• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

ATIVIDADES EM 2014

COMENTÁRIOS

05/05/2015

(2)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS PELA DIRETORIA EXECUTIVA EM 2014

Senhor Presidente do Conselho Curador e Membros,

Em cumprimento as disposições contidas no Estatuto Social e Regimento Interno da Fundação Hermon, vêm apresentar a este Colendo Conselho Curador um relato sucinto das atividades desenvolvidas durante o exercício de 2014 e as propostas de ações que deverão ser realizadas durante o ano de 2015.

Preliminarmente faremos alguns comentários sobre as ações desenvolvidas e, posteriormente, faremos considerações sobre as dificuldades encontradas e sugestão sobre as possíveis soluções desses.

DAS ATIVIDADES REALIZADAS.

a) Solicitamos apoio do Conselho Curador e dos Senhores Grãos Mestres das Potencias Maçônicas as quais pertencem as Lojas Instituidoras, no sentido de auxiliar a Diretoria Executiva na revisão do Estatuto Social da Fundação Hermon e Regimento Interno das Unidades existentes. Pretendendo com esta revisão identificar com clareza quem são os instituidores, seus direitos e deveres e atribuição de responsabilidade desses. O pleito foi acolhido e houve o compromisso de cada Potencia indicar um advogado para, em comissão estudarem os mencionados documentos e apresentação de relatório das conclusões.

Comentário. – A indicação dos advogados foi feita no ano de 2015 e, até agora, não

obtivemos o relatório da situação em que se encontra o estudo.

b) As edificações onde funcionam os estabelecimentos da Fundação Hermon foram vistoriadas (Florianópolis, Laguna e Palhoça e Porto União). Na medida do possível foram reformadas ou reparadas, construído o muro que cerca o CEH Laguna, bem como, executada a construção de um galinheiro no CT de Porto União e elaborado o projeto para construção de uma sala de aula no CEI Palhoça.

c) Para melhorar o fluxo de caixa da Fundação Hermon e das Unidades a fim de efetuar manutenção desses, das folhas de pagamentos dos funcionários tem sido melhorada a repartição dos recursos obtidos, sob forma de contribuição de lojas (50% do S.M.) e maçons (R$ 10,00), ou seja, = MRGLSC: 100% (108 lojas), correspondente a 54% do

total arrecadado - GOSC: 43,10% (116 lojas) (+/- 50% pagam ½ SM), correspondente a 28% do total arrecadado – GOB-SC: 18% (161 lojas) , correspondente a 14% do total arrecadado.

d) A fim de que se cumpram os “Termos de Compromisso”, firmados pelas lojas na criação das respectivas unidades com a Fundação Hermon tem havido reuniões com essas para discutirem o “Termo de Ajuste Administrativo e Financeiro” e prazos para inicio dos pagamentos e assunção das responsabilidades administrativas conforme preveem os Regimentos Internos das signatárias.

e) Para implantação do Projeto Semeando Escolas foi criado o FH Social e lançado nas unidades de Laguna e Blumenau, bem como, divulgados e encaminhados os folders, através dos Grãos Mestrados às lojas das respectivas jurisdições.

(3)

f) Além das contribuições, conforme demonstrado houve o recebimento de doações (verbas) de entes públicos (empresas e governo) e privados (indivíduos) destinados a reformas e manutenção das unidades e pagamento de convênios.

g) Visando aumentar a contribuição dos instituidores foi ampliado o sistema de comunicações com esses enviando, quinzenalmente, Newsletter (mailing) mostrando o que se faz no âmbito da Fundação Hermon, bem como, buscou-se sensibilizar o elevado numero de maçons que apresentam resistência em aceitar a existência da Fundação Hermon. Entendem esses que o trabalho a Fundação Hermon desenvolve é da competência dos governos, desconhecendo que muitos dos objetivos (finalidades) preconizados no ESTATUTO SOCIAL os beneficiarão diretamente e ou a seus familiares e a comunidade em geral onde atuar nossa Instituição.

h) Realizadas diversas reuniões com os Grãos Mestres visando aumentar o vinculo e a repartição de responsabilidades com a Fundação Hermon, eis que, embora essa seja denominada de “Braço Social da Maçonaria Catarinense” e os Grãos Mestres são membros natos do Conselho Curador, com direito de indicação dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Curador, em regime de alternância.

i) Implantado um novo modelo de reuniões da Diretoria Executiva da Fundação Hermon sendo convidados para participarem os Diretores Gerais das Unidades, a fim de que esses apresentem relatórios sobre as atividades em suas unidades e propostas. j) Realizadas visitas continuadas as Unidades para a conscientização dos membros das

respectivas diretorias sobre qual o papel dessas em relação a Unidade Central.

k) Visitamos os Prefeitos Municipais de: Laguna e Porto União aos quais solicitamos auxilio para a substituição e reforma das portas e janelas do CEH de Laguna e para construção e aquisição de equipamentos para o Centro Terapêutico da FH em Porto União.

l) Realocação das dependências da Escola Pedro Bosco do Bairro Campeche para o Bairro Saco dos Limões, reforma e instalação no Centro Social do Saco dos Limões.

m) Criação da Escola de Inclusão Digital Pedro Bosco na Costeira do Pirajubaé. n) Contratação de funcionária para auxiliar administrativa na Matriz.

o) Consolidação dos projetos da FH em: FH Social; FH Educação; FH Cidadania; FH Assistência Social; e FH Saúde.

p) Criação de um novo site da FH.

q) Lançamento do FH Social na cidade de Blumenau, através da Unidade FH Blumenau e com ampla divulgação e encaminhamento de materiais.

r) Mudança do endereço da sede da FH, com aquisição de mobiliário novo, equipamento de áudio e data show.

s) Aprovação do Projeto PROVAC. 148718 – MIN. DA CULTURA (Lei Rouanet), destinado ao programa cultural do CEH Laguna. (Captado até 31/12/14 o valor de R$ 81 300,00) t) Recebido em doação do SERPRO e disponível para distribuição 150 computadores,

devidamente revisados. u) F H Cidadania

DO BALANÇO SOCIAL e EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA.

O Balanço Social e Execução Orçamentária serão apresentados pelo Senhor Antônio Gomes Fulco e anexado a este relatório.

(4)

DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico da Fundação Hermon para os anos de 2015 à 2010 será apresentado pelo Senhor Ênio Gomes e anexado a este relatório.

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO.

1. Criação de macrorregiões

Embora a ideia de fundar macro regiões tenha sido bem encaminhada e aceita pelos irmãos onde tivemos a oportunidade de fazer a difusão desta, não tem havido a necessária resposta quando solicitado à formalização dessas. (A ideia motriz é de

reunir lojas por região sob a coordenação de uma liderança indicada pelos Grãos Mestres, os quais ficarão como elo dessas com a Diretoria Executiva e com participação nas reuniões.)

2. Criação da FH Mulher composta por cunhadas, sobrinhas e convidadas, seguindo o modelo adotado por instituições já existentes no País. A mencionada rede operará no âmbito do Estado e se subdividirá nas respectivas macrorregiões, tendo como uma das fontes de receita, além das obtidas nas formas atuais, acrescida do percentual de 10% (dez por cento) sobre a captação que fizerem do FH Social.

3. Projeto de um Núcleo de Estudos Pesquisas Institucionais – NEPI.

4. Convenio com o Conselho Comunitário Monte Verde, em andamento, para abertura de mais uma unidade da Escola Pedro Bosco para inclusão digital e oficina de danças. 5. Em fase de conclusão para implementação o Projeto FH Cidadania o qual tem por

objeto o resgate dos valores éticos e morais, através de cursos específicos e palestras para os maçons e comunidades profanas.

CONCLUSÃO

Senhor Presidente e Membros do Conselho Curador, depois de relatadas as realizações havidas no ano de 2014 e projetos a realizar, cabe fazer alguns comentários sobre a administração e o desenvolvimento de projetos no âmbito da Fundação Hermon. No transcurso dos dois anos que estamos a frente da Fundação Hermon, não obstante o esforço e determinação dos membros da Diretoria Executiva e das publicação quinzenal de mailing (newsletter), novo site, visitas continuadas as lojas e nos eventos promovidos pelas Potências Maçônicas , depreendemos que a maior dificuldade foi de chegarmos a comunidade de mantenedoras levando informações sobre a atuação da Fundação Hermon. Entendemos que, em parte, seja essa a causa não termos despertado o interesse desses em participar mais efetivamente na consecução dos objetivos preconizados.

Portanto, vemos a necessidade de definir com maior clareza qual a participação dos respectivos Grãos Mestrados e a adesão das lojas (irmãos). Não basta cognominar a Fundação de “Braço Social da Maçonaria Catarinense” para a consecução de resultados eficazes se não houver a participação efetiva das Potências Maçônicas e das lojas mantenedoras.

Em vista da falta de participação de toda a comunidade maçônica decorre na pequena arrecadação de contribuições a qual tem dificultado a implantação de novos projetos. Eis que, para pleitearmos as verbas incentivadas ou de renuncia fiscal dos governos é

(5)

necessário que as respectivas unidades (matriz e filiais) possuam recursos ou outros meios para adquirir ou ter comodatos para requerer os mencionados benefícios. De outro lado, as edificações que a Fundação Hermon possui ou utiliza têm como origem doações (Laguna e Palhoça), ou comodato (Porto União). Logo, nada foi adquirido pela Fundação nos últimos anos, apenas, com dificuldades, vêm mantendo-os e fazendo mantendo-os respectivmantendo-os estabelecimentmantendo-os funcionarem.

A profissionalização da área executiva é outra dificuldade que impede uma ação mais contundente na realização de projetos. Fato este que decorre diante da pouca disponibilidade de tempo dos voluntários que ocupam cargos na administração para executar suas respectivas funções.

Logo, para que esses possam emprestar as suas inteligências e contribuição mais efetiva a Fundação Hermon deveriam ter na unidade central (Matriz) funcionários em quantidade suficiente e qualificados para seguir suas orientações. Porem, a falta recursos financeiros não permite que a Fundação os possa contratar.

Por fim, sem pretender eximirmo-nos das eventuais deficiências administrativas e politicas, entendemos que há necessidade de robustecermos a Diretoria Executiva trazendo maior numero de irmãos e ou cunhadas que disponham de tempo e comprometimento no cumprimento de suas atribuições.

Florianópolis em 05 de Maio de 2015. Francisco Vady Nozar Mello Dir. Pres. da Fundação Hermon

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

No caso dos dispositivos para testes de rastreio do sangue (à excepção dos testes de HBsAg e anti-HBc), todas as amostras verdadeiras positivas devem ser identificadas como

A investigação colaborativa sobre as próprias práticas, realizada no contexto do projecto, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento profissional dos professores,

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

Por estar também vigilante é que o presente estudo aborda midiatização da corrupção no contexto da divulgação da noticia da prisão de integrantes da

Gráfico 1 - Curva de força efetiva de referência (NABINGER, 1997)...43 Gráfico 2 – Percentual de artigos relacionados a biomecânica do ciclismo em relação ao total de

De todo modo, essas intercomparações permitiram inferir que variações sincrônicas de paleopluviosidade de norte a sul do Nordeste brasileiro são coincidentes aos