• Nenhum resultado encontrado

EDUCANDO PARA SEMPRE 1º SIMULADO - 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. 45 Questões 04 de maio - quarta-feira 2º A. História - Ciências Artes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCANDO PARA SEMPRE 1º SIMULADO - 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. 45 Questões 04 de maio - quarta-feira 2º A. História - Ciências Artes."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDUCANDO PARA SEMPRE

1º SIMULADO - 6º ANO - 2016

ENSINO FUNDAMENTAL

45 Questões

04 de maio - quarta-feira

História - Ciências

Artes

Nome:____________________________________________________

Turma:___________Unidade: _________________________________

DI

A

(2)

CENTRO EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 1º TRI

1. O aluno só poderá sair para beber água ou ir ao banheiro após 40 minutos do início da prova. 2. O aluno não poderá levar a prova para casa.

3. O preenchimento do gabarito deve ser feito somente com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE CANETINHAS DE COLORIR, COM PONTAS MACIAS (POROSAS).

4. O espaço retangular destinado à marcação deve ser totalmente preenchido, conforme esquema abaixo. 5. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

6. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e borracha. Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo de material entre alunos.

7. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida, caso o mesmo venha a ser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, colocá-lo na base do quadro durante a prova. 8. O gabarito estará disponível no site da escola no dia seguinte à aplicação da prova.

9. O prazo máximo para conferir qualquer dúvida sobre o gabarito da prova se encerra 24 horas após a aplicação da prova.

10. O aluno poderá ser liberado após uma hora de prova.

FORMA

ERRADA

DE

PREENCHIMENTO

FORMA

CORRETA

DE

PREENCHIMENTO

É

PROIBIDO

COLOCAR QUALQUER TIPO

DE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

(3)

1. O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento

a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.

b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.

c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.

d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.

e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: o islamismo se baseia no monoteísmo, ou seja, a crença em um único deus.

2. A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do c alendário

islâmico, corresponde

a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.

b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.

d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. e) ao grande incêndio da Caaba, em Meca, em 615.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: A hégira marca o inicio do calendário mulçumano e foi a fuga de Maomé de Meca para Yagreb.

3. As invasões e a dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram

transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes na região relacionaram-se a

a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.

b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.

c) difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações.

d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas.

e) contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e na astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: o domínio árabe na península ibérica permitiu aos povos da região um apliação de

conhecimentos em áreas como matemática e astrologia.

4. Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino

Franco foi o mais importante, porque

a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos. b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas. c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural. d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu

controlar o poder dos nobres sobre os servos.

e) os Reis Francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que serviria de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Os francos se converteram ao cristianismo e combateram a expansão árabe na Europa.

5. "Quando Pepino, o Breve arriscou a usurpação que tantos outros tinham executado nos reinos vizinhos,

quis purificá-la pela mais inatacável consagração. Primeiro, levou o papa a declarar que o título real devia caber a quem detivesse o verdadeiro poder. Depois, eleito rei pela assembleia dos grandes, fez-se ungir por S. Bonifácio, o mais ilustre dos missionários, na presença dos bispos franceses."

Robert Lopez - O NACIONAL DA EUROPA

Pepino, o Breve tornou-se, assim, o primeiro rei da dinastia a) Merovíngia. b) Carolíngia. c) Capetíngia. d) Valois. e) Bourbon. GABARITO: B

(4)

6. Esse mapa se refere à

a) centralização política, na fase inicial da Idade Moderna. b) divisão do Império Romano, no final da Idade Antiga. c) formação dos Estados Nacionais, no século XV. d) Europa ocidental, na Idade Antiga.

e) organização dos reinos francos, na Idade Média Ocidental.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: o tratado de Verdun estabeleceu a divisão do reino franco entre os herdeiros de Carlos Magno.

7. Observe os seguintes textos:

I. "[...] nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo [...]"

Texto de um cronista do século XII.

II. "Se ele tiver ganso ou galinha gorda Bolo de farinha de trigo em seu armário, tudo isso terá de ser do senhor"

Trecho de uma canção popular. Apud Huberman, Leo – História da riqueza do homem.

