• Nenhum resultado encontrado

1. PASSO-A-PASSO DA AÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. PASSO-A-PASSO DA AÇÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

05/06: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

ATIVIDADE: QUAL É A SUA PEGADA?

!

1. PASSO-A-PASSO DA AÇÃO

1.1 PROPOSTA

Esta ação está dividida em três eixos: um debate sobre a relação entre homem e meio ambiente, considerando todos os atores envolvidos nessa questão; a realização de uma pesquisa sobre os hábitos de uso de recursos naturais pela comunidade; e a reflexão sobre os resultados desse levantamento. Como ação opcional, é proposta a organização de um evento para a comunidade.

1.2 OBJETIVOS

• Refletir sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, de modo que possam ampliar seus conhecimentos acerca desse tema;

• Buscar estratégias de uso mais consciente dos recursos ambientais na escola e na comunidade.

1.3 PÚBLICO RECOMENDADO

Devido ao conteúdo da proposta, o ideal é que ela seja realizada com os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, com grupos de EJA da escola e/ou com adolescentes do Ensino Médio.

1.4 O PAPEL DE CADA UM

Voluntário: propõe e contribui para o planejamento e execução da atividade, em

parceria com o grupo de trabalho.

Escola: define a(s) turma(s); envolve os alunos na atividade; aloca professores ou

outros integrantes que quiserem participar.

Família/comunidade: responde às entrevistas dos alunos.

1.5 CRONOGRAMA PROPOSTO

(2)

1.6 COMO IMPLEMENTAR

PASSO 1: Seleção do material de suporte

Para a realização da primeira etapa desta atividade, sugerimos três opções de temas para discussão em grupo. Portanto, antes do contato com as escolas procure ler o material de apoio, anotando suas percepções. Isso o ajudará a formatar a proposta para a atividade e, posteriormente, nas discussões com os alunos.

PASSO 2: Contato com a escola

Apresente a ideia à direção da escola. Veja algumas dicas para conduzir a conversa:

• Entre em contato e agende uma conversa. Possivelmente essa articulação será encaminhada com a coordenação pedagógica, que poderá indicar os professores e

Passos Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6

1. Escolha, reflexão e análise dos referenciais 2. Contato com a escola escolhida 3. Primeiro encontro com os alunos: - Organização do espaço e materiais - Contextualização da proposta - Sensibilização sobre o tema Meio Ambiente - Elaboração e realização do questionário de entrevista 4. Segundo encontro com os alunos: - Roda de conversa sobre a pesquisa - Tabulação dos resultados - Análise das entrevistas Opcional: Organização e realização do evento 5. Divulgação da atividade

(3)

• No dia, leve a proposta por escrito para compartilhar com a instituição.

• Fique atento às possibilidades e limitações da instituição de modo que a equipe escolar não compreenda a proposta como mais uma demanda a ser cumprida, mas como uma atividade formativa e bastante pertinente às turmas com as quais será realizada.

• Indique o seu interesse em promover a discussão sobre o meio ambiente junto aos professores. Se isso for viável, envolva-os em alguns passos previstos na atividade, permitindo, inclusive, que eles conduzam alguma ação. Para isso, agende um bate papo com eles antes da realização da atividade, passando pelos seguintes pontos:

o Apresentação da proposta de atividade;

o Discussão sobre o cronograma (data e horário da atividade, de acordo com a quantidade de turmas envolvidas);

o Reflexão sobre as possíveis contribuições dos professores, agregando suas ideias e sugestões.

• Verifique o melhor local para a realização da atividade, que pode acontecer em um espaço específico da escola ou até mesmo na sala de aula.

• Indique os materiais e equipamentos que a escola poderá fornecer caso ela disponha. Levantar essas questões com antecedência é fundamental para avaliar a viabilidade da proposta e evitar imprevistos.

• Para a atividade ser filmada ou fotografada, peça autorização com antecedência à equipe escolar.

PASSO 3: Acolhimento, breve contextualização e sensibilização sobre o tema

Chegue com antecedência ao local onde será realizada a atividade para os últimos ajustes e para organizar o espaço e os materiais (se necessário).

Conforme os participantes forem chegando, é importante que sejam bem acolhidos. Portanto, atente-se à recepção dos mesmos. Quando já estiverem todos bem acomodados, apresente-se e explique a proposta da atividade, mencionando que inicialmente será feita uma discussão em grupo para que, em seguida, a turma elabore uma pesquisa sobre os hábitos e atitudes da comunidade frente ao consumo de recursos naturais e às questões ambientais.

A reflexão inicial tem como objetivo “aquecer” os estudantes para a elaboração da pesquisa e para que eles se sintam tocados e sensibilizados com o tema. Para esse momento, são sugeridas algumas alternativas:

Opção 1 – Levantamento das ideias dos estudantes sobre os benefícios e problemáticas relacionados às questões ambientais

• Divida a turma em grupos de aproximadamente sete pessoas.

• Explique que cada “equipe” irá relacionar um recurso natural a seus benefícios e impactos da ação humana. Eles podem dividir-se em: água, solo, ar, animais e vegetais, por exemplo.

• O quadro a seguir indica como a discussão pode ser conduzida e sistematizada:

Fica a dica:

Contar com a parceria de professores de geografia, ciências e/ou biologia pode enriquecer ainda mais a proposta, visto que esse profissional tem alguns conhecimentos específicos sobre a temática e pode ajudar na problematização, reflexão e apontamentos relacionados às questões ambientais.

(4)

• Estabeleça um tempo para que o debate e o registro sejam feitos.

• Durante o trabalho, passe pelos grupos para acompanhar e problematizar as discussões feitas.

• No término do tempo combinado, reúna todos os grupos para a socialização do que foi falado.

• Faça alguns apontamentos relacionados à temática, incluindo as informações listadas no material complementar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Opção 2 - Análise de uma tirinha de história em quadrinhos

• Apresente a tirinha da Mafalda, disponível no final deste material, aos estudantes.

• Pergunte o que ela sugere e registre na lousa ou flipchart suas ideias.

Opção 3 – Análise de fotografias de diferentes mananciais do Brasil

• Projete ou distribua entre os alunos as fotografias de diferentes mananciais do Brasil, alguns com suas águas preservadas e outros com suas águas poluídas.

• Mencione que a discussão em torno do meio ambiente é ampla e que neste momento será feito um recorte, atendo-se aos impactos da ação humana nos rios e mananciais.

• Peça aos alunos que anotem as sensações e ideias associadas a cada uma delas.

• Na sequência, converse com o grupo sobre as imagens que viram e a relação dos seres humanos com as águas. Nessa discussão, possivelmente aparecerão questões relacionadas à dinâmica social e econômica, particularmente nos grandes centros urbanos. Considere esse aspecto para que os alunos saiam de ideias pré-concebidas, como: “áreas de mananciais estão sendo contaminadas por conta da ocupação desordenada de favelas às suas margens”. Ajude o grupo a refletir que a questão ambiental implica, nesse caso, em políticas governamentais comprometidas com a questão habitacional, por exemplo.

Recurso Benefícios Problemática Perguntas para este recurso

Ex. Água Recurso fundamental para a existência da vida no planeta Consumo desordenado da água potável

- Para quais atividades as pessoas utilizam a água potável?

- Que atitudes poderiam ser adotadas para diminuir o uso abusivo de água potável? Contaminação dos rios e

das áreas de mananciais

- O que leva as pessoas a despejarem seus lixos domésticos e os industriais nos rios da cidade?

(5)

PASSO 4: Entrevista com a comunidade

No mesmo encontro, com a colaboração do grupo, estruture um questionário sucinto e claro para ser aplicado com os familiares dos alunos. Por meio do questionário, os alunos vão conhecer os hábitos, atitudes e percepções relacionados ao consumo dos recursos ambientais e ao armazenamento de lixo e esgoto. É crucial que o questionário seja um instrumento simples, facilitando tanto o processo de preenchimento por parte das famílias quanto sua tabulação. Sem dúvida, as questões suscitadas pelos estudantes no passo anterior servirão de bons insumos para elaborar o questionário.

Abaixo você confere um exemplo de questionário. Com base nesse modelo, é possível retirar algumas questões e acrescentar outras que o grupo julgar pertinente. O mais importante é que ele faça sentido para os alunos, visto que eles precisarão estar apropriados deste instrumento. Com a matriz definida, leia atentamente questão por questão buscando sanar possíveis dúvidas e exemplificando os itens.

Fica a dica:

Para que os estudantes se sintam tocados e sensibilizados com o tema, durante a discussão é importante que eles:

• Reconheçam os benefícios de se preservar o meio ambiente;

• Identifiquem que os desafios relacionados a esse tema são sistêmicos e envolvem fatores e atores diversos;

• Percebam quais os impactos da ação humana no meio ambiente e de que maneira o uso desordenado dos recursos naturais ameaça a vida humana;

• Conectem as questões ambientais com questões socioculturais;

• Reflitam sobre possíveis soluções e manejos mais adequados do uso dos recursos naturais.

Para isso, é fundamental que eles possam se expressar, trazendo à tona seu ponto de vista. O voluntário, em parceria com o(s) professor(es) participante(s), deve propor e mediar as ideias trazidas pelo grupo, ouvi-las, problematizá-las, além de ampliar e qualificar as informações, de modo que os estudantes desenvolvam um olhar mais crítico para as questões socioambientais.

Questionário para entrevista com familiares da escola (Nome da escola)

Nome do aluno(a) entrevistador: ____________________________ Turma: ___________ Data: ___/___/_____ Dados de identificação

Nome do entrevistado:

___________________________________________ Idade: _____ Sexo: ( ) Masc. ( ) Fem. 1. É morador de qual comunidade?

____________________________________

2. Grau de instrução

( ) Não alfabetizado ( ) Sabe ler e escrever ( ) Fundamental I ( ) Fundamental II

(6)

Em seguida, converse com os estudantes sobre alguns cuidados que devem ter ao realizar uma pesquisa. Repasse com eles os seguintes pontos de atenção para a entrevista:

Abordagem: o entrevistado (no caso, algum familiar de aluno) deve perceber que suas

informações e/ou percepções são valorizadas e que ele é um colaborador para esse trabalho. Portanto, a abordagem deve ser sempre respeitosa.

Sem julgamentos: é importante não criar uma sensação de certo ou errado em

relação às atitudes dos entrevistados frente às questões ambientais. Caso eles optem por manter seu nome em sigilo, esta posição deve ser respeitada.

Clareza: as questões devem ser ditas para o entrevistado de maneira clara e ele

precisa se sentir à vontade em respondê-las.

Registro: o entrevistador não deve interferir nas respostas, apenas deverá registrar o

que lhe foi dito.

Depois, escreva coletivamente com os alunos um bilhete para que entreguem às suas famílias, explicando os propósitos da pesquisa. Estabeleça um prazo para que os alunos tragam de volta os questionários preenchidos, lembrando que não é preciso que cada estudante entreviste uma grande quantidade de pessoas. Estipule com eles a média de entrevistados por aluno tendo em vista que os dados serão tabulados e analisados posteriormente.

3. Onde você mora existem questões preocupantes relacionadas à(o):

( ) lixo? ( ) água? ( ) poluição? ( ) esgoto? ( ) energia elétrica? Qual é a questão? ____________________________________________________

4. Em relação ao lixo, como você faz o armazenamento?

( ) Separa os diferentes tipos de materiais (papel, metal, vidro etc.) ( ) Não separa os diferentes tipos de materiais

5. Quantas vezes o caminhão de lixo passa no seu bairro para recolher o lixo?

( ) 1 x na semana ( ) 2 x na semana ( ) 3 x na semana ( ) Mais de 3 vezes ( ) Não sabe 6. A água que chega até sua casa:

( ) É tratada ( ) Não é tratada ( ) Não sabe E ela vem de: ( ) uma rede de água ( ) poços artesianos ( ) Não sabe 7. Indique as situações do cotidiano em que você faz uso da água.

( ) Higiene pessoal ( ) Lavar roupas e louças ( ) Cozinhar ( ) Lavar o carro ( ) Lavar o quintal ou calçada 8. Em relação ao esgoto da sua residência, ele é:

( ) coletado e tratado ( ) fossa séptica ( ) lançado irregularmente em córrego ou rio ( ) Não sabe ( )outros 9. Quais dos aparelhos elétricos você possui em casa?

( ) geladeira ( ) fogão ( ) micro-ondas ( ) ferro de passar ( ) máquina de lavar ( ) televisão ( ) chuveiro ( ) ar-condicionado ( ) outros

10. Geralmente, qual o seu tempo de permanência no banho?

( ) de 5 a 10 minutos ( ) de 10 a 15 minutos ( ) de 15 a 20 minutos ( ) de 20 a 30 minutos ( ) + de 30 11. Sobre quais dos assuntos relacionados abaixo você já ouviu falar:

( ) desmatamento ( ) aquecimento global ( ) contaminação das águas ( ) aterros sanitários e lixões ( ) extinção de espécies animais e vegetais

1. Como você se informou sobre esses assuntos?

( ) televisão ( ) rádio ( ) jornal impresso ( ) internet ( ) escola ( ) posto de saúde ( ) conversando com amigos ( ) nunca ouviu falar

(7)

PASSO 5: Tabulação e Análise das entrevistas

Antes da tabulação, proponha uma roda de conversa para que o grupo possa compartilhar a experiência de realizar as entrevistas: desafios, dificuldades, descobertas e possíveis aprendizagens. Na sequência, explique que o próximo passo é tratar as informações que foram coletadas e que para isso será feito uma tabulação da pesquisa.

Caso a escola disponha de telão e projetor, a tabulação poderá ser feita direto no computador e projetada. Caso não possua, faça em seu computador, para acelerar essa etapa. Também podem ser utilizados a lousa da sala, um flipchart ou folhas de sulfite.

Peça aos alunos que tenham em mãos seus questionários. Abra um documento com uma planilha simples para tabulação. Ela poderá conter as questões levantadas no questionário e o respectivo espaço para categorizar e quantificar as respostas dos familiares. Exemplo:

Faça o preenchimento dos campos junto com os alunos, ou seja, conforme eles vão dizendo as respostas fornecidas pelos entrevistados, você (ou até mesmo o professor) vai indicando na planilha.

Feita a tabulação, agora é o momento de dar sentido aos dados coletados. Proponha uma roda de conversa com os estudantes e professores sobre os dados da pesquisa. Algumas questões que podem nortear e favorecer reflexões com o grupo:

• O que os dados revelam em relação às atitudes e percepções dos entrevistados frentes às questões ambientais?

Fica a dica:

Antes da aplicação do questionário com os familiares, os alunos podem experimentar isso na escola entrevistando, por exemplo, o(a) coordenador(a), o(a) diretor(a), o(a) auxiliar de limpeza, o(a) merendeiro(a), etc. Criar essa situação é uma boa oportunidade dos alunos exercitarem-se enquanto pesquisadores e anteverem alguns desafios, dificuldades e aprendizagens relacionadas à pesquisa.

5. Quantas vezes o caminhão de lixo passa no seu bairro para recolher o lixo?

Vezes que o caminhão passa Quantidade de respostas

1 vez na semana 2 vezes na semana 3 vezes na semana Mais de 3 vezes Não sabe ... Não responderam

(8)

• Os dados indicam se o contingente entrevistado tem os seus direitos à saúde e a um ambiente seguro garantidos? Como o grupo interpreta essa questão?

• Os dados sobre educação (pergunta 2) e informação (pergunta 11) relacionam-se em alguma medida com a temática do meio ambiente? De que forma?

• Como o grupo analisa os dados referentes ao consumo de recursos naturais?

PASSO OPCIONAL: realização de evento sobre o uso eficiente de recursos naturais

Organize um evento em parceria com os professores e alunos que participaram da atividade com o objetivo de divulgar os aprendizados desse processo. O conteúdo pode abordar tanto os resultados da pesquisa quanto apresentar hábitos e atitudes para um uso mais eficiente dos recursos naturais. Para isso, avaliem os seguintes pontos:

• Data, local, horário (duração) do evento. • Haverá convidados? Quais?

• Será convidado algum especialista externo e/ou professores da escola para tratar do assunto?

• Quem mediará o evento?

• Como será feita a divulgação das informações levantadas na pesquisa e as dicas de uso eficiente dos recursos naturais?

• Quais os materiais e equipamentos necessários? É importante listá-los com antecedência.

• Como serão divididas as funções para o pré, o durante e o pós-evento? Incentive os professores e alunos a assumirem algumas responsabilidades no que se refere à realização do evento, por exemplo: Quem receberá os convidados? Quem fará a fala de abertura? Quem apresentará os convidados? Certamente é possível engajar todos em alguma ação.

No dia, acolha muito bem os convidados e busque respeitar a programação. Terminado o evento, peça ajuda ao grupo para a organização do espaço.

Fica a dica:

• É fundamental que os dados não sejam tratados de maneira simplista, fazendo correlações de causas e efeitos. Por exemplo: pessoas de baixa escolaridade apresentam atitudes descomprometidas com as questões ambientais. Olhar um dado dessa maneira exclui as conexões entre atitudes pessoais e um processo maior de conscientização, que envolve diferentes atores: as instituições de educação enquanto espaço de formação, a mídia enquanto difusora de informações consistentes, os órgãos públicos enquanto propositores de políticas ambientais e, finalmente, as empresas, enquanto responsáveis pelo cumprimento de leis e compromissos éticos com o desenvolvimento sustentável. Evite que o debate leve à condenação de apenas um desses atores. Apresente o tema na sua complexidade, mostrando que todos são capazes e devem protagonizar esse processo de mudança.

• Se esta atividade for realizada em mais de uma sala, a comparação dos dados por classe pode ser bem interessante, pois os alunos poderão conhecer o processo de pesquisa, de coleta e de análise dos dados obtidos por outro grupo sobre uma mesma comunidade.

(9)

PASSO 6: Divulgação da atividade

Dentro da escola ou da empresa, tal iniciativa poderá ser matéria do jornal interno, informativo ou blog. Se o trabalho for desenvolvido em mais de uma escola, poderá ser uma pauta para o jornal ou rádio local.

Caberá à escola avaliar a viabilidade de uma pequena publicação artesanal ou uma versão eletrônica do processo e resultados. Nesse caso, o voluntário será o fomentador da ideia e eventualmente um dos organizadores do material.

Fica a dica:

A divulgação dos resultados da pesquisa pode ser feita em cartazes, painéis ou com a distribuição de informativos. O espaço também pode ser ambientado com símbolos que apontem como as pessoas podem utilizar os recursos ambientais de maneira mais responsável (atitudes e manejos que comprometem e/ou contribuem com a sustentabilidade do ambiente).

Ao pensar na estratégia de exposição, cuide para que o espaço físico fique com uma estética interessante e comunicativa. É possível, por exemplo, propor intervenções em todo o espaço escolar: colar próximo à pia de lavar as mãos um símbolo indicando que é preciso evitar o desperdício de água; ou próximo ao interruptor, indicando que economizar energia é importante para o meio ambiente e para a redução dos gastos da escola. Essa é uma estratégia interessante, pois ao mesmo tempo em que educa, incentiva a própria comunidade escolar a adotar uma cultura de gestão cada vez mais participativa e consciente.

(10)

!

2. PREPARE-SE PARA ESTA AÇÃO

Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas, que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontece à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. (Carta de chefe indígena ao governo americano, 1854) Você sabia que no dia 5 de Junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente? Mas que histórias envolvem esta data? Vamos descobrir?

Foi na abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, em 5 de junho de 1972, com a participação de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais, que a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu que aquela data marcaria o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Conferência foi uma das primeiras atitudes em escala mundial que apontou para os dramas ambientais provocados pela interferência do homem no meio ambiente. Nela, a comunidade científica já vislumbrava sérios problemas futuros em razão da poluição atmosférica provocada pelas grandes indústrias. Desde então, anualmente, o Dia do Meio Ambiente é celebrado.

Esse é um importante marco no que se refere à reflexão, atenção e cooperação entre os diferentes povos e países para o enfrentamento das questões ambientais. É uma data que alerta para a necessidade de políticas públicas que regulamentem e garantam a preservação do meio ambiente e o bom uso dos recursos naturais.

A data nos remete também à necessidade de mudanças de atitudes, traduzidas em ações que envolvam organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, indivíduos e nações. Essas ações abrangem:

• debates sobre o meio ambiente, compreendendo que existe uma relação intrínseca entre o espaço ambiental e as ações dos seres humanos;

• formação das pessoas, seja na escola, organizações não governamentais ou instituições públicas e privadas, a fim de que todos nos tornemos agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

• compreensão de que os indivíduos e as comunidades organizadas podem e devem mudar suas atitudes com relação ao uso/consumo de recursos;

• estabelecimento de parcerias e acordos entre povos e nações para mudanças macro estruturais que objetivem a construção de um futuro mais seguro e próspero.

(11)

2.1 O MEIO AMBIENTE E A ATUAÇÃO DOS SERES HUMANOS

Se fosse minha essa rua O pé de ipê estaria vivo (Canto em qualquer canto – Ná Ozzetti) Embora o ser humano possua a capacidade de criar e transformar o seu ambiente, produzindo riqueza e conhecimentos por meio da ciência e tecnologia, percebemos nas últimas décadas que esse processo está intimamente ligado à deterioração de recursos ambientais.

A escalada do consumo tem afetado radicalmente a qualidade de vida de todos os seres pela contaminação da água, do ar, do solo, da extinção de diversas formas de vidas animais e vegetais e da extração desenfreada de recursos minerais.

Ou seja, embora o ser humano seja dotado de grande capacidade de criação e solução de problemas, isso não tem garantido uma relação saudável com o espaço em que vive, nem com os diferentes povos e espécies animais e vegetais que ocupam a Terra.

Portanto, é fundamental é compreender que a questão ambiental não é uma pauta restrita somente a ambientalistas, cientistas ou biólogos. Ela está largamente relacionada ao modelo econômico e estilos de vida mundialmente adotados, e suas consequências afetam todos nós, particularmente as populações mais pobres. Não é à toa que o tema vem tomando cada vez mais espaço nos jornais, televisão, revistas, discursos políticos, escolas e comunidades.

Uma das formas de enfrentarmos esse problema é a educação. Todos podem e devem envolver-se em processos de educação ambiental, considerando os princípios de respeito à vida e de cooperação. É urgente a sensibilização e mobilização para mudanças de comportamentos que vêm progressivamente contribuindo para a degradação do meio ambiente.

Dois aspectos nesse processo precisam ser levados em consideração:

• Nem sempre as pessoas reconhecem os efeitos provocados pela destruição dos recursos naturais e sua relação com ações individuais;

• Em geral, as pessoas não sabem como podem se organizar coletivamente a fim de colaborar e acionar seus direitos para a solução de problemas locais.

Diagnosticar problemas, buscar informações, articular-se a outros atores e propor soluções são conceitos-chave no tocante a essa questão.

Você sabia?

Até meados do século XX inúmeros países acreditavam que os recursos ambientais eram fontes inesgotáveis. Conforme os problemas foram surgindo – como rios e lagos secos ou contaminados, fortes ilhas de calor e fenômenos de inversão térmica – lideranças de vários países perceberam que seria necessário organizar uma convenção que propusesse uma ajuda mútua entre países. Foi nesse contexto que nasceu a primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. O encontro causou fissuras nas opiniões dos dirigentes públicos e dos setores privados. De um lado, havia o interesse dos países em desenvolvimento em defender o “desenvolvimento a qualquer custo”. De outro, países desenvolvidos defendiam o “desenvolvimento zero”. Em meio a discussões, impasses e apresentações de pesquisas, a pedido do Clube de Roma um grupo de cientistas produziu um importante relatório, intitulado "Os Limites do Crescimento", no qual foram descritas

situações ameaçadoras que a humanidade e o planeta vivenciariam no futuro. O documento sugeria que, mediante medidas efetivas e cooperação, era possível reduzir esses impactos.

(12)

2.2 O CONCEITO DE PEGADA ECOLÓGICA

“A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da

capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano”.

Ou seja, a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente, “rastros” ou “pegadas” maiores ou menores. Para imprimirmos uma pegada ecológica que o planeta suporte é importante rever alguns hábitos, considerando os seguintes pontos:

• Fazemos parte do ambiente e, portanto, somos responsáveis por ele.

• Necessitamos dos recursos naturais, já que os extraímos e os utilizamos para nossa sobrevivência. Ao fazer isso, precisamos refletir se estamos utilizando-os de maneira responsável e consciente.

• O desmatamento provoca o empobrecimento do solo, o desaparecimento de espécies vegetais e animais e, consequentemente, o desequilíbrio dos ecossistemas. Além disso, quando uma floresta é retirada e a terra é usada para o estabelecimento de pastagem, agricultura ou outra atividade, ocorre a liberação do carbono retido na vegetação (através da queima ou decomposição), na forma de CO2. Dessa maneira, o processo

contribui diretamente para o aumento da concentração de gases de efeito estufa e, consequentemente, para a intensificação do aquecimento global.

• Todo ato de consumo implica em maiores impactos ambientais se consideramos o ciclo de vida do produto – desde sua produção, transporte, uso e descarte. Consumir menos e com mais consciência, avaliando a real necessidade, origem e durabilidade dos materiais, é uma das atitudes pessoais mais importantes desse processo.

• Dispensar resíduos sólidos e líquidos (lixo e esgoto) a céu aberto ou de maneira desorganizada contribui para a disseminação de doenças e para a contaminação da água, do solo, de espécies animais e vegetais.

• Lixo acumulado nas ruas pode ser carregado pelas chuvas e entupir bueiros e contaminar rios.

• Despejar esgoto não tratado nos rios afeta a vida daqueles que deles usufruem, além de comprometer as formas de vida existentes neles.

• A reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos contribuem para a redução de impactos ambientais e para a economia. Isso demanda separar adequadamente os diferentes tipos de materiais (plástico, metal, papel etc.,), reutilizar alguns e encaminhar devidamente os demais para onde sejam reutilizados e/ou reciclados.

• Armazenar devidamente o lixo é fundamental. Atitudes como jogar plásticos, latas e papéis pela janela da casa ou do carro, nas ruas, córregos ou calçadas interferem na estética local e comprometem a qualidade de vida.

• Diante do agravamento da escassez da água, é essencial evitar o desperdício desse recurso em ações corriqueiras (como escovação de dente e banho), especialmente aquelas em que não é necessário o uso de água potável (como a limpeza de calçadas e pátios);

• Aproveitar a luz natural ao longo do dia, utilizando a iluminação artificial apenas nos períodos noturnos, e manter as lâmpadas apagadas em cômodos desocupados são algumas atitudes que podem contribuir para o uso responsável dos recursos naturais. Outra atitude importante é o uso de lâmpadas mais eficientes. Embora sejam mais caras, a economia ao longo do tempo faz com que o investimento compense.

• Podemos e devemos demandar do poder público local que cumpra com a responsabilidade de coletar e destinar adequadamente o lixo; que realize o tratamento regular do esgoto e a limpeza de córregos, bueiros e ruas; bem como solicitar a limpeza da água em estações de tratamento antes de serem lançadas aos rios e/ou mares.

(13)

• Devemos estar atentos e sempre que possível denunciar irregularidades aos órgãos de imprensa e de fiscalização.

• Demandar e acompanhar junto ao poder público a implementação de ações, programas e leis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental também são ações fundamentais para a garantia do direito à qualidade de vida.

2.3 PARA SABER MAIS

Filme: “Ilha das Flores”. Direção: Jorge Furtado, 1989 (13 min).

Ilha das Flores é um local próximo à cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo. Nesse curta metragem, é apresentada a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer foram dados aos porcos. Saiba mais.

Leitura: Passo a passo para a conferência na escola: vivendo a diversidade na escola – Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Brasília: Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, 2005.

Sites: Ministério do Meio Ambiente

Calcule sua Pegada Ecológica

(14)

3. ANEXOS: MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

!

2. Áreas de mananciais (imagens retiradas na internet, apenas como referência)

! !

! !

Referências

Documentos relacionados

Director Técnico do Teatro Municipal Sá de Miranda - Gestão dos recursos técnicos e humanos do Teatro; Coordenação da equipa e condições técnicas do Teatro; Coordenação

Precisamos estar atentos para o fato de que a construção do conceito “exige o envolvimento do aprendiz com a resolução de problemas, o trabalho com exemplos e

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de

Foram incluídos pa- cientes de ambos os gêneros, com ida- de ≥18 anos, que utilizaram ventilação mecânica não invasiva devido ao quadro de insuficiência respiratória secundária

Resumo da análise de variância efetuada para Densidade básica (DB), comprimento de fibra (CF), espessura da parede da fibra (EPF), comprimento de vaso (CV), diâmetro de vaso

Dessa distância, é impossível errar, e a criatura tomba sobre a mesa. Um burburinho junto à porta indica que você foi observado, e o que quer que estivesse espiando você,

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e