• Nenhum resultado encontrado

PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS

HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Secretaria Municipal da Educação de Toledo/PR - SMED e Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AOS MESES DE ABRIL DE 2013 A JULHO DE 2013

Nome da profissional: Michelle Silvestre Cabral

Formação Acadêmica: Bacharel e Mestre em Filosofia, acadêmica do curso de licenciatura em

Filosofia.

Vínculo institucional: Acadêmica e docente da UNIOESTE

RELATO DAS ATIVIDADES

Durante os meses de abril a julho de 2013, deu-se continuidade ao projeto Filosofia para Crianças com Altas Habilidades/Superdotação, parceria UNIOESTE – SMED/Toledo. Nestes quatro meses, aconteceram encontros semanais com as crianças (cerca de 30) encaminhadas pela SMED em dois turnos: matutino e vespertino, sempre às terças-feiras. A organização dos grupos segue a lógica do contra turno escolar. Abaixo, seguem os Cronogramas com os dias em que foram desenvolvidos os encontros e o relato resumido das atividades.

Encontros realizados dia 11/04/2013

No dia 11 de abril de 2013, realizou-se uma reunião entre representantes da SMED - Toledo/PR, psicopedagoga Selete Shimidt e professora Caroline Recalcatti, e coordenadora Michelle Cabral envolvidas no Projeto Filosofia para crianças com AH/S. A reunião teve o objetivo central de discutir a retomada das atividades de atendimento às crianças encaminhadas pela SMED, avaliadas com Altas Habilidades/Superdotação. Também, foi apresentado o acadêmico do Curso de Filosofia, Thaylan Corassa, que estaria assumindo a vaga de estagiário no projeto e trabalhando

(2)

diretamente na elaboração das atividades e no atendimento às crianças participantes. Além disso, foi finalizada a pauta para reunião com pais das crianças, a ser realizada na mesma data, às 19hs. O encontro teve início às 8hs e duração de 3hs aproximadamente.

Logo mais, à noite, realizou-se uma reunião entre representantes da SMED - Toledo/PR, psicopedagoga Selete Shimidt, secretária Municipal da educação de Toledo, Tânia Elizete de Grandi, entre outros, e representantes da UNIOESTE, coordenadora Michelle Cabral, entre outros, e pais das crianças atendidas pelo Projeto Filosofia para crianças com AH/S. A reunião teve o objetivo central de discutir a retomada das atividades de atendimento às crianças encaminhadas pela SMED, avaliadas com Altas Habilidades/Superdotação, além da apresentação aos pais do acadêmico do Curso de Filosofia, Thaylan Corassa. Foi realizada uma exposição dos materiais e metodologias que embasam o desenvolvimento do trabalho e sanadas dúvidas levantadas pelos participantes. A reunião teve início às 19hs e duração de 2hs30min aproximadamente.

Encontro realizado dia 16/04/2013

No dia 16/04/2013, nas instalações da UNIOESTE Campus de Toledo-PR, retomou-se o atendimento às crianças encaminhadas pela SMED Toledo-PR identificadas com AH/S. Após a recepção e apresentação dos integrantes do grupo, crianças e professores, realizamos a leitura da obra A centopeia que pensava, de Souza (1999), dando ensejo à conversação sobre a atividade de pensar e os elementos implicados em sua realização. Na sequência, solicitou-se dos participantes a elaboração de perguntas à personagem do livro, de modo a elencar os temas tratados na história. Em seguida, as perguntas foram lidas e discutidas entre todos. As atividades visavam refletir sobre as possíveis relações entre o pensar, o perguntar, o aprender, entre outras. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 23/04/2013

No dia 23/04/2013, realizamos a leitura da obra Porquês, de Masur, dando ensejo à conversação sobre a atividade indagativa e os elementos implicados em sua realização. Na sequência, realizamos uma atividade que visava exercitar o questionamento: dentro de uma caixa, colocamos um objeto desconhecido pelos participantes; após, a caixa foi lacrada e entregue as crianças que poderiam pegá-la, chacoalha-la, fazer perguntas sobre ela, etc., sem, contudo, poder abri-la; o objetivo era que descobrissem o conteúdo da caixa através apenas do exercício do questionamento. As atividades visavam refletir sobre as possíveis relações entre o perguntar, o pensar, o aprender, entre outras. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

(3)

Encontro realizado dia 07/05/2013

No dia 07/05/2013, iniciamos as atividades com a leitura do texto A pergunta de Ula, de Sardi (2004), que direcionou o tema da investigação. Após a leitura, os participantes receberam um espelho e foram orientados a observarem sua imagem no mesmo. Estabeleceu-se, então um diálogo sobre as impressões e constatações de cada um e as possíveis relações entre estas. Na sequência, realizaram um registro escrito sobre as sensações que a atividade permitiu estabelecer. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 14/05/2013

No dia 14/05/2013, dando continuidade a atividade iniciada no encontro anterior, iniciamos a reunião com a leitura individual dos textos produzidos a partir das atividades com a leitura do texto A pergunta de Ula, de Sardi (2004), e o experimento com os espelhos. Após a leitura, foram observados e apreciados imagens produzidas por Romero Brito, a partir das quais se estabeleceu uma conversação sobre o tema identidade-diferença na representação de si mesmo. Foram distribuídas cartolinas com as imagens de cada um dos participantes e solicitado que estes realizassem a pintura das mesmas de acordo com as impressões que tiveram a partir dos diálogos desenvolvidos. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 21/05/2013

No dia 21/05/2013, nas instalações da UNIOESTE Campus de Toledo-PR, durante o encontro do Projeto Filosofia para crianças com AH/S, demos continuidade a atividade iniciada no encontro anterior: pintura e produção a partir da própria imagem. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 28/05/2013

No dia 28/05/2013, durante o encontro do Projeto Filosofia para crianças com AH/S, foram finalizadas e expostas as atividades de pintura e produção a partir da própria imagem. Na sequência, realizou-se uma visita à biblioteca geral da UNIOESTE, Campus Toledo, na qual os participantes puderam conhecer a estrutura e organização da mesma, além de ter contato com diferentes obras de literatura e filosofia. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

(4)

Encontro realizado dia 04/06/2012

No dia 04/06/2013, as atividades visavam à experimentação da oficina Poemas Problemas, elaborada, originalmente, para ser desenvolvida durante a XVI Semana Acadêmica de Filosofia da UNIOESTE. A proposta desta oficina consiste em buscar desnaturalizar a relação entre problema-resposta única e, ainda, entre, problema-matemática-ciências, por meio da leitura e conversação acerca do texto Poemas Problemas, de Bueno (2011), que realiza, de modo criativo, uma rica aproximação entre estes e a literatura. Após a leitura e conversação, foi sugerida uma produção de respostas aos problemas apresentados no texto por meio da invenção de poemas-respostas e ilustrações-respostas. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 18/06/2013

No dia 18/06/2013, as atividades se concentraram em retomar as discussões iniciadas com a oficina Poemas Problemas. Foram apresentadas as produções dos estudantes que participaram da XVI Semana Acadêmica de Filosofia da UNIOESTE e iniciada uma conversação sobre as especificidades destas frente às produções que haviam sido realizadas sobre o mesmo texto pelas crianças deste grupo. Após análise e discussão, finalizamos os trabalhos de produção de poemas respostas e ilustração dos mesmos, para posterior exposição para a turma. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 05/06/2012

No dia 05/06/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro As três partes, de Kozminski (2009). Em seguida, realizou-se um diálogo sobre a importância do trabalho em grupo e da amizade. A partir do diálogo, foi proposto às crianças a atividade de elaboração de um cartaz coletivo. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Fortalecimento dos vínculos entre os membros do grupo e estímulo a reflexão e a valorização do trabalho em conjunto.

Encontros realizados dia 19/06/2013

No dia 19/06/2013, nas dependências da SMED, realizamos uma apresentação do Projeto

Filosofia para crianças com Altas Habilidades/Superdotação aos professores psicopedagogos e

professores das salas de Recursos Multifuncional da Rede Municipal de Educação de Toledo. O objetivo foi divulgar o trabalho realizado com as crianças encaminhadas pela Rede e a fundamentação teórica que orienta o atendimento, de modo a trocar experiências com os

(5)

profissionais que trabalham diariamente no atendimento das Necessidades Especiais. Os encontros aconteceram nos períodos matutino e vespertino e tiveram duração de 2 hs, aproximadamente.

Encontro realizado dia 25/06/2013

No dia 25/06/2013, nas instalações da UNIOESTE Campus de Toledo-PR, durante o encontro do Projeto Filosofia para crianças com AH/S, finalizamos as atividades iniciadas nos encontros anteriores: produção a partir da oficina Poemas Problemas. Após a finalização, montamos um varal de exposição, no qual foram pendurados os trabalhos produzidos. Realizamos, ainda, uma avaliação em grupo sobre as atividades desenvolvidas neste primeiro semestre e discutiu-se a possibilidade de dar continuidade ao atendimento após recesso acadêmico e escolar. Todos os integrantes do projeto se mostraram muito interessados na continuidade do trabalho. O encontro, no período matutino, teve início às 8hs15min, tendo duração de 2hs, e, no período vespertino, iniciou às 14hs, com duração também de 2hs.

Encontro realizado dia 28/06/2013

No dia 28/06/2013, realizamos uma reunião com a equipe da Educação Especial da SMED, pais das crianças participantes do projeto e professora Michelle Cabral para avaliar os trabalhos e discutir o interesse e possibilidade de dar continuidade no projeto após recesso escolar e acadêmico. Os pais demonstraram satisfação com o trabalho realizado e expressaram perceber elementos positivos desenvolvidos nas crianças desde que iniciaram sua participação no projeto, de modo que manifestaram grande interesse em dar continuidade ao mesmo. A equipe da SMED, avaliou que a parceria tem sido significativa para as crianças e para a Secretaria, pois tem proporcionado um excelente material de enriquecimento extra curricular e somado aos esforços no atendimento especializado desenvolvido pela mesma. Os professores e acadêmicos envolvidos, também consideram que a oportunidade tem permitido um amplo desenvolvimento de práticas e metodologias para o ensino de Filosofia, de modo a concordarem que a prorrogação do projeto teria importância significativa para o curso como um todo.

(6)
(7)
(8)
(9)

Produções a partir da oficina Poemas Problemas:

(10)

Referências:

ALENCAR, Eunice Soriano de. Psicologia e educação do superdotado. São Paulo: EPU, 1986. BRASIL (1995). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/superdotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP.

______ (2001). Resolução n.º 02/2001, instrui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica.

BUENO, Renata. Poemas Problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

FLEITH, Denise de Souza. Educação infantil: saberes e práticas da educação infantil: altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

HEUSER, Ester Maria Dreher. /Lipman: filosofia como diálogo investigativo. /2002. /Dissertação (Mestrado em Educação nas ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí.

KOHAN, Walter Omar, Vera Waksman (organizadores). Filosofia para crianças na prática

escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. - (Série filosofia e crianças; v.2)

LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Maria Elice Brzezinski Prestes. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997a. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. ______. A filosofia vai à escola. São Paulo: Sumus Editorial, 1990.

______. Como nasceu Filosofia para Crianças. In: KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (orgs.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1998a.

______. Issao e Guga. Tradução de Sylvia J. H. Mandel e Marcelo S. Marer. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997c. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Issao e Guga: manual do professor “maravilhando-se com o mundo”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Sylvia J. H. Mandel. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997d. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Luísa. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. - 3. ed. - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1999a. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Natasha: diálogos vygotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997c.

______. O estilo filosófico das crianças. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Vol. 3. Petrópolis: Vozes, 1999b.

______. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

______. Pimpa. Tradução de Sylvia J. H. Mandel. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997e. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Pimpa: manual do professor “em busca do significado”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Sylvia J. H. Mandel, Equipe do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. - 5. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997f. (Coleção Filosofia para Crianças)

______; SHARP, Ann Margareth. Luísa: manual do professor “investigação ética”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1998b. (Coleção Filosofia para Crianças)

______; SHARP, Ann Margareth; OSCANYAN, Frederick S. A descoberta de Ari dos Telles: manual do professor “investigação filosófica”. Tradução Maria Elice Brzezinski Prestes e Sonia Campaner Miguel Ferrari. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997b. (Coleção Filosofia para Crianças)

MANDEL, Sylvia J. Hamburger; REED, Ronald. Rebeca: manual de instruções. Tradução da autora. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996. (Coleção Filosofia para Crianças)

MAGALLANES, Alejandro. Isto não é. Tradução de Heitor Ferraz Mello. São Paulo: Comboio de Corda, 2008.

REED, Ronald. Rebeca. Tradução da Equipe do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996. (Coleção Filosofia para Crianças)

(11)

SARDI, Sérgio Augusto. Ula: Um diálogo entre adultos e crianças - Professor. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. (Coleção Textos para começar a filosofar)

______. Ula: Brincando de pensar. Ilustrações de Jorge Fernando Herrmann. Petrópolis: Vozes, 2004. (Coleção Textos para começar a filosofar)

SEESP/MEC. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

SHARP, Ann M. Prólogo. In: KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (org.). Filosofia

para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1998.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo: CAEM-USP, 1993. V.4.

VIRGOLIM, Angela M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

Toledo, 06 de agosto de 2013

______________________________________________________ Assinatura do(a) Coordenador(a) da Atividade:

Michelle Silvestre Cabral

______________________________________________________ Assinatura do(a) Subcoordenador(a) da Atividade:

Referências

Documentos relacionados

O perfil dos acadêmicos ingressantes que escolhem o curso de agronomia pode indicar de forma embasada o público alvo do curso e assim buscar alternativas para melhoria

Resumo: O estudo das habilidades sociais contribui para a compreensão das relações interpessoais, embora ainda haja poucos estudos que relacionem esse tema a crianças com altas

Assim, cada termo ou objeto tem uma forma particular de representação repleto de significados. Por isso é importante analisar e discutir os diferentes sistemas de

• Conselho Monetario Nacional: 0 Conselho Monetario Nacional e o 6rgao supremo dentro do Sistema Financeiro Nacional, e integrado pelos Ministros da Fazenda,

Nessa pri- meira reunião, o prefeito assumiu o compromisso de criar comissões - com representantes do ma- gistério e da Secretaria municipal da educação (Smed) - para discutir a

Winther e Golgher (2010), em um estudo que discute a aplicação do bônus na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), investigaram, com base em dados do Exame Nacional do Ensino

Olmar da Silva Vieira Junior CANASTRA FEMININO.. Julia

d) Publicada a frequência do EP pela Secretaria de Educação, qual- quer justificativa de ausência deve ser encaminhada diretamen- te à Secretaria por meio do “Fale Conosco” em