• Nenhum resultado encontrado

ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

149 ESTRATÉGIA DE ENSINO - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.

Carmem Regina Calegari Cunha

E. M. de Educação Infantil Prof° Edna Aparecida de Oliveira - UDI

Resumo

Trabalho realizado com turmas de jardim II e pré com o objetivo das crianças vivenciarem brincadeiras e conhecerem brinquedos que atualmente não fazem parte do cotidiano infantil. O trabalho iniciou-se com um folheto da lanchonete Mc Donalds , onde apareciam gravuras de muitos brinquedos que os pais e/ou avós brincaram e que não foram passados para esta geração. As crianças brincaram com muitos dos brinquedos que ainda não conheciam e terminaram confeccionando alguns na presença do pai ou da mãe.

Introdução

A Escola Municipal de Educação Infantil Profª Edna Aparecida de Oliveira localiza-se no bairro Santo Inácio, possui cerca de 180 alunos matriculados com idade de zero a seis anos. A escola possui um anexo para atender a demanda do bairro. Foi fundada em 1992, mas somente no ano de 2002 passou a contar, entre seus docentes, com o professor/a de Educação Física. Antes, quem realizava o trabalho era uma professora recreadora. A escola tinha duas professoras de Educação Física, uma no período da manhã e outra à tarde, e, não se encontravam para elaborar as estratégias de ensino juntas.

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) contemplar a Educação Física no ensino infantil, ministrada por profissional qualificado, ainda não são todas as escolas de educação infantil da Rede Municipal que tem este profissional e, na maioria, esses professores não são efetivos.

Como a presença da Educação Física na Educação Infantil é recente, ainda não se tem uma proposta curricular para esse nível do ensino básico, fazendo-se necessária e urgente sua elaboração, buscando construir sua legitimidade no contexto educacional.

Comecei a trabalhar na E.M.E.I. Profª Edna Aparecida em fevereiro de 2003 com uma dobra de dez aulas, permanecendo até junho de 2003. Nesse período, elaborei algumas estratégias de ensino orientando-me, tanto pelo conhecimento das características das crianças desta faixa etária, bem como pelas experiências que tive nas primeiras séries do ensino fundamental de anos anteriores, adequando-as às especificidades das crianças do ensino infantil.

(2)

150 A Estratégia de Ensino aqui apresentada foi realizada com uma turma de jardim II (4 e 5 anos) e três turmas de pré (5 e 6 anos).

Nessa faixa etária o conhecimento das crianças, sobre a finalidade das aulas de Educação Física, ainda encontra-se muito ligado às atividades de brincar ou jogar bola. Tentei trabalhar com a superação dessa concepção, numa perspectiva crítica de Educação Física, buscando promover o desenvolvimento das competências educacionais1 dessas crianças.

Zona de Desenvolvimento 1: Ensino Infantil ( 4 a 6 anos )

Nesse período de desenvolvimento, a criança vem construindo a sua visão de realidade, de forma difusa e misturada (sincrética), descrevendo conceitos, objetos, costumes e sentimentos vividos, assim como identificando alguns (ou todos) os elementos constitutivos desses aspectos. Como conseqüência do desenvolvimento e da experiência de aprendizagem neste ciclo, o/a aluno/a eleva progressivamente o seu rendimento qualitativo e a sua disponibilidade para as várias formas de movimento. Dessa forma, o salto qualitativo de desenvolvimento cognitivo e comunicativo transparece quando se demonstra por meios das diferentes manifestações de linguagem (verbal, escrita e teleológica), competência para:

Identificar, associar e classificar objetos, conceitos, costumes e sentimentos relacionados à sua vida cotidiana;

Agir comunicativamente, compreendendo a diferença do diálogo entre seus pares e com o grupo, aproximando-se das habilidades do saber falar e do saber ouvir.

Tais competências se materializam na medida em que o/a aluno/a consegue avançar: Do pensamento intuitivo para o pensamento racional;

Da atividade espontânea para a atividade cooperativa; Da heteronomia para a autonomia relativa;

Da atividade egocêntrica à socialização;

Do aprimoramento de suas habilidades motoras básicas para o exercício de movimentos combinados e transferências destes para o cotidiano.

Eixo Temático: O Jogo

Jogo é uma atividade humana que se manifesta na realidade concreta de forma lúdica, exploratória e intencional, dentro de um processo de desenvolvimento individual e de interação social, por meio da qual se adquirem, progressivamente, concepções de homem, mundo e

1

(3)

151

sociedade e os valores assimilados ao longo desse processo. Sua finalidade primordial é que o sujeito reproduza suas condições de vida social, ao mesmo tempo em que se organiza corporalmente e aprende a conhecer a si mesmo e aos outros, bem como os papéis assumidos por cada um dos participantes durante o jogo, desenvolvendo-se, assim, a sua personalidade. De acordo com as características do processo, pode-se promover a cooperação e a criatividade, o individualismo ou a submissão às normas estabelecidas2.

Na Educação Física infantil pretende-se caminhar na perspectiva de superação das abordagens tradicionais do jogo, que somente consideram o desenvolvimento de habilidades motoras, para contribuir com a formação de sujeitos críticos, autônomos e participativos, partimos para a busca da compreensão sobre como o jogo se manifesta nas práticas cotidianas da criança e da atividade escolar.

Nesse contexto, observa-se que existem basicamente duas intencionalidades que permeiam a prática do jogo infantil. A primeira delas diz respeito ao jogo como atividade humana que contribui para o desenvolvimento integral do sujeito. Aqui se encontram quatro manifestações básicas que podem ser transportadas para o campo pedagógico: A forma jogada (exploração de objetos e suas propriedades), o jogo simbólico, de construção e o competitivo.

A segunda intencionalidade do jogo pode ser encontrada quando se verifica que sua finalidade é direcionada especificamente a criar situações que promovam a reflexão sobre as dificuldades encontradas na vida de um grupo, assim como seu fortalecimento enquanto tal, para além das práticas individualistas ou corporativistas.

Para que estes jogos atinjam os sujeitos envolvidos no processo, de acordo com os princípios de aprendizagem estabelecidos para Educação Física Escolar contidos nesta Proposta, a reflexão, a problematização, o diálogo e o prazer devem ser promovidos.

2

(4)

152 Sequenciador de Aula - Eixo Temático: O Jogo

Objetivos da Estratégia de Ensino aulas seq Procedimentos metodológicos Observações Objetivo geral: as crianças vivenciarão

brinquedos e brincadeiras tradicionais que atualmente não fazem parte do cotidiano infantil, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos relacionados às produções culturais da época de seus pais e/ou avós,.

8 aulas

Preparação: Selecionar os materiais a serem utilizados nas aulas: folhetos do Mc Donalds (Anexo), folhas sulfites, brinquedos, sucata.

Objetivos específicos:

1 Identificar os conceitos de jogo e brincadeiras das crianças

1 aula

1ª - a professora perguntará às crianças o que entendem por jogo e brincadeira e anotará no quadro as respostas.

- a professora apresenta, de forma oral, o conceito de jogo, diferenciando de brincadeira, respeitando o nível de compreensão da turma.

2 Apresentar os brinquedos tradicionais às crianças.

2 aulas

2ª, 3ª

- dividir a sala em grupos e entregar o folheto do McDonalds Brinquedos do tempo do vovô que são divertidos até hoje - cada grupo vai identificar quais os

brinquedos que conhecem ou já brincaram. - cada criança irá desenhar na folha sulfite o

brinquedo que mais gostou.

-cada criança deverá trazer para a próxima aula os brinquedos que possuem, vistos no folheto.

3 Vivenciar as brincadeiras com os brinquedos trazidos pelos alunos e professora.

4 aulas

4ª,5ª 6ª,7ª

- a professora irá levar a maior quantidade de brinquedos relacionados no folheto.

- as crianças irão explorar livremente todo o material, brincando tanto individual quanto

Brinquedos: perna de pau, baliza(cinco marias), bolinha de gude, vai vem, bate-bate, biloquê, jogo de botão ,corda, e outros.

(5)

153 coletivamente.

- a professora intervirá, quando necessário, ensinando as crianças a utilizarem os brinquedos.

4 Confeccionar brinquedos com a presença dos pais.

1 aula

8ª - enviar um convite aos pais para que participem de uma aula de Educação Física, na qual serão confeccionados brinquedos junto com as crianças.

- Solicitar que as crianças tragam o material necessário

- as crianças confeccionarão junto com os pais, os brinquedos propostos: pé-de-lata, vai e vem, baliza e cuíca.

- a professora demonstrará o processo de confecção do brinquedo, para que os pais ajudem seus filhos.

- as crianças brincarão com os brinquedos novos junto com os pais e os colegas.

Materiais de sucata: latas, cordão, garrafa plástica, tecidos, lata pequena de extrato de tomate, varal.

As crianças que os pais não estiverem presentes, a professora ajudará na confecção.

(6)

154 Considerações Finais

A avaliação da Estratégia não foi realizada com as crianças, mas considero que o proposto foi alcançado, de acordo com as observações feitas durante as brincadeiras.

Algumas dificuldades foram encontradas como: a não disponibilidade da escola em oferecer recursos materiais necessários; a não participação das crianças em levar os brinquedos propostos, levando a professora a adquirir quase todos os brinquedos necessários.

A participação dos pais, mesmo pequena, superou as expectativas, pois os que estiveram presentes colaboraram significativamente com seus filhos e outras crianças. Esta experiência contribuiu também para desmistificar o caráter de mera atividade das aulas de Educação Física.

Para uma próxima turma pode ser feita a seguinte modificação: colocar duas aulas consecutivas para a confecção dos brinquedos. Uma aula foi muito pouco.

Esta Estratégia de Ensino me mostrou a importância do trabalho sistematizado, e apesar de não ter sido elaborada coletivamente, ela segue as estruturas de estratégias do P.C.T.P (planejamento coletivo do trabalho pedagógico). Espero que ela possa contribuir para que outros/as professores/as vivenciem-na e ampliem-na, pois acredito que estratégias de ensino estão sujeitas à modificações, reajustes e adaptações, para que possam atender as necessidades dos/as alunos/as de outras instituições.

(7)

Referências

Documentos relacionados

a) Normais climatológicas e limites de variações dos dados meteorológicos. As normais climatológicas e os limites extremos de variações dos dados coletados na estação

Inicial: movimento limitado, braços não iniciam ação do salto; durante o vôo, braços se movem para os lados e para baixo, ou para trás e para cima, para manter o

Desse modo, é crucial que os espaços nas instituições de educação infantil sejam convidativos, elaborados e organizados para as crianças, de modo que os

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Luiz Claudio Porto Pinheiro Luiz Eduardo Monteiro Pires Luiz Felipe Da Cruz Pereira Lima Luiz Felipe Rosti Souza. Luiz Fernando Da Costa Dalla Martha

Desde a introdução da educação física como componente curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB no. 9.394/96) e segundo o artigo da nova LDB

Variações foram observadas entre as populações de Gracilaria caudata do Nordeste e Sudeste para os parâmetros da fotossíntese de gametófitos femininos com

O projeto desenvolvido “Jogos e Brincadeiras na educação Infantil”, no Centro de Educação Infantil Simoni, teve por finalidade demonstrar que o brinquedo é um ponto de partida para

O Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física deve ser direcionado para o ensino da Educação Física na educação infantil, para a educação básica