• Nenhum resultado encontrado

REGULADORES V12 XL - OCTOPUS XL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULADORES V12 XL - OCTOPUS XL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGULADORES

V12 XL - OCTOPUS XL

I N T R O D U Ç Ã O

Parabéns por ter escolhido a confiança de um regulador Mares.

Seu regulador foi realizado com processos de fabricação e materiais aper-feiçoados graças à quinze anos de pesquisa e evolução contínua.

As técnicas mais sofisticadas associam-se à garantia que cada componente do seu regulador foi testado no nosso ultramoderno estabelecimento de Rapallo - Itália. Isto significa “ c o n f i a n ç a ”, uma característica fundamental para cada produto de mergulho em TODOS os produtos MARES.

Este manual é um guia para mergulhadorees experientes, não é um manual de instruções para iniciantes.

A D V E R T Ê N C I A

O equipamento de mergulho deveria ser utilizado somente por mer-gulhadores adequadamente preparados. Em cursos de treinamento os Instrutores Habilitados ensinam como utilizar este regulador. Para garantir a máxima segurança, a manutenção deste equipamento deveria ser confiada somente à MARES ou a um CENTRO DE A S -S I -S T Ê N C I AA U TORIZADO MARE-S.

(2)

CERTIFICAÇÃO CE

Os reguladores Mares descritos neste manual foram verificados e certificados pelo organismo de certificação (Notified Testing Institution) Nº 0426, Istituto Scientifico Breda – TÜV Itália TÜV Bayern (Italcert) -Viale Sarca 336, Milão – Itália, em conformidade com a Directriz 89/686/CEE de 21 de Dezembro de 1989. As modalidades de prova foram executadas de acordo com a norma EN 250, aplicando a mesma diretriz que estabelece as condições de colocação no mercado e os requisitos essenciais de segurança dos Dispo-sitivos de Protecção Individual (DPI).

Os resultados da certificação são os seguintes:

M o d e l o Água tépida Água fria M a r c a

( Temp. ≥10°C) ( Temp. < 10°C))

V 12 XLYOKE/DIN A p r o v a d o A p r o v a d o CE 0426

Octopus XL A p r o v a d o A p r o v a d o CE 0426

REFERÊNCIAS À EN 250 - OBJETIVO - DEFINIÇÕES - LIMITA Ç Õ E S

Objetivo: os requisitos e os testes estabelecidos no Padrão EN 250 servem para garantir o nível mínimo de segurança de funcionamento dos reguladores para mergulho a uma profundidade máxima de 50 m. Scuba - Definição (EN 132): Aparelho para mergulho com regulador de circuito aberto e ar comprimido contido em um cilindro.

Scuba - Equipamento mínimo (EN 250): a) Cilindro/s de ar

b) Regulador

c) Dispositivo de segurança, ex. manômetro/computador, ou reserva, ou alarme

d) Sistema de suporte e transporte, ex. suporte a ser colocado nas costas e/ou tiras, colete equilibrador e) Bocal (ou máscara de rosto inteira ou capacete para mergulhadores)

f) Instruções de operação Limitações (EN 250)

- Reguladores para águas frias - temperatura da água inferior à +10°C - Reguladores para águas mornas - temperatura da água superior à +10°C - Profundidade máxima: 50 metros

- Pressão máx200 bar

S C U B A - Grupos Componentes (EN 250): O SCUBA é constituído por componentes como cilindros,

r e g u l a d o r, manômetro, colete equilibrador. O regulador Mares descrito neste manual pode ser utilizado com qualquer componente de SCUBA, certificado de acordo com a diretriz 89/686 CEE. O ar contido nos cilin-dros deve satisfazer os requisitos de ar respirável estabelecidos pelo Padrão CEN EN 132 - Apêndice A . PRINCÍPIOS GERAIS DE FUNCIONAMENTO

Os reguladores reduzem a pressão do ar dos cilindros a uma pressão intermediária adequada à respiração. Os reguladores modernos efetuam esta operação utilizando dois estágios ligados entre si através de uma mangueira. O primeiro estágio tem a tarefa de fornecer ao segundo estágio uma pressão reduzida e sobre-tudo constante, apesar da grande variação à qual a pressão nos cilindros está submetida durante o mer-gulho (em geral mais de 200 bar). O segundo estágio tem a tarefa de levar a pressão até o nível da pressão ambiente e de fornecer ar ao mergulhador somente em conseqüência de um ato inspiratório. Cada estágio do regulador contém uma válvula interna. Quando, no regulador, ocorre um desequilíbrio de pressão devido à extração de ar provocada pelo mergulhador (inicia o ato inspiratório), as válvulas se abrem e deixam o ar sair até a pressão alcançar o equilíbrio (fim do ato respiratório).

O PRIMEIRO ESTÁGIO

Para que o 2° estágio possa funcionar corretamente, o 1° estágio deve fornecer ar com uma pressão inter-mediária adequada e sobretudo constante. Esta característica típica de todos os primeiros estágios MARES é fundamental para obter uma ótima afinação do 2° estágio capaz de garantir o melhor rendimento durante todo o mergulho e independentemente da pressão contida nos cilindros. Todos os primeiros estágios Mares são disponíveis com adaptador DIN 477/13 ou adaptador internacional YOKE CGA 850 de acordo com o Padrão CEN-EN 250 para a conexão.

(3)

V 12

O Titânio é um metal prateado, resistente aos agentes atmosféricos, ao ácido nítrico e ao cloro. É fortemen-te resisfortemen-tenfortemen-te às fortemen-tensões mecânicas e quando usado em ligas ultra leves é o mafortemen-terial ideal para todas as aplicações que requerem um desempenho elevado a par de uma gravidade específica baixa e elevada resi-stência química a ambientes agressivos. O Primeiro Estágio V12 caracteriza-se, em relação aos outros reguladores existentes no mercado, exactamente pela utilização deste material na válvula de alta pressão, isto é, na zona mais solicitada do Primeiro Estágio. Anova válvula em titânio e o assento da válvula, consti-tuída por um novo tecnopolímero de alta tenacidade, formam uma superfície de vedação ideal segundo o sistema exclusivo SCS (Spherical Core Seal) que caracteriza todos os reguladores Mares da nova geração. Autilização desses materiais particulares e do sistema SCS garantem uma vedação perfeita e uma vida útil nitidamente superior àquela dos sistemas tradicionais, mantendo a simplicidade do mecanismo, e portanto, sem a necessidade de uma manutenção especial.

O V12 é um primeiro estágio com diafragma balanceado (Fig.1) e é a geração mais recente do anterior MR12 que ainda hoje é um dos primeiros estágios mais avançados e tecnologicamente balanceados. Graças a uma experiência de mais de trinta anos, esta série superou todos os testes e conquistou a con-fiança dos mergulhadores de fama, profissionais e desportivos.

As suas características ergonómicas são extremamente avançadas e foram desenvolvidas para permitir uma máxima racionalização na disposição e na utilização de todos os equipamentos. As 4 saídas de média pressão são pré-orientadas para uma disposição racional das mangueiras do octopus, do colete, etc. A saída de média pressão conectada ao segundo estágio incorpora o sistema exclusivo Mares DFC (Dynamic Flow Control) para o balanceamento dinâmico da pressão intermediária na fase de inspiração que permite fornecer uma pressão constante e um fluxo de ar elevado em qualquer condição de trabalho. O primeiro estágio V12 pode ser dotado do sistema Mares CWD (Control Water Diving) para uma maior protecção em águas frias ou muito poluídas.

As 4 saídas de média pressão (LP) do primeiro estágio V12 são roscas unificadas de passo fino de 3/8 pole-gadas. As duas saídas de alta pressão (HP) são roscas unificadas de passo fino de 7/16 polepole-gadas. S I S T E M AD F C

O sistema DFC presente nos primeiros estágios V12 permite reduzir ao mínimo a queda de pressão que ocorre em todos os primeiros estágios de reguladores em geral durante a inspiração (Fig. 2). Este fenômeno é tanto mais perceptível quanto mais forte é o fluxo de ar pedido ao regulador. Por conseguinte, principal-mente em profundidades elevadas e em condições extremas, o esforço de inspiração do regulador será muito menor.

Nos primeiros estágios V12 o sistema DFC está presente na saída principal de baixa pressão. As outras saí-das (para Octopus, LP i n f l a t o r, etc.) têm um funcionamento normal.

KIT CWD (o p c i o n a l )

Em condições particularmente rigorosas, em caso de uso profissional em águas frias ou poluídas, os primei-ros estágios V12 podem ser equipados com o Kit CWD que isola completamente do contato com a água todas as partes internas do 1° estágio. O Kit CWD deve ser instalado exclusivamente por um centro de assi-stência autorizado MARES.

O SEGUNDO ESTÁGIO

O segundo estágio deve fornecer ar à pressão ambiente exclusivamente durante o ato inspiratório. O esquema do 2° estágio na Fig. 3 ilustra esta função. Quando o mergulhador inspira, a pressão no interior do segundo estágio diminui provocando uma diferença de pressão (desequilíbrio) no diafragma. Portanto, o diafragma se dobra para o interior, empurrando para baixo a alavanca de alimentação e abrindo a válvula do segundo estágio. O ar continua fluindo no interior do segundo estágio (e para o mergulhador) até ele parar de inspirar. Apressão então aumenta e empurra o diafragma na direção oposta, isto permite à válvula de se fechar e interromper a alimentação.

Segundo Estágio XL

O Segundo Estágio XLrepresenta a consolidação de soluções técnicas de vanguarda. O revestimento é em tecnopolímero especial, leve e muito resistente com características anti-aderentes e hidro-repelentes. A

(4)

tampa é desenhada segundo o sistema exclusivo Mesh-Grid que através de uma grelha, fragmenta a superfí-c ie de passagem da água sobre o diafragma à entrada e na saída do regulador. Esta fragmentação do fluxo, além disso, limita o efeito dinâmico da água sobre o diafragma, mesmo no caso de se nadar contra fortes cor-rentes, defeito que pode ser encontrado em tampas com menos aberturas, através das quais se formam fluxos extremamente concentrados, com um consequente risco de auto-regulação do segundo estágio. Afunção de anti-congelamento é desempenhada por duas lâminas amplas inseridas no corpo, que funcionam como dispositivos intercambiadores de calor para a rápida dispersão do frio causado pela expansão do ar regulado. Arespiração é assistida pelo sistema V.A.D. (Vortex Assisted Design) e by-pass que por sua vez é dotado de lâminas radiais. Ainspiração e expiração são facilitadas por um deflector móvel exclusivo (patentea-do), localizado na base do bocal. Na fase de inspiração o deflector orienta-se por forma a tirar melhor partido do efeito V.A.D.. Na fase de expiração retorna automaticamente à posição de repouso libertando toda a pas-sagem para o ar expirado. O segundo estágio utiliza uma mangueira de “Super Fluxo” e um manípulo de regulação de Te f l o n .

O C TOPUS XL

O segundo estágio na versão Octopus é composto por uma mangueira comprida (100 cm) para facilitar um eventual uso por parte do companheiro de mergulho. Acor amarela que a caracteriza faz com que seja ime-diatamente identificável em qualquer condição de mergulho.

S I S T E M A V. A . D .

O segundo estágio XLutiliza o sistema V.A.D. (Vortex Assisted Design), sistema exclusivo e patenteado pela Mares. Graças a este sistema que garante baixo esforço de respiração a qualquer profundidade, o ar que entra pela mangueira passa através da válvula do segundo estágio e se encaminha, através do pequeno tubo by-pass, diretamente para o bocal (fig. 4), onde é formado um efeito tipo turbilhão chamado “vortex” . Este efeito cria uma área de depressão fazendo com que o diafragma do segundo estágio seja abaixado durante a inalação, aumentando assim a sensibilidade do regulador.

O novíssimo defletor móvel (patenteado) contribui também para um rendimento mais elevado. De fato, durante a inalação assume uma posição mais inclinada, endereçando o ar diretamente para o bocal, quanto maior for o fluxo de ar pedido. Durante a expiração, ao contrário, o defletor posiciona-se automaticamente de acordo com a direção do fluxo e não constitue então um obstáculo à saída do ar.

V12 XL– OCTOPUS XL

Características técnicas Primeiro Estágio Segundo Estágio F u n ç õ e s Diafragma balanceado Sistema V. A . D .

Sistema DFC Tampa “Mesh Grid” Te c n o p o l í m e r o Titânio SCS

M a t e r i a i s

Válvula primeiro estágio: titânio

Componentes metálicos: latão niquelado e cromado – aço inox. Componentes não metálicos: tecnopolímeros de alta resistÍncia Guarnições e membranas: borrachas nitrilicas – borrachas siliconadas

C a p a c i d a de (alimentação 180 bar) 4 200 l/min 2 400 l/min

Pressão intermediária

Alimentação: 200 bar De 9,8 a 10,2 bar Alimentação: 30 bar De 9,8 a 10,2 bar

Saídas - Primeiro estágio

Alta pressão N°2 – 7/16 polegadas UNF Pressão intermediária N°1 – 3/8 polegadas UNF DFC (Principal)

N° /There is a # missing here!/- 3/8 polegadas UNF

Mangueira tipo: Fluxo Elevado

Comprimento padrão: 80 cm

Comprimento octopus: 100 cm

(5)

USO E MANUTENÇÃO

CONEXÃO DA M A N G U E I R A AO 1° ESTÁGIO

Aconexão das mangueiras dos acessórios deve ocorrer de maneira que o o’ring não seja danificado. Ti r a r com a chave adequada a tampa de vedação do 1° estágio; rosquear o terminal da mangueira nas saídas do 1° estágio, apertando com delicadeza mas com firmeza.

ANTES DO MERGULHO

- Verificar se todas as mangueiras estão bem ligadas ao 1° estágio e que não tenham cortes nem outros vestígios de danos ou desgaste. Se conseguir afrouxar manualmente as mangueiras, isto significa que é necessário apertá-las novamente com uma chave antes de colocá-las sob pressão.

- Verificar se o 1° e o 2° estágio não apresentam danos evidentes.

- Colocar as torneiras do cilindro de modo que o ar saia em direção do mergulhador.

- Tirar a tampa de protecção da entrada do primeiro estágio e posicionar a brida, a conexão DIN ao centro da conexão da torneira.

- Colocar o corpo do primeiro estágio de modo que a mangueira de conexão com o segundo estágio saia no ombro direito do mergulhador (Fig. 5).

- Apertar com a mão o parafuso do yoke tendo o cuidado de não danificar a o’ring posicionado na conexão das torneiras.

- Se o regulador for provido de conexão DIN, conectá-lo às torneiras apertando manualmente o anel de a p e r t o .

- Verificar se o manômetro indica pressão zero.

- Abrir bem devagar a torneira do cilindro, deixando entrar gradualmente o ar no regulador.

A D V E R T Ê N C I A

Não utilizar nenhum tipo de adaptador para conectar a mangueira baixa pressão a saida de alta pressão, porque isto poderia provocar graves acidentes. Os componentes para baixa pressão não foram projetados para pressões superiores a 20 bar.

!

A D V E R T Ê N C I A

O regulador isolado não representa um conjunto para mergulho completo (SCUBA), é somente uma parte dele. Conforme a EN 250, um SCUBA completo deve incluir pelo menos o Equipa-mento Mínimo abaixo especificado:

a) Cilindro/s de ar - b) Regulador - c) Dispositivo de segurança, ex. manômetro/computador, ou reserva, ou alarme - d)Sistema de suporte e transporte, ex. suporte a ser colocado nas costas e/ou tiras, colete equilibrador e) Bocal (ou máscara completa ou capacete para mergulhador) -f) Instruções

O seu regulador Mares foi projetado para ser conforme os requisitos para ar respirável estabe-lecidos pelo Padrão CEN EN 132 - Apêndice A .

ANTES DA M O N TAGEM DOS COMPONENTES DO SEU SCUBA, LEIA AT E N TAMENTE TO D A S AS INSTRUÇÕES E AS EVENTUAIS LIMITAÇÕES DE USO NELAS CONTIDAS

!

A D V E R T Ê N C I A

Durante esta operação, acionar o botão de purga manual do segundo estágio. Isto permite reduzir o impacto sobre o assento de alta pressão (Fig. 6). NÃO EFETUAR ESTA O P E R A Ç Ã O EM AMBIENTES COM TEMPERAT U R A INFERIOR A 1 0 ° C .

!

A D V E R T Ê N C I A

AUTILIZAÇÃO DE QUAISQUER OUTROS OCTOPUS DO SEGUNDO ESTÁGIO HOMOLOGADO A N U L A ACERTIFICAÇÃO CE.

(6)

- Verificar se o manômetro indica a pressão do cilindro prevista e que esta seja suficiente para o mergulho p r o g r a m a d o .

- Verificar se não há perdas de ar na conexão entre o cilindro e o regulador. Se identificar uma perda, esta poderia ser provocada por uma montagem errada do regulador sobre as torneiras, ou por um o’ring danifi-cado nas torneiras do cilindro.

- Para garantir que a emissão de ar do regulador seja correta, expirar através do bocal para expelir even-tuais impurezas presentes no segundo estágio, depois disso, inspirar. Repetindo algumas vezes esta ope-ração, eventuais problemas serão identificados.

DURANTE O MERGULHO

- Se um segundo estágio for utilizado com o Octopus, aconselha-se o uso protetor de bocal, para evitar a entrada de corpos estranhos.

- Quando o regulador está fora da boca do mergulhador, o ar pode sair. Pode-se evitar este inconveniente, virando de cabeça para baixo o regulador e enchendo-o de água (Fig. 7). Se a saída do ar continuar, inter-romper o mergulho.

MERGULHOS EM ÁGUAS FRIAS

De acordo com o Padrão CEN EN 250 são consideradas frias as águas com temperaturas abaixo de 10°C. Utilizar sempre o Kit CWD (Cold Water Diving) com os reguladores MARES. A OPERAÇÃO DE MONTA-GEM DO KIT CWD DEVERÁ SEMPRE E SOMENTE SER EXECUTA D A POR UM CENTRO DE A S S I-S T Ê N C I AA U TORIZADO MAREI-S.

A D V E R T Ê N C I A

Mergulhos em águas frias (10°C ou menos) com uma preparação técnica inadequada podem provocar danos graves e até a morte. Antes de mergulhar em águas frias, se aconselha uma preparação específica efetuada com a supervisão de instrutores de mergulho habilitados. Os reguladores Mares equipados com o Kit CWD poderiam apresentar fenômenos de “congela-mento” pois não é possível impedir o congelamento do segundo estágio em qualquer situação. Neste caso, os reguladores podem não funcionar corretamente, provocando danos graves e até a morte. Portanto, é necessário uma preparação adequada para prevenir ou enfrentar eventuais problemas provocados por um regulador que apresenta fenômenos de “congelamento”. Nestas situações devem ser tomadas as precauções abaixo especificadas:

1) Nunca use o regulador fora da água.

2) Acionar o botão de purga somente durante o mergulho levemente e por pouco tempo.

DEPOIS DO MERGULHO - MANUTENÇÃO

O regulador deve ser lavado com água doce quando ainda está em pressão. Isto permite a lavagem interna do segundo estágio, sem a introdução de impuridades nas áreas que devem permanecer estanques. Enxaguar o primeiro estágio e deixar fluir a água dentro do bocal do segundo estágio e através dos canais de descarga (bigode) para eliminar qualquer impureza. Se o regulador não estiver em pressão, não acionar o botão de alimentação durante a operação de lavagem, pois acionando-o podem entrar impurezas no assento da válvula, provocando o risco de vazamento. Para impedir a con-taminação do filtro e do primeiro estágio, não deixar entrar a água na entrada do ar do primeiro está-gio. Colocar a tampa de proteção do primerio estágio no filtro e fixá-la com o parafuso do yoke (Fig. 8). Deixar secar o regulador antes de guardá-lo.

Se o regulador permanecer por longo tempo exposto à luz direta ou em ambientes com muita poeira e muita graxa, alguns componentes podem estragar.

O regulador não necessita de lubrificantes, pelo contrário, estes não devem ser utilizados durante a manutenção.

(7)

A D V E R T Ê N C I A

O bom funcionamento do regulador depende também de uma correta manutenção. Portanto, aconselhamos que o regulador seja revisionado por um centro de assistência autorizado Mares pelo menos uma vez por ano. Em particular, aconselha-se a substituição da válvula do primeiro estágio cada 2 anos de utilização ou cada 200 horas de mergulho.

CARTÃO DE GARANTIA

Comprando o regulador Mares você recebe um cartão de garantia permanente, de material plástico resi-stente. Neste cartão está impresso o modelo e o número de série do regulador adquirido. É i m p o r t a n t e escrever o próprio nome e sobrenome e assinar no espaço em branco. Conserve este cartão e em caso de manutenção do regulador, apresente a qualquer Centro de Assistência Autorizado Mares do mundo.

(8)

? ? ? ? ? ? ?

Fig. 1 PRIMEIRO ESTÁGIO

A LTAPRESSÃO - DIAFRAGMA- PRESSÃO DA Á G U A - PRESSÃO INTERMÉDIA

Fig. 2 D I F E R E N Ç AD A Q U E D A D A PRESSÃO INTERMEDIÁRIA EM FASE INSPIRAT Ó R I A - PRIMEIRO ESTÁGIO T R A D I C I O N A L - PRIMEIRO ESTÁGIO COM DFC

Fig. 3 SEGUNDO ESTÁGIO

FLUXO DO AR - PRESSÃO INTERMEDIÁRIA - DIAFRAGMA - PRESSÃO DA Á G U A - BAIXA P R E S S Ã O

Fig 4 SEGUNDO ESTÁGIO

TUBO BY- PASS - FLUXO DO AR - PRESSÃO INTERMEDIÁRIA- D I A F R A G M A - PRESSÃO DA Á G U A - BAIXA P R E S S Ã O

Referências

Documentos relacionados

&#34;Hujus studii duae sunt positiones, publicum et priva- tum. Publicum jus est quod ad statum rei Romanae spectat, privatum quod ad singulorum utilitatem pertinet&#34;. Seja qual

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

a) esteve voltada predominantemente para a atividade pastoril, utilizando exclusivamente mão- de- obra assalariada. b) esteve voltada predominantemente para a

O objetivo deste estudo foi analisar as questões referentes ao saneamento básico (abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos) e a percepção ambiental de

Trox do Brasil - Difusão de Ar, Acústica, Filtragem, Ventilação Ltda Veco do Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Sociedade Ltda. Vetor Consultoria e Projetos de

16h30 – 17h10 Qualidade do ar interior Henrique Cury - Ecoquest Válvula eletrônica independente de pressão Leandro Medéa - Belimo Novas tecnologias em sistemas de ventilação para

A mosca-das-frutas-sul-americana, Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) (BORGES et al., 2015), a mariposa-oriental, Grapholita molesta (Lepidoptera: Tortricidae) (ARIOLI