• Nenhum resultado encontrado

Ariane Bértoli Múscari UNESP. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. IGCE- Rio Claro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ariane Bértoli Múscari UNESP. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. IGCE- Rio Claro."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ariane Bértoli Múscari UNESP. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. IGCE- Rio Claro.

abmuscari@gmail.com

RISCOS AMBIENTAIS URBANOS, DRENAGEM URBANA E URBANIZAÇÃO: A QUESTÃO DAS INUNDAÇÕES NO BAIRRO VILA

VIRGÍNIA NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – SP.

RESUMO:

O crescimento desordenado de parte das cidades resulta em uma série de problemas ambientais. Tais problemas acarretam situações de risco que podem atingir parte da população. Um dos aspectos destes riscos está ligado à drenagem urbana na figura das inundações. O objetivo desta pesquisa é avaliar uma área de ocorrência de inundações na cidade de Ribeirão Preto-SP, discutindo as condições de riscos ambientais da população, as ações do poder público local e as estratégias de convivência da população com esse problema.

INTRODUÇÃO

Devido ao crescimento desordenado de parte das cidades brasileiras, observamos ocorrência de problemas sociais, tais como a questão do desemprego, da favelização, da desigualdade social, do bem estar social, dentre outros, e problemas ambientais que influenciam a vida das pessoas, diminuindo a qualidade de vida e bem estar. A impermeabilização, a diminuição e/ou retirada das matas ciliares, a questão do lixo, dentre outros, contribuem para o aumento das inundações, e agravam a condição ambiental deteriorada. O gerenciamento das águas pluviais é uma questão de desafio que o poder público enfrenta devido à ocupação de uma parcela da população em áreas consideradas de risco.

O crescimento acelerado das grandes cidades brasileiras levou a uma expansão urbana sobre áreas muitas vezes impróprias ao assentamento humano, já que avançou sobre regiões inadequadas e desrespeitou as características geológicas, hidrográficas, pedológicas e topográficas. Nestas situações uma parcela da população fica sujeita à

(2)

ocorrência de eventos catastróficos como as inundações, perdas de solo, escorregamentos de terra dentre outros, caracterizando assim situações de riscos ambientais.

A urbanização é um dos processos que mais gera impactos sobre o meio natural começando pela poluição dos recursos hídricos, a degradação dos mananciais, o excesso do uso da água, a retirada de mata ciliar ao longo dos rios, a impermeabilização do solo, a canalização e a retificação dos rios. Desta forma houve grande artificialização da drenagem natural em área urbana e as várzeas, que eram periodicamente inundadas, foram inutilizadas para tal fim, por sua vez, os rios foram retificados e canalizados para se adequarem à modernidade, além de serem incluídos ao sistema viário. Tudo isto provocou a aceleração dos escoamentos, um aumento notável nos picos de vazão e conseqüentemente das inundações, causando prejuízos à população (principalmente os grupos sociais menos abastados, por se encontrarem em locais impróprios à habitação), e anunciando perigos e riscos de desastres relacionados às chuvas intensas.

Principalmente nos períodos mais chuvosos, a cidade de Ribeirão Preto é atingida por dezenas de inundações, causadoras de grandes transtornos, prejuízos e danos aos moradores e comerciantes do bairro de Vila Virginia. Esta situação agravou-se pela condição ambiental desgastada desta cidade, onde os impactos ambientais pouco ou não estão sendo atenuados e assim causam a multiplicação dos perigos naturais.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Este trabalho visa analisar e discutir o problema de inundações em áreas urbanas, considerando as condições de risco da população e a drenagem urbana, tendo como estudo de caso o bairro Vila Virgínia, na cidade de Ribeirão Preto-SP.

2.2 Objetivos Específicos

• Discutir as principais causas das inundações na área de estudo.

(3)

• Compreender as estratégias de convivência dos moradores com o problema na área estudada.

3. METODOLOGIA

O projeto tem como base o levantamento bibliográfico com a finalidade delimitar e buscar um maior conhecimento do assunto a ser tratado. Os acervos bibliográficos levantados serão da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), bem como a consulta no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (APHRP), Secretaria de Planejamento e Gestão Ambiental da Prefeitura de Ribeirão Preto e no Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP). Outras fontes serão importantes para a elaboração de questionários e entrevistas, como a Internet, Jornais e Revistas. Para o mapeamento da área de estudo será utilizado o software CorelDRAW X4.

Serão realizados trabalhos de campo à cidade de Ribeirão Preto para as atividades de pesquisa, tais como coleta de dados, entrevistas e questionários, mapeamento e fotografias.

Verificar-se-á se as leis de prevenção contra inundações estão sendo cumpridas, bem como a execução das obras nesta cidade.

4. RESULTADOS PRELIMINARES

Causas das inundações na área de estudo. Como a população lida com este problema. Medidas adotadas pelo poder público.

5. INDICAÇÃO DO ESTÁGIO DA PESQUISA

(4)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AB´SABER, A. N. Degradação da Natureza por Processos Antrópicos, na visão dos Geógrafos. Inter-Facies, Escritos e Documentos, São José do Rio Preto, n.106, 1982. ACSELRAD, H. Vulnerabilidade ambiental, processos e relações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTORES E USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E TERRITORIAIS, Rio de Janeiro, 2006. Comunicação... Rio de Janeiro: FIBGE, 2006. p. 1-5.

BUENO, L.M.M. Regularização de áreas de proteção ambiental no meio urbano. Seminário Nacional de Regularização Fundiária Sustentável. Ministério das Cidades. Brasília. 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Contagem 2007. Disponível em: <

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/contagem_final>. Acesso em: 18 Jun. 2008.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Tabela 1 - Produto Interno Bruto a preços correntes e Produto Interno Bruto per capita, Disponível

em: <

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2006/tab01.pdf> Acesso em: 18 jun. 2008.

BRASIL. Ministério das Cidades. Manual para apresentação de propostas: Programa drenagem urbana sustentável. Brasília, 2004.

CALIL JUNIOR, O. O Centro de Ribeirão Preto: os processos de expansão e setorização. 2003. 209 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

CANHOLI, A. P. Drenagem urbana e controle de enchentes. São Paulo: Oficina de Textos. 2005. 302 p.

CARDOSO NETO, A. Sistemas urbanos de drenagem. Disponível em: < http://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/ProducaoAcademica/Antonio%20 Cardoso%20Neto/Introducao_a_drenagem_urbana.pdf > Acesso em: 03 maio 2008. CETESB. Drenagem urbana: manual de projeto. São Paulo: DAAE, 1979. 468 p. DEFESA CÍVIL. Glossário de Defesa Civil, Estudos de Riscos e Medicina de Desastres. 5ª Edição. Brasília: Secretaria Nacional de Defesa Civil, 2008. Volume Único. 283 páginas. Disponível em:

(5)

DREW, D. Processos Interativos Homem-Meio Ambiente. 6ª. Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

FERREIRA, Y. N. et al. Riscos Ambientais Urbanos. SBPN: Scientific Journal, São Paulo, v. 5, n.1, p. 269-271, 2001.

FRACASSI, P. C. Urbanização e Impactos Sócio-Ambientais: A questão das áreas de risco no município de São Pedro-SP. 2008. 67 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 2008.

GHILARD, A. S.; DUARTE. C. R. de. Ribeirão Preto: Os valores naturais e culturais de suas paisagens urbanas. In: COSTA, L. M. S. A. (Org.). Rios e Paisagens Urbanas em Cidades Brasileiras. Rio de Janeiro: Viana e Mosley, 2006. PROURB (Programa de Pós Graduação em urbanismo FAU/UFRJ).

GONÇALVES, C.W.P. Formação sócio espacial e questão ambiental no Brasil. In. ______. Geografia e meio ambiente no Brasil. Rio de Janeiro: Hucitec, 1995.

FUNDAÇÃO INSTITUTO POLO AVANÇADO DA SAÚDE - FIPASE. P a r q u e

T e c n o l ó g i c o Disponível em:

<http://www.fipase.org.br/default2.asp?active_page_id=85> Acesso em: 18 abr. 2008. HOGAN, D. J. et al. Urbanização e Vulnerabilidades Socioambientais Diferenciadas: O Caso de Campinas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS - ABEP, 12., 2000, Caxambu. Anais... Caxambu: UNICAMP, 2000. p.1-25. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2000/Todos/ambt15_2.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2008.

MAIA, C. D. Impactos Pluviais na Área Urbana de Ribeirão Preto – SP. 2007. 169 p. Monografia (Tese de Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. UNESP. Rio Claro. 2007. 1 CD.

MARANDOLA JR.; HOGAN, D. J. O risco em perspectiva: tendências e abordagens. In: II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE, ANPPAS, Anais... Campinas: UNICAMP, 2004. 25p. Disponível em <http://www.anppas.org.br>. Acesso em: 25 abr. 2008.

_________. Riscos e perigos: o estudo geográfico dos natural hazards. ENCONTRO TRANSDISCIPLINAR SOBRE ESPAÇO E POPULAÇÃO. Anais... Campinas: NEPO/ABEP, 2003. 13p. 1 CD.

________ . Vulnerabilidades e riscos: entre Geografia e Demografia. XIV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, ABEP, Anais... Caxambu: 2004. 24p. MATTEDI, M.A; BUTZKE,I.C. A relação entre o social e o natural nas abordagens de hazards e desastres. Revista Ambiente e Sociedade. Ano IV, no 9, 2001.

(6)

MONTEIRO, C. A. F. Environmental problems in São Paulo metropolitan area: the role of urban climate with special focus on flooding In: IGU Commission on Environmental Problems: Problems of the Environment in Urbanized Regions. Proceedings of Symposium of the UGI Commission on Environmental Problems, 1980, Tokyo. Moscow: IGU, 1984. p. 17-38.

OLIVEIRA, R. C. Medidas não estruturais na prevenção e controle de enchentes nas áreas urbanas, como subsídios para o planejamento de uso e ocupação do solo: Estudo de caso. 1998. 133f. Dissertação (Mestrado em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 1998.

PINHEIRO, A. Enchente e inundação. In: SANTOS. F. R. (Org.) Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília, D.F.: Ministério do Meio Ambiente, 2007. p. 96-106.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, 1991 e 2000. Disponível em:

<http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).ht m>. Acesso em: 18 jun. 2008.

RIBEIRO, E. L.; SILVA, T. C. da; RIBEIRO, M. de F. C. R. Riscos ambientais, salubridade ambiental, qualidade urbana e violência social: um panorama dos efeitos da exclusão social sobre a qualidade de vida, saúde e segurança da população de João Pessoa-PB, 2004. Disponível em:

<http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT04/gt04_edson_leite.pdf>. Acesso em: 25. jun. 2008.

RIBEIRÃO PRETO (Cidade) Lei 9.860/2004. Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Ribeirão Preto. Disponível em:

<http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/DOM/200309/030904/lei-9860.pdf > Acesso em: 15 mar.2008.

RIBEIRÃO PRETO (Cidade). Lei Complementar nº 501, de 31 de outubro de 1995. Plano Diretor de Ribeirão Preto revisto pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Prefeitura Municipal, 1995.

RIBEIRÃO PRETO (Cidade). Plano Diretor de Macrodrenagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Hidrostudio Engenharia, 2002.

RIBEIRÃO PRETO (Cidade). Dados Econômicos. Disponível em: <http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/crp/dados/i01principal.htm.> Acesso em: 18 jun. 2008

SANTOS, F. R. (Org.) Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília, D.F.: Ministério do Meio Ambiente, 2007. 196p.

(7)

SOUZA, C. R. G. Riscos a inundações, enchentes e alagamentos em regiões costeiras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESASTRES NATURAIS, 1., 2004, Florianópolis . Anais... Florianópolis. 2004. p. 231-247. Disponível em:

<http://www.cfh.ufsc.br/~gedn/sibraden/cd/EIXO%202_OK/2-18.pdf>.

TORRES, Haroldo; COSTA, H. (Org.). População e Meio Ambiente: debates e desafios. São Paulo: Ed. SENAC, 2000.

TROPPMAIR, H. Nós e o meio ambiente. Rio Claro: [s.n.], 1991-1992. 2 v.

TUCCI, C.E.M. Gerenciamento da drenagem urbana. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 7, n.1, p. 5-27, Jan/Mar. 2002.

TUCCI, C.E.M. Controle de enchentes. Hidrologia Ciência e Aplicação, Porto Alegre 3º ed, ABRH-Editora, UFRGS, 943p. 2002.

ZUFFO, A.C. Drenagem Urbana, In: SANTOS, F. R. (Org.). Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília, D.F.: Ministério do Meio Ambiente, 2007. p. 108-122.

Referências

Documentos relacionados

Para avaliar o peso corporal, o volume de sêmen, a concentração espermática, a motilidade, o vigor e a fertilidade dos espermatozóides, foram selecionadas 450 fêmeas e 75 machos

Appendix 1 – Water Supply, Wastewater Management and Municipal Waste systems. Source: ERSAR

Ainda considerando a procedência dessas crianças, notou-se também que aquelas oriundas de instituição pública e com diagnóstico nutricional de obesidade ou sobrepeso

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Para o desenvolvimento do protótipo, tínhamos o requisito de Sistema Distribuído pois o aplicativo móvel teria que se comunicar com o servidor através da rede

Açúmulo de matéria seca e nutrientes nas folhas que irão formar a serapilheira (íeaf-fall) e nas depositadas sobre o solo (Jeaf-litterl de Eucalyptus saljgna e

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem