• Nenhum resultado encontrado

Validação e estimativa da incerteza do método de determinação de fósforo por

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Validação e estimativa da incerteza do método de determinação de fósforo por"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A r t i g o

Validação e estimatiVa da incerteza do

método de determinação de fósforo por

espectrofotometria UV-Vis

R

esumo

A determinação do fósforo em polissacarídeos por espectrofotometria baseia-se na re-ação do fosfato com o molibdato de amônio, em meio fortemente ácido, para formar um complexo de fosfomolibdato de amônio, que é reduzido a azul de molibdênio, cuja intensidade de cor é proporcional à concentração de íons fósforo presentes na amostra. No caso de laboratórios que apresentam grande demanda de análises, torna-se necessário validar um método em que a determinação de fósforo na amostra de polissacarídeo seja rápida e precisa.

Palavras-chave: determinação de fósforo, espectrofotometria UV-VIS, polissacarídeos

s

ummaRy

In the determination of phosphorus in polysaccharides by UV-VIS spectrophotometry, the analyte reacts with ammonium molibdate, in strongly acidic media, to form an ammonium phosphomolibdate complex that is lately reduced to molibdenium blue which its colour is proportional to the phosphate concentration in the sample. For laboratories that posses a the great demand of analyses to determine phosphorus in polysaccharide samples, it beco-mes necessary to validate a method in which the determination is carried out quickly and accurately.

Keywords: determination of phosphorus, UV-VIS spectrophotometry, polysaccharides

Alaíde Aline Xavier Leal1,2,

Cristiane Assumpção Henriques1 e Aderval S. Luna1* 1programa de pós-Graduação em engenharia Química, Universidade do estado do rio de Janeiro 2fiocrUz, Bio-manguinhos, laboratório de metrologia, setor de Validação analítica *autor para correspondência: Universidade do estado do rio de Janeiro

instituto de Química / programa de pós-Graduação em engenharia Química r. são francisco Xavier, 524 – pavilhão Haroldo lisboa da cunha - sala 427. maracanã cep: 20559-013 rio de Janeiro. rJ fone: (21) 2587-7631. ramal 46 fax: (21) 2587-7227 e-mail: asluna@uerj.br

I

ntRodução

A espectrofotometria de absorção molecular no UV/VIS é um método analítico baseado na propriedade que tem muitas espécies iônicas ou moleculares de absorver determinados comprimentos de onda da radiação ultravioleta/visível (UV/ VIS). No processo de absorção no UV/VIS, a energia dos fó-tons é transferida para as moléculas do meio material provo-cando transições eletrônicas associadas a transições vibracio-nais e rotaciovibracio-nais. Tendo em vista que os níveis energéticos das moléculas são quantizados, apenas aqueles comprimentos de onda cujos fótons têm energia idêntica à de uma transi-ção permitida são absorvidos. Assim, a absortransi-ção pode ser considerada como um processo específico relacionado com a estrutura da espécie absorvente, que determina a energia envolvida na transição, e com a probabilidade de que a tran-sição ocorra.

A intensidade da absorção não é diretamente mensurável, mas ela determina uma atenuação da radiação que incide na amostra que pode ser medida e relacionada com a concentra-ção da espécie absorvente. Quando um feixe de radiaconcentra-ção mo-nocromática atravessa uma solução contendo uma espécie absorvente, uma parte da energia radiante é absorvida, a par-te restanpar-te atravessa o meio. Chama-se de potência radianpar-te, a quantidade de energia transportada por segundo através de uma unidade de seção transversal. A razão entre potência da radiação transmitida (P) e a potencia da radiação incidente

(P0) é denominada de transmitância (T), equação (1), que

re-presenta, portanto, a fração da potência da radiação incidente que é transmitida pela solução.

(2)

contendo concentrações de analito relativamente baixas (1). A lei que rege o processo de absorção de radiação é a Lei de Lambert-Beer, que estabelece a relação entre a absorvân-cia (A), que corresponde ao inverso do logaritmo decimal da transmitância, e a concentração da espécie absorvente.

log Po / P = log (1/T) = A = ε.b.c (2)

onde: ε é a absortividade molar do analito, b é o compri-mento do percurso ótico e c a concentração da substância absorvente.

A colorimetria é uma técnica analítica que é aplicada à de-terminação da concentração de substâncias coradas, a partir da comparação entre a coloração de uma solução de concen-tração desconhecida desta substância corada e a coloração de uma solução com concentração conhecida desta mesma substância. Na colorimetria visual usa-se luz branca natural ou artificial como fonte de radiação e as determinações são feitas com instrumentos simples, chamados colorímetros ou com-paradores de cor. Quando se substitui o olho humano por uma célula fotoelétrica como transdutor (eliminando-se, assim, os erros devidos às características individuais de cada obser-vador), o instrumento passa ser designado como colorímetro fotoelétrico. Neste caso, usualmente emprega-se radiação cor-respondente a um intervalo relativamente estreito de compri-mentos de onda obtido pela passagem de luz branca através de filtros (absorção ou interferência) que transmitem somente a região espectral limitada de interesse; o nome fotômetro de filtro é utilizado para designar estes aparelhos. Quando o ins-trumento é capaz de fornecer informação sobre a intensidade da radiação em função do comprimento de onda ele é denomi-nado espectrômetro, enquanto um espectrofotômetro é um espectrômetro no qual a seleção do comprimento de onda de trabalho é feita por meio de monocromadores, equipados com uma ou mais fendas de saída e detectores fotoelétricos que permitem a determinação da razão entre a potência de dois feixes em função do comprimento de onda, fundamental para as medidas absorciométricas (2).

Determinação de fósforo por espectrofotometria UV-VIS

A determinação espectrofotométrica do fósforo é um método quantitativo empregado para estimar este analito em amostras de polissacarídeos provenientes de extrações em proteínas. Em laboratórios que produzem vacinas, esse en-saio faz parte do grupo de métodos analíticos executados em

molibdato de amônio, em meio fortemente ácido, para for-mar o complexo fosfomolibdato de amônio, que é reduzido a azul de molibdênio, cuja intensidade da cor é proporcional à concentração de íons fósforo presentes na amostra (3).

A concentração do analito na amostra é determinada através de uma curva analítica – absorvância x concentração – construída com soluções padrão de fósforo e medida em

820 nm.A concentração de fósforo, em percentagem

mássi-ca, é expressa com base na massa do polissacarídeo seco.

Em virtude da complexidade do método, que envolve o preparo de soluções (meio ácido, reativo de coloração, solu-ção padrão de fósforo de 80 µg/mL, soluções teste), conten-do etapas com medidas de massa e diluições, vários fatores podem interferir na determinação, tais como: o treinamento do analista, o uso de micropipetas, a calibração da vidraria e os equipamentos envolvidos: balança analítica, termobloco e espectrofotômetro Beckman, modelo DU530.

O papel da validação analítica

Um laboratório, ao empregar métodos de controle de qua-lidade de qualquer matéria-prima, produto intermediário ou produto final, deve se basear em regulamentações emitidas por organismos de normatização, que são organizações reconheci-das na sua área de atuação, ou em periódicos. Conseqüente-mente, ele deve demonstrar que tem condições de executar de maneira adequada estes métodos normatizados, dentro das condições específicas de suas instalações, antes de implantá-los. O presente trabalho exemplifica a avaliação de dados para verificação da capacidade do laboratório em reproduzir um método analítico, ilustrando-a com a demonstração da seqüên-cia do planejamento e parâmetros necessários à validação.

Validar um resultado significa garantir que o procedimen-to, que inclui desde as condições de operação do equipamen-to até equipamen-toda a seqüência analítica, seja aceiequipamen-to como correequipamen-to. Além disso, é importante enfatizar que qualquer alteração em métodos normatizados, publicados ou transferidos implica na necessidade de revalidar o método, para que o laboratório demonstre que os novos métodos utilizados por eles condu-zem a resultados confiáveis, que garantam qualidade, idonei-dade e credibiliidonei-dade de seus produtos ou serviços.

o

bjetIvos

O presente trabalho trata da validação da estimação da incerteza da determinação de fósforo em amostras de polis-sacarídeos por espectrofotometria utilizando o

(3)

equipamen-A r t i g o

to Beckman, modelo DU 350. Para a validação foi elaborado o plano de ensaio e, a seguir, foram verificadas as caracte-rísticas de desempenho do equipamento e dos analistas, a compatibilidade do equipamento ao método e a estimativa de incerteza. Foram aplicados critérios de aceitação de vali-dação e considerações para estimativa de incerteza. Como foi empregado um método normatizado já validado, não foi necessário realizar o processo completo de validação, já que não ocorreram alterações significativas no procedimen-to do mesmo.

m

ateRIaIse

m

étodos Metodologia experimental

Método analítico empregado

BIO-MANGUINHOS-POP 106040.574 (4)

Avaliação da precisão e da equivalência entre dias e analistas Foram preparadas seis replicatas de polissacarídeo (so-lução teste). De cada réplica foram retiradas três alíquotas para execução de uma medida no espectrofotômetro. O analista 1 repetiu essa mesma seqüência, no dia seguinte, com três lotes de polissacarídeo, para verificação da avalia-ção da equivalência entre dias e entre lotes. Para avaliaavalia-ção da equivalência entre analistas, os quatro analistas restan-tes executaram esse ensaio uma vez, no mesmo dia, com o mesmo lote e reagentes.

Avaliação da linearidade da curva de calibração do método Foram preparadas, em triplicata, cinco soluções com con-centrações de 1,25; 2,50; 3,75; 5,0 e 10,0 µg mL-1 de fósforo, a

partir de uma solução-estoque de 80 µg mL-1,além da solução

branco, contendo todas as soluções – meio ácido, reativo de coloração e água – menos a amostra. As medidas foram rea-lizadas com três alíquotas de cada solução.

Avaliação do limite de quantificação

Tendo em vista que, de acordo com o método emprega-do (4), a solução branco deve ser usada para ajustar o equi-pamento, o limite de quantificação foi calculado a partir da

solução mais diluída da curva de calibração – 1,25 µg mL-1 de

fósforo. Preparou-se, em triplicata, sete soluções de fósforo contendo: 0,05; 0,10; 0,20; 0,40; 0,60; 0,80 e 1,0 µg mL-1 mais

o branco de solução. Das mesmas, retiraram-se três alíquotas para efetuar as medidas no espectrofotômetro e três curvas analíticas foram construídas.

Avaliação da exatidão

Prepararam-se, em triplicata, cinco soluções com concen-trações de 1, 2, 3, 4 e 5 µg mL-1 de fósforo. Das mesmas,

separaram-se três alíquotas para as medidas no espectrofo-tômetro.

R

esultadose

d

Iscussão

A validação desse ensaio consistiu na verificação da especificidade, linearidade, precisão – repetitividade e re-produtibilidade intralaboratorial, limite de quantificação e exatidão, conforme a categoria II preconizada pela USP 27, 2003(5).

A avaliação de equivalência entre as determinações foi realizada, principalmente, para verificar o treinamento dos analistas no método, já que as condições de análise foram idênticas e foram usados as mesmas micropipetas, os mesmos reagentes e o mesmo lote de vacina.

Para a estimativa de incerteza, foram separados todos os certificados envolvendo o método: calibração dos equi-pamentos, calibração de vidraria, calibração de micropi-petas, pureza de material. A metodologia de cálculo foi a clássica, retirada do INMETRO/ABNT, 2003(6). Todas as fontes de incerteza foram levadas em consideração com um nível de confiança de 95% de intervalo de confiança.

A Tabela 1 apresenta os resultados de precisão e de equivalência entre dias e analistas. De acordo com os re-sultados, todos os coeficientes de variação ficaram abaixo do limite estabelecido pela AOAC, 2000(7), mostrados na Tabela 2 (< 2% para a repetitividade e < 4% para a repro-dutibilidade), ou seja, o método é repetitivo para todos os analistas e reprodutível por cada analista. No entanto,

pela análise da variância,os analistas não foram

equivalen-tes. Houve equivalência entre dias, avaliada pelos testes

F e t, pois existiram somente dois conjuntos de dados,

variando-se apenas o dia da determinação.

Os resultados correspondentes à verificação da linea-ridade do método são mostrados na Tabela 3. Observa-se que o método confirmou a linearidade na faixa propos-ta, pois os coeficientes de correlação foram superiores a 0,99 e o zero ficou contido nos intervalos de confiança dos coeficientes lineares.

O resultado do limite de quantificação encontra-se na Tabela 4. Considerando-se que o limite de especificação da análise é de até 9% de fósforo em massa seca de polis-sacarídeo, o limite de quantificação (LQ) está aceitável.

Como não havia rotina nesse ensaio, optou-se por uma faixa de quantidade de fósforo dentro do limite de especificação para verificar a exatidão. Pelos resultados apresentados na Tabela 5, além da recuperação por

(4)
(5)

con-A r t i g o

Tabela 1. Resultados de precisão e equivalência do caso estudado (8)

Repetitividade

analista 1 2 3

lote I III I III I III

fósforo % 8,18 7,56 8,46 7,03 8,20 7,30

s (%) 0,066 0,082 0,018 0,010 0,032 0,055

cV (%) 0,81 1,1 0,21 0,14 0,38 0,76

r (%) 0,18 0,22 0,049 0,027 0,087 0,15

analista 4 5

---lote I III I III ---

---fósforo % 8,59 7,40 8,50 7,10 ---

---s (%) 0,028 0,030 0,0039 0,0039 ---

---cV (%) 0,32 0,40 0,046 0,055 ---

---r (%) 0,076 0,082 0,011 0,11 ---

---Reprodutibilidade Intralaboratorial

lote i lote iii

fósforo % 8,39 Fósforo % 7,27

s (%) / cV% 0,016 / 0,19 S (%) / CV% 0,033 / 0,46

R (%) 0,070 R (%) 0,15

Equivalência

Entre Dias – Analista 1 Sim

Entre Lotes Não

Entre Analistas Não

S (%) = desvio padrão; CV (%) = coeficiente de variação; R (%) = reprodutibilidade; r (%) = repetitividade Tabela 2. Critério de aceitação para precisão (7)

Concentração Concentração Fracional CVr % CVR %

100% 1,0 1,0 2,0 10% 0,1 1,5 2,8 1% 0,01 2,0 4,0 0,1% 0,001 3,0 5,7 0,01% 0,0001 5,0 8,0 1 mg/L 0,000001 10 16 10 µg/L 0,00000001 20 32

CVr % – coeficiente de variação de repetitividade; CVR % – coeficiente de variação de reprodutibilidade

Tabela 3. Resultado de linearidade do caso estudado (8)

Linearidade Curva I II III R 0,9999 0,9997 0,9999 a 0,0051 0,0027 0,0063 b 0,2141 0,2182 0,2026 ICa -0,0122 a 0,0226 -0,0317 a 0,0225 -0,1631 a 0,2253

R = coeficiente de correlação; a = coeficiente linear da curva de trabalho;

(6)

rio estabelecido apresentado na Tabela 6, de 97 a 103%, e o zero ficou contido nos intervalos de confiança dos coeficientes lineares das curvas de calibração.

No teste de especificidade, foram aproveitados os dados dos ensaios de limite de quantificação, com a solu-ção branco e uma solusolu-ção com concentrasolu-ção conhecida de fósforo, e de repetitividade, com uma solução teste. A finalidade desses resultados foi evidenciar, como mos-trado na Tabela 7, que não há interferência significativa da solução branco e da solução teste na determinação do fósforo.

ção, a fim de que os analistas executem o ensaio segundo o mes-mo procedimento, ou seja, enfatizou a importância da verificação da performance de cada analista antes da participação na ativi-dade em questão. Isto porque, para a avaliação da precisão, os ensaios foram executados repetidas vezes, tendo sido observada uma reprodutibilidade satisfatória para cada analista, apesar dos resultados não satisfatórios observados para a reprodutibilidade intralaboratorial. Já na estimativa de incerteza do método, ficou evidenciada a importância das análises dos certificados de cali-bração dos instrumentos e, consequentemente, da correção dos erros associados, a fim de diminuir a incerteza do método. Tabela 4. Resultados do limite de quantificação do caso em estudo (8)

Limite de Quantificação curva i ii iii R 0,9991 0,9992 0,9988 a -0,0060 -0,0055 -0,0069 b 0,2101 0,2104 0,2086 Sxy 0,0035 0,0033 0,0041 Sa 0,0010 0,0010 0,0012 LQ 0,50%

R = coeficiente de correlação; a = coeficiente linear da curva de trabalho; b = coeficiente angular da curva de trabalho; Sy/x – erro padrão estimado; Sa = erro

padrão do coeficiente linear ; LQ = limite de quantificação Tabela 5. Resultados de exatidão do caso em estudo de (8)

Exatidão

dados da reta da concentração nominal x concentração observada

ensaios i ii iii

b / Erro padrão 1,00 / ±0,05 1,00 / ±0,06 1,00 / ±0,05

a / Erro padrão -0,0002 / ±0,0044 -0,0007 / ±0,0054 -0,0007 / ±0,0042

Exatidão % (recuperação) 100 100 100

a = coeficiente linear; b = coeficiente angular. Tabela 6. Critério de aceitação para exatidão (7)

Concentração Concentração Fracional Recuperação média %

100% 1,0 98 – 102 10% 0,1 98 – 102 1% 0,01 97 – 103 0,1% 0,001 95 – 105 0,01% 0,0001 90 – 107 1 mg/L 0,000001 80 – 110 10 µg/L 0,00000001 60 – 115

(7)

A r t i g o

1. EWING´s Analytical Instrumentation Handbook, 3o ed., edited by Jack Cazes, 2005.

2. SKOOG, D.A; HOLLER, F.J; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental, 5a ed., Bookman Companhia Editora, Brasil, 2002. 3. IN VITRO DIAGNÓSTICA S/A CAT.: 10027. Fósforo UV. Rev. 04, 2005.

4. BIO-MANGUINHOS – POP: 106040.574. Determinação de fósforo, 2004.

5. UNITED STATE PHARMACOPEIA – USP 27 / NF 22. Validation of compendial methods.1225, 2003.

6. INMETRO/ABNT. Guia para a expressão da incerteza de medição, 3ª Edição Brasileira do “ISO Guide to the Expression of Uncertainty in Measurements”, 2003.

7. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS – Appendix D: Interlaboratory collaborative study for method validation in the AOAC. Official Methods of Analysis of AOAC International, 2000.

8. BIO-MANGUINHOS – PROTOCOLO 89/2005. Validação da determinação do fósforo, 2005.

R e f e r ê n c i a s

Tabela 7. Resultados da especificidade no caso em estudo (8)

Especificidade

Ensaios Limite de Quantificação (μg/mL) Repetitividade

Amostra Branco Padrão (1 μg/Ml) Amostra Lote I

Concentração (%) 0,03 1,00 8,20

Especificidade Sim

Tabela 8. Resultados das estimativas de incerteza da determinação do fósforo no caso em estudo

Estimativa de Incerteza da Determinação de Fósforo

s(i) Tipo Fonte incerteza + UnidadeValor Distr. DIV. C(i) u(i) GL V, Veff

1 A (S maior do analista)Reprodutibilidade 0,1400 % Normal 2,236 1,000 0,063 2 7,683E-06

2 A Calibração (ajuste)Curva de 0,2109 % Retangular 1,732 1,000 0,122 2 0,0001099

3 B Preparo da Amostra 0,1300 % Normal 2,000 1,000 0,065

4 B Preparo do Padrão 0,0540 % Normal 2,000 1,000 0,027

5 B Espectrofotômetro 0,0280 Abs Normal 2,000 0,950 0,013

6 B Resolução do Equipamento

(assumida) 0,0001 Abs Retangular 3,464 0,950 0,000014

uc Incerteza padrão combinada 0,15453 4,8

-U Incerteza padrão expandida em Fósforo % (95%) k= 2,571 0,40

(8)

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare: