• Nenhum resultado encontrado

PLANTAS NATIVAS DO BIOMA CAATINGA PRODUZIDAS COM ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANTAS NATIVAS DO BIOMA CAATINGA PRODUZIDAS COM ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANTAS NATIVAS DO BIOMA CAATINGA PRODUZIDAS COM

ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO

Joelma Sales dos Santos

Eng. Agrícola, mestranda em Irrigação e Drenagem pela UAEA/UFCG, bolsista da CAPES S. S. de Lagoa de Roça-PB, 58119-000, tel: (083) 8822-5739, e-mail: joelma_salles@yahoo.com.br

Beranger Arnaldo de Araújo

Eng. Agronômo, mestre em Irrigação e Drenagem pela UAEA/UFCG. João Pessoa-PB tel: (083) 9122-2288, e-mail: beranger@gmail.com.br

Vera Lúcia Antunes de Lima Profa. Doutora da UAEA/UFCG.

Campina Grande-PB, 58100, tel: (083) 33101349, e-mail:antuneslima@gmail.com.br José Dantas Neto

Prof. Doutor da UAEA/UFCG.

Campina Grande-PB, 58100, tel: (083) 33101349, e-mail:antuneslima@gmail.com.br

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo comparar o uso do efluente tratado do esgotamento sanitário doméstico de Campina Grande-PB com o uso de água do abastecimento, na produção de mudas de Ipê Roxo, Tabebuia impetiginosa Mart e Angico Preto, Anadenanthera macrocarpa (benth.) Brenan, espécies florestais do Bioma Caatinga. As variáveis avaliadas quinzenalmente foram diâmetro do colo e altura da muda durante 105 dias. Observou-se que as mudas de pau d' árco roxo irrigadas com a água residuária tiveram desenvolvimento superior ao tratamento com água do abastecimento, entretanto, o mesmo não se verificou com as mudas de angico preto. Os resultados mostraram que a água residuária de origem de esgotamento sanitário doméstico pode ser utilizada em viveiros para produção de mudas florestais de pau d arco roxo, pois todas as plantas se mostraram vigorosas e com bom desenvolvimento e que não se recomenda essa prática para produção de mudas de Angico preto.

Palavras-chave: Água residuária, Ipê Roxo e Angico Preto.

PLANTS NATIVE OF BIOMA CAATINGA PRODUCED WITH TREATED DOMESTIC SEWER

ABSTRACT

The present work has as objective compare reuses of the originary residuary water of the domestic sanitary of Campina Grande-PB with the use of the treated water, in the seedling production of Ipê Roxo, Tabebuia impetiginosa Mart and Angico Preto, Anadenanthera macrocarpa (benth.) Brenan, representative forest species of the Bioma Caatinga. The evaluated variables biweekly were height and diameter of the collect seedlings, and to the end of 105 days. It was observed that development of the Ipê Roxo seedling watered with the residuary water was superior to the treatment with treated water, however the same was not verified with the seedlings of angico preto. The results had shown

(2)

that the residuary water of domestic sanitary can be used in fisheries for production of the forest seedlings of the studied species, therefore all the plants had shown vigorous, with good development and that does not recommend this practical for production of angico preto.

Key words: Wastewater, Ipê Roxo and Angico Preto.

INTRODUÇÃO

O crescente aumento das grandes cidades e o consequente crescimento industrial têm gerado cada vez mais resíduos orgânicos, principalmente lodo de esgoto, lixo urbano e resíduos industriais. A utilização destes resíduos como fonte de nutrientes para as plantas e condicionadores dos solos constitui-se em uma alternativa viável na preservação da qualidade ambiental (ARAÚJO, 1995). O uso dessas águas na agricultura possibilita o aumento de água de qualidade para outra atividades mais nobres.

A necessidade de se implementar um programa de recomposição da cobertura vegetal das área afetadas pela desertificação no Brasil, sobretudo em áreas de domínio do Bioma Caatinga, remete ao aumento no consumo de água para produção de mudas florestais. Como se tem uma situação de escassez hídrica na região semi-árida brasileira, onde o consumo humano é prioritário sobre todas as demandas, cria-se um problema cuja causa leva a um agravamento constante dos efeitos da degradação ambiental. Assim sendo, buscou-se no reuso de água uma alternativa viável para sanar, na origem, o problema de recuperação de áreas degradadas através da restauração dos ecossistemas florestais com a utilização de efluente de esgotamento sanitário tratado para produção de mudas.

A composição química do lodo de esgoto varia em função do local de origem, ou seja, se de uma área tipicamente residencial ou tipicamente industrial, da época do ano e do nível social da comunidade (Melo et al., 2001). A Água residuária domestica proveniente do tratamento de esgotos predominantemente domésticos tende a apresentar baixos teores de metais pesados como Cd, Cu, Mo, Ni, Zn, Pb, Se, Cr e Hg.

Cromer (1980), relata que a atividade florestal, por suas peculiaridades, apresenta-se como uma alternativa promissora, principalmente por não envolver produção de alimentos para consumo humano e nem riscos à saúde. Além disto, por ser realizada em larga escala tem a potencialidade de consumir um grande volume de efluentes, que é disponível a qualquer epóca do ano. No Brasil as pesiquisas com lodo de esgoto ou biossólido ainda são poucas mais já apresentam alguns resultados promissores, seja na fase de produção de mudas de espécies florestais (Morais et al., 1997) ou de implantação no reflorestamento (GONÇALVES et al., 2000; POGGIANI et al., 2000).

Neste contexto buscou-se com essa pesquisa analisar os efeitos da utilização de água residuária tratada na produção de mudas das espécies florestais da caatinga Angico Preto, Anadenanthera macrocarpa (benth.) Brenan e Ipê Roxo, Tabebuia impetiginosa Mart para isso foi analisado o desenvolvimento das mudas em viveiro durante 105 dias após a emergência.

MATERIAL E MÉTODOS LOCALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO

O experimento foi realizado, em viveiro, em uma área pertencente à CAGEPA – Companhia de Água e Esgoto da Paraíba onde está localizada a Estação de Tratamento de Esgoto da Catingueira, coordenadas geográficas 07° 16' 57'' S, 35° 55' 43'' WG, no município de Campina Grande - PB.

COSTRUÇÃO DO VIVEIRO

(3)

estrutura de tubos de PVC soldável com diâmetro de 32 mm e cobertura semicircular com 2,10 m de altura, feita com tela (sombrite) que permitisse a passagem de 50 % da luminosidade. As extremidades destes tubos, com 6 m de comprimento, foram introduzidas no interior de tocos de tubos de PVC com 50 mm de diâmetro e 60 cm de comprimento, enterrados em pontos

determinados. Estes, em número de dez, ficaram dispostos em duas fileiras espaçadas de 3 m e com 2 m entre tocos na fileira (Figuras 1 e 2). O piso do viveiro foi coberto com uma camada de areia grossa com 10 cm de espessura sobre a qual foram colocadas bancadas, confeccionadas com cantoneiras de ferro com 80 cm de altura por 50 cm de largura.

Figura 1 - Vista da geral do viveiro Figura 2 - Vista do interior do viveiro ESPÉCIES UTILIZADAS

Para o experimento, foram utilizadas mudas florestais de espécies do Bioma Caatinga: Aroeira do Sertão Myracrodruon urundeuva Allemão – árvore secundária tardia encontrada em vários Biomas do Brasil, porém, com maior freqüência no nordeste brasileiro.

Mororó Bauhinia forficata Linn - árvore de porte pequeno, atingindo no máximo 5 m de altura, sendo também conhecida como pata de vaca pela semelhança de suas folhas com as unhas de bovinos.

SUBSTRATO

Utilizou-se como substrato apenas o solo coletado no próprio local onde foi construído o viveiro, o material recebeu como tratamento apenas o destorroamento e retirada de pedregulhos. Apresentando pH de 7,1, o substrato recebeu classificação textural franco-argilo-arenoso, com as seguintes características físicas, de acordo com análise realizada no Laboratório de Salinidade da Universidade Federal de Campina Grande-PB: 61,84% de areia, 16,17% de silte e 21,99% de argila. SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Na irrigação das mudas utilizou-se dois sistemas localizados do tipo microaspersão, com emissores operando com uma vazão de 35 l h-1 a uma pressão de 20 m.c.a, sendo um para água de abastecimento e outro para água residuária. Em cada sistema utilizou-se uma eletrobomba de 0,5 cv. Para suprir estas bombas, instalou-se duas caixas d’água de fibra de vidro com capacidade de 3.000 L, para água do abastecimento urbano e duas com capacidade de 5.000 L para água residuária, abastecidas diretamente da lagoa de polimento da ETE de Catingueira, Campina Grande-PB, através de uma eletrobomba de 3 cv, passando por cabeçal de controle composto de um filtro de areia com capacidade para filtrar até 10 m³ h-1 e um filtro de disco 120 mesh. Foram utilizados ainda, dois filtros de tela de 120 mesh, um em cada bomba que alimentava cada um dos sistemas.

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E VARIÁVEIS AVALIADAS

As mudas utilizadas no experimento receberam dois tratamento que consistiram em dois tipos de qualidade de águas de irrigação das mudas sendo 1) água do abastecimento e; 2) efluente de esgoto da ETE de Catingueira, município de Campina Grande - PB. Logo após a germinação das sementes, as unidades experimentais foram distribuídas num delineamento inteiramente casualizado. Durante o experimento determinaram-se as medidas das dimensões lineares das mudas florestais a cada 15 dias durante 105 dias, contados a partir da germinação de 50% mais uma

(4)

unidade experimental. As variáveis lineares medidas foram altura da planta e diâmetro do colo, com o uso de régua graduada e paquímetro, respectivamente. .

RESULTADOS E DISCUSSÃO

ANÁLISE DAS ÁGUAS QUANTO A PRESENÇA DE METAIS PESADOS

Na água de abastecimento não foi encontrada teores de metais pesados. Análise da água residuária para a determinação de micronutrientes e metais pesados, no Laboratório de Análise de Tecido de Planta do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba no Município de Areia-PB. Os parâmetros encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1 – Resultado da análise de micronutrientes e metais pesados da água residuária

Elementos Resultados Sódio (mgL-1) 9.179,38 Boro (mgL-1) 1,54 Cobre (mgL-1) 0,022 Ferro (mgL-1) < 0,001 Manganês (mgL-1) 0,090 Zinco (mgL-1) < 0,06 Chumbo (mgL-1) 0,78 Níquel (mgL-1 0,05 Cádmio (mgL-1) < 0,1

ANÁLISE DA QUANTIDADE DE METAIS PESADOS CONTIDOS NO SUBSTRATO E NOS TECIDOS VEGETAIS

Embora não tenham sido identificado nenhum tipo de metal pessado no solo utilizado como substrato, antes de submetido aos tratamentos, eles foram identificados na análise realizada após a pesquisa, tanto no material que foi irrigado com água do abastecimento como no outro tratamento com água residuária (Tabela 2).

Tabela 2 – Resultado das análises do substrato antes e após o experimento por espécie florestal

Elementos

Antes do experimento

Após o experimento

Angico Ipê Roxo

AA AR AA AR P (mg/dm³) 87,62 24,82 32,15 23,45 25,60 K+ (mg/dm³) 41,05 106,62 123,26 106,22 103,12 Na+ (cmol c/dm³) 6,72 0,20 0,53 0,05 0,06 H+ Al+3 (cmolc/dm³) 0,0 0,00 0,00 0,00 0,17 Al+3 (cmolc/dm³) 0,0 0,00 0,00 0,00 0,00 Ca+2 (cmol c/dm³) 3,45 2,65 2,45 2,25 2,75 Mg+2 (cmolc/dm³) 2,25 1,00 0,90 0,85 1,15 B (mg/dm³) 0,40 11,02 1,31 1,31 1,02

(5)

Cu (mg/kg) 5,40 5,69 6,20 3,90 5,38 Fe (mg/kg) 75,21 84,53 74,68 128,11 85,23 Zn (mg/kg) 2,15 7,72 13,49 4,33 18,99 Mn (mg/kg) 75,61 71,53 64,32 10,74 70,27 Pb (mg/kg) 0,0 0,55 1,40 1,30 0,0 Ni (mg/dm³) 0,0 0,15 0,15 0,20 0,25 Cd (mg/dm³) 0,0 0,10 0,05 0,05 0,15 M O (g/kg) 5,87 5,33 4,62 3,45 4,39 pH 7,10 88,60 8,70 8,30 0,0 AA – água de abastecimento AR – água residuária MO – matéria orgânica

Constatou-se a presença de chumbo no substrato usado nas mudas florestais de angico e ipê roxo irrigadas com água do abastecimento, assim como no substrato usado para produzir as mudas de angico. Foram identificados teores de níquel e cádmio no substrato dos dois tratamentos e em todas as mudas florestais. Após 105 dias a partir da germinação, tempo estabelecido para a pesquisa, os tecidos vegetais (raízes e parte aérea) das mudas foram analisados para detectar-se a presença dos metais pesados: chumbo, níquel e cádmio, Tabela 3.

Tabela 3 - Metais pesados contidos nos tecidos vegetais das mudas pesquisadas Espécies Florestais Tratamentos Metais Pesados (mg/Kg)

Chumbo Níquel Cádmio

Angico AA 28,80 6,60 5,40 AR 19,20 3,00 3,00 Ipê Roxo AA < 0,05 4,20 4,20 AR 6,00 4,20 0,60 AA – água de abastecimento AR – água residuária

Verifica-se na Tabela 3 que as mudas de angico irrigadas com água do abastecimento apresentam maiores valores acumulados de chumbo, níquel e cádmio do que as mudas irrigadas com água residuária. Já as mudas de ipê roxo irrigadas da mesma forma apresentaram maior teor do elemento chumbo em seus tecidos vegetais do que quando irrigadas com água do abastecimento. Destacaram-se, pelo porte e pela quantidade e estrutura radicular, as mudas florestais de ipê roxo, irrigadas com água residuária sobre as mudas da mesma espécie, submetidas ao tratamento com água do abastecimento o que não aconteceu com as mudas de angico.

ANÁLISE DA ALTURA TOTAL E DO DIÂMETRO DE COLETO

Verificou-se que ocorreu diferença significativa na altura das plantas, com relação à fonte de variação água. Todas as espécies responderam significativamente à fonte de variação idade das plantas e observa-se que o desenvolvimento das mudas foi afetado pela qualidade da água de irrigação aplicada. Isso pode ser observa-se, na figura 3, que as mudas do angico, submetidas aos dois tratamentos, tiveram aproximadamente a mesma altura aos 15 dias; e, a partir dessa idade, as mudas irrigadas com água do abastecimento tiveram um desenvolvimento maior e crescente. A presença elevada de íons na água residuária utilizada na irrigação talvez seja uma das causas que possa justificar esse fato, considerando que a condutividade elétrica do efluente de origem de esgotamento doméstico, é bem superior à da água do abastecimento.

(6)

Figura 3 - Crescimento das mudas de angico (Anadenanthera macrocarpa) submetidas aos dois tratamentos.

CRESCIMENTO INICIAL DO ANGICO (Anadenanthera macrocarpa) A = 0,0592 I + 5,6257 R2 = 0,976 A = 0,0249 I + 5,3743 R2 = 0,971 0 5 10 15 20 25 30 35 40 15 30 45 60 75 90 105

IDADE DAS MUDAS (dias)

A LT U R A D A P LA N TA . (c m )

Água do abastecimento Água residuária

Percebe-se na figura 4 que as mudas de ipê roxo irrigadas com efluente de origem do esgotamento doméstico tratado na ETE de Catingueira, Campina Grande-PB, tiveram um crescimento inicial um pouco inferior às mudas irrigadas com água do abastecimento e, a partir dos 30 dias de idade, tiveram desenvolvimento superior e crescente, apresentando um comportamento semelhante ao verificado nas mudas florestais de aroeira.

Figura 4 - Tendência do crescimento das mudas de ipê roxo (Tabebuia impetiginosa) submetidas aos dois tratamentos.

CRESCIMENTO INICIAL DO IPÊ ROXO (Tabebuia impetiginosa) A = 0,0938 I + 4,1971 R2 = 0,948 A = 0,2422 I - 0,4486 R2 = 0,967 0 5 10 15 20 25 30 35 40 15 30 45 60 75 90 105

IDADE DAS MUDAS (dias)

A LT U R A D A P LA N TA . (c m )

Água do abastecimento Água residuária

Para a variável diâmetro do colo das plantas constata-se que ocorreu diferença significativa com relação à fonte de variação água, assim como responderam significativamente à fonte de variação idade das plantas. Pode-se verificar na figura 5, que as mudas de ipê roxo irrigadas com efluente de origem do esgotamento doméstico tratado na ETE de Catingueira, Campina Grande-PB, tiveram um crescimento semelhante às mudas irrigadas com água do abastecimento e, a partir dos 30 dias de idade, tiveram desenvolvimento superior e crescente. Esse fato coincide com o ocorrido no desenvolvimento da altura dessas mudas (figura 4).

(7)

Figura 5 - Tendência do desenvolvimento do diâmetro do colo das mudas de ipê roxo (Tabebuia impetiginosa) submetidas aos dois tratamentos.

CRESCIMENTO INICIAL DO IPÊ ROXO

(Tabebuia impetiginosa) D = 0,0505 I + 1,3171 R2 = 0,999 D = 0,0996 I - 0,094 R2 = 0,959 0 3 6 9 12 15 15 30 45 60 75 90 105

IDADE DAS MUDAS (DIAS)

D M ET R O D O C O LO (m m )

Água do abastecimento Água residuária

Observa-se, na figura 6 que as mudas do angico, submetidas aos dois tratamentos, tiveram aproximadamente o mesmo diâmetro aos 15 dias, mas, a partir dessa idade as mudas irrigadas com água do abastecimento tiveram um desenvolvimento ligeiramente maior e crescente.

Figura 6 - Tendência do desenvolvimento do diâmetro do colo das mudas de angico (Anadenanthera macrocarpa) submetidas aos dois tratamentos.

CRESCIMENTO INICIAL DO ANGICO

(Anadenanthera macrocarpa) D = 0,0065 I + 1,28 R2 = 0,947 D = 0,0026 I + 1,2029 R2 = 0,851 0 3 6 9 12 15 15 30 45 60 75 90 105

IDADE DAS MUDAS (DIAS)

D M ET R O D O C O LO (m m )

Água do abastecimento Água residuária CONCLUSÕES

O uso de águas residuárias de origem doméstica surje como uma alternativa para evitar a poluição dos corpos d’água, além de ser uma fonte economicamnete viável para a utilização na irrigação de viveiros de produção de mudas florestais dando um uso nobre as águas servidas. As mudas de ipê roxo irrigadas com água residuária apresentaram uma boa estrutura radicular do ponto de vista quantitativo e qualitativo, o que é uma característica desejável, sem necessidade de utilização de fertilizantes químicos no substrato. Ja as mudas de angico irrigadas com água de

(8)

esgoto tratado, apesar do bom desenvolvimento do sistema radicular e de absorverem e metabolizarem bem os elementos traço - chumbo, níquel e cádmio -, apresentaram queda de algumas folhas após amarelarem, com aparência de toxicidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CROMER, R. N. Irrigation of radiata pine with wastewater: A review of the potential for tree growth and water renovation. Aust. For., v. 43, p. 87-100, 1980.

MORAIS, S. M. J. et al. Uso do lodo de esgoto da Corsan - Santa Maria (RS), comparado com outros substratos orgânicos. Sanare, v. 6, p. 44-49, 1997.

GONÇALVES, J. L. M. et al. Produção de mudas de espécies nativas: substrato, nutrição, sombreamento e fertilização. In: GONÇALVES, J. L. M.; BENEDETTI, V. (Eds.) Nutrição e fertilização florestal. Piracicaba: IPEF, 2000b. p. 80-102.

POGGIANI, F.; GUEDES, M. C.; BERNADETTI, V. Aplicação de biossólido em plantações florestais: I. Reflexo no ciclo dos nutrientes. In: BETTIOL, N.; CAMARGO, O. A. (Eds.). Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto. Jaguariuna: EMBRAPA MEIO AMBIENTE, 2000. p. 163-178.

ARAÚJO FILHO, J.A. de; CARVALHO, F.C. de. Desenvolvimento Sustentado da Caatinga. Anais XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Viçosa, p. 11. 1995.

MELO, W.J., MELO, V.P., MELO, G.M.P. Grain production and lead content in sorghum plants cropped in a soil contaminated with lead. 6th INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE BIOGEOCHEMISTRY OF TRACE ELEMENTS. Guelph, Ontario, Canadá. In: Proceedings (p. 424) e CD Rom

Referências

Documentos relacionados

Apesar de a área ocupada (76,22%) por pastagens no município ser expressiva, de acordo com os dados do Censo Agropecuário de 1995/6, as lavouras ocupavam 20,56% da área

A mesma portaria define as ERPI como “estabelecimentos para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de

233 público coletivo está permanentemente num impasse, que pode ser o tarifário ligado à relação entre custo e receita ou o operacional decorrente das condições de trafegabilidade;

* Professor do Departamento de Sociologia da UNESP - Campus de Araraquara.. com a formação do grande Império Britânico, onde, como diziam orgulhosamente os ingleses da época da

Los porcentajes del market share durante 2012 se ubicaron en los núme- ros habituales que se vienen dando desde hace años: entre el 2% en Perú y Uruguay y el 13% en Chile

Considerando que a preservação da qualidade desse recurso é fundamental para saúde da população, o presente estudo buscou avaliar o conhecimento da população

“Sempre pensei que a comunidade portuguesa na Suíça precisava de um meio de comunicação para informar melhor todos os emigrantes. Já que muita gente se queixa