• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA DELEGAÇÃO DE GUIMARÃES ANO 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA DELEGAÇÃO DE GUIMARÃES ANO 2009"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA DELEGAÇÃO DE GUIMARÃES

ANO 2009

Janeiro:

Dia 5 - Inicio e apresentação da formação complementar em Práticas Processuais Tributárias.

Dia 14 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a duas

deprecadas, uma no âmbito de um processo de procuradoria ilícita e outra no âmbito de um processo disciplinar.

Dia 20 - A convite da Cruz Vermelha Portuguesa a DGOA fez-se representar na inauguração da

exposição " Até a Guerra tem Limites" decorrida na Sociedade Martins Sarmento, através dos seus Presidente e Vogal Drs. Ana Raquel Oliveira e Miguel Matos Guimarães. Foram oradores os Ex.mos Srs. Dr. Felince Dindo, General Campos Almeida e o nosso ilustre colega Prof. Dr. Wladimir Brito.

Dia 21 - A DGOA fez-se representar na sessão de apresentação e lançamento do livro "Este

Chão Esta Cidade/ Guimarães - um roteiro poético" da autoria do nosso ilustre colega Dr. M. Branco de Matos, através dos seus Presidente e Vogal Drs. Ana Raquel Oliveira e Rui Teixeira e Melo. O evento teve lugar na Sociedade Martins Sarmento.

Dia 22 - Assembleia geral da comarca para apresentação, discussão, votação e aprovação do

relatório de contas do exercício de 2008.

Dia 23 - A solicitação do CDP, deslocou-se ao Porto o Vogal Tesoureiro da DGOA, Dr. Octávio

Santos, para aí participar numa reunião de trabalho subordinada ao tema " A elaboração dos modelos de aprovação de contas" .

Dia 26 - Reunião DGOA

Dia 30 - A solicitação do CDP, deslocaram-se ao Porto a Presidente e o Vogal Tesoureiro da

DGOA, respectivamente Drs. Ana Raquel Oliveira e Octávio Santos, para aí participarem numa reunião de trabalho e esclarecimento sobre a problemática do Orçamento da Ordem dos Advogados.

(2)

Fevereiro:

Dia 2 - Reunião DGOA

Dia 2 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no âmbito de um processo de procuradoria ilícita.

Dia 3 - Outorga do Protocolo de parceria com o Restaurante Vira-Bar.

Dia 4 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no âmbito de um processo disciplinar.

Dia 5 - Reunião do núcleo editorial do projecto de criação da Revista IUS NOSTRUM.

Dia 5 - No mesmo dia, os Drs. Rui Teixeira e Melo e António Jacinto Teixeira reuniram com o nosso ilustre colega Dr. Branco de Matos com vista a com ele discutir a viabilidade da criação de um Coro da Comarca de Guimarães.

Dia 5 - Ainda no mesmo dia foram outorgados dois protocolos de parceria com as empresas Casa de Portuzelo e Quinta de Castelães.

Dia 12 - Inicio e apresentação da formação contínua em Direito das Contra-Ordenações.

Dia 16 - A DGOA fez-se representar na reunião do Conselho de Administração do Tribunal Arbitral, onde tem assento, através do seu Secretário Dr. António Jacinto Teixeira.

Dia 16 - A DGOA promoveu a realização da conferência subordinada ao tema “A (PRETENSA ? )

REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA"" em que foi oradora a Ex.mo a Dra. Elizabeth Fernandes, a qual decorreu no auditório do Pólo de Formação de Guimarães da Ordem dos Advogados.

Março:

Dia 4 -Reunião do núcleo editorial do projecto de criação da Revista IUS NOSTRUM

Dia 6 - Reunião DGOA.

Dia 6 - A DGOA, na pessoa do seu Secretário, Dr. António Jacinto Teixeira, deslocou-se ao CDP com vista a aí ser outorgada a cessação de contrato de trabalho a termo da funcionária Teresa Faria.

Dia 10 - A DGOA fez-se representar na reunião do Conselho de Administração do Tribunal Arbitral através do seu Secretário Dr. António Jacinto Teixeira.

Dia 12 - Reunião do núcleo editorial do projecto de criação da Revista IUS NOSTRUM

Dia 13 - A DGOA promoveu a realização da conferência subordinada ao tema "O Novo Código do Trabalho", na qual foi orador o Ex.mo Sr. Prof. Dr. Jorge Leite, a qual decorreu no auditório do Pólo de Formação de Guimarães da Ordem dos Advogados.

