• Nenhum resultado encontrado

2º SEMESTRE Setembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º SEMESTRE Setembro"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

Setembro - 2013

(2)

Setembro - 2013

Adalberto Garcia

Possui doutorado em administração de empresas pela UNISINOS. Foi executivo das áreas de finanças e de planejamento de empresas de grande porte (nacionais e multinacionais). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM Sul desde 2000, tendo orientado, nos referidos níveis, diversos trabalhos de conclusão. Área de interesse para pesquisas: estratégia, administração estratégica, empreendedorismo, business history.

Alessandro Souza

Publicitário formado pela UFRGS é Doutorando em Comunicação e Informação pela mesma universidade, Mestre em Comunicação pela Unisinos e MBA em Marketing pela ESPM. É Diretor de Planejamento da Up and Go Tecnomarketing (empresa de Marketing de Relacionamento com clientes nos setores varejo, serviços, educação, saúde e construção civil). Transita nas áreas de Marketing de Relacionamento, Comunicação Integrada e Comunicação Digital, tanto na academia quanto no mercado. Atuou, também, em agências de propaganda, na NET Sul e na GoDigital Marketing de Precisão. Foi, ainda, Diretor de Marketing do S.C. Internacional de 2006 a 2008, sendo, hoje, Assessor de Comunicação do Clube e Diretor do Curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-SUL.

Bianca Aydos

Fonoaudióloga Clínica e Empresarial; Especialista em Voz pelo CFFª; Consultora em Comunicação Oral; Professora de Cursos de Dicção e Oratória em Universidades, Faculdades e no Meio Corporativo; Ministrante dos cursos de férias de Dicção, Desinibição e Oratória e Instrutor de treinamentos da ESPM-Sul desde 2007. Preparadora vocal de atores, cantores, políticos, executivos e demais profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho; Responsável pelo aprimoramento vocal dos repórteres, locutores e apresentadores da BAND TV e rádios AM e FM.

(3)

Setembro - 2013

Christian Fassel Tudesco

Mestrando em Administração, é Pós-Graduado em Relações e Negócios Internacionais pela ESPM Sul, possui cursos de extensão na área de Marketing e Vendas Internacionais nos Estados Unidos (UCLA) e México (UNAM). É Diretor de Marketing Internacional da Ind. Tintas Corfix, e diretor da SH Trading com vivência e experiência no planejamento, atendimento e desenvolvimento de clientes potenciais no Brasil, América Latina, Central, Caribe, Alemanha e Portugal. Atua como palestrante e consultor empresarial no processo de Internacionalização de empresas tendo desenvolvido trabalhos para empresas da América Central e México.

Ério Nascimento

Mestre em Administração pela PUC-RJ e Especialista em Análise de Sistemas pela PUC-RS. Docente em programas de pós-graduação e graduação. Atuou em cargos executivos nas seguintes empresas: Grupo Gerdau, Kepler Weber, Hospital Mãe de Deus, P2N Consultoria Empresarial, RGE - Rio Grande Energia, SICREDI e UNIMED Porto Alegre. Atualmente é Sócio-Consultor da NR Sócio-Consultoria Empresarial e Conselheiro de Administração no SICREDI Nordeste. Palestrante e instrutor em congressos e cursos Incompany.

Ernani Carvalho da Costa Neto

Master in Business Administration pelo INSEAD na França e tem pós-graduação em Marketing pela ESPM. Ernani atualmente é Gestor de Negócios e Gestor Financeiro da Cooplantio, tendo trabalhado anteriormente como Gerente da Estratégia de Barter da Bayer CropScience no Brasil. Antes disso foi executivo da divisão de Proteção a Cultivos BASF S.A tendo passado pelas áreas de Marketing e Comercial com responsabilidade pela América Latina e Brasil. Sua experiência prévia a indústria de agroquímicos foi desenvolvida em agentes financeiros do agronegócio com suas experiências pelo Grupo Rabobank e pelo Banco Sicredi.

Gabriel Vianna Schlatter

Engenheiro Eletricista pela UFRGS; Mestre em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela UNICAMP; MBA em Gestão por Processos pela ESPM-SUL; formação em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos, Especialista em Informática na Educação pela PUC-RS e doutorando em Informática na Educação pela UFRGS. Diretor da Converge – Centro

(4)

Setembro - 2013

de Desenvolvimento Empresarial e Humano. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade desde 2003. Suas áreas de atuação são Gestão por Processos, Métodos Quantitativos Aplicados, Empreendedorismo e Simuladores de Negócios.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e 2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Gleverton De Munno

Foi um dos primeiros executivos contratados para a implantação da Dell no Brasil em Outubro de 1999. Formado em Administração Pública pela FGV-SP e em Direito pela USP, Gleverton especializou-se em “Negócios Internacionais e Ambientes de Marketing na América Latina” durante seu mestrado em Administração de Empresas (MBA) na The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos. Gleverton é também professor em nível de pós-graduação da ESPM nas disciplinas de Negociação, Ambientes de Negócio e Marketing Global. Foi responsável pelas relações institucionais da Dell, com o governo federal, estadual e municipal, associações empresariais, universidades e comunidade local. Antes de trabalhar na Dell, foi consultor de empresas por 7 anos incluindo as duas maiores empresas de consultoria e assessoramento empresarial do mundo: a Accenture (ex-Andersen Consulting) e a PWC (PricewaterhouseCoopers).

(5)

Setembro - 2013

Oswaldo Paléo

Doutorando em Engenharia de Produção, Mestre em Administração (ênfase-finanças) e Mestre em Marketing, Pós-graduado em Custos e Orçamento e em Engenharia Econômica. É Consultor na área de Gestão Estratégica Comercial e Controladoria; Diretor-Executivo da Gestores - Planejamento de Lucros e da DECAPE. Com uma experiência de mais de 25 anos na área de Consultoria Empresaria e Pública atuando nas áreas de: Planejamento Estratégico e Análise de Processos; Planejamento Financeiro e Planejamento Comercial (Focometria®); Business Intelligence (BI). Palestrante de eventos nacionais e internacionais com ênfase na aplicação da Neurociência Cognitiva. É autor de diversos artigos (acadêmicos e não-acadêmicos). Segue a relação parcial de clientes (ativos ou não): Grendene, Calçados Vulcabrás|Azaléia; Calçados Beira Rio, Grupo Tramontina, Grupo Randon, Grupo Synteko, Balas Docile, Balas Peccin, Grupo Angeloni, Sabemi Seguradora, Banrisul, TB Serviços, Prefeitura Municipal de São Paulo, Oniz Distribuidora, entre outros.

Paulo Rojas Couto

Pós-graduado em Sistemas de Informação e Mestre em Administração de Empresas, atua há mais 30 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Gestão por Processos. Trabalhando em cargos executivos de primeiro nível em empresas como IDS-Scheer, GVT, Telsul, Meta e Grupo Gerdau envolveu-se em projetos de Alinhamento Estratégico entre negócios e TI, Business Process Management, metodologias de Gerenciamento de Projetos, implementação de soluções ERP (Enterprise Resouce Planning), entre outros. No âmbito acadêmico desenvolve pesquisas de melhorias de produtividade com o uso de soluções de TI.

Roger Born

Doutor em Educação pela PUC-RS (2009). Pós-Graduado em Engenharia de Produção (1995) pela UFRGS. Pós-graduado em Business Management (1997) pela UCSD. Mestre em Administração (2000). É diretor da BornPar e da Roger Born Consultores Associados. Autor de quatro livros em gestão. Professor da ESPM desde 2000, leciona nos cursos de Graduação em Administração e na Pós-Graduação. Representa a Central de Cases na ESPM-SUL. Professor titular de Plano Estratégico do MBA Executivo. Possui diversos livros publicados na área de Planejamento Estratégico.

(6)

Setembro - 2013

Antônio Ricardo Monteiro Marinho

Doutorando em Administração, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários artigos na área de gestão e finanças empresariais aprovados em congressos científicos e publicados em revistas e jornais. Possui uma carreira de 23 anos como docente em várias Instituições de Ensino Superior e como Consultor de Empresas na Área de Gestão Empresarial. Professor da ESPM desde 1998, leciona nos cursos de Graduação em Administração, Pós-Graduação, In Company e Intensivos. Atuou como Diretor do Curso de Administração da ESPM de Porto Alegre de 2000 a 2011 e atualmente é Diretor de Programas de Finanças da ESPM-Sul nas áreas de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão e Graduação.

Artur Paiva de Vasconcellos

Coordenador e professor dos programas de mercado da pós-graduação e extensão da ESPM Sul. Palestrante nacional em eventos in company e de entidades como MAXIMÍDIA, AMCHAM, CDL, ADVB, etc. Administrador pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA em Marketing pela ESPM Sul e Mestrando em Marketing pela PUCRS.Foi executivo de marketing do SICREDI, DELL e VIVO. Atua como consultor tendo realizado projetos para: Grupo RBS, Kurotel, Unimed, Calçados Beira Rio, Empório Body Store, Vila Ventura Eco Resort, Sindicato Médico do RS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, entre outras.

Cassius Otharan

É Mestre em Controladoria pela UFRGS e possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e Contabilidade. Atualmente é Superintendente de Riscos do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

(7)

Setembro - 2013

Ério Nascimento

Mestre em Administração pela PUC-RJ e Especialista em Análise de Sistemas pela PUC-RS. Docente em programas de pós-graduação e graduação. Atuou em cargos executivos nas seguintes empresas: Grupo Gerdau, Kepler Weber, Hospital Mãe de Deus, P2N Consultoria Empresarial, RGE - Rio Grande Energia, SICREDI e UNIMED Porto Alegre. Atualmente é Sócio-Consultor da NR Sócio-Consultoria Empresarial e Conselheiro de Administração no SICREDI Nordeste. Palestrante e instrutor em congressos e cursos Incompany.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e 2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Gleverton De Munno

Foi um dos primeiros executivos contratados para a implantação da Dell no Brasil em Outubro de 1999. Formado em Administração Pública pela FGV-SP e em Direito pela USP, Gleverton especializou-se em “Negócios Internacionais e Ambientes de Marketing na América Latina” durante seu mestrado em Administração de Empresas (MBA) na The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos. Gleverton é também professor em nível de pós-graduação da ESPM nas disciplinas de Negociação, Ambientes de Negócio e Marketing Global. Foi responsável pelas relações institucionais da Dell, com o governo federal, estadual e municipal, associações empresariais, universidades e comunidade local. Antes de trabalhar na Dell, foi consultor de empresas por 7 anos incluindo as duas maiores empresas de consultoria e

(8)

Setembro - 2013

assessoramento empresarial do mundo: a Accenture (ex-Andersen Consulting) e a PWC (PricewaterhouseCoopers).

Jorge Dietrich

Mestre em Administração Estratégica pela PUC-RS, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM-SP, Especialista em gestão pela Amana Key - SP, Graduado em Engenharia pela UFPR. Coordenador do eixo Gestão nos cursos de Pós-graduação da ESPM-Sul, Professor da ESPM-Sul nos cursos de MBA e pós -graduação em disciplinas como canais de marketing, planejamento de negócios, ferramentas empresariais, professor de marketing nos cursos de administração de Empresas e Jornalismo e orientador dos cursos de Gestão de Vendas e Relacionamento e gestão estratégica de negócios. Atua também como consultor empresarial com projetos em planejamento estratégico, gestão comercial e relacionamento com clientes. Atuou como executivo na área comercial da Adubos Trevo(atual Fertilizantes YARA) e Stihl do Brasil.

Richard Rigobert Lucht

Possui Graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1994), Mestrado em Ciências pelo ITA (1998), Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV) (2004), MBA em Administração Empreendedora pela parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) (1999) e Especialização em Engenharia de Ensaios em Vôo, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) (1995). Foi Oficial da Força Aérea Brasileira onde acumulou experiência na área de Engenharia Aeronáutica, participando de mais de uma dezena de projetos de desenvolvimento tecnológico e registrando mais de 300 horas de vôo em ensaios em diversos tipos de aeronaves. Também foi Instrutor da Escola Brasileira de Ensaios em Vôo, único órgão do hemisfério sul a formar este tipo de profissional. Atualmente, é Professor Titular e acumula as funções de Diretor Nacional de Pós-Graduação da ESPM e Diretor Geral da ESPM-SUL - onde leciona as disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados. Também é Professor Colaborador do ITA nos programas de pós-graduação (Mestrado Profissional e Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada) com ênfase na área de Negócios da Aviação. É autor de diversos artigos (acadêmicos e não-acadêmicos), casos empresariais e capítulos de livros. Atua

(9)

Setembro - 2013

também como consultor nas áreas de Marketing para Mercados de Alta Tecnologia e de Planejamento Estratégico para Empresas de Base Tecnológica.

Rodrigo Valente

Possui MBA em Gestão Empresarial pela ESPM-Sul. Tem experiência na área de criação e gestão, sendo sócio-diretor da agência Tyocoi Comunicação Integrada durante 7 anos, no Rio de Janeiro, criando campanhas para Citroën, Michelin, Fiat Automóveis, Honda entre outras. Em 2002, a Tyocoi foi absorvida pelo Grupo Casa da Criação, onde assumiu a área de No-Mídia. Desde 2003, reside em Porto Alegre e vem atuando na área de consultoria de branding, como associado da Madison - Branding e Inteligência em Marketing, realizando projetos para Fiergs, Refap S/A, Springer Carrier, Trensurb, Dellano e Triunfo Concepa. Desde 2010, é coordenador da Agência da Co.De - Empresa Júnior de Comunicação e Design da ESPM-Sul.

(10)

Setembro - 2013

André Cauduro D'Angelo

É mestre e bacharel em Administração pela UFRGS. Autor de "Precisar, não precisa: um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil" (Lazuli/Cia.Editora Nacional) e responsável pelo blog Sr. Consumidor, no site da revista Amanhã. Consultor de empresas, palestrante e professor universitário, publicou diversos artigos em periódicos acadêmicos e da imprensa voltados às áreas de marketing e negócios. Leciona na graduação e no pós-graduação da PUCRS e é professor convidado do MBA em Gestão do Luxo da FAAP (SP) e da Especialização em Negócios da Moda, da FGV-RJ.

Ani Mari Hartz

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul) e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Consultora de Empresas na área de: marketing, comunicação e consumo.

Artur Paiva de Vasconcellos

Coordenador e professor dos programas de mercado da pós-graduação e extensão da ESPM Sul. Palestrante nacional em eventos in company e de entidades como MAXIMÍDIA, AMCHAM, CDL, ADVB, etc. Administrador pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA em Marketing pela ESPM Sul e Mestrando em Marketing pela PUCRS.Foi executivo de marketing do SICREDI, DELL e VIVO. Atua como consultor tendo realizado projetos para: Grupo RBS, Kurotel, Unimed, Calçados Beira Rio, Empório Body Store, Vila Ventura Eco Resort, Sindicato Médico do RS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, entre outras.

Dulce Ribeiro

Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS com ênfase em Antropologia das Organizações, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS, especialista em Comunicação pela PURS, Formação em Coach pelo Instituto Ecosocial,

(11)

Setembro - 2013

Palestrante, Coach de Lideranças e Equipes com atuação no Brasil, México e Chile. Atua como consultora de empresas há mais de 20 anos, atendendo clientes e seus gestores nos segmentos de serviços e varejo, principalmente. Premiada pela metodologia JEITO DE ATENDER pela ABRH –RS ( TOP SER HUMANO) e ABRH Nacional( Prêmio Osvaldo Checchia). Professora nas disciplinas Liderança, Clima e Cultura nas Organizações e Gestão de Mudanças.

Fábio Pesavento

Doutor pela UFRGS (2009) e Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem experiência na área de história econômica e economia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, teoria institucional e cliometria. Professor da ESPM desde 2008, leciona nos cursos de Graduação em Administração, Design, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Atualmente é responsável pelo Núcleo de Economia Empresarial da ESPM.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e 2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Jairo Grisa

É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Comunicação e Informação pela mesma Universidade (1999).. Atua na Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul desde 1996. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Docência e Pesquisa, trabalhando

(12)

Setembro - 2013

principalmente com os seguintes temas: comunicação, cultura, cultura do consumo, semiótica, recepção, rádio e marca publicitária. É professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing desde 2004.

Max Lacher

Mestre em Administração com área de concentração em Marketing na UFRGS. Entre outras atividades profissionais, atuou como Supervisor de Marketing do Diário do Sul (do grupo Gazeta Mercantil) e Gerente de Marketing da Zero Hora. Atualmente desenvolve consultoria em marketing e pesquisa de mercado. Professor da ESPM desde 2000. Atua também como Diretor de Operações da ESPM- Sul.

Oswaldo Paléo

Doutorando em Engenharia de Produção, Mestre em Administração (ênfase-finanças) e Mestre em Marketing, Pós-graduado em Custos e Orçamento e em Engenharia Econômica. É Consultor na área de Gestão Estratégica Comercial e Controladoria; Diretor-Executivo da Gestores - Planejamento de Lucros e da DECAPE. Com uma experiência de mais de 25 anos na área de Consultoria Empresaria e Pública atuando nas áreas de: Planejamento Estratégico e Análise de Processos; Planejamento Financeiro e Planejamento Comercial (Focometria®); Business Intelligence (BI). Palestrante de eventos nacionais e internacionais com ênfase na aplicação da Neurociência Cognitiva. É autor de diversos artigos (acadêmicos e não-acadêmicos). Segue a relação parcial de clientes (ativos ou não): Grendene, Calçados Vulcabrás|Azaléia; Calçados Beira Rio, Grupo Tramontina, Grupo Randon, Grupo Synteko, Balas Docile, Balas Peccin, Grupo Angeloni, Sabemi Seguradora, Banrisul, TB Serviços, Prefeitura Municipal de São Paulo, Oniz Distribuidora, entre outros.

Paula Leandro Quintas

Pós‐graduada em Gestão Estratégica de Design com ênfase em Sustentabilidade pela Universidad de Buenos Aires, é especialista em Coolhunting pelo IED Barcelona. Como investigadora e designer, gerencia o planejamento e desenvolvimento de projetos relacionados com comunicação corporativa, institucional e interna para empresas locais e multinacionais do Brasil, Argentina e Itália. Mantém o observatório de tendências Catalejos e é sócia da

(13)

Setembro - 2013

Bergamota Essência de Marca, na qual trabalha estratégia e cool hunting no universo do branding.

Rubens Sant’Anna

Possui 10 anos de experiência em projetos de Trade Marketing, é sócio diretor da agência Sant’Anna Inamoto, com atuação no RS e SP. É formado em arquitetura, possui pós graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva pela ESPM. É professor da ESPM e responsável técnico pelo primeiro curso intensivo de Trade Marketing do RS. Profere palestras em eventos e cursos In Company, além de prestar consultoria especializada em Trade Marketing. Desenvolveu e implementou projetos de Trade Marketing para empresas como São Paulo Alpargatas, Ambev, Vonpar, Asics, Grendene e Johnson&Johnson. Autor do livro:

(14)

Setembro - 2013

Antônio Calcagnotto

Mestrado em Planejamento Estratégico e MBA em Finanças e Marketing. Já ocupou posições de destaques em importantes empresas, entre elas: Marcopolo S.A., Navistar International Trucks, Supermercados Calcagnotto S.A., Sistema Unimed, Sicredi e Todeschini, além de ter integrado o quadro diretivo, como diretor/conselheiro das seguintes entidades: AMCHAM, CDL, CICS (Caxias do Sul), Sistema FIERGS (mecatrônica), Sindilojas, ANFAVEA, AEA e SICREDI. Atualmente, é Diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil, responsável pela estratégia de aproximação da marca com entidades e organismos públicos e privados, além de participar do trabalho transversal realizado por várias áreas da empresa para elevar a notoriedade da marca Renault no Brasil. Acumula os cargos de Vice-Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Diretor da AEA (Associação de Engenharia Automotiva).

Antônio Ricardo Monteiro Marinho

Doutorando em Administração, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários artigos na área de gestão e finanças empresariais aprovados em congressos científicos e publicados em revistas e jornais. Possui uma carreira de 23 anos como docente em várias Instituições de Ensino Superior e como Consultor de Empresas na Área de Gestão Empresarial. Professor da ESPM desde 1998, leciona nos cursos de Graduação em Administração, Pós-Graduação, In Company e Intensivos. Atuou como Diretor do Curso de Administração da ESPM de Porto Alegre de 2000 a 2011 e atualmente é Diretor de Programas de Finanças da ESPM-Sul nas áreas de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão e Graduação.

Artur Paiva de Vasconcellos

Coordenador e professor dos programas de mercado da pós-graduação e extensão da ESPM Sul. Palestrante nacional em eventos in company e de entidades como MAXIMÍDIA, AMCHAM, CDL, ADVB, etc. Administrador pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA em

(15)

Setembro - 2013

Marketing pela ESPM Sul e Mestrando em Marketing pela PUCRS.Foi executivo de marketing do SICREDI, DELL e VIVO. Atua como consultor tendo realizado projetos para: Grupo RBS, Kurotel, Unimed, Calçados Beira Rio, Empório Body Store, Vila Ventura Eco Resort, Sindicato Médico do RS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, entre outras.

Carlos Eduardo Palhares André

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS, MBA Executivo em Marketing pela ESPM-SUL, ministrou disciplinas de comunicação nos cursos de graduação, intensivos e pós-graduação na ESPM-SUL. Co-autor do livro Respirando Endomarketing. Experiência em agências de propaganda nas áreas de criação e planejamento com premiações no Brasil e no Exterior. Atualmente é professor de Endomarketing nos cursos de Pós-Graduação da ESPM e sócio e diretor de criação da HappyHouseBrasil - Agência de Endomarketing, empresa que atende clientes como Vale, Lojas Renner, AGCO, Randon, Souza Cruz, Amanco entre outros.

Cassius Otharan

É Mestre em Controladoria pela UFRGS e possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e Contabilidade. Atualmente é Superintendente de Riscos do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

Dulce Ribeiro

Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS com ênfase em Antropologia das Organizações, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS, especialista em Comunicação pela PURS, Formação em Coach pelo Instituto Ecosocial, Palestrante, Coach de Lideranças e Equipes com atuação no Brasil, México e Chile. Atua como consultora de empresas há mais de 20 anos, atendendo clientes e seus gestores nos segmentos de serviços e varejo, principalmente. Premiada pela metodologia JEITO DE ATENDER pela ABRH –RS ( TOP SER HUMANO) e ABRH Nacional( Prêmio Osvaldo Checchia). Professora nas disciplinas Liderança, Clima e Cultura nas Organizações e Gestão de Mudanças.

(16)

Setembro - 2013

Flávio Eduardo Vasconcellos Martins

Mestre em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM, com cursos de extensão na área de gestão e vendas na Europa e Estados Unidos. Professor, pesquisador e Coordenador da área de Educação Executiva da ESPM-SUL. Desenvolve pesquisa pelo Centro de Altos Estudos da ESPM sobre estratégias competitivas no setor do vinho fino brasileiro. É consultor empresarial, tendo desenvolvido projetos na área de Marketing para diversas empresas de pequeno, médio e grande porte do setor privado. É Coordenador da Área de Educação Executiva da ESPM onde desenvolve programas de MBA, Pós-Graduação, e extensão, para empresas como John Deere, TyssenKrupp Elevadores, Grupo RBS, AES- Sul, AES-Brasil, CEEE, Lojas Lebes, UNIMED, entre outros.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e 2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Gustavo Campos

Especialista em marketing e vendas. Diretor do Núcleo de Posicionamento da Focal Pesquisas, possui ampla experiência de consultoria na área comercial e estratégia. Além disso, formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, atua como coach comercial para empresas e profissionais que buscam acentuados crescimentos de sua performance em mercados dinâmicos. Professor dos cursos de MBA da ESPM-Sul. É blogueiro e publisher do Pensador Mercadológico, um dos mais influentes blogs de negócios do sul do País. Muito estudioso, leitor voraz, possui mais de 3.000 livros de negócio. No passado, foi representante comercial por 8

(17)

Setembro - 2013

anos e hoje é um dos maiores pensadores da mudança da profissão de vendas. Autor do livro “Ressignificando Vendas”, tem feito diversas palestras pelo Brasil para orientar equipes comerciais para novos tempos e necessidades.

Jessé Rodrigues

Especialista em Marketing Digital, com atuação no mercado digital desde 2001. Possui experiência em diversos projetos digitais nas áreas de tecnologia, planejamento, search, e-Commerce, mídia digital, mobile e web analytics. Trabalhou na gestão de contas de mídia digital do Grupo RBS. Atualmente é gerente de contas da região sul do Terra Network.

Jorge Dietrich

Mestre em Administração Estratégica pela PUC-RS, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM-SP, Especialista em gestão pela Amana Key - SP, Graduado em Engenharia pela UFPR. Coordenador do eixo Gestão nos cursos de Pós-graduação da ESPM-Sul, Professor da ESPM-Sul nos cursos de MBA e pós -graduação em disciplinas como canais de marketing, planejamento de negócios, ferramentas empresariais, professor de marketing nos cursos de administração de Empresas e Jornalismo e orientador dos cursos de Gestão de Vendas e Relacionamento e gestão estratégica de negócios. Atua também como consultor empresarial com projetos em planejamento estratégico, gestão comercial e relacionamento com clientes. Atuou como executivo na área comercial da Adubos Trevo(atual Fertilizantes YARA) e Stihl do Brasil.

Marcelo Aimi

Mestre em Design Estratégico da Unisinos (2010) e pós-graduado em Marketing (2005). Tem mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário. Já foi diretor do CJC (Clube dos Jovens Criativos) e, desde 2009, é jurado do Troféu Cultura Econômica do Jornal do Comércio. É professor desde 2002, já tendo lecionado na ULBRA e UFRGS. Desde 2006, é professor da Graduação em Comunicação Social da ESPM onde, em 2010, passa a lecionar na pós-graduação as cadeiras: branding, composto promocional e marketing digital. No campo profissional, iniciou trabalhando com Planejamento Promocional na DMV Comunicação (hoje, Stork Soluções Promocionais) atuando para clientes como: Shopping Iguatemi, Praia de Belas Shopping, Shopping Iguatemi Caxias e New Holland. Após, atuou em projetos de design

(18)

Setembro - 2013

(embalagens e branding) na UP Design, atendendo principalmente o Grupo Sonae. Seguiu a atuação na área do design dentro do Gad Design, desenvolvendo projetos para a área da telefonia móvel com as marcas Claro Digital e Oi. Desde 2004, é sócio e Diretor de Inovação da ConjuntoSoul Comunicação, empresa que desenvolve projetos de endomarketing, marketing digital (redes sociais, sites e e-commerce), propaganda e branding para clientes como: CIEE-RS, Celulose Riograndense, Kolosh, Pink Cats, Grupo Record e Grupo Brasil Kirin (regional sul - Nova Schin e Devassa).

Max Lacher

Mestre em Administração com área de concentração em Marketing na UFRGS. Entre outras atividades profissionais, atuou como Supervisor de Marketing do Diário do Sul (do grupo Gazeta Mercantil) e Gerente de Marketing da Zero Hora. Atualmente desenvolve consultoria em marketing e pesquisa de mercado. Professor da ESPM desde 2000. Atua também como Diretor de Operações da ESPM- Sul.

Paulo Henrique Donassolo

Professor dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Intensivos e cursos de férias da ESPM-Sul desde 2006. Possui mestrado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) além de pós-graduação em Gestão por Processos (ESPM) e pós-graduação em Marketing (FGV). Possui mais de 20 anos de experiência como gestor de empresas, nas áreas de marketing e comercial, tendo atuado em empresas como Tintas Renner, Brahma e Memphis SA. Possui como áreas de maior interesse os canais de marketing e vendas e as suas implicações para as estratégias de marketing das organizações. Atualmente é Gerente Comercial na Empório Body Store.

Paulo Roberto Francisco

MBA em Gestão de Vendas e MBA em Gestão Empresarial, com ênfase em Marketing pela ESPM, formado em Administração de Empresas pela UFRGS. Sócio Diretor da Advisors HR, empresa de seleção de executivos, atuou como Diretor da RSA Talentos Executivos, Diretor Corporativo de Negócios do GAD, Superintendente de Marketing e Mercado na Unimed, CDL Porto Alegre, entre outras. Possui experiência executiva nas áreas de Gestão Empresarial,

(19)

Setembro - 2013

Marketing e Vendas. Professor da ESPM-Sul nos cursos de MBA Executivo, Pós-Graduação, Cursos de Extensão e In Company.

Pedro Pezzi

Especialista em Marketing pela ESPM. Graduado em Engenharia Elétrica, Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRGS. Consultor do Grupo Voges de Caxias do Sul, Conselheiro Técnico nas Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento do Estado, Presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM-RS, Conselheiro Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Mercosul-INAMERCO, Conselheiro do CCPGE – Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, membro efetivo do Comitê Estratégico de Infraestrutura e Regulação da AMCHAM, membro fundador da RICINO-Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore da FURG. Experiência executiva de mais de 30 anos nas áreas de Gestão, Marketing, Vendas e Serviços, nos grupos WESTINGHOUSE-Americano, ANSALDO-Italiano, ALSTOM-Francês, UHRGAS/ELSTER e STIHL-Alemães e VOGES-Brasil. Consultor de empresas, palestrante e debatedor em eventos públicos e privados. Eleito pelo INAMERCO Personalidade Destaque do MERCOSUL em 2009.

Rodrigo Valente

Possui MBA em Gestão Empresarial pela ESPM-Sul. Tem experiência na área de criação e gestão, sendo sócio-diretor da agência Tyocoi Comunicação Integrada durante 7 anos, no Rio de Janeiro, criando campanhas para Citroën, Michelin, Fiat Automóveis, Honda entre outras. Em 2002, a Tyocoi foi absorvida pelo Grupo Casa da Criação, onde assumiu a área de No-Mídia. Desde 2003, reside em Porto Alegre e vem atuando na área de consultoria de branding, como associado da Madison - Branding e Inteligência em Marketing, realizando projetos para Fiergs, Refap S/A, Springer Carrier, Trensurb, Dellano e Triunfo Concepa. Desde 2010, é coordenador da Agência da Co.De - Empresa Júnior de Comunicação e Design da ESPM-Sul.

Thiago Muradas Bulhões

Mestre pela UFRGS. É sócio da produtora Napalmstudio, onde desenvolve animações, imagens, modelos para jogos em computação gráfica 3D e professor na área de computação gráfica. Participou de diversas animações 3D, tendo destaque para os premiados curtas metragens “Os

(20)

Setembro - 2013

Viajantes” e “Rosário dos Navegantes”. Professor da ESPM desde 2005, leciona no curso de Graduação em Design. Atua também como orientador do Estúdio 3D, Estúdio Experimental da ESPM Porto Alegre.

(21)

Setembro - 2013

Alessandro Souza

Publicitário formado pela UFRGS é Doutorando em Comunicação e Informação pela mesma universidade, Mestre em Comunicação pela Unisinos e MBA em Marketing pela ESPM. É Diretor de Planejamento da Up and Go Tecnomarketing (empresa de Marketing de Relacionamento com clientes nos setores varejo, serviços, educação, saúde e construção civil). Transita nas áreas de Marketing de Relacionamento, Comunicação Integrada e Comunicação Digital, tanto na academia quanto no mercado. Atuou, também, em agências de propaganda, na NET Sul e na GoDigital Marketing de Precisão. Foi, ainda, Diretor de Marketing do S.C. Internacional de 2006 a 2008, sendo, hoje, Assessor de Comunicação do Clube e Diretor do Curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-SUL.

Dulce Ribeiro

Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS com ênfase em Antropologia das Organizações, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS, especialista em Comunicação pela PURS, Formação em Coach pelo Instituto Ecosocial, Palestrante, Coach de Lideranças e Equipes com atuação no Brasil, México e Chile. Atua como consultora de empresas há mais de 20 anos, atendendo clientes e seus gestores nos segmentos de serviços e varejo, principalmente. Premiada pela metodologia JEITO DE ATENDER pela ABRH –RS ( TOP SER HUMANO) e ABRH Nacional( Prêmio Osvaldo Checchia). Professora nas disciplinas Liderança, Clima e Cultura nas Organizações e Gestão de Mudanças.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e

(22)

Setembro - 2013

2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Gustavo Bacchin

Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS. Com mais de 15 anos de experiência no digital, trabalhou 8 anos em Londres onde foi responsável pelas áreas de Search e SMM em empresas de entretenimento, recrutamento e turismo. No Brasil, participou na gestão da comunicação digital de marcas como L'Oréal, GVT, Petrobrás, Telefônica, Lojas Colombo, Cultura inglesa, ClickHoteis, entre outros. Palestrante em eventos como SMX Brasil, ExpOn, Search Masters Brasil e Fórum e-Commerce Brasil, possui artigos publicados em diversos sites e revistas especializados. Reconhecido especialista em SEO, possui também a certificação profissional em Google Analytics (GAIQ).

Jacques Fogliarini

Graduado em Administração de Empresas pela UFSM, Pós-Graduado em Marketing pela FGV. Mais de 16 anos de experiência em Marketing e Vendas em empresas líderes de mercado. 11 anos de experiência no mercado de Tecnologia atualmente na Dell com Gerente Sênior de Marketing para o segmento Medium Business. Gestão do portfolio de produtos e mix promocional com foco em marketing direto e CRM. Professor da ESPM desde 2004 do curso de Pós-Graduação nas áreas de Comunicação e E-commerce.

Jessé Rodrigues

Especialista em Marketing Digital, com atuação no mercado digital desde 2001. Possui experiência em diversos projetos digitais nas áreas de tecnologia, planejamento, search, e-Commerce, mídia digital, mobile e web analytics. Trabalhou na gestão de contas de mídia digital do Grupo RBS. Atualmente é gerente de contas da região sul do Terra Network.

Marcelo Aimi

Mestre em Design Estratégico da Unisinos (2010) e pós-graduado em Marketing (2005). Tem mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário. Já foi diretor do CJC (Clube dos Jovens

(23)

Setembro - 2013

Criativos) e, desde 2009, é jurado do Troféu Cultura Econômica do Jornal do Comércio. É professor desde 2002, já tendo lecionado na ULBRA e UFRGS. Desde 2006, é professor da Graduação em Comunicação Social da ESPM onde, em 2010, passa a lecionar na pós-graduação as cadeiras: branding, composto promocional e marketing digital. No campo profissional, iniciou trabalhando com Planejamento Promocional na DMV Comunicação (hoje, Stork Soluções Promocionais) atuando para clientes como: Shopping Iguatemi, Praia de Belas Shopping, Shopping Iguatemi Caxias e New Holland. Após, atuou em projetos de design (embalagens e branding) na UP Design, atendendo principalmente o Grupo Sonae. Seguiu a atuação na área do design dentro do Gad Design, desenvolvendo projetos para a área da telefonia móvel com as marcas Claro Digital e Oi. Desde 2004, é sócio e Diretor de Inovação da ConjuntoSoul Comunicação, empresa que desenvolve projetos de endomarketing, marketing digital (redes sociais, sites e e-commerce), propaganda e branding para clientes como: CIEE-RS, Celulose Riograndense, Kolosh, Pink Cats, Grupo Record e Grupo Brasil Kirin (regional sul - Nova Schin e Devassa).

Pedro Pezzi

Especialista em Marketing pela ESPM. Graduado em Engenharia Elétrica, Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRGS. Consultor do Grupo Voges de Caxias do Sul, Conselheiro Técnico nas Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento do Estado, Presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM-RS, Conselheiro Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Mercosul-INAMERCO, Conselheiro do CCPGE – Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, membro efetivo do Comitê Estratégico de Infraestrutura e Regulação da AMCHAM, membro fundador da RICINO-Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore da FURG. Experiência executiva de mais de 30 anos nas áreas de Gestão, Marketing, Vendas e Serviços, nos grupos WESTINGHOUSE-Americano, ANSALDO-Italiano, ALSTOM-Francês, UHRGAS/ELSTER e STIHL-Alemães e VOGES-Brasil. Consultor de empresas, palestrante e debatedor em eventos públicos e privados. Eleito pelo INAMERCO Personalidade Destaque do MERCOSUL em 2009.

(24)

Setembro - 2013

Rafael Terra

Rafael Terra é CEO da Fabulosa Ideia, empresa especializada em produção de conteúdo web, ações de marketing em mídias sociais e assessoria de comunicação. Jornalista com especialização em Marketing Digital (ESPM-RS), é professor na Escola do Marketing Digital e IERGS das disciplinas de Marketing de Busca, Marketing de Serviços, Marketing de Conteúdo, Arquitetura da Informação e Redes Sociais. Tem no currículo o planejamento de ações para mais de 70 marcas. Entre elas: Red Bull, Santander Cultural, Seven Boys, InterCity Hotéis, AmCham, Quatrum, Spirito Santo, Compujob, Faccentro, GBOEX, ESADE e Ford Ribeiro Jung. Também traz na bagagem passagem por importantes veículos de comunicação online: Terra, ClicRBS, Zero Hora e hagah. Já realizou a cobertura dos maiores eventos sobre redes sociais do Brasil, como Circuito 4x1, Social Media Week e Infotrends.

Samantha Carvalho

Possui Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela ESPM. Foi jornalista do Grupo RBS, onde atuou como reporter e editora da RBSTV e TVCOM. Atualmente é diretora da Queen Mob - Empresa com foco em estratégias de comunicação e marketing para plataformas móveis. Realizou projetos para Paquetá Esportes, CLARO, LG, Prefeitura de Bento Gonçalves, Sport Club Internacional, Auxiliadora Predial e Melissa. É idealizadora do projeto FOLLOW THE QUEEN (followthequeen.cc), primeira exposição de arte do mundo feita para iPhone, case premiado em Los Angeles pelo Mobile Marketing Awards em 2010.

(25)

Setembro - 2013

Ani Mari Hartz

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Sul) e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Administração e Comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: marketing, comunicação, publicidade, luxo e elites. Atualmente presta consultoria em marketing e é docente na ESPM Sul.

Artur Paiva de Vasconcellos

Coordenador e professor dos programas de mercado da pós-graduação e extensão da ESPM Sul. Palestrante nacional em eventos in company e de entidades como MAXIMÍDIA, AMCHAM, CDL, ADVB, etc. Administrador pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA em Marketing pela ESPM Sul e Mestrando em Marketing pela PUCRS.Foi executivo de marketing do SICREDI, DELL e VIVO. Atua como consultor tendo realizado projetos para: Grupo RBS, Kurotel, Unimed, Calçados Beira Rio, Empório Body Store, Vila Ventura Eco Resort, Sindicato Médico do RS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, entre outras.

Camila Bisol Brum

Mestre em Design, pós-graduada no MBA Executivo em Marketing e Complementação em Comunicação e graduada em Moda e Estilo. Desenvolve hoje o cargo de Diretora pela empresa IMMODO, a qual foi fundadora, prestando consultoria de moda e negócios para empresas da área. Professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação em Moda e Design trabalha também como avaliadora, revisora técnica e tradutora de obras de moda para Editora Bookman/Artmed.

Cassius Otharan

É Mestre em Controladoria pela UFRGS e possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e

(26)

Setembro - 2013

Contabilidade. Atualmente é Superintendente de Riscos do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

Dulce Ribeiro

Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS com ênfase em Antropologia das Organizações, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS, especialista em Comunicação pela PURS, Formação em Coach pelo Instituto Ecosocial, Palestrante, Coach de Lideranças e Equipes com atuação no Brasil, México e Chile. Atua como consultora de empresas há mais de 20 anos, atendendo clientes e seus gestores nos segmentos de serviços e varejo, principalmente. Premiada pela metodologia JEITO DE ATENDER pela ABRH –RS ( TOP SER HUMANO) e ABRH Nacional( Prêmio Osvaldo Checchia). Professora nas disciplinas Liderança, Clima e Cultura nas Organizações e Gestão de Mudanças.

Genaro Galli

Doutor em Educação pela PUCRS (ênfase em estudos sobre Educação Executiva). Possui curso de Gestão Estratégica pelo INSEAD (França). Mestre em Administração de Marketing (PUCRS). Diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-SUL, professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA da ESPM. Possui publicações e depoimentos em importantes jornais e revistas de negócios como Você S/A e Revista Amanhã. Possui diversos artigos científicos sobre Marketing e Educação Executiva. Palestrante em diversos eventos e empresas como: HSM EXPOMANAGEMENT (SP) 2009, 2010 e 2011, Maxi Mídia 2008, 2009 e 2010, Meeting de Marketing FEDERASUL e Comitê de Marketing da Amcham 2010 e 2012. Consultor nas áreas de Planejamento, Marketing e Branding com projetos desenvolvidos em diversas organizações.

Gildo Sibemberg

É graduado em Administração de Empresas, atualmente é Vice Presidente de marketing e vendas - Gang Comércio do Vestuário LTDA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, especialista em vendas e processos do varejo como visual merchandising, desenvolvimento de produto e suprimentos. Diretor de Marketing do Sport Club Internacional na área de licenciamentos e franquias (2006 a 2008) e Professor de Graduação no curso de

(27)

Setembro - 2013

Administração de Empresas na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Consultor focado em vendas e estruturação de equipes.

Gustavo Campos

Especialista em marketing e vendas. Diretor do Núcleo de Posicionamento da Focal Pesquisas, possui ampla experiência de consultoria na área comercial e estratégia. Além disso, formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, atua como coach comercial para empresas e profissionais que buscam acentuados crescimentos de sua performance em mercados dinâmicos. Professor dos cursos de MBA da ESPM-Sul. É blogueiro e publisher do Pensador Mercadológico, um dos mais influentes blogs de negócios do sul do País. Muito estudioso, leitor voraz, possui mais de 3.000 livros de negócio. No passado, foi representante comercial por 8 anos e hoje é um dos maiores pensadores da mudança da profissão de vendas. Autor do livro “Ressignificando Vendas”, tem feito diversas palestras pelo Brasil para orientar equipes comerciais para novos tempos e necessidades.

Jairo Grisa

É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Comunicação e Informação pela mesma Universidade (1999).. Atua na Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul desde 1996. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Docência e Pesquisa, trabalhando principalmente com os seguintes temas: comunicação, cultura, cultura do consumo, semiótica, recepção, rádio e marca publicitária. É professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing desde 2004.

Juliana Zanettini

Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em MBA - Marketing pela ESPM. Graduada em Moda pela UCS. Presta consultoria em pesquisa de tendências em moda e áreas afins. E colaboradora do portal UseFashion e da agência de pesquisa Science of the Time.

(28)

Setembro - 2013

Rubens Sant’Anna

Possui 10 anos de experiência em projetos de Trade Marketing, é sócio diretor da agência Sant’Anna Inamoto, com atuação no RS e SP. É formado em arquitetura, possui pós graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva pela ESPM. É professor da ESPM e responsável técnico pelo primeiro curso intensivo de Trade Marketing do RS. Profere palestras em eventos e cursos In Company, além de prestar consultoria especializada em Trade Marketing. Desenvolveu e implementou projetos de Trade Marketing para empresas como São Paulo Alpargatas, Ambev, Vonpar, Asics, Grendene e Johnson&Johnson. Autor do livro:

(29)

Setembro - 2013

Adalberto Garcia

Possui doutorado em administração de empresas pela UNISINOS. Foi executivo das áreas de finanças e de planejamento de empresas de grande porte (nacionais e multinacionais). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM Sul desde 2000, tendo orientado, nos referidos níveis, diversos trabalhos de conclusão. Área de interesse para pesquisas: estratégia, administração estratégica, empreendedorismo, business history.

Cassius Otharan

É Mestre em Controladoria pela UFRGS e possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e Contabilidade. Atualmente é Superintendente de Riscos do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

Heloisa Amaral

Mestre em Administração com ênfase em Educação Corporativa pelo PPGA/UFRGS, Especialista em Administração pela UFRGS, Especialista em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/FSJT e formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Atuou como Executiva de Recursos Humanos e Educação Corporativa nas seguintes organizações: Grupo PanVel, CIENTEC, CAMIL, Adubos Trevo (atual Yara Brasil), Riocell (atual Celulose Riograndense) e Claro, entre outras. É sócia-diretora da Top Competence Consultoria, Vice-Presidente de Capacitação Profissional na ABRH/RS e docente em programas de Pós-Graduação e MBA na ESPM-SUL, UNISINOS, PUC-RS, FAPA e ESADE. Premiada com cases de Educação Corporativa no ESARH – Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos em 2008.

Jorge Dietrich

Mestre em Administração Estratégica pela PUC-RS, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM-SP, Especialista em gestão pela Amana Key - SP, Graduado em Engenharia pela UFPR. Coordenador do eixo Gestão nos cursos de Pós-graduação da ESPM-Sul, Professor da ESPM-Sul nos cursos de MBA e pós -graduação em disciplinas como canais de marketing, planejamento de negócios, ferramentas empresariais, professor de marketing nos cursos de administração de Empresas e

(30)

Setembro - 2013

Jornalismo e orientador dos cursos de Gestão de Vendas e Relacionamento e gestão estratégica de negócios. Atua também como consultor empresarial com projetos em planejamento estratégico, gestão comercial e relacionamento com clientes. Atuou como executivo na área comercial da Adubos Trevo(atual Fertilizantes YARA) e Stihl do Brasil.

Jose Luis Cavalheiro Penelas

Pós-graduado em Marketing com ênfase em Planejamento Estratégico pela ESPM RS, graduado em ciências econômicas pela PUC – RS com cursos de extensão em gestão, vendas e negociação. Sólida experiência gerencial na área comercial de empresas como Kraft Foods, Klabin Kimberly, Johnson & Johnson entre outras, tendo atuado nos mercados do Brasil e Cone Sul. Atualmente é gestor da Royalpack no RS e sócio diretor da empresa Megamind´s, consultoria de gestão de vendas e representações comerciais. Professor da ESPM sul desde 2003 em cursos de pós-graduação, MBA, Intensivos e Avançados e cursos In Company em empresas como RBS, Thyssen Krupp, Unimed, Sicredi, John Deere, entre outras.

João Stringhini Neto

Sócio-Diretor a 15 anos da Stringhini Marketing, empresa especializada em monitoramento de mercado e trade marketing. É Especialista em Comportamento do Consumidor e Posicionamento Estratégico. Possui experiência de 20 anos em Pesquisas Mercadológicas, para lançamento de novos produtos, avaliação de potencial de mercado, entrada em novos mercados, reposicionamento de marca e nível de satisfação de cliente. Autor do livro Dicionário de Termos e Expressões em Marketing. É professor das cadeiras de Marketing e Gestão de Produtos e Marcas para os Programas de Pós-Graduação da ESPM-Sul. É Mestre em Administração pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales Buenos Aires.

Marcello Noetzold Mafaldo

Administrador formado pela UFPel, mestrado em Administração na UFSM. Atuação acadêmica em cursos de pós-graduação e graduação (Administração, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Design). Experiência profissional na área de gestão: Financeira, de Custos, Análise de Viabilidade e Processos Internos. Coordenador da Incubadora de Negócios I LAB da ESPM- Sul.

(31)

Setembro - 2013

Paulo Rojas Couto

Pós-graduado em Sistemas de Informação e Mestre em Administração de Empresas, atua há mais 30 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Gestão por Processos. Trabalhando em cargos executivos de primeiro nível em empresas como IDS-Scheer, GVT, Telsul, Meta e Grupo Gerdau envolveu-se em projetos de Alinhamento Estratégico entre negócios e TI, Business Process Management, metodologias de Gerenciamento de Projetos, implementação de soluções ERP (Enterprise Resouce Planning), entre outros. No âmbito acadêmico desenvolve pesquisas de melhorias de produtividade com o uso de soluções de TI.

Rafael Marchesan Almeida

Pós-graduado em Gestão de Projetos pela ESPM- Sul, trabalha há 13 anos com projetos na área de TI para grandes organizações como FURUKAWA, Grupo SONAE (Brasil e Portugal), IPIRANGA, DELL'ANNO, TELASUL, Modelo Continente Hipermercados (Portugal), PECCIN, John Deere, entre outros. Gerenciou projetos do laboratório "Enterprise Printing Lab" na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Hewlett Packard Brasil (HP Brasil) onde iniciou suas atividades em 2007. Membro do PMI-RS desde 2005, participa ativamente das atividades do grupo para desenvolvimento e disseminação das melhores práticas em gerenciamento de projetos. Como consultor independente, possui várias atuações em empresas visando implantação da cultura do gerenciamento de projetos através da revisão de processos e adoção de ferramentas e práticas de gerenciamento de projetos para planejamento e acompanhamento de resultados. Atua também na área de gestão de pessoas e carreiras, onde executa atividades de coaching e mentoring para formação, orientação e desenvolvimento profissional e pessoal. Atualmente é Gerente de Projetos da GetNet.

Ricardo Foernges Hoerde

General Management pela Kellogg - Northwestern University Chicago, Mestre em Logística, especialista em Finanças e graduação em Administração de Empresas. Possui 26 anos de experiência em grandes corporações como Gerdau, Riocell, Ambev e RBS. Criador da Vialog, empresa de logística do Grupo RBS. É Gerente Geral da Vialog há 14 anos e responsável pela conta de logística dos jornais do grupo RBS. Atualmente, é coordenador do comitê estratégico de logística e suprimentos da AMCHAM.

(32)

Setembro - 2013

Adalberto Garcia

Possui doutorado em administração de empresas pela UNISINOS. Foi executivo das áreas de finanças e de planejamento de empresas de grande porte (nacionais e multinacionais). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM Sul desde 2000, tendo orientado, nos referidos níveis, diversos trabalhos de conclusão. Área de interesse para pesquisas: estratégia, administração estratégica, empreendedorismo, business history.

Antônio Ricardo Monteiro Marinho

Doutorando em Administração, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários artigos na área de gestão e finanças empresariais aprovados em congressos científicos e publicados em revistas e jornais. Possui uma carreira de 23 anos como docente em várias Instituições de Ensino Superior e como Consultor de Empresas na Área de Gestão Empresarial. Professor da ESPM desde 1998, leciona nos cursos de Graduação em Administração, Pós-Graduação, In Company e Intensivos. Atuou como Diretor do Curso de Administração da ESPM de Porto Alegre de 2000 a 2011 e atualmente é Diretor de Programas de Finanças da ESPM-Sul nas áreas de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão e Graduação.

Cassius Otharan

Possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. É Mestre em Controladoria pela UFRGS. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e Contabilidade. Atualmente é Técnico do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

Hilário José Borba

Especialista em Mercado de Capitais pela FGV/RJ e Mestre em Economia Aplicada pela UFRGS. Durante 30 anos desempenhou funções gerenciais na área comercial da Caixa Econômica Federal e, paralelamente, atuou como instrutor em cursos de formação e atualização de Gerentes, na área financeira. É sócio da empresa Paes & Borba, Consultoria Empresarial Ltda,

(33)

Setembro - 2013

que atua no treinamento de executivos de diversas organizações de grande e médio porte e presta assessoria à Diferencial, Corretora de Títulos e Valores S/A, na administração da carteira de renda fixa. Professor da ESPM desde 2002, leciona nos cursos de Graduação em Administração e na Pós-Graduação.

João Stringhini Neto

Sócio-Diretor a 15 anos da Stringhini Marketing, empresa especializada em monitoramento de mercado e trade marketing. É Especialista em Comportamento do Consumidor e Posicionamento Estratégico. Possui experiência de 20 anos em Pesquisas Mercadológicas, para lançamento de novos produtos, avaliação de potencial de mercado, entrada em novos mercados, reposicionamento de marca e nível de satisfação de cliente. Autor do livro Dicionário de Termos e Expressões em Marketing. É professor das cadeiras de Marketing e Gestão de Produtos e Marcas para os Programas de Pós-Graduação da ESPM-Sul. É Mestre em Administração pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales Buenos Aires.

Luís Cardiga

MBA pela UC Berkeley-EUA, Mestre pela UCLA - Anderson School of Management, Mestre em Administração pela UFRGS, atualmente trabalha como consultor financeiro nas áreas de “Asset Allocation” e “Business Cycles”. Dedica-se ao estudo dos ciclos globais e seus impactos nos investimentos.

Marco Antônio dos Santos Martins

Graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade pela FGV-RJ e em Auditoria pela Faculdade São Judas Tadeu. Mestre em Economia e Doutor em Administração pela UFRGS. É sócio-gerente da Marco & Marco Consultores Financeiros Ltda. desde 1997 e da J&M Investimentos Ltda. desde 2007. Atual Presidente da APIMEC-SUL, onde já diretor técnico, vice-presidente e conselheiro. Atuou como analista de investimentos entre 1990 e 2004 na Fundação CEEE de Seguridade Social – Eletroceee. Recebeu o Prêmio Walter Fredrich – ABAMEC-SUL - Analista de Valores Mobiliários/2000. É pesquisador na área de gestão de risco, derivativos e modelagem de volatilidade. É co-autor de livros na área de finanças e contabilidade.

(34)

Setembro - 2013

Pedro Pezzi

Especialista em Marketing pela ESPM. Graduado em Engenharia Elétrica, Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRGS. Consultor do Grupo Voges de Caxias do Sul, Conselheiro Técnico nas Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento do Estado, Presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM-RS, Conselheiro Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Mercosul-INAMERCO, Conselheiro do CCPGE – Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, membro efetivo do Comitê Estratégico de Infraestrutura e Regulação da AMCHAM, membro fundador da RICINO-Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore da FURG. Experiência executiva de mais de 30 anos nas áreas de Gestão, Marketing, Vendas e Serviços, nos grupos WESTINGHOUSE-Americano, ANSALDO-Italiano, ALSTOM-Francês, UHRGAS/ELSTER e STIHL-Alemães e VOGES-Brasil. Consultor de empresas, palestrante e debatedor em eventos públicos e privados. Eleito pelo INAMERCO Personalidade Destaque do MERCOSUL em 2009.

Simoni Missel

Diretora de treinamento da Missel Capacitação Empresarial, Presidente da Associação Gaúcha de Desenvolvimento de Carreira (AGDC), é consultora de carreira com formação em Psicologia (PUCRS), MBA Executivo (ESPM). Possui certificações internacionais em Coaching Executivo, pela Career Planning and Adult Development Network (California/USA) e pela Corporate Coach U International (Toronto/Canada) e título de especialista em Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho concedido pelo Conselho Regional de Psicologia. Com experiência de 30 anos em gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e mudanças de comportamento, é professora do MBA e Pós-Graduação da ESPM, ESADE e IMED, coordenadora dos cursos de Coaching da ESPM e especializações na UNISINOS e UFRGS. Conferencista em eventos empresariais e universidades com temas relacionados ao desenvolvimento do capital humano, inovação e estratégias competitivas. Colaboradora dos cadernos Empregos & Oportunidades, Vida e Vestibular do Jornal Zero Hora, Jornal do Comércio, Jornal DCI de São Paulo, Revista Amanhã, revista da ABRH e AGAS e do portal Terra. Conferencista em eventos empresariais com temas relacionados ao desenvolvimento do capital humano, inovação e estratégias competitivas e em universidades como: UCS, UFRGS e UNISINOS.

(35)

Setembro - 2013

Cassius Otharan

É Mestre em Controladoria pela UFRGS e possui especialização em Administração e Estratégia Empresarial e em Controladoria. Tem experiência nas áreas de Finanças, Estratégia e Contabilidade. Atualmente é Superintendente de Riscos do BADESUL, onde atua na análise de projetos de investimento.

Christian Fassel Tudesco

Mestrando em Administração, é Pós-Graduado em Relações e Negócios Internacionais pela ESPM Sul, possui cursos de extensão na área de Marketing e Vendas Internacionais nos Estados Unidos (UCLA) e México (UNAM). É Diretor de Marketing Internacional da Ind. Tintas Corfix, e diretor da SH Trading com vivência e experiência no planejamento, atendimento e desenvolvimento de clientes potenciais no Brasil, América Latina, Central, Caribe, Alemanha e Portugal. Atua como palestrante e consultor empresarial no processo de Internacionalização de empresas tendo desenvolvido trabalhos para empresas da América Central e México.

Fábio Giordani

Mestre em Administração e Negócios com ênfase em Gestão e Estratégia da Informação pela PUC-RS, bacharel em Administração pela ESPM-SUL e certificado PMP pelo PMI. Possui cursos de extensão na área de Gestão do Conhecimento e Gestão Estratégica de Pessoas e atualmente é Gerente de Projetos na Dell Computadores e um dos diretores do PMI-RS. Possui mais de 20 anos de atuação profissional em Tecnologia da Informação, com experiência em Gestão de Equipes, Gerência de Projetos e Consultoria em diversas empresas no Brasil.

Giancarlo Marques de Moraes

Gerente de Projetos certificado Project Management Professional / Project Management Institute (PMI), Certified Scrum Master / ScrumAlliance, Mestre em Administração (UFSM), MBA em Estratégia e Finanças (UFSM), graduado em Sistemas de Informação (UNIFRA) e em Fisioterapia (UFSM). Mais de 10 anos de atuação em projetos de Tecnologia da Informação, mapeamento de processos de negócio, investimentos versus performance, elaboração de

Referências

Documentos relacionados

Nos casos em que a participação no evento não seja de caráter institucional, mas de interesse individual do estudante, a responsabilidade pelo acompanhamento do

Nos motores de ciclo Diesel (inflamação por compressão), o ar é introduzido na câmara de combustão através do coletor que o conduz até à válvula de admissão, sendo o

Embora até o momento tenha sido aprovada apenas sob forma de aplicação intranasal, há estudos mostrando a eficácia da escetamina sob outras formas de

expressa em uma unidade na dinâmica, no timbre, no ataque das notas e na articulaçã (MORAIS, 2009: p.70) no Duo Bream/Williams, as diferenças são tão díspares

Débitos em aberto de IPVAs, Licenciamento de anos anteriores e Multas até a data do Leilão serão de responsabilidade do Banco CCB; 17.9.2 - O documento de transferência será entregue

científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente, nos termos da Resolução nº 017/CUn/97, que prevê como penalidades possíveis a

Quando o contato de START se abre, o relé desopera após decorrido o tempo pré-selecionado.. O relé opera quando se larga o contato

da cidade de Porto Alegre, possui uma grande vegetação de macrófitas aquáticas, nas margens do lago, onde foi utilizada como área de lazer pelo município, instalando-se