• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - MJ FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO FUNAI COORDENAÇÃO REGIONAL SUL DA BAHIA - CRSB RECIBO DE RETIRADA DE EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - MJ FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO FUNAI COORDENAÇÃO REGIONAL SUL DA BAHIA - CRSB RECIBO DE RETIRADA DE EDITAL"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

RECIBO DE RETIRADA DE EDITAL

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/CRSB/2012 Processo nº 08067.000199/2011-DV Razão Social:______________________________________________________________ CNPJ Nº _________________________________________________________________ Endereço:________________________________________________________________ E-mail:___________________________________________________________________ Cidade:_______________________________ Estado:___________ Telefone:____________________ Fax:________________________

Pessoa para contato:

Recebemos, através do acesso à página www.funai.gov.br ou www.comprasnet.gov.br nesta data, cópia do instrumento convocatório da licitação acima identificada.

Local:______________, ___ de ______________ de 2012.

____________________ Assinatura

Senhor Licitante,

Visando comunicação futura entre esta Fundação e essa empresa, solicito preencher o recibo de entrega do edital e remeter à Comissão Permanente de Licitação por meio do e-mail “licitacaocrsb@gmail.com”.

A não remessa do recibo exime-nos da comunicação de eventuais retificações ocorridas no instrumento convocatório, bem como de quaisquer informações adicionais.

J. Reimer Júnior

Pregoeiro/CRSB

(2)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/CRSB/2012 PROCESSO Nº 08067.000199/2011-DV

Tipo de Licitação: MENOR PREÇO Data: 16/04/2012

Horário: 10:00 horas

Local: htpp://www.comprasnet.gov.br

A Coordenação Regional Sul da Bahia/FUNAI, mediante o Pregoeiro, designado pela Portaria nº 596/DAGES/11, publicada no DOU de 30 de novembro de 2011, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local acima indicado fará realizar a licitação, na modalidade de PREGÃO

ELETRÔNICO, do tipo menor preço, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

O procedimento licitatório obedecerá, integralmente, a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, o Decreto nº 5.450 de 31 de maio de 2005, que regulamenta a modalidade do Pregão, na forma eletrônica, e ainda, a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o Decreto nº 3.722, de 09 de janeiro de 2001, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, legislação correlata, e demais exigências previstas neste Edital e seus Anexos.

1. DO OBJETO

1.1. O presente Pregão tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de comunicação móvel de acesso à Internet, com capacidade de 4GB de dados, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB – 3G em comodato) pelo período de 12 (doze) meses para atendimento das necessidades desta Coordenação Regional e Coordenações Técnicas Locais jurisdicionadas, conforme condições constantes do Termo de Referência – Anexo I.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar deste Pregão, os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos.

2.1.1. Os licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas.

(3)

2.2. Não será admitida nesta licitação a participação de empresas:

2.2.1. concordatárias ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

2.2.2. que estejam com o direito de licitar e contratar com a Administração Pública suspenso, ou que por esta tenham sido declaradas inidôneas; 2.2.3. que estejam reunidas em consórcio e sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si, a subcontratação do objeto, ou ainda, qualquer que seja sua forma de constituição;

2.2.4. estrangeiras que não funcionem no País.

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1. O Credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico, no site: http://www.comprasnet.gov.br.

3.2. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante ou seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

3.3. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇO

4.1. O licitante responsabilizar-se-á formalmente pelas transações efetuadas em seu nome, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances, inclusive os atos praticados diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao órgão promotor da licitação responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4.2. Incumbirá, ainda ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório, responsabilizando-se pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.3. A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa do licitante.

4.4. Após a divulgação do edital no endereço eletrônico, os licitantes deverão encaminhar proposta com a descrição do objeto e o preço e, se for o caso, o respectivo anexo, até a data e hora marcadas para abertura da sessão,

(4)

exclusivamente por meio eletrônico, quando, então, encerrar-se-á automaticamente, a fase de recebimento de propostas.

4.5. Como requisito para a participação no Pregão, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento de habilitação prevista no Edital.

4.6. A Proposta de Preços conforme Planilha de Formação de Preços - Anexo II, deverá conter especificações detalhadas do objeto ofertado, e deverá ser formulada e enviada em formulário específico, exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico, contendo os seguintes dados:

4.6.1. . Prazo de validade, não inferior a 60 (sessenta) dias, a contar da abertura da sessão pública do Pregão.

4.6.2. Indicação de valores unitários e totais por item, bem como do valor total da proposta, na qual a licitante se propõe a fornecer os materiais, expresso numericamente e por extenso, já incluídas, discriminadamente, todas as despesas, impostos, e quaisquer outros encargos que incidam ou venham a incidir sobre o objeto desta licitação.

4.6.3. Indicar a Razão Social, endereço, telefone/fax, o número do CNPJ, Banco, conta corrente e o número da agência (código e endereço) e praça de pagamento.

4.7. A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

4.8. Incumbirá, ainda, à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.3. Serão desclassificadas as propostas que não atenderem as exigências do presente Edital e seus Anexos, sejam omissas ou apresentarem irregularidades, ou defeitos capazes de dificultar o julgamento.

4.10. A apresentação da proposta implicará plena aceitação, por parte da licitante, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

5. DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

5.1. O Pregoeiro efetuará a análise da aceitabilidade da proposta, verificando se os materiais ou os serviços estão cotados adequadamente às especificações contidas no Edital e seus anexos.

(5)

5.2. O Pregoeiro desclassificará a proposta em desacordo com as especificações exigidas no Edital ou com valores que contenham erro material e classificará as propostas que participarão da fase de lances.

5.3. A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

5.4. O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagem entre o Pregoeiro e as licitantes, após a fase de lances.

6. DA ABERTURA DAS PROPOSTAS

6.1. A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio do sistema eletrônico, a ser realizada de acordo com o Decreto nº 5.450, de 31/05/2005, na data, horário e local indicados no preâmbulo deste Edital.

7. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

7.1. Aberta a etapa de competitividade, os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo o licitante imediatamente informado do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

7.2. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos.

7.3. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.

7.4. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido em primeiro lugar.

7.5. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do detentor do lance.

7.6. A etapa de lances da sessão pública será encerrada mediante aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente determinado, emitido pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.7. Após o encerramento da etapa de lances, o pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contra proposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance de menor valor, para que seja obtido preço melhor, bem assim decidir sobre sua aceitação.

(6)

8. DA DESCONEXÃO

8.1. No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível às licitantes para a recepção dos lances, retornando o Pregoeiro, quando possível, para sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados.

8.1.1. Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após comunicação às participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

9. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

9.1. O critério de julgamento adotado será o menor preço, conforme definido neste Edital e seus anexos.

9.2. Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta à licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas no Edital.

9.3. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

9.4. Encerrada a etapa de lances, o Pregoeiro examinará a(s) proposta(s) classificada(s) em primeiro lugar de cada item quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para aquisição e sua exeqüibilidade, e verificará a habilitação da(s) licitante(s) conforme disposições deste Edital.

9.4.1. Será recusada a proposta, que mesmo após a negociação com o pregoeiro, permaneça com valor superior ao preço médio estimado pela Coordenação Regional Sul da Bahia-CRSB.

9.5. Em caso de ocorrência de participação de licitante que detenha a condição de microempresa ou de empresas de pequeno porte nos termos da Lei 3.317/96 e a sua sucessora Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, serão adotados os seguintes procedimentos:

9.5.1. Será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas ou de empresas de pequeno porte, entendendo-se por empate aquelas situações em que as propostas apreentendendo-sentadas pelas microempresa ou de empresa de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à propostas mais bem classificada.

(7)

9.5.2. Para efeito do disposto no subitem acima, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

9.5.2.1. a microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão;

9.5.2.2. a microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

9.5.2.3. não ocorrendo a contratação da microempresa ou a empresa de pequeno porte, na forma do inciso anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrarem na hipótese do subitem 9.5.1, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

9.5.2.4. no caso de equivalência de valores apresentados pelas microempresas ou por empresas de pequeno porte que se encontrem enquadradas no subitem 9.5.1, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar a melhor oferta;

9.5.2.5. o disposto neste subitem somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou de empresa de pequeno porte.

9.5.3. Na hipótese da não-contratação nos termos previstos no subitem 9.5.1, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

9.6. Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a proposta ou o lance subseqüente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à sua habilitação, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao edital.

9.6.1. Ocorrendo à situação a que se refere o inciso anterior, o pregoeiro poderá negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.

9.7. Após a aceitação da proposta da licitante detentora da melhor oferta, esta deverá encaminhar a planilha atualizada, com os valores ajustados ao último lance ofertado, via sistema eletrônico, no prazo estipulado pelo pregoeiro no chat.

10. DA HABILITAÇÃO

10.1. A habilitação parcial das licitantes será verificada através de consulta “on line” , dos documentos por ele abrangidos.

(8)

10.1.1. A confirmação da regularidade da habilitação através de consulta “on line” no ato dos procedimentos da licitação, será no SICAF ou nos sítios emitentes das certidões;

10.1.2. a boa situação financeira avaliada automaticamente pelo sistema, com base da obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das seguintes fórmulas: LG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo SG = Ativo Total _______________ Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo LC = Ativo Circulante_______________ Passivo Circulante

10.1.2.1. As empresas que apresentarem resultado igual ou menor que 1 (um), em qualquer dos índices acima, quando de suas habilitações, deverão comprovar capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, conforme preceituam os parágrafos 2º e 3º do art. 31, da Lei nº 8.666/93.

10.2. Deverão as licitantes apresentar os documentos a seguir relacionados: 10.2.1. declaração, sob as penalidades cabíveis, a inexistência de fato superveniente que possa impedir a sua habilitação neste certame, inclusive na vigência contratual;

10.2.2. declaração de que não possui em seu quadro de pessoal empregado(s) menor(es) de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal de 1988 (Lei nº 3.854/99);

10.2.3. caso seja optante pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – SIMPLES, deverá apresentar a devida comprovação, de acordo com a Lei nº 3.317/96 e a sua sucessora, a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006;

10.2.4. atestado(s) de Capacidade Técnica, emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, declarando que a licitante já forneceu ou está fornecendo, em quantidade e qualidade satisfatória, compatível com o objeto desta licitação;

(9)

documentação, através de ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores, em conformidade com o inciso III do art. 28 da Lei nº 8.666/93.

10.2.6. comprovar a regularidade trabalhista apresentando a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE HABILITAÇÃO

11.1. A proposta ajustada deverá ser enviada por meio do sistema eletrônico de compras, no prazo de 30 (trinta) minutos, após a convocação pelo Pregoeiro, e apresentada/enviada, juntamente com a documentação de habilitação, no prazo

máximo de 03 (três) dias úteis.

11.1.1. Os documentos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por meio de cartório competente, ou publicação em órgão da imprensa oficial ou por cópias, desde que acompanhadas dos originais para conferência pelo Pregoeiro.

11.2. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

11.2.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidões negativas;

11.2.2. a não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem anterior implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

11.3. A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país, deverá apresentar também, o decreto de autorização e o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

11.4. Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos, o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

(10)

12. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

12.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do Pregão, na forma eletrônica, no endereço indicado no presente edital.

12.1.1. Não serão reconhecidas as impugnações interpostas, enviadas por fax e vencidos os respectivos prazos legais.

12.1.2. Caberá ao pregoeiro decidir sobre a petição no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

12.1.3. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

13. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

13.1. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada da abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço: licitacaocrsb@gmail.com.

14. DOS RECURSOS

14.1. Declarado o(s) vencedor(es), qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer. Aceita a intenção, será concedido o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar as contra-razões, em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

14.1.1. Intenção motivada de recorrer é aquela que indica, objetivamente, o fato e o direito que a licitante deseja ser revisto pela autoridade superior àquela que proferiu a decisão.

14.2. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante, quanto a intenção de recorrer, no termo do subitem anterior, importará a decadência do direito de recurso e adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao vencedor.

14.3. Qualquer recurso e impugnação contra a decisão do Pregoeiro, não terá efeito suspensivo.

14.4. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

14.5. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados na Coordernação Regional Sul da Bahia, sito à Rua Presidente Médici, 45, Centro, na cidade de Eunápolis-BA, em dias úteis, no horário de 8h30 às 12h e de 14 horas às 17 horas.

(11)

15. DO CONTRATO

15.1. A licitante vencedora deverá receber a respectiva Nota de Empenho e/ou assinar o instrumento equivalente no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da convocação feita pelo órgão ao preposto da licitante, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81 da Lei nº 8.666/93 e da faculdade de a Administração convocar as licitantes remanescentes, nos termos do art. 64 da citada Lei e seus parágrafos, do mesmo diploma legal.

15.2. Será vedada à contratada, sob pena de rescisão contratual, caucionar ou utilizar o contrato ora referido para qualquer operação financeira, sem prévia e expressa anuência da FUNAI.

16. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

16.1. A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, respeitando os direitos adquiridos, e, ressalvada em todos os casos, a apreciação.

16.2. A CRSB poderá, garantida a defesa prévia, aplicar sanções administrativas à contratada, nos termos dos artigos 86 e 87 da Lei 8.666/93;

16.3. No caso de atraso injustificado no cumprimento da obrigação contratual, no que diz respeito ao prazo de entrega do objeto ou da prestação de serviços, será aplicada multa de mora, nos seguintes termos:

I. multa de 0,25% (vinte e cinco centésimos por cento) sobre o valor global atualizado do contrato, por dia de atraso das obrigações cujo cumprimento seja estabelecido em dias ou em períodos a eles correspondentes, até o 15º (décimo quinto) dia;

II. multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor global atualizado do contrato, quando o atraso for superior a 15 (quinze) dias.

16.4. No caso de inexecução total ou parcial do contrato poderão ser aplicadas as seguintes sanções:

I. advertência;

II. multa de 10% (dez por cento) sobre o valor global atualizado do contrato; III. impedimento de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Termo de Referência, no contrato e demais cominações legais, com o conseqüente descredenciamento no SICAF, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4º da lei 10.520/2002 a contratada que:

a) comportar-se de modo inidôneo; b) fizer declaração falsa;

c) cometer fraude fiscal;

d) falhar ou fraudar na execução do contrato; e) ensejar o retardamento da execução do objeto.

(12)

IV. suspensão temporária do direito de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração, por prazo não superior a 2 anos.

16.5. Será aplicável, cumulativamente ou não com as sanções previstas nos itens I e IV, multa de 10% (dez por cento) por inexecução do contrato, sobre o valor total da contratação.

16.6. No caso de não-recolhimento do valor da multa dentro de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da intimação para o pagamento, a importância será descontada da garantia prestada ou dos pagamentos a que fizer jus a contratada ou será cobrada judicialmente a dívida, consoante o disposto no § 3º do art. 86 e § 1º do art. 87 da lei nº 8.666/93, acrescida de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês.

16.7. Os atos administrativos de aplicação das sanções previstas neste Termo de Referência, em especial aqueles previstos nos incisos III e IV do subitem 10.3, bem como a rescisão contratual, serão publicados resumidamente no Diário Oficial da União.

16.8. Fica, também, impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Termo de Referência e demais cominações legais, com o conseqüente descredenciamento no SICAF, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4º da lei 10.520/2002 a empresa que:

a) não assinar o contrato, quando convocado dentro do prazo de validade da sua proposta;

b) deixar de apresentar documentação exigida para o certame; c) apresentar documentação falsa;

d) não mantiver a proposta;

e) comportar-se de modo inidôneo; f) fizer declaração falsa;

g) cometer fraude fiscal.

16.9. De acordo com o artigo 88 da lei nº 8.666/93, serão aplicadas as sanções previstas nos incisos III e IV do artigo 87 da referida lei à contratada ou aos profissionais que, em razão dos contratos regidos pela citada lei:

a) tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraudes fiscais no recolhimento de quaisquer tributos;

b) tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação; c) demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.

16.10. Da aplicação das penas definidas nesta cláusula caberá recurso no prazo de cinco dias úteis da data de intimação do ato.

(13)

17. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

17.1. A despesa decorrente do objeto da presente licitação correrá à conta do Recurso Orçamentário da União, alocado à Coordenação Regional Sul da Bahia, neste exercício.

18. DO PAGAMENTO

18.1. O pagamento será efetuado à CONTRATADA, obedecendo-se as exigências administrativas da CRSB em vigor;

18.2. A liberação do pagamento ficará condicionada à consulta prévia ao SICAF (via ON LINE) com resultado favorável;

18.3. No caso de incorreção nos documentos apresentados, inclusive na Nota Fiscal/Fatura, serão os mesmos restituídos à CONTRATADA para as correções necessárias, não respondendo a CRSB por quaisquer encargos resultantes de atrasos na liquidação dos pagamentos correspondentes;

18.4. Os pagamentos serão creditados no mês subseqüente ao da efetiva prestação dos serviços em nome da CONTRATADA, mediante ordem bancária, em conta corrente por ela indicada, uma vez satisfeitas as condições estabelecidas no Termo de Referência;

18.5. A CONTRATADA deve disponibilizar a fatura para pagamento com antecedência mínima de 5 (cinco) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela;

18.6. A CRSB pagará mensalmente os valores referentes aos serviços prestados de transmissão de dados, de acordo com os valores informados em sua Proposta de Preços;

18.7. Condições para faturamento e forma de pagamento:

18.7.1. Deverá ser fornecido, em papel, conta e fatura do resumo, devendo conter dados específicos do período;

18.7.2. A fatura mensal deve ser apresentada para a CRSB de forma consolidada com todos os impostos e taxas incidentes, ou que vierem a incidir, já inclusos no valor do serviço, englobando todos os serviços prestados, de forma individualizada, ou seja, com discriminação por modem;

18.7.3. É vedado a CONTRATADA o desconto em banco das duplicatas emitidas ou seu endosso em favor de terceiros;

18.7.4. Caso a fatura/nota fiscal apresente alguma incorreção, a mesma será devolvida e o prazo de pagamento será prorrogado por igual prazo, contado da reapresentação, sem qualquer ônus para a CRSB;

18.8. À CRSB fica reservado o direito de não efetuar o pagamento se o serviço não atender as regras do Termo de Referência e/ou contratuais;

18.9. A empresa vencedora deverá manter durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas neste Termo de Referência;

(14)

18.10. A consulta relativa à regularidade fiscal, exigida quando da habilitação, será feita previamente a cada pagamento, devendo seu resultado ser juntado aos autos do processo próprio e ficando o efetivo pagamento a ela condicionado.

18.11. Quando da ocorrência de eventuais atrasos de pagamento, provocados exclusivamente pela CRSB, o valor devido será acrescido de atualização financeira, e sua apuração se fará desde a data de seu vencimento até a data do efetivo pagamento, em que os juros de mora serão calculados conforme estipulado pela ANATEL.

18.12. A compensação financeira prevista nesta condição será cobrada em Nota Fiscal/Fatura após a ocorrência.

19. DO PRAZO, LOCAL DE ENTREGA E DO RECEBIMENTO E ACEITAÇÃO

19.1. A CONTRATADA está obrigada ao cumprimento dos seguintes prazos, após a solicitação:

19.2. Até 10 (dez) dias úteis para entrega do produto na Coordenação Regional do Sul da Bahia, contados do dia seguinte da assinatura do contrato.

19.3. Os produtos (modems USB – 3G em comodato) deverão ser entregues na Coordenação Regional do Sul da Bahia, CNPJ – 00.059.311/0018-74, situada à Rua Presidente Médici, nº 45, Bairro Centro – cidade de Eunápolis/BA, CEP: 45.820-025, no horário de 8h30 às 12h e de 14 às 18 horas, e deverão estar configurados para operação nas localidades descritas no item 1.2.;

19.4. Os produtos deverão ser entregues acondicionados adequadamente, de forma a permitir completa segurança durante o transporte.

20. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. É facultado ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documentos ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

20.2. Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a FUNAI não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

20.3. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

20.4. Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

20.5. O proponente que vier a ser contratado, ficará obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, na forma prevista no parágrafo 1º do art. 65 da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

(15)

20.6. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local estabelecido, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

20.7. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na FUNAI.

20.8. O não atendimento a exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que, a critério do Pregoeiro, sejam possíveis as aferições das suas qualificações e as exatas compreensões da sua proposta durante a realização da sessão pública de pregão.

20.3. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

20.10. No caso de alteração deste Edital no curso do prazo estabelecido para o recebimento das propostas de preços, o prazo será reaberto, quando inquestionavelmente a alteração afetar a formulação das propostas.

20.11. A homologação do resultado desta licitação não implicará em direito à contratação.

20.12. Para as demais condições de contratação, observar-se-ão as disposições constantes dos anexos deste Edital.

20.13. Os casos omissos serão dirimidos pelo Pregoeiro, com observância da legislação regedora, em especial , a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, o Decreto nº 5.450 de 31 de maio de 2005, a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o Decreto nº 3.722, de 09 de janeiro de 2001, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

20.14. O foro para dirimir questões relativas ao presente Edital será da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Eunápolis, com renúncia a qualquer outro.

Eunápolis-BA, 30 de março de 2012.

J. Reimer Júnior

Pregoeiro/CRSB

(16)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/CRSB/2012

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO

1.1. O objeto deste Termo de Referência trata-se de contratação de serviço comum de empresa especializada na prestação de serviços de comunicação móvel de acesso à Internet, com capacidade de 4GB de dados, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB – 3G em comodato) pelo período de 12 (doze) meses para atendimento das necessidades desta Coordenação Regional e Coordenações Técnicas Locais jurisdicionadas, com previsão de realização de licitação para 2012 em virtude da essencialidade do serviço para a Administração Pública.

1.2. O objeto pode ser descrito de acordo com a planilha abaixo: Modems USB – 3G Serviços de comunicação móvel – acesso à Internet Local de execução do serviço Descrição Quantidade: 29 Quantidade: 29 Prestação dos Serviços

de comunicação móvel, com acesso de 4GB de

dados à Internet, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB – em

comodato)

Em comodato (sem custos para a CONTRATANTE) Forma de acesso: 4GB de dados Municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Ilhéus, Itororó, Pau

Brasil, Camamu e Itabela (Barra

Velha)

2. JUSTIFICATIVA

2.1. A Contratação se faz necessária para atender às necessidades de servidores de acesso à Internet em seu local de trabalho, desempenhando suas funções, com atuação em todo território regional (sul do Estado da Bahia), para tratar de assuntos relacionados às atividades desta Fundação.

(17)

2.2. A contratação está motivada pelo fato de se tratar de serviços que apóiam a realização das atividades essenciais ao cumprimento da missão institucional desta Fundação. 2.3. A administração desta Fundação se beneficiará com a contratação em razão da economicidade e agilidade dos serviços prestados.

2.4. A rapidez na comunicação, propiciada pelas atuais tecnologias de telefonia móvel, exige que gestores públicos lancem mão de tais recursos com o objetivo de imprimirem uma maior velocidade na tomada de decisão. Visto isto, o acesso à internet móvel apresenta-se como instrumento indispensável em qualquer processo dinâmico que requer deliberações em tempo real.

2.5. O acesso à Internet configura-se como indispensável ao adequado funcionamento do serviço público, seja para simples conferência e consulta a portais públicos (AGU, TCU, Portal Comprasnet, entre outros) como para utilização de sistemas integrados da Administração Pública (SIAFI, SIASG, SCDP, entre outros). Sendo este acesso realizado através dos dispositivos móveis (modems USB), agrega-se maior importância, devido à rapidez na tomada de decisões das autoridades dirigentes e dos demais servidores em seus deslocamentos realizados.

2.6. E desta forma resta evidenciada a necessidade da referida contratação, com o objetivo de oferecer mobilidade, conseqüentemente maior eficiência com menor custo, quando se considera os deslocamentos e gastos indiretos, a Coordenação Regional do Sul da Bahia pretende adquirir a Prestação dos Serviços de acesso à Internet Móvel de Banda Larga, via rede móvel, conforme as especificações descritas a seguir.

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

3.1. Prestação dos Serviços de comunicação móvel, com acesso de 4GB de dados à Internet, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB – 3G em comodato).

3.1.1. Fornecimento de modem para transmissão de dados em altíssima velocidade para acesso sem fio à internet;

3.1.2. Interface gráfica de fácil configuração e entendimento;

3.1.3. Compatível com os sistemas operacionais Windows® 2000/XP/Vista e versões superiores e Mac OS, todos os demais acessórios necessários ao perfeito funcionamento da solução deverão ser fornecidos pela CONTRATADA sem ônus adicional para a CONTRATANTE;

3.1.4. Os acessos de dados deverão ser habilitados com Pacote de Serviços de Dados, com tráfego mensal de 4GB de dados;

(18)

3.1.5. A CONTRATADA deverá prover para a CONTRATANTE, mediante seu acesso à internet, uma interligação segura;

3.1.6. Os modems deverão ser fornecidos em regime de comodato, devendo apresentar compatibilidade tecnológica com a rede e os serviços prestados pela operadora;

3.1.7. O serviço deverá atender as seguintes características: 3.1.7.1. Permitir tráfego de dados;

3.1.7.2. Velocidade de conexão média de até 01Mbps; 3.1.7.3. Modem com antena embutida;

3.1.7.4. Deverão ser fornecidos os acessórios necessários ao pleno funcionamento dos Modems, incluindo software de instalação, manual do usuário e Termo de Garantia;

3.1.9. Responder por quaisquer interferências de estranhos nos acessos em serviço, bem como zelar pela integridade da comunicação;

3.1.10. Não serão aceitas adaptações externas e internas nos produtos visando atender às especificações exigidas.

4. DA FORMALIZAÇÃO E VIGÊNCIA

4.1. Será formalizado o Contrato Administrativo de garantia e fornecimento, estabelecendo em suas cláusulas as condições para aquisição dos equipamentos, bem como os direitos e obrigações das partes, de acordo com os normativos vigentes.

4.2. O período de vigência será de 12 (doze) meses, a contar da data de recebimento definitivo.

5. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

5.1. A proposta da empresa deverá seguir o modelo disponibilizado no Anexo I deste Termo de Referência, no endereço desta Coordenação Regional do Sul da Bahia, situada à Rua Presidente Médici, nº 45, Bairro Centro – cidade de Eunápolis/BA, CEP: 45.820-025, no horário de 8h às 12h e de 14 às 18 horas.

5.2. Apresentar indicação detalhada das especificações dos serviços cotados;

5.3. Todas as informações (e-mail, número de telefone 0800 ou portal de abertura de chamados), para realização dos chamados técnicos, durante o período de garantia da prestação dos serviços;

5.4. O site na Internet do prestador de serviço ofertado com especificações, onde se possam fazer consultas e atualização de drivers;

5.5. Prazos de entrega, garantia da prestação dos serviços e assistência técnica, observados o mínimo exigido;

(19)

5.6. As propostas que não atenderem à totalidade das características obrigatórias serão desclassificadas;

5.7. Os preços apresentados deverão conter todos os impostos e encargos decorrentes da prestação do serviço, estando discriminados de forma separada, identificando o que é serviço e encargos (Contas detalhadas ou padrão ANATEL). Deverá apresentar o valor total, em moeda corrente nacional, incluindo, obrigatoriamente, todas as despesas com encargos sociais, tributos, descontos, frete, emolumentos, impostos, despesas diretas e indiretas em geral e demais condições de fornecimento que seja devida em decorrência, direta e indireta, do fornecimento do objeto deste Termo de Referência, para o período de 12 (doze) meses. O valor total apresentado é fixo e irreajustável;

5.8. Comprovar aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto, mediante apresentação do Contrato de Concessão ou Termo de Autorização para prestação do serviço Móvel Celular ou Serviço Móvel Pessoal.

6. PRAZOS DE ENTREGA DO PRODUTO/SERVIÇO

6.1. Prestação dos Serviços de comunicação móvel para acesso de 4GB de dados à Internet, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB – 3G em comodato).

6.1.1. A CONTRATADA está obrigada ao cumprimento dos seguintes prazos, após a solicitação:

6.1.1.1. Até 10 (dez) dias úteis para entrega do produto na Coordenação Regional do Sul da Bahia, contados do dia seguinte da assinatura do contrato.

7. LOCAL DE ENTREGA DOS PRODUTOS/SERVIÇOS

7.1. Os produtos (modems USB – 3G em comodato) deverão ser entregues na Coordenação Regional do Sul da Bahia, CNPJ – 00.059.311/0018-74, situada à Rua Presidente Médici, nº 45, Bairro Centro – cidade de Eunápolis/BA, CEP: 45.820-025, no horário de 8h30 às 12h e de 14 às 18 horas, e deverão estar configurados para operação nas localidades descritas no item 1.2.;

7.2. Os produtos deverão ser entregues acondicionados adequadamente, de forma a permitir completa segurança durante o transporte.

8. ACEITE DOS SERVIÇOS

8.1. O aceite dos produtos/serviços deverá ser efetuado por servidores designados pela Coordenação Regional do Sul da Bahia para tal finalidade;

(20)

8.2.1. Provisoriamente, no prazo de até 05 (cinco) dias corridos após a entrega dos produtos/serviços;

8.2.2. Definitivamente, no prazo de até 10 (dez) dias corridos após o recebimento dos produtos/serviços e a verificação pela CRSB de que todos os produtos estão de fato em operação;

8.3. No decorrer do prazo contratual, se houver problema com os produtos entregues (Modems USB – 3G em comodato), os mesmos deverão ser corrigidos por meio de assistência técnica autorizada do fabricante na maior brevidade possível em acordo com a CONTRATANTE;

8.3.1. Considera-se problema:

8.3.1.1. Qualquer chamado à assistência técnica em que seja registrado defeito ou mau funcionamento de qualquer componente de hardware fornecido pela empresa CONTRATADA;

8.3.1.2. Defeito ou mau funcionamento que atinja um ou mais produtos. 9. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS SERVIÇOS

9.1. A Contratada se obrigará a manter, na vigência do contrato, um Serviço de Atendimento que atenda a CRSB, na abertura de chamados, com acesso telefônico local e sem tarifa ou linha 0800, para registro de reclamações referentes a defeito ou inoperância de modems, de acesso, de rede ou qualquer outra facilidade exigida neste Termo de Referência;

9.1.1. O serviço de atendimento através de central de relacionamento deverá funcionar 07 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia, durante o período de vigência do contrato;

9.2. A resposta do Serviço de Atendimento deverá obedecer às normas regulamentares da ANATEL;

9.3. Os modems com defeito de fabricação sem possibilidade de correção deverão ser substituídos por modelos iguais ou superiores, durante o prazo acima estabelecido, desde que atendam às exigências técnicas descritas neste Termo de Referência;

9.4. No momento da abertura do chamado, deverá ser fornecido pela CONTRATADA o número do registro referente à reclamação;

9.5. Manutenção corretiva

9.5.1. Entende-se por manutenção corretiva aquela efetuada mediante suporte telefônico ou suporte no local (on-site) destinada a remover os defeitos apresentados pelos produtos/serviços, drivers e outros componentes de software que sejam disponibilizados pelo fabricante dos produtos. Compreende ajustes nos

(21)

produtos/serviços, atualização de versões de drivers e outros componentes de software disponibilizados pelo fabricante do produto e outras correções necessárias;

9.5.1.1. Os modems substituídos durante a manutenção corretiva deverão apresentar padrões de qualidade e desempenho iguais ou superiores aos fornecidos inicialmente.

9.6. Manutenção preventiva

9.6.1. Entende-se por manutenção preventiva aquela destinada a atualizar drivers e outros componentes de software que sejam disponibilizados pelo fabricante para os componentes do produto/serviço;

9.6.1.1. Compete à CONTRATADA enviar à CRSB as versões atualizadas dos componentes de software e as instruções para sua instalação, ou comunicar sua disponibilidade para download a partir de site na Internet.

9.7. Suporte Técnico

9.7.1. Entende-se por suporte técnico aquele efetuado mediante suporte telefônico ou suporte no local (on-site) para solução de problemas de configuração e de utilização dos serviços, bem como para esclarecimentos de dúvidas sobre a configuração e a utilização dos mesmos.

9.7.2. Prazos de Atendimento: 48 horas úteis

9.7.3. Caso algum produto apresente pelo menos quatro ocorrências de problemas dentro do período de 30 (trinta) dias corridos, a empresa CONTRATADA ficará obrigada a substituir esse produto no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao quarto chamado;

9.7.3.1. O prazo de 30 (trinta) dias corridos será contado a partir do 1º (primeiro) dia útil seguinte à abertura do primeiro chamado;

9.7.3.2. O produto substituto deverá ser novo e sem uso, e não poderá ser inferior ao adquirido;

9.7.4. Caso os serviços sejam movimentados dentro de uma Unidade da CRSB para outra, a CONTRATADA deverá prestar todos os serviços descritos normalmente.

10. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

10.1. Aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou as supressões que se fizerem no objeto contratual, de acordo com Lei 8.666/93, em até 25% (vinte e cinco por cento) do valor contratado, mantidas as mesmas condições estipuladas no presente Termo de Referência, sem que caiba à CONTRATADA qualquer reclamação;

10.2. É facultada a supressão além dos limites acima estabelecidos mediante acordo entre as partes;

(22)

10.3. Utilizar, exclusivamente, pessoal habilitado à prestação dos serviços para os quais se obrigou;

10.4. Garantir o funcionamento dos serviços e componentes fornecidos, responsabilizando-se pela manutenção preventiva e corretiva dos mesmos, durante o período de garantia;

10.5. Quando no ambiente das Unidades da Coordenação Regional do Sul da Bahia, manter os seus empregados sujeitos às suas normas disciplinares, porém sem qualquer vínculo empregatício com o órgão;

10.6. Manter, ainda, os seus empregados e prepostos identificados por crachá, quando em trabalho, devendo substituir imediatamente qualquer um deles que seja considerado inconveniente à boa ordem e às normas disciplinares da Fundação Nacional do Índio;

10.7. Responder pelos danos causados diretamente ao Órgão ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo, durante o fornecimento e a execução dos serviços, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade à fiscalização ou o acompanhamento pela CRSB;

10.8. Responder, ainda, por quaisquer danos causados diretamente aos equipamentos ou a outros bens de propriedade da CONTRATANTE, quando esses tenham sido ocasionados por seus empregados durante o fornecimento e a prestação dos serviços;

10.9. Arcar com despesa decorrente de qualquer infração seja qual for, desde que praticada por seus empregados no recinto das Unidades da CRSB;

10.10. Fornecer, sem qualquer ônus adicional para CRSB, quaisquer componentes adicionais necessários para o perfeito funcionamento dos serviços;

10.11. Substituir, às suas expensas, os produtos em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da fabricação ou da execução do serviço de assistência técnica; 10.12. Comunicar à CRSB qualquer anormalidade de caráter urgente e prestar os esclarecimentos julgados necessários;

10.13. Manter em compatibilidade com as obrigações a serem assumidas, durante toda a execução do contrato, todas as condições de qualificação exigidas neste Termo de Referência;

10.13.1. Fornecer os serviços previstos neste Termo de Referência, nos valores válidos para contratação dentro do prazo de 12 (doze) meses;

10.13.2. Responsabilizar-se pelo cumprimento dos postulados legais vigentes, de âmbito federal, estadual ou municipal, como também assegurar os direitos e o cumprimento de todas as obrigações estabelecidas pela regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL;

(23)

10.13.3. Prestar os serviços dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, em observância às normas regulamentares aplicáveis e, inclusive, às recomendações aceitas pela boa técnica;

10.13.4. Implantar, adequadamente, a supervisão permanente dos serviços, de forma a se obter uma operação correta e eficaz;

10.13.5. Fornecer todos os acessórios necessários à efetiva prestação dos serviços sob regime de comodato sem ônus para a CRSB. Os serviços com todos os acessórios deverão atender as especificações técnicas descritas no item 3 deste documento; 10.13.6. Atender prontamente quaisquer exigências do representante da CRSB, inerentes ao objeto desta Licitação;

10.13.7. Comunicar à CRSB, por escrito, qualquer anormalidade de caráter urgente e prestar os esclarecimentos julgados necessários.

10.14. Segurança e Sigilo das Comunicações

10.14.1. Responder por quaisquer interferências de intrusos nos circuitos em serviço, bem como zelar pela integridade do serviço objeto da contratação.

10.15. Danos e Despesas

10.15.1. Responder por danos causados diretamente à CONTRATANTE ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução dos serviços, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pela CONTRATANTE;

10.15.2. Arcar com despesas decorrentes de qualquer infração, seja qual for, desde que praticada por seus técnicos durante a execução dos serviços, ainda que no recinto da CONTRATANTE.

10.16. Disponibilidade

10.16.1. Zelar pela perfeita execução dos serviços contratados;

10.16.2. Planejar um sistema de alta disponibilidade para a prestação de serviço disposto neste Termo de Referência;

10.16.3. Manter em funcionamento os serviços contratados;

10.16.4. O sistema deverá ser inteiramente documentado e identificado, com a finalidade de facilitar as atividades de manutenção preventiva e corretiva;

10.16.5. Atender prontamente às solicitações que se fizerem necessárias referentes aos serviços prestados;

10.16.6. Prestar os serviços de forma meticulosa e constante, mantendo-os sempre em perfeita ordem;

10.16.7. As interrupções previamente agendadas e autorizadas pela CONTRATANTE não se configurarão em indisponibilidade;

(24)

10.16.8. Em todos os casos de manutenção corretiva, será obrigatoriamente gerado pela CONTRATADA um relatório de atendimento informando as causas do incidente e as ações técnicas executadas para o reparo;

10.16.9. Comprometer-se a cumprir os seguintes requisitos referentes à manutenção do nível de qualidade do serviço prestado:

10.16.9.1. Em caso de falha, que gere a interrupção na prestação do serviço, a CONTRATADA deverá providenciar a devida informação ao Fiscal do Contrato.

10.17. Obrigações Gerais

10.17.1. Comunicar à CONTRATANTE, por escrito, quaisquer anormalidades de caráter urgente e prestar os esclarecimentos julgados necessários;

10.17.2. Iniciar a prestação dos serviços dentro dos prazos definidos neste Termo de Referência;

10.17.3. Prestar esclarecimentos à CONTRATANTE sobre eventuais atos ou fatos noticiados que a envolva independentemente de solicitação;

10.17.4. Abster-se de veicular publicidade ou qualquer outra informação acerca das atividades objeto deste Termo de Referência, sem prévia autorização da CONTRATANTE;

10.17.5. Manter, durante o período de vigência do Contrato, um preposto para representação da CONTRATADA, sempre que autorizada pela CONTRATANTE;

10.17.6. Fornecer relatórios mensais de utilização, ou sempre que solicitados;

10.17.7. Executar as medidas adicionais para minimizar a probabilidade de indisponibilidade de seus circuitos, visando atender os níveis de serviços contratados;

10.18. A fim de manter a atualização tecnológica da solução apresentada, a Contratada deverá providenciar a atualização tecnológica de software e acompanhamento dos equipamentos fornecidos neste serviço.

11. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

11.1. Designar responsável para o acompanhamento e fiscalização da execução do objeto contratual;

11.2. Estabelecer normas e procedimentos de acesso às suas instalações para a execução de serviços;

11.3. Informar à empresa CONTRATADA de atos que possam interferir direta ou indiretamente nos serviços prestados;

11.4. Comunicar formalmente qualquer anormalidade ocorrida na execução do objeto adquirido;

(25)

11.6. Permitir o acesso às dependências do Órgão dos técnicos da CONTRATADA, responsáveis pela execução dos serviços de configuração, testes e assistência técnica dos serviços. Quando nas dependências das unidades da CRSB os técnicos ficarão sujeitos a todas as normas internas de segurança do Órgão, inclusive àquelas referentes à identificação, trajes, trânsito e permanência em suas dependências;

11.7. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos técnicos da empresa CONTRATADA;

11.8. Assumir a responsabilidade pelos prejuízos causados aos produtos em decorrência de defeitos provenientes de operação imprópria, mau uso ou negligência de terceiros. Em qualquer uma das hipóteses, a reparação será feita mediante orçamento prévio, devidamente autorizado pela CRSB.

12. PAGAMENTO

12.1. O pagamento será efetuado à CONTRATADA, obedecendo-se as exigências administrativas da CRSB em vigor;

12.2. A liberação do pagamento ficará condicionada à consulta prévia ao SICAF (via ON LINE) com resultado favorável;

12.3. No caso de incorreção nos documentos apresentados, inclusive na Nota Fiscal/Fatura, serão os mesmos restituídos à CONTRATADA para as correções necessárias, não respondendo a CRSB por quaisquer encargos resultantes de atrasos na liquidação dos pagamentos correspondentes;

12.4. Os pagamentos serão creditados no mês subseqüente ao da efetiva prestação dos serviços em nome da CONTRATADA, mediante ordem bancária, em conta corrente por ela indicada, uma vez satisfeitas as condições estabelecidas no Termo de Referência;

12.5. A CONTRATADA deve disponibilizar a fatura para pagamento com antecedência mínima de 5 (cinco) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela;

12.6. A CRSB pagará mensalmente os valores referentes aos serviços prestados de transmissão de dados, de acordo com os valores informados em sua Proposta de Preços; 12.7. Condições para faturamento e forma de pagamento:

12.7.1.Deverá ser fornecido, em papel, conta e fatura do resumo, devendo conter dados específicos do período;

12.7.2.A fatura mensal deve ser apresentada para a CRSB de forma consolidada com todos os impostos e taxas incidentes, ou que vierem a incidir, já inclusos no valor do serviço, englobando todos os serviços prestados, de forma individualizada, ou seja, com discriminação por modem;

(26)

12.7.3.É vedado a CONTRATADA o desconto em banco das duplicatas emitidas ou seu endosso em favor de terceiros;

12.7.4.Caso a fatura/nota fiscal apresente alguma incorreção, a mesma será devolvida e o prazo de pagamento será prorrogado por igual prazo, contado da reapresentação, sem qualquer ônus para a CRSB.

12.8. À CRSB fica reservado o direito de não efetuar o pagamento se o serviço não atender as regras deste Termo de Referência e/ou contratuais;

12.9. A empresa vencedora deverá manter durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas neste Termo de Referência;

12.10. A consulta relativa à regularidade fiscal, exigida quando da habilitação, será feita previamente a cada pagamento, devendo seu resultado ser juntado aos autos do processo próprio e ficando o efetivo pagamento a ela condicionado.

12.11. Quando da ocorrência de eventuais atrasos de pagamento, provocados exclusivamente pela CRSB, o valor devido será acrescido de atualização financeira, e sua apuração se fará desde a data de seu vencimento até a data do efetivo pagamento, em que os juros de mora serão calculados conforme estipulado pela ANATEL.

12.11.1. A compensação financeira prevista nesta condição será cobrada em Nota Fiscal/Fatura após a ocorrência.

12.12. Em se tratando de produto importado, a Administração reserva-se o direito de, a qualquer momento, solicitar a 4ª (quarta) via da Guia de Importação relativa ao equipamento objeto desta contratação, para as verificações que se julgar necessárias.

13. ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

13.1. O exercício da fiscalização pelo Contratante não excluirá nem reduzirá as responsabilidades da Contratada.

13.2. O Fiscal do Contrato anotará, em registro próprio, todas as ocorrências relacionadas com a execução do objeto contratado, determinando de imediato o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

13.3. As decisões e providências que ultrapassarem a competência do Fiscal do Contrato, deverão ser solicitadas à autoridade competente, em tempo hábil, para a adoção das medidas cabíveis.

13.4. O Fiscal do Contrato deverá comunicar à autoridade superior, em tempo hábil e por escrito, as situações que impliquem em atraso e descumprimento de cláusulas contratuais,

(27)

para adoção dos procedimentos necessários a aplicação das sanções contratuais cabíveis, resguardados os Princípios do Contraditório e da Ampla Defesa.

14. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

14.1. A CRSB poderá, garantida a defesa prévia, aplicar sanções administrativas à contratada, nos termos dos artigos 86 e 87 da Lei 8.666/93;

14.2. No caso de atraso injustificado no cumprimento da obrigação contratual, no que diz respeito ao prazo de entrega do objeto ou da prestação de serviços, será aplicada multa de mora, nos seguintes termos:

I. multa de 0,25% (vinte e cinco centésimos por cento) sobre o valor global atualizado do contrato, por dia de atraso das obrigações cujo cumprimento seja estabelecido em dias ou em períodos a eles correspondentes, até o 15º (décimo quinto) dia;

II. multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor global atualizado do contrato, quando o atraso for superior a 15 (quinze) dias.

14.3. No caso de inexecução total ou parcial do contrato poderão ser aplicadas as seguintes sanções:

I. advertência;

II. multa de 10% (dez por cento) sobre o valor global atualizado do contrato;

III. impedimento de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Termo de Referência, no contrato e demais cominações legais, com o conseqüente descredenciamento no SICAF, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4º da lei 10.520/2002 a contratada que:

a) comportar-se de modo inidôneo; b) fizer declaração falsa;

c) cometer fraude fiscal;

d) falhar ou fraudar na execução do contrato; e) ensejar o retardamento da execução do objeto.

IV. suspensão temporária do direito de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração, por prazo não superior a 2 anos.

14.4. Será aplicável, cumulativamente ou não com as sanções previstas nos itens I e IV, multa de 10% (dez por cento) por inexecução do contrato, sobre o valor total da contratação.

14.5. No caso de não-recolhimento do valor da multa dentro de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da intimação para o pagamento, a importância será descontada da garantia prestada ou dos pagamentos a que fizer jus a contratada ou será cobrada

(28)

judicialmente a dívida, consoante o disposto no § 3º do art. 86 e § 1º do art. 87 da lei nº 8.666/93, acrescida de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês.

14.6. Os atos administrativos de aplicação das sanções previstas neste Termo de Referência, em especial aqueles previstos nos incisos III e IV do subitem 10.3, bem como a rescisão contratual, serão publicados resumidamente no Diário Oficial da União. 14.7. Fica, também, impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Termo de Referência e demais cominações legais, com o conseqüente descredenciamento no SICAF, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4º da lei 10.520/2002 a empresa que:

a) não assinar o contrato, quando convocado dentro do prazo de validade da sua proposta; b) deixar de apresentar documentação exigida para o certame;

c) apresentar documentação falsa; d) não mantiver a proposta;

e) comportar-se de modo inidôneo; f) fizer declaração falsa;

g) cometer fraude fiscal.

14.8. De acordo com o artigo 88 da lei nº 8.666/93, serão aplicadas as sanções previstas nos incisos III e IV do artigo 87 da referida lei à contratada ou aos profissionais que, em razão dos contratos regidos pela citada lei:

a) tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraudes fiscais no recolhimento de quaisquer tributos;

b) tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação;

c) demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.

14.9. Da aplicação das penas definidas nesta cláusula caberá recurso no prazo de cinco dias úteis da data de intimação do ato.

15. CONTRATO

15.1. Para o fiel cumprimento das obrigações assumidas, será firmado contrato com vigência de 12 (doze) meses contados a partir da data de recebimento dos dispositivos móveis (modems).

(29)

ANEXO-A

MODELO DE PLANILHA PARA FORMULAÇÃO DE PREÇOS

Objeto: Prestação de serviços de comunicação móvel de acesso à Internet, com capacidade de 4GB de dados, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB –

3G em comodato) pelo período de 12 (meses) meses.

Item Localidade (Município/BA) Qtde Modems Unitário mensal (R$) sem impostos Unitário mensal (R$) com impostos Total mensal (R$) sem impostos Total mensal (R$) com impostos 01 Eunápolis 15 02 Porto Seguro 2 03 Itamaraju 2 04 Ilhéus 2 05 Itororó 2 06 Pau Brasil 2 07 Camamu 2 08 Itabela (Barra Velha) 2

1. Declaramos que o prazo de entrega está em conformidade com o estabelecido no Item 6 do Termo de Referência.

2. O prazo de validade de nossa proposta é de 60 (sessenta) dias contados da data da entrega das propostas.

3. O prazo de garantia do objeto ofertado é de, no mínimo, 12 (doze) meses, a contar do aceite definitivo dos modems.

4. Declaramos que o objeto ofertado possui Assistência Técnica com prazos de atendimento e resolução dos problemas conforme descritos no Termo de Referência.

5. Declaramos que nos preços propostos estão inclusos todos os impostos, taxas, fretes, seguros, bem como qualquer outra despesa, direta e indireta, incidente até a efetiva entrega dos objetos ofertados.

6. Declaramos, ainda, que estamos de pleno acordo com todas as condições estabelecidas no Termo de Referência, bem como aceitamos todas as obrigações especificadas no contrato.

(30)

ANEXO-B DADOS DA EMPRESA: Razão Social:... CGC/CNPJ/MF:... Endereço:... Tel/Fax: ... e-mail:... CEP: ...Cidade...UF:... Banco:...Agência:...nº. C/C: ... REPRESENTANTE LEGAL: Nome: ... Endereço: ... CEP: ... Cidade: ... UF: ... CPF/MF: ...Cargo/função: ... Cart. Ident. nº.: ... Expedido por: ... Naturalidade: ...UF: ... Nacionalidade: ... ___________________________________ Local e data __________________________________ Nome e assinatura do Representante Legal

(31)

ANEXO-C

PLANILHA DE PREÇOS MÁXIMOS ADMITIDOS PELA CRSB

Objeto: Prestação de serviços de comunicação móvel de acesso à Internet, com capacidade de 4GB de dados, com fornecimento de dispositivos móveis (modems USB –

3G em comodato) pelo período de 12 (meses) meses.

Item Localidade (Município/BA) Qtde Modems Unitário mensal (R$) sem impostos Unitário mensal (R$) com impostos Total mensal (R$) sem impostos Total mensal (R$) com impostos 01 Eunápolis 15 119,90 02 Porto Seguro 2 119,90 03 Itamaraju 2 119,90 04 Ilhéus 2 119,90 05 Itororó 2 119,90 06 Pau Brasil 2 119,90 07 Camamu 2 119,90 08 Itabela (Barra Velha) 2 119,90

(32)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/CRSB/2012

ANEXO II

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

ITEM DESCRIÇÃO UNID QTD. VALOR

MENSAL

VALOR ANUAL

1 Modems USB-3G em regime de

comodato Un 29

OBS.:

Fazer constar na proposta as especificações detalhadas, bem como, Razão Social, endereço, telefone/fax, CNPJ, Banco, conta corrente e agência (código e endereço), praça de pagamento, prazos de validade da proposta e de entrega do material.

Referências

Documentos relacionados

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda