• Nenhum resultado encontrado

FINADOS: VIVO NA GRAÇA. Jornal Boas Novas.com. Ano VI Nº 72. Novembro de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FINADOS: VIVO NA GRAÇA. Jornal Boas Novas.com. Ano VI Nº 72. Novembro de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Novembro de 2018

www.saomiguelsd.com

Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.”

“Sal da Terra e Luz do Mundo.”

Mt 5,13-14

FINADOS:

VIVO NA GRAÇA

O início do mês de Novembro é sempre

um tempo de reflexão e de saudade,

pois celebramos o dia de Finados.

Paulo já nos exorta para a recompensa

do Céu quando nos diz: “Combati o

bom combate, guardei a fé e agora me

é reservado a coroa imperecível da

Justiça”. Diante dessa certeza, quando

celebram os o dia de Finados,

celebramos o Céu, a realidade mais

linda e mais verdadeira que o Senhor

nos apresenta. Uma realidade de vida

no coração Misericordioso daquele

que nos salva da morte eterna. Por isso,

este dia se difere de todos os outros,

porque o Senhor Deus nos mostra uma

realidade linda de salvação, de entrega

e de confiança naquele que é a razão

da nossa existência.

Quem compreende essa maravilha,

entende que este dia não se celebra dor,

tristeza, angústias ou ressentimentos,

mais sim vida plena e salvação, pois

fom os com prados pelo poder do

Sangue Precioso de Nosso Senhor Jesus

Cristo, aquele que é o Rei dos Reis e

Senhor dos Senhores.

Vivamos na Graça e na Paz, aguardando

a Vida Plena que se Aproxima.

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário

da Paroquia de São Miguel e Almas)

(2)

“Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez ao meu favor?" (Salmo 115,12). Caríssimos irmãos!

Estamos aproximando do final de mais um ano. Tudo que planejamos e realizamos foi sustentado pela presença amorosa de Deus, que nos concede a graça de vivermos segundo a tua vontade. Bem diz o salmista: " ensina-me o teu caminho Javé, e caminharei segundo a tua vontade" (Sl 85,11). Por isso, é importante elevarmos a Deus , nosso Pai, hinos de louvores e ação de graças. Agradecer pela vida e nos colocarmos à disposição de Deus para a missão que Ele confiou a cada um neste mundo.

No mês de novembro, celebramos datas importantes que não podem passar despercebidas. Finados, celebramos os nossos entes queridos que estão na glória. Além de ser uma oportunidade para crescermos na comunhão dos santos, podemos refletir sobre a finitude da vida biológica. Mas para quem acredita na vida eterna, a nossa vida não é tirada, é transformada.

Neste ano, celebraremos a festa de Cristo Rei no terceiro Domingo. É uma festa que proclamamos a realeza de Jesus e marca o encerramento do ano litúrgico. Neste ano terá um colorido especial por ser o encerramento do Ano do Laicato, proclamado pelo Papa Francisco. A Igreja rezou muito para que todos os leigos assumam seu batismo com fé e coragem. Sabemos que para caminhar nas estradas de Jesus, precisamos estar imbuídos do espírito de Deus que perpassa a nossa vida através da espiritualidade; um jeito de estarmos sinalizando e testemunhando a pessoa de Jesus. A espiritualidade se torna fecunda quando se abastece nas fontes da própria vida, da palavra de Deus, da Eucaristia e tendo como centralidade o seguimento de Cristo. Assim, nós estaremos preparando para vivermos um novo tempo, que nos ajuda a renovar a esperança. Por fim, o mês de novembro nos recorda que logo estaremos vivenciando o advento. O ser humano vive de esperas. Espera que o tempo melhore, que os filhos cresçam, que a política e a economia favoreçam maior justiça, por mais vida. O Advento é tempo de esperanças, pois anuncia a vinda do Deus que assume a natureza humana e nos diz que a vida é possível quando o amor, a gratuidade, a acolhida e a partilha forem atitudes da vida humana.