Dia 20 - Outorga dos protocolos de parceria com o Hotel Fundador e o Hotel Guimarães.

Dia 23 - Reunião do Pelouro da Formação da DGOA, composto pelos Drs. Rui Teixeira e Melo,

(3)

Dia 27 - A DGOA fez-se representar no jantar promovido pelos colegas formandos do Pólo de Formação de Guimarães para comemoração do termo das aulas de formação de primeira fase, através dos seus Vogais Drs. Rui Teixeira e Melo e Miguel Matos Guimarães.

Dia 30 - A DGOA, membro da comissão organizadora da VII Convenção das Delegações por designação do CDP, fez-se representar na reunião realizada no Porto para preparação daquela Convenção através do seu Tesoureiro, Dr. Octávio Santos.

Dia 31 - A DGOA promoveu a realização da conferência subordinada ao tema "O Advogado e a Administração Tributária - novos riscos e obrigações", na qual foi oradora o Ex.mo Sr. Dra. Suzana Costa, a qual decorreu no auditório do Pólo de Formação de Guimarães da Ordem dos Advogados

Abril:

Dia 1 – Reunião do núcleo editorial do projecto de criação da Revista IUS NOSTRUM

Dia 2 - A Convite do Tribunal da Relação de Guimarães, a DGOA fez-se representar através da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira, nas cerimónias comemorativas do sétimo aniversário da instalação de tal Tribunal.

Dia 2 - No mesmo dia a DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo Centro Nacional de

Estágio e Formação ( CNEF), no Porto, através do seu Vogal, Dr. Miguel Matos Guimarães.

Dia 6 - Outorga do Protocolo de parceria com a Óptica New Look.

Dia 14 - a DGOA fez-se representar na Sessão Solene de Abertura do I Curso de Estágio de 2009, decorrida no Porto, através do seu Vogal e Coordenador da Formação do Pólo de Formação de Guimarães, Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 14 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 16 - Outorga do Protocolo de parceria com a LB Informática.

Dia 17 - A solicitação do CDP, a DGOA fez-se representar no Ciclo de Seminários que decorreram na Pousada de Santa Marinha da Costa, promovidos pela DECO em parceria com o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e subordinados ao tema " O Tribunal, O Direito Europeu da Concorrrência e os Consumidores", através da sua Presidente Dra. Ana Raquel Oliveira.

Dia 20 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo de procuradoria ilícita.

Dia 20 - Inicio e apresentação do I. Curso de Estágio de 2009 e inicio e apresentação da formação complementar em Práticas Processuais Laborais.

Dia 21 - Inicio e apresentação da formação complementar em Direito das Insolvências.

(4)

Dia 23 - A DGOA, na pessoa do seu Secretário Dr. António Jacinto Teixeira, deu cumprimento a uma deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 25 - A convite da Assembleia Municipal de Guimarães, a DGOA fez-se representar pela sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira, nas cerimónias comemorativas do 25 Abril que decorreram no Centro Cultural Vila Flor.

Dia 28 - A DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo Centro Nacional de Estágio e Formação ( CNEF), no Porto, através do seu Vogal e Coordenador da Formação do Pólo de Formação de Guimarães, Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 28 - A DGOA, através dos seus Presidente e Vogais, Drs. Ana Raquel Oliveira, Paula Saraiva e Octávio Santos, reuniu com o Presidente da Associação de Viajantes e Técnicos de Vendas de Guimarães, em cuja sede se encontra instalado o Pólo de Formação de Guimarães.

Dia 28 - A DGOA fez-se representar na reunião do Conselho de Administração do Tribunal Arbitral através do seu Secretário Dr. António Jacinto Teixeira.

Dia 29 - A DGOA, enquanto membro da respectiva comissão organizadora, fez-se representar pelo seu Tesoureiro, Dr. Octávio Santos, na reunião realizada em Vila Real para preparação da VII Convenção das Delegações

Maio:

Dia 7 - Por sugestão do CDP e a convite da DGOA reuniram na sala dos Advogados das Varas

Mistas os representantes das Delegações das Comarcas que representam a futura Circunscrição do Ave, com vista a discutir uma eventual delegação de competências em matéria de apoio judiciário, tendo em tal reunião a DGOA sido representada pelos seus Presidente, Tesoureiro e Vogal, respectivamente Dra. Ana Raquel Oliveira, Dr. Octávio Santos e Dr. Miguel Matos Guimarães.

Dia 7 - Inicio e apresentação do curso de formação completar em Direito das Sociedades.

Dia 8 - A convite da Associação dos Viajantes e Técnicos de Vendas de Guimarães, a DGOA fez-se reprefez-sentar num evento-convívio por aquela organizado através do fez-seu Vogal, Dr. Miguel Matos Guimarães.

Dias 8, 9 e 10 - Decorreu em Vila Real a VII Convenção das Delegações tendo-se a DGOA feito

representar através dos seus Presidente, Tesoureiro e Vogal Drs. Ana Raquel Oliveira, Octávio Santos e Rui Teixeira e Melo.

Dia 11 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 11 - Reunião DGOA.

Dia 11 - A DGOA fez-se representar na sessão de apresentação e lançamento do livro " Direito à Vida" da autoria do nosso ilustre colega Dr. Rui Pinheiro, através dos seus Presidente e Vogais

(5)

Drs. Ana Raquel Oliveira, Rui Teixeira e Melo, Miguel Matos Guimarães e Artur bastardo. O evento teve lugar na Livraria Ideal.

Dia 11 - Inicio do V Torneio de Futebol de Sete da Delegação de Guimarães da ordem dos Advogados.

Dia 13 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 14 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 18 - A DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo Mm. Juiz de Execução do Tribunal Judicial de Guimarães através dos seus Secretário e Tesoureiro, respectivamente Drs. António Jacinto Teixeira e Octávio Santos.

Dia 19 - A DGOA promoveu a realização da conferência subordinada ao tema "Análise Critica do Novo Regime de Divórcio", na qual foi oradora o Ex.mo Sr. Dra. Eva Dias Costa, a qual decorreu no auditório do Pólo de Formação de Guimarães da Ordem dos Advogados

Dia 19 - A convite das Conservatórias dos Registos Civil, Predial e Comercial de Guimarães, a DGOA fez-se representar na inauguração do Espaço Regius de Guimarães através do seu Secretário, Dr. António Jacinto Teixeira.

Dia 20 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 22 - A convite da Associação Artística Mutua Vimarenense a DGOA fez-se representar na conferência por aquela promovida, subordinada ao tema " O Estado da Justiça", através do seu Vogal Dr. Miguel Matos Guimarães. Foi conferencista o Ex.mo Sr. Juiz Desembargador e

Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães Dr. António Gonçalves.

Dia 25 - Inicio e apresentação do curso de formação completar em Registo e Notariado.

Dia 27 - A seu pedido, a DGOA através dos seus Presidente, Tesoureiro e Vogal,

respectivamente Drs. Ana Raquel Oliveira, Octávio Santos e Rui Teixeira e Melo, reuniu nas instalações da Câmara Municipal de Guimarães com o seu Il.mo Presidente, Dr. António Magalhães, com vista a em conjunto tratarem de assuntos de interesse para o Pólo de Formação de Guimarães

Junho:

Dia 1 - Inicio e apresentação do curso de formação completar em Práticas Processuais Administrativas.

Dia 3 - A DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo Centro Nacional de Estágio e Formação ( CNEF), no Porto, através do seu Vogal e Coordenador da Formação do Pólo de Formação de Guimarães, Dr. Rui Teixeira e Melo.

(6)

Dia 5 - A DGOA fez-se representar pelo seu Tesoureiro, Dr. Octávio Santos, na reunião realizada no CDP com as restantes Delegações para discussão da delegação de competências em matéria de Apoio Judiciário.

Dia 9 - A DGOA promoveu a realização da conferência subordinada ao tema “O Novo Regulamento das Custas Processuais”, na qual foram conferencistas os Ex.mos Senhores Vitor Manule Silva Mendes e António Manuel Azevedo Seara, a qual decorreu no auditório do Pólo de Formação de Guimarães da ordem dos Advogados.

Dia 12 - Inicio e apresentação do curso de formação completar em Práticas Processuais Tributárias.

Dia 15 - a convite da DGOA reuniram na sala dos Advogados das Varas Mistas os representantes das Delegações das Comarcas que representam a futura Circunscrição do Ave, com vista a discutir uma eventual delegação de competências em matéria de apoio judiciário, tendo em tal reunião a DGOA sido representada pelos seus Presidente e Tesoureiro, respectivamente Dra. Ana Raquel Oliveira e Dr. Octávio Santos.

Dia 15 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada no ambito de um processo disciplinar.

Dia 17 - Inicio e apresentação do curso de formação contínua em Direito da Propriedade Intelectual.

Dia 17 - A DGOA fez-se representar pelo seu Secretário, Dr. António Jacinto Teixeira, nas cerimónias fúnebres realizadas na Igreja de S. Victor, em Braga, pelo falecimento da Ex.ma Senhora Funcionária das Varas Mistas de Guimarães, Sra. D. Ana Paula.

Dia 23 - A DGOA fez-se representar na reunião do Conselho de Administração do Tribunal Arbitral, onde tem assento, através do seu Secretário Dr. António Jacinto Teixeira.

Dia 24 - A convite da Câmara Municipal de Guimarães, a DGOA fez-se representar nas cerimónias comemorativas do "Dia 24 de Junho - Dia Um de Portugal" através dos seus Presidente e Vogal Drs. Ana Raquel Oliveira e Rui Teixeira e Melo.

Dia 30 - Reunião do núcleo editorial do projecto de criação da Revista IUS NOSTRUM.

Julho:

Dia 1 - O Pólo de Formação de Guimarães promoveu a realização de uma conferência

subordinada ao tema " Avaliação do Dano Corporal em Direito Civil: Situação Actual e Perspectivas Futuras" na qual foi conferencista o Ex.mo Sr. Prof. Dr. Duarte Nuno Vieira, professor catedrático, especialista em Medicina Legal e Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal. Apresentação da Dra. Paula Saraiva.

(7)

Dia 9 - A DGOA promoveu e organizou o Convívio Anual do Fim do Ano Judicial do Círculo

Judicial de Guimarães.

Dia 14 - Assembleia Geral da Comarca para apresentação, discussão, votação e aprovação do relatório de contas do exercício de 2009.

Dia 15 - A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada remetida pelo Conselho de Deontologia do Porto.

Dia 17 – A DGOA promoveu e organizou Jantar de encerramento do V Torneio de Futebol de Sete.

Setembro:

Dia 03 - Reunião DGOA.

Dia 15 - Reunião do núcleo editorial da Revista IUS NOSTRUM.

Dia 16 - A DGOA, através do seu Secretário, Dr. António Jacinto Teixeira, apresentou no Gabinete de Consulta Jurídica os dois Ex.mos Colegas designados para aí prestarem funções no presente ano judicial.

Dia 18 - A DGOA, na pessoa de todos os seus membros, deslocou-se aos vários Tribunais da Comarca para apresentar, em nome desta, os cumprimentos aos Senhores Magistrados nela recém colocados.

Dia 30- A DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo Centro Nacional de Estágio e Formação ( CNEF), no Porto, através do seu Vogal e Coordenador da Formação do Pólo de Formação de Guimarães, Dr. Rui Teixeira e Melo.

Outubro:

Dia 1- O Pólo de Formação de Guimarães promoveu a realização de uma conferência

subordinada ao tema “Avaliação do dano pós-traumático em matéria laboral – Tabela(s)

Nacional(ais) de Incapacidade”, tendo sido Conferencista a Ex.ma Sra. Doutora Isabel Antunes, Perita Médica da Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Docente Universitária. Apresentação pela Dra. Paula Saraiva.

Dia 9 - A DGOA fez-se representar na cerimónia de Abertura do II. Curso de Estágio de 2009, que decorreu no Edifício Mapfre, no Porto, através do seu Vogal e Coordenador da Formação do Pólo de Formação de Guimarães, Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 12 - Inicio das aulas de Formação Inicial de "Práticas Processuais Penais" e "Práticas Processuais Civis I" . Apresentação dos Formadores, Dr. JJ Torrinha, Dr. Pedro Carvalho, Dra.

(8)

Cristina Guerreiro Leite e Dr. José Alberto Cunha, respectivamente, pelos Drs. Rui Teixeira e Melo e Miguel Matos Guimarães.

Dia 13 - Inicio das aulas de de Formação Inicial de "Deontologia Profissional". Apresentação dos formadores Dr. António Moreira Lima e Dr. Avelino Marques pelos Drs. Rui Teixeira e Melo e Miguel Matos Guimarães.

Dia 15 – A convite da ASMAV, a DGOA fez-se representar através da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira, na sessão de apresentação do livro "O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a Liberdade de Expressão - Os casos portugueses", da autoria do Dr. Francisco Teixeira da Mota, que teve a presença e apresentação dos Drs. António Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, e Carlos Magno, jornalista.

Dia 21- Inicio das aulas de Formação Inicial de "Práticas Processuais Civis II"; Apresentação do formador, Dr.César Teixeira, pelo Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 22- Inicio das aulas de Formação Inicial "Práticas Processuais Civis II" ; Apresentação da formadora, Dra. Paula Sofia Matos, pela Dra. Paula Saraiva.

Dia 23 - A DGOA fez-se representar na reunião promovida pelo CDP, no Porto, para

assinatura do protocolo de delegação de competências em matéria de apoio judiciário e utilização do SinOA, através da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira.

Dia 23- Reunião DGOA

Dia 26 - Inicio do módulo de Formação Complementar " Registos e Notariado"; Apresentação do

formador, Dr. Carlos Tavares, pelo Dr. Miguel Matos Guimarães.

Dia 27 - Inicio do módulo de Formação Complementar "Direito das Insolvências"; Apresentação do formador, Dr. Gonçalo Gama Lobo, pela Dra. Paula Saraiva.

Dia 27 - A DGOA fez-se representar na reunião convocada pelo CDP, no Porto, para tratamento

de assuntos relacionados com os Funcionários (funções, qualificação, nível remuneratório e local de prestação de trabalho) através da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira.

Dia 29 - Inicio do Curso de Formação Complementar "Práticas Processuais Laborais"; Apresentação da formadora, Dra. Elisabete Rocha, pelo Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 30 - Inicio do Curso de Formação Complementar "Direito das Sociedades"; Apresentação do formador, Dr. Cordeiro da Silva, pelo Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 30 – A DGOA, através da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Oliveira, reuniu com o presidente da Associação de Viajantes e Técnicos de Vendas de Guimarães.

Novembro:

Dia 1 – Outorga do Protocolo de parceria com a Vivafit Guimarães

Dia 4 - Reunião do núcleo editorial da Revista IUS NOSTRUM.

(9)

Dia 18 – Reunião do núcleo editorial da Revista IUS NOSTRUM.

Dia 21 - A DGOA organizou a V corrida de Karts, a qual decorreu no Indoor Karting de Famalicão.

Dia 23 – A DGOA, na pessoa do seu Vogal Dr. Artur Tavares Bastardo, deu cumprimento a uma

deprecada remetida pelo Conselho de Deontologia do Porto

Dia 24 - O Pólo de Formação de Guimarães promoveu a realização de uma conferência subordinada ao tema “ Avaliação do Dano Corporal em Direito Penal”, na qual foi conferencista a Ex.ma Senhora Professora Doutora Teresa Magalhães, professora catedrática, Directora da Delegação do Norte do Instituto de Medicina Legal e Presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal. Apresentação a cargo da Dra. Paula Saraiva.

Dia 25 - Inicio do Curso de Formação Complementar "Práticas Processuais

Administrativas"; Apresentação do formador, Dr. Ricardo Cunha, pelo Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 27 - Reunião DGOA.

Dezembro:

Dia 2 - Inicio do Curso de Formação Complementar "Direito dos Contratos"; Apresentação do formador, Dr. Mário Frota, pelo Dr. Rui Teixeira e Melo.

Dia 9 – Reunião do núcleo editorial da Revista IUS NOSTRUM.

Dia 10 - Convívio de Natal organizado pela DGOA.

Dia 11 - A DGOA fez-se representar na reunião convocada pelo CDP, no Porto, para tratamento

de assuntos relacionados com a reestruturação das telecomunicações ao nível do CDP, Delegações, Delegados, Advogados e Advogados Estagiários e também para a subscrição de um acordo de utilização e entrega de equipamentos, através do seu Tesoureiro, Dr. Octávio Santos.

Dia 14 – O Pólo de Formação de Guimarães promoveu a realização de uma conferência subordinada ao tema “ A Sujeição do Arguido a Diligências de Prova que o Possam Incriminar”, na qual foram conferencistas os Ex.mos Senhores Dra. Maria Clara Oliveira, Procuradora do DIAP do Porto e Dr. Francisco Almeida Garret, Advogado. Apresentação a cargo da Dra. Paula Saraiva.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Niranjan Pehere (Liberia Eye Center, LV Prasad Eye Institute, JFK Memorial Medical Center). 10:30 | 10:40 Discussão