• Nenhum resultado encontrado

reformas processuais na Igreja e o Sínodo da Família O direito ao encontro da misericórdia. Estamos, pois, vivendo um momento de graça.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "reformas processuais na Igreja e o Sínodo da Família O direito ao encontro da misericórdia. Estamos, pois, vivendo um momento de graça."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Saudação e boas-vindas na abertura do III Simpósio Internacional de

Direito Canônico

Rio de Janeiro, RJ, 15 a 18 de fevereiro de 2016 Centro de Estudos do Sumaré

Desejo saudar, de início, e o faço vivamente, os conferencistas: V. Ema. Revma. Cardeal Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; V. Ema. Revma. Cardeal Odilo Pedro Scherer (que ainda irá chegar), Arcebispo de São Paulo; o S.E.R. o Exarca D. Dimitros Salachas, Exarca Emérito da Igreja Greco-Católica; e o Prof. Dr. Padre Manuel Arroba Conde, CMF, Presidente do Instituto Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.

Agradeço por terem vindo partilhar e esclarecer os importantes documentos que o Papa Francisco quis escrever para responder a um apelo da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, de outubro de 2014, sobre a celeridade do processo matrimonial.

Quero saudar e agradecer, de modo especial a Equipe que preparou este Simpósio, na pessoa do Diretor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, o Cônego José Gomes de Moraes.

Acolho com alegria todos os Bispos, os Oficiais dos Tribunais Eclesiásticos, Estudiosos do Direito Canônico e canonistas do Brasil e de outros países que são participantes deste Simpósio Internacional de Direito Canônico. Sabemos das dificuldades do deslocamento e também das acomodações aqui neste Centro de Estudos do Sumaré, uma vez que o interesse despertado por este assunto fez com que acorresse para este simpósio um grande número de participantes, que, inclusive, supera a lotação desta casa de encontros. Pedimos desculpas desde já pelas dificuldades encontradas. Mas queremos que saibam que desejamos acolher a todos com toda a abertura de coração.

Esta cidade se prepara, com os braços abertos do Cristo Redentor, para acolher milhares de pessoas que virão para os Jogos Olímpicos e, comparando com o estádio onde todos correm e também com a tocha olímpica que passa de mão em mão até acender a pira, desejo que este simpósio nos ajude a correr para sermos missionários e promotores da misericórdia infinita de Deus sobre tantos que passam por dificuldades e se sentem excluídos da Igreja, para acendermos a pira da verdade e da luz que deve brilhar nos corações das pessoas. Neste ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o tema deste Simpósio Internacional nos recorda “As

(2)

2

reformas processuais na Igreja e o Sínodo da Família” – “O direito ao

encontro da misericórdia”.

Estamos, pois, vivendo um momento de graça. Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo nosso amado Papa Francisco, quando, sem dúvida, somos recordados a viver que:

“Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida”. “Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado” (MV,n. 2),

São João Paulo II já nos recordava que o Matrimônio é comunhão de amor. Para o amor: “Deus nos criou por amor, criou-os para o amor”. Mas não um amor isolado, individualista, voltado à própria pessoa. Seria isso egoísmo. Mas para o amor comunicativo, capaz de se abrir aos outros. Segundo o plano divino, a Família é a primeira e fundamental expressão deste amor. E como a melhor manifestação do amor é a doação, na Família todos se doam reciprocamente; os esposos entre si, os pais aos filhos, os filhos aos pais, os irmãos uns aos outros. Nessa doação de todos é que está a comunhão de vida e de amor.

A Igreja tem trabalhado sempre esse tema. Ultimamente podemos destacar: V Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 1980, com o tema: “a missão da família cristã no mundo contemporâneo”; a criação do Pontifício Conselho para a Família, em 09 de maio de 1981, substituindo o comitê para a família, criado por Paulo VI, em 1973; a encíclica “Familiaris Consortio” (1981); a carta dos direitos da família (1983); a carta às famílias (1994); além das centenas de discursos e declarações de São João Paulo II sobre a família. Em 1994, que foi proclamado o Ano Internacional da Família, se iniciaram os encontros mundiais das famílias: desde então já foram realizados oito encontros mundiais.

Nos dois últimos anos, em continuidade com essa atenção especialíssima que a Igreja tem para com a família, o Papa Francisco convocou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, tratando “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”; e a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, abordando “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

(3)

3

São João Paulo II afirma que “A família, fundada e vivificada pelo amor, uma comunidade de pessoas; dos esposos, dos pais e dos filhos. A sua primeira tarefa é a de viver fielmente a realidade da comunhão num constante empenho por fazer crescer uma autêntica comunidade de pessoas. O princípio interior, a força permanente e a meta última de tal dever é o amor: como sem o amor, a família não é uma comunidade de pessoas, assim, sem o amor, a família não pode viver, crescer e perfeiçoar-se como comunidade de pessoas” (FC, n. 18).

O Sínodo das Famílias, concluído em outubro do ano passado, aprofunda este e outros pontos e tenta trazer respostas às angústias do nosso tempo. A família retrata em si o que acontece no próprio Deus, em que o Pai se dá totalmente ao Filho e em que o Espírito Santo é o amor ou doação substancial de ambos. Para nossa ação pastoral é indispensável conhecermos este mundo a que somos enviados.

São João Paulo II, na Constituição “Sacræ Disciplina leges”, afirmava quanto ao Direito Canônico:

“Torna-se claro, pois, que o objetivo do Código não é, de forma alguma, substituir, na vida da Igreja ou dos fiéis, a fé, a graça, os carismas, nem muito menos a caridade. Pelo contrário, sua finalidade é, antes, criar na sociedade eclesial uma ordem que, dando primazia ao amor, à graça e aos carismas, facilite ao mesmo tempo seu desenvolvimento orgânico na vida, seja da sociedade eclesial, seja de cada um de seus membros”.

Os que legitimamente recebem da Igreja a responsabilidade do Direito Canônico são chamados a ser testemunhas infatigáveis de uma justiça superior, num mundo caracterizado pela injustiça e pela violência, pela corrupção e pelo indiferentismo a tantos valores fundamentais à vida humana, tornam-se preciosos colaboradores na atividade pastoral da misericórdia eclesial na missão de evangelizar e santificar.

No contexto humano e cultural no qual nos encontramos é extremante importante deixar bem claro qual é o desígnio de Deus para a família, o que a fé nos ensina a respeito dessa instituição que é fundamental para o desenvolvimento humano. Como colocou o Papa Francisco, no discurso por ocasião da inauguração do Ano Judiciário do Tribunal da Rota Romana, no dia 22 de janeiro deste ano: “não pode haver confusão entre a família querida por Deus e qualquer outro tipo de união”.

Contudo, “a Igreja sabe, afirma o Santo Padre no referido discurso, que entre os cristãos alguns têm uma fé forte, formada pela caridade, fortalecida pela boa catequese e alimentada pela oração e pela vida

(4)

4

sacramental, enquanto outros têm uma fé débil, descuidada, não formada, pouco educada, ou esquecida”.

Sabemos que a Justiça retardada é a Justiça negada. Por isso, em bom momento o Papa Francisco atendeu aos apelos dos padres sinodais e promulgou no Motu Propio “Mitis iudex Dominus Jesus” as razões do mesmo:

“É, portanto, a preocupação pela salvação das almas que continua a ser – hoje como ontem – o fim supremo das instituições, das leis, do direito, que impele o Bispo de Roma a oferecer aos Bispos este documento reformador, enquanto partilham com ele esta tarefa da Igreja, isto é, tutelar a unidade na fé e na disciplina relativamente ao matrimônio, centro e origem da família cristã”.

“O impulso reformador é alimentado pelo ingente número de fiéis que, embora desejando prover à sua própria consciência, muitas vezes foram afastados das estruturas jurídicas da Igreja por causa da distância física ou moral; ora, a caridade e a misericórdia exigem que a própria Igreja, como mãe, se torne próxima dos filhos que se consideram separados”.

Ainda o Santo Padre: “Em total sintonia com tais desejos, decidi, com este “Motu Proprio”, dar disposições que favoreçam não a nulidade dos matrimônios, mas a celeridade dos processos, no fundo, uma justa simplificação, para que, por causa da demora na definição do juízo, o coração dos fiéis que aguardam pelo esclarecimento do seu próprio estado não seja longamente oprimido pelas trevas da dúvida”.

“A lei suprema da Igreja, de fato, é a salvação das almas” como lembra o Santo Padre, porém, os dois documentos destinados a ajudar na celeridade dos processos de nulidades matrimonial têm despertado muitas dúvidas sobre como aplicá-los. Claro que, em nosso caso ocidental, mais o próprio da Igreja latina. Porém, para sermos completos e para ajudar os estudiosos e professores, trouxemos também quem pode nos esclarecer e dirimir dúvidas do documento destinado à Igreja oriental. Por isso, em boa hora abrimos agora este Simpósio com membros da comissão criada na Santa Sé justamente para discutir esse assunto.

Em janeiro deste ano foi publicado o Subsídio para aplicação do Motu Próprio “Mitis Iudex Dominus Iesus”, elaborado pelo Tribunal Apostólico da Rota Romana, além de outros documentos surgidos neste tempo após a emissão do motu próprio.

O Legislador colocou em prática escutando as necessidades e os apelos dos Bispos quando da Assembleia Extraordinária do Sínodo da

(5)

5

Família: ouviu e acolheu colocando em prática as reformas processuais que é o tema principal deste Simpósio. Desejamos que as possíveis dúvidas possam ser esclarecidas.

Sua Eminência, o Cardeal Coccopalmerio, e o Reverendíssimo Prof. Padre Manuel Arroba Conde, CMF, nos ajudarão a aprofundar e esclarecer os pontos do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, trazendo também os aspectos da Reforma do Direito Penal Eclesiástico.

Já Sua Excelência Reverendíssima, o Exarca Emérito D. Salachas, nos trará os esclarecimentos sobre o Motu Proprio “Mitis et misericors

Iesus”.

Com alegria, agradeço aos que trabalharam na elaboração deste simpósio, aos patrocinadores, e a todos os colaboradores, acolhendo-os afetuosamente; que tenham dias abençoados, esclarecedores e felizes entre nós, com pleno sucesso deste III Simpósio Internacional que iniciamos sob o olhar benfazejo de Deus, supremo e misericordioso juiz.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist. Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

No artigo de Baldus (1962) têm-se um estudo sistemático sobre carimbos corporais utilizados por grupos indígenas brasileiros e alguns poucos carimbos arqueológicos localizados

Em outra classificação Professor não habilitado (professores cursando nível superior em pedagogia ou.. conforme exigência do edital), também separada por função, com

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem