• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI IVINHEMA - MS 1. IDENTIFICAÇÃO TEMA: MS 40 ANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI IVINHEMA - MS 1. IDENTIFICAÇÃO TEMA: MS 40 ANOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI IVINHEMA - MS

1. IDENTIFICAÇÃO TEMA: MS 40 ANOS

PROPOSTA: Dentro do Tema MS 40 Anos, será trabalhado o tema: Ivinhema; “um Rio e um Vale”, focando o município e o Vale do Ivinhema, sua evolução dentro do Estado.

a) Participantes

Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Professores do Ensino Médio e Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Professores da Educação de Jovens e Adultos e Conectando Saberes.

Elaboração do Projeto: Coordenadora Renivalda Maria de Matos

b) Dados Gerais do Projeto

Título: Ivinhema; “um Rio e um Vale”

Objetivo Geral

Enaltecer as experiências socioculturais do Município de Ivinhema, identificando suas mudanças geográficas, econômicas, políticas sociais e culturais que ocorreram nos últimos 40 anos do MS.

Objetivos Específicos

 Enaltecer a identidade e as memórias dos povos que compõem a sociedade pluriétnica de Mato Grosso do Sul, bem como sua passagem pelo município de Ivinhema;

 Mostrar a evolução geográfica, econômica e cultural do MS;  Caracterizar o município de Ivinhema no MS;

(2)

 Divulgar a arte indígena do MS;

 Mostrar para a sociedade sul-mato-grossense os Hinos e Músicas de cada município do MS;

 Realizar um levantamento da vegetação e frutas regionais do MS, bem como seu uso na alimentação;

 Analisar a obra de Visconde de Taunay – Retirada de Laguna, focando a Guerra do Paraguai e sua influência no MS;

 Apresentar através de maquetes a ocupação agropecuária do Estado;  Confeccionar um livro de poesias/poemas/causos de MS.

Justificativa

O projeto será desenvolvido de acordo com a metodologia Educar pela Pesquisa, a partir do tema gerador “MS 40 anos: Construção das narrativas sobre as memórias e identidades culturais”. O objetivo pedagógico é a realização, por todas as unidades escolares, de culminância, em uma celebração comemorativa, por meio de apresentações artísticas, culturais e/ou científicas, na 1ª semana de outubro, entre os dias 2 a 6, marcando, assim, o momento histórico dos 40 anos de constituição do Estado de Mato Grosso do Sul.

O foco consiste na realização de atividades pedagógicas envolvendo os estudantes, professores e comunidade escolar em geral, com intuito de promoverem ações culturais, artísticas e/ou científicas que estejam relacionadas às comemorações dos “40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul”, tendo a sua culminância no mês de outubro.

Consiste também numa reflexão acerca dos conhecimentos que os alunos obtiveram em fontes confiáveis sobre a história do Município de Ivinhema, com o tema: “Ivinhema – um Rio e um Vale”, município que faz parte do Mato Grosso do Sul, e tem uma história rica em conhecimento, tradição e fatos que devem ser conhecidos por todos.

c) Metodologia

Será um macroprojeto com a participação de todas as modalidades de ensino da Escola, desenvolvido nos turnos matutino, vespertino e noturno.

(3)

Consiste em desenvolver as atividades referentes às comemorações alusivas aos 40 anos do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme orientação da equipe gestora e também a conclusão do projeto de Iniciação Científica da Escola, que está desenvolvendo essa metodologia de trabalho com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, enfocando a história e evolução do município de Ivinhema, bem como do Vale do Ivinhema.

As atividades tiveram seu início após a realização da Formação Continuada do dia 24 de junho de 2017, na qual foram escolhidos os temas e atividades a serem trabalhados. Como data final para a realização do evento ficou determinado do dia 05 de outubro de 2017, acontecendo atividades nos três períodos de funcionamento da escola.

Entre as atividades a serem desenvolvidas, constam:

-Palestra com o Professor Mestre Aldair Lucas de Carvalho (que desenvolve um trabalho com os indígenas da aldeia do município de Amambai) autor dos livros: Etnias Olvidadas e A Rainha de Jango (que consta a história de uma mulher do assentamento São Sebastião, município de Ivinhema);

No período vespertino, sob orientação da Professora Patrícia Casado Nunes de Ciências e Professora Maria Leide Pires Sampaio, os alunos do 6º ano C e D farão uma pesquisa sobre os indígenas e pintarão vasos em cerâmica na disciplina de Arte;

7º anos C e D trabalharão os biomas de MS e criarão mosaicos sobre o MS; Os alunos do 8º ano C pesquisará sobre os animais em extinção do MS e confeccionarão obras com pontilhismo.

Os professores de Língua Portuguesa, (Neiva Gomes de Moraes, Crislaine Gualdi Souza, Rosely Pigosso, Milaine Rocha, Marcilene Peixoto) trabalharão a produção e confecção de um livro de poemas e causos do MS.

Divulgação dos fichamentos e flip chart da Obra Retirada de Laguna de Visconde de Taunay, realizada pelo Professor Estefan Martins Lopes de Língua Portuguesa com alunos do 3º Ensino Médio A.

Na área de Matemática e História, as professoras Dejanete Mariana e Monique dos Santos realização pesquisas com elaboração de gráficos sobre as populações indígenas de MS e as que se fizeram presentes em Ivinhema.

(4)

As professoras do Ensino Médio Regiane Jacinta Brito (Arte) e Deiseani Marcossi (Matemática) pesquisarão com os alunos do Ensino Médio as músicas ou hinos de cada município que compõem o Mato Grosso do Sul, apresentando para a comunidade em forma de vídeo.

Apresentação cultural sob orientação da Professora Elaine Pelegrino: música entoada pelo cantor Matheus Franco (sobrinho do cantor Dino Franco, celebridade sul-mato-grossense);

Apresentação de danças dos imigrantes que formam a população do MS e em específico do município de Ivinhema, sob coordenação da Professora Marcela Carminatti;

Finalização do artigo científico sob orientação da Professora Simoni Siqueira entitulado: Ivinhema; um Rio e um Vale.

Mostra da arte indígena por um indígena residente em Angélica, sob organização das professoras Rosely Pigosso e Leticia dos Reis Bertoldi.

Os alunos da EJA:

-organização e confecção um painel sobre a evolução do MS, da divisão aos dias atuais (organização da Professora Rosely Pigosso).

Os impactos do ciclone sobre o município de Ivinhema, sua trajetória e fator climático será trabalhado na disciplina de Física, sob a orientação da Professora Fernanda Cossari, Neli Aquino e Evandro Angelo.

Em Biologia e Química, (Professores Angela Pereira N. Rodrigues e Paulo Sérgio Marcon) os alunos pesquisarão sobre as frutas regionais, farão um levantamento sobre a vegetação nativa e o uso das frutas na alimentação local.

Quanto ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, as atividades focarão aspectos do curso em sua área técnica, tais como:

- Construção de maquetes sobre a ocupação agropecuária no Estado; - Creep feeding no MS;

(5)

- Horta biológica e sustentável.

Na disciplina de Língua Portuguesa, a professora Crislaine trabalhará as expressões regionais do Estado.

Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalharão pinturas relativas ao Estado do MS nas aulas de Arte e com o professor regente de sala, fazendo um paralelo com o Programa Agrinho do Senar/MS.

d) Cronograma de Execução

Atividades Junho Julho Agosto Setembro Outubro Reunião para discussão do tema X

Pesquisas sobre o tema X X X Pesquisa e Produção de vídeos

músicas E hinos

X X X X X

Pesquisas com elaboração de gráficos sobre as populações indígenas de MS

X X X

Apresentação cultural dança X

Apresentação cultural musica X

Finalização do artigo científico X

Palestra com o Professor Mestre Aldair Lucas de Carvalho

X Fichamentos e flip chart da Obra

Retirada de Laguna

X X

Produção e confecção de um livro de poemas e causos do MS.

X X X X X

Organização e confecção um painel sobre a evolução do MS

X X X X X

Pesquisa sobre os indígenas e pintarão vasos em cerâmica

X X X X X

Construção de maquetes sobre a ocupação agropecuária no Estado

X X X X X

Finalização e apresentação para a comunidade

(6)

e) Divulgação dos resultados

Os resultados serão divulgados no dia 05 de outubro de 2017, marcando, assim, o momento histórico dos 40 anos de constituição do Estado de Mato Grosso do Sul com apresentação das pesquisas realizadas em forma de painel, livro de causos/poemas impresso, artigo científico realizado pelos alunos.

Serão apresentadas as danças e músicas, bem como as artes plásticas produzidas pelos alunos (vasos, mosaicos, pontilhismos) para apreciação pela comunidade.

Mostra das maquetes sobre a ocupação agropecuária no Estado; Creep feeding no MS; Horta hidropônica; e Horta biológica e sustentável do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Todas as atividades serão desenvolvidas com foco na pesquisa e autoria, onde o aluno pesquisa, investiga e adquire conhecimentos sobre o tema apresentado.

Os alunos do Projeto de Dança participarão da Mostra Cultural de Dança em Campo Grande, bem como uma aluna inscrita no Festival de Música – MS 40 anos, representando a escola nos dois eventos.

Referências Bibliográficas

SED/MS. Comunicação Interna n. 572, de 23 de maio de 2017, sobre comemorações referentes aos “40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul”.

A História de MS - Mato Grosso do Sul. Disponível em www.ms.gov.br/a-historia-de-ms/. Acesso em junho 2017.

Referências

Documentos relacionados

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento