• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANO LETIVO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANO LETIVO 2019"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

ANO LETIVO 2019

O Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, no uso de suas atribuições legais, torna público o Processo Seletivo para Transferência Externa para o Curso de Medicina em 2019.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Os Candidatos serão selecionados a partir do processo seletivo para transferência externa para o curso de medicina, conforme quadro de vagas a seguir:

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC (FMABC) – CAMPUS SANTO ANDRÉ

INGRESSO Nº DE VAGAS

ANO LETIVO ANO

4

2019 3º SEMESTRE

PERÍODO INTEGRAL

INGRESSO Nº DE VAGAS

ANO LETIVO ANO

1

2019 5º SEMESTRE

PERÍODO INTEGRAL

INGRESSO Nº DE VAGAS

ANO LETIVO ANO

2

2019 7º SEMESTRE

PERÍODO INTEGRAL

1.2 A seleção de que trata o presente edital será realizada em duas fases distintas: I. Primeira fase/ eliminatória, que consistirá de análise curricular e no

(2)

compatibilidade com o modelo curricular da FMABC, exigindo comprovação de aprovação nas disciplinas ministradas na faculdade de medicina do ABC. A carga horária deve ser igual ou superior a 75% da apresentada na matriz curricular da FMABC. II. Segunda/fase classificatória, que consistirá em prova de

conhecimentos específicos aos candidatos aprovados na 1ª fase. 2. DOS CANDIDATOS

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos que tenham vínculo em curso de graduação em medicina em instituição de ensino superior pública ou privada, oficialmente autorizada, com curso reconhecido, conforme documentação a ser fornecida (inciso II do Art. 44 da LDB 9394/96):

a) Estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2018 em cursos de graduação em medicina no Brasil (com reconhecimento pelo MEC)

b) Estudantes brasileiros regularmente matriculados em cursos de graduação no exterior congêneres aos especificados no item “a” deste artigo (com acreditação específica no país de origem). A documentação deverá ser comprovada conforme a legislação do país de origem, considerando, também, a confirmação da regularidade do estudante do país e o visto de permanência válido para todo o período de duração do curso.

3. INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições e entrega de documentos serão realizadas no período de 07/01/2019 à 11/01/2019, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 15h, pessoalmente ou por procuração específica, na secretaria acadêmica da FMABC, situada na Avenida Lauro Gomes, 2000, Vila Sacadura Cabral, prédio administrativo, Santo André, SP, CEP 09060-870, e-mail: sec.acad@fmabc.br

3.2 No ato da Inscrição o candidato deverá preencher requerimento especificando a série de interesse, considerando se o modelo curricular adotado pela instituição de origem é compatível com o modelo adotado na Faculdade de Medicina do ABC e as exigências de carga horária mínima cursada para cada disciplina que integra o histórico escolar do candidato.

3.3 Só será admitida a inscrição de candidato sujeito à dependência, na origem, se a respectiva disciplina for lecionada no mesmo ano (ou em séries superiores) em que são oferecidas as vagas na FMABC.

3.4 Inscrições de estudantes matriculados em instituições de ensino que adotem o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) ou em qualquer sistema pedagógico similar serão indeferidas, considerando incompatibilidade com o regime disciplinar e o projeto pedagógico do curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina do ABC.

(3)

3.5 O interessado na vaga assume totalmente a responsabilidade de verificar, antes da inscrição, a equivalência entre as disciplinas cursadas na instituição de origem e a matriz curricular vigente na Faculdade de Medicina do ABC, considerando a carga horária, o conteúdo programático e a aprovação. A inscrição para concorrer à série pretendida é de responsabilidade do candidato.

3.6 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: (a) Cópia do documento de identidade

(b) Cópia do CPF do candidato

(c) Comprovação de estar, à época da solicitação, regularmente registrado na IES de origem, ou seja, comprovar se sua matrícula está ativa ou trancada, dentro dos prazos regimentais.

(d) Histórico Escolar (original) atualizado do curso de graduação em Medicina, contendo carga horária ou crédito de cada disciplina cursada, as notas ou menções obtidas, períodos de trancamento de matrícula e outros, assim como pontuação e classificação no vestibular.

(e) Conteúdo programático de todas as disciplinas, em papel timbrado da IES, devidamente assinado, em cópia simples, com data de emissão de no máximo 45 (quarenta e cinco) dias.

(f) Declaração de reconhecimento e autorização de funcionamento do curso.

(g) Instituições de ensino não sediadas no Brasil devem possuir comprovada acreditação que certifica a qualidade acadêmica do curso de medicina. No ato da inscrição, após o preenchimento do requerimento, haverá consulta ao sistema do ARCO-SUL – Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL – em http://arcusul.mec.gov.br/index.php/pt-br/ - para países do Mercosul e em sistema específico para demais países.

(h) Todos os documentos de alunos brasileiros no exterior terão de ser apresentados em originais, autenticados pelo cônsul brasileiro do lugar em que foram expedidos (exceto os da França, em virtude da Convenção Brasil – França, em vigor desde 02/04/1985) e traduzidos, admitindo-se que sejam incluídas no processo apenas cópias autenticadas.

3.7 Irregularidades e a inexatidão das informações prestadas ou em documentos apresentados acarretarão na eliminação imediata do candidato em qualquer fase do processo seletivo.

(4)

3.8 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá efetuar um depósito bancário identificado, conforme dados abaixo, até o dia 04 de janeiro de 2019. Após essa data, candidatos que fizeram a inscrição, mas não efetuaram o pagamento, serão considerados desistentes.

Banco Santander (033) Agência 0110

Conta corrente: 13007151-6 (solicitar ao banco a Ordem de Crédito por Teleprocessamente – OCT)

3.9 O valor da taxa de inscrição é de R$ 800,00 (oitocentos reais).

3.10 A inscrição somente será confirmada após a identificação do pagamento da taxa de inscrição.

3.11 A inscrição no processo implica a aceitação irrestrita das condições da seleção, não podendo o candidato alegar desconhecimento das informações presentes no Edital e no site da Faculdade de Medicina do ABC, em www.fmabc.br.

3.12 O conhecimento de todas as informações contidas neste Edital e dos demais regulamentos é de inteira responsabilidade do candidato, portanto, poderá ser excluído do processo o interessado que não atender a qualquer um dos requisitos necessários para o preenchimento das vagas ofertadas para 2019.

3.13 Uma vez efetivada a inscrição, com o respectivo pagamento da taxa de inscrição, o valor correspondente não será devolvido mesmo em caso de não aprovação em nenhuma das fases.

4. ATENDIMENTO ESPECIAL

4.1 Será concedido atendimento especial ao candidato com necessidade especial (auditiva, física, motora, visual e múltipla), em conformidade com o Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, mediante solicitação prévia e apresentação de laudo comprobatório.

4.2 O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato da inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais são necessários (materiais, equipamentos, etc). Os documentos comprobatórios devem ser escaneados e enviados para o e-mail sec.acad.@fmabc.br, indicando no laudo do especialista o nome do candidato e a justificativa para o atendimento.

(5)

Caso necessário tempo adicional, deverá estar discriminado no laudo. Outros meios de solicitação de atendimento especial serão desconsiderados.

4.3 Gestantes, independente do período gestacional, e/ou em puerpério imediato até 40 dias, podem indicar essa condição no ato de inscrição, como recurso especial de atendimento, para que a Comissão de Transferência Externa possa melhor acomodar as candidatas.

4.4 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, maior de idade, que ficará em local reservado e que será o responsável pelos cuidados e pela guarda da criança.

4.4.1 A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova. 4.4.2 A criança não poderá permanecer com a candidata na sala de prova. 4.4.3 O tempo de amamentação não será acrescentado ao tempo total de

realização da prova.

4.5 A solicitação de quaisquer condições especiais para realização das provas será atendida obedecendo aos critérios de legalidade, viabilidade e de razoabilidade, mediante apreciação da Comissão de Transferência Externa.

4.6 O deferimento ou indeferimento de atendimento especial será informado via e-mail.

4.7 A não solicitação de condições especiais no ato da inscrição implica sua não concessão no dia de realização da prova.

5. NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESPECÍFICA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

5.1 Serão convocados para a prova específica de conhecimentos os candidatos aprovados na análise curricular.

5.2 A prova constará de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha para os candidatos, do conteúdo ministrado no ano anterior ao pretendido pelo candidato, no curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC, conforme informações disponíveis no anexo do presente Edital.

(6)

5.3 A prova será realizada dia 18 de janeiro de 2019, na Faculdade de Medicina do ABC, em sala a ser divulgada por e-mail e no site da instituição, com início às 9h e duração máxima de três horas.

5.4 Os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de 30 minutos em relação ao horário de início da prova e apresentar documento original com foto que permita, com clareza, a sua identificação.

5.5 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, o documento de identidade por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (BO), expedido há no máximo 30 (trinta) dias anteriores à prova e deverá apresentar outro documento com foto.

5.6 Aparelhos eletrônicos e celulares deverão ser desligados pelo candidato antes de iniciar a prova. Os demais pertences pessoais serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala e lá deverão permanecer até o término da prova.

5.7 Candidato que chegar após o início da prova estará automaticamente excluído do processo seletivo para 2019.

6. PRIMEIRA FASE: ANÁLISE CURRICULAR

6.1 Os candidatos deverão entregar a documentação exigida no item 3.6 durante o preenchimento do formulário de inscrição. Não serão aceitos documentos ilegíveis e fora do prazo estabelecido

6.2 Serão aprovados na análise curricular os candidatos:

a) aprovados por presença e notas nas disciplinas de origem que apresentem carga horária equivalente a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da FMABC listada no Anexo Único

b) candidatos aprovados por presença e notas em outras disciplinas além das listadas no Anexo Único não estarão automaticamente dispensados das matérias em caso de aprovação no presente processo seletivo. A dispensa precisará ser requerida por formulários específicos, na Secretaria Acadêmica, após o término do processo.

(7)

c) a análise curricular será realizada por professores da Comissão de Transferência Externa e o resultado será divulgado por e-mail, diretamente ao candidato, em endereço informado no ato da inscrição, dia 17 de janeiro de 2019.

6.3 O candidato aprovado que estiver inscrito para determinado ano, a partir da matrícula, poderá solicitar a equivalência de disciplinas futuras, após análise do requerimento, do responsável pela matéria e pela coordenação do curso. Porém, o candidato não poderá solicitar progressão para a série seguinte, devendo cumprir integralmente o currículo vigente na Faculdade de Medicina do ABC.

7. SEGUNDA FASE: PROVA ESPECÍFICA DE AVALIAÇÃO DE

CONHECIMENTOS

7.1 Os candidatos aprovados na análise curricular realizarão uma prova específica de avaliação de conhecimentos.

7.2 A nota final será determinada pela nota obtida na avaliação de conhecimentos, com valor de 0 (zero) a 10 (dez), inteiros, incluindo a primeira casa decimal

7.3 Para fins de classificação, somente serão consideradas as notas finais dos candidatos que tenham realizado a prova e obtido nota igual ou superior a 5,0 (cinco)

7.4 Em caso de empate será selecionado o candidato que possuir o histórico escolar com o maior número de equivalências e as melhores notas, na ordem.

7.5 Serão automaticamente desclassificados, sem possibilidade de recursos, os candidatos que não comparecerem a prova, no dia, horário e local determinados pela convocação.

7.6 O candidato somente poderá sair da sala depois de decorrida 1h de prova.

7.7 Os candidatos não poderão sair das salas de prova portando os cadernos de questões e as folhas de respostas.

7.8 Será eliminado do processo seletivo o candidato que durante a realização das provas:

(8)

a) Incorrer em comportamento indevido, desrespeito verbal ou agressões contra fiscais de sala ou pessoal de apoio.

b) For surpreendido em qualquer tipo de comunicação e/ou realizar trocas ou empréstimos de materiais de qualquer natureza com outros candidatos.

c) For surpreendido, durante a prova, com telefones celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico, calculadoras, livros, impressos e anotações, tanto nas salas de prova quanto em corredores e sanitários.

7.9 O resultado da prova específica, para candidatos aprovados e não aprovados, será divulgado por e-mail, em endereço informado no ato da inscrição, dia 23 de janeiro de 2019, até às 22h.

7.10 Não haverá vista, revisão ou nova chamada para a realização da prova de conhecimentos específicos.

8. RECURSOS

8.1 Caberão recursos dirigidos à Comissão de Transferência Externa 2019 devidamente fundamentados e encaminhados ao e-mail sec.acad@fmabc.br até às 24h da data estabelecida no cronograma que integra o Anexo Único.

8.2 Não serão analisados os recursos manuscritos, apresentados por outro meio que não seja o eletrônico, ao endereço citado no item anterior, sem identificação da questão objeto do recurso e que não estiverem fundamentados.

8.3 O recurso será apreciado pela Comissão de Transferência Externa e o resultado será comunicado por e-mail ao candidato.

