• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO

ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA

CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS

Ana Alice Bilha – aabilha@ucs.br

Universidade de Caxias do Sul, Campus da Região dos Vinhedos, Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas.

Alameda João Dall Sasso, 800, Bairro Universitário. 95700-000 – Bento Gonçalves – RS

Resumo: A Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata situa-se à

aproximadamente 30 km da cidade, no município de Jardim/MS. Está inserida na Fazenda Cabeceira do Prata, também conhecida por Recanto Ecológico Rio Da Prata, que possui como principais atividades a agropecuária e o ecoturismo, oferecendo ao turista os passeios de trilha, flutuação, mergulho, observação de aves e cavalgada. Dentro da reserva encontra-se o rio Olho D’água com aproximadamente 1.450 metros de extensão. É um rio de águas cristalinas, de profundidade baixa, com exceção em alguns pontos. Devido a sua transparência e exuberante riqueza de fauna e flora, é utilizado para o ecoturismo no passeio de flutuação do atrativo. Para usufruir do local, visando causar o mínimo impacto possível, o atrativo possui um rigoroso sistema de gestão de segurança e de preservação ambiental, buscando alcançar a sustentabilidade em suas atividades, desenvolvendo o turismo ecológico dentro de uma reserva particular. O objetivo desse artigo é descrever os resultados da avaliação da percepção do turista em relação às informações ecológicas e de segurança passadas pelos guias e colaboradores do grupo durante o passeio. Para a análise utilizou-se a observação in loco do atendimento dos guias e colaboradores, bem como o preenchimento de um formulário de pesquisa tipo checklists aplicado com os turistas.

Palavras-chave: Ecoturismo, Preservação ambiental, Trilha, Flutuação.

ASSESSMENT OF TOURIST PERCEPTION IN RELATION TO

ECOTOURISM IN A PRIVATE RESERVE - PRNH (private reserve of

natural heritage) “FAZENDA CABECEIRA DO PRATA” - JARDIM - MS

Abstract: The Private Reserve of Natural Heritage (PRNH) Fazenda Cabeceira do Prata is located

about 30 km away from the city of Jardim/MS. It is inserted at Fazenda Cabeceira do Prata, also known as Recanto Ecológico Rio da Prata, which has as main activities agropastoralism and ecotourism, providing tourists the trail rides, floating, diving, birdwatching and horseback riding. Within the reserve is the river Olho D'água with approximately 1450 meters long. It is a river of clear water, shallow, with the exception of some places. Due to its transparency and exuberant wealth of fauna and flora, this place is used for ecotourism in the attractive floating ride. To enjoy the place, aiming to cause the least possible impact, the appeal has a strict system of safety management and environmental preservation, seeking to achieve sustainability in its activities, developing ecotourism

(2)

in a private reserve. This article aims to describe the evaluation results of the tourist perception in relation to ecological and safety information transmitted by the guides and group employees during the tour. For the analysis we used the on-site observation of care guides and employees, as well as filling out a survey form type checklists applied to tourists.

Keywords: Ecotourism, Environmental Conservation, Trail, Floating.

1. INTRODUÇÃO

A Fazenda Cabeceira do Prata, também conhecida por Recanto Ecológico Rio da Prata, situa-se em zona rural, aproximadamente 30 km da cidade, no município de Jardim/MS. O atrativo possui como principais atividades a agropecuária e o ecoturismo, oferecendo ao turista os passeios de trilha, flutuação, mergulho, observação de aves e cavalgada. Dentro dos limites da fazenda existe uma reserva particular, a RPPN Fazenda Cabeceira do Prata com 307,53 hectares, abrangendo 21% da área total da fazenda (COELHO et al., 2007).

Dentro da reserva encontra-se o rio Olho D’água, afluente do Rio da Prata com aproximadamente 1.450 metros de extensão. É um rio de águas cristalinas, de profundidade baixa com exceção em alguns pontos onde a profundidade é pouco maior. Devido as suas características de transparência, baixa profundidade e maior incidência de luz, esse rio comporta uma exuberante riqueza de peixes e plantas aquáticas. Toda essa riqueza acaba atraindo pessoas de vários lugares do mundo para conhecer o local e ter um momento de interação total com a natureza, dessa forma, o mesmo é utilizado para o ecoturismo no passeio de flutuação do atrativo.

O rio possui suas nascentes principais no inicio do passeio de flutuação e para chegar-se a esse ponto, os turistas percorrem uma trilha interpretativa em mata nativa por aproximadamente 30 minutos. Para usufruir do local procurando causar o mínimo impacto possível, o atrativo possui um rigoroso Sistema de Gestão Ambiental e de Segurança, buscando alcançar a sustentabilidade em suas atividades, desenvolvendo o turismo ecológico dentro de uma reserva particular. A área ambiental é monitorada diariamente através da checagem de trilha, onde se analisam se houve indícios de impacto antrópico, como alargamento de trilha por pisoteio, vandalismo, objetos perdidos pelo caminho ou durante o treinamento.

No sistema de segurança é feito checagem da estrutura das passarelas e deques, dos kits de primeiro socorros, rádios de comunicação e material de apoio (barco e coletes). Esse trabalho é feito antes do primeiro grupo iniciar as atividades. Ainda, visando à preservação do local, o passeio de flutuação possui Licença Ambiental de Operação para 15 grupos por dia, onde cada grupo possui no máximo nove integrantes mais o guia (COELHO et al., 2007). Os grupos são liberados a cada meia hora da sede do receptivo, evitando assim encontros e aglomerações que possam causar danos ao ambiente. Todo o percurso do passeio dura em torno de 3 horas e 30 minutos.

Na sede do receptivo, os turistas podem ainda conhecer, através de uma pequena trilha interpretativa, os demais projetos ambientais da fazenda, como o viveiro de mudas. Nele são produzidas diversas espécies de árvores nativas para suprir as necessidades dos projetos de reflorestamento da própria reserva, bem como da região, através de parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena-IASB, o qual doa muda para reflorestamento através do projeto Ilhas Verdes.

Considerando-se a preocupação e envolvimento da fazenda com as questões ambientais, o objetivo desse artigo é demonstrar os resultados de uma pesquisa realizada no mês de janeiro de 2015, onde se procurou avaliar a percepção do turista em relação às informações ecológicas e de segurança, passadas pelos guias e colaboradores durante o passeio.

(3)

2. OBJETIVOS

Avaliar através de pesquisa a percepção do turista em relação ao ecoturismo em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN.

3. METODOLOGIA

O trabalho desenvolveu-se através do preenchimento de um formulário de pesquisa tipo

checklists, onde os turistas respondiam perguntas sobre atendimento, conhecimento sobre a reserva,

respeito com o meio ambiente, regras de segurança e satisfação dos serviços prestados.

Os locais utilizados para a coleta de dados do questionário foram o setor de equipamentos, trilha, nascente e flutuação. Foram entrevistados oito visitantes de grupos aleatórios em um dia de pesquisa.

4. RESULTADOS

4.1 Questões sobre os prestadores de serviço em Guias de Turismo:

Figura 1. Quantidade de clientes satisfeitos com os serviços dos guias. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Sim Sim, mas pode

melhorar

Não O Guia demonstrou postura profissional e respeito?

(4)

Figura 2. Respostas às informações passadas pelo guias durante a trilha.

Figura 3. Preferência de informações respondidas pelos visitantes. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Sim Sim, mas pode

melhorar

Não Foi passado informações durante a trilha?

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Árvores Animais História da

fazenda

Cultura local Sobre quais informações você mais gostou?

(5)

4.2 Questões de conhecimento antes e após o passeio:

Figura 4. Conhecimeto do visitante antes de realizar o passeio no Rio da Prata.

Figura 5. Nº de visitantes que consideram o passeio melhor por ter uma RPPN. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Sim Não

Você sabia que a trilha aqui seria feita em uma RPPN?

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Melhor porque tem uma RPPN

Não interfere na qualidade

Tanto faz Saber que tem uma RPPN faz você considerar que o

(6)

4.3 Questões sobre o treinamento no setor de equipamento:

Figura 6. Visitantes que compreenderam todo o passeio.

Figura 7. Quantidade de visitantes que entenderam as regras do passeio. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Sim Não

Antes de descer para a trilha você conseguiu entender como seria o passeio?

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Sim Não

(7)

4.5 Questões sobre as regras ambientais:

Figura 8. Quantidade de visitantes que se adaptaram bem ao equipamento.

Figura 9. Entendimento sobre as regras de não pisar, não coletar e não mergulhar. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Sim Não

O treinamento com equipamento no início da flutuação foi eficiente? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Sim Não

Você compreendeu as regras ambientais para fazer a flutuação?

(8)

Figura 10. Índice de visitantes que acha que outros visitantes não respeitaram as regras.

Quando questionados sobre o que achavam que deveria ter sido feito com os visitantes que não respeitaram as regras, os oito entrevistados não opinaram à pergunta.

4.6 Questões sobre atendimento dos colaboradores internos:

Figura 11. Respostas positivas ao atendimento dos colaboradores internos.

0 1 2 3 4 5 6 Sim Não

Você acha que algum visitante não respeitou as regras ambientais? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Sim Sim, mas pode melhorar Não

Os funcionários que você teve contato demonstraram postura, profissionalismo e respeito?

(9)

Através da análise dos gráficos, pode-se observar que o passeio de ecoturismo desenvolvido na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata teve um resultado positivo na percepção do turista.

De acordo com os resultados, é notório o envolvimento na preservação do meio ambiente, tanto pelos guias e colaboradores, na hora de passar as informações, quanto pelos próprios turistas durante o passeio. Todavia chama atenção também, o fato de a totalidade dos turistas responderem que não sabiam da existência de uma reserva no atrativo e de os mesmos achar depois de realizado o passeio, que esta influencia na qualidade do mesmo.

Ainda assim, mesmo com resultados satisfatórios, é recomendável uma avaliação mais aprofundada sobre o tema, uma vez que esta pesquisa abordou menos de 10% da quantidade de turistas que realizaram o passeio em um dia no atrativo, considerando-se 15 grupos com nove integrantes cada.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os trabalhos de pesquisa em unidades de conservação são de suma importância para a preservação do ecossistema. Dessa forma, a avaliação da percepção do turista em relação à RPPN, mesmo com um pequeno número de entrevistados, contribuiu de forma significativa para o seu desenvolvimento, pois através da pesquisa, a Fazenda Cabeceira do Prata, busca conciliar preservação do meio ambiente e conservação da diversidade biológica com a educação ambiental, assegurado assim proteção dos recursos naturais da reserva.

AGRADECIMENTOS

Ao Grupo Rio da Prata, pela oportunidade de estágio que me permitiu desenvolver essa análise.

Aos colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata, pela ajuda e acolhida durante o estágio.

6. REFERÊNCIAS

COELHO, E. F. C.; Manço, D. D. G. (coord.); Pivatto, M. A. C.; Maria, V. R. B.; Duleba, S.; Milano, M. Z.; Mainchein, J. C.; Sabino; J.; Andrade, L. P. Diagnóstico e Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Cabeceira do Prata, Jardim – MS. Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Conservação Internacional do Brasil - Associação dos Proprietários das RPPNs de MS - Recanto Ecológico Rio da Prata. Jardim, MS, 2007. 358p.

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Sou aluno do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública PPGP - CAED - UFJF e desenvolvo

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Ocorre que o ideal seria a atuação efetiva do Poder Público, sem a necessidade de uma grande mobilização popular para a criação de uma Unidade de Conservação como a