• Nenhum resultado encontrado

MANUAL REAL AUTOMÓVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL REAL AUTOMÓVEL"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Real Auto Ajustável

Real Auto Ajustável Mês a Mês

Real Automóvel de Passeio

(4)
(5)

SUMÁRIO

ASPRINCIPAISCARACTERÍSTICASDESEUSEGURO REAL 06

VOCÊDIRIGEDEFENSIVAMENTE? 19

CONDIÇÕES GERAIS

1. FINALIDADEDOSEGURO 24

2. INTERESSESSEGURÁVEIS 24

3. PRODUTOSEMODALIDADESDESEGURO 25

4. RISCOSQUEOSEGUROCOBRE 25

5. CRITÉRIOSPARAPAGAMENTODEINDENIZAÇÃO 31

6. RISCOSQUEOSEGURONÃOCOBRE 40

7. QUESTIONÁRIO BOM RISCO 43

8. DISPOSITIVOSDESEGURANÇA 45

9. ACEITAÇÃOEVIGÊNCIADOSEGURO 46

10. VISTORIA PRÉVIA 46 11. CLASSEDE BÔNUS 47 12. PAGAMENTODO PRÊMIO 48 13. RESPONSABILIDADESDOSEGURADO 50 14. RENOVAÇÃO 52 15. CONTRIBUIÇÃOPROPORCIONAL 52

16. PROCEDIMENTOSEMCASODESINISTRO 53

17. OFICINAS CREDENCIADAS 54

18. DOCUMENTAÇÃONECESSÁRIAEMCASODESINISTRO 55

19. PAGAMENTODAINDENIZAÇÃO 59

20. OCORRÊNCIASQUETORNAMOSEGUROSEMEFEITO 59

21. CANCELAMENTODOSEGURO 61

22. SALVADOS 61

23. REINTEGRAÇÃODEVALORESSEGURADOS 62

24. SUB-ROGAÇÃODEDIREITOS 62

25. FORO 62

26. PRAZODEPRESCRIÇÃO 62

ANEXO 1 - REAL ASSISTÊNCIA 64

(6)

A

S

PRINCIPAIS

CARACTERÍSTICAS

DE

SEU

SEGURO

R

EAL

Este manual foi elaborado especialmente para você, cliente Real Seguros que confiou a proteção de seu veículo a um de nossos produtos:

– Real Auto Ajustável (Valor de Mercado Referenciado) – Real Auto Ajustável Mês a Mês (Valor de Mercado Referenciado)

– Real Automóvel de Passeio (Valor Determinado)

Neste capítulo do manual, você terá acesso, por meio de uma consulta rápida, a informações sobre seu seguro que consideramos fundamentais. Vale ressaltar, no entanto, que para conhecer em detalhes o produto pelo qual você optou é fundamental a leitura atenta das Condições Gerais e de seus respectivos Anexos (1 e 2), apresentados a partir da página 64 deste manual. A seguir, confira o resumo das principais características de seu seguro.

(7)

O

SEGURO

DE

SEU

VEÍCULO

Com o Real Auto Ajustável, Real Auto Ajustável Mês a Mês e Real Automóvel de Passeio, oferecemos uma alternativa de seguro ideal para as diferentes necessida-des de cada cliente.

Produto Modalidade do seguro Bens seguráveis

Real Auto Ajustável Indenização por Valor de – Pick-up

e Real Ajustável Mercado Referenciado – Veículos de passeio Mês a Mês (nacionais e importados)

Real Automóvel Indenização por Valor Determinado de Passeio

(8)

COBERTURAS BÁSICAS

Real Automóvel de Passeio, Real Auto Ajustável e Real Auto Ajustável Mês a Mês

A que se destina Garantia O que está coberto

Repor ou reparar o automóvel segurado

Colisão, Incêndio e Roubo Roubo ou qualquer tipo de furto qualificado e, na ocorrência de colisão e/ou incêndio, os danos materiais e despesas necessárias para socorro e salvamento do veículo segurado. Incêndio e Roubo Roubo ou qualquer tipo de furto

qualificado e, na ocorrência de incêndio, os danos materiais e as despesas necessárias para socorro e salvamento do veículo segurado. Colisão e Incêndio Danos materiais e as despesas

necessárias para socorro e salva-mento, em caso de colisão e/ou incêndio do veículo segurado. Proteger o segurado

em relação a danos causados por ele a terceiros

Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCFV)

Danos materiais causados a bens de terceiro(s) pelo veículo segurado e danos corporais causados a terceiro(s) pelo veículo segurado.

Vale ressaltar:

• ascendentes, descendentes, cônjuge ou qualquer parente

(9)

Você também pode contratar coberturas adicionais, selecionando proteções sintonizadas com suas

necessidades. Confira o amplo leque à sua disposição.

COBERTURAS ADICIONAIS

Real Automóvel de Passeio, Real Auto Ajustável e Real Auto Ajustável Mês a Mês

Garantias O que está coberto

Acessórios Estende aos acessórios (equipamentos de som e imagem) do veículo segurado a proteção da cobertura de Colisão, Incêndio e Roubo, contratada para o automóvel.

Acidentes Pessoais de Passageiros

Cobre morte ou invalidez permanente do motorista e/ou de passa-geiro(s), mesmo que sejam parentes, decorrente de acidente com o veículo segurado. Lembre-se de que, em caso de sinistro,

parentes (que dependam economicamente do segurado), cônjuge, ascendentes e descendentes não são consideradas terceiros pela cobertura de RCFV.

Carro Reserva Você pode contratar por 8 (oito) ou 23 (vinte e três) dias consecutivos, conforme a opção de contratação. Leia sobre Carro Reserva Grátis na página 11.

Danos Morais a Terceiros

Prejuízos decorrentes de danos físicos, que ofendam a honra, afeto, nome, liberdade, entre outros prejuízos não econômicos, causados involuntariamente a terceiro(s) por acidente com o veículo segurado. Despesas

Extraordinárias

Na ocorrência de sinistro com indenização integral, garante o recebimento do valor contratado para a garantia de Despesas Extraordinárias, sem a necessidade de comprovação de qualquer gasto. Em caso de sinistro de danos materiais parciais,

(10)

Leia as Condições Gerais

Você encontra neste primeiro capítulo do manual, um resumo das principais características de seu seguro. Para conhecer todos os detalhes, coberturas e benefícios sobre o produto que você contratou, consulte as Condições Gerais e seus respectivos anexos, a partir da página 24.

Importante

Não há franquia na utilização das coberturas de Acessórios, Acidentes Pessoais de Passageiros, Carro Reserva, Danos Morais a Terceiros e Despesas Extraordinárias, na

(11)

S

ETE

DIAS

GRÁTIS

DE

C

ARRO

R

ESERVA

E

A

SSISTÊNCIA

24 H

ORAS

• Segurado do Real Auto Ajustável, Real Auto Ajustável Mês a Mês e Real Automóvel de Passeio, que contratou uma das coberturas de Automóvel (Colisão, Incêndio e Roubo; Incêndio e Roubo; e Colisão e Incêndio), tem direito gratuito aos serviços da Assitência 24 horas. Para solicitar os serviços exclusivos, basta ligar para a Real

Assistência, telefone 0800 55 5322.

• Segurado do Real Auto Ajustável, Real Auto Ajustável Mês a Mês e Real Automóvel de Passeio, na ocorrência de sinistro coberto, tem direito a 7 (sete) dias

consecutivos de Carro Reserva Grátis.

• Caso tenha optado por contratar a cobertura adicional de Carro Reserva, seu limite de diárias é ainda maior, pois você pode contratar mais 8 (oito) ou 23 (vinte e três) dias, além dos 7 (sete) que você já ganhou.

• Com o Carro Reserva Grátis, você tem direito – dentro do prazo de vigência de seu contrato – a 7 (sete) diárias previstas, a cada novo sinistro ocorrido.

• Utilize o Carro Reserva Grátis também em situações em que você não for o culpado pelo acidente e a seguradora do causador estiver assumindo o custo do conserto de seu veículo.

• O Carro Reserva Grátis conta com seguro contra Colisão, Incêndio e Roubo e isenção de franquia em caso de sinistro coberto.

(12)

Fique atento

Para solicitar o Carro Reserva, primeiramente, efetue o aviso de sinistro, ligando para o Serviços de Atendimento ao Cliente, telefones:

(11) 3553 4700 (São Paulo) e

0800 702 5000 (demais localidades).

Depois, basta entrar em contato com a Real Assistência pelos telefones 0800 55 5322.

(13)

Ao contratar seu seguro – Real Auto Ajustável, Real Auto Ajustável Mês a Mês ou Real Automóvel de Passeio – você respondeu ao Questionário Bom Risco. Por meio dele, você informou à Real Seguros, de maneira clara e objetiva, as situações de riscos a que seu veículo está exposto.

É importante que você saiba que para a Real Seguros, não existe resposta falsa ou verdadeira no Questionário Bom Risco. Considerando as situações de risco as quais o veículo fica exposto e a freqüência dessa exposição, você escolhe as respostas mais adequadas.

Em caso de sinistro, se a situação de risco for pior do que a indicada no Questionário Bom Risco, você não perde o direito à indenização, seja ela integral ou por danos parciais. Em uma situação como essa, você participa dos prejuízos do sinistro como co-responsável.

Nesse caso, qual será sua participação?

Como co-responsável, sua parcela nos custos do conserto ou reposição do veículo será calculada a partir da diferença entre o desconto obtido por meio da situação declarada no Questionário Bom Risco, na ocasião da contratação, e o desconto correspondente à situação apurada no momento do sinistro.

Na Real Seguros, com o Questionário Bom Risco, seu direito de escolha será sempre respeitado.

Q

UESTIONÁRIO

B

OM

R

ISCO

:

RESPEITO

AO

SEU

(14)

D

ISPOSITIVOS

DE

SEGURANÇA

PODEM

VALER

DESCONTO

NO

PRÊMIO

Caso seu veículo possua um dos sistemas de segurança – bloqueadores e rastreadores – reconhecidos pela Real Seguros, você poderá ter direito a um desconto no prêmio de seu seguro. Se você informou à seguradora, no momento da

contratação, a existência do dispositivo, confira se ele consta em seu Demonstrativo de Coberturas.

Ao instalar o dispositivo de segurança ao longo da

vigência de seu seguro, também informe a Real Seguros. Caso o dispositivo de segurança seja desinstalado do veículo ou o pagamento do serviço de monitoramento não seja efetuado, o segurado, em caso de sinistro, perde direito à indenização.

(15)

• Verifique se há vítimas e providencie o socorro imediato. • Tome as providências necessárias para proteger o veículo a fim de evitar que os prejuízos sejam ainda maiores. Caso seja necessário, a remoção do veículo, entre em contato com a

Real Assistência pelo telefone 0800 55 5322.

• Ao solicitar Assistência 24 Horas, tenha sempre em mão o cartão da RealPac.

Importante

Serviços solicitados a prestadores particulares não estão cobertos.

• Em caso de roubo ou furto do veiculo, informe as

autoridades policiais e acione, na existência de dispositivo de segurança (bloqueador ou rastreador), a empresa prestadora desse serviço.

• Em caso de colisão com envolvimento de terceiro(s), anote os dados do outro veículo e, também, o nome, número da Cédula de Identidade, endereço e telefone do proprietário/ condutor do veículo e de duas testemunhas (se houver). Todas essas informações devem fazer parte do Registro Policial da Ocorrência.

• Avise a ocorrência do sinistro o mais rápido possível a Real Seguros, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente, telefones:

(11) 3553 4700 (São Paulo)

D

ICAS

IMPORTANTES

(16)

• Nunca faça qualquer acordo sem comunicar previamente a Real Seguros.

• Em caso de colisão, você pode ter isenção de franquia. Para saber como usufruir esse benefício, confira o item 16 das Condições Gerais, página 53.

• Juntamente com este manual, você recebeu um envelope já com o endereço da Real Seguros preenchido e porte pago. Para sua maior comodidade, utilize-o para enviar à seguradora os documentos solicitados em relação a seu sinistro (confira a lista de documentos necessária a cada tipo de sinistro no item 18, p´ågina 55.

(17)

Qualidade e comodidade nas Oficinas Credenciadas

A Real Seguros oferece a você, segurado do Auto, a opção de utilizar, em caso de sinistro, a rede de Oficinas Credenciadas. Formada por um grupo criteriosamente selecionado pela seguradora, as oficinas credenciadas oferecem:

• Parcelamento ou desconto de até 30% na franquia. • Garantia de 12 (doze) meses nos serviços de mão-de-obra. • Em caso de acidente, serviço gratuito de guincho no município, disponível 24 horas, inclusive para terceiros. • Seu veículo é entregue lavado, aspirado e encerado.

Para saber onde está a Oficina Credenciada mais próxima, ligue:

0800 55 5322 (se estiver no Brasil); (55 11) 3347 7197 (ligue a cobrar, se estiver no exterior);

ou consulte o site www.realseguros.com.br. Proteção a mais e desconto na franquia

Se você contratou a cobertura adicional de Despesas Extraordinárias, além de receber um valor

complementar sem precisar comprovar gastos, será contemplado, em caso de sinistro coberto de Danos Parciais, com um desconto de 30% no valor da

franquia. Esse desconto poderá ser ainda maior se você optar pelo conserto de seu carro em uma das Oficinas Credenciadas da Real Seguros. Nessa condição, seu

(18)

N

AS

CENTRAIS

DE

ATENDIMENTO

,

SERVIÇO

DE

QUALIDADE

E

SEM

BUROCRACIA

A Real Seguros conta com duas centrais telefônicas com operadores treinados especialmente para proporcionar atendimento ágil e de qualidade aos segurados.

Real Assistência

• Atende a demandas emergenciais – entre elas, pedidos de guincho, socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus etc.

• Também por meio da Real Assistência, na ocorrência de sinistro coberto e indenizável, você solicita o Carro

Reserva. Essa orientação vale para você usufruir os 7

(sete) dias grátis e, também, para utilizar sua cobertura adicional de Carro Reserva.

0800 55 5322 (se estiver no Brasil)

(55 11) 3347 7197 (ligue a cobrar, se estiver no exterior) Funciona 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana.

(19)

Serviço de Atendimento ao Cliente Real Seguros

Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente Real Seguros ou com seu corretor para:

• Alterar seu seguro (por exemplo, dados do Questionário Bom Risco, atualização do CEP de domicílio fiscal,

alteração de coberturas e seus respectivos valores, inclusão de coberturas ou qualquer informação relativa à forma de utilização do veículo).

• Fazer o aviso de sinistro. • Renovar seu seguro.

• Ficar sabendo quais são os dispositivos de segurança reconhecidos pela Real Seguros, que valem desconto. • Tirar dúvidas ou obter informações sobre seu seguro.

Serviço de Atendimento ao Cliente (11) 3553 4700 – São Paulo

0800 702 5000 – Demais localidades

Funciona de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 22h. Aos sábados, das 8h às 14h (somente para aviso de sinistro).

Se preferir, envie seu e-mail para sac@realseguros.com.br

(20)

R

EAL

P

AC

N

OVA

DIMENSÃO

EM

SERVIÇOS

Ao contratar sua primeira apólice da Real Seguros, você, automaticamente, passa a integrar o RealPac. Trata-se de um programa criado especialmente para estreitar ainda mais o relacionamento da Real Seguros com você, ampliando os benefícios e facilidades proporcionados, a cada novo seguro adquirido.

O RealPac proporciona um pacote completo de proteções, que reúne em uma única apólice todas as coberturas que você necessita (Vida, Residencial, Acidentes Pessoais, Automóvel etc.). Além de

descontos progressivos a cada modalidade de seguros diferente incluída no pacote, você ainda usufrui o Programa de Descontos RealPac, que oferece preços especiais em sua rede de parceiros (floriculturas, academias, hotéis, locadoras de veículos etc.).Você conta ainda com a comodidade de escolher para o pagamento mensal de sua apólice única a data que achar mais conveniente.

Sua renovação

Você não precisa se preocupar com a data de renovação do seguro. Para que você não fique desprotegido, a Real Seguros assume o compromisso de lembrá-lo sempre

(21)

Para efetivar a renovação, basta realizar o pagamento da primeira parcela do prêmio. Caso queira fazer alguma alteração em relação às coberturas sugeridas pela Real Seguros, você deve entrar em contato com seu corretor ou com o Serviço de Atendimento ao Cliente, telefones:

(11) 3553 4700 (São Paulo)

0800 702 5000 (demais localidades)

Para saber mais, consulte o Manual RealPac. Você vai se surpreender com o leque de benefícios que estão à sua disposição.

Agora que você já sabe o que é integrar o RealPac e possui o melhor e mais completo seguro de Automóvel do mercado, leia atentamente as Condições Gerais para entender em detalhes seu produto, conhecer os riscos e prejuízos cobertos e não cobertos e as demais condições de seu contrato.

(22)

Ao contratar um de nossos seguros de Automóvel, você já demonstrou ser uma pessoa responsável e adepta à prevenção. A Real Seguros estará 24 horas ao seu lado nos momentos em que eventuais situações adversas, cobertas em sua apólice, acontecerem envolvendo você e o veículo segurado. Mas apesar disso, sabemos que o ideal é que essas situações não aconteçam pois colocam em risco sua integridade física e a de sua família, provocando perdas que uma indenização não será capaz de compensar.

É verdade que muitas situações adversas decorrem de fatalidades, mas existem aquelas que podem ser evitadas a partir do comportamento do motorista adotado ao volante. Nesse sentido, reunimos nesse capítulo algumas dicas importantes para você, nosso segurado, uma pessoa atenta à segurança de sua família e de seu patrimônio.

(23)

Dicas para sua segurança e de sua família

• Adote como lema a direção defensiva: seja capaz de planejar e anteceder situações, prevenindo-se contra eventuais condições adversas.

• Em situações de mau tempo, cuidado redobrado: reduza a velocidade e ligue o farol baixo.

• Em qualquer situação, mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e o que está à sua frente.

• Periodicamente verifique os itens de segurança de seu veículo: freios, amortecedores, faróis, pneus etc. • Atenção redobrada nas áreas próximas a escolas, hospitais, pontos de ônibus e outros locais de tráfego mais intenso de pedestres.

• Sinalize com antecedência suas manobras e nunca utilize o pisca-alerta com o veículo em movimento. • Nunca dirija quando estiver cansado.

• Bebida alcoólica e direção de veículo nunca combinam.

• Motoristas e todos os passageiros do veículo devem sempre utilizar o cinto de segurança.

• Crianças até os 3 anos de idade devem ser transportadas em assentos especiais e adequados. • Até os 10 anos de idade, as crianças devem ocupar o banco traseiro.

(24)

Real Auto Ajustável

Real Auto Ajustável Mês a Mês Real Automóvel de Passeio

1. Finalidade do seguro

A reposição ou reparação de um bem material roubado/ furtado ou destruído total ou parcialmente por sinistro e/ ou indenização pela ocorrência de acidente que ocasione invalidez ou morte do segurado e dos demais ocupantes do veículo segurado e responsabilidade civil decorrente de acidente.

Para que isso ocorra, é necessário que o sinistro seja caracterizado como coberto por estas Condições Gerais e que estejam contratadas as coberturas específicas.

2. Interesses seguráveis

A vida do segurado, seu(s) automóvel(is) e suas responsabilidades, desde que tenha sido contratada

cobertura específica para cada caso.

(25)

4. Riscos que o seguro cobre

4.1. COBERTURAS BÁSICAS

Ao adquirir uma das coberturas de Automóvel dos produtos Real Auto Ajustável, Real Auto Ajustável Mês a Mês ou Real Automóvel de Passeio, o segurado conta com a Real Assistência, cujos serviços estão descritos no Anexo 1, página 64.

4.1.1. AUTOMÓVEL

Riscos cobertos em todos os países do Mercosul.

4.1.1.1. COLISÃO, INCÊNDIOE ROUBO

• Colisão: cobre danos materiais causados por colisão,

capotagem, abalroamento, queda, acidente durante transporte por meio apropriado, queda de objetos externos sobre o veículo, submersão por inundação ou alagamento de água doce e granizo. Também cobre despesas necessárias para socorro e salvamento do veículo.

• Incêndio: cobre danos materiais causados por

incêndio e as despesas necessárias para socorro e

Produto Modalidade do seguro Bens seguráveis

Real Automóvel Indenização por Valor Determinado – Pick-up

de Passeio – Veículos de passeio (nacionais e importados)

Real Auto Ajustável Indenização por Valor de e Real Ajustável Mercado Referenciado Mês a Mês

(26)

4.1.1.3. COLISÃOE INCÊNDIO

• Colisão: cobre danos materiais causados por colisão,

capotagem, abalroamento, queda, acidente durante transporte por meio apropriado, queda de objetos externos

4.1.1.2. INCÊNDIOE ROUBO

• Incêndio: cobre danos materiais causados por incêndio

e as despesas necessárias para socorro e salvamento do veículo.

• Roubo: cobre roubo ou furto qualificado total do veículo. • Roubo: cobre roubo ou furto qualificado total do veículo.

Importante

Pneus e câmaras de ar estão cobertos desde que não tenham sido afetados isoladamente por essas circunstâncias.

Importante

Pneus e câmaras de ar estão cobertos desde que não tenham sido afetados isoladamente por essas circunstâncias.

Não há cobertura para risco de colisão, salvo se decorrente de roubo/furto do veículo.

(27)

Importante

Pneus e câmaras de ar estão cobertos desde que não tenham sido afetados isoladamente por essas circunstâncias.

4.1.2. RESPONSABILIDADE CIVIL FACULTATIVADE VEÍCULOS (RCFV)

Riscos cobertos em todo o território nacional.

Essa cobertura garante ao segurado o reembolso de:

• Indenizações – em decorrência de acidente com o veículo segurado, que for obrigado a pagar em virtude de sentença judicial transitado em julgado em foro cível, exceto em caso de revelia, ou de acordo autorizado de modo expresso pela seguradora.

A seguradora poderá optar por reembolsar o segurado ou indenizar diretamente o envolvido, agindo sempre em nome do segurado. A indenização terá como valor máximo o LMI (Limite Máximo de Indenização)

contratado, expresso no demonstrativo de coberturas.

• Despesas efetuadas com custas judiciais do foro cível e

com honorários de advogados nomeados de acordo com a seguradora, sempre que tais despesas decorram de reclamações cobertas por este seguro.

4.1.2.1. Danos Materiais a Terceiros

• Cobre danos materiais causados a bens de terceiros

pelo veículo segurado.

4.1.2.2. Danos Corporais a Terceiros

• Cobre danos corporais, inclusive morte, causados a

(28)

4.2. COBERTURAS ADICIONAIS

4.2.1. ACIDENTES PESSOAISDE PASSAGEIROS

Riscos cobertos em todo o território nacional. 4.2.1.1. MORTE

• Cobre morte de passageiro(s) do veículo segurado

(incluindo o motorista) causada por acidente.

• Beneficiário(s): conforme critérios descrito no Anexo 2

-4.1.2.3. DANOS MORAISA TERCEIROS (ACOBERTURADE DANOS

MORAISA TERCEIROS, DENTRODAGARANTIADE RCFV ÉUMA COBERTURAADICIONAL).

Cobre prejuízos decorrentes de um dano físico, causado

de forma involuntária a terceiro(s), que traga como conseqüência ofensa a honra, afeto, liberdade, profissão, respeito aos mortos, psique, saúde, nome, crédito, bem-estar e vida, sem necessidade de ocorrência de prejuízo econômico, desde que em decorrência de acidente com o veículo coberto pelo seguro.

Importante

Ficam excluídas todas e quaisquer condenações por danos morais, que venham a ser impostas ao segurado, motivadas por outros fatos que não o acidente e as condenações aplicadas ao segurado em função de sua omissão na condução do(s) processo(s) instaurado(s) pelo(s) terceiro(s) prejudicado(s).

(29)

4.2.1.3. ACESSÓRIOS

Riscos cobertos em todo o território nacional.

• Cobre ocorrências aos acessórios (rádios, toca-fitas,

CD players, disqueteiras, TVs, amplificadores e alto-falantes), originais de fábrica ou não, de acordo com os riscos previstos na cobertura de Colisão, Incêndio e Roubo (item 4.1.1, página 25), desde que:

– estejam fixados de forma permanente no veículo; – relacionados na proposta do seguro;

– com limite de indenização de cada item indicado no Demonstrativo de Coberturas.

4.2.3. CARRO RESERVA

Riscos cobertos em todo o território nacional.

• Garante ao segurado o direito à locação de um carro popular básico, na ocorrência de sinistro coberto (Incêndio, Roubo/Furto ou Colisão) com o veículo segurado. Para usufruir essa garantia, o valor dos prejuízos com o veículo segurado deve ser superior ao da franquia.

• O Carro Reserva conta com seguro contra Colisão, Incêndio e Roubo. Em caso de sinistro envolvendo o carro reserva, o segurado está isento do pagamento da respectiva franquia.

• O Carro Reserva pode ser utilizado:

– Pelo período em que o veículo segurado estiver imobilizado para reparos, até o limite de 8 (oito) ou 23 (vinte e três) diárias consecutivas, conforme o período contratado, adicional aos 7 (sete) dias gratuitos.

(30)

Como solicitar o Carro Reserva

• Ligue exclusivamente para 0800 55 5322.

• A reserva do veículo na locadora, providenciada pela Real Seguros, é realizada após efetuado o aviso do sinistro, constatados os prejuízos e aprovados os serviços de reparo no veículo segurado.

• Fica sob responsabilidade do segurado: retirar e devolver o veículo (carro reserva) na locadora indicada pela Central de Reservas e, também, eventuais gastos com pedágio, combustível e multas originadas durante a utilização do veículo

– Até a data do pagamento da indenização integral, desde que não ultrapasse o limite de 8 (oito) ou 23 (vinte e três) diárias consecutivas, conforme o período contratado, adicional aos 7 (sete) dias gratuitos. – Em caso de nova ocorrência de sinistro, quando o segurado terá direito ao total de diárias contratadas, desde que dentro do período de vigência do seguro. – Quando, na ocorrência de um sinistro, o segurado da Real

Seguros for o terceiro, sendo o custo do reparo do veículo

assumido por outra seguradora. Para usufruir esse benefício, basta entregar à Real Seguros uma cópia do orçamento aprovado pela companhia seguradora responsável pelo pagamento ou reparo do veículo.

(31)

Importante

Somente é permitida a locação de veículos para os segurados maiores de 21 (vinte e um) anos, habilitados há 2 (dois) anos ou mais e possuidores de Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e cartão de crédito com limite mínimo disponível de R$ 700,00 (setecentos reais).

4.2.4. DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS

Riscos cobertos em todos os países do Mercosul.

• Em caso de indenização integral, garante ao segurado o valor contratado constante do Demonstrativo de Coberturas, independentemente do valor indenizado na cobertura básica, a título de despesas diversas. Não há necessidade de comprovação de despesas.

• Em caso de sinistro coberto de Danos Parciais,

garante desconto de 30% no valor da franquia fixada para o veículo. Esse desconto será devido somente se o valor fixado para o reparo for superior ao da franquia do veículo, expresso no Demonstrativo de Coberturas.

5. Critérios para pagamento de indenização

Indenização é o valor pago pela seguradora a título de ressarcimento do sinistro, limitado, no máximo, ao valor estabelecido em cada cobertura para o veículo ou para a pessoa que estiver segurada, na data do sinistro,

deduzida eventual franquia.

As indenizações são pagas ao segurado ou proprietário legal do veículo, preferencialmente, por meio de DOC (Documento de Operação de Crédito) ou crédito em conta corrente.

(32)

Qualquer indenização somente será paga mediante apresentação dos documentos que comprovem os direitos de propriedade, livre e desembaraçada de qualquer ônus do segurado sobre o veículo.

Para se ter direito à indenização, é fundamental a apresentação de todos os documentos requeridos pela seguradora (confira a relação no item 18, página 55). Vale ressaltar que, esse procedimento também contribui para a agilidade do processo.

5.1. COBERTURASDE AUTOMÓVEL

5.1.1. INDENIZAÇÃOINTEGRAL

• Real Auto Ajustável e Real Auto Ajustável Mês a Mês

A indenização integral acontece quando ocorrer roubo, furto, colisão em que o valor estimado para reparação do veículo segurado atingir ou ultrapassar 75% do Valor Ajustado, na data do aviso do sinistro. O valor da indenização em dinheiro eqüivale ao Valor Ajustado na data do pagamento da

indenização.

Para veículos zero quilômetro – em caso de indenização

integral, para os sinistros ocorridos no prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos, contados a partir da data de início de vigência do seguro –, o valor da indenização será o resultado da aplicação do fator de ajuste sobre a cotação do veículo zero quilômetro, indicada na tabela de referência. Decorrido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a indenização será feita

(33)

Para veículo alienado ou financiado – caso o veículo

esteja alienado fiduciariamente ou financiado por meio de arrendamento mercantil, a indenização integral será paga da seguinte forma:

– Alienação fiduciária: a indenização será paga à

financeira e, posteriormente, caso haja saldo, o valor correspondente é pago ao segurado.

– Arrendamento mercantil: a indenização será paga

diretamente à empresa de leasing, que repassará ao segurado o valor correspondente a parte deste.

• Real Automóvel de Passeio

A indenização integral acontece quando ocorrer roubo, furto, colisão em que o valor estimado para reparação do veículo segurado atingir ou ultrapassar 75% do Valor Determinado. O valor da indenização em dinheiro eqüivale ao Valor Determinado, expresso no Demonstrativo de Coberturas.

Para veículo alienado ou financiado – caso o veículo

esteja alienado fiduciariamente ou financiado por meio de arrendamento mercantil, a indenização integral será paga da seguinte forma:

– Alienação fiduciária: a indenização será paga à

financeira e, posteriormente, caso haja saldo, o valor correspondente é pago ao segurado.

– Arrendamento mercantil: a indenização será paga

diretamente à empresa de leasing, que repassará ao segurado o valor correspondente a parte deste.

(34)

substituídos e no valor referente à mão-de-obra necessária para reparação ou substituição. A seguradora pode, a seu critério, providenciar o conserto do veículo sinistrado ou pagar ao segurado, em dinheiro, o valor referente à indenização a que tem direito. Vale ressaltar que, em caso de dano

parcial no veículo segurado, inclusive os decorrentes de roubo ou furto localizado, o valor da franquia é deduzido da indenização.

A franquia não será aplicada nos seguintes casos:

• Indenização integral do veículo.

• Danos causados ao veículo por incêndio, queda de raio e/ou explosão.

• Em caso de sinistro causado por terceiro identificado no Registro Policial da Ocorrência. Nesse documento devem constar:

– Nome, número da Cédula de Identidade, endereço e telefone do terceiro.

– Nome, número da Cédula de Identidade, endereço e telefone de duas testemunhas do acidente.

• Os prejuízos do sinistro, após avaliação da seguradora, devem ser superiores ao valor da franquia.

Importante

(35)

5.2. RESPONSABILIDADE CIVIL FACULTATIVADE VEÍCULOS (RCFV)

5.2.1. DANOS MATERIAISA TERCEIROS

• Indenização: a seguradora poderá optar por

reembolsar o segurado pelas despesas comprovadas ou indenizar diretamente o envolvido, até o Limite Máximo de Indenização (LMI) contratado para esta cobertura, expresso no Demonstrativo de Coberturas.

• Não há franquia.

5.2.2. DANOS CORPORAISA TERCEIROS

• Indenização: a seguradora poderá optar por reembolsar as

despesas comprovadas ao segurado ou indenizar diretamente o envolvido. Toda indenização paga em função dessa cobertura é um complemento ao valor previsto pelo DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Os valores de indenização não ultrapassarão o Limite Máximo de Indenização (LMI), expresso no Demonstrativo de Coberturas.

• Não há franquia.

5.2.3. Danos Morais a Terceiros (a cobertura de Danos Morais a Terceiros, dentro da garantia RCFV é uma cobertura adicional)

• Indenização: a seguradora poderá optar por reembolsar o segurado ou indenizar diretamente o envolvido, agindo sempre em nome do segurado. A indenização terá como teto o Limite Máximo de Indenização (LMI) contratado especificamente para esta cobertura, expresso no Demonstrativo de Coberturas. • Não há franquia.

(36)

5.3.1. ACIDENTES PESSOAISDE PASSAGEIROS

• A indenização constitui-se para cada passageiro, até a lotação oficial do veículo, sendo que não poderá ultrapassar o Limite Máximo de Indenização (LMI), expresso no Demonstrativo de Coberturas.

• No caso de menores de 14 (quatorze) anos, a cobertura de Morte destina-se ao reembolso de despesas com funeral, inclusive traslado de corpo. As despesas devem ser comprovadas mediante apresentação de contas originais especificadas. A seguradora pode solicitar, a seu critério, comprovantes adicionais.

• Não há franquia.

5.3.2. INVALIDEZ PERMANENTE TOTALOU PARCIALPOR ACIDENTE

• O valor da indenização é estabelecido de acordo com o grau de invalidez, determinado pela Tabela de Cálculo

de Indenização em Caso de Invalidez Total ou Parcial

(página 37). O pagamento da indenização será feito diretamente ao passageiro.

Importante

Não estão cobertas despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou urnas tumulares.

(37)

Tabela de Cálculo de Indenização

em caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial (em %)

TOTAL

Perda Total da Visão de Ambos os Olhos 100 Perda Total do Uso de Ambos os Membros Superiores 100 Perda Total do Uso de Ambos os Membros Inferioresz 100 Perda Total do Uso de Ambas as Mãos 100 Perda Total do Uso de Um Membro Superior e Um Membro Inferior 100 Perda Total do Uso de Uma das Mãos e Um dos Pés 100 Perda Total do Uso de Ambos os Pés 100 Alienação Mental Total Incurável 100

PARCIAL DIVERSAS

Perda Total da Visão de Um Olho 30 Perda Total da Visão de Um Olho, Quando o Segurado Já Não Tiver a Outra Vista 70 Surdez Total Incurável de Ambos os Ouvidos 40 Surdez Total Incurável de Um dos Ouvidos 20

Mudez Incurável 50

Fratura Não Consolidada do Maxilar Inferior 20 Imobilidade do Segmento Cervical da Coluna Vertebral 20 Imobilidade do Segmento Tóraco-Lombo-Sacro da Coluna Vertebral 25

MEMBROS SUPERIORES

Perda Total do Uso de Um dos Membros Superiores 70 Perda Total do Uso de Uma das Mãos 60 Fratura Não Consolidada de Um dos Úmeros 50 Fratura Não Consolidada de Um dos Segmentos Rádio-Ulnares 30 Anquilose Total de Um dos Ombros 25 Anquilose Total de Um dos Cotovelos 25 Anquilose Total de Um dos Punhos 20 Perda Total do Uso de Um dos Polegares, Inclusive o Metacarpiano 25 Perda Total do Uso de Um dos Polegares, Exclusive o Metacarpiano 18 Perda Total do Uso de Falange Distal do Polegar 09 Perda Total do Uso de Um dos Dedos Indicadores 15 Perda Total do Uso de Um dos Dedos Mínimos ou Um dos Dedos Médios 12 Perda Total do Uso de Um dos Dedos Anulares 09 Perda Total do Uso de Qualquer Falange, Excluídas as do Polegar:

Indenização Equivalente a 1/3 do Valor do Dedo Respectivo

MEMBROS INFERIORES

Perda Total do Uso de Um dos Membros Inferiores 70 Perda Total do Uso de Um dos Pés 50 Fratura Não Consolidada de Um Fêmur 50 Fratura Não Consolidada de Um dos Segmentos Tíbio-Peroneiros 25 Fratura Não Consolidada da Rótula 20 Fratura Não Consolidada de Um Pé 20 Anquilose Total de Um dos Joelhos 20 Anquilose Total de Um dos Tornozelos 20

Anquilose Total de Um Quadril 20

Perda Parcial de Um dos Pés, isto é, Perda de Todos os Dedos e

de Uma Parte do Mesmo Pé 25

Amputação do 1º (Primeiro) Dedo 10

Amputação de Qualquer Outro Dedo 03 Perda Total do Uso de Uma Falange do 1º (Primeiro) Dedo, Indenização

Equivalente a 1/2, e dos Demais Dedos, Equivalente a 1/3 do Respectivo Dedo Encurtamento de Um dos Membros Inferiores:

- De 5 (Cinco) Centímetros 15

- De 4 (Quatro) Centímetros 10

(38)

Importante

• Para efeito de cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros, o segurado ou beneficiário deverá provar satisfatoriamente a ocorrência do acidente e de todas as circunstâncias relacionadas.

• Não ficando abolidas por completo as funções do membro ou órgão lesado, a indenização por perda parcial é calculada aplicando-se a percentagem prevista na Tabela de Cálculo de Indenização em caso de

Invalidez Permanente Total ou Parcial (página 37), correspondente ao grau de redução funcional apresentado. Na falta de indicação do percentual de redução e sendo informado apenas o grau dessa redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, com base no seguintes percentuais: 75%, 50% e 25%.

• Nos casos não especificados na Tabela de Cálculo de Indenização em caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial (página 37), a indenização é estabelecida tomando-se por batomando-se a diminuição permanente da capacidade física do segurado, independentemente de sua profissão. • Quando do mesmo acidente resultar invalidez de mais de 1 (um) membro ou órgão, a indenização deve ser calculada somando-se as percentagens respectivas, cujo total não pode exceder 100% (cem por cento). Da mesma forma, havendo duas ou mais lesões em um membro ou órgão, a soma das percentagens

(39)

5.3.3. ACESSÓRIOS

• O pagamento da indenização pode ser realizado

mediante substituição do acessório por outro equivalente ou reembolso em dinheiro.

• Não há franquia.

5.3.4. DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS

• Em caso de Indenização Integral, garante ao

segurado valor contratado no início de vigência do seguro, independentemente do valor indenizado na cobertura básica, a título de despesas diversas. Não há necessidade de comprovação de despesas.

• Em caso de sinistro coberto de Danos Parciais,

Importante

• A perda de dentes e os danos estéticos não dão direito a indenização por Invalidez Permanente. • A Invalidez Permanente deve ser comprovada por meio de declaração médica.

• Divergências sobre a causa, natureza de extensão das lesões e avaliação da incapacidade devem ser

submetidas a uma junta médica constituída por 3 (três) membros, sendo um nomeado pela seguradora, outro pelo segurado e o terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Cada uma das partes pagará os honorários do médico que tiver designado, os do terceiro serão pagos, em partes iguais, pelo segurado e pela seguradora.

(40)

o veículo. Esse desconto será devido somente se o valor fixado para o reparo for superior ao da franquia do veículo, expresso no Demonstrativo de Coberturas.

6. Riscos que o seguro não cobre

• Aqueles que não se enquadrarem no conceito de cobertura desse seguro, além de riscos decorrentes da inobservância das leis em vigor.

• Reclamações de danos morais, mesmo que em decorrência de riscos cobertos, exceto quando contratada cobertura adicional específica dentro da garantia de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCFV).

• Desgaste natural ou pelo uso, deterioração gradativa e vício próprio, defeitos de fabricação, mecânicos e da instalação elétrica do veículo, vibrações, corrosão, ferrugem, umidade e chuva.

• Quaisquer atos de hostilidade ou guerra, tumultos, motins, comoção civil, sabotagem e vandalismo. • Radiações de qualquer tipo.

• Poluição, contaminação e vazamento.

• Furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras manifestações da natureza.

(41)

• Acidentes ocasionados pela inobservância de disposições legais como dirigir sem possuir

Carteira Nacional de Habilitação ou estar com esse documento suspenso; não ter habilitação

adequada, conforme a categoria do veículo; utilizar inadequadamente o veículo segurado com relação a lotações de passageiros, dimensão, peso e acondicionamento da carga transportada.

• Atos praticados em estado de insanidade mental e/ ou sob efeito de bebidas alcoólicas e/ou substâncias tóxicas.

• Danos emergentes, todos e quaisquer danos não relacionados diretamente com o sinistro, reparação de danos, reposição de bens segurados ou ainda com a cobertura básica e cláusulas previstas no seguro contratado. Nesse contexto estão, por exemplo, deterioração de matéria-prima, perda de vida útil, multas, juros e outros encargos financeiros. • Ato reconhecidamente perigoso que não seja motivado por necessidade justificada.

• Lucros cessantes e danos emergentes provocados, direta ou indiretamente, pela paralisação do(s) veículo(s) segurado(s), mesmo quando em conseqüência de risco coberto pelo seguro. • Perdas ou danos ocorridos quando em trânsito por estradas ou caminhos impedidos, não abertos ao tráfego ou de areias fofas ou movediças.

• Danos causados ao veículo segurado pela queda, deslizamento ou vazamento da carga transportada. • Danos causados à carga transportada.

