• Nenhum resultado encontrado

As atividades deverão ser realizadas no caderno. Introdução ao Simbolismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As atividades deverão ser realizadas no caderno. Introdução ao Simbolismo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADECOMPLEMENTAR

As atividades deverão ser realizadas no caderno

Unidade Escolar: Colégio de Aplicação de Macaé

Nome do aluno: _________________________________________________ Turma: ________________________ Data: _____________________ ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª DISCIPLINA E CONTEÚDO: Literatura Introdução ao Simbolismo

No Brasil, o simbolismo foi inaugurado pela publicação de duas obras do poeta João da Cruz e Souza, a prosa “Missal” e a poesia “Broquéis”, em 1893.

A linguagem do Simbolismo no Brasil manteve boa parte dos aspectos da ocorrida na Europa. Com uma melancolia, com ritmos musicais, versos livres e imagens ousadas e não usuais.

Além disso, traz uma influência do Impressionismo* (informações abaixo) com a atenção no uso das cores e de suas diversas matizes.

No Brasil, os principais escritores simbolistas são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos. A linguagem do simbolismo: • Subjetividade • Imprecisão • Transcendência • Sensorial • Fluidez • Libertária • Criatividade • Mística • Sensual • Espírita • Onírica

EDUCAÇÃO NÃO

PARA!

(2)

“Impressão: Nascer do Sol”, de Claude Monet (1872). (Foto: Wikipédia)

O Impressionismo*

No impressionismo, o “ver” por parte do artista passa a ter um sentido muito mais profundo. Mais do que imitar o real, as obras de arte desse movimento artístico traziam uma visão diferenciada do objeto, retratando-o por meio do contraste de cor e luz, com relevos deixados na tela de maneira proposital.

Dessa forma, os artistas tentavam expressar por meio da tinta as impressões sensoriais de cor, som, luz e movimento com a utilização de cores claras e brilhantes. Eles tentavam capturar as cores da natureza e suas mudanças de tonalidades no decorrer do dia e, por conta disso, preferiam trabalhar ao ar livre.

As representações não apresentavam contornos nítidos. Além disso, as sombras eram coloridas e as cores eram usadas de maneira pura, sem mistura de tonalidades. Na música, literatura, esse estilo também teve características muito peculiares.

De maneira geral, pode listar como principais características do impressionismo: -Ruptura com o passado;

-Oposição à cultura tradicional;

-Início das pesquisas sobre óptica e seus efeitos; -União entre o concreto e o abstrato.

(3)

Fonte: A linguagem do simbolismo; Guia Estudo. Disponível em < https://www.guiaestudo.com.br/a-linguagem-do-simbolismo >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:10.

A linguagem do simbolismo e as figuras de linguagem

O movimento literário tem como uma das principais características, a musicalidade. E para empregar ritmo e sonoridade musical, alguns recursos da língua eram usados.

Então, a linguagem do simbolismo está diretamente ligada ao uso das figuras de linguagem como aliteração, assonância, onomatopeia e sinestesia.

Aliteração

A aliteração se refere a repetição de consoantes e sílabas com fonemas parecidos ou idênticos. A sonoridade da repetição causa um efeito estilístico para potencializar a musicalidade, geralmente usada na prosa poética e na poesia.

Exemplo: rápido, o raio risca o céu e ribomba

Assonância

A assonância consiste na repetição de vogais com o intuito de rimar, e assim confere um estilo de melodia nos versos.

Exemplo:

Ardendo de paixão Ele ouviu seu coração Um sentimento cru Para um céu azul.

Perceba a repetição da sonoridade igual de vogais, o som do “ão” em paixão rimando com coração e o som de “u” em cru rimando com azul.

Onomatopeia

A onomatopeia se refere a reprodução aproximada de sons. Ou seja, por meio dos recursos da língua, é possível produzir um determinado som que poderia ser associação ao som natural.

Exemplos: o som de um mosquito (zum-zum), som do relógio (tique-taque).

Sinestesia

A sinestesia se refere a combinação de sensações com a associação de palavras ou expressões relacionadas ao sistema sensorial como a visão, paladar, audição, olfato e tato.

Por exemplo, quando um cheiro ou determinado ruído traz lembranças de alguém ou alguma situação. Como o lembrar de alguém ao sentir o cheiro do perfume daquela pessoa.

(4)

ATIVIDADE Leia a poesia abaixo:

ANTÍFONA

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras…

Formas do Amor, constelarmente puras, De Virgens e de Santas vaporosas... Brilhos errantes, mádidas frescuras E dolências de lírios e de rosas…

Indefiníveis músicas supremas, Harmonias da Cor e do Perfume... Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume…

Visões, salmos e cânticos serenos, Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes... Dormências de volúpicos venenos Sutis e suaves, mórbidos, radiantes…

Infinitos espíritos dispersos, Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos, Com a chama ideal de todos os mistérios. (...)

(5)

1. Repare que o poema "Antífona" tem por tema o próprio processo de criação poética e utiliza uma linguagem pouco convencional, com fortes traços simbolista.

Releia a primeira estrofe:

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras…

a) Agora identifique o verso da primeira estrofe que apresenta elementos litúrgicos, religiosos.

b) Os adjetivos dessa estrofe que caracterizam as "Formas" invocadas pelo sujeito lírico, mostrando que se trata de realidades impalpáveis, transcendentais.

2. Além de impalpáveis, transcendentais, as "Formas" da poesia simbolista são sensoriais, isto é, apresentam elementos que pertencem ao universo dos sentidos muitas vezes por meio de sinestesia.

Releia a terceira estrofe:

Indefiníveis músicas supremas, Harmonias da Cor e do Perfume... Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume…

a) Identifique os versos da terceira estrofe em que ocorre sinestesia. b) Que sentidos são evocados nesses versos?

3. As assonâncias (repetição de sons vocálicos) e as aliterações (Repetição de sons consonantais) são alguns dos recursos que contribuem para uma das principais características simbolistas: a musicalidade. Por meio dela, reforça-se o tom misterioso e metafísico dessa poesia, que sugere em vez de descrever e simboliza em vez de nomear. A quinta estrofe evidencia mais claramente o parentesco entre a poesia simbolista e as realidades ocultas, misteriosas, metafísicas, por meio da referência à poesia como mistério, e da invocação dos espíritos como modo de realiza-lá. Releia quinta estrofe:

Infinitos espíritos dispersos, Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos, Com a chama ideal de todos os mistérios.

a) Dê um exemplo de assonância e um exemplo de aliteração presentes nessa estrofe.

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de um relato de pesquisa e experiência prática, de natureza descritiva, sobre a vivência em um projeto de extensão universitário multidisciplinar realizado na

Verificou-se que, para todas as marcas, houve modificação da nota entre as três diferentes sessões, sendo que, para algumas marcas, as notas melhoraram e, para outras,

Para evitar as doenças diarreicas é importante a orientação e adoção de algumas medidas de prevenção e controle para a população: evitar o consumo de água contaminada, por meio

Nesse sentido, os pressupostos de Ausubel (2006) utilizaram-se dos contributos que mapas conceituais podem trazer para os estudantes, ao abordar o que eles já

Do total de estudantes que frequentaram os diferentes cursos da ESEP; 11,7% (n=190) são estudantes deslocados (residiam, no período de aulas, em local diferente da

O tratamento cirúrgico é geralmente reservado para pacientes com fibrose cicatricial extensa após regressão da lesão, hemangiomas cutâneos pedunculados (devido ao risco de fibrose)

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos

Devido ao fato dos prontuários serem físicos na maioria dos postos, visou-se neste projeto a criação de um programa que facilitasse o acesso aos prontuários,