• Nenhum resultado encontrado

CEPMTA / ISCAL Londrina 2013 CONCÍLIOS - CONCÍLIO ANO DA FÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEPMTA / ISCAL Londrina 2013 CONCÍLIOS - CONCÍLIO ANO DA FÉ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CEPMTA / ISCAL – Londrina 2013 CONCÍLIOS - CONCÍLIO

ANO DA FÉ INTRODUÇÃO:

0 Papa Bento XVI, publicou oficialmente o ano da fé, em outubro de 2011, com a Carta Apostólica Porta Fidei (a porta da fé).

O ano da fé teve início a 11 de outubro de 2012,no cinquentenário da abertura do concílio vaticano ii, e terminará na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013.

CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE MOTU PROPRIO PORTA FIDEI DO SUMO PONTÍFICIE BENTO XVI COM O QUAL SE PROCLAMA O ANO DA FÉ 11/10/2012 a 24/11/2013

ANO DA FÉ (11/10/2012-24/11/2013)

Papa Bento XVI convida: refletir sobre a fé; compreender melhor seu conteúdo. Prá quê ano da fé?

Ainda existe espaço prá fé? Nossa cultura aceita a fé?

Nesse mundo (misérias, fome, guerras: deus nem tem lugar!!!), Não seria alienação proclamar um ano da fé? Prá que serve a fé?

ORAÇÃO DO ANO DA FÉ

Senhor Bom Jesus, “autor e consumador da fé” – (cf.Hb 12,2), ajudai-nos, a exemplo de Maria, a acolher e acreditar com obediência, a conservar no coração e a transmitir aos próximos e também aos de longe, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento que se realiza no mistério da sua encarnação, que partilhou conosco a fragilidade humana, transformando-a com força da sua ressurreição.

“Que a sua palavra avance e seja glorificada” – (cf.2 Ts 3,1); e que este ano da fé torne mais firme a nossa relação convosco, senhor, pois, somente em vós, temos a certeza de olhar para o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro.

Que, a nossa profissão de fé, alimentada pela liturgia e sacramentos, se transforme em ousado testemunho cristão: na família, na profissão, na vida pública, e no exercício dos carismas e ministérios a que somos chamados.

Que Maria, vossa e nossa mãe, partilhe conosco o título de “feliz porque acreditou” – (cf. Lc 1,45); e nos ajude a descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e que, professando autêntica e

(2)

sinceramente a nossa fé, este seja o meio para “... a reavivar, purificar, confirmar e confessar”.

Assim seja! Amém!

Tudo por causa do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II(1962-1965) e do 20º aniversário do Catecismo da Igreja Católica (1992)

Cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II - 1962 11/10 2012 “Ouçamos o que o espírito diz à igreja” (cf. Ap 2,7)

"É hora de dar “as razões da nossa esperança” (1 Pe 3,15) Onde encontrar os meios?

Sagradas Escrituras, documentos do Concílio Vaticano II e Catecismo da Igreja Católica.

Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé!

Então, em comunhão com toda a igreja, professemos, agora, nossa fé católica. Declaração da fé católica: Creio - Niceno Constatinopolitano

CREIO EM UM SÓ DEUS, PAI, TODO PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, DE TODAS AS COISAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS.

CREIO EM UM SÓ SENHOR JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, NASCIDO DO PAI, ANTES DE TODOS OS SÉCULOS: DEUS DE DEUS, LUZ DA LUZ, DEUS VERDADEIRO DE DEUS VERDADEIRO; GERADO, NÃO CRIADO, CONSUBSTANCIAL AO PAI.

POR ELE, TODAS AS COISAS FORAM FEITAS. E POR NÓS, HOMENS, E POR NOSSA SALVAÇÃO, DESCEU DOS CÉUS (INCLINANDO-SE) E SE ENCARNOU, PELO ESPÍRITO SANTO, NO SEIO DA VIRGEM MARIA E SE FEZ HOMEM. TAMBÉM, POR NÓS, FOI CRUCIFICADO, SOB PÔNCIO PILATOS; PADECEU E FOI SEPULTADO. RESSUSCITOU AO 3º DIA, CONFORME AS ESCRITURAS E SUBIU AOS CÉUS, ONDE ESTÁ SENTADO À DIREITA DO PAI.

E DE NOVO, HÁ DE VIR, EM SUA GLÓRIA, PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS; E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM.

CREIO NO ESPÍRITO SANTO, SENHOR QUE DÁ A VIDA E PROCEDE DO PAI E DO FILHO; E COM O PAI E O FILHO É ADORADO E GLORIFICADO: ELE, QUE FALOU PELOS PROFETAS.

CREIO NA IGREJA, UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA. PROFESSO UM SÓ BATISMO PARA REMISSÃO DOS PECADOS E ESPERO A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS E A VIDA DO MUNDO QUE HÁ DE VIR. AMÉM!

Na data de 11 de outubro de 2012, completou também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Texto promulgado pelo papa João Paulo II, com a Constituição Apostólica Fidei Depositum, de 11 de outubro de 1992.

(3)

O catecismo, fruto do Concílio Vaticano II, foi desejado pelo sínodo extraordinário dos bispos de 1985 como instrumento a serviço da catequese e foi realizado com a colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica.

Catecismo da Igreja Católica - 1992 -2012

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica – 2003 – 2005 Catecismo Jovem –

Promulgação: Santa Sé/Bento XVI - 03/03/2010 Brasil/ 01/11/2011

D. Eduardo Pinheiro da Silva - Bispo Aux C. Grande Pres. Comissão Episcopal e Pastoral da Juventude/CNBB

O Papa Bento XVI convocou uma Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos que aconteceu em Roma, entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012.

Tendo por tema: “a nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Foi uma ocasião para introduzir os fiéis num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé.

O que é um sínodo?

A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego - SÝNODOS - “caminhar juntos”. O Sínodo dos Bispos, foi instituído em 1965, pelo Papa Paulo VI, durante a última fase do Concílio Vaticano II.

É uma assembléia de bispos escolhidos de diversas regiões, que tem finalidade consultiva e visa auxiliar o Papa em assuntos pastorais de âmbito universal. O que é um Concílio?

Do latim CONCILIUM, “grupo de pessoas reunido, assembléia, reunião de conselheiros”.

È a assembléia de todos os Bispos do mundo ou de uma representação dos Bispos do mundo inteiro que, em comunhão com o Bispo de Roma e sucessor de Pedro (Papa), procura esclarecer questões de fé, de moral ou da vida prática da Igreja.

Os concílios são momentos fortes e importantíssimos para a vida de toda comunidade dos discípulos de Cristo.

Concílio = conciliar - chegar a um acordo

Decisão conjunta com aprovação da autoridade competente

Ecumênico Universal/total = todo o universo habitado todos sob o mesmo teto CONCÍLIO ECUMÊNICO:

Reunião de “todos” os Bispos do mundo “todo”, junto e sob o Papa (ou seu delegado)

(4)

Para que as definições dos Concílios tivessem autoridade, foi sempre necessário que o Bispo de Roma as aprovasse e confirmasse.

Nenhum Concílio tem poder de decisão sem a participação e o apoio do papa, ainda que esta aprovação lhe seja dada depois de realizado o Concílio

Os Concílios refletem nitidamente a história da Igreja e seus embates.

Foram solenes assembléias em que a Igreja, comunitariamente, se voltou para os desafios que a caminhada através dos tempos lhe suscitava.

As decisões dos Concílios, por isto, hão de ser lidas e compreendidas, sempre à luz do respectivo contexto histórico.

Concílio Ecumênico - trata questões: de fé, de moral, pastorais e disciplinares Concílios Ecumênicos - colunas vertebrais da história da igreja - atos 15 /

Jerusalém, (+ou- 50 d.C.) - 21 Concílios: oito 1ºs no Oriente e treze no Ocidente CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II:

Segundo Concílio Ecumênico que aconteceu no Vaticano CONVOCAÇÃO DO CONCÍLIO:

Papa (*concílios do latrocínio) INFALIBILIDADE

Fé e Moral: Papa+bispos (*conciliarismo)

Ao longo da história da Igreja, ocorreram, ao todo, vinte e um Concílios ecumênicos. “Ecumênico” aqui não significa que seja uma reunião com outras igrejas. Ecumênico significa apenas que o concílio vale para toda a Igreja; isso para distinguir dos Concílios regionais ou nacionais, com Bispos só de uma região ou de um país.

Os Concílios ecumênicos tem autoridade sobre toda a Igreja de Cristo, pois aí está reunido o colégio dos Bispos, juntamente com o Papa, como o Colégio dos Apóstolos, juntamente com Pedro. a fé nos ensina que os participantes de um concílio gozam de especial assistência do Espírito Santo: “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...” (At 15,28).

Deles também podem participar, como assistentes e, eventualmente, como assessores, representantes de vários níveis do clero, teólogos e peritos, além de representantes de outras confissões religiosas (Igrejas e/ou religiões).

Por que aconteceram tantos concílios?

Para cumprir sua ação evangelizadora, a Igreja procurou se fazer presente no mundo e, com a sua experiência, contribuir na construção da sociedade.

Isto implicou em constantes adaptações no seu modo de ser e de agir pastoralmente, o que, consequentemente, exigiu novas formulações doutrinárias, marcando a sua história e, inclusive, a história do ocidente.

(5)

Por outro lado, sob a ótica da fé, a existência de vinte e um Concílios demonstra a força do Espírito Santo que suscitou novos modos de interpretar as verdades da Revelação, para que a Igreja de Cristo continuasse presente no mundo.

As decisões de todos os concílios foram incorporadas na vida da igreja, e fazem parte do “depositum fidei”, ou “depósito da fé”, que é preservado pelo Magistério da Igreja.

O magistério da Igreja, exercido pelos bispos, é responsável pela conservação da doutrina cristã e, justamente por isso, a convocação de um Concílio acontece para tentar impedir que as mudanças sociais modifiquem o modo de pensar e agir dos cristãos.

Os Concílios, bem como a história dos papas, formam como que a coluna vertebral da História da Igreja e o trabalho do Magistério.

Os dois últimos Concílios que precederam o Vaticano II, Concílio de Trento (século XVI) e Vaticano I (século XIX), demonstraram a reação da Igreja diante dos

diversos questionamentos que a sociedade moderna lhe fazia.

o Concílio de Trento (contra reforma) foi mais uma resposta da Igreja às questões de fé, especialmente sobre os sacramentos e a pastoral (Reforma);

O Vaticano I, sobre a autoridade da igreja, posicionando-se contra o liberalismo econômico e político, os progressos científicos etc.

Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé! Creio, creio, amém! (bis)

CREIO EM DEUS, PAI TODO-PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA;E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, QUE FOI

CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO; CREIO, CREIO, AMÉM! (BIS)

NASCEU DA VIRGEM MARIA; PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI

CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO; DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS; RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA;

CREIO, CREIO, AMÉM! (BIS)

SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO, DE ONDE HÁ-DE VIR A JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. CREIO, CREIO, AMÉM! (BIS)

CREIO NO ESPÍRITO SANTO. NA SANTA IGREJA CATÓLICA;NA COMUNHÃO DOS SANTOS; NA REMISSÃO DOS PECADOS; NA RESSURREIÇÃO DA CARNE; NA VIDA ETERNA. AMÉM!

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo 4° Os membros do Conselho de Administração não poderão afastar- se do exercício de suas funções por mais de 30 (trinta) dias corridos consecutivos sob pena de perda

A avaliação sumativa externa, realizada através de uma prova escrita de duração limitada, só permite avaliar parte dos conhecimentos e das competências enunciados

O fato de o complexo amigdalóide ser uma estrutura neural relacionada com ansiedade antecipatória e exercer uma modulação sobre a resposta de congelamento observada após a

Após a aplicação destes ensaios, as misturas de solo-cimento-cinza escolhidas para a etapa de caracterização física e mecânica foram as que apresentaram maior quantidade de cinza

Em 25 anos de empresa e produtos feitos com base em mais de 30 anos de estudo, a Buona Vita contribuiu para a evolução da indústria cosmética nacional devido ao espírito inovador

Imposto diferido: O imposto de renda e a contribuição social diferidos (“impostos diferidos”) são reconhecidos sobre as diferenças temporárias entre os saldos de ativos e

Aos trabalhadores oriundos do ex-BNU aplica-se o regime decorrente do Protocolo celebrado em 28 de Novembro de 2001 entre a CGD e os Sindicatos Outogantes, anexo ao presente

Escalão: Juvenis Masculino Nascidos entre 1998 e 1999. Posição Dorsal