8.4 Uma vez julgados os recursos apresentados, não caberão outros recursos administrativos.

8.5. Os recursos dos candidatos, os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Transferência Externa e, em última instância, pela Congregação da FMABC.

(9)

8.6 Não haverá revisão/recurso da análise curricular e não será concedida revisão ou vista de prova.

9. MATRÍCULA

9.1 Os candidatos serão convocados por e-mail, em observância rigorosa à ordem de classificação.

9.2 As matrículas acontecerão no campus da Faculdade de Medicina do ABC, na Secretaria Acadêmica, nos dias 28 a 30 de janeiro de 2019, das 8h às 19h.

9.3 A relação de documentos para a matrícula será fornecida em e-mail encaminhado com a convocação para a matrícula.

9.4 O candidato, ao efetivar a sua matrícula nos termos deste item, concorda com o sistema de ensino e com a matriz curricular vigente estabelecidos pela Faculdade de Medicina do ABC.

9.5 Todo material entregue para a inscrição no processo seletivo será destruído 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final.

9.6 A Comissão de Transferência Externa da Faculdade de Medicina do ABC resolverá os casos omissos deste Edital e decidirá sobre casos excepcionais que venham a ocorrer durante o Processo Seletivo para 2019.

Santo André, 21 de dezembro de 2018.

Prof. Dr. David Everson Uip Diretor

(10)

ANEXO ÚNICO

QUADRO DE VAGAS

CURSO SÉRIE TURNO NÚMERO DE VAGAS

MEDICINA SEGUNDA INTEGRAL 4

MEDICINA TERCEIRA INTEGRAL 1

MEDICINA QUARTA INTEGRAL 2

PRAZOS E DATAS

Atividades Local e data

Inscrições De 07 de janeiro de 2019 a 11 de janeiro de 2019, das 9h às 15h, na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC.

Avenida Lauro Gomes, 2000, Vila Sacadura Cabral, Prédio Central, Santo André, São Paulo.

Telefones: (11) 4993-5425 e 4993-7268. E-mail: sec.acad@fmabc.br

Análise curricular Dia 14 a 16 de janeiro de 2019 – Comissão de Transferência Externa

Divulgação do resultado da análise curricular Dia 17 de janeiro de 2019

Realização da prova específica Dia 18 de janeiro de 2019, no campus da FMABC, às 9h

Divulgação do resultado da prova específica Dia 23 de janeiro de 2019, por e-mail, enviado até às 22h

Interposição de recurso para questões

relacionadas à prova específica Dia 25 de janeiro de 2019, até às 12h, por e-mail: sec.acad@fmabc.br

Matrícula Dias 28 a 30 de janeiro de 2019, das 8h às 19h, na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC.

(11)

Matriz Curricular 2018 – Curso de Medicina

Primeiro Ano

Primeiro Semestre CH total CH teórica CH prática

Anatomia I 240 120 120

Biologia Tecidual I 160 64 96

Bioquímica Estrutural e Metabólica 160 160 0

Psicologia Médica 40 40 0 Semiotécnica em Enfermagem 40 10 30 Metodologia 40 30 10 Epidemiologia 40 30 10 Bioestatística 40 30 10 Saúde Coletiva 40 40 0 Atividades complementares 10 0 10 Total 1º. semestre 810 524 286

Segundo Semestre CH total CH teórica CH prática

Anatomia II 240 120 120

Biologia Tecidual II 80 32 48

Biologia do Desenvolvimento 40 28 12

Genética 40 40 0

Bioquímica Aplicada e Biologia Molecular 80 72 8

Fisiologia I 160 148 12

Eletivas 40 40 0

Propedêutica I 40 30 10

Atividades complementares 50 0 50

(12)

Segundo Ano

Primeiro Semestre CH total CH teórica CH prática

Farmacologia I 80 80 0 Fisiologia II 160 136 24 Saúde Mental 40 30 10 Patologia I 80 60 20 Micro Imuno 160 140 20 Parasitologia 40 40 0 Saúde Coletiva 40 30 10 Atenção Primária 40 30 10 Medicina Legal 40 60 20 Propedêutica I 80 60 20 Eletivas 40 40 0 Atividades complementares 30 0 30 Total 1º. semestre 830 706 164

Segundo Semestre CH total CH teórica CH prática

Farmacologia II 80 80 0

Fisiologia III 80 60 20

Diagnóstico por Imagem 40 40 0

Patologia II 80 60 20

Hematologia 40 24 16

Imunologia Clínica 40 30 10

Propedêutica II 80 60 20

Saúde Sexual e Reprodutiva 40 26 14

Cirurgia Geral 80 50 30

(13)

Ginecologia e Obstetrícia 80 80 0 Pediatria 80 44 36 Atividades complementares 50 0 50 Medicina Legal 40 40 0 Laboratório Clínico 40 40 0 Total 2º. semestre 930 694 236

Terceiro Ano

Primeiro Semestre CH total CH teórica CH prática

Cirurgia Plástica 80 50 30

Dermatologia 80 60 20

Gastroentereologia 80 60 20

Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo 80 60 20

Discussão Integrada de Casos Clínicos 80 50 30

Clínica Geral (Geriatria) 40 30 10

Pneumologia 80 60 20 Oftalmologia 40 30 10 Nefrologia 60 28 32 Urologia 60 28 32 Psiquiatria 80 50 30 Disciplinas Eletivas 40 36 4 Atividades complementares 30 0 30 Total 1º. semestre 830 542 288

Segundo Semestre CH total CH teórica CH prática

Anestesiologia 40 30 10

Oncologia 40 30 10

(14)

Cirurgia de Cabeça e Pescoço 20 16 4 Otorrinolaringologia 60 40 20 Ortopedia 80 60 20 Ginecologia e Obstetrícia 160 152 8 Pediatria 160 100 60 Atenção Primária 80 56 24 Saúde Ocupacional 40 40 0 Disciplinas Eletivas 40 36 4 Atividades complementares 50 0 50 Total 2º. semestre 850 640 210

Quarto Ano

Primeiro Semestre CH total CH teórica CH prática

Saúde da Mulher na Atenção Primária 200 0 200

Pediatria em Atenção Primária 200 40 160

Atenção Primária no Adulto e Idoso 400 60 340

Atividades complementares 20 0 20

Total 1º. semestre 820 100 720

Segundo Semestre CH total CH teórica CH prática

Cirurgia de Urgência 40 12 28

Clínica de Urgência 80 20 60

Clínica Médica 80 20 60

Infectologia 120 90 30

Angiologia e Cirurgia Vascular 40 26 14

Cardiologia 120 60 60

(15)

Endocrinologia 80 80 0 Reumatologia 80 80 0 Neurologia 120 120 0 Atividades complementares 20 0 20 Total 2º. semestre 820 548 272

Quinto Ano

Internato áreas CH total CH teórica CH prática

Clínica Cirúrgica 360 52 308 Clínica Médica 360 52 308 Ginecologia e Obstetrícia 360 52 308 Pediatria 360 52 308 Atenção Primária 360 52 308 Total 1800 260 1540

Sexto Ano

Áreas internato CH total CH teórica CH prática

Urgência Cirúrgica 160 16 144 Urgência Médica 160 16 144 Clínica Cirúrgica 320 40 280 Clínica Médica 320 40 280 Ginecologia e Obstetrícia 320 40 280 Pediatria 320 40 280 Total 1600 192 1408

Totais

CH total CH teórica CH prática

horas aula 10060 4716 5384

hora relógio 8383 3930 4487

(16)

Acesso ao Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da FMABC: http://www.fmabc.br/files/PPC_-_Curso_de_medicina.pdf

Referências

Documentos relacionados

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser

30 (trinta) projetos que contemplem a realização de programação dentro de um espaço independente e que também poderão incluir a manutenção e/ou funcionamento desse

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização da entrevista, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá

6.6.2 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser

De acordo com a Tabela 4, todas as amostras não apresentaram coloração avermelhada, sendo consideradas negativas para Reação de Lugol, indicando assim que amostras de

Para que seja possível fundamentar este trabalho, foram analisadas diferentes amostras recolhidas em vários locais do aterro de resíduos inertes de Portunhos, e foi avaliado o

Considerando a Portaria SAS/MS nº 756, de 27 de dezembro de 2005, retificada em 06 de janeiro de 2006, que regulamenta a rede de Assistência ao Paciente Neurológico na

569 (2015): A CONDUTA CONSISTENTE EM NEGOCIAR POR TELEFONE A AQUISIÇÃO DE DROGA E TAMBÉM DISPONIBILIZAR O VEÍCULO QUE SERIA UTILIZADO PARA O TRANSPORTE DO ENTORPECENTE CONFIGURA