• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

Agricultura e Sustentabilidade

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Ecologia Geral; Introdução a Agronomia

A questão ambiental e o desenvolvimento: a evolução, fatores antrópicos de desequilíbrio ambiental (extinções, destruição de habitats e mudanças climáticas) e cenários para o Planeta Terra. A evolução da agricultura: fatores ecológicos determinantes, crises e perspectivas. Epistemologia da Agroecologia. Bases teóricas da sustentabilidade - ecossistemas e agroecossistemas. Escolas de agricultura ecológica. Transições à agricultura sustentável - experiências e políticas públicas. Segurança alimentar x soberania alimentar.

Ajustamento de Observações Geodésicas Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Topografia II

Introdução ao estudo do ajustamento de observações geodésicas pelo método dos mínimos quadrados. Teoria dos erros de observação. Método dos mínimos quadrados. Ajustamento de observações diretas. Modelo paramétrico ou das equações de observação. Modelo dos correlatos ou das equações de condição. Modelo combinado ou implícito. Iteração. Análise de qualidade e medida de qualidade.

Alimentação de Não Ruminantes

Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (00) TA (85) Pré-requisito: Nutrição Animal

Formulações de rações; metabolismo e requerimento de nutrientes. Fontes alimentares convencionais e alternativas visando à elaboração de dietas balanceadas. Aditivos. Manejo nutricional. Cálculo e balanceamento de rações para não ruminantes.

Alimentação de Ruminantes

Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (00) TA (85) Pré-requisito: Nutrição Animal

Introdução e importância. Formulações de rações. Determinação das exigências nutricionais e interrelações nutricionais. Aspectos anatômicos e funcionais. Microbiologia do rúmen e meio animal. Utilização dos nutrientes e fontes nitrogenadas não protéicas. Digestão dos nutrientes.Vitaminas e Minerais. Fontes alimentares

(2)

convencionais e alternativas visando à elaboração de dietas balanceadas. Aditivos. Manejo nutricional. Cálculo e balanceamento de rações para não ruminantes.

Anatomia e Fisiologia Animal I

Carga Horária: AT (68) AP (34) APS (00) TA (102) Pré-requisitos: sem pré-requisito.

Bases gerais e celulares da fisiologia. Esqueleto. Anatomia topográfica e morfologia. Estruturas anatômicas e fisiologia dos sistemas digestório e reprodutivo dos animais. Miologia.

Anatomia e Fisiologia Animal II

Carga Horária: AT (68) AP (34) APS (00) TA (102) Pré-requisitos: sem pré-requisito.

Construir o conhecimento de anatomia e fisiologia para uma formação básica sólida. Conhecer as estruturas anatômicas e compreender os mecanismos fisiológicos envolvidos com o funcionamento geral do organismo e a função dos diferentes sistemas: nervoso, endócrino, urinário, circulatório, respiratório, músculo-esquelético e órgãos dos sentidos.

Apicultura

Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (00) TA (34) Pré-requisito: sem pré-requisito

A importância da apicultura para o homem. Aspectos morfológicos, biológicos, comunicação e orientação no manejo com abelhas. Estudo de equipamentos apícolas, instalações, produtos das abelhas, plantas de interesse apícola, criações especiais, tratamento da cera, captura de enxames, pragas e doenças das abelhas. Melhoramento de abelha-rainha.

Bioclimatologia Animal

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

Conforto térmico. Alterações fisiológicas durante o estresse térmico. Fatores predispontes ao estresse térmico. Produção de leite e estresse térmico. Manejo ambiental. Câmaras climatizadas. Incremento calórico

Biologia Molecular

(3)

Pré-requisito: Bioquímica.

Características e propriedades dos ácidos nucléicos. Regulação da ação gênica. Base molecular da mutação e recombinação. Genética de microorganismos. Melhoramento genético. Noções básicas de bioinformática na análise de genes e genomas. Engenharia genética e biotecnologia.

Biotecnologia Aplicada a Microrganismos Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00)TA (51) Pré-requisitos: Microbiologia Geral.

Segurança em Laboratório e Adesão as Normas da Lei de Biossegurança. Medições, Micropipetagem e Técnicas Estéreis. Técnicas de Cultura Bacteriana e Fúngica. Aplicações da Biologia Molecular na Biotecnologia. Utilização de Microrganismos para Produção de Etanol e Biodiesel. Melhoramento Genético de Fungos. Processos Microbianos para Produção de Enzimas. Bioprospecção de metabólitos de interesse para indústrias farmacêuticas e agroindústrias.

Biotecnologia de Espécies Florestais

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisitos: sem pré-requisito.

Clonagem: propagação vegetativa de plantas e cultura de tecidos. Tecnologia do DNA recombinante. Marcadores moleculares e genômica de espécies florestais. Transformação genética de plantas. A ética do DNA na engenharia florestal. Projeto aplicado à biotecnologia florestal.

Bovinocultura de Corte

Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (00) TA (85) Pré-requisito: Plantas Forrageiras

A bovinocultura .de corte no Brasil e no mundo. Raças bovinas de corte. . Crescimento. Manejo reprodutivo. Cria. Recria. Terminação. Melhoramento genético. Modificadores metabólicos. Tipificação de carcaça. Instalações. Sistema de Produção Diferenciado e Orgânico.

Bovinocultura de Leite

Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (00) TA (85) Pré-requisito: Plantas Forrageiras

Bovinocultura de leite no Brasil. Fisiologia da Glândula Mamária. Reprodução e eficiência reprodutiva. Alimentação do rebanho leiteiro. Sistemas de criação

(4)

convencional, diferenciado e orgânico. Tipo e controle leiteiro. Estudo das principais raças leiteiras. Melhoramento do rebanho leiteiro. Planejamento e evolução do rebanho. Instalações para o gado leiteiro. Produção de leite orgânico.

Bromatologia Animal

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Nutrição Animal

Conceito e importância da bromatologia. Estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos (água, carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais, fibras, vitaminas, antibióticos, hormônios e outros aditivos para ração). Padronização, Classificação e Armazenamento de Alimentos. Propriedades principais dos nutrientes e sua importância para o organismo animal.

Bubalinocultura

Carga horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Nutrição animal

A bubalinocultura de corte e leite no Brasil e no mundo. Raças bubalinas. Manejo sanitário. Manejo reprodutivo. Melhoramento genético. Instalações.

Cartografia

Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

Fundamentos de cartografia. Formas de representação do espaço. Forma da terra. Sistemas de projeções cartográficas. Mapeamento sistemático brasileiro. Mapas temáticos. Cartografia digital.

Certificação Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

A importância dos processos de certificação. Os procedimentos para o processo de certificação. Tipos de certificação: ISO, FSC e outros. Certificação e competitividade.

Climatologia Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisitos.

Conceitos introdutórios climatologia ambiental. O clima da América do Sul. Fenômeno El Niño. Efeito Estufa. Clima e Ambiente: meio urbano e rural. Mudanças Climáticas.

(5)

Aspectos políticos e econômicos das mudanças climáticas. Ações de mitigação e sustentabilidade rural e urbana.

Comportamento e Bem Estar Animal

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

Ciência do bem-estar (BEA) e seus instrumentos para diagnóstico e solução dos problemas em sistemas de produção animal. Indicadores de BEA em termos de adaptação ao meio ambiente, processos contínuos e comportamento natural dos animais de produção.

Computação

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

Computação e sociedade. Conceitos básicos em computação. Introdução à programação. Métodos, técnicas processos de desenvolvimento de software. Ambientes e bibliotecas de suporte ao desenvolvimento de aplicações.

Controle Biológico de Vetores e Pragas Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Zoologia Geral.

Noções sobre taxonomia, morfologia, biologia e fisiologia de insetos. Ecologia de insetos. Conceito de pragas. Insetos vetores. Sintomas, danos e métodos de controle de insetos-pragas. Manejo Integrado de Pragas. A posição do Controle Biológico no controle de pragas. Entomopatógenos no controle Biológico - Fungos, Vírus, Bactérias e nematóides. Predadores no controle Biológico - Ordens de insetos predadores, características, suas principais famílias. Parasitismo no Controle biológico - Ordens de insetos parasitóides, suas características e suas principais famílias. Programas de sucesso em Controle Biológico.

Criações Alternativas

Carga horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Nutrição Animal

A importância da Cunicultura e Estrutiocultura: Raças. Reprodução. Melhoramento genético. Nutrição. Alimentação. Sanidade. Instalações e Planejamento. Ranicultura: Histórico. Anatomia da rã. Ciclo de vida. Sistemas comerciais de cultivo. Criação de mosca. Exigências nutricionais. Principais doenças e parâmetros zootécnicos.

(6)

Sericicultura: Importância. Cultura da amoreira. Manejo geral dos insetos e controle de enfermidades.

Culturas Alternativas e Promissoras

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68)

Pré-requisito: Fisiologia Vegetal; Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal; Fertilidade do solo; Entomologia; Fitopatologia II; Plantas Daninhas

Espécies com potencialidades em Agroenergia. Cultivo e Preparo de brotos de feijão mungo, alfafa. Espécies com propriedades funcionais como amaranto, quinua, camellia sinensis. Cultivo da Oliveira.

Cultura de Células e Tecidos Vegetais

Carga Horária: AT (34) AP (00) APS (00) TA (34)

Pré-requisito: Anatomia vegetal; Morfologia e sistemática vegetal.

Aspectos fisiológicos da propagação de plantas. Efeitos reguladores do crescimento em plantas. Micropropagação.

Dendrologia e Fitossociologia

Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Morfologia e Sistemática Vegetal

Introdução ao estudo da dendrologia. Taxonomia botânica. Terminologia dendrológica. Herbário florestal. Fenologia florestal. Metodologia em estudos dendrológicos. Dendrologia de Gimnospermas e Angiospermas de interesse florestal. Métodos de inventário florístico e fitossociológico. Análise quantitativa e qualitativa de comunidades vegetais. Espécies raras e comuns. Aplicativos computacionais.

Diagnóstico e Restauração Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68)

Pré-requisito: Ecologia; Ética, Legislação Agrária e Ambiental

Conceitos e objetivos da recuperação e da restauração. Biodiversidade e interações planta-animal. Invasão biológica de ecossistemas naturais. Diagnóstico ambiental. O banco e a chuva de sementes na restauração. Fragmentos florestais e ecologia de paisagem. Modelos de restauração de áreas degradadas. Regeneração natural. Nucleação. Projeto de restauração e adequação à legislação florestal.

Ecoturismo e Turismo Rural

(7)

Pré-requisito: sem pré-requisito

Introdução ao turismo, pensamento ecológico e ecoturismo. Atividades de ecoturismo no Brasil. Planejamento de áreas ecoturísticas e eco-oportunismo. Conceitos, origens e fundamentos do turismo rural. Planejamento, gestão e implantação de projetos de turismo ecológico e rural sustentável.

Educação Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Ecologia Geral

Introdução à Educação Ambiental. Os grandes eventos da Educação Ambiental. Subsídios para a prática da Educação ambiental. Atividades de Educação Ambiental. Educação Ambiental em unidades de conservação. Projetos de Educação Ambiental.

Empreendedorismo e Liderança

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Administração e Planejamento Rural

O empreendedor e a economia de mercado. O mercado e as oportunidades de negócios. O empreendedor e os fatores de sucesso empresarial. Plano de negócios. Marketing pessoal do gerente empreendedor e medidas de qualidade.

Entomologia Sanitária

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisitos: Zoologia Geral.

Noções de morfologia, sistemática e bioecologia das ordens: Diptera, Hemíptera, Phtiraptera, Siphonaptera, Lepidoptera e Hymenoptera. Conhecimento sobre os mecanismos de transmissão e controle de populações dos grupos de insetos de interesse em transmissão de doenças no Brasil

Equinocultura

Carga horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Nutrição Animal

Introdução. Aspectos gerais da equideocultura: origem, evolução, classificação e domesticação, a equideocultura no Brasil e no mundo. Equinocultura no Brasil. Reprodução. Criação e manejo de equídeos. Estudo das principais raças de trabalho e esporte. Adestramento. Exterior e julgamento. Seleção e cruzamentos. Comportamento dos equídeos. Ezoognósia. Instalações. Manejo alimentar.

(8)

Ética, Profissão e Cidadania

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: sem pré-requisito

Legislação profissional, Atribuições profissionais. Código de defesa do consumidor. Código de ética profissional. Responsabilidade Técnica. Propriedade Intelectual.

Experimentação Agrícola Aplicada a análises biométricas. Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51)

Pré-requisito: Experimentação agrícola, Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal. Princípios básicos da pesquisa agrícola. Noções básicas de experimentação. Planejamento e instalação de experimentos agrícolas. Controle experimental. Organização e tabulação de dados experimentais. Análise e interpretação de experimentos com tratamentos quantitativos. Análise e interpretação de experimentos com tratamentos quantitativos. Experimentos fatoriais. Análises de correlação. Delineamentos experimentais relacionados ao melhoramento genético. Análises experimentais relacionadas ao melhoramento genético: interação genótipo x ambiente, adaptabilidade e estabilidade fenotípica. Diversidade genética. Dissimilaridade genética. Análise de covariância. Noções de redação técnica e científica.