Os trechos anteriores relatam a realidade de um dos setores sociais típicos do feudalismo – o servo. A partir da análise dos trechos anteriores e quanto à organização social do feudalismo, é correto afirmar que

a) a sociedade feudal era pautada por relações sociais e econômicas monetárias, tendo o comércio como a ocupação mais comum entre os servos.

b) o modo de produção feudal, que se desenvolve e atinge seu apogeu na Alta Idade Média, é caracterizado essencialmente pela existência das relações servis de produção.

c) os trechos anteriores deixam claros os privilégios sociais e as boas condições econômicas às quais eram submetidos os servos.

d) nobres e servos compunham a elite econômica do feudalismo e eram isentos do pagamento de impostos. e) a função social dos nobres era a de rezar, enquanto a dos servos era a de guerrear e proteger o feudo

diante de quaisquer ameaças externas.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: No feudalismo a mão de obra se caracterizava pelas relações servis de produção.

8. Considerada por muitos como a “Idade das Trevas”, a Idade Média foi arcada por uma intensa

transformação cultural, pois aos poucos o apodrecimento da herança cultural do Império Romano foi abrindo espaço para o surgimento de um outro tipo de cultura, baseada no poder crescente da Igreja Católica. Com relação à cultura Medieval, é correto afirmar que

a) a proliferação das universidades retardou o fortalecimento do Renascimento Cultural Europeu, visto que estas seguiam fielmente os desígnios do Papa e do Catolicismo.

b) durante a Alta Idade Média, a Igreja perdeu o controle sobre a educação e do ensino através das escolas religiosas.

c) os mosteiros funcionaram como depositários da cultura e os monges atuavam, em grande parte, como copiadores de manuscritos antigos.

d) na Baixa Idade Média, a filosofia nunca tentou buscar a harmonia entre a razão e a fé, afirmando que o progresso dependia somente do esforço do homem.

e) somente as pessoas nobres frequentavam as Universidades, já que não existiam bolsas de estudos naquela época.

GABARITO: C

(5)

9. Observe a charge abaixo:

Qual das alternativas abaixo aponta apenas os principais impostos e taxas que os servos deviam aos senhores feudais na Idade Média?

a) Corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção) e banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

b) Dízimo (10% da produção), imposto sobre o uso de armas dos cavaleiros e imposto e taxa pela circulação e uso de moedas.

c) Imposto sobre a venda e compra de todas as mercadorias, imposto sobre os animais abatidos, imposto sobre o nascimento de filhos.

d) Dízimo (10% da produção), corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal) e imposto sobre uso da água e esgoto.

e) Pedágio (imposto sobre veículo automotivo), corvéia (pago por servos maiores de 60 anos) e banalidade ( trabalho de 5 a 7 dias na semana nas terras dos servos).

GABARITO: A

COMENTÁRIO: A corveia, a talha e a banalidade eram tributos aos quais os servos estavam submetidos

durante o feudalismo (comentário da questão já modificada)

10. Georges Duby, com sua obra “As três ordens” (que se tornou uma referência e hoje é muito citada nos

livros didáticos) procurou resumir a forma como estava dividida a sociedade feudal, em a) ricos e pobres.

b) os da cidade, os do campo e os estrangeiros. c) aristocratas, burgueses e operários.

d) bons e maus.

e) os que rezam, os que guerreiam e os que trabalham.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: A sociedade feudal era dividida em clero, nobreza e servos.

11. Assinale a alternativa correta sobre o Feudalismo:

a) As principais características são: o retorno ao campo e o abandono do comércio como principal atividade econômica; a concentração de terras, ou o predomínio de grandes propriedades; e o predomínio do trabalho servil.

b) A estrutura política fundamentava-se na relação de suserania e vassalagem, caracterizada pela dependência e pelo compromisso de fidelidade firmado entre dois senhores.

c) A economia feudal baseava-se na atividade agrícola e a terra era o principal fator de riqueza.

d) Os servos realizavam o trabalho que sustentava a estrutura feudal e estavam presos à terra em que viviam. Pagavam diversos e pesados impostos, como a corveia, talha, tostão de Pedro, banalidades e o quinto. e) A sociedade era composta por dois grupos: os proprietários e os trabalhadores que, em geral, eram

servos da gleba.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: entre a nobreza as relações de reciprocidade se baseavam na suserania e vassalagem.

12. "A Igreja, durante toda a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço

fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informação sobre os acontecimentos e problemas comuns. A paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermões, era frequente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar."

