• Nenhum resultado encontrado

Sugestão de checklist para validação dos Planos de Ensino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sugestão de checklist para validação dos Planos de Ensino"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Sugestão de checklist para validação dos Planos de

Ensino

Disciplina: Introdução à Psicologia - Turma “E”

Profa: Raquel Maria de Melo (Supervisora) Amanda Calmon-Rodegheri

(Doutoranda; Estágio Docência) Mirella Mena Barreto Orlando (Mestranda;

Monitora 2)

Professor Responsável sim/não/em parte Comissão do Departamento sim/não/em parte Obs. Da Comissão 1. Atualização SIGAA:

a. Código SIGAA da disciplina; S

b. Ementa atualizada (se for o caso) N

c. Códigos SIGAA para dias e horários da disciplina no presencial

S 2. Metodologia:

a. Integralização da carga-horária (teórica ou teórico-prática): Descrição de como a carga horária da disciplina será integralizada (atividades

semanais (leituras, participação em fóruns, produção de textos, produção de vídeos, etc.); por encontro síncrono, atividades e encontros

síncronos, etc.);

S

b. Sequência didática: Descrição de como serão dimensionados os momentos síncronos e assíncronos dentro das sequências didáticas (regularidade dos encontros síncronos, se houver; alternância com momentos assíncronos; etc.)

S

c. Substituição das Atividades Síncronas: Descrição de como está prevista a substituição de atividades síncronas (disponibilização do link da gravação, realização de outra atividade; etc.)

S

d. Descrição das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs: Descrição de quais as TICs serão utilizadas e formas de acesso (plataformas institucionais, outras plataformas,

videoconferência, meios de comunicação entre os professores estudantes, canais de youtube; etc.)

S

e. Acompanhamento da Frequência: Descrição de como será feito o acompanhamento da frequência dos estudantes (presença nos momentos síncronos; realização das atividades, ambos, etc.);

S

f. Processo de Avaliação: Descrição de como serão realizadas as atividades de avaliação

(periodicidade, natureza das atividades, formas de envio, menção, etc.);

S

g. Adequação do Plano e do Cronograma: Prever que o Plano da Disciplina e o cronograma poderá passar por adequações ao longo do semestre e que, uma vez efetivado, será novamente compartilhado com todos os estudantes;

S

3. Referências:

a. Predominância de referências bibliográficas disponíveis online.

S 4. Cronograma:

(2)

ambientação com o novo formato da disciplina. Esse período poderá ser considerado como carga-horária das disciplinas;

b. Previsão de detalhamento da disciplina para, no mínimo, as 4 primeiras semanas (opcional)

(3)

Universidade de

Brasília - UNB Instituto de Psicologia - IP

Departamento de Processos Psicológicos Básicos - PPB Disciplina: Introdução à Psicologia (124010) - Turma: E

Período: 1/2020

Código SIGAA para dias e horários na disciplina presencial: 24T45

Código SIGAA da disciplina:PPB0014

Profas: Raquel Maria de Melo (melo.rm@gmail.com) - Supervisora

Amanda Calmon-Rodegheri (amandacalmonnogueira@gmail.com) - Doutoranda (Estágio Docência)

Mirella Mena Barreto Orlando (mirella.menabarreto@gmail.com) - Mestranda (Monitora 2)

I - EMENTA

Psicologia: história, objetos e métodos de investigação. Multideterminação dos fenômenos psicológicos. Sensação e Percepção, Aprendizagem, Memória, Linguagem, Inteligência, Motivação e Emoção. Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar. Áreas de aplicação e temas contemporâneos em psicologia.

II - OBJETIVOS

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: (a) Caracterizar a Psicologia como ciência; (b) Definir e descrever diferentes processos psicológicos; (c) Descrever os principais métodos utilizados em pesquisas em Psicologia; (d) Explicitar cuidados éticos e metodológicos necessários à condução de pesquisas sobre diferentes processos psicológicos; (e) Diferenciar e caracterizar as principais abordagens psicológicas; (f) Descrever as principais áreas de atuação profissional em Psicologia; (g) Utilizar conceitos sobre processos psicológicos para analisar situações comuns em diferentes áreas de interface com a psicologia.

III - PROGRAMA

Unidade 1 - A Psicologia como ciência: Diversidade teórica e metodológica

● Definição e objeto de estudo

● Evolução da Psicologia como ciência ● Abordagens da Psicologia

● Métodos de pesquisa em Psicologia ● Considerações éticas

Unidade 2 - Temas Predominantes na Psicologia

● Desenvolvimento humano ● Sensação e Percepção ● Memória ● Motivação e Emoção ● Aprendizagem Respondente ● Aprendizagem Operante ● Personalidade ● Psicologia Social ● Psicopatologia ● Psicologia Clínica

Unidade 3 - Aplicações da Psicologia (Seminários)

● Neuropsicologia

● Aplicações da Psicologia ao Contexto Comunitário ● Aplicações da Psicologia as Questões de Gênero ● Aplicações da Psicologia nas Organizações ● Aplicações da Psicologia no Contexto Escolar ● Aplicações da Psicologia na Saúde

● Aplicações da Psicologia no Contexto Esportivo ● Aplicações da Psicologia no Contexto Jurídico ● Psicologia Ambiental

(4)
(5)

IV – METODOLOGIA

- Atividades da semana e orientações: Descrição de cada atividade, prazo de entrega, período de realização, pontuações e critérios de avaliação serão descritos na plataforma Moodle Aprender 3.

- Aulas remotas: A ferramenta utilizada para essas videoconferências será o Teams (o link de acesso será disponibilizado pelo e-mail institucional ou pelo Moodle). Serão realizadas, normalmente, uma vez por semana e no horário da aula. Haverá exposição resumida do conteúdo e um espaço para interação com os estudantes para esclarecimento de dúvidas. O

link da gravação da aula ficará registrado e disponível para os estudantes no Moodle por sete

dias após a aula remota.

- Fórum de Discussão de temas propostos (e.g., perguntas, vídeos, artigos): Serão mediados pela professora e/ou monitora. O produto da participação nos Fóruns será avaliado pela acurácia dos conceitos utilizados e em argumentos fundados e embasados nas referências das aulas. Cada estudante deverá postar, pelo menos, um argumento próprio e, também, comentar a postagem de outro estudante.

- Questionários: Serão compostos por questões objetivas realizadas na plataforma Moodle. Essa é uma atividade individual e terá o período de uma semana para ser realizada.

- Atividades escritas: atividade em grupo com questões discursivas de acordo com as instruções enviadas pela plataforma Moodle no recurso Tarefa.

- Atividades Dirigidas: questões, disponibilizadas previamente, para serem discutidas na aula remota.

- Realização de chat pelo Moodle Aprender 3 ou encontro online pelo Teams: para sanar dúvidas com a professora e/ou monitora. Será realizado a cada semana com horário marcado. - Seminários: Essa é uma atividade em grupo e terá as seguintes características:

- Os temas dos seminários (áreas de atuação do psicólogo) serão sorteados entre os grupos.

- Deverá ser realizada uma pesquisa bibliográfica e o conteúdo organizado em: principais assuntos, conceitos, e caracterização da atuação individual do psicólogo ou em equipe multidisciplinar.

- Cada grupo deverá agendar uma reunião remota (via Teams) com a professora antes da data prevista para o seminário (no mínimo, com uma semana de antecedência). Para essa reunião, deverá ser apresentado um esboço da apresentação, bem como os textos que serão utilizados. O grupo que não puder agendar ou participar da reunião remota poderá enviar os materiais pelo fórum de acompanhamento dos seminários (no Moodle) para que a professora avalie e forneça as orientações necessárias. Os membros do grupo que não puderem comparecer à reunião remota poderão solicitar orientações adicionais via fórum.

- Cada grupo deverá produzir um vídeo, com duração de 12 a 15 min, sobre o seu tema. Todos os integrantes do grupo deverão gravar uma participação com a utilização de recursos visuais (e.g., slides em Power Point).

- O vídeo produzido pelo grupo deverá ser postado no fórum de acompanhamento dos seminários (no Moodle) com até 3 dias de antecedência do dia da aula remota em que trabalhos serão discutidos.

- Os demais grupos que não serão responsáveis pelos seminários, deverão assistir os vídeos, elaborar com antecedência uma pergunta para cada seminário e postar no fórum de acompanhamento dos seminários no Moodle.

- A pontuação máxima para o seminário (do grupo) será de 12 pontos, sendo distribuídos em: produção do vídeo (7 pontos), respostas as perguntas no encontro remoto (3 pontos), elaboração de perguntas e avaliação do trabalho de um dos grupos de seminário (2 pontos).

Observações:

a) O Plano da Disciplina e o cronograma poderão passar por adequações ao longo do semestre e que, uma vez efetivado, será novamente compartilhado com todos os estudantes.

(6)

PDF, links das aulas, orientações e as atividades) estarão disponíveis no Moodle Aprender 3 e as atividades dos alunos deverão ser enviadas/respondidas também por essa plataforma. c) A frequência será aferida pela presença nas aulas remotas, pelo acesso do estudante à plataforma Moodle como, por exemplo: produzir e entregar resumo de textos e/ou aulas, participar dos Fóruns, realização das tarefas, dentre outros.

d) A monitora da disciplina (Mirella) colaborará, sob supervisão, nas seguintes tarefas: Planejamento e elaboração das atividades da disciplina, gerenciamento das plataformas de videoconferência e do Moodle Aprender 3, monitoramento dos fóruns de discussão, e condução nos chats ou encontros onlines (semanais e com horário definido) para esclarecimentos de dúvidas. Também será responsável por conduzir duas aulas remotas, com supervisão da professora responsável pela disciplina.

e) No decorrer da disciplina, os estudantes que tiverem dificuldade para realizar as atividades, com os recursos e plataformas utilizados, ou problemas de outra natureza, é recomendável que entrem em contato imediatamente com a equipe responsável pela disciplina.

V- SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1. Pontuação

- Avaliações (02) ... 32,0 pontos (16,0 pontos cada) - Fóruns de Discussão (04) ...12,0 pontos (3,0 pontos cada) - Questionários (05) ...20,0 pontos (4,0 pontos cada) - Atividades Escritas (03) ...12,0 pontos (4,0 pontos cada) - Atividades Dirigidas (03) ...12,0 pontos (4,0 pontos cada) - Seminário...12,0 pontos

Total...100,0 pontos

2. Atribuição de Menção

Pontos obtidos Menção

90 a 100 SS 70 a 89 MS 50 a 69 MM 30 a 49 MI 01 a 29 II 00 ou 25% de faltas SR 3. Observações:

a) As avaliações serão realizadas pela Plataforma Moodle e, após a disponibilização, os alunos deverão finalizar no prazo definido.

b) Em caso de falta em uma das provas, o (a) estudante poderá compensar a perda dos pontos na Prova de Reposição (16 pontos) ao final do semestre, que abordará o conteúdo integral do curso. Os estudantes que tenham interesse em substituir a nota de uma das provas também poderão fazer a Prova de Reposição. A substituição ocorrerá apenas se a nota da Prova de Reposição for maior que a nota de uma das outras avaliações.

c) O aluno que optar por participar de pesquisas realizadas no Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) poderá obter, no máximo, cinco pontos (0,5 pontos por hora de participação). A participação deverá ser comprovada por recibos fornecidos pelo professor responsável pela pesquisa, devidamente assinado, e com o nome completo e número de matrícula do aluno. Para ter os pontos de pesquisa adicionados aos pontos da disciplina é necessário primeiro atingir o critério mínimo de aprovação (50 pontos).

VI - BIBLIOGRAFIA 1. Bibliografia básica

Ades, C. (1986). Entre eidilos e xenidrins: Experiência e pré-programas no comportamento humano. Em Psicologia no Ensino do 2° grau: Uma proposta emancipadora, CRP - 6ª Região (pp. 60-73). São Paulo: Edicon.

(7)

Feldman, R. S. (2015). Introdução à Psicologia (D. Bueno & S. M. M. Rosa, Trads.). Artmed. (Trabalho original publicado em 2013) (Caps. 3, 10, 12 e 14)

Hockenbury, D. H., & Hockenbury, S. E. (2001). Descobrindo a Psicologia (J. H. Keeling & E. L. Keeling, Trads.). Manole. (Trabalho original publicado em 2001) (Caps. 1, 6, 8 e 14).

Moreira, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de Análise do

Comportamento. Artmed. (Caps. 2, 3 e 4)

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano (C. F. M. P. Vercesi, D. Cattunda, J. C. B. dos Santos, & M. C. Silva, Trads.). Artmed (Trabalho original publicado em 2012) (Cap. 2)

Skinner, B. F. (1953/2000). Ciência e comportamento humano (J. C. Todorov & R. Azzi, Trads.). Martins Fontes. (Cap. 3)

2. Bibliografia complementar

Angerami-Camon, V. A. (2004). Tendências em psicologia hospitalar. Cengage

Araújo, A. C., & Neto, F. L. (2014). A nova classificação americana para os transtornos mentais - o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1, 67-82.

Araújo, C. M. M., & Almeida, S. F. C. (2014). Psicologia escolar: Construção e consolidação

da identidade profissional (4ª ed.). Alínea.

Atinkinson, R. L., Atinkinson, R. C., Smith, E. E., & Ben, B. J. (2002). Introdução à

psicologia de Hilgard. (D. Batista, Trad.). Artes Médicas. (Trabalho original publicado

em 1993)

Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2015). Psicopatologia: Uma abordagem integrada (2ª ed.). Cengage Learning.

Bock, A. M. B., Furtado, O., & Teixeira, M. L. T. (1999). Psicologias: Uma introdução ao

estudo de Psicologia. Saraiva.

Campos, R. H. F. (2007). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia (13ª ed.). Vozes.

Cavalcante, S., & Elali, G. A. (2011). Temas básicos em psicologia ambiental. Vozes.

Cole, M., & Cole, S. R. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente (4ª ed.). Artmed.

Cordioli, A. V. (1993). Psicoterapias: Abordagens atuais. Artes Médicas.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2ª ed.). Artmed.

Fadiman, J., & Frager, R. (1986). Teorias da Personalidade. Harbra.

Fávero, M. H. (2012). Psicologia do gênero: Psicobiografia, sociocultura e transformações. Editora UFPR.

Fuentes, D., Malloy-Diniz, L. F., Camargo, C. H. P., & Cosenza, R. M. (2008).

Neuropsicologia: Teoria e prática. Artmed.

Gade, C. (2010). Psicologia do consumidor e da propaganda (1ª ed.). Editora Pedagógica e Universitária.

Gerrig, R. J., & Zimbardo, P. G. (2005). A psicologia e a vida (R. C. Costa, Trad; 6a ed.). Artmed. (Trabalho original publicado em 2002)

Glassman, W. E., & Hadad, M. (2008). Psicologia: Abordagens atuais (M. F. Lopes, Trad.; 4ª ed.).

Artmed. (Trabalho original publicado em 1979)

Gleitman, H., Reisberg, D., & Gross, J. (2009). Psicologia (7ª ed.). Artmed. Holmes, D. S. (1997). Psicologia dos Transtornos Mentais. Artmed.

Jacques, M. G. C. (1998). Psicologia social contemporânea (12ª ed.). Vozes.

Jacó-Vilela, A. M., Ferreira, A. A. L., Portugal, F. T. (2015). História da Psicologia: Rumos e

percursos (3a ed.). Nau Editora.

Myers, D. (1986/1999). Introdução à Psicologia geral. LTC.

Santos, C. (2005). Abordagem centrada na pessoa: relação terapêutica e processo de mudança. Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca, 1,

18-23. https://doi.org/10.25752/psi.6071

Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2009). A história da psicologia moderna. Cengage Learning. Silva, D. M. P. (2009). Psicologia jurídica no Processo Civil Brasileiro: A interface da

(8)

psicologia com o direito nas questões de família e infância. Forense.

Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. (J. C. Todorov & R. Azzi, Trads.). Martins Fontes. (Original publicado em 1953)

Zanelli, J. C., & Bastos, A. V. B. (2004). Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. Em J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade, & A. V. B. Bastos (Eds.), Psicologia, organizações e trabalho (pp. 466-491). Artmed.

Weinberg, R. S., & Gould, D. (2008). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (C. Monteiro, Trad.). Artmed. (Trabalho original publicado em 1995)

Brasília, 17 de Agosto de 2020.

Raquel Maria de Melo Amanda Calmon-Rodegheri Mirella Mena Barreto Orlando

melo.rm@gmail.com amandacalmonnogueira@gmail.com mirella.menabarreto@gmail.com

Introdução à Psicologia (Turma “E”) - CRONOGRAMA (1/2020)

Semanas/ Data Atividade Ctitério de

avaliação

Critério de Frequência

Semana 1 17/08/2020

(Síncrona - Teams no horário da aula)

Gravada e disponibilizado o

link no Moodle

Aprentação no novo plano de ensino e retirada de dúvidas; orientações sobre o uso das plataformas Teams e Moodle

(Ambientação) - Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 1 17 a 21/08/2020 (Assíncrona - Fórum de Apresentação no Moodle)

Fórum de Apresentação - Apresentação dos alunos (e.g., Nome; Curso; período; Áreas de interesse na Psicologia)

(Ambientação com o recurso Fórum)

-

Semana 2 24/08/2020

(Síncrona - Teams no horário da aula)

Gravada e disponibilizado o

link no Moodle

Revisão do conteúdo previamente

ministrado antes da suspensão do semestre (ambientação)

Temas: A Psicologia como ciência, Métodos de investigação em Psicologia e Hereditariedade vs. Ambiente

Textos: Hockenbury e Hockenbury (2003; Cap. 1) e Ades (1986) - Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 2 24 a 28/08/202 (Questionário 1 no Moodle) Questionário 1

Temas: A Psicologia como ciência, Métodos de investigação em Psicologia e Hereditariedade vs. Ambiente Realização e desesempenho do questionário Realização do questionário

(9)

Textos: Hockenbury e Hockenbury (2003; Cap. 1) e Ades (1986) Semana 3 31/08/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Tema: Noções de causalidade Texto: Skinner (1953/2000; Cap. 3)

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 3 31/08 a 04/09/2020 (Assíncrona - Fórum de Discussão 1 no Moodle) Fórum de Discussão 1

Discussão de tema proposto pela professora

Qualidade do desesempenho na discussão Participação no Fórum Semana 4 07/09/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Tema: Psicologia do desenvolvimento Texto: Papalia e Feldman (2013; Cap. 2 - pp 54 a 70) - Participação na webconferênci a ou Visualização da aula + Resumo do texto da aula Semana 4 07 a 11/09/2020 (Atividade Escrita 1 no Moodle) Atividade Escrita 1

Tema: Psicologia do desenvolvimento Texto: Papalia e Feldman (2013; Cap. 2 - pp 54 a 70)

Desesempenh

o na atividade Realização da atividade Semana 5 14/09/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Tema: Sensação e Percepção Texto: Feldman (2015; Cap. 3)

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 5 14 a 18/09/2020 (Atividade Dirigida 1 e Questionário 2 no Moodle) Atividade Dirigida 1 Questionário 2

Tema: Sensação e Percepção Texto: Feldman (2015; Cap. 3)

Qualidade do produto das atividades Realização das atividades Semana 6 21/09/2020 (Síncrona – Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Apresentação dos seminários 1, 2 e 3

Os grupos deverão produzir e postar vídeos da apresentação antes da aula remota (12 -15 min). Durante o encontro remoto serão feitas discussões dos temas dos 3 grupos com base em questões propostas pelos outros grupos e pela professora.

Qualidade da participação e da discussão com o coletivo Participação nos seminários ou Envio de uma síntese reflexiva dos seminários (mínimo 200 e máximo 300 palavras) Semana 6 23/09/2020 (Assíncrona - Moodle)

Avaliação 1 (via Moodle): Responder

perguntas objetivas e discursivas sobre os temas estudados nas Semana de 1 a 6

Qualidade e precisão das respostas Realização da Avaliação 1 Semana 7 28/09/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle Tema: Memória

Texto: Hockenbury e Hockenbury (2003; Cap. 6) - Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 7 28/09 a 02/10/2020 (Assíncrona - Fórum de Discussão 2 no Moodle) Fórum de Discussão 2

Discussão do tema proposto pela professora

Qualidade da Discussão

Participação no Fórum Semana 8

(10)

(Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle Cap. 8) a ou Visualização da aula + Resumo do texto Semana 8 05 a 09/10/2020 (Assíncrona - Questionário 3 no Moodle) Questionário 3

Tema: Motivação e emoção

Texto: Hockenbury e Hockenbury (2003; Cap. 8) Desesempenh o no questionário Realização do questionário Semana 9 19/10/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Apresentação dos seminários 4, 5 e 6

Os grupos deverão produzir e postar vídeos da apresentação antes da aula remota (12 -15 min). Durante o encontro remoto serão feitas discussões dos temas dos 3 grupos com base em questões propostas pelos outros grupos e pela professora.

Qualidade da participação e da discussão com o coletivo Participação nos seminários ou Envio de uma síntese reflexiva dos seminários (mínimo 200 e máximo 300 palavras) Semana 9 21/10/2020 (Síncrona – Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle)

Tema: Aprendizagem Respondente Texto: Moreira e Medeiros (2007; Cap. 3) Atividade Dirigida 2 Realização e desesempenho na atividade Participação na webconferênci a ou Visualização da aula + Realiazação atividade Semana 10 26/10/2020

(Síncrona -Teams no horário da aula)

Gravada e disponibilizado o

link no Moodle

Tema: Aprendizagem Operante: Reforço e Punição

Texto: Moreira e Medeiros (2007; Caps. 3 e 4) - Participação na webconferênci a ou Visualização da aula + Resumo do texto da aula Semana 10 26 a 30/10/2020 (Assíncrona - Atividade Escrita 2 no Moodle) Atividade Escrita 2

Tema: Aprendizagem Operante: Reforço e Punição

Texto: Moreira e Medeiros (2007; Caps. 3 e 4) Desesempenh o na atividade Realização da atividade Semana 11 04/11/2020

(Síncrona -Teams no horário da aula)

Gravada e disponibilizado o

link no Moodle

Apresentação dos seminários 7, 8 e 9

Os grupos deverão produzir e postar vídeos da apresentação antes da aula remota (12 -15 min). Durante o encontro remoto serão feitas discussões dos temas dos 3 grupos com base em questões propostas pelos outros grupos e pela professora.

Qualidade da participação e da discussão com o coletivo Participação nos seminários ou Envio de uma síntese reflexiva dos seminários (mínimo 200 e máximo 300 palavras) Semana 12 09/11/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle Tema: Personalidade

Texto: Feldman (2015; Cap. 10)

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula + Resumo do texto da aula Semana 12 09 a 13/11/2020 (Assíncrona - Fórum de Fórum de Discussão 3

Discussão do tema proposto pela professora

Qalidade da Discussão

Participação no Fórum

(11)

Discussão 3 no Moodle) Semana 13 16/11/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle)

Psicologia Social (Mirella) Texto: Feldman (2015; Cap. 14)

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 13 16 a 20/11/2020 (Assíncrona - Atividade Escrita 3 e Questionário 4 no Moodle) Atividade Escrita 3 Questionário 4

Tema: Psicologia Social (Mirella) Texto: Feldman (2015; Cap. 14)

Desesempenh o nas atividades Realização das atividades Semana 14 23/11/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle) Apresentação do Seminário 10

Os grupos deverão produzir e postar vídeos da apresentação antes da aula remota (12 -15 min). Durante o encontro remoto serão feitas discussões dos temas dos 3 grupos com base em questões propostas pelos outros grupos e pela professora. Qualidade da participação e da discussão com o coletivo Participação nos seminários ou Envio de uma síntese reflexiva dos seminários (mínimo 200 e máximo 300 palavras) Semana 14 23 a 25/11/2020 (Assíncrona - Atividade Dirigida 3 no Moodle)

Atividade Dirigida 3 Desesempenh

o na atividade Realização da Atividade Semana 15 30/11/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle) Tema: Psicopatologia

Texto: Feldman (2015; Cap. 12)

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula + Resumo do texto da aula Semana 15 30/11 a 04/12/2020 (Assíncrona - Fórum de Discussão 4 no Moodle)

Fórum de Discussão Semana 4

Discussão do tema proposto pela professora

Qualidade da discussão Participação no Fórum Semana 16 07/12/2020 (Síncrona - Teams no horário da aula) Gravada e disponibilizado o link no Moodle

Tema: Psicologia Clínica Apresentação de Estudo de Caso

- Participação na webconferênci a ou Visualização da aula Semana 16 07 a 11/12/2020 (Assíncrona - Questionário 5 no Moodle) Questionário 5

Tema: Psicopatologia e Psicologia Clínica

Desesempenh o no questionário Realização do questionário Semana 17 14/12/2019 (Assíncrona - Moodle)

Avaliação 2 (via Moodle): Responder

perguntas objetivas e discursivas sobre os temas estudados nas Semana de 8 a 13

Realização e desesempenho na Avaliação 2 Realização da Avaliação 2 Semana 17 16/12/2019 (Assíncrona - Moodle)

Avaliação de Reposição Responder perguntas objetivas e discursivas sobre os temas estudados nas Semana de 1 a 13

- Semana 17

18/12/2019 (Assíncrona - Moodle)

(12)

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Os profissionais da medicina do trabalho que preenchem a ficha de aptidão do trabalhador, ao assinalarem se o trabalhador se encontra apto, apto condicionalmente

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated