• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA PARTICIPATIVA Local Salão dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide Data 20 de Junho de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA PARTICIPATIVA Local Salão dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide Data 20 de Junho de 2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 1

REGISTO DE RESULTADOS DA ASSEMBLEIA PARTICIPATIVA

1. Participantes e início dos trabalhos

Estiveram presentes na Assembleia Participativa 21 pessoas, tendo sido organizadas quatro mesas de trabalho. A Assembleia iniciou-se pelas 21:25h, com uma nota de acolhimento por parte da Sra. Dra. Ana Runkel, Diretora Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural, seguindo-se uma pequena apresentação por parte de um elemento do Grupo de Trabalho do OP com o objetivo de apresentar o Processo de Orçamento Participativo de Oeiras 2012/13 e a metodologia de trabalho da Assembleia Participativa.

2. Propostas apresentadas

As propostas apresentadas em cada mesa foram as seguintes:

MESA VERMELHA – Moderadores Alice Garcia e Ivone Afonso

TÍTULO PROPONENTE DESCRIÇÃO

VOTOS OBTIDOS NA MESA Recuperação de casas de origem saloia de Oeiras Fernando Jorge de Carvalho Lopes

Aproveitar o trabalho já efetuado por investigadores locais, e desenvolver um levantamento e inventariação da arquitetura popular (saloia) do Concelho de Oeiras; promover, no imediato, uma iniciativa local que vise a salvaguarda do imóvel (degradado) ainda não rebocado a cimento (destino recente de uma casa contígua) situado na rua Sete Chaves, Terrugem de Cima, freguesia de Paço de Arcos. Com uma tipologia característica, esta “casa torreada”, de quatro águas, com telha de meia cana, beiral duplo e sanqueado corresponderá ao modelo mais antigo e tradicional.

8

TECTO – abrigo de emergência

Deolinda Machado

O TECTO tem como principais objetivos prestar serviços de cuidados e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade com risco associado e/ou de grave exclusão social, numa perspetiva de inserção e autonomias, nomeadamente a: crianças e jovens em perigo; idosos em situação de abandono; pessoas vítimas de violência doméstica, sem-abrigo e pessoas em situação de crise emergente.

Sendo um projeto de abrangência concelhia, prevê-se que ao longo de um ano sejam abrangidas 100 pessoas.

(2)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 2

MESA VERDE – Moderadores Sofia Almeida e Marçal Alves

TÍTULO PROPONENTE DESCRIÇÃO

VOTOS OBTIDOS NA MESA Ruas Aromáticas Jorge Manuel Damas Martins Rato

Potenciar o olfato nos espaços verdes, canteiros e floreiras do concelho, aproveitando os aromas em complemento à componente verde. As laranjeiras bravas, por exemplo, podem ser plantadas quer em espaços verdes já existentes, quer em floreiras em arruamentos pedonais.

11

Passeio Fluvial –

Rio Jamor Rui Manuel Santos Reis Dias

Criação de um corredor verde ao longo do Rio Jamor, desde

o Santuário Nª Sra. Da Rocha até à foz do Rio Jamor. 13 “Espaço intergeracional” – um modelo a seguir, ao serviço das populações locais João Manuel Miranda Coelho

Alargar o projecto intergeracional implementado pela AJUDE na Cruz Quebrada-Dafundo (“Clube do Jamor”) a todas as freguesias do concelho, replicando o modelo aplicado nos respetivos meios sociocomunitários, em função das necessidades locais diagnosticadas e dos recursos institucionais disponíveis. 11 Jardim Comestível Municipal – Espaço de Sensibilização Ambiental e Partilha de Saberes Jorge Elias

Um espaço com um jardim comestível onde se faça

sensibilização ambiental e alimentar, dando competências e conhecimentos aos munícipes e interessados sobre os alimentos e a horticultura biológica e sustentável. Parte da criação e manutenção é feita pela comunidade e

participantes. Os alimentos aqui produzidos poderão ser doados a instituições de solidariedade. Também haveria um local para partilha de saberes, possibilitando a proposta de conhecimentos que se queira dar ou receber e facilitando o enriquecimento intergeracional.

(3)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 3

MESA AMARELA – Moderadores Alexandra Vasconcelos e Cristina Garrett

TÍTULO PROPONENTE DESCRIÇÃO

VOTOS OBTIDOS NA MESA Corredor verde ao longo do Rio Jamor entre Carnaxide (Santuário N. S. Rocha – Estádio Nacional Ana Gaspar

Construção de um Corredor Verde ao longo do rio Jamor, entre Carnaxide (Santuário Nossa Senhora da Rocha) e a Praia de Cruz Quebrada, e aproveitar a estrutura já construída por baixo da A5) 15 Promoção da cultura “interna” de Oeiras José Crespo M.

Existem excelentes trabalhos realizados nas escolas do concelho, pelos alunos, que devem ser aproveitados para serem divulgados em espaços nobres da Cultura de Oeiras nas áreas de:

• Artes visuais, • Música,

• Teatro, Trabalhos profissionais, etc.

Os objetivos seriam: promoção dos jovens (alunos), redução de custos nas atividades culturais “importadas”, envolvimento da comunidade cívica / educativa na exposição e valorização dos valores nascidos no concelho.

12 Redução do custo energético nos edifícios municipais Miguel Martins Galvão da Cruz Bugalho

Com as dificuldades com que o País se está a deparar temos que mudar os nossos hábitos. Um dos hábitos que temos que mudar é o custo da iluminação, para tal pode-se implementar equipamentos próprios para a redução da despesa energética (baterias de condensadores). Redução energética entre 8% e 25%. 7 Instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais / sociais Jorge de Vilhena

A presente proposta tem como objetivo a instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios municipais, como forma de contribuir para a proteção ambiental, redução dos consumos energéticos e promover um desenvolvimento sustentável. Numa primeira fase a aposta deveria contemplar os edifícios com área superior a 200 m2, que tenham um conteúdo funcional social e de serviço público, nomeadamente os edifícios centrais do Município, Juntas de Freguesia, bibliotecas e Auditórios Municipais.

(4)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 4

MESA AZUL – Moderadores Linda Zara e Anabela Vitorino

TÍTULO PROPONENTE DESCRIÇÃO

VOTOS OBTIDOS NA MESA Centro Cultural e Desportivo do Alto dos Barronhos Odete Mota Feliz

Espaço para desenvolvimento de atividades culturais (da música às artes, do cinema ao teatro, etc.) e desportivas (futebol, basquetebol, andebol, zumba, ginástica, pilates, etc.) para todas as faixas etárias.

A inovação desta proposta consiste no facto da gestão do centro ser efetuada por munícipes que em grupos apresentam programas anuais. O programa mais votado será o implementado. Ou seja, a gestão será entregue à comunidade e, em parceria com a associação de moradores e associações locais. À CMO será solicitado o apoio para a criação do espaço. Os equipamentos serão solicitados ao Banco de Bens Doados e às empresas locais. A frequência de atividades será sujeita a um pagamento simbólico de €5 a €10 por mês, que permitirá pagar as despesas correntes. Esta proposta pretende abranger, no mínimo, 200 pessoas. As atividades serão desenvolvidas em regime de voluntariado, à imagem dos ateliers das Universidades da Terceira Idade.

28 Universidade Sénior em Carnaxide Maria do Céu Mesquita

Criação de uma Universidade Sénior para ocupação e motivação da população reformada, que em Carnaxide tem uma percentagem bastante elevada.

16

Construção do Centro de

Saúde de Carnaxide

Josiane Boudon Realização do projeto anunciado e publicitado no local previsto 24

Bebedouros no Bairro Alto dos Barronhos Paula Renata da Costa Almeida

Colocação de bebedouros no Bairro Alto dos Barronhos, visto não existir nenhum junto do parque infantil do Bairro. Tendo / obrigando as crianças a terem que abandonar o recinto infantil para beberem água num espaço comercial ou mesmo em suas habitações (mas que nem sempre é possível a concretização com sucesso, por não estar nenhum adulto em casa). Desta forma, principalmente nos períodos das férias, é insuportável laborar no Bairro com as crianças estarem constantemente a bater à nossa porta para pedir água. E sendo Oeiras um concelho com água tão boa seria positivo apostar nos bebedouros para se aproveitar a água do concelho e satisfazer uma necessidade básica, as nossas crianças! Um bebedouro junto do Parque Infantil e outro no meio do Bairro Alto dos Barronhos, ou seja, perfazia 2 bebedouros.

(5)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 5 Ciclovia em

Carnaxide Isabel Andrade

Criação de uma ciclovia pedonal, para caminhada, para bicicletas,

para os habitantes de Carnaxide. 16

Mais Mercados Municipais Guilherme Filipe Gonçalves Pereira Fonseca de Almeida

Os mercados municipais são promotores da sustentabilidade por variadíssimas razões; entre elas: 1) fornecedores menos dependentes de

standartização

da agricultura (OGMs, …), 2) fornecedores mais próximos (em contraste com as grandes superfícies importadoras), reduz o impacto do ciclo de vida dos produtos, 3) promoção de pequenos e médios negócios que em simbiose podem fazer frente em termos competitivos às grandes superfícies.

No entanto é de notar que muitos dos mercados municipais não funcionam no pleno das suas capacidades. É necessário readaptar os mercados existentes à sua dimensão atual e espalhar mais mercados pelo concelho.

16

As propostas assinaladas com correspondem às duas propostas mais votadas em cada mesa, que passaram para apresentação e votação em plenário.

3. Propostas aprovadas em plenário

As propostas foram sucintamente apresentadas em plenário pelos respectivos proponentes, tendo havido acordo entre os proponentes das duas propostas sobre a criação de um corredor verde ao longo do Rio Jamor e do passeio fluvial no Rio Jamor, aprovadas nas mesas Verde e Amarela, no sentido de se fundir estas propostas numa proposta única.

Assim, as propostas levadas à votação pelos presentes no plenário e os respectivos votos obtidos foram os seguintes:

Instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais 8

Recuperação das casas de origem saloia do concelho de Oeiras 9

Teto – Abrigo de emergência 1

Passeio fluvial no Rio Jamor desde a Sra. Da Rocha até à foz – pedonal e ciclável + Corredor verde ao longo do Rio Jamor entre Carnaxide – Santuário Nª Srª da Rocha – Estádio Nacional

13 Jardins comestíveis municipais – espaços de sensibilização ambiental e partilha de saberes 3

(6)

http://op2012.cm-oeiras.pt/ http://www.facebook.com/OrcamentoParticipativo2012

Página 6 Centro cultural e desportivo do Alto dos Barronhos 24

Bebedouro no Bairro do Alto dos Barronhos 5

As 5 propostas mais votadas (assinaladas com ) passam à fase de análise de viabilidade técnica, que decorrerá nos meses de Julho a Setembro.

Referências

Documentos relacionados

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia