• Nenhum resultado encontrado

LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA MÉDICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA

EDITAL PROCESSO SELETIVO 201

LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA

MÉDICA

EDITAL PROCESSO SELETIVO 201

Agosto de 2016

LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA

(2)

PARTE 1 - NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO:

1 – Da abertura. 2 - Das inscrições. 3 – Da seleção.

4 – Dos Critérios para a entrevista e análise curricular. 5 - Das disposições finais.

PARTE 2- ANEXOS

Anexo I - Calendário de Eventos. Anexo II - Bibliografias sugeridas.

(3)

PARTE 1 - NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO: 1. DA ABERTURA

A Liga Araguainense de Semiologia Médica – LASEM–vinculada ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC –, comunica que, no período de 11/08/2016 a 01/09/2016, estarão abertas as inscriçõespara seleção de acadêmicos de medicina para membro efetivo e trainee que desejam participar das atividades desenvolvidas na LASEM. Sendo pré-requisito para candidatos a membro efetivo estar cursando ou ter cursado a disciplinade Semiologia Médica e estarem regularmente matriculados nesta instituição de ensino superior. As datas relativas às diversas etapas do processo seletivo encontram-se disponíveis no Calendário de Eventosdo Anexo I.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição é obrigatória para todos os candidatos e deverá ser realizada no posto de inscrição no quiosque da LASEM ou no DCE do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC.

2.2. O período de inscrições será entre os dias 11/08/2016 até o dia01/09/2016 às 17 horas, e poderá ser realizada no Diretório Central de Estudantes (DCE) do ITPAC ou com os membros efetivos da liga.

2.3. Para efetuar a inscrição, o acadêmico deverá preencher o formulário de inscrição e apresentar o seu comprovante de matrícula e documento de identidade com foto. A inscrição somente será efetivada mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 (quinze reais), a qual deverá ser paga no ato da inscrição.

2.4. O candidato será responsável pela veracidade dos dados fornecidos e pela autenticidade dos documentos apresentados na inscrição.

2.5. O valor da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese, bem como, não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como, a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou. Será fornecido o recibo do pagamento.

2.6. Todas as despesas referentes à participação do candidato no processo seletivo são de total responsabilidade do aluno.

(4)

2.7. O candidato com limitações físicas que necessite de condições especiais para realizar a prova deverá entregar no dia da inscrição uma carta informando a natureza da necessidade.

2.8. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por um dos tipos de inscrição disponíveis preenchendo corretamente o formulário de pré-inscrição fornecido no local de inscrição, estando disponíveis os módulos TRAINNING e INSCRIÇÃO EFETIVA.

2.9. O requisito mínimo paramembro efetivo é ter concluído a disciplina de Semiologia Médica com média de pelo menos 60 pontos.

2.10. A inscrição no módulo TRAINNING engloba os candidatos que ainda não cumpriram o subitem 2.9 do presente edital e desta forma não podem ser instituídos como membros efetivos, mas desejam realizar o processo seletivo afim de treinamento, como também participar das atividades teóricas da LASEM, não concorrendo às vagas para membro efetivo

3.0. DASELEÇÃO

3.1. Serão destinadas ao processo seletivo 13 vagas, assim discriminadas:  9 vagas para membro efetivo;

 4 vagas para membro trainee.

3.2. O processo seletivo será composto por 3 fases(prova teórica, prova prática e entrevista)

3.2.1. 1ª FASE.

Prova teórica com 30 questões objetivas, versando sobre os temas dispostos no anexo II;

3.2.2.2ª FASE.

Prova prática com 4 questões, somente para os candidatos a membro efetivo, versando sobre os temas dispostos no anexo II.

3.2.3.3ª FASE

Entrevista avaliativa com os membros da Liga. Nessa ocasião os candidatos serão questionados sobre suas habilidades e atividades acadêmicas já desenvolvidas ao longo do curso.

(5)

Item Pontuação Trainee Pontuação Efetivo Prova teórica 60 50 Prova Prática - 30 Entrevista 40 20

3.3. A prova teórica acontecerá no dia 01de setembro de 2016 às 18:00 horas no ITPAC, terá uma duração máxima de 2 horas. A prova práticaacontecerá o dia 02 de setembro de 2016 às 18:00 horas. Será realizada de maneira individual juntamente à entrevista e terá duração de 15 minutos.

3.4. O não comparecimento do candidato ou um atraso superior a 15 minutos do horário da prova cursa automaticamente na sua desclassificação.

3.5. Os critérios de desempate, na seguinte ordem, são: a) Maior pontuação na prova teórica;

b) Aqueles que cursarem períodos superiores.

3.6. No momento da prova, devem ser apresentados o Comprovante de Inscrição no Processo Seletivo e carteira de identidade ou documento similar com foto.

3.7. Não será permitido de forma alguma comunicação entre os candidatos e/ou consulta a materiais eletrônicos ou outros materiais de consulta durante o processo seletivo.

3.8. As provas serão realizadas com caneta esferográfica de material transparente e tinta preta ou azul. Não serão considerados os gabaritos preenchidos com lápis ou grafite ou qualquer congênere.

4.0. - CRITÉRIOS PARA A ENTREVISTA E ANÁLISE CURRICULAR

1) Motivação, disponibilidade e interesses pelas atividades a serem realizadas na LASEM. 08 Pontos.

2) Artigo científico publicado em revista internacional, nacional ou regional da área médica. Publicação em que o candidato aparece como um dos autores. 06 Pontos. 3) Projeto aprovado pelo Centro em Ética em Pesquisa – (CEP): 04 Pontos.

4) Atividades extracurriculares. Inclui atividades que o candidato desempenhou ou desempenhe paralela ao curso de graduação. Incluem neste item a participação em Ligas Acadêmicas, projetos sociais ou atividades educacionais extras. 04Pontos.

(6)

5) Participação de evento científico com apresentação de trabalho. Se o candidato participou de congresso, simpósio, encontro ou fórum com apresentação de trabalho oral ou pôster. 04 Pontos.

6)Monitoria. Se o candidato foi monitor de alguma disciplina durante o seu curso de graduação. 02 Pontos.

7) Habilidades de comunicação. Se o candidato consegue se expressar e dialogar bem com os entrevistadores. 02 Pontos.

Total de Pontos da Entrevista: 30 pontos

5.0. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. A data de início das atividades e da apresentação dos novos membros à Liga será avisada com antecedência.

5.2. O candidato aprovado que desistir deverá assinar o Termo de Desistência, oficializando o cancelamento, não sendo permitido o trancamento para reingresso posterior.

5.3. Se por qualquer motivo um dos associados for excluído ou abandonar suas atividades, a Diretoria reserva-se ao direito de preencher a vaga remanescente por meio de lista de espera a partir da seleção realizada.

PARTE 2 – ANEXOS

ANEXO I - CALENDÁRIO DE EVENTOS

EVENTO DATA

Período de Inscrições 11/08/16 a 01/09/16 Prova Teórica 01/09/16

Prova Prática 02/09/16 Divulgação dos gabaritos 01/09/16 Divulgação dos pré-selecionados para

a entrevista

01/09/16

Entrevista (Será realizada apenas com os candidatos classificados)

02/09/16

Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo LASEM 2016/1

(7)

Todas etapas de avaliação do candidato serão realizadas nas dependências do ITPAC, local este que será previamente informado através de comunicados oficiais e através das redes sociais da LASEM.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.0.MEMBRO EFETIVO

1.1. Exame Físico (15 questões):

1.1. Exame de Cabeça e Pescoço; 1.2. Exame do Tórax;

1.3. Exame do Coração; 1.4. Exame do Abdome;

1.5.Exame de Dorso e Membros; 1.6. Exame Neurológico. 1.2. Sinais e Sintomas (15) 1.1. Edema 1.2. Febre 1.3. Icterícia 1.4. Diarréia 1.5. Constipação 1.6. Dispnéia 1.7. Dor 1.8. Sintomas Urinários 1.9. Linfonodomegalia 1.10. Hepatomegalia e Esplenomegalia

2.0. O conteúdo programático aqui exposto não limita os assuntos que poderão ser abordados na prova.

(8)

LOPEZ, Mario. Semiologia Médica: As Bases do Diagnóstico Clínico.5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

MARTINEZ, José Baddini; DANTAS, Márcio. Semiologia Geral e Especializada.1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013

PORTO, CelmoCeleno. Semiologia Médica.6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

BENSEÑOR, Isabela M. Semiologia Clínica. São Paulo: Sarvier, 2002

Araguaína – Tocantins, 11de agostode 2016.

ERRATA AO EDITAL DE LICITAÇÃO

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016/2

A Liga Araguainense de Semiologia Médica (LASEM) torna público que foram feitas as seguintes correções do EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016/2:

Correção 01: Item 3.1 do Edital

Conforme previsto no item 3.1 do edital, que determina o número de vagas

para o processo seletivo, onde se lê:

3.1. Serão destinadas ao processo seletivo 13 vagas, assim

discriminadas:

 9 vagas para membro efetivo;  4 vagas para membro trainee.

(9)

Leia-se:

3.1. Serão destinadas ao processo seletivo 15 vagas, assim

discriminadas:

 7vagas para membro efetivo;  8vagas para membro trainee.

Referências

Documentos relacionados

2014 Material Educativo Exposição Lugares para Criar espaços/ SESC São Carlos - SP.. 2014 Material Educativo Exposição Lugares de Combinações Líquidas/ SESC Bauru

[r]

001 FÓRUM SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE – NÚCLEO PIAUÍ: AÇÕES VOLTADAS PARA..

Miller pontua que deve-se estar atento a isso para fazer a distinção entre toxicomania e psicose, posto que podemos encontrar Φ 0 também pelo efeito do uso da droga e não so-

Um registante ao abrigo do REACH que pretenda indicar, no seu dossiê de registo da IUCLID, uma previsão proveniente da base de dados (Q)SAR dinamarquesa, deve igualmente verificar

EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEO ESSENCIAL Syzygium aromaticum (CRAVO DA ÍNDIA)*.. EXTRACTION, CHEMICAL CHARACTERIZATION AND ANTIFUNGAL ACTIVITY

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do CSN

Devido aos riscos em potencial que são apresentados pelas necrópoles, e a possibilidade de haver impactos ambientais significativos, o objetivo deste trabalho conforme prevê o