Adaptado de: Christopher Hill, A Revolução Inglesa de 1640, 1977

Quanto ao texto anterior e às características da Igreja Medieval, pode-se afirmar que

a) deixam transparecer o poder e a influência da Igreja Católica durante a Idade Média e sua intervenção na vida das pessoas no aspecto social ou doméstico.

(6)

b) a Igreja estava dividida internamente em alto e baixo clero, e a participação em um desses grupos era uma questão de escolha do interessado em seguir a vida religiosa.

c) essa instituição pautava na imposição do poder que acontecia também por meio da constante ameaça do chamado Tribunal da Santa Inquisição, em que a máxima punição ao herege seria o pagamento de altas multas em dinheiro.

d) o celibato e a não autorização ao casamento sempre fizeram parte da realidade cotidiana de padres e das mais diversas ordens monásticas durante toda a Idade Média.

e) o poder papal sempre esteve acima dos poderes atribuídos aos reis, mas não se verificava qualquer tipo de intervenção da Igreja nas decisões oriundas dos monarcas.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: No feudalismo a Igreja tinha grande influencia na sociedade e cultura.

13. Expedições militares que existiram no final da Idade Média e que pretendiam barrar o avanço

muçulmano em direção ao Ocidente: a) Renascimento Comercial e Urbano; b) Cruzadas;

c) Revolução Agrícola;

d) Feiras medievais; e) Confrarias.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: As cruzadas foram às expedições militares religiosas que objetivavam a libertação de

Jerusalém do domínio árabe.

14. "[…] A reação da multidão foi imediata. Gritos de 'Essa é a vontade de Deus' começaram a ecoar. A

pregação mal havia terminado e o bispo Ademar de Monteil, num gesto provavelmente ensaiado, ajoelhou-se diante do papa e 'tomou a cruz', ritual de alistamento em que o voluntário recebia uma cruz de pano que deveria ser costurada na altura do ombro do uniforme de batalha. Ademar embarcaria na primeira cruzada. Dali em diante, aquela cruz passaria a identificar os 'soldados de Cristo' ou, simplesmente, 'cruzados'.

Disponível em: super.abril.com.br/religião/2-lados/cruzadas/445664/shtmI

Começamos a verificar uma série de transformações sociais, políticas e econômicas na Europa durante a chamada Baixa Idade Média; as Cruzadas e o renascimento urbano e comercial compuseram esse leque de mudanças ocorridas nesse período. Quanto às Cruzadas, citadas no trecho anterior, podemos afirmar corretamente que

a) tiveram em sua origem e execução motivações exclusivamente religiosas, sendo este o fator principal para a participação de diversos setores sociais.

b) acabaram por dificultar qualquer possibilidade de renascimento urbano e comercial.

c) foram as responsáveis pelo fortalecimento do sistema feudal e o crescente poder da nobreza após esse movimento.

d) o renascimento comercial e urbano, bem como o retorno do contato comercial entre Ocidente e Oriente, foram algumas das consequências das Cruzadas.

e) os cruzados conseguiram praticamente de imediato cumprir com os seus objetivos, e a expulsão dos muçulmanos foi realizada com facilidade por aqueles.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: as cruzadas geraram a retomada do comercio e o reavivamento urbano na Europa.

15. As Cruzadas misturavam interesses econômicos com interesses religiosos e não alcançaram o resultado

esperado pelas suas lideranças. De fato, elas serviram para

a) aprofundar a crise do feudalismo, contribuindo para destruir suas bases sociais e econômicas.

b) dificultar o comércio entre Oriente e Ocidente, provocando guerras constantes entre bizantinos e muçulmanos. c) enfraquecer o poder econômico das cidades italianas, renovando práticas religiosas do catolicismo

menos solidárias.

d) fragmentar o poder da Igreja Católica, abrindo espaço social para o surgimento das monarquias constitucionais. e) consolidar a grande propriedade rural, prejudicando a vida urbana e as mudanças no comércio.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: As cruzadas contribuíram para desestabilizar o feudalismo.

16. Em 1095, atendendo ao apelo do papa Urbano II para que iniciassem uma guerra contra os

muçulmanos, os nobres cristãos, motivados por ideais religiosos e econômicos, organizaram as Cruzadas. Considerando-se o conjunto dessas expedições, que se prolongaram até 1270, pode-se destacar como uma de suas consequências

a) o enfraquecimento do comércio italiano no Mar Mediterrâneo, em razão da insegurança e dos perigos gerados pelos conflitos militares.

(7)

b) o fortalecimento da autoridade dos senhores feudais, cujas finanças foram consolidadas com a exploração dos territórios do Oriente.

c) a difusão e a assimilação da cultura germânica pelo Império Bizantino, alterando significativamente o modo de viver dos povos orientais.

d) a ampliação do universo cultural dos povos europeus, possibilitada pelo contato com a rica cultura dos povos orientais.

e) inicialmente desejavam só o lucro com o comércio, mas no final passou a ter a salvação da alma e a conversão ao catolicismo como principal objetivo.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: As cruzadas permitiram um enriquecimento da cultura europeia devido ao contato com os árabes.

17. Podemos afirmar que uma consequência direta das cruzadas foi o(a)

a) início da industrialização da Europa.

b) início das relações de suserania e vassalagem.

c) fortalecimento do comércio, acompanhado de um processo de urbanização da Europa. d) formação de uma aliança política e comercial entre europeus e árabes.

e) aumento das relações comerciais entre a Europa e a América.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: as cruzadas geraram a reativação do comercio no cenário europeu.

18. O feudalismo pode ser caracterizado, dentre outros, pelos seguintes elementos:

a) Economia basicamente agrária e forte mobilidade social. b) Fragmentação política e mão de obra servil.

c) Sociedade estamental (ou de ordens) e economia urbana.

d) Cultura clericalizada, economia voltada para a atividade comercial. e) Sociedade urbana e comércio dinâmico.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: A servidão e a fragmentação politica são características do feudalismo.

19. O microrganismo Vibrio cholerae, causador de um quadro de diarreia intensa conhecida como cólera, é

um tipo de organismo unicelular.

Assinale a alternativa que identifica corretamente esse tipo de organismo e o reino ao qual pertence: a) Bactéria - Bactéria b) Bactéria – Protista c) Protozoário - Protista d) Vírus - Monera e) Vírus - Protista GABARITO: A

COMENTÁRIO: Vibrião é um tipo de bactéria que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de

vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a letra “S”. Toda bactéria está presente no Reino Bactéria.

20. Das estruturas abaixo citadas, a única que as bactérias possuem é

a) complexo golgiense. b) ribossomos. c) vacúolo. d) Mitocôndria. e) núcleo. GABARITO: B

COMENTÁRIO: As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. As

procarióticas não possuem organelas membranosas e muito menos um núcleo delimitado pela carioteca envolvendo os cromossomos. Essas células apresentam uma parede esquelética (parede celular) externamente à membrana plasmática, com função de proteção. Dispersos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a síntese proteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético.

21. Dizer que as arqueias são organismos termófilos significa

a) que não sobrevivem a altas temperaturas b) que vivem em ambientes com baixas temperaturas c) que suportam temperaturas acima de 70ºC d) que vivem em ambientes abaixo de -70ºC e) que não suportam altas variações de temperatura

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Organismos termófilos ou hipertermófilos são organismos que gostam de calor. Esses

(8)

22. Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Bactéria e Archaea?

a) Ausência de núcleo organizado e presença de clorofila b) Eucariontes e unicelulares

c) Procariontes e unicelulares

d) Ausência de membrana plasmática e presença de núcleo organizado e) Eucariontes e procariontes

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Os Reinos Archaea e Bactéria são os mais primitivos de todos e compreendem os

micro-organismos: bactérias, arqueobatérias e cianobactérias. Todos os seres pertencentes a esse reino são procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca, dividindo seu material genético), aliás, este é o único reino existente que se classifica como procarionte, todos os outros são eucariontes (possuem membrana que divide a célula). Os micro-organismos desses reinos são unicelulares.

23. Alga deixa água com gosto ruim. Lavar as mãos, tomar banho, beber água ou um simples cafezinho

virou um tormento para quase 4 milhões de moradores das regiões sul e leste de São Paulo. ...O desconforto é recorrente. Basta chegar a época de estiagem e as algas proliferam por causa do excesso de nutrientes nas águas. Tais nutrientes são, na realidade, esgoto. O problema está localizado na Represa do Guarapiranga (zona sul). A alga é uma cianobactéria, que libera uma toxina chamada geosmina. “O cheiro e o sabor aparecem após o tratamento com aplicação de carvão ativado em pó e permanganato de potássio”, explicou o gerente da Unidade de Tratamento de Água.

Jornal da Tarde - 19/09/2008.

Algas e Cianobactérias são bem diferenciadas evolutivamente, mas têm algumas características comuns, dentre as quais:

a) a presença de clorofila e, portanto, capacidade de realizar a fotossíntese. b) a presença de organelas citoplasmáticas como cloroplastos.

c) parede celular, basicamente constituída de celulose e hemicelulose. d) organização filamentosa pluricelular com divisão de trabalho. e) capacidade de fixação do nitrogênio atmosférico.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: As algas e cianobactérias incluem uma grande variedade de seres fotossintetizantes que,

ao contrário das plantas, não possuem raízes, folhas ou tecidos vasculares.

24. As algas que provocam o fenômeno da “maré vermelha” a) são as bacilariófitas. b) são as crisófitas. c) são as euglenófitas. d) são as dinófitas. e) são as rodófitas. GABARITO: D

COMENTÁRIO: O fenômeno natural da maré vermelha é caracterizado por provocar manchas vermelhas,

alaranjadas, amarelas ou marrons na água, causadas por microalgas dinófitas em aglomeração.

25. Os micélios

a) são filamentos de fungos formados sem septos entre as células. b) são filamentos de fungos formados com septos entre as células. c) são estruturas formadas por vários filamentos de fungos. d) são as estruturas geralmente chamadas de cogumelos. e) são a forma de dispersão dos fungos.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo.

O micélio vegetativo é a parte correspondente à sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. Em ambiente úmido e rico em matéria orgânica, as hifas desse micélio podem crescer rapidamente.

26. Qual das alternativas abaixo apresenta substâncias economicamente importantes extraídas da parede

celular de algas vermelhas e utilizadas na indústria de alimentos? a) Amido e Celulose

b) Laminarina e Paramilo c) Agar e Celulose

d) Carragena e Agar e) Dióxido de Silício e Agar

GABARITO: D

COMENTÁRIO: A carragena é um hidrocoloide extraído de algas marinhas vermelhas das

espécies Gigartina, Hypnea, Eucheuma, Chondrus e Iridaea. É utilizada em diversas aplicações na indústria alimentícia como espessante, gelificante, agente de suspensão e estabilizante, tanto em sistemas aquosos

(9)

27. A função do flagelo dos protozoários é a) reprodução b) alimentação c) movimentação d) excreção e) digestão GABARITO: C

COMENTÁRIO: Em biologia, chamam-se flagelos os apêndices das células vivas, em forma de filamentos, que

servem para a sua locomoção (no caso de organismos unicelulares - flagelados) ou para promover o movimento da água ou outros fluidos no interior do organismo, quer no processo da alimentação, quer na excreção.

28. O barbeiro é o transmissor de um parasita que causa uma doença no homem. Assinale a alternativa que

indica respectivamente o parasita e a doença: a) Tripanossoma – doença de Chagas

b) Leishmania – úlcera de Bauru c) Tripanossoma – doença do sono d) Bactéria – furúnculo

e) Ameba – disenteria

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana é uma doença tropical parasitária

causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos da

subfamília Triatominae.

29. Se um indivíduo com malária coabitar com pessoas sadias, a transmissão da doença poderá ocorrer através

a) do uso de instalações sanitárias; b) do contágio direto;

c) das picadas de algumas espécies de mosquito; d) da ingestão de alimentos contaminados pelo doente;

e) das fezes de algumas espécies de insetos (como a mosca doméstica, por exemplo).

GABARITO: C

COMENTÁRIO: A transmissão da malária pode ocorrer pela picada do mosquito, por transfusão de sangue

contaminado, através da placenta (congênita) para o feto e por meio de seringas infectadas.

30. A prevenção da malária e da doença de Chagas envolve, respectivamente,

a) destruir mosquitos e cães vadios;

b) evitar banhar-se em lagoas e eliminar mosquitos; c) destruir mosquitos e barbeiros;

d) não comer carne de porco mal cozida e não habitar em casas de barro; e) não comer verduras e frutas mal lavadas.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: A principal forma de combater doenças causadas por picadas ou contato com insetos se dá

pela destruição do hábitat do animal ou eliminação do mesmo. Em se tratando de malária e Chagas, a eliminação do mosquito e do barbeiro é a opção.

31. Os procariontes possuem um tipo de célula extremamente simples e se desenvolvem nos mais variados

ambientes. Os procariontes mais complexos que existem a) são as arqueas. b) são as bactérias. c) são ruminantes. d) são as cianobactérias. e) são os cocos. GABARITO: B

COMENTÁRIO: O fato das bactérias serem organismos com alta capacidade adaptativa aos diversos

ambientes, apresentando tipo celular simples, faz desses organismos os procariontes mais complexos.

32. Alguns procariontes estão adaptados às mais variadas condições ambientais. Aqueles que se

desenvolvem em ambientes ácidos são a) extremófilos. b) termófilos. c) acidófilos. d) halófilos. e) cianobactérias. GABARITO: C

COMENTÁRIO: Acidófilo é a designação de uma substância, tecido ou organismo com afinidade para os ácidos.

(10)

33. Organismos formados por células com o material genético cercado por uma membrana nuclear a) são procariontes. b) são eucariontes. c) são autótrofos. d) são heterótrofos. e) são halófilos. GABARITO: B

COMENTÁRIO: As células eucariontes são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana

nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados desse tipo de células.

34. Um grupo de organismos apresenta as seguintes características entre seus representantes:

secretam enzimas digestivas que degradam grandes moléculas de alimento do ambiente, depois absorvem os produtos de degradação;

muitos são sapróbios, ou seja, absorvem nutrientes da matéria morta; outros são parasitas, absorvendo nutrientes de hospedeiros vivos;

outros, ainda, podem manter relações mutualísticas ou simbiônticas com outros organismos. Assinale o grupo que apresenta as características mencionadas.

a) Algas. b) Fungos. c) Briófitas. d) Protistas. e) Pteridófitas. GABARITO: B

COMENTÁRIO: Os fungos são organismos que secretam enzimas digestivas que degradam grandes

moléculas de alimento do ambiente, depois absorvem os produtos de degradação; são sapróbios, ou seja, absorvem nutrientes da matéria morta; podem ser parasitas absorvendo nutrientes de hospedeiros vivos e podem manter relações mutualísticas ou simbiônticas com outros organismos.

35. Muitas pessoas, ao avistarem um fungo em uma mata, pensam que aquela estrutura é um vegetal.

Apesar da semelhança física, essas estruturas diferenciam-se das plantas por a) serem organismos eucariontes.

b) serem organismos procariontes. c) serem organismos autotróficos. d) serem organismos heterotróficos e) não possuírem estrutura celular

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Apesar das diversas semelhanças, fungos e plantas diferem-se principalmente pelo

mecanismo de nutrição. Plantas são seres fotossintetizantes com capacidade de produzir seu alimento a partir da luz, enquanto os fungos são organismos heterotróficos.

36. Selecione os três métodos de gravação de som:

a) Mecânico, Óptico, Manual. b) Óptico, Manual, Hidráulico.

c) Base magnética, Manual, Mecânico. d) Mecânico, Base magnética, Óptico. e) Hidráulico, Mecânico, Base magnética.

GABARITO: D

COMENTÁRIO:Gravação de som é o processo de captura de dados ou a tradução de informações tanto analógicas como digitais para um dispositivo de armazenamento, que pode ser tanto físico como digital.

37. Sobre o sistema magnético de gravação do som, é correto afirmar que

a) as ondas sonoras são magnetizadas em uma fita de plástico, coberta por óxido de metálico. b) as ondas sonoras são transformadas em impulsos elétricos e gravadas em uma fita plástica. c) as ondas sonoras são magnetizadas e gravadas em um disco plástico.

d) as ondas sonoras são transformadas em impulsos elétricos e gravadas em discos feitos de fola de estanho. e) as ondas sonoras são amplificadas por um raio de luz e gravadas em uma fita de plástico coberta por

óxido metálico.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Fita magnética (ou banda magnética) é uma mídia de armazenamento não-volátil que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. A fita pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados de computador.

(11)

38. A maioria dos objetos produz som quando manipulados, e sua intensidade depende do grau de força em

que são tocados. Assinale a alternativa que indica o som mais intenso: a) Papel sendo amassado

b) Som da buzina de caminhão

c) Estalar dos dedos d) Gato miando

e) Porta fechando

GABARITO: B

COMENTÁRIO:O volume é uma das propriedades do som e se refere à intensidade com que uma nota é executada, isto é, a variação entre os sons fortes e fracos.

