• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Recuperação Paralela de Literatura"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura

3º ano Ensino Médio

Conteúdos: Livro texto Capítulo 1 Poesia Concreta e o Conto Amor de Clarice Lispector Atividades:

1. A poesia concreta no Brasil caracteriza-se por:

a) dar continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

b) descaso pelos aspectos formais do poema e preferências pela linguagem correta.

c) preocupação com a correção sintática, pela renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

d) rigidez no nível prosódico e pela impassibilidade diante dos problemas nacionais.

e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha). 2. (PUC-PR) de sol a sol soldado de sal a sal salgado de sova a sova sovado de suco a suco sugado de sono a sono sonado sangrado de sangue a sangue

O poema concretista, acima indicado, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual:

a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.

(2)

2

b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos, esfacelamento da linguagem.

c) ausência de sinais de pontuação; uso intensivo de certos fonemas; jogos sonoros e uso de justaposição.

d) uso construtivo dos espaços brancos; neologismo; separação dos sufixos e dos prefixos; uso de versos alexandrinos.

e) apresentação de trocadilhos; uso de termos plurilinguísticos; desintegração da palavra e emprego de símbolos gráficos.

3. Deparando-se com o poema de Décio Pignatari, ative seus conhecimentos acerca do que foi a poesia concreta, registrando suas impressões, sobretudo no que diz respeito aos aspetos ideológicos nele subjacentes. Ei-lo, portanto:

Poema de Décio Pignatari

4. O movimento concretista no Brasil tem traços originários na revista Noigandres, publicada em 1952. Contudo, como movimento literário, passou realmente a ganhar força a partir da Exposição Nacional de Arte em São Paulo. Dessa forma, explicite os conhecimentos de que dispõe acerca das características que o demarcaram. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(3)

3

Miragem, Augusto de Campos

Sobre o poema concreto de Augusto de Campos, estão corretas as proposições: I. Em Miragem que em mim mira temos um exemplo de catacrese.

II. A oração eu tento tântalo pode ser compreendida como a forma coloquial eu tento tanto. É possível perceber que o poeta faz uma brincadeira com o nome da personagem mitológica por meio de uma paronomásia.

III. No poema é possível perceber a preocupação com o efeito ótico, recurso comum na poesia concreta. IV. No poema de Augusto de Campos não há preocupação em romper com a estrutura discursiva do verso tradicional.

a) II e III estão corretas. b) I e IV estão corretas. c) II, III e IV estão corretas. d) Todas estão corretas.

6. (UNICAMP)

No conto “Amor”, de Clarice Lispector, após ver um cego mascando chicletes, a personagem passa por uma situação que, segundo o narrador, ela própria chama de “crise”: “O que chamava de crise viera afinal. E sua marca era o prazer intenso com que olhava agora as coisas, sofrendo espantada. O calor se tornara mais abafado, tudo tinha ganho uma força e vozes mais altas.”

(Clarice Lispector, Laços de Família. Rio de Janeiro: Rocco, 2009, p.23.)

Essa crise, que transforma a relação da personagem com o mundo e com a família,

a) nasce do colapso da vontade de viver da personagem, em razão do doloroso prazer com que passou a ver as coisas.

b) revela o conflito vivido pela personagem entre o tipo de vida que havia escolhido e as coisas que passou a desejar.

c) constitui, para a personagem, uma alteração no modo de vida que antes a fazia sofrer e do qual agora havia se libertado.

(4)

4

d) remete à excitação da personagem por ter conseguido harmonizar sua antiga vida com os novos desejos e sensações.