(42)

• Danos sofridos por pessoas transportadas em locais não especificamente destinados e apropriados a tal fim. • Danos ocorridos com o veículo segurado fora do território nacional, exceto as coberturas básicas de Colisão/ Incêndio/ Roubo e Incêndio/ Roubo, que são automaticamente estendidas aos países do Mercosul. • Perdas ou danos ocorridos na participação do

veículo em competições, apostas, provas de velocidade, inclusive treinos preparatórios.

• Danos a acessórios, salvo se contratada cobertura específica.

• Multas e fianças impostas ao segurado e despesas de qualquer natureza relativas a ações e processos criminais.

• Danos causados ao veículo segurado por qualquer uma de suas partes ou elementos nele fixados. • As avarias que forem previamente constatadas e relacionadas na Vistoria Prévia do veículo segurado e nos sinistros de Danos Materiais Parciais.

• As avarias não relacionadas com o sinistro coberto. • Danos decorrentes de operações de carga e

descarga.

• Reparos do veículo à revelia, isto é, sem a autorização da seguradora.

(43)

7. Questionário Bom Risco

O Questionário Bom Risco – respondido pelo segurado no momento da contratação do seguro – é composto por quatro questões simples e objetivas, que oferecem um conjunto de 26 (vinte e seis) alternativas de respostas, para que o segurado selecione as mais adequadas ao uso e propriedade do veículo. O prêmio final do seguro e as participações do segurado em caso de sinistro – conforme Cláusula de Responsabilidade a seguir transcrita – decorrem das alternativas selecionadas no momento da contratação do seguro.

Cláusula de Responsabilidade: se, no momento do sinistro, a situação do risco estiver diferente da mostrada pelo segurado na ocasião da contratação, por meio do Questionário Bom Risco, além da franquia contratada, o segurado participará dos prejuízos do sinistro com a diferença entre o percentual de desconto obtido e o desconto

correspondente à real situação do risco no momento do sinistro.

O Demonstrativo de Coberturas, integrante deste contrato de seguro, indica as respostas do Questionário Bom Risco selecionadas pelo segurado e os descontos obtidos por meio dessas respostas. A seguir estão as questões, as

possíveis respostas e os respectivos descontos do Questionário Bom Risco.

(44)

Questionário Bom Risco

Perguntas e respostas % de Desconto

1) Quilometragem que o veículo deverá percorrer em um ano:

a. Até 5.000 km 10

b. Até 10.000 km 8

c. Até 20.000 km 4

d. Mais de 20.000 km 0

2) Guarda do veículo em garagem ou estacionamento:

a. Em qualquer circunstância 6

b. Na residência e no trabalho 4

c. Na residência ou trabalho 2

d. Raramente 0

3) Condutores do veículo segurado:

a. Condutores maiores de 55 anos 11 b. Condutores maiores de 55 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – com participação (no sinistro) 5 c. Condutores maiores de 55 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – sem participação (no sinistro) 0 d. Condutores maiores de 45 anos 10 e. Condutores maiores de 45 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – com participação (no sinistro) 5 f. Condutores maiores de 45 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – sem participação (no sinistro) 0 g. Condutores maiores de 35 anos 9 h. Condutores maiores de 35 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – com participação (no sinistro) 5 i. Condutores maiores de 35 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – sem participação (no sinistro) 0 j. Condutores casados maiores de 26 anos 8 k. Condutores casados maiores de 26 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – com participação (no sinistro) 5 l. Condutores casados maiores de 26 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – sem participação (no sinistro) 0 m.Condutores maiores de 26 anos 7 n. Condutores maiores de 26 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – com participação (no sinistro) 5 o. Condutores maiores de 26 anos e, eventualmente,

menores de 26 anos – sem participação (no sinistro) 0 p. Condutores maiores de 18 anos 0

(45)

Importante

Na questão 3 (três) – Condutores do veículo segurado – quando o veículo é compartilhado com motoristas menores de 26 (vinte e seis) anos poderá ser escolhida a resposta “com participação no sinistro” ou a que indica “sem participação no sinistro”. No caso da opção “com participação no sinistro”, o segurado participa com 5% dos prejuízos do sinistro se, no momento da

ocorrência do evento, o veículo estiver sendo conduzido por um motorista menor de 26 (vinte e seis) anos. Durante o período de cobertura da apólice, o segurado poderá alterar as respostas inicialmente escolhidas no Questionário Bom Risco, mediante solicitação de endosso. Nesse caso, a seguradora cobrará ou devolverá a diferença de prêmio proporcional ao tempo a decorrer até o final do período, com exceção da pergunta relativa à quilometragem a percorrer no período de um ano. Para essa questão, a diferença de prêmio a cobrar ou devolver considerará o período de cobertura total.

8. Dispositivos de segurança

Os sistemas rastreadores - bloqueadores reconhecidos e validados pela Real Seguros no momento da contratação, devidamente instalados no veículo e em perfeito

funcionamento, possibilitam descontos especiais no prêmio. O segurado deverá informar a existência do dispositivo de segurança no fechamento do seguro e o equipamento será identificado na Proposta de Seguro e no Demonstrativo de Coberturas.

O Segurado deverá também comunicar à Real Seguros, a qualquer momento, o desligamento ou a retirada do dispositivo de segurança do veículo para que seja

(46)

retificando os dados do seguro. Ocorrendo sinistro de roubo/furto do veículo e não tendo o segurado comunicado o desligamento do dispositivo ou ainda, caso se constate atraso no pagamento da manutenção do serviço, que implique em sua suspensão, o segurado perderá o direito a indenização conforme previsto neste Manual, página 59, item 20.

9. Aceitação e vigência do seguro

9.1. A cobertura do seguro tem início a partir da data de

vigência, indicada na proposta de seguro, recepção na Real Seguros e a realização da vistoria prévia no veículo, nos casos em que isso for exigido pela seguradora.

9.2. A Real Seguros tem até 15 (quinze dias), contados a

partir do recebimento da proposta de seguro, para recusá-la. O proponente será informado sobre a recusa e os respectivos motivos por meio de carta, enviada a seu corretor ou ao endereço indicado na proposta. Os valores eventualmente pagos serão restituídos com correção monetária, aplicada desde a data do pagamento até o dia da efetiva restituição, conforme variação do IPCA “pro-rata temporis”. Em caso de recusa da proposta, a Real Seguros concede ao proponente o prazo de cobertura de 3 (três) dias úteis, a contar da data de recebimento da carta. Terminado esse prazo, cessa qualquer responsabilidade da Real Seguros com relação ao veículo recusado.

(47)

Dessa forma, ocorrendo sinistro coberto pelo seguro envolvendo partes ou peças que constem no relatório de vistoria como avariadas, o valor de tais avarias será deduzido da indenização a ser paga, exceto no caso de indenização integral.

11. Classe de Bônus

Bônus é o desconto aplicado sobre o prêmio do seguro na renovação do contrato, em função do histórico de sinistros ocorridos e indenizáveis, desde que não tenha havido interrupção entre as vigências. É expresso em Classes, tem caráter pessoal, intransferível e está diretamente vinculado ao titular/bem segurado, ainda que de outra seguradora. O Bônus é único e, portanto, abrange todas as coberturas (exceto Incêndio e Roubo). Para um seguro novo, a Classe de Bônus se inicia em zero e, a cada renovação sem sinistro, o segurado passa, automaticamente, para a Classe de Bônus subseqüente.

11.1. PRAZOSECRITÉRIOSPARAAPLICAÇÃO/MANUTENÇÃODOBÔNUS

• Haverá redução de uma Classe de Bônus para cada sinistro indenizável de qualquer natureza ocorrido na vigência anterior do seguro. Se ocorrerem mais de quatro sinistros indenizáveis durante a vigência de um seguro, independentemente de qual seja a Classe de Bônus do segurado, esta será extinta na renovação do contrato.

• Em caso de sinistro com indenização integral por Colisão, Incêndio, Roubo/Furto do veículo, o segurado terá, em relação à aplicação/manutenção do bônus, os seguintes prazos para contratar novo seguro:

– Até 30 (trinta) dias após a liquidação do sinistro: perda de 1 (uma) Classe de Bônus.

(48)

– Até 60 (sessenta) dias após a liquidação do sinistro: perda de 2 (duas) Classes de Bônus.

– Até 120 (cento e vinte) dias após a liquidação do sinistro: perda de 3 (três) Classes de Bônus.

– Até 180 (cento e oitenta) dias após a liquidação do sinistro: perda de 4 (quatro) Classes de Bônus.

– Acima de 180 (cento e oitenta) dias após a liquidação do sinistro: exclusão de todas as Classes de Bônus.

• Em caso de cancelamento do seguro e, posterior emissão de um novo contrato, este obedecerá o seguinte critério em relação à aplicação/manutenção de bônus:

– Até 30 (trinta) dias após o cancelamento: manutenção da Classe de Bônus da apólice cancelada.

– Até 60 (sessenta) dias após o cancelamento: perda de 1 (uma) Classe de Bônus.

– Até 120 (cento e vinte) dias após o cancelamento: perda de 2 (duas) Classes de Bônus.

– Até 180 (cento e oitenta) dias após o cancelamento: perda de 3 (três) Classes de Bônus.

– Acima de 180 (cento e oitenta) dias após o cancelamento: exclusão de todas as Classes de Bônus.

• Os atendimentos de Assistência 24 Horas não geram redução de Classe de Bônus.

• Os sinistros indenizáveis com isenção de franquia não reduzirão a Classe de Bônus na renovação do seguro da Real Seguros . Nesse caso, será normalmente acrescida uma Classe de Bônus.

(49)

• A falta de pagamento da primeira parcela implicará no cancelamento do seguro, desde o inicio de vigência.

• Não havendo expediente bancário na data de pagamento das parcelas do prêmio de seguro, este poderá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente à data de vencimento.

• A seguradora poderá, a seu critério, restabelecer a cobertura do seguro, caso a(s) parcela(s) devida(s) seja(m) quitada(s) dentro do prazo estipulado e desde que não tenha ocorrido sinistro.

• Nos seguros Real Auto Ajustável e Real Automóvel de Passeio, em caso de atraso ou falta de pagamento, o período de cobertura do seguro será reduzido em função do prêmio proporcionalmente recebido, observada a Tabela de Prazo Curto (página 50). A seguradora poderá, a seu critério, autorizar o pagamento da parcela vencida dentro do prazo da cobertura proporcional, para restabelecimento da cobertura original. Decorrido o prazo de cobertura proporcional sem a regularização do pagamento, o seguro ficará automaticamente e de pleno direito cancelado, independentemente de qualquer interpelação judicial ou extra, sem que caiba restituição de qualquer parcela do prêmio já paga.

Nos atrasos de pagamento, se não houver cobertura proporcional ao prêmio anteriormente pago, será

necessária vistoria prévia do veículo para constatação da integridade do bem, antes do recebimento da parcela em atraso, acrescida dos juros referente ao período. Se consta-tado sinistro, este não estará coberto e a parcela não será recebida.

(50)

• No seguro Real Auto Ajustável Mês a Mês, a

cobertura securitária é suspensa no dia seguinte a data do vencimento, retornando a partir das 24 (vinte e quatro) horas do dia do pagamento da parcela. A parcela poderá ser paga em até 15 (quinze) dias após seu vencimento. Decorrido esse período, o seguro ficará automaticamente e de pleno direito cancelado, independentemente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial, sem que caiba restituição de qualquer parcela do prêmio já paga.

Obs.: Para os percentuais não previstos na tabela acima, deverão ser aplicados os percentuais imediatamente superiores.

• Em caso de indenização integral, eventuais parcelas pendentes do prêmio, referentes ao período de

Tabela de Prazo Curto

Prazo do Seguro Prêmio retido Prazo do Seguro Prêmio retido (em dias) (% do prêmio anual) (em dias) (% do prêmio anual)

15 13 195 73 30 20 210 75 45 27 225 78 60 30 240 80 75 37 255 83 90 40 270 85 105 46 285 88 120 50 300 90 135 56 315 93 150 60 330 95 165 66 345 98 180 70 365 100

(51)

13.2. Dar imediato conhecimento à seguradora caso haja:

– Mudança de domicílio fiscal.

– Alteração na forma de utilização do veículo. – Transferência de Propriedade.

– Alteração das características do veículo.

13.3. Em caso de sinistro coberto:

• O segurado deve tomar, o mais depressa possível, todas as providências a seu alcance para proteger o veículo sinistrado e evitar a agravação dos prejuízos.

• Informar às autoridades policiais em caso de

desaparecimento, roubo ou furto do veículo segurado. Caso o veículo possua dispositivo de segurança considerado pela Real Seguros, acionar, tão logo seja possível, a empresa prestadora de serviço para as devidas providências com relação ao seu bloqueio/rastreamento.

• Dar imediato aviso à Real Seguros, pelos telefones

(11) 3553 4700 (São Paulo) e 0800 702 5000 (demais

localidades), no qual deve fazer o relato completo e minucioso do

fato, mencionando: dia, hora, local e circunstância do acidente; nome, endereço e dados da Carteira de Habilitação de quem dirigia o veículo; nome e endereço de testemunhas e

providências de ordem policial tomadas. Tudo mais que possa contribuir para o esclarecimento da ocorrência deve ser informado à Real Seguros, inclusive a identificação do causador do sinistro, dos terceiros envolvidos e eventual existência de outros seguros em vigor para o mesmo veículo.

(52)

14. Renovação

Antes do final do período de vigência, a seguradora envia ao segurado ou a seu corretor uma Proposta de Atualização com sugestão de valores e coberturas para o próximo período. A renovação do seguro será efetivada se não houver

manifestação contrária do segurado até o início do novo contrato, com o pagamento da primeira parcela do prêmio. Nos casos em que a forma de pagamento for débito em conta corrente e não seja possível contatar o segurado para confirmar o interesse na renovação, o débito será efetuado de forma a garantir a cobertura do seguro. O prêmio debitado será restituído devidamente e corrigido desde o início de vigência, se o segurado comprovar que a seguradora não correu os riscos do seguro.

Na hipótese de a seguradora não ter interesse na

continuidade da cobertura ou na impossibilidade de gerar automaticamente a Proposta de Atualização, o segurado será informado por meio de carta.

15. Contribuição proporcional

O segurado deverá avisar a seguradora sobre a contratação de outros seguros para o mesmo veículo. Se na data de ocorrência de um sinistro existirem outros seguros

contratados para o mesmo veículo, a Real Seguros contribuirá apenas com a quota da indenização das perdas e danos sofridos pelo segurado, na proporção existente entre o valor que houver garantido para os riscos ocorridos e a totalidade

(53)

16. Procedimentos em caso de sinistro

• Acione a Real Assistência em caso de pane, acidente, roubo/furto do veículo segurado. Ao ligar, tenha sempre o cartão da Real Assistência em mão e forneça com clareza ao atendente da central as informações solicitadas.

• Não faça acordos sem comunicar previamente a seguradora.

• Em caso de acidente/roubo/furto, providencie o Registro Policial de Ocorrência (Boletim de Ocorrência).

• Em caso de sinistro com envolvimento de terceiro, identificá-lo, se possível, no Registro Policial de Ocorrência. Nesse documento devem constar:

– Nome, número da Cédula de Identidade, endereço e telefone do terceiro.

– Nome, número da Cédula de Identidade, endereço e telefone de duas testemunhas do acidente, se houver. • Lembre-se: desde que o valor dos prejuízos, após avaliação da seguradora, seja superior ao valor da franquia fixada para o veículo segurado, haverá isenção do pagamento da franquia. Mas para haver essa isenção de franquia, é fundamental que o terceiro, causador do acidente e as respectivas testemu-nhas estejam identificadas no Registro Policial de Ocorrência (Boletim de Ocorrência).

• Comunique o sinistro à Real Seguros por telefone ou, se preferir, avise seu corretor. O aviso por telefone deve ser realizado por meio dos seguintes números:

(54)

• Com este manual, você recebeu um envelope com o endereço da seguradora preenchido e porte pago. Utilize-o para enviar os documentos solicitados (confira a relação no item 18, página 55).

• Utilize uma oficina credenciada da Real Seguros.

17. Oficinas Credenciadas

A Real Seguros sugere uma relação de oficinas credenciadas para reparação dos danos materiais ocorridos nos veículos segurados. Entre os critérios utilizados para credenciamento dessas oficinas estão a qualidade dos serviços, os recursos tecnológicos e os equipamentos apresentados.

Ao utilizar as oficinas credenciadas, os segurados usufruem vários benefícios:

– Parcelamento ou desconto de até 30% na franquia. – Garantia de 12 (doze) meses nos serviços de

mão-(11) 3553 4700 – São Paulo

0800 702 5000 – demais localidades

Atende de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 22h.

(55)

18. Documentação necessária em caso de sinistro

Segurado Pessoa Física

Documentos Danos parciais Indenização integral decorrentes decorrente de acidente de acidente (1) ou incêndio (2)

Registro Policial de Ocorrência

(Boletim de Ocorrência) (original) X X Carteira de Habilitação do segurado e

condutor (cópias) X

Carteira de Habilitação do motorista (cópia) X Cédula de Identidade (cópia) X X Certificado de Registro do Veículo (cópia) X

Certificado de Registro do Veículo/original (3) X Certificado de Registro e Licenciamento do

Veículo (CRLV) com último seguro obrigatório

quitado/original X

Chaves do veículo X

Comprovante de residência (última conta de

telefone ou luz) cópia??? X X

CPF X X

Documento de consulta do Detran comprovando total regularização do veículo ou extrato com negativas de

multa expedido pelo órgão. (original) X IPVA/original dos dois últimos quitados (4) X Manual do veículo, em caso de primeiro proprietário X Termo de responsabilidade com firma reconhecida (5) X

(1) Quando o segurado não for o culpado pelo acidente deverá apresentar os seguintes documentos/informações: nome, número da Cédula de Identidade do terceiro culpado e de duas testemunhas do acidente.

(2) Em caso de veículo financiado ou arrendado, deve ainda ser providenciado, além dos itens assinalados na tabela: original da liberação financeira ou Termo de Liberação do Bem, com firma reconhecida das assinaturas; para veículos do tipo táxi ou adaptados para deficientes físicos, a indenização está condicionada à apresentação da quitação do fisco; para veículos movidos a gás é obrigatória a apresentação de laudo do INMETRO.

(3) Com documento de transferência do veículo preenchido e assinado em favor da Real Previdência e Seguros S/A, com firma reconhecida por autenticidade.

(56)

Segurado Pessoa Jurídica

Documentos Danos Indenização Indenização Indenização Em caso Em caso de Em caso de parciais integral integral integral de roubo de morte Invalidez decorrentes decorrente decorrente decorrente acessório decorrente por Acidente de acidente de acidente de roubo ou de roubo ou de Acidente

(1) ou incêndio furto em que furto com Pessoal de (2) o veículo não veículo Passageiro

é localizado localizado Auto de apreensão do veículo (original) X Auto de entrega do veículo (original) X Registro Policial de Ocorrência (Boletim de Ocorrência) (original) X X X X X X X Cartão do CNPJ (cópia) Carteira de Habilitação do motorista (cópia) X X X Carteira de Habilitação do motorista vítima do acidente (original???) X X Carteira de Habilitação do segurado e condutor (cópias) X X Cédula de Identidade da vítima (original????) X X Certidão de Óbito X Certificado de Registro do Veículo (cópia) X Certificado de Registro do Veículo/ original (3) X X X X Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com último seguro obrigatório quitado (original) X x X Chaves do veículo X x X Comprovante do último pagamento da

(57)

Segurado Pessoa Jurídica (continuação)

Documentos Danos Indenização Indenização Indenização Em caso Em caso de Em caso de parciais integral integral integral de roubo de morte Invalidez decorrentes decorrente decorrente decorrente acessório decorrente por Acidente de acidente de acidente de roubo ou de roubo ou de Acidente

(1) ou incêndio furto em que furto com Pessoal de (2) o veículo não veículo Passageiro

é localizado localizado Documento de consulta do Detran comprovando total regularização do veículo ou extrato com negativas de multa expedido pelo órgão/

original (4) X X X Documentos de identificação do beneficiário (Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento etc.) – cópia ou original????) X X

IPVA/original dos dois

últimos quitados (5) X X X

Laudo da Polícia Técnica X X

Laudo de dosagem alcoólica do motorista vítima do acidente (apenas se houver) X Laudo do Instituto Médico Legal X

Laudo médico do INSS (detalhando as lesões

permanentes) X

Manual do veículo, em caso de primeiro

proprietário X X X

Nota fiscal de venda do

veículo à seguradora (6) X X X Termo de

responsabilidade com

(58)

(1) Quando o segurado não for o culpado pelo acidente deverá apresentar os seguintes documentos/informações: nome, número da Cédula de Identidade do terceiro culpado e de duas testemunhas do acidente.

(2) Em caso de veículo financiado ou arrendado, deve ainda ser providenciado, além dos itens assinalados na tabela: original da liberação financeira ou Termo de Liberação do Bem, com firma reconhecida das assinaturas; para veículos do tipo táxi ou adaptados para deficientes físicos, a indenização está condicionada à apresentação da quitação do fisco; para veículos movidos a gás é obrigatória a apresentação de laudo do INMETRO.

(3) Com documento de transferência do veículo preenchido e assinado, com firma reconhecida e carimbo da empresa. As assinaturas devem ser dos sócios que possuem poder para vender bens da empresa. Caso esses não constem no Contrato Social, anexar cópia da procuração de quem assinou o CRV de transferência.

(4) Em caso de roubo ou furto, a queixa deve constar no documento.

(5) Ou comprovação da isenção de pagamento deste imposto, expedido pelo Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

(6) A nota fiscal é exigida no caso de empresas dos segmentos industrial, comercial, importador e exportador. Prestadores de serviços e empresas de leasing não precisam apresentar esse documento.

(7) No Termo de responsabilidade, o segurado deve assumir responsabilidade por eventuais multas e débitos existentes até a data do sinistro.

(59)

19. Pagamento da indenização

O pagamento da indenização será efetuado no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da apresentação pelo segurado dos documentos

necessários à comprovação do sinistro. Poderá ser realizada em dinheiro ou, no caso de bens materiais, por meio da reparação dos danos, ou ainda, reposição por outro da mesma espécie e tipo, a critério da seguradora.

20. Ocorrências que tornam o seguro sem efeito

20.1. Além dos casos previstos em lei, a seguradora ficará isenta de qualquer obrigação decorrente do contrato de seguro em caso de declarações inexatas ou omissão de circunstâncias por parte do segurado ou seu representante, que possam influir na aceitação da proposta ou no cálculo do prêmio, ficando o segurado obrigado ao prêmio vencido. Quando a inexatidão ou

Importante

• Será suspensa a contagem do prazo para o

pagamento da indenização, a partir do momento em que for solicitada pela seguradora documentação complementar, no caso de dúvida fundada e justificável, sendo reiniciada a contagem do prazo remanescente a partir do dia útil posterior àquele em que forem entregues os respectivos documentos. • As indenizações de sinistro serão pagas ao segurado ou proprietário legal do veículo, preferencialmente, por meio de DOC (Documento de Operação de Crédito), TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou crédito em conta corrente. Qualquer indenização somente será paga mediante apresentação de documentos que comprovem os direitos de propriedade, livre e desembaraçada de qualquer ônus do segurado sobre o veículo.

Referências

Documentos relacionados

C’est être entre deux morceaux de pomme ou de poire, Si c’est marcher dans de la poussière d’or, dans de l’encre de Chine. Ou sur une montagne

[r]

Chave combinada 19mm Chave combinada 18mm Chave combinada 17mm Chave combinada 14mm Chave combinada 13mm Chave combinada 12mm Chave combinada 11mm Chave combinada 10mm Chave

Fazenda Estadual será feita por meio da apresentação da Certidão Negativa ou Positiva com efeito de Negativa do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e

TABELA 1A Resumo da análise de variância dos dados referentes ao diâmetro das lesões (cm) causadas pelos isolados CM02 e CM55 de Glomerella cingulata, CM08 e CML620

de Seguro para cada garantia afetada pelo sinistro, os prejuízos financeiros que o Segurado venha sofrer em decorrência da Perda, Roubo, Furto ou Extravio do cartão de crédito ...

Quando na ocorrência de roubo ou furto do veículo Segurado, e o mesmo for recu- perado, e desde que não fique caracteriza- da a indenização integral do veículo Segu- rado, a

Em caso de impossibilidade de loco- moção do veículo em conseqüência de acidente, roubo/furto, incêndio ou pane, ocorrido fora do municí- pio de residência do Segurado,