Fitogeografia

Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Ecologia Geral

Introdução à fitogeografia. Reinos florísticos. Biomas do planeta. Ecossistemas naturais campestres e florestais do Brasil. Fatores ecológicos integrantes à fitogeografia. Sistema de classificação da vegetação adotado pelo IBGE e outros autores. Os tipos de vegetação do Paraná.

Fotogrametria e Fotointerpretação

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: sem pré-requisito

Conceitos básicos de fotogrametria e de fotointerpretação. Estereoscopia. Fotogrametria terrestre. Características do planejamento de vôo aerofotográfico. Imagem digital para fotogrametria. Orientação de pares de fotografias para a restituição aerofotogramétrica. Levantamentos de pontos de apoio. Introdução à fotointerpretação. Redes, sistemas ou padrões de drenagem. Bacias hidrográficas. Estudo de fitofisionomias e uso do solo.

(9)

Fruticultura de Espécies Nativas

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Fruticultura Básica

Importância socioeconômica, ambiental e alimentar das principais frutas nativas. Biodiversidade, utilização, preservação e potencialidades de cultivo das principais fruteiras nativas. Botânica e fenologia das principais fruteiras nativas. Propagação e principais técnicas de cultivo e manejo das principais fruteiras nativas. Colheita e conservação pós-colheita das principais fruteiras nativas. Comercialização das principais fruteiras nativas. Doenças e pragas das principais fruteiras nativas. Valor nutricional das principais fruteiras nativas.

Genética de Populações e Evolução

Carga Horária: AT (64) AP (00) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Genética.

Princípios de genética quantitativa. Introdução à genética de populações. Idiomorfismo. Mutação. Seleção. Fluxo gênico de populações migrantes. Deriva genética. Teorias evolucionistas. Fatores evolutivos. Especiação. Evolução molecular. Análise de cladogramas.

História e Cultura Afro-Brasileira

Carga Horária: AT (34) AP (00) APS (00) TA (34) Pré-requisito: sem pré-requisito.

A história afro-brasileira e a compreensão dos processos de diversidade étnico-racial e étnico-social na formação político, econômica e cultural do Brasil. O processo de naturalização da pobreza e a formação da sociedade brasileira. Igualdade jurídica e desigualdade social.

Libras I

Carga Horária: AT (34) AP (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Línguas de sinais e minoria linguística. As diferentes línguas de sinais. Status da língua de sinais no Brasil. Cultura surda. Organização linguística da Libras para usos informais e cotidianos: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. A expressão corporal como elemento linguístico.

Libras II

(10)

Pré-requisito: Libras 1

A educação de surdos no Brasil. Cultura surda e a produção literária. Emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. Prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

Logística e Pós-Colheita de Grãos

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Física; Entomologia; Fitopatologia II

Estudo dos grãos, constituição e propriedades do grão e da massa de grãos. Meio ambiente de armazenagem, natural e acondicionado. Máquinas e equipamentos para processamento de grãos: Operação de recepção, pré-limpeza e limpeza, principais equipamentos; Operação de secagem, tipos de secadores, combustíveis, tipos de fornalhas. Transporte e Movimentação da massa de grãos. Armazenagem, tipos de armazéns. Conservação e manutenção da qualidade. Aeração. Termometria. Expurgo. Classificação comercial de grãos, principais determinações de qualidade. Logística de expedição e transporte de grãos. Segurança na operação de unidades armazenadoras de grãos.

Manejo de Bacias Hidrográficas

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68)

Pré-requisito: Hidrologia e Drenagem; Hidráulica e Irrigação

Ecologia aquática. Zona ripária. Floresta e qualidade da água. Consumo de água por florestas. Microbacias hidrográficas experimentais. Controle da produção de água em microbacias florestadas. Manejo integrado de microbacias hidrográficas. Manejo de cursos d'água e áreas degradadas: bioengenharia. Intemperismo e erosão. Escavação e transporte de materiais em cursos d'água. Tratamento longitudinal dos cursos d'água. Tratamento dos cursos d'água por obras transversais.

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (00) TA (34) Pré-requisito: sem pré-requisitos.

Interferência negativa das plantas daninhas. Manejo integrado de plantas daninhas nas principais culturas de interesse econômico. Manejo integrado de plantas daninhas em milho, sorgo, soja, feijão, cereais de inverno, pastagens, fruticultura, olericultura, cana-de-açúcar, algodão, silvicultura, arroz, café, canola e outras culturas de importância agronômica.

(11)

Marcadores Moleculares Aplicados na Conservação da Biodiversidade Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51)

Pré-requisitos: Sem pré-requisitos

Tópicos de genética molecular. Marcadores moleculares de DNA, avaliação e manejo da diversidade genética, conservação da biodiversidade, taxonomia molecular, filogeografia e filogenia.

Marketing e Comercialização

Carga horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Administração e Planejamento Rural

Introdução ao marketing. Definições e conceitos centrais de marketing. Estratégias de mercado. Composto de marketing e mix de produtos. Análise de preços e localização geográfica. Promoção. Plano de marketing e seus componentes. Fundamentos de comunicação e propaganda. Posicionamento do produto. Networks e agronegócios. Comportamento do consumidor. Setores do agronegócio. Conceitos básicos. Abordagens. Mercado atacadista e varejista. Participação do produtor e canais de distribuição e comercialização. Classificação, padronização e embalagens. Comercialização de insumos florestais. Comércio internacional de produtos de base florestal.

Melhoramento Animal I

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Genética

Estimação de componentes de variância e genética de populações e quantitativa. Covariância genética entre parentes, estimativa de parâmetros genéticos, seleção e ganho genético e métodos de seleção.

Melhoramento Animal II

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Genética

Método de seleção para mais de uma característica, cruzamento, efeito materno, interação genótipo ambiente. Melhoramento genético aplicado à produção de bovinos de leite e de corte, aves, suínos e outras espécies.

Metodologias Participativas

Carga horária: AT (17) AP (17) APS (00) TA (34)

(12)

Teorias e métodos: pesquisa teórica, pesquisa etnográfica, estudo de caso, pesquisa participativa, pesquisa-ação e etnometodologia. Conceitos, principais aplicações e ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo, do Diagnóstico Organizacional Participativo e do Diagnóstico Rápido Urbano Participativo. Fundamentos técnico-metodológicos para a elaboração e execução de projetos de educação em metodologias participativas.

Ovinocultura e Caprinocultura

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Nutrição Animal

Introdução à ovinocultura e caprinocultura. Importância econômica. Raças e seus cruzamentos. Sistema de criação convencional, diferenciado e orgânico. Instalações e equipamentos. Manejo reprodutivo. Alimentação. Planejamento. Higiene e profilaxia. Manejo geral da criação.

Perícias, Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68)

Pré-requisito: Ética, Legislação Agrária e Ambiental

Licenciamento florestal. Licenciamento ambiental. Auditoria. Perícia ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais: EIA e RIMA.

Piscicultura

Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (00) TA (34) Pré-requisito: Nutrição Animal

Produção de peixes em diversos métodos de criação. Instalações. Mercado da piscicultura. Manejo sanitário. Alimentação. Produção de alevinos. Principais espécies destinadas à exploração comercial. Principais desordens que afetam a produção da piscicultura. Controle de ambiente aquático.

Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças

Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (00) TA (34) Pré-requisito: Fisiologia Vegetal, Bioquímica.

Introdução à fisiologia pós-colheita. Qualidade dos produtos hortícolas. Aspectos fisiológicos do desenvolvimento dos frutos. Climatério respiratório. Alterações físicas e químicas durante a maturação, amadurecimento e senescência dos produtos hortícolas. Perdas pós-colheita. Fatores pré-colheita e de colheita que afetam a qualidade dos produtos hortícolas. Embalagem e transporte. Podridões pós-colheita. Estratégias de

(13)

armazenamento. Desordens fisiológicas. Determinação dos principais atributos de qualidade pós-colheita dos produtos hortícolas. Cadeia de comercialização de produtos hortícolas.

Processos de Produção Agroecológica e Orgânica Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Agroecologia

Conceito, características, princípios da produção orgânica. Evolução da agricultura orgânica. Legislação e Certificação Orgânica. Conversão de áreas para produção orgânica. Manejo e Tratos culturais na produção orgânica. Nutrição no sistema de agricultura orgânica. Controle de plantas espontâneas, pragas e doenças na produção orgânica. Situação atual e perspectivas do mercado interno e externo de produtos orgânicos, insumos, processamento e distribuição.

Propagação Vegetal

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51)

Pré-requisito: Anatomia vegetal; Morfologia e sistemática vegetal.

Aspectos fisiológicos da propagação de plantas. Efeitos dos reguladores do crescimento em plantas. Micropropagação e macropropagação. Métodos de propagação vegetativa.

Qualidade de Vida

Carga Horária: AT (34) AP (00) APS (2) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Aptidão física. Capacidades físicas relacionadas a saúde. Prevenção de doenças ocupacionais. Qualidade de vida e trabalho. Atividades físicas recreativas.

Reprodução Animal

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estudo dos fatores que afetam a eficiência reprodutiva dos animais domésticos e das biotécnicas da reprodução, morfologia, fisiologia e endocrinologia dos aparelhos reprodutivos masculinos e femininos dos animais de produção. Ciclo estral e dinâmica ovariana. Acasalamento e fecundação. Tecnologia do sêmem e inseminação artificial. Tecnologia de embriões. Eficiência reprodutiva dos animais domésticos. Efeitos genéticos, nutricionais, sanitários e de meio ambiente sobre a reprodução.

(14)

Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51)

Pré-requisitos: Anatomia vegetal, Morfologia e sistemática vegetal.

Importância da semente. Embriologia. Morfologia externa e interna de sementes. Identificação de sementes regionais. Maturação, dormência e dispersão de sementes. Coleta, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes. Análise de sementes.

Silvicultura Avançada

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: Silvicultura

Introdução à silvicultura avançada. Exigências edafoclimáticas e potencial silvicultural das principais espécies nativas e exóticas. Sistemas agroflorestais. Implantação de espécies para obtenção de produtos não-madeiráveis.

Silvicultura Urbana

Carga Horária: AT (17) AP (34) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Silvicultura

A história das cidades e da silvicultura urbana. Os usos, benefícios e funções da vegetação nos ambientes urbanos. Paisagismo ecológico. Planejamento em silvicultura urbana. Inventário florestal em áreas urbanas. Políticas públicas.

Sistemas Agrossilvipastoris

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisito: Silvicultura; Plantas Forrageiras

Ecologia dos sistemas agrossilvipastoris. Aspectos técnicos, sociais e econômicos. Espécies de múltiplos propósitos. Sistemas agrossilvipastoris tradicionais e baseados na indução da regeneração natural.

Técnicas de Laboratório

Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51) Pré-requisitos: sem pré-requisito

Segurança em Laboratório. Técnicas de Primeiros-Socorros. Noções básicas de manuseio de instrumentos laboratoriais utilizados em Ciências Biológicas. Preparo de material destinado a atividades laboratoriais. Manuseio, armazenagem e descarte de substâncias químicas. Biossegurança. Apresentação de dados e resultados experimentais.

(15)

Tópicos Especiais em Agronomia

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68)

Pré-requisito: Física; Fisiologia Vegetal; Máquinas e Mecanização Agrícola

Aspectos do cultivo hidropônico de plantas. Uso da plasticultura na agricultura. Manejo de viveiros e produção de mudas.

Tratos e Métodos Silviculturais

Carga Horária: AT (34) AP (34) APS (00) TA (68) Pré-requisito: sem pré-requisito

Implantação de povoamentos florestais. Bases ecológicas. Métodos silviculturais para florestas naturais e plantadas. Regeneração de florestas para fins econômicos. Sistemas silviculturais.

Referências

Documentos relacionados

compreendendo os documentos referentes à habilitação e à proposta de preço, deverão conter rubrica do representante legal do licitante e estarem

O objeto desta pesquisa é identificar como a palavra fofoca se re- laciona paradigmaticamente quando apresentada como opção de escolha entre outros signos de mesmo valor,

SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE NOVOS HETEROCICLOS NITROGENADOS UTILIZANDO COMO PRECURSORES βALCÓXIVINIL TRIFLUORMETIL CETONAS DE CADEIAS ALQUÍLICAS

Quanto à influência dos diferentes tratamentos, verifica-se diferença significativa no vigor das sementes de algodão avaliadas pelo teste de primeira contagem da

[r]

[r]

Inscrevem-se ainda neste nível de dinamização de plataformas de parceria concelhias a participação no NIPSA – Núcleo de Planeamento e Implementação Sem-Abrigo – de

Tais  categorias  morfológicas  são  representativas  de  uma  maneira  de  fazer,  pensar  e  perceber  a  música  que  marca  a  produção  daquela  época