• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N° 9.996, de 02.05.2006

EDITAL Nº 044/2012

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público a todos que o presente edital virem ou dele tomem conhecimento que estarão reabertas as inscrições para seleção de BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA para o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/UESB, em conformidade com o EDITAL CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, circunscritas às seguintes normas:

1. DO PROGRAMA PIBID/UESB

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UESB, promovido com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, objetiva incentivar a formação de professores para a educação básica, por meio de um fortalecimento dos vínculos entre a universidade e as escolas de educação básica, da circularidade dos diversos saberes e conhecimentos que compõem o quadro ecológico da profissionalização do professor. E, com isso contribuir com a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de ensino superior e com melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica.

2. DAS VAGAS

A seleção que trata este Edital visa selecionar candidatos para compor o cadastro de reserva para BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UESB, para atuarem nos subprojetos dos Campi - Vitória da Conquista e Jequié, conforme especificação nos quadros 1 e 2 a seguir:

Quadro 1: Campus de Vitória da Conquista

SUBPROJETOS CURSO

Releituras do trabalho docente: saberes e fazeres com a linguagem no ensino fundamental

Licenciatura em Letras

A experimentação inclusa na microrrede de ensino aprendizagem – formação por meio de materiais alternativos.

Licenciatura em Física

Matemática - Ensino Fundamental Licenciatura em Matemática (Ensino Fundamental)

Matemática - Ensino Médio Licenciatura em Matemática (Ensino Médio)

Quadro 2: Campus de Jequié

SUBPROJETOS CURSO (LICENCIATURAS)

Licenciaturas da UESB e a interdisciplinaridade em educação do campo Pedagogia Química Letras Matemática Biologia

(2)

O processo formativo do professor de língua portuguesa na microrrede ensino-aprendizagem- formação.

Letras

Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação: um diálogo com os saberes e experimentos da área das Ciências Biológicas.

Biologia

Problematizando o Ensino de Matemática: trabalho articulado na microrrede ensino-aprendizagem-formação.

Matemática

O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem- formação.

Pedagogia

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

A seleção que trata este Edital prevê as seguintes atribuições para os bolsistas:

a) estar apto a iniciar as atividades relativas ao Projeto imediatamente após o processo de homologação pela CAPES;

b) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, no mínimo de 10 (dez) horas semanais às atividades do PIBID/UESB, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares; c) exercer suas atividades conforme detalhamento do Plano de Trabalho aprovado;

d) elaborar relatórios periódicos de suas atividades, entregando-os nos prazos estabelecidos pelo coordenador do Projeto;

e) divulgar amplamente os resultados parciais e finais de seu trabalho em espaços acadêmicos, sobretudo em eventos científicos de iniciação à docência e em ambiente virtual do PIBID organizado pela UESB e/ou pela CAPES.

4. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS

a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

b) estar regularmente matriculado em um dos cursos de licenciatura listados no quadro de vagas (item 2 do presente Edital) do seu respectivo Campus, Vitória da Conquista ou Jequié;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) estar cursando uma das licenciaturas, preferencialmente, a partir do terceiro período, na área do subprojeto da qual fará parte;

e) não possuir outro tipo de bolsa e/ou vínculo empregatício enquanto atuar no Projeto; f) possuir disponibilidade de carga horária de 10 (dez) horas semanais para trabalhar no

Projeto;

g) comprometer-se a cumprir o Plano de Atividades aprovado no PIBID/UESB;

h) dispor-se a deslocar com recursos financeiros próprios para as escolas participantes do Projeto.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições estarão abertas no período de 11/04/2012 a 18/04/2012e deverão ser efetivadas no Campus de Vitória da Conquista e Jequié nos locais abaixo especificados:

5.1.1. Campus de Vitória da Conquista

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no horário de das 8h às 12h.

5.1.2 Campus de Jequié

(3)

5.2. O formulário próprio para inscrição (Anexo I) encontra-se disponível no blog http://pibiduesb.blogspot.com, no Colegiado do Curso de Matemática – Campus de Vitória da Conquista e na Sala do NEPEJA – Campus de Jequié.

5.3. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os documentos abaixo relacionados: a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no blog

http://pibiduesb.blogspot.com e no site www.uesb.br)

b) Cópia do comprovante da matrícula em um dos cursos de licenciatura da UESB (cursos listados no item 2 deste Edital), no semestre 2011.2, devidamente assinado; c) Cópia do histórico escolar atualizado, com a assinatura do órgão competente; d) Cópia de documento de identidade e CPF;

e) Cópia de comprovante da última eleição;

f) Curriculum Vitae (preferencialmente da Plataforma Lattes).

6. DA SELEÇÃO

A seleção será realizada por uma comissão composta pela equipe de Coordenação do PIBID de cada Campus e por professores pertencentes ao quadro da Instituição, referendados pela Pró-Reitoria de Graduação, sob a coordenação do Coordenador Institucional do Programa PIBID/UESB, e constará das seguintes etapas:

a) Análise do Histórico Escolar; b) Entrevista;

c) Análise do Curriculum, de acordo com o barema (Anexo II).

6.1. As etapas serão realizadas conforme o quadro a seguir: 6.1.1. Campus de Vitória da Conquista e Jequié

ETAPAS DATA HORÁRIO LOCAL

Análise do Histórico Escolar 19 e 20/04/2012 --- --- Entrevista e Análise do Curriculum 25 e 28/04/2012 8h às 10h 14h às 18h No Campus de Vitoria da Conquista, nos Colegiados de cursos de cada subprojeto No Campus de Jequié, na Sala do NEPEJA

6.2. O resultado dos classificados na análise do histórico escolar será divulgado no site www.uesb.br e no blog http://pibiduesb.blogspot.com , assim como no Núcleo de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Políticas Públicas – NEPEJA, no Campus de Jequié, dia 24/04/2012.

6.3. Os candidatos classificados na analise do histórico escolar, serão convocados para realização da entrevista nos dias, horários e local indicados no quadro acima.

6.3.1. Todos os candidatos deverão se apresentar no 10 dia determinado para realização das provas, no horário das 08:00, quando será realizado um sorteio e marcado o respectivo horário da entrevista, de acordo com o subprojeto escolhido.

6.4. Para realização da Entrevista, será obrigatória a apresentação de documento de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação e comprovante de inscrição).

(4)

6.5. O não comparecimento do candidato classificado na primeira etapa, para realização da entrevista, implicará na sua eliminação.

6.6. A análise do Curriculum Vitae dar-se-á conforme barema (Anexo II). 6.7. O cálculo da média final será realizado mediante a fórmula:

NF= (NHE + NE + NC)/3 Onde:

NF= Nota Final

NHE = Nota do histórico escolar NE = Nota da Entrevista

NC= Nota da análise do Curriulum Vitae

6.8. A classificação final será por Subprojeto, obedecendo a ordem decrescente da média aritmética das 03 (três) etapas. Em caso de empate da nota final, terá preferência o(a) candidato(a) com maior tempo de permanência em escola pública e, permanecendo o empate, a participação em projetos que visem à melhoria do ensino da Educação Básica.

7. DA CONVOCAÇÃO

7.1. A convocação dos candidatos classificados se dará quando do surgimento de vagas, obedecida a ordem de classificação geral, por Subprojeto, a necessidade do Subprojeto e o numero de bolsas concedidas pela CAPES para o PIBID/UESB.

7.2. Caberá a esta Universidade a publicação dos Resultados da Seleção no dia 05 de maio de 2012 no site www.uesb.br, no blog http://pibiduesb.blogspot.com e no Núcleo de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Políticas Públicas – NEPEJA, no Campus de Jequié.

7.3. Na existência de vagas, os candidatos serão convocados através do site www.uesb.br e no blog http://pibiduesb.blogspot.com e deverão apresentar-se no local indicado na convocação com os seguintes documentos:

a) Ficha de Cadastro (fornecida pela Coordenação PIBID/UESB); b) Xerox do CPF;

c) Xerox do RG;

d) Xerox do Comprovante de Residência;

e) Xerox comprovante bancário – conta corrente (não poderá ser conta de investimento ou de poupança e, em caso de conta conjunta, o bolsista deverá ser titular);

f) Declaração de disponibilidade de 10 horas semanais, para atuar no Programa; g) Declaração de que não possui outra bolsa ;

h) Termo de Compromisso (fornecido pela Coordenação PIBID/UESB).

8. DA REMUNERAÇÃO

8.1. Ao bolsista será pago, através da CAPES, uma bolsa mensal no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) e, somente, durante a execução do Projeto.

8.2. A bolsa não acarretará, sob hipótese alguma, vínculo empregatício de qualquer natureza, com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, pois, nos termos da legislação de regência, visam propiciar oportunidade para aprofundar conhecimentos e

(5)

desenvolver habilidades significativas para formação profissional a um só tempo teórica e prática.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua atuação, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.

9.2. O aluno bolsista não poderá trancar a matrícula durante a vigência da bolsa.

9.3. A coordenação dos Subprojetos PIBID/UESB poderá substituir o bolsista, a qualquer tempo, observada a inadequação do mesmo aos objetivos do Projeto, sendo, neste caso, convocado um novo selecionado do banco de reserva de acordo com a ordem de classificação. A substituição deverá ser precedida de solicitação formal ao Comitê de Acompanhamento Institucional do Projeto, a quem caberá a decisão final, e deverá conter exposição detalhada dos motivos que levaram ao pedido de substituição.

9.4. Os casos omissos no presente Edital serão solucionados pela Comissão de Seleção do PIBID/UESB.

9.5. Este Edital entra em vigor na data da sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário e asseguradas as inscrições já efetivadas, através do Edital 036/2012, cabendo à Coordenação do Programa dar ciência do novo cronograma da Seleção aos candidatos que se inscreveram no prazo daquele Edital.

Vitória da Conquista, 09 de abril de 2012

PAULO ROBERTO PINTO SANTOS REITOR

(6)

ANEXO I DO EDITAL Nº 044/ 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO PIBID/UESB - DISCENTE

1. DADOS PESSOAIS NOME:________________________________________________________________ RG___________________________CPF:____________________________ AV/RUA:______________________________________________________________ BAIRRO:_________________________________CIDADE:_____________________ CEP:____________________________________TELEFONE: ( )_______________ CELULAR: ( )_________________E-MAIL:________________________________ 2. DADOS ACADÊMICOS

LICENCIANDO EM:____________________________ CAMPUS:_______________ MATRÍCULA:__________________________________________________________ INICIO DO CURSO NA UESB___/___ PREVISÃO DE FORMATURA____/_____

3. DISPONIBILIDADE PARA DEDICAR-SE AO PIBID/UESB Marque com um X todo o seu tempo livre

TURNO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

Manhã (8h às 12h) Tarde (14-18h)

Subprojeto:____________________________________________________________ Ao assinar você atesta que todas as informações aqui declaradas são verídicas e que a constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

Local e Data:_________________________________Assinatura:_______________________________ Destaque aqui

--- Ficha de Comprovação de Inscrição PIBID/UESB – Discente

Nome Completo:

CPF:

Curso de Licenciatura na UESB: Subprojeto:

(7)

ANEXO II DO EDITAL Nº 044/ 2012

BAREMA PARA ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS DISCENTES

Nome do Candidato

:_________________________________________________

1. CURRÍCULO DO ALUNO (máximo de 10,0 pontos)

ELEMENTOS ANALISADOS Valor

Atribuído

Valor Obtido Participação em eventos científicos na área do subprojeto ou em áreas afins (até o máximo de 3,0)

Com apresentação de trabalho – Comunicação oral Com apresentação de trabalho – Pôster

Sem apresentação de trabalho Monitoria em eventos científicos Organização de eventos 1,0 0,8 0,5 0,5 0,5 Produção Científica tecnológica e artística (até o máximo de 2,0)

Artigos completos publicados em periódicos Resumos publicados em anais

Resumos expandidos publicados em anais Trabalhos completos publicados em anais

1,5 0,4 0,6 1,0 Participação em projetos de pesquisa e extensão, como bolsista e/ou voluntário (até o máximo de 2,0) 20 – 40 horas 41 -60 horas Mais de 60 horas 0,5 1,0 1,5 Monitoria realizada em curso de graduação da UESB, devidamente certificado pela PROGRAD (até o máximo de 1,5)

48-59 horas 60-119 horas 120 ou mais horas 0.5 1,0 1,5

Represente de órgãos deliberativos institucionais e estudantis devidamente comprovados (até o máximo de 1,5)

De 1 a 3 anos Mais de 3 anos

0,5 1,0

Referências

Documentos relacionados

Ademais, cresce o número de estudos envolvendo a Manufatura Aditiva na medicina, como o desenvolvimento de tecidos a partir da impressão 3D, área essa que se encontra

Considerando a montagem dos elementos de transmissão e controle de potência no interior do Tambor, há significativa economia de espaço de montagem em relação aos sistemas

Entre o que foi visto, vale destacar o aumento do crédito para apoiar um maior nível de consumo, acarretando em maior poluição, consumo de energia elétrica e

Internacionais ou entre Organizações Internacionais”, em 1986. 3) Produção de Efeitos Jurídicos. Decorrem da vontade de se criarem vínculos obrigacionais entre as

Diante disso, e da grande relevância da AP e dos testes psicológicos para a psicologia, visto que, eles são atividades exclusivas do psicólogo, evidencia a necessidade de uma

Alguns polímeros condutores podem conduzir corrente elétrica, através do fluxo de partículas carregadas (íons) em seu interior ou ao longo da.. Mecanismo simplificado para a reação

A fim de observar as modificações estruturais que ocorrem durante o processo redox da PANI, foram realizados experimentos Raman Ressonante “in situ” do filme do polímero,

Quando o menu não estiver sendo exibido, o botão MACRO/ ABAIXO pode ser usado para tirar fotos macro.. Pressione o botão Macro até que o indicador de modo macro desejado seja