• Nenhum resultado encontrado

LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Lista de Exercícios 4 – Introdução à Economia 1

Conceitos importantes:

1) Moeda: histórico e funções 2) O multiplicador bancário

3) Instrumentos de política monetária: a fixação de encaixes mínimos, as operações de mercado aberto e a fixação de taxas de redesconto e restrição ao crédito.

4) Inflação: interpretações do fenômeno, suas causas e seus efeitos

5) A experiência inflacionária brasileira e o combate à inflação 6) Os principais planos de estabilização no Brasil: os planos Cruzado e Real

7) O regime de metas de inflação

LISTA 4

(2)

MOEDA: HISTÓRICO E FUNÇÕES

1. O que distingue a moeda dos demais ativos da economia? Justifique sua resposta com base nas três funções desempenhadas pela moeda na economia.

2. O romance O Código da Vinci, de Dan Brown, alude recorrentemente aos Cavaleiros Templários, grupo tido como o ramo militar do Priorado de Sião, sociedade secreta protetora do segredo do Santo Graal. Em visita à Temple Church, uma igreja templária de Londres, Sir Leigh Teabing, famoso historiador do Graal, dirige-se os protagonistas Sophie Neveu e Robert Langdon nos seguintes termos:

(...) Os Templários inventaram o conceito do sistema bancário moderno. Para os nobres europeus, era perigoso viajar com ouro, então os Templários permitiam que os nobres depositassem ouro na igreja do Templo mais próxima e depois o sacassem em qualquer outra igreja do Templo do outro lado da Europa. Só precisavam dos documentos apropriados. – Deu uma piscadela. – E de uma pequena comissão. Eles eram os bancos 24 horas daquele tempo. (BROWN, Dan. O Código da Vinci. Rio de Janeiro:

Sextante, 2004, pág. 367).

Utilizando o excerto como motivação, explique o aparecimento da moeda fiduciária, ou seja, baseada na confiança, como a evolução de um sistema baseado na moeda metálica.

3. Com relação às diversas formas assumidas pela moeda ao longo da história, estão corretas as afirmativas seguintes, exceto: a. ( ) Economia de escambo é aquela em que se trocam mercadorias por mercadorias, não existindo moeda como meio de troca.

b. ( ) A moeda-papel era um certificado com lastro integral (e posteriormente parcial ) em ouro. c. ( ) O papel-moeda não dispõe de lastro em ouro, ou seja, não pode ser resgatado.

d. ( ) A moeda bancária ou escritural é representada pelo dinheiro em caixa nos bancos comerciais e pela emissão monetária.

e. ( ) A moeda-mercadoria assumiu diversas formas, como sal, peles, cigarros, entre outras.

4. PROVÃO (2003 – nº 14)

O conceito de meios de pagamento (representado por M1) inclui, como agregados monetários: (a) papel-moeda em poder do público e depósitos à vista nos bancos comerciais.

(b) papel-moeda em poder do público e depósitos em contas de poupança. (c) títulos públicos em poder do público e depósitos à vista nos bancos comerciais. (d) títulos públicos em poder do público e depósitos em contas de poupança. (e) depósitos à vista nos bancos comerciais e depósitos em contas de poupança.

(3)

Lista de Exercícios 4 – Introdução à Economia 3

O MULTIPLICADOR BANCÁRIO

6. Explique, por meio de um exemplo, como e por que se propaga o efeito multiplicador da moeda escritural, ou seja, dos depósitos bancários.

7. O balanço consolidado de todos os bancos comerciais de Belíndia, em 2005, apresentou os seguintes valores (em bilhões de dólares), tal que 100 representa o montante de moeda emitido pelo Banco Central.

ATIVO PASSIVO

Caixa ... 100

Depósitos ... 500 Empréstimos ... 400

Supondo que o Banco Central decida, para estimular a atividade econômica, fixar a relação encaixe/depósitos mínima em 1/8 e que o público mantenha todo seu dinheiro depositado, responda às questões seguintes:

a) Como reagiria o sistema bancário à determinação do Banco Central? c) Qual é a expansão resultante da quantidade total de moeda na economia?

8. ANPEC (1992 – nº 9)

Sobre o multiplicador monetário, classifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas:

1) Seu valor aumenta quando aumenta a razão entre o papel-moeda em poder do público e o volume dos depósitos à vista feitos pelo público nos bancos comerciais.

2) Exceto em casos extremos, o valor do multiplicador monetário é sempre maior do que 1 (um).

3) Quanto maior for a razão entre o encaixe total dos bancos comerciais e o volume dos depósitos à vista do público nesses bancos, maior será o valor do multiplicador monetário.

POLÍTICA MONETÁRIA (1)1

9. Leia atentamente os trechos da reportagem abaixo, de Gustavo Freire, publicada no caderno Economia, do jornal O Estado de S. Paulo, no segundo semestre de 2004:

BC reduz compulsório e ajuda bancos

O Banco Central adotou (...) uma medida para reforçar o caixa de pequenos bancos. (...) reduziu em R$ 300 milhões o depósito compulsório – recursos que os bancos, obrigatoriamente, devem recolher ao BC. (...) Com a decisão (...) as instituições financeiras terão mais recursos à disposição para usar onde acharem apropriado. (...) O mercado financeiro interpretou a medida como (...) fruto dos temores de que (...) instituições financeiras de pequeno porte viessem a apresentar problemas de liquidez.

(4)

O trecho acima faz referência a um instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central: a fixação do depósito compulsório dos bancos comerciais2. Com base nas idéias do texto, explique como funcionam os seguintes instrumentos usados pelo BC para controlar a liquidez do sistema econômico.

a) Fixação da razão (encaixe dos bancos)/(depósitos bancários). b) Alteração da taxa de redesconto.

c) Operações de mercado aberto (compra e venda de títulos governamentais pelo Banco Central). d) Controle seletivo de crédito.

10. PROVÃO (2000 – nº 7)

São medidas expansionistas de política monetária [adotadas pelo governo]:

I - venda de títulos públicos; II - compra de títulos públicos; III - redução do depósito compulsório; IV - elevação do depósito compulsório; V - redução da taxa de redesconto; VI - elevação da taxa de redesconto.

Sabendo que a fixação do depósito compulsório é uma medida equivalente à fixação de um encaixe mínimo, pois parte deste tem de ser compulsoriamente depositado no Banco Central, estão corretas:

(A) I, IV e V apenas. (B) I, III e VI apenas. (C) II, IV e VI apenas. (D) II, III e V apenas. (E) II, III e VI apenas.

11. INSTITUTO RIO BRANCO (2003) – QUESTÃO DISCURSIVA

Um dos instrumentos de que as autoridades monetárias dispõem para controlar a oferta monetária da economia consiste em determinar o encaixe mínimo compulsório sobre os depósitos em conta corrente administrados pelo sistema bancário. Descreva esse instrumento de política monetária e explique, utilizando o conceito de multiplicador monetário, por que o controle das autoridades sobre o estoque monetário não é absoluto.

1

(5)

Lista de Exercícios 4 – Introdução à Economia 5

12. INSTITUTO RIO BRANCO (2003 – nº 28)

A análise macroeconômica — incluindo-se a mensuração dos grandes agregados — é fundamental à compreensão do funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes:

a) Quando o governo, para debelar um processo inflacionário, reduz seus gastos, mas o Banco Central mantém uma política monetária expansionista, a contração do investimento privado (efeito crowding-out) resultante dessa política limitará o crescimento da renda, contribuindo para a queda da inflação.

b) A tendência recente de redução dos juros no Brasil, ao diminuir o custo de oportunidade de detenção da moeda, contribui para expandir a demanda desse ativo.

c) O crescimento da oferta monetária decorrente de políticas monetárias expansionistas será tanto maior quanto menor for a razão reserva/depósito.

13. (Instituto Rio Branco, 2008)

Recorde seus estudos sobre política monetária e macroeconomia para responder aos itens a seguir.

a) Quais são os principais instrumentos que os bancos centrais utilizam para controlar a oferta de moeda? Explique, de modo sumário, como cada um deles atua sobre a oferta de moeda.

b) Comente o impacto da política monetária sobre o nível de atividade da economia. 14. (Instituto Rio Branco, 2004)

Explique por que a redução do multiplicador monetário, provocada por uma crise de confiança no sistema bancário, pode contribuir para elevar as taxas de juros.

15. (Instituto Rio Branco, 2004)

Em relação aos conceitos básicos da macroeconomia e da economia monetária, julgue os itens que se seguem.

.Aumentos nos coeficientes de encaixe compulsório, por interferirem diretamente no nível de reservas bancárias, reduzem o efeito multiplicador e, conseqüentemente, a liquidez da economia.

Taxas de juros mais elevadas aumentam o custo de oportunidade de detenção da moeda e, portanto, contribuem para se expandir a demanda de moeda.

(6)

16. (Instituto Rio Branco, 2010) A economia monetária analisa a oferta e a demanda de moeda, fundamentais para o estudo de importantes variáveis macroeconômicas, tais como taxa de juro e inflação. Com base nessa teoria, assinale a opção correta.

(A) A hipótese clássica da neutralidade da moeda no longo prazo baseia-se na existência de velocidade crescente de circulação da moeda em relação direta com o aumento do nível da renda.

(B) No Brasil, os depósitos especiais remunerados, os depósitos de poupança e as quotas de fundos de renda fixa integram o agregado monetário M2.

(C) Caso as razões reservas/depósito e papel-moeda/depósitos sejam, respectivamente, iguais a 0,2 e 0,1, o multiplicador monetário será igual a 3,67.

(D) Embora o uso crescente de cartões de crédito e de cartões de débito automático reduza a demanda de precaução por moeda, diminuindo a razão de deter moeda por motivos precautórios, a disseminação do uso desses tipos de cartão não altera a demanda de transações de moeda.

(E) A redução, em 2008, pelo Banco Central americano (Federal Reserve – FED), da taxa de redesconto, de 3,50 para 3,25, indica que se visava reduzir o custo de crédito e, assim, estimular a economia.

INFLAÇÃO

17. Conceitue inflação e cite alguns efeitos provocados por altas taxas de inflação sobre a economia.

18. Quais são os efeitos de uma inflação alta sobre a moeda como reserva de valor, como unidade de conta e como meio de troca?

19. Discorra a respeito das duas principais teses explicativas (as análises monetarista e estruturalista) do processo inflacionário brasileiro anterior à implantação do Plano Real.

20. Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo, de Sylvia Colombo, publicada no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo, em 7/1/06:

Bossa Nova & polêmico

(...) Para o economista Eduardo Giannetti, “JK tentou acelerar artificialmente o desenvolvimento, sem fazer um esforço de poupança. Ele optou por emitir moeda para pagar os gastos públicos”. O resultado foi um estímulo à inflação. “O atalho utilizado

pelo presidente foi um mecanismo de fraude sobre a população”, diz.

Como indica a reportagem, a política econômica adotada pelo governo JK é base para severas controvérsias. Com base na opinião expressa acima e no trecho em destaque, responda em que sentido a inflação é tida como um imposto?

(7)

Lista de Exercícios 4 – Introdução à Economia 7

22. ANPEC (1997 – nº 6)

Com relação à demanda por moeda, indique se as proposições abaixo são falsas ou verdadeiras: 1) A redução da inflação, tudo o mais constante, eleva a demanda por moeda.

2) A redução da inflação, associada à elevação dos juros nominais, eleva a demanda por moeda.

3) A redução do custo de transação entre moeda e outras aplicações remuneradas aumenta a demanda por moeda. 4) A elevação da renda reduz a demanda por moeda.

23. (MPU 2010) Assinale a opção correta acerca dos agregados monetários e das contas do sistema monetário.

(A) No Brasil, atualmente, existem cinco agregados monetários, entre os quais, o M3 corresponde ao M2 acrescido dos depósitos especiais remunerados, depósitos de poupança e títulos emitidos por instituições depositárias.

(B) O multiplicador monetário aumenta quando se verifica uma elevação na proporção entre o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nos bancos.

(C) Em uma economia na qual a proporção de depósitos à vista sobre os meios de pagamento corresponda a 80%, os bancos mantenham 37,5% em reservas e o papel-moeda em circulação seja igual a R$ 10 bilhões, o estoque de meios de pagamentos será igual a R$ 50 bilhões.

(D) Um aumento na proporção do encaixe sobre depósitos à vista dos bancos comerciais representa uma elevação do multiplicador monetário.

(E) Ao verificar que um banco está vendendo cambiais para um exportador, e não comprando, a autoridade monetária percebe a geração de meios de pagamentos na economia.

24. (MPU, 2010) A partir do conhecimento do papel da política fiscal e do comportamento das contas públicas, assinale a opção correta.

(A) A política fiscal expansionista gera inflação e pode causar distorções alocativas e distributivas, cujos reflexos podem eliminar completamente os benefícios esperados sobre a renda e o emprego.

(B) Caso o governo adote uma política fiscal contracionista por intermédio do aumento de impostos, o resultado esperado será a melhoria das condições da economia, pois a arrecadação de tributos é necessária para o cumprimento dos compromissos sociais.

(C) Para minimizar os efeitos indesejáveis de uma política monetária contracionista, o governo pode adotar uma política fiscal expansionista, aumentando o recolhimento dos tributos para aumentar seus gastos governamentais e promover melhor distribuição da renda.

(8)

(D) Política fiscal é o gerenciamento dos gastos e da arrecadação do governo visando alcançar um dado objetivo. Entretanto, se a economia estiver operando em um nível baixo de renda e de produto, que represente recessão, uma política fiscal expansionista não poderá induzir a retomada da trajetória do crescimento da economia.

(E) A política fiscal expansionista provoca, de imediato, um aumento no déficit público. Logo, a redução da demanda artificialmente provocada pela política econômica pode gerar pressões inflacionárias.

A EXPERIÊNCIA INFLACIONÁRIA BRASILEIRA E O COMBATE À INFLAÇÃO

O PLANO CRUZADO

25. Que relação há entre o Plano Cruzado, implantado em 1986, e a idéia de inércia inflacionária?

26. ANPEC (2000 – nº 12)

É correto afirmar que o Plano Cruzado, decretado em 28 de fevereiro de 1986: A) Provocou redistribuição de renda em favor dos estratos de mais baixa renda. B) Teve por objetivo ampliar a indexação da economia.

C) Empreendeu rigoroso ajuste fiscal e monetário.

D) Congelou os preços ao consumidor aos níveis vigentes na véspera de sua promulgação, com exceção feita aos bens duráveis. E) Desvalorizou a taxa de cambio e promoveu o ajuste externo.

27. Leia o trecho de reportagem abaixo e depois responda a questão proposta:

Argentina congela preços até 2007

“Grandes redes de supermercado da Argentina se comprometeram com o governo a prorrogar o congelamento de

preços de cerca de 300 produtos de consumo básico até o fim de 2007. (...) O governo Kirchner decidiu adotar essa solução

heterodoxa de controle de preços para combater a inflação, que subiu 12,3% em 2005.”

Com base na experiência inflacionária brasileira, explique e comente esse tipo de política de governo.

28. (Instituto Rio Branco / 2007)

Recorde seus estudos sobre moeda e sistema bancário e sobre Formação da Economia Brasileira. a) Defina moeda e aponte suas funções.

b) Discuta o enfraquecimento das funções da moeda no Brasil nos anos 1980.

c) Explique o processo de criação de moeda, defina o multiplicador monetário e discuta o papel da Autoridade Monetária nesse processo.

(9)

Lista de Exercícios 4 – Introdução à Economia 9

O PLANO REAL

29. Um dos principais problemas da inflação brasileira durante a década de 80 e o início da década de 90 era seu caráter inercial, conforme visto anteriormente. Assim, resolva o que se pede:

a) Explique a condução do plano Real, levando em consideração o trato dado aos dois componentes do processo inflacionário: os choques e as tendências.

b) Explique as três fases de ataque a tal processo: o ajuste fiscal, a indexação completa da economia e a reforma monetária.

30. Qual o papel desempenhado pela abertura comercial no programa de estabilização de preços implantado no Brasil em 1994?

31. Com relação ao Plano Real:

a) Descreva os conceitos de “âncora monetária” e de “âncora cambial”.

b) Qual foi a importância da manutenção de uma taxa de câmbio dissociada dos indicadores de inflação no período de implantação do Plano?

32. PROVÃO (1999 – nº 6)

QUESTÃO DISCURSIVA - HISTÓRIA ECONÔMICA

O Plano Real, ao pretender controlar a inflação e fortalecer a moeda nacional, provocou também um desequilíbrio externo, expresso no déficit em conta de Transações Correntes do Balanço de Pagamentos.

Discuta as causas desse desequilíbrio externo, destacando o papel do déficit público interno e da defasagem cambial nesse processo.

33. ANPEC [2002 – nº11]

A despeito do sucesso que teve em controlar a inflação, o Plano Real enfrentou alguns problemas. Com relação a estes, pode-se afirmar que:

A) Inicialmente, houve forte apreciação do real e a política de pequenas e sucessivas desvalorizações que se seguiu não conseguiu eliminar os desequilíbrios externos.

B) A ampliação da demanda no início do Plano Real produziu forte expansão na utilização da capacidade instalada da indústria e rápida deterioração da balança comercial. Com a crise mexicana de dezembro de 1994, essa situação provocou queda nas reservas internacionais do país.

C) A depreciação inicial do real teve efeitos negativos sobre as importações, ameaçando o abastecimento e gerando pressões sobre preços. Esse problema foi enfrentado pela intensificação da abertura da economia para o exterior.

(10)

34. (Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA / 2004 - adaptada) Podem ser considerados fatores de sucesso do Plano Real,

exceto:

a) A elevação da concorrência, haja vista o processo de abertura comercial.

b) Atração de investimentos externos diretos, em virtude do processo de privatização das estatais brasileiras. c) Melhora das expectativas quanto ao sucesso do Plano nos primeiros anos.

d) Queda na taxa de câmbio, haja vista a grande entrada de divisas nos primeiros anos de estabilização pós-Real.

e) Redução dos preços dos bens denominados não-comercializáveis logo após a implantação do Plano Real, haja vista a valorização do real frente ao dólar.

35. (Enade 2009, nº 38) Os diferentes planos de estabilização implementados no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, foram influenciados pela concepção de inflação inercial.

a) Como a inflação inercial foi enfrentada, quando da implementação do Plano Cruzado (1986)? b) Como a inflação inercial foi enfrentada, quando da implementação do Plano Real (1994)?

36. (Enade 2006, nº 38) “A inflação beirava os 40% mensais, mas em vista do modo como foi construída, a URV era uma meia moeda, porém estável, e por isto superava as outras em circulação ou em uso para indexar contratos.”

(FRANCO, G., Crônicas da Convergência, Topbooks 2006, Rio de Janeiro, página 38) Gustavo Franco escreveu o texto acima a respeito do Plano Real.

a) Em que sentido a URV era uma meia moeda?

b) A introdução da URV como indexador bastaria para eliminar a inflação? Por quê?

c) O Plano Real foi chamado de política heterodoxa em comparação às propostas ditas ortodoxas. Qual a diferença entre uma política e a outra?

O REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO

37. (Analista do Banco Central do Brasil / 2002) Não é característica do sistema de metas de inflação no Brasil: a) O Banco Central é o responsável pela execução das políticas necessárias para o cumprimento das metas.

b) Caso a meta não seja cumprida, o presidente do Banco Central divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro de Estado da Fazenda.

c) Os intervalos de confiança serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional, mediante proposta do ministro de Estado da Fazenda.

d) O estabelecimento de média geométrica entre três índices de preços de ampla divulgação, no caso de forte desvalorização cambial ou demais choques de oferta, desde que aprovado pelo Comitê de Política Monetária.

Referências

Documentos relacionados

Dentre os 18 cursos que possuem disciplina específica de Geologia, a maior freqüência de temas do grupo “Geologia Geral”, que do grupo “Geologia Aplicada”, sugere uma maior

furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, nos 30 (trinta) dias anteriores à realização da prova e

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem a honra de convidar os Senhores Desembargadores, Juízes de

Optou-se por essa especialidade clínica para o desenvolvimento das ações devido à demanda de usuários por esse serviço no HUSM e percepção no cotidiano

Empreitada de grandes reparações/beneficiação de estradas, entroncamentos, pontes e caminhos - pavimentação da Via Urreira/S.. Prestação dos Serviços de Transporte

Se não for mostrado STORE Record (Armazenar registo), clique no indicador da sensibilidade até o cursor ficar intermitente na Barra de Funções e gire o.. indicador da sensibilidade

j) Aquando da liquidação do Fundo, antecipada, satisfazer os pedidos de resgate de unidades de participação da classe A e da classe B, efetuando o pagamento do valor

اذإ تﺮﻌﺷ ﻚﻧﺄﺑ ﺖﻧأ وأ يأ ﺺﺨﺷ ﺮﺧﺁ ﻲﻧﺎﻌﻳ ﻦﻣ ﺔﻠﻜﺸﻣ ﻲﻓ ﺮﻄﻴﺴﻟا ة ﻰﻠﻋ ﺐﻌﻟ ،رﺎﻤﻘﻟا ﻰﺟﺮﻳ لﺎﺼﺗﻻا ﻂﺨﺑ ةﺪﻋﺎﺴﻣ ﻮﻳرﺎﺘﻧوأ ﺔﺠﻟﺎﻌﻤﻟ ﻞآﺎﺸﻣ رﺎﻤﻘﻟا ﻰﻠﻋ ﻒﺗﺎه ﻢﻗر