• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111

C

te d a ser revist

ASSUNTO:

• Textos verbais e não verbais. • Linguagem verbal e não verbal. • Sentido conotativo e denotativo. • Ideia implícita e explícita.

• Texto argumentativo.

• Opinião e explicação de fatos. • Língua e contexto.

• Intencionalidade linguística.

• Morfossintaxe como eixo da textualidade.

• Construção da coesão: emprego de pronomes. • Classificação morfológica das formas verbais. • Tempo e modo verbal na construção do texto.

SUPORTE TEÓRICO:

• Livro de Português (unidades 1, 2, 3, 4 e 5) • Teoria dada no caderno.

• Atividades de apoio trabalhadas em sala.

• Anotações no caderno de atividades diárias e no caderno de produção de texto. • Estudos Autônomos e Avaliações da 1ª etapa e da 2ª etapa.

C

EX

Para assistir

Vídeo: Como é trabalhar no facebook (Jornal da Globo) http://www.youtube.com/watch?v=v03nzxIuYu0

Enviado em 27/02/2012

A reportagem do Jornal da Globo, publicada dia 18/11/2010, mostra a rotina de trabalho na sede do

f

acebook: uma das maiores redes sociais na atualidade.

Categoria: Guias e Estilo Licença: Licença padrão do YouTube

Colégio Santa Dorotéia

Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: 7º – Ensino Fundamental

Professora: Nívia Nascimento

Aluno(a): ______________________________________________ Nº: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2 2 2 2 Texto 1

QUE QUER SE H R DAS REDES

Disponível em:<http://www.google.com.br/imgres>. Acesso em 11 out. 2018. Com 800 milhões de usuários em seu Facebook, o americano Mark Zuckerberg é o homem mais

poderoso da internet. Há alguns dias, ele mudou as regras da sua rede social. Saiba como tirar proveito delas

Jadyr Pavão Jr. e Rafael Sbarai 1. Se fossem reunidos em um só território, os 800 milhões de

usuários do Facebook formariam o terceiro país mais populoso do planeta. Como ocorre em toda nação, os cidadãos desse país imaginário estão sujeitos a regras impostas por um regente. A nação Facebook tem um comandante, que atende pelo nome de Mark Zuckerberg, um americano persistente e malvestido de 27 anos. Há poucos dias, o soberano baixou novas regras, que ele qualifica como inovações, que vão fazer seus milhões de súditos reaprenderem a lidar com seus perfis na rede.

2. Pode-se dizer que, depois de fazer acordo com serviços de distribuição de músicas, vídeos e notícias, Zuckerberg quer cativar ainda mais seus usuários, de modo que eles não sintam necessidade de sair das páginas do site para navegar em águas estranhas à rede social. Cada brasileiro com perfil no Facebook passa, em média, duas horas e meia nos domínios de Zuckerberg. Ele quer mais. Muito mais. Se o usuário

pode tagarelar com a galera e ao mesmo tempo ouvir música, assistir a vídeos ou postá-los e ler o noticiário na sua própria página, para que se aventurar no restante da internet? Adeus, Google; adeus,

Yahoo!, até mais, YouTube.

3. Quando as novidades do Facebook estiverem todas implantadas, o usuário daquela rede social poderá facilmente construir, em um espaço chamado Linha do Tempo, sua própria biografia, com texto e imagens. Para Zuckerberg e o time de engenheiros, é a oportunidade de realizar um objetivo grandioso: transformar o Facebook em uma espécie de internet dentro da internet. Será um ambiente em que usuários encontrarão tudo o que procuram – amigos, informações, emprego, produtos, recomendações, diversão.

4. O crescimento do Facebook pode significar uma profunda transformação da internet – a passagem definitiva da era das buscas para a era social. O surgimento do Google na década de 90, com seu genial mecanismo de consulta, permitiu organizar o acesso a milhares de informações separadas do mundo virtual. O Facebook dá um passo além: são as interações pessoais do usuário – aquilo que seus amigos indicam, curtem, reprovam – que conferem peso a uma informação. É uma mudança tão significativa que até o Google decidiu introduzir o fator humano em suas pesquisas. Criou uma rede social, a Google +, e um botão, o+1, que permite recomendar conteúdos na Web. Isso influi no resultado da busca.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333 5. Quem não entende por que é tão importante para o site conectar pessoas pode matar a charada a partir de um fato: “se você não está pagando por um serviço na rede, então você é o produto”. A exemplo de jornais, revistas, rádio e TV, o Facebook vende audiência, ou seja, oferece a anunciantes acesso a 800 milhões de potenciais consumidores. Os diferentes perfis dessa população são determinados a partir de uma lista de dados básicos dos cadastrados, como idade, sexo e cidade de residência, mas que também leva em conta tudo o que eles publicam na rede. Alguém que relatou um fim de semana na praia é alvo da campanha de uma agência de viagens.

6. Nem todos se encantam com a ideia de uma rede que mantenha as pessoas sempre dentro dela. ”A longo prazo, podemos ficar expostos somente a ideias que confirmam aquilo em que acreditamos. Perdemos a oportunidade de descobrir o novo”, diz o americano Eli Pariser.

7. É uma preocupação pertinente. Mas exemplos a contestá-la não faltam. Hoje, metade das pessoas do planeta com acesso à internet dá vida ao Facebook ao publicar ali textos, imagens, vídeos e

links – que são imediatamente consumidos por tantas outras. Ao fazê-lo, elas põem a rede a sua

disposição e a reinventam.

8. Atualmente, há gente utilizando a rede com fins educativos, religiosos, comerciais, sociais, profissionais e ainda para mobilização social ou caridade.

PAVÃO JR. Jadyr, SBARAI, Rafael. O que quer o senhor das redes. VEJA. São Paulo, Ed. 2237, p.93-97, 5 out. 2011. Texto adaptado.

Vocabulário:

pertinente: apropriado, oportuno.

soberano: superior, que exerce autoridade. súditos: pessoas que obedecem a um superior.

QUEST

1

O objetivo principal do texto é

a) apresentar o Facebook como primeira rede social e mundial. b) narrar a história de vida de Mark Zuckerberg, criador do Facebook. c) criticar a função social do Facebook e suas consequências na internet. d) informar a intenção de Mark Zuckerberg ao criar novas regras no Facebook. e) comparar as redes sociais existentes na internet, como o Google e o Facebook.

QUEST

2

As expressões grifadas nos trechos a seguir estão em linguagem conotativa. REESCREVA os trechos substituindo-as por expressões de linguagem denotativa, utilizando a norma padrão.

a) “[...] que eles não sintam necessidade de sair das páginas do site para navegar em águas estranhas à rede social [...]” (§2)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) “Cada brasileiro com perfil no Facebook passa, em média, duas horas e meia nos domínios de

Zuckerberg.” (§2)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) “Para Zuckerberg e o time de engenheiros, é a oportunidade de realizar um objetivo grandioso[...]”

(§3)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4 4 4 4

QUEST

3

As alternativas a seguir apresentam opinião dos autores, EXCETO: a) “Ele quer mais. Muito mais.” (§2).

b) “Adeus, Google; adeus, Yahoo!, até mais, YouTube.” (§2).

c) “O crescimento do Facebook pode significar uma profunda transformação da internet.” (§4).

d) “É uma mudança tão significativa que até o Google decidiu introduzir o fator humano em suas pesquisas.” (§4).

e) “A exemplo de jornais, revistas, rádio e TV, o Facebook vende audiência, ou seja, oferece a anunciantes acesso a 800 milhões de potenciais consumidores.” (§5).

QUEST

4

Em todas as alternativas, os pronomes destacados estão corretamente relacionados às expressões correspondentes, EXCETO:

a) “Como ocorre em toda nação, os cidadãos desse país imaginário...” (§1) refere-se ao “terceiro país mais populoso do planeta”.

b) “... o “soberano” baixou novas regras, que ele qualifica como inovações,...” (§1) refere-se ao soberano Mark Zuckerberg.

c) “Zuckerberg quer cativar ainda mais seus usuários, de modo que eles não sintam necessidade de sair das páginas do site...” (§2) refere-se aos usuários do Facebook de Zuckerberg.

d) “O surgimento do Google na década de 90, com seu genial mecanismo de consulta,...” (§4) refere-se ao mecanismo de consulta do Facebook.

e) “Os diferentes perfis dessa população são determinados a partir de uma lista de dados básicos dos cadastrados,...” (§5) refere-se às pessoas cadastradas no Facebook.

Texto 2

CELEBRIDADES

!" a refei$% c 'p)eta*

Nos próximos dias, Luciano Huck completa um ano de atividade no Facebook. Uma das celebridades brasileiras mais atuantes na Rede Globo diz que sua página – com quase 2 milhões de fãs – se tornou ao longo destes doze meses um valioso instrumento de pesquisa para a produção de seu programa semanal, o Caldeirão do Huck. “Uma mensagem postada por uma brasileira na minha página permitiu que a gente conhecesse a sua história e promovesse, na França, o encontro de seu filho, um bebê de 11 meses, com o pai, que havia conhecido a mãe em um cruzeiro e nunca havia visto a criança”, conta. Para Huck, há uma grande diferença entre o Facebook e as demais redes sociais da web. “O

Twitter é o aperitivo. O Facebook é a refeição completa”,

compara.[...]

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

5

a) Releia.

Levando em consideração as informações apresentadas pelo texto 1, EXPLIQUE a opinião do apresentador, Luciano Huck, em relação ao Facebook.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) TRANSCREVA do texto 1 a passagem que melhor justifica o fato de o Facebook ser “um valioso

instrumento de pesquisa”.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Texto 3

O texto a seguir é uma resposta da especialista em Psicologia Educacional, Telma Vinha, a uma pergunta feita por um leitor da revista.

QUE FA-ER QUA D U. A/U

" VICIAD E. I TER ET2

Telma Vinha Emídio, sua pergunta nos leva a refletir sobre os papéis da escola e

da família na Educação. Controlar o tempo que a criança fica na internet é dever dos pais. O problema passa a ser também da escola se o estudante apresentar queda no desempenho, sonolência e problemas de socialização, ou se acessar sites inapropriados e socializá-los com a turma. Nessas situações, sugiro uma conversa inicial com o aluno para mostrar preocupação e envolvê-lo na busca por soluções. Se achar necessário, chame também os pais e divida responsabilidades. Cabe a eles manter o computador em local visível, controlar o tempo de uso e estimular os filhos a praticar outras atividades. A escola pode propor projeto e discussões sobre o mundo cibernético: amizades virtuais e exposição da intimidade. A parceria com os pais é válida para orientá-los, acompanhar os progressos do aluno e ver se é preciso ajuda profissional.

VINHA, Telma. O que fazer quando um aluno é viciado em internet?. Nova Escola. São Paulo, Ed. 246, p.36, out. 2011.

“É a refeição completa”

(6)

Colégio Santa Dorotéia 6 6 6 6

QUEST

6

a) APONTE a predominância verbal (tempo e modo) no texto 3.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Levando em consideração que se trata de um tipo informativo, EXPLIQUE a relação das formas

verbais e o objetivo do texto.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUEST

7

Releia.

Com base na leitura do texto 3, pode-se afirmar que existem ações destinadas às escolas que respondem à pergunta explícita no título, EXCETO:

a) estimular os alunos a praticarem outras atividades. b) propor projeto e discussões sobre o mundo cibernético c) conversar com o aluno para mostrar preocupação com ele.

d) reunir-se com os pais para dividir as responsabilidades entre escola e família. e) envolver o aluno na busca de soluções adequadas para a resolução do problema.

QUEST

8

Disponível em:<http://www.google.com.br/imgres?q=charges>. Acesso em 11 out. 2018. a) EXPLIQUE o humor da tira.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

Colégio Santa Dorotéia 7777 b) A expressão destacada, no trecho a seguir, apresenta uma circunstância em relação à forma verbal

“ficar”.

IDENTIFIQUE o sentido dessa expressão nesse contexto.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ GABARIT Questão 1 D Questão 2 a) SUGESTÃO DE RESPOSTA:

[...] eles não sintam necessidade de sair das páginas do site para fazer pesquisas, conversar, postar imagens e textos em sites diferentes aos da rede social [...]

b)

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

Cada brasileiro com perfil no Facebook passa, em média, duas horas e meia utilizando o facebook de Zuckerberg.

c)

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

Para Zuckerberg e sua equipe de engenheiros, é a oportunidade de realizar um objetivo grandioso[...] Questão 3 E Questão 4 D Questão 5 a) SUGESTÃO DE RESPOSTA:

Segundo o apresentador Luciano Huck, o facebook “é a refeição completa” porque agrupa, em apenas um site, “serviços de distribuição de músicas, vídeos e notícias”. Além disso, seu criador tem como objetivo “transformar o Facebook em uma espécie de internet dentro da internet. Será um ambiente em que usuários encontrarão tudo o que procuram – amigos, informações, emprego, produtos, recomendações, diversão”. Sendo assim, pode-se afirmar que o facebook é um site completo.

“Mutum! Como consegue ficar o dia inteirinho à toa neste computador?”

(8)

Colégio Santa Dorotéia 8 8 8 8 b) SUGESTÕES DE RESPOSTA:

“Cada brasileiro com perfil no Facebook passa, em média, duas horas e meia nos domínios de Zuckerberg”. (§2)

“[...] o usuário pode tagarelar com a galera e ao mesmo tempo ouvir música, assistir a vídeos ou postá-los e ler o noticiário na sua própria página [...]” (§2)

Questão 6 a)

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

As formas verbais presentes no texto 3 apresentam-se conjugadas, predominantemente, no presente do indicativo.

b)

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

Os textos informativos são vinculados a fatos atuais, sendo assim, têm compromisso com a veracidade da informação e com sua atualidade. Há uma grande tendência de divulgação quase imediata das notícias. Os verbos conjugados no presente (atualidade) do indicativo (certeza) são utilizados nesses textos de forma coerente com sua intenção comunicativa. Questão 7 A Questão 8 a) SUGESTÃO DE RESPOSTA:

O humor da tira se faz pelo próprio contexto que apresenta um conceito diferente, para os interlocutores, em relação a “ficar à toa”: para a mãe, seu filho não produz, ou seja, não faz nada no computador que apresente significado relevante; já o filho acredita que produz, ou seja, que seu tempo no computador é relevante, visto que está conectado a vários sites, programas e jogos ao mesmo tempo. Além disso, ele acredita que suas tarefas virtuais são “mais importantes” e, por isso, não tem tempo para estudar...

b)

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

A expressão “à toa”, no contexto, sugere “não fazer atividades úteis, importantes, relevantes”. Tem sentido pejorativo.

Referências

Documentos relacionados

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

Sabe-se que a expressão “pagar mico” significa passar por uma situação de constrangimento devido a um vexame, ou seja, ela tem o sentido de passar vergonha. EXPLICITE como o nome

Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede.. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a

Nele constam indicações de estratégias de estudo e lista de conteúdos, que consideramos requisitos necessários, para dar continuidade à sua aprendizagem e

Um anônimo informante da Coroa portuguesa escreveria numa data entre 1822 e 1823: (...) embora havendo no Brasil aparentemente só dois partidos [portugueses e brasileiros],

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.. b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas