• Nenhum resultado encontrado

Consumo de drogas e HIV/SIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Consumo de drogas e HIV/SIDA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Declaração da ONUSIDA

apresentada

na Sessão Especial

da Assembleia

Geral das Nações Unidas

sobre Drogas

Consumo

de drogas

e HIV/SIDA

Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/SIDA

(2)

Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/SIDA (ONUSIDA) 1999. Reservados todos os direitos de reprodução. Este documento, que não é uma publicação oficial da ONUSIDA, pode ser livremente comentado, citado, reproduzido ou traduzido, parcial ou integralmente, desde que se mencione a sua origem. Não poderá ser vendido nem utilizado com fins comerciais sem autorização previa por escrito da ONUSIDA: (Contacto de Informação da ONUSIDA). As denominações empregues nesta publicação e a forma sob a qual são apresentados os dados que nela figuram não implicam, por parte da ONUSIDA, qualquer juízo sobre o estatuto jurídico de países, territórios, cidades ou zonas, ou sobre as suas autoridades, nem sobre o traçado das suas fronteiras forma ou limites.

ONUSIDA- 20 avenue Appia, 1211 Genebra 27, Suiça Tel. (+4122)791.46.51- Fax (+4122)791.41.65 E-mail: unaids@unaids. org- hitp/www.unaids.org

(3)

Declaração da ONUSIDA

apresentada

Na Sessão Especial

da Assembleia

Geral das Nações

Unidas sobre drogas

Comité do Plenário

Nova Iorque

Terça-Feira, 9 de Junho de 1998

Consumo

de drogas

e HIV/SIDA

Colecção Boas Prácticas da ONUSIDA

Material Essencial

(4)

A epidemia

5

Consumo de drogas injectáveis

5

Redução do risco de SIDA

6

Intervenção precoce

6

Conjunto abrangente de medidas

6

Extenssão e educação de pares

7

Intervenções eficazes

7

Ambiente favorável

8

Redução da procura

8

Parceria

8

A prevenção funciona

9

Nepal

9

Austrália

9

Conclusão

10

Índice

(5)

5

ONUSIDA

Consumo de drogas

injectáveis

O SIDA é na actualidade uma ameaça importante para a população mun-dial: para o seu bem-estar social, económico e político, em geral, e para a saúde individual de milhões de pessoas. Em 1997, 5, 8 milhões de pessoas contraíram o HIV, e actualmente mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com esse vírus ou com o SIDA – mais de 90% nos países em desenvolvimento e o seu número continua a aumentar de forma sensível cada ano. No mundo inteiro, cada dia se produzem aproximadamente 16 000 novas infecções.

Em muitas partes do mundo, o consumo de drogas injectáveis é a principal via de transmissão do HIV. Isso é o que ocorre em diversos países da Ásia, incluindo Malásia, Vietname, a província de Yunnan, na China, e os esta-dos do nordeste da Índia; partes da Europa Oriental e em vários esta-dos Novos Estados Independentes; num número de países da América Latina, e em alguns países da Europa Ocidental, como a Espanha e a Itália. Na Federa-ção Russa, mais de metade de todos os casos de HIV notificados até hoje foram em consumidores de drogas intravenosas.

O consumo de drogas está intimamente relacionado com o HIV. Essa co-nexão se produz quando as drogas se injectam e se utiliza um material contaminado. Ademais, é reconhecido que o consumo de certas drogas pode levar ao aumento de um comportamento sexual de risco, que, por sua vez, pode facilitar a transmissão do HIV.

Dos diferentes modos de transmissão do vírus que existem, a injecção directa de uma substância contaminada pelo HIV na corrente sanguínea é a mais eficiente de todos elas: muito mais, de facto, do que a transmissão por via sexual. Portanto, o consumo de drogas e o HIV juntos formam uma combinação explosiva. E o uso de drogas injectáveis tem um papel essen-cial na maneira como e no momento em que a epidemia de HIV começa numa determinada região e como ela se desenvolve.

Na realidade, em algumas partes do mundo, o consumo de drogas injectáveis contribuiu para o início repentino da epidemia de HIV. Este foi o caso da Tailândia, onde durante os nove primeiros meses do ano de 1988, as taxas de prevalência do HIV entre os utilizadores de drogas injectáveis em Bangkok dispararam de uma cifra próxima de zero para cerca de 40%. Anteriormente, havia poucos casos conhecidos de pessoas infectadas pelo HIV na Tailândia, e desde então, as taxas de HIV começa-ram a crescer de forma contínua, principalmente através das relações se-xuais. Dez anos depois, aproximadamente um milhão de pessoas ficaram infectadas pelo HIV nesse país.

Actualmente, no mundo há pelo menos 5,5 milhões de consumidores de drogas injectáveis – e possivelmente haja 10 milhões, repartidos entre 128 países e territórios, em comparação com os 80 países contabilizados seis anos antes. Só nos Estados Unidos de América, calcula-se que haja hoje em dia umas 700 000 pessoas que injectam drogas. Na Federação Russa, estima-se que haja entre 350 000 e 700 000 utilizadores de drogas injectáveis: uma cifra 20 vezes maior que a estimada em 1990.

(6)

Dado que a infecção pelo HIV é uma das consequências mais graves possí-veis do consumo de drogas por via intravenosa, a nossa abordagem deve ser de reduzir o dano aos indivíduos e às comunidades: advogando e forta-lecendo os programas de prevenção do HIV eficazes entre os utilizadores de drogas. “Como é que isso pode ser feito da melhor forma possível?”

Intervenção precoce

Em primeiro lugar, é absolutamente vital empreender de imediato inicia-tivas de prevenção, enquanto a prevalência do HIV é ainda baixa e não esperar que a epidemia se alastre.

Conjunto abrangente de medidas

Em segundo lugar, deve existir um conjunto abrangente de medidas para prevenir a propagação do HIV entre os utilizadores de drogas injectáveis. Entre tais medidas figuram proporcionar material esterilizado para injec-ção; educar os consumidores de drogas injectáveis e suas parceiras sexuais sobre os riscos do HIV e das práticas seguras e aumentar a sua sensibilização a esse respeito; facilitar programas de tratamentos medicamentosos; pro-porcionar acesso a serviços de aconselhamento, assistência e apoio aos consumidores de drogas injectáveis infectados pelo HIV, tratamento das DTS e a outros serviços de cuidados de saúde; e distribuir preservativos.

É importante mobilizar e fazer participar plenamente as comunidades lo-cais incluindo obviamente a própria comunidade de utilizadores de dro-gas injectáveis – para que estas medidas surtam efeito. Nenhum elemento deste conjunto de medidas será eficaz se for posto em prática sem os demais. No entanto, o elemento mais importante é providenciar material esterilizado para injecção aos utilizadores de drogas injectáveis.

Extensão e educação de pares

Em terceiro lugar, a maneira mais eficaz de alcançar os utilizadores de dro-gas injectáveis é através de actividades de extensão e de educação de pares. Os agentes de extensão são pessoas capacitadas que não pertencem à comunidade de utilizadores de drogas, embora possam ter sido também consumidores de drogas injectáveis. Os educadores pares são utilizadores de drogas injectáveis que foram treinados para trabalhar com a sua comu-nidade.

Que intervenções específicas de fornecimento de material esterilizado para injecção foram eficazes? Uma intervenção satisfatória são os progra-mas de troca de agulhas que funcionam junto com outras componentes do conjunto de medidas. Nesses programas, entrega-se uma agulha e uma seringa esterilizada em troca das usadas. A troca pode ser efectuada por uma pessoa ou por uma máquina expendedora. Entre os países onde os programas de troca de agulhas deram resultados eficazes como parte de

Redução do

risco do SIDA

Intervenções

eficazes

(7)

7

ONUSIDA

um programa abrangente de prevenção integral do HIV destinado a con-sumidores de drogas figuram a Austrália e o Reino Unido, e em menor escala o Brasil, o Nepal e a Federação Russa. Actualmente, há também muitos outros projectos de troca de agulhas em todo o mundo, e alguns deles funcionam em prisões, onde existe muitas vezes um problema de consumo de drogas injectáveis particularmente grave.

Os resultados de muitos estudos confirmam actualmente que, se funciona-rem adequadamente, os programas de troca de agulhas reduzem o núme-ro de novos casos de infecção pelo HIV sem que, por outnúme-ro lado, aumente o consumo de drogas. E temos de reconhecer, assim, claro está, que as estratégias para prevenir a infecção pelo HIV nos utilizadores de drogas injectáveis pode reduzir também outros riscos para a saúde, incluindo as doses excessivas e a transmissão de outras infecções contraídas através do sangue, como a hepatite B, a hepatite C, a sífilis e a malária.

Ambiente favorável

Além destas componentes específicas essenciais, ainda existe uma outra exigência importante. Esta exigência visa garantir um ambiente propício. Isto significa reduzir a pobreza e criar oportunidades de educação e em-prego, cuja frequente falta conduz as pessoas, em pleno desespero, a in-jectar-se com drogas. Também são importantes as leis e as políticas dos governos relativas à droga. Sabemos que em muitas partes o consumo de drogas é ilícito. Sem o apoio normativo e de política adequada desde as instâncias superiores – seja a nível nacional ou local – e sem os recursos necessários, há pouca esperança de empreender, ou de sustentar com êxi-to, programas abrangentes de prevenção do HIV.

E criar um ambiente favorável significa também continuar a fazer todo o possível para educar e informar as pessoas – especialmente os jovens – sobre as drogas e suas consequências para a saúde e o bem-estar social, com uma linguagem facilmente compreensível.

(8)

A prevenção

dá resultado

Redução da procura

Junto com a redução do dano causado, uma estratégia paralela importante é diminuir a procura de drogas. O nosso objectivo deve ser evitar, em primeiro lugar, que os jovens comecem a tomar drogas, bem como também encorajar os utilizadores de drogas de todas as idades já existentes a pararem de consu-mi-las, participando em programas de tratamento da toxicodependência.

Parcerias

E todas estas coisas só funcionarão se durante o processo forem criadas parcerias, e se se confiar nas comunidades e se evitar a sua confrontação. Se existe algo que aprendemos é que a prevenção do SIDA não pode fazer-se para as pessoas, ela só pode fazer-ser feita pelas pessoas.

A seguir mencionam - se alguns exemplos que mostram como os progra-mas para reduzir o dano podem funcionar.

Nepal

O primeiro exemplo é de Kathmandú (Nepal), onde a Lifesaving and Lifegiving Society (LALS) trabalha desde 1991 com os utilizadores de dro-gas injectáveis Nepaleses, trocando material esterilizado para injecção por material contaminado. O consumo de drogas injectáveis no Nepal é um fenómeno relativamente recente, e para as pessoas comuns é difícil e como conseguir seringas.

Como parte do seu enfoque abrangente de redução do dano, esta Socieda-de realiza actividaSocieda-des Socieda-de extensão, distribuindo Socieda-desinfectantes – para esteri-lizar as agulhas – e preservativos, e oferecendo educação, aconselhamento, referências para tratamento medicamentoso e cuidados primários de saúde aos seus clientes.

Ao fim de três anos de funcionamento do programa, os indicadores que medem a prática do consumo de drogas por via intravenosa em condições perigosas reduziram, enquanto que aumentaram os conhecimentos dos riscos do HIV entre aqueles que têm estado em contacto regular com a LALS. A prevalência do HIV mantêm-se com cifras baixas: de facto redu-ziu dos 1,6%, em 1991, para 0%, em 1994. Toda a evidência indica que a LALS tem tido um efeito significativo na promoção de práticas mais segu-ras de injecção de drogas entre os seus clientes e na contenção da propa-gação do HIV. E parte desse efeito se propagará para além daqueles que estão em contacto estreito com a LALS.

Austrália

O segundo exemplo é da Austrália, onde programas precoces e enérgicos de prevenção do HIV destinados aos consumidores de drogas injectáveis tiveram como resultado taxas de prevalência do HIV estáveis e baixas

(9)

en-9

ONUSIDA

Conclusão

tre esses consumidores e outros grupos populacionais relacionados. Em geral está-se de acordo em que essa acção imediata e sustentável modifi-cou substancialmente o curso da epidemia no país. Anualmente, na Aus-trália, distribuem-se ou trocam-se 10 milhões de agulhas e seringas esteri-lizadas. A prevalência do HIV entre os participantes nos programas de troca de agulhas em 1996 foi só de 3%, uma taxa baixa tratando-se de consumidores de drogas injectáveis.

Os programas de troca de agulhas – incluindo a distribuição de produtos para desinfectar, o acesso ao programa de tratamento de metadona, e a educação integral sobre o SIDA – estão na primeira linha dos esforços para a redução do dano entre os consumidores de drogas injectáveis na Austrália.

Devemos aprender do crescente número de exemplos de boas práticas desta índole. Necessitamos de um firme compromisso político, ao mais alto nível nacional e dentro do sistema das Nações Unidas para assegurar que se estabeleçam e se mantenham os programas apropriados. E deve-mos garantir que se proporcionem os recursos adequados, tanto locais como de doadores.

(10)
(11)

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/SIDA (ONUSIDA), cujo Secretariado está sediado em Genebra (Suíça), é uma iniciativa conjunta sem precedentes na família das Nações Unidas. Luta para maximizar a eficiência e o impacto das Nações Unidas no domínio do HIV/SIDA juntando a experiência, os esforços e os recursos de seis organizações. A ONUSIDA é o programa sobre o HIV/SIDA composto por suas seis Co-patrocinadores: o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Mundial. Todos juntos oferecem a sua experiência em sectores que vão desde a saúde até ao desenvolvimento económico.

Como principal promotor da acção mundial contra o HIV/SIDA, a ONUSIDA dirige, fortalece e apoia uma resposta ampliada orientada para prevenir a transmissão do HIV, fornecer assistência e apoio, reduzir a vulnerabilidade das pessoas e as comunidades ao HIV/SIDA e para diminuir o impacto da epidemia.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Or, au-delà de la promesse (notion cruciale de la parole donnée) de richesses qui permettront au v av asseur de restaurer son ancien prestige et de récupérer sa place dans

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Para atender a esse objetivo, foi realizado o levantamento de informações fitogeográficas e florísticas da vegetação do Parque; a identificação de 30 elementos arbóreos

The solution that was chosen to address the main objective consists of two parts: firstly, utilization of an economic model to evaluate the impact of

As metodologias modernas de processamento de informação e comunicação influenciaram a nossa sociedade, e os cuidados de saúde não escaparam a esta influência, assim é importante

Tendo como base estas considerações, o presente trabalho tem como objectivo estudar, numa perspectiva qualitativa, a aplicabilidade dos SIG nos processos de negócio das

O diagrama de Ishikawa, ferramenta amplamente usada em abordagens Lean no âmbito da Qualidade, permite ter a perceção visual dessas falhas e aferir as suas principais