Assim sendo, vivamos este tempo com intensidade e esperança no coração. Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Pároco da Paróquia São Miguel e Almas)

EDITORIAL

A cada dia do ano a Igreja celebra a vida de um cristão que chegou à honra do altar, sendo canonizado oficialmente. Santos e Santas, que viveram de modo profundo sua humanidade, mergulhada no grande mistério Pascal de Cristo. Mas muitos deles são desconhecidos e outros mais não chegaram a ter este reconhecimento. Por isto, a Igreja que é Santa, reservou um dia para solenemente memorizar todos aqueles que configuraram suas vidas com a de Jesus Cristo. Assim sendo, no próximo dia 4 de novembro, estaremos celebrando a Solenidade de Todos os Santos em todo nosso país, louvando a Deus, o Santo dos santos, o dom da santidade de irmãos nossos que já desfrutam da alegria eterna.

Nas missas que serão celebradas, vamos ouvir o famoso sermão da montanha de Jesus, narrado pelo evangelista Mateus. Os primeiros versículos deste discurso, Mt 5, 1-12, conhecemos popularmente como as Bem Aventuranças, que consistem primordialmente no dom da felicidade oferecido por Deus.

Cada uma das nove bem aventuranças traz consigo um ato concreto a ser feito por nós, acompanhado de sua devida promessa a ser cumprida da parte de Deus. Ou seja, é feliz quem se torna pobre em espírito e por isso possuirá o Reino dos Céus; é feliz quem age com mansidão e assim herdará a terra; é feliz ser solidário para na sua aflição ser consolado; feliz daquele que comunga da fome e sede de justiça, pois será saciado; feliz do misericordioso, pois alcançará misericórdia; feliz de quem se faz puro de coração para ver a Deus; feliz o promotor da paz que é chamado Filho de Deus; feliz o perseguido injustamente porque será o dono do Reino dos Céus e feliz do injuriado por causa do nome de Deus, pois será grande sua recompensa nos Céus. Desta maneira é perceptível que a felicidade verdadeira é mais do que sentir ou experimentar o passageiro de prazeres e sensações. Ela se constrói na conduta e sustenta um comportamento que dá a tudo mais um sentido profundo e autêntico. Nas lições de cada bem aventurança, o Mestre Jesus nos ensina que a felicidade não está do lado de fora, mas de algo que sai de dentro para fora. Por isto a santidade está na busca da felicidade duradoura.

Ao celebrar Todos os Santos possamos cada um de nós querer desejar este belíssimo dom divino da santidade, chamado intrínseco ao ser humano, concretizado na busca da soberana felicidade vivida por Jesus Cristo.

Que sejamos felizes em santidade!

Ser SANTO é ser FELIZ!

É preciso ter coragem para se aventurar na leitura assídua da Sagrada Escritura. Ou seja, ler a Palavra de Deus é uma ação que parte do coração inundado pela presença do Espírito Santo. Portanto, o mesmo Espírito que agiu nos escritores sagrados para a redação bíblica, deve agir nos olhos e coração de quem quer mergulhar na Palavra de Salvação. Em outras palavras, a leitura da Sagrada Escritura é feita ao lado do seu autor!

Cada livro santo, dos 73 livros da Bíblia, traz em si uma experiência profunda do relacionar-se com Deus. Para então melhor entendimento do texto, o leitor deve buscar saber quem é seu escritor, qual era o contexto que se vivia, o gênero literário utilizado. Afinal ,são escritos bem antigos, feitos numa época totalmente diferente que a nossa. No entanto, até hoje, esta palavra se atualiza para nós!

Bem sabemos que a Bíblia é divida em dois Testamentos: o Antigo e o Novo. O marco divisório é a vinda do Messias, Jesus Cristo. Por isso toda Escritura Sagrada deve ser lida à luz da missão salvífica de Cristo. È neste sentido que podemos falar da inerrância bíblica, isto é, toda verdade da salvação esta contida na Sagrada Escritura. Verdade na qual se concretiza no Amor de Deus para com a humanidade, desde a criação, firmada pelos patriarcas, resgatada com os profetas, renovada e eternizada com Jesus Cristo!

A leitura e a espiritualidade bíblica consistem em perceber a Aliança de Amor entre Deus e o ser humano, para que então tenhamos a fé necessária em continuar a viver segundo este Amor que não se acaba.

“Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus, vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (Constituição Dogmática DEI VERBUM n. 21).

Seminarista João Carlos Ventura de Oliveira

Leitura e Espiritualidade Bíblica

Seminarista João Carlos Ventura de Oliveira

Produção: PASCOM Responsáveis:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco) Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência: Praça Cesário Alvim

n°49-Centro-Santos Dumont-MG CEP: 36240000-(32) 3251-4839 e-mail: saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte Final e impressão: PASCOM

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

(3)

8ª Corrida Rústica de São Miguel e Almas - 30/09 8ª Corrida Rústica de São Miguel e Almas - 30/09

Missa das 8h - Festa de São Miguel e Almas - 29/09

FOTOS: SETEMBRO - 2018

Festa Social do Padroeiro Voluntárias e Pe José Cisneiro - Festa do Padroeiro

Show na Praça - Festa de São Miguel e Almas 8ª Corrida Rústica de São Miguel e Almas - 30/09

Voluntárias que trabalharam na Festa do Padroeiro

Procissão do Padroeiro - 29/09 Coral São Miguel e Almas Trabalho da PASCOM nas transmissões da Festa do

Padroeiro

(4)

4° dia: Novena N. Srª Aparecida Pe Fransérgio - 06/10 Festa N. Srª Aparecida - Pe José Cisneiro - 12/10

Procissão em honra a Santa Edwiges - 16/10

FOTOS: OUTUBRO - 2018

Festa N. Srª Aparecida - Matriz de São Miguel - 12/10 Festa N. Srª Aparecida - Matriz de São Miguel - 12/10

Missa em honra a Santa Edwiges - Pe Fransérgio - 16/10 Festa em honra a Santa Teresinha - 01/10

Festa N. Srª Aparecida - Com. da Barra - 12/10

Festa em honra a São Judas-Pe José Cisneiro-28/10 Festa em honra a São Judas Tadeu - 28/10 Palestra sobre Leitura e Espiritualidade - 20/10

(5)

O Diaconado Permanente na vida e na missão Da Igreja

O Diaconado Permanente na Igreja primitiva

1 – O diaconado é um ministério presente desde os primórdios da Igreja. Os documentos do Magistério situam sua origem na escolha de sete homens “de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6,1-6), embora o texto não fale explicitamente de diáconos, ao menos não no sentido atual do termo. Referências explícitas aos diáconos encontram-se nas cartas de Paulo (cf. Fl 1,1 e 1Tm 3,8-13).

O ministério diaconal

2 – No contexto da ministerialidade da Igreja e, mais especificamente, no âmbito do ministério ordenado, o diácono define-se como sacramento de Cristo Servo e como expressão da Igreja servidora.

A identidade do diácono

3 – A Igreja reconhece que o ministério eclesiástico foi instituído por Cristo e, desde os tempos apostólicos, exercido pelos bispos, presbíteros e diáconos (cf. LG, n.28). É, portanto, de instituição divina. Cristo confere aos apóstolos os poderes e as atribuições inerentes à vida e à ação da Igreja. Cabe, pois, à Igreja, estabelecer os espaços desta participação no ministério sacramental. O presbiterado e o diaconado são considerados, desde o início, inerente ao sacramento da Ordem, que tem sua plenitude no episcopado (cf. LG, n.21).

4 – O relacionamento nos três graus realiza-se através da unidade do sacramento e da diversidade de carismas e funções (cf. LG, n. 20, 28). Cada um dos três graus faz parte do único sacramento da Ordem e exprime, segundo sua especificidade ministerial, de modo oficial e público, o tríplice ministério de Cristo: Profeta, Sacerdote e Pastor. A diaconia, a exemplo de Cristo, é

comum a todos os cristãos; no entanto, existe uma forma específica de participação no ministério de Cristo, marcada sacramentalmente. Por esse motivo, já em seu início, a Igreja valorizava carisma e a missão dos diáconos. Pela imposição das mãos do bispo, ele recebe, publicamente, de modo irrevogável e definitivo, o mandato e a missão do serviço.

5 – A missão do diácono está ligada ao Cristo-Servo. Ele coloca em evidência e potencializa para todo o povo de Deus a dimensão de serviço. Suas vestes características são a estola, que lembra a toalha do lava-pés, gesto da atitude diaconal de Cristo, e a dalmática ( cf. PR, n. 188). Ser o ícone de Cristo-Servidor constitui a identidade profunda do diácono. Ao vê-lo, deveríamos ser interpelados aos gestos concretos e à alegria de serviço.

Sacramentalidade do diácono

6 – A lumem Gentium afirma que os diáconos são fortalecidos com a graça sacramental que lhes vem do sacramento da Ordem (cf, n. 29)

7 – Os diáconos exercem seu ministério partilhando inúmeros serviços com os cristãos e agentes de pastoral. Todavia, por força da ordenação, eles contam com a graça sacramental, pela qual, junto com os bispos e presbíteros, são postos à parte para uma missão específica e irrevogável.

8 – Pelo Motu Proprio Omnium in Mentem, Art 2, o Santo Padre Bento XVI acrescenta ao cân. 1009 do Código de Direito Canônico o § 3º, com a seguinte formulação: “Aqueles que são constituídos na Ordem do episcopado ou do presbiterado recebem a missão e a faculdade de agir na pessoa de Cristo Cabeça; os diáconos, ao contrário, sejam habilitados para servir o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade.

Na Forania de São Miguel, temos 3 diáconos Ordenados e 4 frequentando a escola diaconal. São eles: André Luiz , Edvaldo, José Maria e Sebastião Maurício. O discernimento vocacional iniciou-se com o Propedêutico no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora,em agosto de 2015. Contamos com as Orações de toda a Igreja, para que no próximo ano, se formos aprovados, nós e mais 22 candidatos serão Ordenados pela imposição das mãos de nosso Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Fonte: Documentos da CNBB N. 96

Na solenidade litúrgica de Jesus Cristo Rei do Universo e encerramento do ano do Laicato é com alegria que me dirijo a todos os leigos e leigas da Paróquia São Miguel e Almas. Saúdo as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, os idosos e os casais que, como membros vivos desta Igreja Particular, no seu cotidiano, procuram testemunhar ao mundo a alegria de ser cristão.

“Leigos e Leigas devem crescer na consciência de vocacionados a “ser Igreja” e precisam dispor de espaço para atuarem na comunidade assumindo sua participação na construção da comunidade de comunidades. Dentre os sujeitos da conversão pastoral, merecem destaque as famílias, as mulheres, os jovens, e os idosos. A missão dos leigos e leigas deriva do Batismo e da Confirmação: “A sua ação dentro das comunidades eclesiais é tão necessária que, sem ela, o próprio apostolado dos pastores não pode conseguir, na maior parte das vezes, todo o seu efeito.”

Para que os fiéis leigos e leigas possam assumir sua corresponsabilidade no trabalho pastoral e testemunhem a fé cristã na vida pública, é urgente desencadear um processo integral de formação, que seja programada, sistemática e não meramente ocasional, considerando especialmente a Doutrina Social da Igreja. Assim leigos e leigas se compreenderão como sujeitos da comunhão eclesial e engajados na missão.

(trecho do Documento 100 da CNBB). Que São Miguel e Almas, padroeiro da cidade de Santos Dumont, interceda por todos os leigos e leigas de nossa Paróquia.

25 de novembro de 2018: Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e

encerramento do Ano do Laicato. “Sal da Terra e Luz do Mundo”

(Mt 5,13-14).

Pastoral da Comunicação

Oração para o mês de novembro:

“Que o mês de novembro seja abençoado! Meu Deus, neste dia humildemente peço que me envolvas e lances teus raios de luz em minha direção. Cubra-me com tua proteção, reabasteça minhas energias,

Faz-me compreender e elevar o Faz-meu coração.

Que eu sempre saiba perdoar, lavando a alma. Que eu seja só amor. Vem Espírito Santo, carrega-me em teus braços. Dai-me a força de que preciso, para continuar a missão que vim cumprir. E nunca me deixe

esquecer os teus ensinamentos. Aprendiz de um tempo, ó centelha de vida

Ensina-me sempre a respeitar todos os seres Que minha criança interior possa espalhar a alegria, o otimismo, a paz e a serenidade que sinto e sei que vem de Ti. Vem Espírito Santo, traz-me a cura, lava meu

interior, e que nele renasça a flor da tua energia, Para que eu possa espalhar a suavidade, o conforto de uma palavra amiga, a lealdade do existir, até quando eu deva partir.

Dá a mim e a meus amigos um bom mês de novembro, de paz e serenidade Para que possamos estar aqui, adultos e conscientes mas com o coração de criança. Amém”

(6)

Dia 01 - 1ª Quinta

8h - Missa Matriz São Miguel e Almas (Aniversário Colégio Santos Dumont)

15h - Missa Capela Hospital (Pe. Celso)

19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 02 - 1ª Sexta: FINADOS

8h - Missa Matriz São Miguel e Almas

15h - Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 03 - 1º Sábado

19h - Casamento Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Com. São Sebastião da Barra

Dia 04 - 1º Domingo

8h - Missa Matriz São Miguel e Almas

10h - Celebração Missa Matriz São Miguel e Almas

10h - Missa Com. Santa Rita de Cássia

11h - Batizado Missa Matriz São Miguel e Almas

18h - Adoração na Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 05 - 1ª Segunda

19h - Celebração da Palavra na Matriz de São Miguel e Almas Terço dos Homens

Dia 06 - 1ª Terça 7h - Missa e Novena 9h - Missa e Novena 14h - Novena 15:30h - Novena 17h - Novena 19h - Missa e Novena Dia 07 - 1ª Quarta

19h - Missa Matriz São Miguel de Almas

Dia 08 - 2ª Quinta

15h - Missa Capela Hospital (Pe. Celso)

19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Área Missionária São Brás

Dia 09 - 2ª Sexta

19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Com. Rosa Mística

Dia 10 - 2º Sábado

9h - Reunião Forania (São Sebastião)

19h - Missa Com. São Pedro 19h - Missa Com. Nosso Srº dos Passos

20:30h - Casamento Com. Nosso Srº dos Passos

Dia 11 - 2º Domingo

8h - Missa Matriz São Miguel 8h - Missa Com. São Cristóvão 10h - Celebração Matriz São Miguel

10h - Missa Com. Patrimônio dos Paiva

16:30h - Celebração nos Passos 19hr - Missa Matriz São Miguel

Dia 12 - 2ª Segunda

19h - Celebração da Palavra Com. Nosso Sr. dos Passos

Terço dos Homens

Dia 13 - 2ª Terça 7h - Missa e Novena 9h - Novena 14h - Novena 15:30h - Novena 17h - Novena 19h - Missa e Novena Dia 14 - 2ª Quarta

9h - Missa Educandário Santa Terezinha

19h - Missa Matriz de São Miguel 20h - Reunião Pastoral Familiar

Dia 15 - 3ª Quinta

15h - Missa Capela Hospital (Pe. Celso)

19h - Missa Matriz São Miguel Proclamação da República

Dia 16 - 3ª Sexta

19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 17 - 3º Sábado

19h - Casamento Com. Nosso Srº dos Passos

19h - Missa Com. Nosso Srº dos Passos

19h - Missa Com. Santo Expedito

Dia 18 - 3º Domingo

8h - Missa Matriz São Miguel e Almas

10h - Celebração Matriz São Miguel

10h - Missa Com. São Judas 16:30h - Celebração nos Passos 19h - Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 19 - 3ª Segunda

19h - Celebração da Palavra Com. Nosso Srº dos Passos

Terço dos Homens

Dia 20 - 3º Terça 7h - Missa e Novena 9h - Novena 14h - Novena 15:30h - Novena 17h - Novena 19h - Missa e Novena Dia 21 - 3ª Quarta

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas

20h - Reunião Pastoral Familiar

Dia 22 - 4º Quinta

15h - Missa Capela Hospital (Pe. Celso)

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 23 - 4ª Sexta

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 24 - 4º Sábado

16h - Missa Com. Soledade 19h - Casamento Missa Matriz São Miguel e Almas

19h - Missa Com. Nosso Srº dos Passos

19h - Missa Com. Nossa Srª Perpétuo Socorro

Dia 25 - 4º Domingo

8h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas

8h - Missa Com. Santa Edwiges 10h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas (Primeira Eucaristia)

16:30h - Celebração nos Passos 19h - Missa Matriz São Miguel e Almas - Solenidade de Jesus

Calendário das Celebrações / Novembro / Ano do Laicato

Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano do Laicato

Dia 26 - 4ª Segunda

19h - Celebração da Palavra Com. Nosso Srº dos Passos

Terço dos Homens

Dia 27 - 4ª Terça 7h - Missa e Novena 9h - Novena 14h - Novena 15.30h - Novena 17h - Novena 19h - Missa e Novena Dia 28 - 4ª Quarta

9h - Missa Educandário Santa Terezinha

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas

Dia 29 - 5º Quinta

15h - Missa Capela Hospital (Pe. Celso)

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas (Consagração a São Miguel Arcanjo)

Dia 30 - 5ª Sexta

19h - Missa Missa Matriz São Miguel e Almas (Formatura do Colégio Santos Dumont)

*´To das as segun das às 1 8 :3 0 h : Reu n ião d o Movimento das Domésticas Unidas, Centro Comunitário.

* 2º Domingo de cada mês: Plan tão d a Pasto ral d o Dízimo na Matriz. Venha p articiap ar d a Família Dizimista. Seja um Dizimista.

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17h e 19h

* Todos os domingos: Missa d as crian ças às 1 0 h n a Matriz

* Todas as segundas: Terço d o s Ho men s às 19 h n a Matriz

* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz

* Grupo de Oração Arcanjo Rafael. Todas as quintas do mês às 15h na sede da RCC.

Referências

Documentos relacionados

which is gently dissected by means of a small gauze ball. C) descending aorta and patent ductus arteriosus (PDA) carefully dissected. D) Mixter right angle forceps around the

With regard to advances in minimally invasive cardiothoracic surgery, the country has come a long way from long traditional incisions to video-assisted and minimally invasive

Os indicadores do Balanced Scorecard devem relatar a história durante a implementação da estratégia, começando pelas metas financeiras de longo prazo e relacionando-os

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Por exemplo, é possível exportar nuvens de pontos para o formato *.DXF de modo a serem importadas pelo AutoCAD, e também possível exportar imagens em

Dependendo dos objetivos da criação, a cunicultura pode ser direcionada para a produção de carne, pele (ou pelos) ou ainda para o uso como cobaias em laboratório (GARCIA, [200-

Na lógica de espaços funcionais de George (1969), a organização urbana determina a especialização de lugares para o lazer (privado ou público). A dissociação entre o tempo livre

candidaturas: as candidaturas devem ser efetuadas nos 10 dias úteis a contar a partir da data da presente publicação, em suporte de papel através do preenchimento de formulário