39. Complete o texto abaixo, que fala sobre o fonógrafo, selecionando as palavras corretas:

No fonógrafo, as ondas sonoras atingiam uma peça chamada __________, uma fina __________ de metal. As ondas que chegavam ao diafragma faziam com que ele vibrasse, e essas vibrações eram passadas por uma espécie de __________ que pressionava a __________ de estanho. Esses riscos eram feitos com mais ou menos profundidade de acordo com a intensidade (força) do som.

a) Chapa, agulha, diafragma, folha. b) Agulha, diafragma, chapa, folha. c) Diafragma, folha, chapa, agulha.

d) Diafragma, chapa, agulha, folha. e) Folha, agulha, diafragma, chapa.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: O fonógrafo é um aparelho inventado em 1877 por Thomas Edison para a gravação e reprodução de sons através de um cilindro. Ele foi o primeiro aparelho capaz de gravar e de reproduzir sons.

40. Sobre a música eletrônica, é correto afirmar que

a) os sons usados são ruídos captados da natureza.

b) os sons não podem ser manipulados nesse tipo de música. c) os sons são produzidos por geradores eletrônicos.

d) os sons não podem ser mesclados a vozes.

e) as músicas eletrônicas não podem ser produzidas com o auxilio de instrumentos musicais, mesmo que eletrônicos.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: A música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição.

41. Relacione o material abaixo com o seu devido suporte.

a) Parede b) Tecido c) Tela d) Madeira e) Papel GABARITO: E

COMENTÁRIO: Lápis de cor é uma variedade de lápis utilizada para pinturas e afins, principalmente no

ambiente escolar e, normalmente, em papéis.

42. Relacione o material abaixo com o seu devido suporte.

a) Parede b) Metal c) Tela d) Madeira e) Papelão GABARITO: C

COMENTÁRIO: Desde o tempo da Renascença que tintas à base de óleos secativos, principalmente

linhaça, são as mais usadas nas aplicações em Belas-Artes; as tintas de óleo continuam a ser muito comuns atualmente. No entanto, no século XX, tintas à base de água, como aquarela e acrílico, tornaram-se muito populares com o desenvolvimento do acrílico e outras tintas de látex. Tintas à base de caseína foram muito populares no século XIX e ainda existem atualmente. Têmpera, que é uma emulsão de gema de ovo com óleo, é ainda hoje usada, tal como a cera encáustica. O guache é uma variedade de aquarela opaca que vem sendo usada desde a Idade Média e é genericamente composto por um pigmento misturado com

(12)

43. Relacione a imagem ao lado com a alternativa correta. a) Walkman b) Toca Discos c) Fonógrafo d) Discman e) Gramafone GABARITO: C

COMENTÁRIO: O Fonógrafo é um aparelho inventado em 1877 por Thomas Edison para a gravação e

reprodução de sons através de um cilindro. Ele foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.

44. Relacione a imagem abaixo com a alternativa correta.

a) Walkman b) Toca Discos c) Fonógrafo d) Discman e) Gramafone GABARITO: B

COMENTÁRIO: Toca-discos, radiola ou vitrola é um aparelho eletrônico ou aparelho de som para tocar discos de vinil.

45. Relacione a imagem abaixo com a alternativa correta.

a) Fita k7 b) Disco de vinil c) Disco de goma laca d) Compactdisc e) mp3

GABARITO: A

COMENTÁRIO:A fita cassete, ou compact cassette, é um padrão de fita magnética para gravação de áudio

(13)
(14)

w

b

w w.upvix.com. r

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001

Referências

Documentos relacionados

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Grounded on a perspective in which action is a defining trait in video games, this work proposes the development of an action-oriented framework focused on the analysis of

Foram realizadas vivências em ins tuições históricas e que con nuam em funcionamento, tais como: Santa Casa de Misericórdia; Hospital Psiquiátrico São Pedro

complexa. De fato, o pensamento cartesiano opera a partir de causalidades simples. Assim, as políticas públicas apenas detectam uma variável e, com isso, tendem a perder

Às 6.00 h, já tinha a bagagem em cima da bicicleta e estava pronto para partir, no entanto, ainda estaria mais de uma hora e meia à espera que o empregado da pensão fervesse a

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais