• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL - FADERGS ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL - FADERGS ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Luciane Simoes Lopes e Alessandra Senisse

Evidenciação da Lei Sarbanes Oxley em uma empresa Brasileira

PORTO ALEGRE 2013

(2)

Luciane Simões Lopes e Alessandra Senisse

Evidenciação da Lei Sarbanes Oxley em uma empresa brasileira

Orientador: Professora Laura Elaine Domingues

PORTO ALEGRE 2013

(3)

RESUMO

As empresas brasileiras que aderiram a certificação Sox, iniciaram um processo de reavaliação de seu negócio, com auxilio de ferramentas de gestão e instrumentos como controles internos mais eficazes, potencializaram desta forma os resultados econômicos e sociais, minimizando assim os riscos de fraudes e corrupções nas corporações, tornando as companhias abertas mais transparentes, resgatando os valores éticos dos seus administradores, tornando as empresas com um diferencial competitivo da transparência.

Palavras-chave: Transparência, Éticos, Sarbanes Oxley

(4)

1 INTRODUÇÃO ... 3 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO ... 3 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA ... 3 1.3 OBJETIVOS ... 7 1.3.1 OBJETIVO GERAL ... 3 1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ... 8 1.4 JUSTIFICATIVA ... 8 1.5 ESTRUTURA DO TRABALHO ... 8 2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 9 2.1 CITAÇÕES E REFERÊNCIAS ... 9 3 METODOLOGIA ... 7 4 ANÁLISE DE DADOS ... 8

4.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO/AMOSTRA/EMPRESA ESTUDADA ... 13

4.2 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ... 13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES ... 9

5.1 CONCLUSÃO ... 14

5.2 RECOMENDAÇÕES ... 14

REFERÊNCIAS ... 10

APÊNDICE A – NOME ... 10 ANEXO A - NOME ... Erro! Indicador não definido.

(5)

1 INTRODUÇÃO

Depois da crise que abalou o mercado financeiro dos Estados Unidos na década de 90, com a descoberta de fraude de grandes empresas, o mundo se deparou com este escândalo, neste momento o mercado perdeu sua credibilidade e confiança. E com uma frágil supervisão dos órgãos competentes o mercado financeiro vive seu pior momento e para alavancar o mercado e superar a crise o Presidente dos Estados Unidos, George W. Busch sancionou em 30 de Julho de 2002, a lei Sarbanes-Oxley Act, esta lei foi criada pelos congressistas norte-americanos Paul Sarbanes e Michael Oxley. Esta lei abrange tanto empresas norte-americanas como empresas estrangeiras.

No Brasil as empresas listadas na Bolsa Americana teriam um custo muito alto com serviços de auditoria e consultoria, contratação de funcionários e TI.Com isso iniciou um processo estratégico de validação da SOX em seus investimentos.

Segundo Silva(2006), é possível que algumas empresas brasileiras deixem de emitir os ADRs, devido aos altos custos da lei Sarbanes-Oxley, de certa forma, não suportando investimentos que trariam retorno a longo prazo.

A lei contribuiu para a melhoria da transparência das empresas o que reduz consideravelmente irregularidades e aumenta o poder de fiscalização, principalmente, tendo em vista a possibilidade de comprometer a pessoa física dos administradores fazendo com que eles respondam, criminalmente por suas ações, responsabilizando-os por qualquer ato ilícito dentro da empresa, já que é de sua inteira responsabilidade a fiscalização e conferência de tudo o que é transmitido aos investidores das empresas em que atuam(Oliveira e Campos,p.1273).

A lei Sox torna obrigatória responsabilidades jamais impostas antes, punindo severamente os diretores e presidentes das corporações de capital aberto, podendo chegar a multas milionárias e o cumprimento de longas penas de reclusão social.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Como evidenciar os impactos da Lei Sarbanes Oxley em uma empresa brasileira?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 OBJETIVO GERAL

Trabalho realizado através de um Estudo de caso que tem por objetivo evidenciar o impacto da lei em uma empresa brasileira, onde primeiramente foram realizados uma pesquisa na internet, com seleção de artigos, revistas científicas e pesquisa de empresas que trabalham com a lei Sox para a elaboração do trabalho cientifico.

(6)

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Destacar a importância da Governança corporativa e Controles Internos dentro da Lei Sarbanes Oxley.

(7)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2- A LEI SARBANES OXLEY

Pode-se dizer que esta lei tem por finalidade maior controle das atividades de auditoria; foco na punição das fraudes praticadas pelas empresas e transparência nas informações financeiras pelas corporações e melhorias nos controles internos auxiliando como ferramenta de gestão em parceria com a Controladoria. Estas mudanças interferem diretamente nos resultados econômicos e financeiros da organização.

Segundo Berringer e Corrêa(2007), o mercado financeiro internacional esteve diante de escândalos financeiros envolvendo grandes corporações, que por meio de práticas escusas, mascaram os números de suas demonstrações financeiras visando garantir os lucros, supervalorizando seus ativos e reduzindo seus passivos.

A partir da lei as práticas de governança corporativa foram modificadas, através de uma série de regras de conduta impostas pela SEC- Securities and Exchange Commission, visando acabar com as práticas irregulares atingindo em cheio os administradores, auditores e advogados que são os responsáveis pelas demonstrações financeiras das empresas, a não obediência as regras impostas, acarretará aos administradores multas e penas de até 20 anos de prisão.

A Sarbanes Oxley pode ser adotada em qualquer tipo de organização, mas ela se aplica inicialmente às empresas de capital aberto e que possuem operações financeiras com a Bolsa de Valores Americana.

2.1- AUDITORIA

Segundo Attie(2006), a auditoria contábil é um segmento da contabilidade, que serve para verificar a veracidade das informações prestadas ao administrador para o gerenciamento da empresa. Ela é uma especialização contábil que testa a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado que tem o objetivo de expressar opinião sobre determinados dados.

A auditoria interna surgiu da necessidade de supervisionar com maior ênfase às normas ou os procedimentos internos e com expansão dos negócios, surgiu então o auditor interno, que verificaria se os procedimentos estavam sendo seguidos pelo quadro funcional da organização.

A auditoria interna é aquela exercida por funcionários em caráter permanente segundo Resolução 3.198/04 do Conselho Monetário Nacional se aplicando para empresas de grande porte . Nota-se que o foco da auditoria interna é um dos objetivos da lei Sarbanes-Oxley, é o fortalecimento da estrutura do controle interno e da transparência de dados por parte da empresa.

2.2- GOVERNANÇA CORPORATIVA

Governança corporativa é o ato de dirigir uma empresa com organização, ética e controles rígidos. É uma forma de harmonizar as relações entre gestores e acionistas, separando o que é controle da propriedade.Devido ao crescimento acentuado das organizações o controle acionário sofreu mudanças e para acompanhar o movimento de expanção do mercado, a propriedade das empresas e a gestão foram ocupadas por pessoas diferentes e denominados principais acionistas e gestores do negócio.

(8)

A partir da Lei a governança corporativa se tornou obrigatória dentro das empresas, deixando de ser uma ferramenta metodológica de gestão e se tornou uma necessidade dentro das organizações.

Para que a governança corporativa atinja seu objetivo é preciso ter um rígido controle interno dentro das empresas, e que para este controle passe a existir é necessário planejar o programa de controle; avaliar o ambiente de controle; definir o escopo; construir um arquivo de controles; Executar testes contínuos e monitorar os resultados.

Segundo Deloitte, o controle interno é um processo executado pela Diretoria, pelo Conselho de Administração ou por outras pessoas da companhia que impulsionam o sucesso dos negócios em três categorias: Eficácia e eficiência das operações; Confiabilidade dos relatórios financeiros e Cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.Ele também destaca as etapas para o desenvolvimento de um controle interno, que são as seguintes: Correto direcionamento das seções da lei; se comprometer e se organizar; Selecionar uma estrutura de controles internos apropriada; Conferir poderes ao Comitê de Divulgação; Estabelecer um programa de controles internos.

Os benefícios da empresa com a implementação dos controles internos, podem exceder o simples cumprimento da Lei SOX, a organização pode obter informações pontuais, informações estas que antes da lei não se tinha, a organização começa a conquistar a confiança no merdado da Bolsa de Valores, evitando-se assim a evasão dos recursos, e começa a obter vantagem competitiva pelas operações dinâmicas.Muitas companhias constroem sua estrutura de controles internos através da Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission- COSO, esta é uma das mais reconhecidas estrutura de controle interno, também existem outras como a COCO; Turnbull Report; ACC e King Report.

(9)

3 METODOLOGIA

Para este trabalho foi feito um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, através de coleta de dados em jornais, artigos, revistas e internet, site de empresa brasileira com Sox.

Caracterização do trabalho Abordagem: qualitativa Tipo de pesquisa: descritiva

Organização do trabalho

Objeto: Empresa Brasileira com certificação SOX Enfoque: Governança corporativa, controle interno

(10)

4 ANÁLISE DE DADOS

A pesquisa foi elaborada de maneira a evidenciar os impactos da Lei Sox e seus pontos mais fortes, destaca-se a valorização da transparência e ética nas empresas, tornando-as com o diferencial competitivo e atraente para investidores. A Lei serve como instrumento de auxilio para a controladoria, trazendo melhorias nos controles internos e melhores resultados para os acionistas.

A pesquisa terá foco em uma empresa brasileira, no ramo de cosméticos, a Natura, com excelência no mercado Brasileiro. Foi premiada em 2011, com o prêmio de 2ª empresa no mundo mais sustentável, reconhecimento feito pelo instituto Canadense de pesquisa Knights.

A Natura foi reconhecida em 2011 também como a 3ª do ranking das companhias abertas, com relação aos seus investidores, entre outros prêmios também importantes.

A Empresa adquiriu certificação da SOX por vontade própria, em 2011, não possui ações no mercado de ações de Nova Iork.

Em seu conselho de administração, que é auxiliado por comitês, auditoria e gestão de riscos e finanças, governança corporativa, pessoas e desenvolvimento, e comitê estratégico, fazem parte do Conselho administrativo, 7 membros, escolhidos em assembleia geral e com mandato de 1 ano.

Alguns pontos importantes sobre os comitês:

Sobre o comitê de auditoria, é exigido pela SOX que contemple o comitê 3 mebros independentes. Este comitê é responsável pelas análises fiscais, tributária e de novos investimentos. Apoiado pela TI e pelo jurídico, pela governança corporativa e vice-presidente de finanças.

Na Governança corporativa se dão as discussões sobre os avanços nos negócios e no próprio processo de governança.

Já na governança executiva, temos uma visão mais estratégica na gestão do negócio na companhia.Para auxiliar no comitê executivo ou governança executiva, há os comitês de apoio: Clientes, ética, marca, inovação, processos, produtos, sustentabilidade, ideias.

De fato, existe uma estrutura muito bem integrada dos setores em busca de melhoria dos controles internos em busca de excelentes resultados.

A auditoria interna participa destes controles, com ênfase em testes e procedimentos para avaliar possíveis riscos e fraudes e até mesmo corrupção.

(11)

Existe projeto de reforço na comunição para disseminação da comunicação nos setores com a participação da ouvidoria, da auditoria, do departamento jurídico e dos controles internos.

.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS (Conclusão)

Entende-se que a Lei Sox trouxe a busca pela transparência na evidenciação das demonstrações contábeis, sinalizando que para o mercado de ações a tranparência e a ética são o diferencial em um mercado tão competitivo.

A busca pelos valores éticos refaz os acionistas pensarem mais em desenvolvimento do que no crescimento. Empresas como a Natura, que possuem um pensar e uma visão no desenvolvimento sustentável, possuem uma credibilidade altíssima no que se refere a sustentabilidade, evidenciando isso na publicação de balanços sociais.

A Gestão corporativa em parceria com a Controladoria, com a Auditoria, com a Tecnologia da Informação, os controles internos e com a SOX, possuem papel importante no processo de melhoria dos resultados dentro das corporações.

5.1 CONCLUSÃO

A Governança Corporativa em parceria com a Controladoria, com a Auditoria, com a Tecnologia da Informação, os controles internos e com a SOX, possuem papel importante no processo de melhoria dos resultados dentro das corporações.

(12)

REFERÊNCIAS

- ATTIE, William. Auditoria-Conceitos e Aplicações. São Paulo, Atlas,2006. 476p. - BERRINGER, José Roberto de Almeida; CORRÊA, Marcelo Aparecido. Lei Sarbanes Oxley. Impactos em uma Empresa Brasileira de Capital Aberto. Revista científica da Faculdade das Américas, São Paulo, Ano I- nº1- 2º Semestre de 2007. 4-15p.

- DELOITTE TOUCHE TOHMATSU. Lei Sarbanes- Oxley: Guia para melhorar a governança corporativa através de eficazes controles internos. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/33115971/Guia-Sarbanes-Oxley-DELLOITE Acesso em: 15 de outubro de 2013.

-SILVA, E.C. Governança Corporativa nas Empresas. São Paulo. Atlas,2006. - OLIVEIRA, Tatiane Carla; CAMPOS, Jonas Comin de. Lei Sarbanes Oxley de 2002. São José dos Campos, São Paulo. Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: http://inicepg.univap.br/cd/INIC-2006/inic/inic/06/INIC0001037ok.pdf Acesso em: 15 bde outubro de 2013.

-A Lei Sarbanes-Oxley e seu impacto em TI. Disponível em: http://www.efagundes.com/artigos/SOX Acesso em: 15 de outubro de 2013.

- Pesquisa no site da natura. Disponível em: http://www.natura.info.invest.com.br Acesso em: 18 de outubro de 2013.

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada