• Nenhum resultado encontrado

home and abroad Workshop Internacional de Artistas International Artist s Workshop

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "home and abroad Workshop Internacional de Artistas International Artist s Workshop"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

home

and

abroad

Workshop Internacional de Artistas

International Artist’s Workshop

(2)

Triangle Arts Trust é uma rede de artistas e de organizações artísticas, que está em desenvolvimento desde 1982 e encontra-se actualmente implementada em mais de 50 países. Dispondo de um programa de workshops-residências internacionais e com manifestações públicas tais como Open Days e exposições, pretende iniciar a troca de ideias através da prática: uma aproximação hands-on que se desenvolve a partir do diálogo e num processo criativo aberto e crítico.

Com as suas actividades, a TAT desenvolveu uma rede original, receptora de projectos de intercâmbio que conecta artistas e locais com os seus pares em países vizinhos e países mais longínquos espalhados por todo o mundo. Nas últimas duas décadas, os colaboradores da rede trabalharam com mais de 4.000 artistas. Em África, mais de mil artistas participaram nos workshops e residências dentro do continente ou noutras partes do mundo. Tais programas de intercâmbio criaram um enorme impacto nas suas carreiras, ajudando-os a desenvolver um trabalho inovador e experimental dentro e fora do continente, projectando-os nacional e internacionalmente.

As organizações que integram a Triangle Arts Trust são todas estruturas independentes e na sua maioria geridas por artistas. A sua relativa pequena escala e a proximidade pessoal mantêm-nas flexíveis. O papel da organização TAT é assegurar a sustentação da rede suportando os seus vários colaboradores, mantendo e reforçando as suas ligações, assegurando que há uma comunicação e que o projecto conduz à criação de oportunidades inovadoras para artistas e público. O TAT apoia o desenvolvimento dos projectos e de novas parcerias que beneficiem e estendam a rede com as suas actividades.

(3)

Triangle Arts Trust e o workshop em Portugual

O TAT terá o papel de suportar o workshop, trabalhando ao lado dos coordenadores em Portugal para criar, desenvolver e financiar o projecto. A TAT compartilhará também a perícia e o conhecimento ganhos ao longo de 25 anos de actividades, para ajudar a desenvolver a oficina em Sintra.

Com uma rede actual dentro de 30 países em torno do mundo, o TAT fornecerá também o acesso aos artistas da rede no Oriente Médio, Ásia, África e um pouco por todo o mundo. A oficina Portuguesa irá beneficiar também das conexões com os coordenadores de outras oficinas (parte da TAT) que compartilham a perícia em workshops semelhantes, tornando-se conselheiros e colaboradores do projecto.

North America, South America, Europe, Africa Middle East Asia, Oceania Caribbean

¦ Aftershave Workshop, Nigeria ¦ 112A Residency, China ¦ ARCA Residency Programme ¦ AIWA Workshop, Lebanon ¦ Britto Workshop & Residency, Residency, Venezuela ¦ Bag Factory Residency, South Africa Bangladesh

¦ Batiscafo Residency, Cuba ¦ Batapata Workshop, Zimbabwe ¦ Burragorang Workshop, Australia ¦ Big River Workshop, Trinidad ¦ Braziers Workshop, England ¦ Dingo Flat Workshop, Australia ¦ CAPACETE entertainments Residency, ¦ Comhla Workshop, Scotland ¦ Hong Kong International Artists'

Brazil ¦ Cyfuniad Workshop, Wales Workshop Workshop, Hong Kong

¦ CCA Residency, Trinidad ¦ Gasworks Residency, England ¦ Hweilan Workshop, Taiwan ¦ El Basilisco Residency, Argentina ¦ Greatmore Studios, Thupelo ¦ Khoj Workshop & Residency, India ¦ Kiosko/Simple Residency, Bolivia Workshop, South Africa ¦ Kimberley Workshop, Australia ¦ Km0 (kilometro zero) Workshop, ¦ Kuona Residency, Kenya ¦ Li Jiang Workshop, China

Bolivia ¦ Mbile/Insaka Workshop, Zambia ¦ Sutra Workshop, Nepal

¦ La Llama Workshop, Venezuela ¦ Ngoma Workshop, Uganda ¦ Theertha Workshop & Residency, Sri ¦ Lugar a Dudas Workshop & Residency, ¦ Pachipamwe Workshop, Zimbabwe Lanka

Colombia ¦ Pamoja Workshop, England ¦ Upriver Loft Residency, China

¦ Madinina Workshop, Martinique ¦ pARTage Workshop & Residency, ¦ VASL Workshop & Residency, Pakistan

¦ Soroa Workshop, Cuba Mauritius

¦ Triangle Workshop & Residency, USA ¦ Rafiki Workshop, Tanzania ¦ Watamula Workshop, Trinidad ¦ Rockston Studios, Zambia

¦ Xayamaca Workshop, Jamaica ¦ SANSA Workshop & Residency, Ghana ¦ Shatana Workshop, Jordan

¦ Shave Workshop, England ¦ Surprise Residency, Zimbabwe ¦ Tenq Workshop, Senegal ¦ Thapong Workshop & Residency, Botswana

¦ Three Islands Workshop, Scotland ¦ Thupelo Johannesburg Workshop, South Africa

¦ Triangle Barcelona Workshop, Spain ¦ Triangle France Workshop & Residency, France

¦ Tulipamwe Workshop, Namibia ¦ Ujamaa Workshop, Mozambique ¦ Wasanii Workshop, Kenya ¦ Wasla Workshop, Egypt

(4)

Conceito

O workshop do Triangle Arts Trust em Portugal, intitulado “Home and abroad”, irá criar um espaço onde os artistas poderão experimentar novas ideias, e serem inspirados e desafiados por novos processos criativos. De igual forma, o contexto do país e o ambiente apresentado pelo local estimularão as reacções particulares que incentivarão os artistas a desenvolver respostas originais ao contexto-específico, ao tema do workshop, e às suas próprias posições artísticas Os coordenadores constituem um grupo de artistas/produtores/curadores residentes em Portugal e estão a organizar um workshop internacional em Portugal, seguindo para isso o modelo estabelecido pela organização internacional Triangle Arts Trust (sediada em Londres, Reino Unido).

O modelo consiste na organização de workshops que têm a duração de duas semanas, com o objectivo de reunir um grupo dos artistas locais e internacionais para trabalharem em conjunto e desenvolverem intercâmbios artísticos. Aos artistas é proporcionada a oportunidade de trocar ideias e trabalhar em colaboração, sendo também constituído por um programa de apresentações dos artistas, eventos e Open Day.

Dez artistas internacionais e dez artistas nacionais participarão neste projecto, que irá realizar-se na cidade de Sintra, tendo em vista o modelo descentralizado deste tipo de iniciativas.

O workshop pretende facilitar o trabalho em rede entre os artistas, apoiar a produção experimental de novos trabalhos , e promover a troca cultural com a disseminação de ideias e de conexões criativas com o público.

O workshop tem como tema subjacente a globalização e o relacionamento entre identidade e as múltiplas heranças culturais. Os artistas participantes explorarão o contexto do lugar da residência mas também realidades locais e globais relacionadas com as suas vivências. O workshop criará um olhar sobre o modo como a experiência de viajar (seja a partir da perspectiva das comunidades de Diáspora mas também em relação a temas como o turismo e nomadismo) poderá informar as nossas percepções da identidade, de cultura e de nação.

A investigação também contempla uma reflexão sobre o movimento internacional das artes contemporâneas e dos artistas que viajam pelo mundo enquanto “nómadas globais”. A oficina pretende desafiar o que é entendido frequentemente como “movimento de globalização” e questiona o que é pertencer a um lugar e o que é estar deslocado desse lugar.

O resultado do workshop será apresentado em público com um “Open Day” (Dia aberto) em que o público, outros artistas, instituições culturais e estudantes serão convidados a conhecer o local e os artistas e ver uma série de trabalhos, alguns em progresso, que surgirão a partir dos processos criativos decorrentes do workshop e das experiências colaborativas entre os artistas participantes.

Workshop

Sintra 2010

(5)

Objectivos

- Criar um espaço de reflexão onde os artistas sejam convidados a desenvolver trabalho, colaborando num contexto de experimentação com o espaço e o contacto com os outros artistas.

- Possibilitar diálogo e intercâmbio artístico entre um grupo internacional de artistas que explore a diversidade e a compreensão entre diferentes culturas

- Oferecer acesso a espaços alternativos para desenvolver trabalho determinado dentro do site-specific

- Propôr ao público geral uma experiência dentro da arte contemporânea, complementar ou alternativa à experiência nas instituições e espaços comerciais.- Permitir o acesso ao processo criativo artístico a uma audiência diversificada através do Open day e a programação de seminários

O workshop fornece:

- Acomodação em regime dormitório e refeições. - Espaço para desenvolver o trabalho

- Programa de conversas, seminários e “Open Day”. - Fee de 500 € e apoio à produção.

- Apoio criativo, curatorial e técnico durante o workshop.

- Colaboração entre artistas e curadores nacionais e internacionais - Facilidades práticas, técnicas de pesquisa e trabalho, proporcionando o desenvolvimento profissional e a troca artística com ênfase no

processo criativo. A sustentação, as redes e o ambiente criativo proposto fornecerão aos artistas os meios para experimentar ideias, métodos e meios.

- Publicação de um livro que documenta os processos desenvolvidos pelos artistas.

(6)

Participantes no projecto

O workshop terá a duração de um período de duas semanas e procura acomodar artistas emergentes e artistas mais experientes (i.e., com 25-45 anos aprox.), oriundos de todos os campos das Artes Visuais. Incentivará o trabalho contemporâneo em pintura, desenho, escultura, instalação, vídeo, performance, som e fotografia.

Os participantes da oficina serão seleccionados com base na reflexão de um equilíbrio entre idade, cultura, sexo, currículos e tipo de trabalho.

Os artistas seleccionados terão condições para desenvolverem trabalho discursivo, especulativo e experimental num contexto de estúdio e em contextos mais alargados da expressão artística.

Pretende-se criar a oportunidade para artistas portugueses que vivem no estrangeiro se deslocarem a Portugal para terem uma oportunidade de reflectir sobre as suas biografias e viagens pessoais e culturais.

Também será dada atenção especial a jovens artistas portugueses emergentes que não tenham tido possibilidade de viajar, e assim beneficiarem através deste workshop internacional do intercâmbio cultural e artístico.

A selecção dos participantes será feita através de candidaturas abertas (proporcionando assim a oportunidade de participação a artistas mais novos) e por convite a um grupo de artistas reconhecidos, incluindo artistas da Rede Triangle Arts Trust, criando-se assim um sistema de sustentação para os participantes com menos experiência neste tipo de actividades.

(7)

Localização

Sintra é um município localizado na Grande Lisboa e o seu contexto, rodeado por natureza e muito próximo do centro de Lisboa, oferece condições excepcionais para este workshop. A cidade é Património Mundial da UNESCO e dispõe de uma oferta alargada de actividades e espaços culturais.

Sintra é também um dos pontos de Turismo da região de Lisboa, trazendo um ambiente adicional a esta cidade, perfeito para receber os participantes.

o Monte dos Ciprestes é o lugar que escolhemos para desenvolver o WORKSHOP. Rodeado por um bosque, esta quinta oferece uma estrutura ideal para receber grandes grupos. Com uma área do dormitório no primeiro andar, tem também um piso térreo com várias salas, onde serão montados espaços de oficina e funcionará a área de serviços, usando a zona de cantina para servir as refeições. Este espaço, tem também uma grande área exterior para trabalhar e para actividades de lazer, contando com uma piscina e um campo de futebol.

(8)

Organização:

XEREM é uma associação cultural que tem por objectivos: conceber, organizar, desenvolver, implementar e difundir projectos culturais, sociais, artísticos, pedagógicos no âmbito transdisciplinar e intercultural. Promove actividades a nível local, nacional e internacional, colaborando com instituições públicas e privadas, envolvendo artistas e comunidades diversificadas, tendo como prioritárias as seguintes linhas de orientação:

- Consultadoria, curadoria e agenciamento no domínio das artes visuais e performativas, cinema, audiovisual e multimédia, entre outros cruzamentos artísticos;

- Promoção da intervenção social através da arte, nomeadamente no espaço público;

- Produção e divulgação da criação artística contemporânea numa perspectiva transdisciplinar (actividades museológicas, arquitectura, urbanismo, ciência, literatura, entre outras);

- Realização de workshops, seminários, ateliers pedagógicos e terapêuticos no âmbito da educação informal;

- Formação profissional em parceria com entidades de diferente natureza;

- Criação de Residências artísticas e constituição de plataformas criativas em rede; - Edição e distribuição de obras de arte e de publicações em formato impresso e digital;

Biografia dos coordenadores do projecto da Triangle Arts Trust em

Portugal

Os coordenadores deste workshop dispõem de uma experiência directa como participantes de outras oficinas do triangle arts trust, nomeadamente em Moçambique e no Ghana. Estas oficinas deram-lhes a oportunidade de aprender, trocar e criar redes com outros participantes internacionais e entender o modelo internacional. Foi esta experiência que os inspirou desenvolver um workshop em Sintra, trazendo para Portugal a rede Triangle arts Trust.

Os coordenadores:

Mónica de Miranda vive e trabalha em Lisboa e Londres. É uma artista plástica que tem desenvolvido projectos de arte pública e residências artísticas em galerias e instituições públicas internacionais.

Das suas exposições individuais mais recentes destacam-se: Touring exhibition New Geographies (198 Gallery, Londres, 2007; Plataforma Revólver, Lisboa, 2008 ; Image IC, Amesterdão, 2008 ), In Between Lines (Artery Space, Londres, 2004) e Routes (The Red Gate Gallery, Londres, 2003). O seu trabalho também tem sido regularmente apresentado em diversas mostras colectivas, das quais se referem a título de exemplo: Mundos Locais (Allgarve, Lagos 2008), London Caravan,( Iniva ,Londres 2008), Estado do mundo (F.C.Gulbenkian, Lisboa, 2007), United Nations (Singapore Fringe Festival, 2007), European’s Workers Union (Bienais de Liverpool e Londres, 2006), We are the revolution (Elastic Gallery/Whitechapell, Londres, 2004), In Search of Identity – New Visions (Doncaster Museum, Doncaster, Reino Unido, 2004), Changing Channels (The Backfabrik, Berlim, 2003) e Memories (Victoria & Albert Museum, Londres, 2002). Tem participado em várias residências internacionais, nomeadamente, Muyehlekete/Triangle Arts (MUSART, Maputo, Moçambique, 2008), O Guru, o Turista e a Globalização (Fundação Oriente/Tamil Nadu, Índia, 2007), Destacam –se ainda outros projectos e workshops desenvolvidos em colaboração nomeadamente: Art of Travel (Tate Britain, Londres ,2008), Verbal Eyes –Trienal of Tate Britain (Londres, 2009), Living together british council/ iniva 2008, Lore and Other Convergences, (Janini Antonini, Iniva , Londres, 2007), De-colonized Bodies (Guilhermo Gomez Penã ,Live Development Agency, Londres, 2006).

(9)

Jorge Rocha, artista e produtor independente, procura conectar diferentes campos artísticos, propondo a transversalidade na arte contemporânea. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e, entre 2005 e 2008, foi produtor de exposições no Centro Cultural de Lagos. Entre vários projectos produziu: Zoologia dos Trópicos: obras de Nelson Leirner e Jorge Dias; Laccobriga: a ocupação romana na baía de Lagos e Mundos Locais: espaços, visibilidades e fluxos transculturais, no âmbito do Allgarve08.

Em 2005, fez uma residência artística no LAC – Associação Cultural em Lagos, onde criou a performance Procedimento Administrativo, apresentada no âmbito da Expoarte Contemporânea que decorreu no Museu Nacional de Arte de Maputo, Moçambique, e no Festival CINEPORT que decorreu em João Pessoa, Brasil. Em 2009, produziu o projecto Underconstruction de Mónica de Miranda e Paul Goodwin, as experiências em Portugal do projecto NBP-Novas Bases para a Personalidade, de Ricardo Basbaum, e participou no Sansa International Artists Workshop que decorreu em Kumasi, Gana, no âmbito da rede Triangle Arts Trust.

www.jorgerocha.org

Catarina Simão é arquitecta mas o seu percurso profissional levou-a a desenvolver projectos em varias outras áreas da criatividade. A sua experiência profissional foi iniciada sobretudo em Espanha entre 2000 e 2005, onde desenvolveu projectos institucionais como crítica em teoria da arte intermedia e como directora da Fundación 30km/s, onde foi responsável pela elaboração de convocatórias de apoio a edições de arte, filmes documentais e outros projectos artísticos. De 2005 até à actualidade integrou varias estruturas associativas (Colectivo Dclic de Difusión,

Procur.arte) nas quais desenvolveu projectos com uma componente internacional importante que foi acompanhada pelo estabelecimento de colaborações estratégicas com Espanha, Brasil e países Africanos: Mostra de cinema documental português (itinerância por salas espanholas 2006-2007), Biennial de Baku (2006), Retrospectiva Pedro Costa para o Festival Forumdoc, Belo Horizonte (2007), Pantalla Gacela (programação de cinema no Campo de refugiados em Dajla), Conflictours – ciclo de cinema político no centro Bacalhoeiros, em Lisboa; Luso-Phonia 2008, um evento com programação multidisciplinar (concertos, musica improvisada, exposição arte sonora) em Barcelona e “Fora de Campo”, um projecto sobre o arquivo de cinema de Moçambique (a fase de desenvolvimento em Lisboa e em Maputo). O seu percurso cosmopolita e o seu interesse analítico em relação a outras culturas tem motivado uma participação activa em redes europeias que visam a sustentação da diversidade na distribuição e exibição cinematográfica na Europa, assim como na promoção da literacia visual e artística.

(10)

Xerem - Associação Cultural

Workshop Home and Abroad Workshop

Triangle Arts Trust

Portugal

www.xerem.org

xerem.ac@gmail.com

Jorge Rocha +351 960100020

Mónica de Miranda +351 969424306

Catarina Simão +351 966489828

organização: apoios: parceria:

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Este texto é uma reflexão em torno da necropolítica, a partir de Achille Mbembe, e das esculturas de Niemeyer, de como estas obras artísticas representam a enunciação e

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Pristine graphene in RAW264.7 cells can induce cytotoxicity through the depletion of the mitochondrial membrane potential (MMP), increase intracellular reactive oxygen

Creemos que un buen Código Contencioso Administrativo sería saludable pero que la vigencia del actual código no ha cohibido el desa- rrollo de la materia contencioso

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

Leitor 2: Sabedores de que somos todos peregrinos neste mundo, torna-se urgente superar – pelo testemunho do amor fraterno – o escândalo da divisão entre os seguidores