• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÃO ACM / YMCA São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AÇÃO ACM / YMCA São Paulo"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

São Paulo

ACM / YMCA

PLANO DE AÇÃO

(2)

QUEM SOMOS

A primeira Associação Cristã de Moços foi fundada em 06 de junho de 1844, em Londres, na Inglaterra, por George Williams, um jovem comerciário que pretendia oferecer à juventude britânica caminhos e alternativas para uma vida social mais digna, embasada nos preceitos de fraternidade humana e cristã.

MISSÃO

Fortalecer pessoas, famílias e comunidades.

VISÃO

Movimento internacional de voluntários e profissionais, líder no fortalecimento do ser humano.

VALORES

:: Honestidade; :: Respeito;

:: Responsabilidade; :: Solidariedade.

A partir daí, com a expansão do Movimento Acemista pelo mundo, surgiu, em 23 de dezembro de 1902, na capital paulista, a ACM / YMCA São Paulo, impulsionada por Myron August Clark. Desde então, há 111 anos, a Instituição permanece obstinada em promover a qualidade de vida, saúde e bem-estar à população, com atuação expressiva: 12 unidades esportivas; 20 pontos de atendimento social, dentre eles, 07 Centros de Desenvolvimento Comunitário – CDCs e 01 Centro de Educação Infantil (Ítalo Brasil Portieri).

A ACM / YMCA é uma instituição internacional presente em 119 países e em milhares de comunidades, abrangendo todos os continentes e alcançando mais de 58 milhões de pessoas. Nas 11.200 sedes, mais de 725 mil voluntários e 96 mil colaboradores contribuem com a educação do caráter, disciplina do corpo e, sobretudo, com o desen-volvimento do espírito humanitário da juventude.

GEORGE

WILLIAMS

(3)

3

3

PLANEJAMENTO

& OBJETIVOS 2014

Introdução

É chegado o momento de, mais uma vez, a ACM / YMCA São Paulo elencar todas as suas ações e atividades prioritárias para o ano em exercício, delimitando suas respectivas metas e projetos essenciais neste planejamento sintetizado, o qual balizará o trabalho dos 1.479 voluntários e 842 colaboradores da Instituição.

Acompanhe nas próximas páginas quais serão os objetivos a serem atingidos e em que pontos estarão centrados os esforços dos voluntários e profissionais acemistas, para que a ACM / YMCA São Paulo continue cumprindo com a missão de fortalecer pessoas, famílias e comunidades.

O Plano de Ação, embasado em conteúdo elaborado pelos responsáveis de cada Divisão, Departamento e Área Programática, norteia e assegura a realização dos projetos institucionais, com foco em ações idealizadas para o desenvolvimento pleno da ACM / YMCA São Paulo.

(4)

Foco na Coletividade, Respeitando a Individualidade Gestão Compartilhada entre Voluntários e Profissionais Princípios Éticos e Cristãos

PILARES

PERSPECTIVAS

BSC - Balanced Scorecard Financeira Cliente Processos Internos Aprendizado e Crescimento

MISSÃO

VISÃO

Inovação e Renovação a Serviço do Bem-Estar Excelência no Atendimento

Até 2017, ser referência na transformação de vidas,

num ambiente familiar e agregador Fortalecer pessoas,

famílias e comunidades

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Desde meados de 2012, o Comitê de Planejamento Estratégico, formado por voluntários (Diretores e Conselheiros) e profissionais (Secretários Executivos), vem se reunindo, regularmente, para delinear e definir objetivos, metas e projetos institucionais, com o foco voltado para os próximos 05 (cinco) anos.

(5)

5

(6)

A área possibilita a crianças de 03 a 14 anos de idade a oportunidade de participarem de classes regulares, acampa-mentos, campeonatos e diversos eventos que garantem a diversão e o aprendizado, durante todo o ano.

Objetivos

Fortalecer o trabalho das classes regulares, oferecendo suporte específico, e criar projetos para o grupo etário, nas 12 unidades esportivas e nos 20 pontos de atendimento social.

Principais ações

Realização de eventos sociais, torneios, campeonatos, festivais, apresentações e/ou outras atividades, nas unidades, no intuito de aproximá-las das respectivas comunidades e instituições/entidades locais: escolas públicas e privadas, clubes, Rotary e Lions Clubs, associações comerciais etc.

:: Super Férias; :: Estação Criança;

:: Acemíadas, com premiação para a torcida mais numerosa, animada, criativa e disciplinada, de todas as unidades; :: Concurso cultural de redação, desenho e pintura em papel sulfite, com o tema: “As crianças, a ACM e a Copa do Mundo”; :: II e III Treinamentos para Jovens e Educadores para atuação em Acampamentos.

ACAMPAMENTO

Os acampamentos na “Toca do Tuim” reúnem crianças de 05 a 14 anos para atividades educativas, lúdicas, recreativas, de esportes e convívio, além de muito entretenimento. A criançada desfruta de área verde, natureza privilegiada e se diverte com contação de estórias ao redor de fogueiras, jantares temáticos e várias gincanas.

Objetivo

Atuar na formação do ser humano em seus aspectos sociais, cognitivos, físicos e emocionais, com o foco no convívio em grupo, favorecendo a interação entre indivíduos e meio ambiente. As atividades destinam-se, prioritariamente, às crianças e aos jovens.

Principais ações

:: Temporadas Kids e Teen de verão e inverno; :: Intercâmbio de líderes do Orkila Camp – Seattle / Estados Unidos;

:: Acampamentos familiares e de jovens; :: Treinamentos de monitoria (teórico e prático).

(7)

7

7

A área pensa, discute e debate a vida dos jovens acemistas de 15 a 30 anos de idade, centralizando suas ações no desenvolvimento da liderança, caráter e habilidade de convivência do grupo etário, promovendo diversas atividades voltadas ao empoderamento juvenil.

Objetivos

Criar projetos para o grupo etário, nas 12 unidades esportivas, fortalecendo o trabalho das classes regulares, com suporte específico.

Principais ações

Aproximar as unidades das respectivas comunidades e instituições/entidades locais, no intuito de realizar eventos sociais, torneios, campeonatos, festivais e ações sociais que despertem o voluntariado e a cidadania nos jovens.

:: Campanha do Agasalho “Palmas para quem doa”; :: Passeio por trilhas;

:: Conselho Mundial das ACMs – Denver / Estados Unidos; :: Jogos Acemistas Brasileiros – JABs;

:: Encontro Nacional de Líderes – ENALI;

:: “Night Out”, atividades culturais: esquetes, shows musicais e apresentações de dança;

:: Atividades socioculturais e recreativas, em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil (TED X); :: YMCA Líderes;

:: Encontro Paulista de Líderes – EPALI;

:: Programa de Planejamento, Desenvolvimento e Liderança – PDL;

:: Posse e confraternização de jovens do CampusACM e dos Corpos de Líderes das 12 unidades esportivas da ACM / YMCA São Paulo.

(8)

A área é a responsável pelas ações e projetos socioculturais e físico-esportivos, que incentivam o convívio social, estimulam o melhor aproveitamento do tempo livre e proporcionam experiência para o desenvolvimento integral de um público com idade entre 31 e 60 anos.

Objetivos

Promover programas que posibilitem o convívio social em um ambiente familiar; estimular o melhor aproveitamento do tempo livre; e proporcionar novas experiências que integrem as pessoas.

Principais ações

:: Salão de Artes, concedendo oportunidades a artistas amadores exporem seus trabalhos artísticos; :: Acemíadas, jogos entre as equipes das 12 unidades como forma de integração;

:: ACM by Night, saída a teatro, cinema e restaurantes (programas culturais em grupo); :: Viagens internacionais;

:: Elaboração de novos projetos socioculturais; :: Foco em programas especiais por classe;

:: Composição do Conselho da Área Programática Adultos, voluntários e profissionais que farão o estudo e a elaboração de novos projetos para a área, bem como a avaliação e acompanhamento do calendário.

(9)

9

9

A área é a responsável pelo atendimento e oferecimento de programas para um público com mais de 60 anos. Ações, projetos socioculturais e físico-esportivos, que incentivam o convívio social e estimulam o melhor aproveitamento do tempo livre são as principais ferramentas de trabalho para atingir os objetivos propostos.

Objetivos

Fortalecer o trabalho das classes regulares, oferecendo suporte específico, e criar projetos para o grupo etário, nas 12 unidades esportivas e nos 20 pontos de atendimento social.

Principais ações

Aproximar as unidades das respectivas comunidades e instituições/entidades locais, no intuito de realizar eventos so-ciais e esportivos que valorizem o público Master e estimulem sua participação.

:: Desenvolvimento de produtos especiais;

:: Salão de Photos / Artes, concedendo oportunidades a artistas amadores exporem seus trabalhos artísticos; :: Encontro da Melhor Idade;

:: Viva Vida;

:: Estruturação do Conselho de Trabalho Voluntário;

:: Desenvolvimento do Manual de Atendimento para os Colaboradores.

(10)

A Divisão de Desenvolvimento de Produtos e Serviços zela pelo bem-estar e saúde dos associados, beneficiários e colaboradores da Instituição, por meio dos programas exclusivos YFitness, YWellness e YGold Fit; acompanha o mercado

fitness, sempre atenta a tendências das áreas de saúde e educação física; é responsável técnica pelas áreas de Ginástica,

Desporto, Programa Aquático e Musculação e Condicionamento Físico; e coordena o Programa Internacional.

Objetivos

Atuar focada na permanente atualização dos profissionais nas áreas de Educação Física; investir em novas oportunidades para o Quadro Associativo da Instituição, na área internacional, por intermédio do trabalho conjunto entre a Divisão e seu respectivo Conselho Voluntário; e desenvolver o Instituto ACM / YMCA São Paulo, voltado à capacitação profissional, por meio de cursos de especialização em Educação Física.

DESPORTO

Principais modalidades esportivas: Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Futebol Society e Badminton.

Principais ações

:: Capacitar os educadores que atuam na área de desporto, visando seu aperfeiçoamento;

:: Comercializar a metodologia YSports, por meio de palestras e treinamentos, para o público externo;

:: Assimilar as tendências do mercado esportivo, aproximando-as da realidade institucional e implementando-as nas unidades.

DESENVOLVIMENTO DE

PRODUTOS E SERVIÇOS

(11)

11

1

11

PROGRAMA AQUÁTICO

Cursos de Natação e Hidroginástica.

Principais ações

:: Implantação da padronização da Hidroginástica, em fevereiro; :: Workshop de salvamento, segurança e primeiros-socorros, em junho;

:: Capacitação para os profi ssionais do Programa Aquático / Natação, em novembro.

MUSCULAÇÃO E CONDICIONAMENTO FÍSICO

Atividades aeróbias (esteiras, bicicletas, elípticos etc.) e anaeróbias (pesos livres e máquinas).

Principais ações

:: Treinamentos e workshops direcionados para a área, trimestralmente;

:: Visitas técnicas em todas as unidades, a cada semestre, sendo uma em junho e outra em novembro;

:: Implantação da formatação e prescrição de treinamentos em esteiras, e um trabalho direcionado para obesos; :: Informatização dos treinos nas salas de Musculação, onde o associado terá seu treino impresso, facilitando o trabalho para os educadores, modernizando a sala, e melhorando, ainda mais, o atendimento.

(12)

YFitness, YWellness e YGold Fit.

Principais ações

:: Certifi cações YPilates, em janeiro e março;

:: Certifi cações YFitness e YWellness, em abril, junho, julho, setembro, outubro e novembro;

:: Curso de Formação e Educação Continuada – FEC, visando o enquadramento de novos educadores à metodologia de ensino da ACM / YMCA São Paulo, nos meses de fevereiro e agosto;

:: Cursos extracurriculares livres e abertos, na área de Ginástica, com palestras de profissionais e especialistas renomados, entre os dias 16, 17 e 18 de maio;

:: Clínica de Fitness, em setembro, para a detecção de problemas técnicos na condução das aulas de YFitness, YWellness e YGold Fit;

:: Workshops YFitness e YWellness, em fevereiro, maio, agosto e novembro.

PROGRAMA INTERNACIONAL

Experiências profissionais, culturais e acadêmicas, no exterior, baseadas na missão, visão e valores da Instituição.

Principais ações

:: Realizar o programa cultural e de lazer para adolescentes, com a ACM da Espanha, e, para adultos e masters, nos Estados Unidos;

:: Concretizar parcerias com as ACMs dos Estados Unidos: YMCA of San Diego County e YMCA of Delaware, com programas que objetivem o desenvolvimento de pessoas;

(13)

13

1

13

COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Divisão de Comunicação e Marketing é a responsável por captar novos associados, por intermédio de instrumentos, estratégias, ações e metodologias claras, ágeis e padronizadas e disseminar a marca, missão, visão e valores institucionais, tanto para o público interno quanto ao externo.

Objetivo

Zelar pela marca, conceito e imagem da Instituição, de maneira que todos os trabalhos executados pela área ocorram de forma padronizada, organizada, com transparência e atratividade.

Principais ações

:: Implantar o estúdio de fotografi a e o da TV ACM, produzindo conteúdos

audiovisuais e veiculando-os nos canais de comunicação da Instituição (modificar layout das instalações); :: Prosseguir com os estudos para a modernização da logomarca;

:: Buscar patrocinadores, por meio da Lei Rouanet, para a produção do curta-metragem da Turma do George “Moços Centenários“ e o lançamento do livro “A Ferramenta do Bem”, escrito por um voluntário da ACM / YMCA São Paulo; :: Consolidar o personagem infantil, George Williams Jr., como o mascote oficial da ACM / YMCA, em âmbito nacional; :: Ampliar as parcerias para a divulgação da ACM / YMCA São Paulo junto às mídias massivas (jornais, TV, revistas etc.); :: Adesivar as 12 unidades, mostrando o trabalho social e a coparticipação dos associados nessa área, além do fortalecimento da logomarca;

:: Estudo de Ações para a divulgação da ACM / YMCA São Paulo nas Olimpíadas 2016; :: Fortalecer o trabalho nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google Plus);

:: Fortalecer a Comissão de Comunicação & Marketing da Diretoria, arregimentando mais voluntários com conhecimento na área.

CAMPANHAS E AÇÕES ESPECIAIS

Principais ações

:: Criar vídeos virais com duração máxima entre 30 e 60 segundos, para a inserção nas redes sociais; :: Realizar campanhas promocionais alusivas à Copa do Mundo e Amigos, no intuito de captar associados;

:: Prosseguir com a divulgação da Instituição em diversos ambientes internos e externos, utilizando as telas de LCD da empresa UBC Creative.

QUADRO SOCIAL – PROJETOS E PARCERIAS

Principais ações

:: Renovar a parceria com o jornal Metrô News;

:: Prorrogar o contrato de venda de passes de atividades físicas na Internet: GYMPASS; :: Aplicar pesquisa de satisfação com os associados ativos;

:: Consolidar o novo formato de atendimento aos pretensos associados, por meio da recepção do Quadro Social das unidades;

:: Criar o plano sênior para atender o público Master em horários ociosos das unidades.

INSTITUIÇÃO CRISTÃ

Principal ação

:: Ressaltar o caráter cristão da ACM / YMCA São Paulo, com foco na família e no empoderamento juvenil, em todas as ações e projetos de Comunicação e Marketing.

(14)

RECURSOS HUMANOS

A gestão dos recursos humanos, do voluntariado e dos profissionais da ACM / YMCA São Paulo é realizada pela Divisão de Desenvolvimento Organizacional, que vincula suas ações ao planejamento estratégico da Instituição.

O foco de todas as ações e programas desenvolvidos pela Divisão é promover o ser humano, zelando pelo bem-estar do público interno, com oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Objetivo

Desenvolver políticas, técnicas e práticas para selecionar, gerir e manter os colaboradores, com o objetivo de norteá-los para a obtenção de resultados que vão ao encontro do cumprimento de metas estabelecidas pela ACM / YMCA São Paulo.

PROFISSIONAIS

Principais ações

:: Implantar o módulo “Gestão de Pessoas”, do Sistema Integrado de Gestão – SIG, que permitirá o desenvolvimento dos trabalhos da Divisão, de maneira mais atual, rápida e assertiva;

:: Incrementar, por meio da Divisão de Comunicação e Marketing, a utilização das redes sociais para a divulgação de vagas e captação de colaboradores;

:: Aplicar Análise de Desempenho 360º com todos os colaboradores celetistas, obtendo resultados que permitam planejar e executar vários trabalhos que vão ao encontro do desenvolvimento do colaborador e, consequentemente, da Instituição;

:: Prosseguir com o Programa YExcellence, desenvolvendo novas capacitações, com base no levantamento das necessidades internas, e realizando acompanhamento sistemático para a análise dos resultados obtidos, aprimorando, dessa forma, os serviços disponibilizados para os clientes internos;

:: Fortalecer o Programa de Incentivo à Capacitação, disponibilizando recursos para fins educacionais, de forma criteriosa e estratégica, com a finalidade de aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores; :: Acompanhar a evolução de cargos e salários junto ao mercado externo, realizando estudos internos e propondo nomenclaturas e salários mais competitivos e condizentes com o praticado por outras organizações;

:: Criar outros mecanismos estatísticos e de controle que permitam diagnosticar o grau de assertividade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Divisão e para nossos colaboradores.

VOLUNTÁRIOS

Principais ações

:: Desenvolver em todos os Conselhos de Unidades o Programa de Capacitação – Ciclo de Informações Acemistas, atendendo às necessidades locais de desen-volvimento de cada conselho;

(15)

15

1

15

INVESTIMENTOS

A Divisão de Administração e Finanças priorizará os investimentos em todas as unidades da ACM / YMCA São Paulo, adquirindo equipamentos, reformando e realizando a manutenção preventiva de suas instalações, e em tudo o que for necessário para manter a qualidade no atendimento ao Quadro Associativo da Instituição.

Investimentos previstos para 2014:

Alphaville – Barueri

Ampliação e modernização da área de convivência, com a implantação de uma lanchonete.

Campos do Jordão

Revitalização de toda a unidade.

Centro

Troca do piso dos Ginásios Poliesportivos B e C, e climatização do Ginásio A.

Guarulhos

Aquisição de equipamentos para o Centro de Condicionamento Físico.

Itaquera

Continuidade ao projeto de reforma e modernização da unidade.

Lapa

Substituição da cobertura da piscina semiolímpica.

Norte

Continuidade ao projeto de reforma e modernização da unidade.

Osasco

Continuidade ao projeto de reforma geral, com a finalização do Ginásio Poliesportivo.

Pinheiros

Substituição dos elevadores e reforma e adequação da recepção.

Ribeirão Preto

Implantação do Centro de Desenvolvimento Comunitário.

Santo Amaro

No aguardo da aprovação dos orgãos competentes para iniciar as obras de reforma e modernização da unidade.

São José dos Campos

Reestudo do projeto de ampliação e modernização da unidade, com a implantação de um novo modelo de instalações funcionais.

(16)

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

A Divisão de Desenvolvimento Social é a responsável pela coordenação e supervisão do trabalho de Assistência Social da ACM / YMCA São Paulo, e por orientar as unidades acerca das diretrizes e regulamentações das políticas que norteiam as diversas secretarias e conselhos da esfera pública. Além disso, é essa divisão que gerencia e capta a receita extraordinária para a Campanha Financeira da Instituição.

Objetivo

Contribuir com a prevenção de situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Principais ações

:: Fortalecer o relacionamento da Divisão com os conselhos e fóruns das áreas de Assistência Social, crianças, adolescentes e terceira idade;

:: Realizar capacitação envolvendo colaboradores da área de Desenvolvimento Social;

:: Estudar a viabilidade para a ampliação do Programa de Iniciação e Capacitação Profi ssional e encaminhamento para o mercado de trabalho;

:: Identifi car o perfi l socioeconômico dos benefi ciários dos programas e serviços de Assistência e Desenvolvimento Social.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Principais ações

:: Realizar o seminário “Enfrentamento da Violação e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, coordenando a Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da Rede Brasileira do Terceiro Setor – REBRATES; :: Contribuir com a implantação do Plano de Comunicação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, no qual a ACM / YMCA São Paulo é membro, representando a Federação Brasileira das ACMs; :: Participar ativamente da Comissão do Terceiro Setor da Associação Comercial de São Paulo, responsável por apoiar e incentivar diversas ações sociais e projetos de instituições assistenciais que atendem crianças e adolescentes.

RECEITA EXTRAORDINÁRIA

(17)

17

1

17

VOLUNTÁRIOS & PROFISSIONAIS

UNIDOS E PREPARADOS PARA

QUAISQUER DESAFIOS!

Há 111 anos, a parceria entre voluntários e profissionais persiste e continuará a ser uma realidade no cotidiano da ACM / YMCA São Paulo, porque é por meio dessa cumplicidade que se concretiza um trabalho harmônico, verdadeiro e focado no progresso, desenvolvimento e na promoção do ser humano.

O sucesso de todos esses anos somente se explica com a sinergia dos voluntários e profissionais, cujo profissionalismo esbanja espontaneidade, amor, satisfação íntima de ajudar, de servir ao próximo e de transformar realidades, traduzidos em uma vontade tamanha de ser útil à sociedade.

A união de forças é o que garantirá a concretização do Plano de Ação 2014, e sempre assegurará uma trajetória virtuosa à ACM / YMCA São Paulo.

(18)
(19)

19

E X P E D I E N T E

Publicação anual

Secretaria Geral da ACM / YMCA São Paulo

secgeral@acmsaopaulo.org

www.acmsaopaulo.org

Coordenação

Divisão de Comunicação & Marketing

Jornalista responsável

João Paulo Barbosa

MTB: 54.268-SP

Projeto Editorial

Divisão de Comunicação & Marketing

Projeto Gráfi co e Diagramação

Patricia Medrado e Mauricio Vilela

Redação / Revisão

Fernando Piovezam

Fotos

Acervo da ACM / YMCA São Paulo

Shutterstock

(20)

facebook.com/ymcaacm

@acmsaopaulo

acmsaopaulomkt

www.acmsaopaulo.org

ACM / YMCA

11 3138 3000

Referências

Documentos relacionados

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Quanto às oportunidades relacionadas ao investimento em plantios florestais podem ser mencionadas: (i) a existência de Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Estado

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,