dados.

Essa importante etapa da pesquisa científica deve apresentar uma redação direta, clara, relevante, empreendedora, pois dever representar o fechamento de um ciclo de estudo essencial ao progresso do País.

Pesquisa Experimental:Manipula diretamente as variáveis relacionadas com o objetivo do estudo, pretende dizer de que modo ou por que causas o fênomeno é produzido.

Pesquisa Teórica: Têm a finalidade de conhecer e aprofundar

conhecimentos e discussões, não requer coleta de dados e pesquisa de campo, busca proporcionar espaço pra discussão de um tema ou questão intrigante da realidade.

Pesquisa Aplicada: pesquisa de fins práticos movida pela necessidade do conhecimento para aplicação imediata de resultados.

2.1.(C) Representar de forma sucinta o assunto de um livro ou documento 2.2. (A) Ser sucinto no texto e abortar os aspectos e características principais do livro ou documento

2.3.(A) Uma resenha ou uma recensão

2.4.(B) Pontos principais abordados pelo autor do livro ou documento original. 2.5.(C) finalidade, metodologia, resultado e conclusão.

2.6.(A) resenha e ou recensão

2.7.(C)apresentar a opinião crítica do autor da resenha sobre os livros ou documentos já lidos.

2.8.(C)opinião crítica e julgamento

2.9.(C) meio de divulgação de um novo livro ou documento

2.10.(A) ser sucinto no texto e abordar os aspectos e características principais do livro ou documento.

(4)

2.11.(B)uso de aspas 3.

Características Principais (a)* (b)* (c)*

3.1. Texto sintetizado X

3.2. Desenvolvimento da leitura e pratica de redação X 3.3. Conhecimento profundo do assunto(por parte do ator do

texto)

X

3.4. Organização em ficha X

3.5. Recuperação de informações sobre a localização do livro ou documento

X 3.6. O texto pode conter opinião pessoal X 3.7.Técnica que facilita o estudo e a aprendizagem X

4.

(5)

Arquivo “A ciência e o conhecimento cientifico .PDF”

Itens Conteúdo Observação do aluno

1.Tipo de obra 1.1. Ano da Publicação 1.2. Editora 1.2.1. Páginas 1.3. Título 1.3.1. Título original 1.4 Localização 1.5 Autor 2. Tema 2.1. Palavras chave (...) 5. Comentários Artigo 2012 http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/ 6 páginas

Ciência e o conhecimento científico Ciência e o conhecimento científico

CERVO, A.L.. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books,1996. pp. 20-43. CRUZ, Carla; UIRÁ, Ribeiro. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1991.

Antonio Sérgio Azevedo Damy Pesquisa científica

Ciência, conhecimento e metodologia.

Consideramos o artigo bem específico, com o objetivo de explicar sobre os assuntos e mostrar a diferença e importância de cada um deles.

Aprendemos aonde usar cada um dos

conhecimentos e tipos de metodologia e aonde aplicar cada um deles. A importância desse artigo é para que nós possamos fazer um trabalho e saber qual tipo de pesquisa utilizar e o tipo de método conforme o assunto.

(6)

5.1

Professor?

Resumo

Lakatos (1991)2 , adverte que ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes.

Correlação entre Conhecimento Popular e Conhecimento Científico a) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

b) Um mesmo objeto ou fenômeno — uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados — pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; Ó que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de

observação.

Características do Conhecimento Popular

O conhecimento popular caracteriza-se por ser predominantemente:

•superficial, isto é , conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como “porque o vi”, “porque o senti”, “porque o disseram”, “porque todo mundo o diz”;

•sensitivo, ou seja, referente a vivências, estados de ânimo e emoç ões da vida diária; •subjetivo, pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquire por vivência própria quanto os “por ouvir dizer”;

•assistemático, pois esta “organização” das experiências não visa a uma sistematização das idéias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-las;

•acrítico, pois, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.

(7)

Conhecimento Popular

O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se

fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções: como o conhecimento implica uma dualidade de realidades, isto é , de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este é possuído, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido.

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (Trujillo, 1974:12); por este motivo, o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.

Conhecimento Religioso

O conhecimento religioso, isto é , teológico, apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e,por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é umconhecim6nto sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está

sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento

revelado.

Conhecimento Cientifico

Finalmente, o conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é , com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo” (Trujillo, 1974:14). Constitui um

conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.

O Conceito de Ciência

Diversos autores tentaram definir o que se entende por Ciência. Os conceitos mais comuns, mas, a nosso ver, incompletos, são os seguintes:

(8)

• “Atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas.”

• “Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível.”

• “Conhecimento certo do real pelas suas causas.”

• “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido através da investigação, pelo raciocínio e pela

experimentação intensiva.”

• “Conjunto de enunciados lógica e dedutivamente justificados por outros enunciados.”

• “Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais, metodicamente demonstradas e relacionadas com objeto determinado.”

• “Corpo de conhecimentos consistindo em percepções, experiências, fatos certos e seguros.

• “Estudo de problemas solúveis, mediante método científico.” • “Forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo.”

O Método Científico

Principais características da Ciência

Principais características da Ciência × Conhecimento pelas causas: a Ciência se caracteriza por demonstrar as razões dos enunciados, relacionando os fenômenos às suas causas, × Profundidade e generalidade das conclusões: exprime suas conclusões em enunciados gerais capazes de expressar a relação entre todas as causas de um determinado fenômeno, × Finalidade teórica e prática: da pesquisa te rica decorrem inúmeras aplicações, × Objeto formal: é a forma de como a ciência atinge seu objeto (a

realidade física) com o controle experimental das causas reais (evidência dos fatos e não das id ias). × Método e controle: investigação rigorosa e controlada de forma a atingir conclusões com confiabilidade, × Exatidão: evidência dos fatos objetivos através

Referências

Documentos relacionados

Os valores acadêmicos tornam-se defectivos quando mais da metade da população se vê nos índices de fracasso escolar, transmitindo assim não só um fracasso educacional,

A Faculdade Luciano Feijão – CNPJ 09.533.217/0003-01, instituição mantida pelo Centro Social Clodoveu Arruda, inscrita no CNPJ 09.533.217/0001-31, entidade de finalidade não

De forma a concretizar os objetivos, foram propostas atividades como participação em todas as etapas do circuito do medicamento numa FC, sendo elas a elaboração, receção

Os critérios de seleção da amostra foram: mulheres idosas com idade entre 60 e 79 anos (isto se dá devido aos valores normativos da aptidão funcional geral existentes

Os objetivos gerais do estudo são: avaliar o impacto de um programa de exercício físico domiciliário na capacidade funcional da pessoa com doença cardíaca isquémica; avaliar a

Table 3 shows the average results obtained through a simulated dataset, the methods for the genomic values due to dominance considering the additive-dominant model and also

Após muitas discussões e polêmicas a terceira versão da BNCC (Brasil, 2018) foi aprovada para o ensino fundamental, determinando (não apenas orientando, como faziam os PCNs),

Além disso, segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a indústria foi o setor da economia que mais consumiu energia elétrica, acumulando mais de 36% da totalidade