• Nenhum resultado encontrado

Notícias da Quinta do Outeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias da Quinta do Outeiro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dia Mundial do Mar 2

Dia Mundial da Alfebatização 3

Dia Internacional da Paz 4

Dia Mundial do Turismo 5

7ª Edição

03 de Outubro de 2014

Notícias da Quinta do Outeiro

Editorial

Apresentamos a sétima edição das Notícias da “Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda”, que estará disponível em formato digital e manuscrito para todos os utentes.

Nesta edição, teremos em destaque o Dia Internacional da Paz, assim como também poderá conhecer as principais tarefas, atividades e eventos realizados no nosso Lar com a participação ativa dos utentes.

Destaques nesta edição

Conheça a participação dos utentes no Dia Internacional

da Paz na página 4.

(2)

Dia Mundial do Mar - 1 de setembro

No Dia Mundial do Mar foram evidenciados no nosso lar os seus benefícios para a saúde humana. De facto, o mar tem efeitos benéficos ao nível físico e psicológico do ser humano, ajudando a relaxar, a uma melhor circulação sanguínea e à regeneração da pele visto comportar sais minerais importantes para o nosso corpo.

O mar é considerado uma fonte inesgotável de recursos e de vida, por isso, os nossos idosos assinalaram o tema através da criação de uma tartaruga, por ser um animal marinho e ainda por simbolizar o conhecimento, concentração e sabedoria. A tartaruga quando se recolhe para dentro da carapaça, volta ao seu estado primitivo, isolando os sentidos dos objetos do seu mundo, alcançando assim concentração e conhecimentos sólidos.

Os nossos utentes realizaram esta atividade em diversas fases, iniciando a mesma com os moldes da tartaruga e com o corte do material EVA. Posteriormente, utilizaram material reciclado de caixas de ovos para fazer as carapaças das tartarugas, as quais pintaram e decoraram a seu gosto. E eis o resultado final:

(3)

Dia Internacional da Alfabetização – 8 de setembro

O Dia Internacional da Alfabetização comemora-se a 8 de setembro desde 1967, data declarada pela ONU e pela UNESCO, que teve como objetivo consciencializar a comunidade internacional para a necessidade de um compromisso mundial ao nível do desenvolvimento da educação. Atualmente, ainda existem milhões de adultos que não sabem ler nem escrever e com o desenvolvimento económico e o progresso social, a liberdade dos seres humanos depende do estabelecimento de um nível básico de alfabetização em todos os países do mundo. Paulo Freire refere que : "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento". O nosso Lar comemorou o Dia Internacional da Alfabetização através da realização de uma atividade que consistia em ligar pontos através do abecedário e números.

(4)

Dia Internacional da Paz – 21 de setembro

O Dia Internacional da Paz foi declarado pela primeira vez a 21 de setembro de 1981 pela ONU. Neste dia é celebrado o dia do cessar-fogo e da não-violência em todo o mundo.

Todos os anos é essencial a comemoração desta data, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de haver paz no mundo e para promoverem ações que tenham em vista terminar com os conflitos entre os povos e a consagração da paz mundial.

O nosso lar assinalou esta data com a decoração de quadro com o símbolo da paz “uma pomba”. Este quadro foi pintado previamente com uma pomba e depois preenchido o seu interior com feijões brancos e pretos. No final, a moldura do quadro foi pintada de vermelho.

Como se pode constatar nas imagens, este trabalho contou com a participação ativa dos nossos utentes, que ficaram bastante contentes com o resultado final:

(5)

Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro

O Dia Mundial do Turismo comemora-se a 27 de setembro de cada ano. Esta data teve origem em 1980, após decisão da Organização Mundial do Turismo.

O Turismo é uma área bastante importante em Portugal e no mundo, visto assumir-se como um setor essencial para o crescimento e desenvolvimento económico dos países. O Turismo é, também, um veículo de divulgação e promoção da cultura, língua, gastronomia de um povo, de uma região e/ou de um país.

Por todos estes motivos, no Dia Mundial do Turismo, os nossos utentes, realizaram um roteiro turístico e gastronómico da cidade da Figueira da Foz.

Esta atividade foi muito interessante para os nossos utentes, porque através das fotografias, que cortaram e colaram, sobre a cultura, hotelaria e gastronomia puderam “visitar” e relembrar momentos passados nos monumentos, hotéis, gastronomia e parques da cidade da Figueira da Foz.

(6)

Aniversário do mês

4 de setembro – Noémia Marques

Parabéns à nossa utente deste mês, que a vida lhes reserve muitas felicidades e momentos cheios de alegria e que conte muitos mais anos!

(7)

Informação Institucional

Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda

Rua do Calvário, 41 – Outeiro • 3090-494 PAIÃO – FIGUEIRA DA FOZ

T +351 233 941 716 • F+351 233 941 784 • quinta.do.outeiro@sapo.pt

www.quintadoouteiro-lar.pt

Facebook: www.facebook.com/LarQuintadoOuteiro

Referências

Documentos relacionados

Os pacientes que desenvolveram hipocalemia durante o uso de diuréticos apresentaram um aumento dos níveis glicêmicos que não se acompanharam de alterações significantes nos

Os sujeitos pesquisados fazem parte do grupo de professores que atuam no curso de Pós Graduação, a nível de Mestrado, na ESEF/UFPel, totalizando dezessete docentes com doutorado

Nº Ações Responsável C/H Período(s) Horário Vagas Participantes Local1. 1ª Encontro do Ciclo de Palestras aos Pais “Higiene

VI.I – Professor do Programa de Português (Ensino Fundamental – Anos Iniciais):  Formação completa em nível médio no curso Magistério ou Licenciatura em Pedagogia; 

Sessão de Comunicação Oral – Eixo temático: Docência e tecnologias para a educação Data da apresentação: 11/12/2018.. Autor (es) E-mails Trabalho Horário

Em relação  ao formato dos três programas analisados, observa‐se que envolvem  processos  diferenciados.  O  PAPIC  conta  com  uma  equipe 

Sociedade Estamental 1º Estado: Clero 2º Estado: Nobreza 3º Estado: Burguesia, Sans Cullots, camponeses, etc.. Classes privilegiadas (não

Na presente pesquisa, de natureza quantitativa, foi aplicada a Escala de Confiança Interpessoal para adultos (adaptação portuguesa de Vale-Dias e Franco-Borges, 2014, da