• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ANO/SÉRIE: 6º ano PROFESSORES RESPONSÁVEIS: LUANA, LUZIVAM E PRISCILA

2º PERÍODO

Aula 1: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO- Pontos de Referência, Orientação pelo Sol e Rosa dos Ventos- Realizar a Atividade 1

Aula 2: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO- Orientação pela Bússola, Orientação Moderna e Mapa- Realizar a Atividade 2

Aula 3: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO-Continuação Tipos de Mapa- Realizar Atividade 3

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ( LIVRO DIDÁTICO PÁGINAS 34 À 41 )

Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.

Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola e etc.

(2)

PONTOS DE REFERÊNCIA

Os pontos de referência são elementos que nos orientam, para chegarmos a diferentes lugares, que não conhecemos ainda. Observe abaixo o desenho de parte do bairro de Larissa.

NASCIMENTO, Liana. Akralô - Geografia. Ed do Brasil.

1. Larissa ensinará à sua amiga Lorena, como ir do Centro Esportivo até a sua casa.

Saia do Centro Esportivo e siga em frente pela rua Central. Passe em frente à igreja e em frente à escola. Vire na rua Bela Vista. Passe pela biblioteca, atravesse a rua Madalena, passe em frente a padaria. Moro ao lado da casa de Paulo.

Os pontos de referência utilizados por Larissa foram: a igreja, a escola, a biblioteca e a casa de Paulo.

2. Aline ensinará ao seu primo Renan, como ir da Praça até a sua casa.

Saia da Praça e siga em frente pela rua Central. Vire na rua Bela Vista. Passe pela biblioteca. Entre na rua Madalena, passe em frente biblioteca e em frente à prefeitura. Moro em frente ao posto de gasolina.

Os pontos de referência utilizados por Aline foram: a biblioteca, a prefeitura e o posto de gasolina.

(3)

ORIENTAÇÃO PELO SOL

Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge ao amanhecer e desaparece ao anoitecer aproximadamente nas mesmas direções todos os dias. Chamamos isso de MOVIMENTO APARENTE DO SOL, uma vez que sabemos que não é o Sol que está em movimento e sim o Planeta Terra

conhecimentocientífico.com.br

A melhor forma de se orientar é saber que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Estenda então o braço direito para Leste e o esquerdo para o Oeste, posto que à frente estará o Norte e atrás o Sul. Com base neste critérios surgiram os Pontos Cardeais, depois surgiram os Pontos Colaterais.

(4)

Rosa dos ventos

A rosa-dos-ventos é uma figura nos quais estão presentes:

Os pontos cardeais: Norte (N), sul (S), Oeste (O, ou West, em inglês) e Leste ou Este (L ou E).

Os pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE).

Ainda na Rosa dos Ventos existem os Pontos Subcolaterais, que você caro aluno pode está verificando na página 35 do livro didático.

ATIVIDADE 1 Vamos praticar?

1-Observe o desenho e complete abaixo copiando os exercícios em seu caderno:

(5)

b) O braço direito está indicando o _____e o esquerdo está indicando o_____________.

c) À frente do corpo está o ______e atrás o ________.

2-Orientando-se pelo Sol, responda:

-Em que direção do bairro fica a sua casa?

_______________________________________________________________

2- Mostre que você é um bom observador:

De acordo com a imagem o que está ao centro?________________ O que está à direita da igreja?____________________

Em frente à igreja?______________

O que se localiza a esquerda da igreja?_____________ E à esquerda da praça?________________

Dica: utilize a Rosa dos Ventos

A ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA

A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. Sua construção ocorreu tendo como referência a rosa dos ventos. Em razão da

(6)

grande importância operacional da bússola, astrônomos e cartógrafos foram os principais responsáveis pela inserção desse objeto de orientação no ocidente. A bússola foi de suma importância nas grandes navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegadores.

O objeto é composto por uma caixinha de material transparente, chamada de cápsula, dentro dela existe uma peça metálica chamada de agulha. A agulha é equilibrada sobre um eixo que tem livre movimento. Essa agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.

segredosdomundo.com.br

Fatores como depósitos de minério de ferro, linhas de alta tensão, vedações e outros objetos que possuem ferro, interferem no funcionamento preciso da bússola, pois a agulha magnetizada sofrerá influência desses objetos, não oferecendo uma orientação precisa.

ORIENTAÇÃO MODERNA

O instrumento mais moderno de orientação foi criado na década de 1960. O GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) funciona por meio de satélites que orbitam a Terra. Dessa forma, é capaz de localizar e indicar qualquer ponto na superfície do nosso planeta.

(7)

amazon.com.br

Além de fornecer a localização, o GPS memoriza rotas, indica a hora e a velocidade de deslocamento, entre outras funções. Ele vem sendo cada vez mais aperfeiçoado – hoje, existem até aplicativos que funcionam como GPS.

MAPAS

O mapa trata-se de uma representação plana e reduzida do espaço geográfico. Podem representar vegetação, clima, relevo, hidrografia; fronteiras entre países ou divisões internas entre estados e etc.

Mapas Históricos: são mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica, envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias que temos hoje em dia, por isso alguns são muito imprecisos.

Linha de Tordesilhas - Mapa de Luís Teixeira (cerca de 1574)

Também são chamados de mapas históricos aqueles que foram produzidos no presente, mas que representam um acontecimento no passado.

Mapas Físicos: são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.

(8)

Mapas econômicos: são aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. Assim, temos mapas da distribuição das indústrias, da localização de matérias-primas, de

determinados tipos de serviços, entre outros temas.

Mapas políticos: são os mapas que representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.

Mapa político do Brasil em relação à América do Sul

Mapas demográficos: são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.

Mapas estilizados ou de anamorfose: esses mapas são os mais interessantes, pois são do tipo que se distorcem para representar as informações neles contidas.

Exemplo: o mapa abaixo retrata um fragmento do território do Estado de Alagoas para representar os principais municípios com casos confirmado de COVID-19 em 14/08/2020.

(9)

Atividade 2

1-Observe a imagem abaixo e complete as lacunas (não esqueça de observar a Rosa dos Ventos no canto superior à sua direita)

a) O teatro localiza-se a _________da escola.

b) O estádio de futebol localiza-se a__________ da escola. c) A lanchonete localiza-se a________da escola.

d) A igreja localiza-se a__________ da escola.

2- Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais: a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.

(10)

c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste. d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.

3-Podemos afirmar que a bússola não oferece hoje uma localização precisa. Por quê?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4-A respeito dos instrumentos de localização julgue os itens e identifique o verdadeiro:

a) A rosa dos ventos é um instrumento extremamente importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação cartográficas, conhecidos como pontos extremos.

b) A bússola funciona a partir da atração de seu ímã para o sul geográfico. c) O GPS é um aparelho pequeno que, graças ao apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.

d) O uso da bússola vem aumentando cada vez mais. Isso porque ela mostra-se bastante precisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos, ou seja, nada interfere no seu funcionamento.

ATIVIDADE 3

1- São mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos.

(11)

a) históricos

b) políticos

c) demográficos

d) econômicos

2- Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?

a) físico

b) demográfico

c) histórico

d) econômico

3-“São mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hidrografia, o clima, entre outros.” A que tipo de mapa refere-se esse fragmento?

a) político

b) demográfico

c) histórico

d) econômico

4-“São mapas em que não há a representação fiel das proporções das diferentes áreas do espaço geográfico, alterando suas formas conforme as informações. A que tipo de mapa refere-se esse fragmento?

(12)

b) políticos

c) demográficos

d) estilizados

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

FERNANDES, Maíra; TEIXEIRA, Daniel Zungolo; GORGATTI, Isabela; DELLORE, Cesar Brumini; FONSECA, Eugênio Pacceli da; NAGIB, Gustavo; SANTOS, Jonatas Mendonça dos. ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA. 1 ed. São Paulo, Moderna, 2018.

FREITAS, Eduardo de. "Os Mapas e os Gráficos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-mapas-os-graficos.htm. Acesso em 09 de fevereiro de 2021.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Bússola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm. Acesso em 09 de fevereiro de 2021.

BRANCO, Anselmo Lázaro; Orientação e localização - Pontos cardeais e outras

referências. Disponível em:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/orientacao-e-localizacao-pontos-cardeais-e-outras-referencias.htm. Acesso em 09 de fevereiro de 2021 CURADO, Adriano; Pontos cardeais, o que são? Como eles ajudam na orientação geográfica?. Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com/o-que-sao-pontos-cardeais-como-eles-ajudam-na-orientacao-geografica/. Acesso em 09 de fevereiro de 2021

PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/categorias-geografia.htm. Acesso em 04 de fevereiro de 2021.

PENA, Rodolfo F. Alves. Tipos de Mapas, Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/tipos-de-mapa.htm. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

Referências

Documentos relacionados

Foram considerados critérios de inclusão, es- tudos que avaliaram tanto a capacidade de exercício quanto a função pulmonar de crianças e adolescentes em idade escolar (6 a 14 anos)

A fotógrafa norte-americana Taryn Simon realizou uma série de imagens, intitulada "The Innocents", partindo da constatação de que a Fotografia pode ter um efeito

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

O Projeto de Pinheiros Tropicais procurou reunir e integrar dentro de um único projeto todos os campos de pesquisas do setor florestal, objetivando basicamente a produção

Consequentemente, pode ser necessário com maior frequência, um aumento da dose de Candesartan Azevedos e terapêutica concomitante, para controlar a pressão arterial

Mostre que o erro estático de velocidade da malha de controle primário de uma unidade sem reaquecimento, dotada de regulador isócrono e com coeficiente de variação da carga com

Após se ter executado o programa de otimização o modelo TGOV1 passou a ter um desvio de frequência muito mais próximo do modelo DEGOV1 tal como se pode verificar na

2 Ezütar> eg^'ízerúen fűzzük fel, > vagy kötözzükegymásaláa dí*'- kötözőre. Ha csőtésztákat füzünk fel, a díszünk két végére kössünk valamilyen nem üreges