7. (UNICAMP)

No conto “Amor”, de Clarice Lispector, a percepção da personagem Ana, em relação ao seu mundo, é alterada de forma significativa pelo seguinte acontecimento:

a) os ovos quebrados no embrulho do jornal, que simbolizam a mudança psicológica da protagonista no relato ficcional.

b) o cego parado no ponto do bonde, que modifica a visão da protagonista em relação aos vínculos familiares.

c) o estouro do fogão da cozinha, que significa, no percurso narrativo, a ruptura psíquica da protagonista com a opressão da vida matrimonial.

d) a aparição súbita do gato no Jardim Botânico, que deflagra uma reviravolta afetiva de Ana com o seu amante

8. No começo do conto, o narrador traça um perfil da personagem Ana. Quem era ela? Como era sua vida?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

9. Em que momento do dia Ana corria o risco de uma crise existencial? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

10. Sobre o título “Amor” do conto de Clarice Lispector, está INCORRETA a alternativa:

A) A autora apresenta uma visão desmistificadora e reflexiva sobre o amor, contrariando uma percepção romantizada e lírica do sentimento.

B) No texto, evidencia-se que o amor é um sentimento que pode ser despertado por contingências cotidianas, incorporando-se aos fatos corriqueiros da vida.

C) A consciência subitamente despertada na personagem propicia a ela uma experiência invulgar de reflexão, em que o amor se incorpora de forma complexa e ambígua.

D) O título representa uma ironia da autora sobre o sentimento amoroso, pois a personagem conclui que sua vida é monótona e sem sentido.

(5)

5

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática

3º ano Ensino Médio

Conteúdos:

- Interpretação de texto.

- Aulas 01 e 02 (Semântica, pragmática, contextualização e interdisciplinariedade). - Aulas 03 e 04 (Combinação de palavras na frase).

- Aulas 05 e 06 (Colocação pronominal). - Aulas 11 e 12 (Fonética e fonologia); - Concordância verbal.

Atividades: Questão 01

Leia o texto que segue.

Furto de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para destina-ser bebida

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. Rio de Janeiro, José Olympio, 1985. p. 80.)

Os elementos desse miniconto permitem que se faça a seguinte afirmação sobre ele. a) Trata-se de uma paródia da narrativa de mistério, por relatar um roubo.

b) O conflito central desenvolve-se entre o porteiro do edifício e o narrador. c) Ele já se inicia pelo clímax, pois não é relatada a preparação do roubo.

d) É uma narrativa simbólica, pois a flor simboliza uma crítica a valores e comportamentos humanos. e) Possui um desfecho irônico que o torna uma crítica a valores e comportamentos humanos.

Questão 02

Considerando seus estudos sobre fonética e fonologia, faça a transcrição fonética dos seguintes verbos do texto lido na questão 01.

(6)

6 a) cochilava:_____________________________________________________________________________________ b) Trouxe: _____________________________________________________________________________________ c) Passei: _____________________________________________________________________________________ d) agradecia: ____________________________________________________________________________________ e) morrer: ____________________________________________________________________________________ Questão 03

Leia o texto abaixo.

“Rubião fitava a enseada, - eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as

chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.

— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...”

(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Jackson, 1959. p. 7.) Nesse trecho, “cuidaria” corresponde, semanticamente, a:

a) “perceberia”. b) “auferiria”. c) “suporia”. d) “afirmaria”. e) “explicaria”. Questão 04

Observe os períodos a seguir.

I. Não conheço o pai do menino que se acidentou. II. O dinheiro estava no banco.

III. A mãe olhava a filha sentada no sofá. IV. A casa em que moro fica próxima ao centro.

V. No último julgamento, o juiz absolveu o réu. Quais deles apresentam ambiguidade de sentido? Explique.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________-_______________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Questão 05

Levando em consideração os seus estudos acerca de próclise, mesóclise e ênclise, reescreva as orações que seguem, empregando adequadamente os pronomes oblíquos átonos entre parênteses. Obedeça às regras de colocação pronominal e justifique sua colocação.

(7)

7

a) “Certamente, ninguém registra com carteirinha quando entra para uma quadrilha.” (SE)

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/poder/. Acesso em 23 out. 2017). _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ b) Quem pôs este amor no coração? (ME)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ c) Concederia alguns minutos, caro senhor? (NOS)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ d) Faz justiça com as próprias mãos naquele país. (SE)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ e) Em tratando de Matemática, não pergunte nada a ele. (SE)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ f) Venderão as casas. (TE)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ g) Quanto custou isso? (LHE)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ h) Não aceitarão passaportes vencidos. (SE)

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Questão 06

(PUC-PR) Observe as palavras que seguem I. choque II. hotel III. varre IV. desce V. passa VI. molha

Das palavras acima, são pronunciadas com quatro fonemas: a) todas elas.

b) todas, menos a primeira. c) todas, menos a segunda. d) a segunda, a quarta e a quinta. e) somente a quarta e a quinta.

Questão 07

(UFSC) A única alternativa que apresenta palavra com encontro consonantal e dígrafo é: a) graciosa.

(8)

8 b) carrinhos. c) cadeirinha. d) trabalhava. e) prognosticava. Questão 08

(Acafe-SC) Assinale a alternativa em que há palavras somente com ditongos orais. a) acordou, estações, distraído.

b) coordenar, Camboriú, cidadão. c) falei, família, capitães.

d) jamais, atribui, defendeis. e) comprimiu, vieram, averigúem.

Questão 09

Concordância verbal é a concordância, em número e pessoa, do verbo com o sujeito da oração da qual faz parte. A

relação entre esses dois termos deve ser de mútua solidariedade. Considerando essas informações, complete as orações a seguir com a forma apropriada do verbo entre parênteses, obedecendo às regras de concordância.

a) A maior parte da população ____________ a decisão do governo. (APOIAR). b) ______ duas horas e trinta minutos. (SER).

c) Os Estados Unidos ______________ milho. (EXPORTAR) d) ______ dez anos que ele saiu. (FAZER)

e) ____________ casos sem solução. (EXISTIR) f) 80% dos alunos ___________ 10 na prova. (TIRAR) g) 80% da sala ___________ 10 na prova. (TIRAR) h) 80% ___________ 10 na prova. (TIRAR)

i) 1% ___________ 10 na prova. (TIRAR)

j) Quinze metros de fio _________ suficiente para fazer a instalação. (SER)

Questão 10

Quando se trata de estudar concordância é bom atentar para o uso da palavra “SE”. Em algumas situações, essa palavra atua como índice de indeterminação do sujeito e deve permanecer na terceira pessoa do singular. Em outras, o “SE” apresenta-se como partícula apassivadora. Considerando isso e os seus estudos sobre o assunto, passe para o

plural os termos destacados nas orações que seguem e, quando necessário, também os verbos. Obedeça às regras de

(9)

9

a) “Procura-se um coração carente, cansado de sofrer, (...)”.(Sorriso Maroto, 11ª faixa: “Procura-se”, Sorriso Maroto, Deckdisc, 2002)

_______________________________________________________________________________________

b) “Solicitou-se aos alunos a elaboração de desenhos sob as seguintes consignas: ‘Minha Família’, ‘Meu Corpo’ e ‘Meu Rosto’.”.

(Disponível em http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/627/243 Acesso de 23 mai. 2015) _______________________________________________________________________________________________ c) “Por diversos meios, chega-se ao mesmo fim.”. (Michel de Montaigne)

___________________________________________________________________________________________ d) “Vive-se até sem amor, mas não sem comer.”.(Nina Horta)

_______________________________________________________________________________________________

e) “Em alguns países, confia-se muito mais no governo local e nacional”.

(Disponível em http://pt.euronews.com/2013/07/25/os-europeus-vao-voltar-a-confiar-nos-politicos/ Acesso de 23. Mai. 2015)

_______________________________________________________________________________________________

f) “Em Portugal, construiu-se um avião em 1709!”.

(Disponível em https://ptesoterico.wordpress.com/2010/01/10/em-portugal-construiu-se-um-aviao-em-1709-construcao-baseada-em-conhecimentos-incas/ Acesso de 23 mai. 2015) _______________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Daí a proposta de alfabetizar por meio de textos literários, das artes plásticas, dos jogos, na perspectiva de romper com a lógica instrumental imposta às crianças,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição